Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Você comprou a sua passagem para curtir Portugal em fevereiro? Se essa foi a sua opção, veja quais são as principais informações que você precisa saber. Tome nota:

    Clima em Portugal em fevereiro
    Inverno

    O inverno no país costuma ser um pouco chuvoso. Porém, fevereiro é um mês em que, geralmente, a chuva começa a dar uma trégua. Ainda bem :)

    Mesmo assim, roupas de frio e impermeáveis, além de bons calçados são imprescindíveis. Veja o que não pode faltar na sua mala de inverno.

    Fuso Horário em Portugal

    Fevereiro está no horário de inverno português. Assim, Portugal continental e o arquipélago da Madeira ficam com 3 horas a mais do que Brasília, e arquipélago dos Açores fica com 2 horas.

    O nascer do sol acontece por volta das 07h50 da manhã, enquanto o pôr do sol costuma ser entre 17h30 e 18h nessa época do ano.

    LEIA TAMBÉM: Qual é o fuso horário de Portugal (e a diferença para o Brasil)?

    Preços na rede hoteleira

    Muitos brasileiros aproveitam as férias do início de ano para viajar para a Europa, pois os preços ficam mais baixos. Janeiro é um mês mais econômico mesmo. Já fevereiro tem uma leve subida por conta do Carnaval – feriado facultativo em Portugal – e do Dia dos Namorados, que é celebrado no Dia de São Valentim, em 14 de fevereiro.

    Aliás, o Dia dos Namorados é um bom pretexto para fazer uma viagem romântica pelo país. Os hotéis oferecem pacotes especiais ou algum mimo extra para a data.

    De qualquer forma, é certo que você ainda encontrará ótimas oportunidades de hospedagem ao longo do mês.

    Inverno na Serra da Estrela

    Covão da Ametade na Serra da Estrela
    Covão da Ametade, na Serra da Estrela, com neve

    A busca pela neve em Portugal continua no mês de fevereiro!

    É na Serra da Estrela, região central de Portugal, que você poderá encontrar a Torre, o ponto com a maior altitude de Portugal continental, ao lado da única estância de esqui do país.

    É também nessa região que é produzido um queijo de ovelha delicioso, o Queijo Serra da Estrela. Esse não é o único local que neva em Portugal, mas é o principal e mais turístico.

    LEIA TAMBÉM: Descubra outros destinos portugueses bons para viajar no inverno

    Para uma viagem confortável e segura pela Serra da Estrela nessa época do ano, aconselho que você acompanhe os sites portugueses de notícias um dia antes da sua ida até lá. Assim fica mais fácil saber quais são as estradas transitáveis e abertas na região.

    icon-hotelVeja as nossas indicações para encontrar um bom hotel na Serra da Estrela

    Dia dos namorados em Portugal
    14 de fevereiro

    No dia 14 de fevereiro é celebrado Dia de São Valentim, em Portugal – ou, popularmente conhecido como Dia dos Namorados.

    Não é feriado, entretanto, tenha atenção na reserva de restaurantes e hotéis para esta semana – que poderão ter alguma alteração ou uma procura maior para alguns destinos portugueses mais românticos.

    A boa notícia é que, em virtude da data, também poderá ter menus especiais para os pombinhos que estão em viagem.

    Carnaval em Portugal

    Portugal também tem tradição no Carnaval. A mobilização, claro, não é tão ampla como no Brasil, mas a animação e a diversão contagiam. Em 2024, o Carnaval acontece no dia 13 de fevereiro.

    O Carnaval mais famoso de Portugal é o da Ilha da Madeira. Por lá, também há desfiles coreografados e outros bem populares e tradicionais, além de uma programação intensa nas ruas.

    O Cortejo Alegórico, principal desfile da festa e o que mais se assemelha a aqueles que vemos em São Paulo e no Rio de Janeiro, e o Cortejo Trapalhão são os mais conhecidos e procurados pelos turistas e moradores.

    O Carnaval de Torres Vedras – cidade que fica a cerca de 50 km de Lisboa – também faz parte dos famosos festejos do país. A sátira política, as máscaras e as fantasias são características marcantes nas ruas da cidade nessa época do ano.

    Na capital portuguesa, ainda não saiu a programação oficial da Câmara Municipal, mas há alguns eventos que costumam acontecer nesta época, como o cortejo do coletivo Columbina Clandestina que percorre as ruas do bairro de Alfama, o Bloco Bué Tolo na Ribeira das Naus, perto da Praça do Comércio, e o tradicional desfile tradicional da escola de teatro Chapitô, que acontece na região do Castelo de São Jorge.

    Trás-os-Montes, região localizada no norte de Portugal (de onde saíram também muitos portugueses que imigraram para o Brasil ao longo do século XX), tem uma celebração mais voltada para a história.

    Na pequena aldeia de Podence, cerca de 180 km do Porto, a tradição manda que os homens se vistam de Caretos – figuras “diabólicas” e misteriosas – que saem às ruas para “assustar” as mulheres. Nós já falamos sobre os Caretos aqui no Cultuga.

    Para quem vai passar pelo centro oeste de Portugal, uma opção bem interessante também é o Carnaval de Nazaré com a Festa de São Brás.

    Feiras, Festas e Festivais

    Os tradicionais embutidos e queijos portugueses têm eventos especiais para a população local e os turistas provarem os sabores tradicionais: uma é a Feira do Queijo do Alentejo em Serpa e a outra a Feira do Fumeiro de Vinhais.

    Em Manteigas, na Serra da Estrela, há Expo Estrela, uma feira de artesanato, cultura e gastronomia local. Na mesma época, acontece a Feira do Queijo de Seia.

    Também no final do mês, em Foz Côa, tem início a Festa da Amendoeira em Flor de Foz Côa.

    Entre as feiras que acontecem em Lisboa, está o MotorClássico, um salão internacional de veículos clássicos. Se você tem interesse por esse assunto, vale a pena tomar nota!

    Sugestões culturais para fevereiro de 2024

    Fado

    Artistas portugueses

    Artistas brasileiros

    Artistas internacionais

    Teatro

    Esportes

    Vídeo: como é Lisboa em fevereiro?

    Você sabia que o Cultuga tem um canal no YouTube? Por lá, também mostramos muito de Portugal!

    Aproveite para assistir ao vídeo que gravamos sobre o mês de fevereiro em Lisboa. Vamos te contar como é o clima e a temperatura especialmente na cidade, o que levar na mala para essa época do ano, falaremos também sobre a baixa temporada e as características do inverno na capital.

    Como é Portugal em…

    JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO

    Sou jornalista, luso-brasileiro, tenho 40 anos e gosto de apreciar a gastronomia portuguesa. Lisboa me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca, Moonspell e Tiago Bettencourt.

    26 Comentários

    1. Angelina Soares de Oliveira em

      Priscila, boa noite!

      Estamos terminando de arrumar a mala para a terrinha, desembarcarmos em Lisboa dia 09/02/16, pretendemos conhecer a região e depois no dia 13/02 seguirmos para Santiago de Compostela, sendo que no dia 16/02 seguimos para Porto, onde permaneceremos até dia 19/02, quando embarcamos de avião para Madri.
      O que sugere de roteiro em Lisboa e região turística, qual a melhor opção custo benefício para Santiago?
      Será nossa primeira viagem internacional, estamos um pouco confusos, temos 37 anos de idade, em viagem de lua de mel.
      Ficaremos hospedados em Lisboa no hotel HF Fenix Urban.

    2. Olá Priscila e Rafael, tudo bem?

      Descobri o site Cultuga há aproximadamente 1 mês e desde então tenho lido bastante para montar um roteiro de 14 dias para uma viagem a Lisboa com minha esposa (neta de português) a partir de 30/01 próximo.

      O site de vocês é extremamente bem feito e me ajudou demais…muito obrigado!

      Finalizamos o roteiro e gostaria de tirar uma pequena dúvida com vocês em relação ao clima local em Fevereiro. Nosso roteiro está assim:

      Transporte Público
      1º DIA – Centro de Lisboa (Caminhando)
      2º DIA – Bairro de Belém (Transporte Público)
      3º DIA – Oceanário e Parque das Nações (Transporte Público)
      4 e 5º DIAS – Sintra (Transporte Público)
      6º DIA – Cascais (Transporte Público)

      Carro alugado
      7º DIA – Óbidos + Vila de Batalha + Tomar (Noite em Tomar)
      8º A 10º DIAS – Serra da Estrela (Noite (s) possivelmente em Manteigas)
      11º DIA – Porto (Noite em Porto)
      12º DIA – Volta para o centro de Lisboa e a tarde visita a Évora

      O clima atual poderá ser um problema para este roteiro?
      As estradas de Lisboa>Óbidos>Tomar>Serra da Estrela>Porto são “tranquilas” para dirigir nesta época?

      Muito obrigado pela disposição e atenção dedicados no site…

      Um abraço e Deus abençoe vocês!!!

      • Olá, Janer
        tudo bem? Agradecemos a sua mensagem e carinho pelo conteúdo do Cultuga :)

        Como estamos no inverno, os dias não rendem muito. Por isso, tenha atenção ao seu roteiro de “Óbidos + Batalha + Tomar”, pois pode não dar tempo, principalmente se você deseja visitar o Mosteiro da Batalha e o Convento de Cristo, que são monumentos que demandam algum tempo para conhecer.

        As estradas são muito boas por todo o país. Somente na Serra da Estrela que você precisará de mais atenção. Antes da sua viagem, veja os sites de notícia portugueses ou contacte o posto de turismo local para saber se há neve na estrada e se os acessos estão livres.

        Pelo que notei, você não vai visitar o Porto. Use o 12º dia para prolongar a sua estadia na cidade, ao menos pela manhã, que realmente vale a pena.

        Para fazer um bate-volta a Évora, sugiro que tire um dia de Sintra ou troque pelo dia de Cascais. Caso contrário, não será possível visitá-la tão rápido, no retorno do Porto, no 12o. dia.

        Espero que tenhamos ajudado!
        Uma excelente viagem

    3. Bom dia!

      Estou planejando uma viagem a Portugal para fevereiro de 2017. Pretendo ficar de 5 a 6 dias em Lisboa (com bate e volta a Sintra) e de 7 a 8 dias, cujo roteiro não defini ainda. Gostaria de fazer o Caminho Português até Santiago de Compostela a pé, a partir de Valença do Minho. Minha dúvida é se fevereiro é um bom mês para fazer isso (parece ser muito frio e chuvoso). Se for inviável, iriei a Santiago de trem ou ônibus a partir do Porto. Para chegar ao Porto, penso em alugar um carro em Lisboa, mas ouvi dizer que a entrega do carro em outra cidade encarece muito o preço. Outra opção é fazer Lisboa-Porto de trem. Neste caso, tem como comprar bilhetes com a possibilidade de parar nas cidades do caminho?

      Abraços,
      Kelson

      • Olá, Kelson
        Tudo bem?
        Fevereiro é realmente ainda um mês chuvoso e de inverno. Entretanto, há sempre pessoas no Caminho de Santiago o ano todo. Como eu nunca o fiz a pé, não sei realmente lhe informar as dificuldades e facilidades dessa época. Veja as dicas da Suzana, que podem ajudá-lo bastante nessa etapa: http://www.thatgoodtrip.com/
        De carro, sozinho, de Lisboa ao Porto, realmente é mais caro. Temos um artigo com as possibilidades e indicações de transporte público: https://www.cultuga.com.br/2014/10/como-ir-de-lisboa-ao-porto-mais-rapido-e-mais-barato/
        Para os bilhetes, o ideal é realmente planejar o percurso (caso não querira fazer de uma só vez) e comprar as etapas separadamente. Uma sugestão é comprar Lisboa-Coimbra (Intercidades ou Alfapendular), Coimbra-Aveiro (regional) e Aveiro-Porto (regional). Atenção que o ideal é você pernoitar, pelo menos, em Coimbra.
        Um grande abraço e uma ótima viagem

    4. Olá, Priscila, obrigada pelas dicas. Estarei em portugal na semana de 9 a 14/2. Lisboa-Sintra- trajeto lisboa a porto de carro (obidos, alcobaca, nazare, fatima, coimbra).
      E ai vao algumas perguntas:
      – preciso alugar quarto (airbnb) com aquecedor? não sei quao frio esta/faz ai…
      – voce mencionou do frio e chuva ao falar sobre o caminho de lisboa a porto, indicando a ida de trem, se entendi corretamente. Acha que de carro pode nao ser uma boa?
      – de carro o trajeto lisboa – porto passando por estas cidades sao 4h. pensamos em um dia longo. Voce acha demais?
      super obrigada
      Carol

      • Olá, Carolina
        Tudo bem?

        É aconselhável que o quarto tenha aquecedor, assim é mais confortável nos dias mais frio. Indico a leitura do nosso post sobre inverno. Nele tem boas dicas para você: https://www.cultuga.com.br/2015/02/planejando-a-viagem-o-que-levar-na-mala-para-o-inverno-em-portugal/ ;)
        De carro pode ser uma boa sim, porém, se no dia estiver chovendo muito, não dá para aproveitar da melhor forma o caminho e os locais para visitar no trajeto. De trem é direto e demora entre 2h30 e 3h.
        No trajeto Lisboa-Porto de carro, não daria tempo de você conhecer Óbidos, Alcobaça, Nazaré, Fátima e Coimbra. No inverno, os dias são mais curtos (no período da sua viagem, o sol se põe por volta das 18h). Eu deixaria duas e talvez uma ida até a Praia do Norte, na Nazaré, caso as ondas estejam grandes.

        Um abraço e boa viagem!

    5. Boa tarde, gostaria de ir em Nazaré junto com o meu fliho de 10 anos ver as ondas gigantes , qual a melhor data ?? porem seria para o ano de 2019

    6. Boa tarde, Rafael.

      Estarei em Lisboa dos dias 11 a 17 de fevereiro de 2019 e vi que, durante essa semana, haverá apresentação das Fadistas Cuca Roseta (no dia 14) e Katia Guerreiro (no dia 15). Para alguém que nunca assistiu a uma apresentação de Fado e conhece pouco as duas fadistas qual a apresentação que você mais recomenda?

      Desde já, muito obrigado.

      • Olá, Matheus
        Tudo bem?

        Particularmente, gosto mais da Katia Guerreiro! Ela tem um estilo bem clássico. A Cuca Roseta é uma grande fadista também e com um toque mais versátil, até já trabalhou com o Nelson Motta, produtor brasileiro.

        Um grande abraço e boa viagem!

    7. Olá Rafaele e Priscila,
      Estarei em Portugal de 21 a 1/3 próximos e gostaria da sua ajuda para escolher o que seria o imperdível para quem vai a primeira vez.
      Pensamos em 3 dias em Lisboa e os demais viajando de carro para Sintra, Porto, Óbidos e o que mais for possível e interessante nos 4 dias. Voltamos de Lisboa.
      No dia 28/2 já precisamos dormir em Lisboa pq o voo sai cedo no dia 1/3
      O que vcs acham? É melhor alugar o carro e seguir ou ir e voltar?
      Obrigada,
      Virginia

    8. Alayr Malerbi Greire em

      Olá Rafael!
      Estou indo para Lisboa dia 18 /2/2019
      Estou indo pela primeira vez a Portugal!Gostaria de saber se vc tem um tur para Santiago de Compostela!Nao foi fazer o caminho mas gostaria de conhecer.Estou indo com uma amiga sou uma jovem senhora de sessenta e seis anos.Fiquei viúva e só fazia Europa com me esposo.Quero ir a Roma e Assis,
      Agradeço o retorno pois estou meio perdida,
      Um f
      Grande abraço e luz

    9. Oi Rafael, Boa noite
      Estamos nos programando em ir para Portugal no período de 18.02.20 a 28.03.20, passando por Porto e Lisboa. Nesse período ainda chove muito? Acha que daria pra ir até Madrid? Obrigado

      • Olá, Mailson
        Tudo bem?

        É difícil prever como será o inverno do próximo ano. Por conta das alterações climáticas, choveu muito pouco nos últimos três anos. O que é ruim para a agricultura e clima do país, mas perfeito para o viajante.

        Por vocês terem 20 dias de viagem, é possível visitar Madrid. A forma mais rápida de ir até lá é de avião (cerca de 1h-1h15).

        Um grande abraço e boa viagem!

    10. Oi, Rafael! Tudo bem?
      Primeiramente, seu blog tá muito bacana. Parabéns! Tá me ajudando demais.
      Poderia me ajudar com uma opinião?
      Eu chego em Porto dia 01/02 e saio também por Porto dia 08/02. Quero pegar um carro já no aeroporto para aproveitar meu tempo. Tenho apenas seis dias inteiros, e estou super na dúvida de quais cidades escolher. Primeiramente Pensei em ir descendo assim: Porto > Guimarães> Aveiro> Coimbra> Fátima> Batalha > Óbidos > Sintra > Lisboa > Retorno a Porto. Estava lendo sobre o que fazer em cada cidade e vi esse meu roteiro inicial ficará muito corrido. Eu teria que fazer mais de uma cidade por dia, e estou com medo de não aproveitar direito.
      Pode me dizer quais dessas são mais imperdíveis para uma primeira viagem? Tem uma sugestão de roteiro melhor que essa?

      Agradeço demais a ajuda!

    Deixe um comentário