Conheça a aldeia das Azenhas do Mar e sua famosa piscina

12

Portugal é recheado de pérolas prontas para serem descobertas. Há aldeias bem escondidas, que é preciso de um bom mapa, GPS e muito conhecimento para alcançar, mas há outras que estão bem pertinho dos centros mais turísticos do país, fáceis de chegar e encantadoras… Mas que não são divulgadas pelos tradicionais guias e, por isso, se tornam paraísos escondidos. Azenhas do Mar é uma delas!

Conheça Azenhas do Mar e sua famosa piscina

Para chegar as Azenhas do Mar não é nada complicado. A aldeia fica na região de Sintra – freguesia de Colares. Portanto, a cerca de 40km de Lisboa e perfeita para incluir em seu roteiro. Além de chegar rapidamente ao local de carro, você precisa de pouco tempo para apreciá-la. É ideal para um banho no Atlântico, uma refeição a beira mar (durante um lindo pôr-do-sol) ou uma dobradinha de carro com o Cabo da Roca, por exemplo.

azenhas do mar portugal cultuga

A linda piscina das Azenhas do Mar

azenhas do mar portugal

Aldeia das Azenhas do Mar

azenhas do mar portugal cultuga

Piscina das Azenhas do Mar

azenhas do mar

azenhas do mar portugal cultuga

azenhas do mar portugal

A pequena aldeia é composta por antigas casinhas brancas construídas sobre uma rocha bastante alta, junto a um dos mirantes mais famosos da região. Na parte inferior, há um tradicional restaurante e uma piscina escavada na própria rocha, ideal para banhos. Quando a maré está alta, vê-se somente a piscina. Quando ela está mais baixa, forma-se a praia.

Leve um suvenir inesquecível de sua viagem a Portugal

azenhas do mar portugal cultuga

A piscina formada com a maré cheia

Foto: Wikipedia

A praia formada com a maré baixa. Foto: Wikipedia

Bate-volta a Sintra: roteiro para fugir das longas filas

Não sabe por onde começar o planejamento da sua viagem a Portugal? Veja aqui uma seleção com os artigos mais lidos do nosso blog para organizar o seu roteiro.

Viaje tranquilo para Portugal

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Real Seguro Viagem e pague em 12x SEM JUROS

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-consultoria

TRANSFER LISBOA E PORTO
Tenha uma chegada tranquila a Portugal. Reserve aqui: TRANSFER LISBOA | TRANSFER PORTO

icon-carroCITY TOURS EM PORTUGAL
Quer viajar Portugal de norte a sul? Faça um city tour privativo

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA – LISBOA E PORTO
Tenha fotos lindas da sua viagem! Conheça as nossas Sessões Fotográficas

icon-tour

TOUR A PÉ EM LISBOA
Venha percorrer a nossa Lisboa! Faça um tour a pé com o Cultuga

icon-tourTOUR DE TUK TUK EM LISBOA
Tenha uma experiência diferente em Lisboa. Divirta-se neste passeio de Tuk Tuk

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

12 comentários

  1. Avatar

    Olá Pricila
    Adorei Azenhas do Mar. Voce sabe me informar se é possível ir de Lisboa até lá de ônibus ou trem?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Rosangela!
      Tudo bem?
      Dá para chegar de ônibus, sim! Ele sai da estação de trem Portela de Sintra (penúltima estação). É o número é 441 (Portela de Sintra Estação – Terrugem Escola). Para a volta, você pode usar o 440 (Azenhas do Mar – Portela de Sintra Estação). No site da empresa que faz o serviço de transportes você encontra os horários de cada um dos trajetos: http://www.scotturb.com/carreiras/horarios/inverno/rotas?cat_id=10 – esse é o link atual, referente ao horário de inverno, que foi ativado no dia 15 de setembro. Se você for durante a primavera ou no auge do verão português, acesse a página principal do site na época (http://www.scotturb.com) e procure pelos horários atualizados. Só esteja atenta porque não há muitos ônibus para ir e voltar. Os horários também são bem restritos. Portanto, vale a pena se programar com cuidado.
      Deixo também a dica de alugar um carro e viajar de Lisboa até Azenhas do Mar, seguindo por toda a costa de Cascais/ Estoril e a serra de Sintra. É um passeio muito bonito, tem diversas praias no caminho, além da Boca do Inferno e do Cabo da Roca (https://www.cultuga.com.br/2014/06/cabo-da-roca-visite-o-ponto-mais-ocidental-da-europa) – que também valem a visita.
      Boa viagem :)

  2. Avatar
    Mariana Costa Rodrigues em

    Boa noite! amei o Post e estou programando a minha viagem À essa lugar incrível! pegando ônibus para ir até lá, qual ponto devo descer?

    Obrigada!

    • Rafael Boro

      Olá, Mariana
      Tudo bem?
      Azenhas do Mar é espetacular. Você vai adorar! :)

      Os ônibus (440 e 441) que vão até lá partem da estação Portela de Sintra (a partir de Lisboa, há trens que partem da estação do Rossio – ligação com o metro Restauradores). A parada tem o nome de Azenhas do Mar. No site da empresa tem todas informações: http://www.scotturb.com/pt/carreiras/horarios/

      Um abraço e boa viagem!

  3. Avatar

    Olá Priscila, estou apaixonada pelo seus posts.
    Estarei pegando um motohome em Sintra, vc sabe me dizer se consigo ir ate Azenhas do Mar com ele, e se tem estrutura para estaciona-lo.

    grata desde já.

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Marusa
      Tudo bem?
      Agradecemos o carinho com o Cultuga! :)
      Tem dois pequenos estacionamentos na aldeia, perto da piscina, e um no miradouro, que fica a poucos metros. Acho que não vai ter problema.
      Um abraço e boa viagem!

  4. Avatar
    Adriana Leão em

    Olá querida, primeiro, muito obrigada por partilhar conosco todas essas informações. Depois, me diz uma coisa, no inverno vale a pena visitar a vila? O que funciona e não funciona lá nesse período?

    • Rafael Boro

      Olá, Adriana
      Tudo bem?
      Ficamos felizes que tenha gostado das informações do blog! :)

      Se não estiver chovendo, vale muito a pena! A grande atração é o cenário da aldeia a partir de um mirante muito próximo. Há dois bons restaurantes que funcionam normalmente: o Água e Sal e o Azenhas do Mar (esse tem vista para a piscina natural).

      Um grande abraço e boa viagem!

  5. Avatar
    Elisabeth Fuchs em

    Oi Adriana ! Você sabe informar se existe casa para alugar por temporada ou mesmo um pequeno hotel em Azenhas do Mar? Desde já agradeço.

    • Rafael Boro

      Olá, Elisabeth
      Tudo bem?
      Há algumas pequenas casas para aluguel na vila e arredores através do Booking.
      Um abraço e boa viagem!

  6. Avatar
    Kit Koshino em

    Oi Priscila!
    Vi que o caminho até Azenhas passa por uma estrada mais fechada em Sintra, mas é um caminho tranquilo para passar de carro? Saberia me informar?

    Abraços e Obrigada!

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Kit
      Tudo bem?

      As vezes em que fomos a Azenhas do Mar foi tranquilo e não tivemos problemas com as estradas. Seguindo pelas vias principais, acredito que você não terá dificuldades. O estacionamento perto da aldeia é mais difícil, então, o ideal é parar mais afastado, mas onde é possível avistá-la e seguir a pé. ;)

      Um grande abraço e boa viagem!

Deixe um comentário