Como é Portugal em FEVEREIRO?

14

Você comprou a sua passagem para curtir Portugal em fevereiro? Se essa foi a sua opção, veja quais são as principais informações que você precisa saber. Tome nota:

Advertisements




(artigo atualizado em 26 de janeiro de 2018)

Como é Portugal em FEVEREIRO?

Clima em Portugal – inverno

O inverno no país é bem chuvoso. Porém, fevereiro é um mês em que, geralmente, a chuva começa a dar uma trégua. Ainda bem 🙂 Mesmo assim, roupas de frio e impermeáveis, além de bons calçados são imprescindíveis. Veja o que mais não pode faltar na sua mala.

icon-saudeSeguro Viagem: compare os preços e pague em 6x sem juros

Fuso Horário

Fevereiro está no horário de inverno português. Assim, Portugal continental e o arquipélago da Madeira ficam com apenas 2 horas a mais do que Brasília, e arquipélago dos Açores fica com 1 hora.

Em 2018, o Horário Brasileiro de Verão termina no dia 18 de fevereiro. Portanto, a partir dessa data (até o final do mês de março), soma-se mais uma hora em Portugal e nas ilhas na diferença do fuso – ficando o continente e a Madeira com 3 horas a mais e aos Açores com 2 horas.

O nascer do sol acontece por volta das 07h50 da manhã, enquanto o pôr do sol costuma ser entre 17h30 e 18h nessa época do ano.

Qual é o fuso horário de Portugal (e a diferença para o Brasil)?

Preços na rede hoteleira

Muitos brasileiros aproveitam as férias do início de ano para viajar para a Europa, pois os preços ficam mais baixos. Janeiro é um mês mais econômico mesmo. Já fevereiro tem uma leve subida por conta do Carnaval – feriado facultativo em Portugal – e do Dia dos Namorados, que é celebrado no Dia de São Valentim, em 14 de fevereiro.

Aliás, o Dia dos Namorados é um bom pretexto para fazer uma viagem romântica pelo país. Os hotéis oferecem pacotes especiais ou algum mimo extra para a data. De qualquer forma, é certo que você ainda encontrará ótimas oportunidades de hospedagem ao longo do mês.

Serra da Estrela

A busca pela neve no país continua no mês de fevereiro. É na Serra da Estrela, região central de Portugal, que você poderá encontrar a Torre, o ponto com a maior altitude de Portugal continental, ao lado da única estância de esqui do país. É também nessa região que é produzido um queijo de ovelha delicioso, o Queijo Serra da Estrela. Esse não é o único local que neva em Portugal, mas é o principal e mais turístico.

Descubra outros destinos portugueses bons para viajar no inverno

Para uma viagem confortável e segura pela Serra da Estrela nessa época do ano, aconselho que você acompanhe os sites portugueses de notícias um dia antes da sua ida até lá. Assim fica mais fácil saber quais são as estradas transitáveis e abertas na região.

icon-hotelEncontre um bom hotel para se hospedar na Serra da Estrela

Carnaval

Portugal também tem tradição no Carnaval. A mobilização, claro, não é tão ampla como no Brasil, mas a animação e a diversão contagiam.

O Carnaval mais famoso de Portugal é o da Ilha da Madeira. Por lá, também há desfiles coreografados e outros bem populares e tradicionais, além de uma programação intensa nas ruas. O Cortejo Alegórico, principal desfile da festa e o que mais se assemelha a aqueles que vemos em São Paulo e no Rio de Janeiro, e o Cortejo Trapalhão são os mais conhecidos e procurados pelos turistas e moradores.

O Carnaval de Torres Vedras – cidade que fica a cerca de 50 km de Lisboa – também faz parte dos famosos festejos do país. A sátira política, as máscaras e as fantasias são características marcantes nas ruas da cidade nessa época do ano.

Trás-os-Montes, região localizada no norte de Portugal (de onde saíram também muitos portugueses que imigraram para o Brasil ao longo do século XX), tem uma celebração mais voltada para a história. Na pequena aldeia de Podence, cerca de 180 km do Porto, a tradição manda que os homens se vistam de Caretos – figuras “diabólicas” e misteriosas – que saem às ruas para “assustar” as mulheres. Nós já falamos sobre os Caretos aqui no Cultuga.

Para quem vai passar pelo centro oeste de Portugal, uma opção bem interessante também é o Carnaval de Nazaré com a Festa de São Brás.

Dia dos namorados

No dia 14 de fevereiro é celebrado Dia de São Valentim, em Portugal – ou, popularmente conhecido como Dia dos Namorados. Não é feriado, entretanto, tenha atenção na reserva de restaurantes e hotéis para esta semana – que poderão ter alguma alteração ou uma procura maior para alguns destinos portugueses mais românticos.

A boa notícia é que, em virtude da data, também poderá ter menus especiais para os pombinhos que estão em viagem.

Feiras, Festas e Festivais

Eventos que costumam acontecer todos os anos – geralmente, as datas são flexíveis

Os amantes de animais vão gostar de visitar o Petfestival , que acontece na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. Ainda na capital, acontece o Chocolate em Lisboa, no Campo Pequeno, com 80 expositores, workshops e sessões de Chococooking. Ainda tem mais chocolate… Entre os dias 23 de fevereiro e 18 de março, acontece o Festival Internacional de Chocolate de Obidos.

Os tradicionais embutidos e queijos portugueses têm eventos especiais para a população local e os turistas provarem os sabores tradicionais: uma é a Feira do Queijo do Alentejo em Serpa e a outra a Feira do Fumeiro de Vinhais.

Em Manteigas, na Serra da Estrela, há Expo Estrela, uma feira de artesanato, cultura e gastronomia local. Na mesma época, acontece a Feira do Queijo de Seia.

Também no final do mês, em Foz Côa, tem início a Festa da Amendoeira em Flor de Foz Côa.

Sugestões culturais para fevereiro de 2018

Fado

Artistas portugueses

Música internacional

Artistas brasileiros

  • Ana Carolina em Estoril, dia 9 de fevereiro
  • Luan Santana em Lisboa, dia 17 de fevereiro, e no Porto, dia 18 de fevereiro

Eventos e espetáculos

Teatro

Dança

  • Margem em Lisboa, dias 27 e 28 de fevereiro

Como é Portugal em…

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-consultoria

Reserve um transfer ou um city tour durante sua passagem por Portugal

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia em Lisboa? Faça um tour conosco

icon-foto

Leve um suvenir especial da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro ❤

Compartilhe.

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 34 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tara Perdida.

14 comentários

  1. Angelina Soares de Oliveira em

    Priscila, boa noite!

    Estamos terminando de arrumar a mala para a terrinha, desembarcarmos em Lisboa dia 09/02/16, pretendemos conhecer a região e depois no dia 13/02 seguirmos para Santiago de Compostela, sendo que no dia 16/02 seguimos para Porto, onde permaneceremos até dia 19/02, quando embarcamos de avião para Madri.
    O que sugere de roteiro em Lisboa e região turística, qual a melhor opção custo benefício para Santiago?
    Será nossa primeira viagem internacional, estamos um pouco confusos, temos 37 anos de idade, em viagem de lua de mel.
    Ficaremos hospedados em Lisboa no hotel HF Fenix Urban.

  2. Olá Priscila e Rafael, tudo bem?

    Descobri o site Cultuga há aproximadamente 1 mês e desde então tenho lido bastante para montar um roteiro de 14 dias para uma viagem a Lisboa com minha esposa (neta de português) a partir de 30/01 próximo.

    O site de vocês é extremamente bem feito e me ajudou demais…muito obrigado!

    Finalizamos o roteiro e gostaria de tirar uma pequena dúvida com vocês em relação ao clima local em Fevereiro. Nosso roteiro está assim:

    Transporte Público
    1º DIA – Centro de Lisboa (Caminhando)
    2º DIA – Bairro de Belém (Transporte Público)
    3º DIA – Oceanário e Parque das Nações (Transporte Público)
    4 e 5º DIAS – Sintra (Transporte Público)
    6º DIA – Cascais (Transporte Público)

    Carro alugado
    7º DIA – Óbidos + Vila de Batalha + Tomar (Noite em Tomar)
    8º A 10º DIAS – Serra da Estrela (Noite (s) possivelmente em Manteigas)
    11º DIA – Porto (Noite em Porto)
    12º DIA – Volta para o centro de Lisboa e a tarde visita a Évora

    O clima atual poderá ser um problema para este roteiro?
    As estradas de Lisboa>Óbidos>Tomar>Serra da Estrela>Porto são “tranquilas” para dirigir nesta época?

    Muito obrigado pela disposição e atenção dedicados no site…

    Um abraço e Deus abençoe vocês!!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Janer
      tudo bem? Agradecemos a sua mensagem e carinho pelo conteúdo do Cultuga 🙂

      Como estamos no inverno, os dias não rendem muito. Por isso, tenha atenção ao seu roteiro de “Óbidos + Batalha + Tomar”, pois pode não dar tempo, principalmente se você deseja visitar o Mosteiro da Batalha e o Convento de Cristo, que são monumentos que demandam algum tempo para conhecer.

      As estradas são muito boas por todo o país. Somente na Serra da Estrela que você precisará de mais atenção. Antes da sua viagem, veja os sites de notícia portugueses ou contacte o posto de turismo local para saber se há neve na estrada e se os acessos estão livres.

      Pelo que notei, você não vai visitar o Porto. Use o 12º dia para prolongar a sua estadia na cidade, ao menos pela manhã, que realmente vale a pena.

      Para fazer um bate-volta a Évora, sugiro que tire um dia de Sintra ou troque pelo dia de Cascais. Caso contrário, não será possível visitá-la tão rápido, no retorno do Porto, no 12o. dia.

      Espero que tenhamos ajudado!
      Uma excelente viagem

  3. Kelson Farias em

    Bom dia!

    Estou planejando uma viagem a Portugal para fevereiro de 2017. Pretendo ficar de 5 a 6 dias em Lisboa (com bate e volta a Sintra) e de 7 a 8 dias, cujo roteiro não defini ainda. Gostaria de fazer o Caminho Português até Santiago de Compostela a pé, a partir de Valença do Minho. Minha dúvida é se fevereiro é um bom mês para fazer isso (parece ser muito frio e chuvoso). Se for inviável, iriei a Santiago de trem ou ônibus a partir do Porto. Para chegar ao Porto, penso em alugar um carro em Lisboa, mas ouvi dizer que a entrega do carro em outra cidade encarece muito o preço. Outra opção é fazer Lisboa-Porto de trem. Neste caso, tem como comprar bilhetes com a possibilidade de parar nas cidades do caminho?

    Abraços,
    Kelson

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Kelson
      Tudo bem?
      Fevereiro é realmente ainda um mês chuvoso e de inverno. Entretanto, há sempre pessoas no Caminho de Santiago o ano todo. Como eu nunca o fiz a pé, não sei realmente lhe informar as dificuldades e facilidades dessa época. Veja as dicas da Suzana, que podem ajudá-lo bastante nessa etap: http://www.thatgoodtrip.com/category/buen-camino/
      De carro, sozinho, de Lisboa ao Porto, realmente é mais caro. Temos um artigo com as possibilidades e indicações de transporte público: https://www.cultuga.com.br/2014/10/como-ir-de-lisboa-ao-porto-mais-rapido-e-mais-barato/
      Para os bilhetes, o ideal é realmente planejar o percurso (caso não querira fazer de uma só vez) e comprar as etapas separadamente. Uma sugestão é comprar Lisboa-Coimbra (Intercidades ou Alfapendular), Coimbra-Aveiro (regional) e Aveiro-Porto (regional). Atenção que o ideal é você pernoitar, pelo menos, em Coimbra.
      Um grande abraço e uma ótima viagem

  4. Susana Clara em

    Boa noite
    Estamos com uma viagem para Lisboa
    Do dia 15/02/2018 A 24/02/2018
    Nossa primeira viagem internacional
    Gostaria de dicas
    Obrigada

  5. Olá, Priscila, obrigada pelas dicas. Estarei em portugal na semana de 9 a 14/2. Lisboa-Sintra- trajeto lisboa a porto de carro (obidos, alcobaca, nazare, fatima, coimbra).
    E ai vao algumas perguntas:
    – preciso alugar quarto (airbnb) com aquecedor? não sei quao frio esta/faz ai…
    – voce mencionou do frio e chuva ao falar sobre o caminho de lisboa a porto, indicando a ida de trem, se entendi corretamente. Acha que de carro pode nao ser uma boa?
    – de carro o trajeto lisboa – porto passando por estas cidades sao 4h. pensamos em um dia longo. Voce acha demais?
    super obrigada
    Carol

    • Rafael Boro

      Olá, Carolina
      Tudo bem?

      É aconselhável que o quarto tenha aquecedor, assim é mais confortável nos dias mais frio. Indico a leitura do nosso post sobre inverno. Nele tem boas dicas para você: https://www.cultuga.com.br/2015/02/planejando-a-viagem-o-que-levar-na-mala-para-o-inverno-em-portugal/ 😉
      De carro pode ser uma boa sim, porém, se no dia estiver chovendo muito, não dá para aproveitar da melhor forma o caminho e os locais para visitar no trajeto. De trem é direto e demora entre 2h30 e 3h.
      No trajeto Lisboa-Porto de carro, não daria tempo de você conhecer Óbidos, Alcobaça, Nazaré, Fátima e Coimbra. No inverno, os dias são mais curtos (no período da sua viagem, o sol se põe por volta das 18h). Eu deixaria duas e talvez uma ida até a Praia do Norte, na Nazaré, caso as ondas estejam grandes.

      Um abraço e boa viagem!

Deixe um comentário