Azenhas do Mar: conheça a aldeia e a famosa piscina

PORTUGAL NA PANDEMIA: acompanhe aqui as atualizações da Covid-19

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Azenhas do Mar, você já ouviu falar? Portugal é recheado de pérolas prontas para serem descobertas. Há aldeias bem escondidas, que é preciso de um bom mapa, GPS e muito conhecimento para alcançar, mas há outras que estão bem pertinho dos centros mais turísticos do país, fáceis de chegar e encantadoras… Mas que não são divulgadas pelos tradicionais guias e, por isso, se tornam paraísos escondidos.

Azenhas do Mar é uma delas. E, o melhor: fica pertinho da vila de Sintra! :)

Azenhas do Mar: conheça a aldeia e a famosa piscina

Para chegar a Azenhas do Mar não é nada complicado. A aldeia fica na região de Sintra – freguesia de Colares. Portanto, a cerca de 40km de Lisboa e perfeita para incluir em seu roteiro.

Além de chegar rapidamente ao local de carro, você precisa de pouco tempo para apreciá-la.

É também ideal para um banho no Atlântico, uma refeição a beira mar (durante um lindo pôr-do-sol) ou uma dobradinha de carro com o Cabo da Roca, por exemplo.

Azenhas do Mar

A linda piscina de Azenhas do Mar – Portugal

azenhas do mar portugal

Casinhas da aldeia de Azenhas do Mar

azenhas do mar portugal

A belíssima piscina de Azenhas do Mar – Portugal

azenhas do mar

azenhas do mar portugal

azenhas do mar portugal

A pequena aldeia é composta por antigas casinhas brancas construídas sobre uma rocha bastante alta, junto a um dos mirantes mais famosos da região.

Na parte inferior, há um tradicional restaurante e uma piscina escavada na própria rocha, ideal para banhos. Quando a maré está alta, vê-se somente a piscina. Quando ela está mais baixa, forma-se a praia.

azenhas do mar portugal

A piscina formada com a maré cheia

Azenhas do Mar

A praia formada com a maré baixa. Foto: Wikipedia

Viaje a Portugal com segurança

TRANSFERS E TOURS: guias preparados para te levar de norte a sul

TOURS A PÉ: conheça a história de Lisboa ao ar livre

TOUR DE TUK TUK:  quer ter uma experiência divertida em Lisboa?

VIAGEM DE BIKE: conheça Portugal de bicicleta elétrica e vento no rosto

SESSÃO FOTOGRÁFICA LISBOA: tenha fotos lindas no colorido de Lisboa

SESSÃO FOTOGRÁFICA PORTO: faça um ensaio romântico no Porto

SEGURO VIAGEM: contrate um bom seguro com 10% de desconto

ALUGAR CARRO: receba orçamentos das empresas mais conhecidas

HOSPEDAGEM: reserve com a opção de cancelamento gratuito

Sobre o autor

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Tenho Lisboa como o meu lugar no mundo, o meu refúgio, a minha casa. Mas é também em Portugal, este país vivo e com tanto para contar, que me sinto completa. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

12 Comentários

    • Olá, Rosangela!
      Tudo bem?
      Dá para chegar de ônibus, sim! Ele sai da estação de trem Portela de Sintra (penúltima estação). É o número é 441 (Portela de Sintra Estação – Terrugem Escola). Para a volta, você pode usar o 440 (Azenhas do Mar – Portela de Sintra Estação). No site da empresa que faz o serviço de transportes você encontra os horários de cada um dos trajetos: http://www.scotturb.com/carreiras/horarios/inverno/rotas?cat_id=10 – esse é o link atual, referente ao horário de inverno, que foi ativado no dia 15 de setembro. Se você for durante a primavera ou no auge do verão português, acesse a página principal do site na época (http://www.scotturb.com) e procure pelos horários atualizados. Só esteja atenta porque não há muitos ônibus para ir e voltar. Os horários também são bem restritos. Portanto, vale a pena se programar com cuidado.
      Deixo também a dica de alugar um carro e viajar de Lisboa até Azenhas do Mar, seguindo por toda a costa de Cascais/ Estoril e a serra de Sintra. É um passeio muito bonito, tem diversas praias no caminho, além da Boca do Inferno e do Cabo da Roca (https://www.cultuga.com.br/2014/06/cabo-da-roca-visite-o-ponto-mais-ocidental-da-europa) – que também valem a visita.
      Boa viagem :)

  1. Mariana Costa Rodrigues em

    Boa noite! amei o Post e estou programando a minha viagem À essa lugar incrível! pegando ônibus para ir até lá, qual ponto devo descer?

    Obrigada!

    • Olá, Mariana
      Tudo bem?
      Azenhas do Mar é espetacular. Você vai adorar! :)

      Os ônibus (440 e 441) que vão até lá partem da estação Portela de Sintra (a partir de Lisboa, há trens que partem da estação do Rossio – ligação com o metro Restauradores). A parada tem o nome de Azenhas do Mar. No site da empresa tem todas informações: http://www.scotturb.com/pt/carreiras/horarios/

      Um abraço e boa viagem!

  2. Olá Priscila, estou apaixonada pelo seus posts.
    Estarei pegando um motohome em Sintra, vc sabe me dizer se consigo ir ate Azenhas do Mar com ele, e se tem estrutura para estaciona-lo.

    grata desde já.

    • Olá, Marusa
      Tudo bem?
      Agradecemos o carinho com o Cultuga! :)
      Tem dois pequenos estacionamentos na aldeia, perto da piscina, e um no miradouro, que fica a poucos metros. Acho que não vai ter problema.
      Um abraço e boa viagem!

  3. Olá querida, primeiro, muito obrigada por partilhar conosco todas essas informações. Depois, me diz uma coisa, no inverno vale a pena visitar a vila? O que funciona e não funciona lá nesse período?

    • Olá, Adriana
      Tudo bem?
      Ficamos felizes que tenha gostado das informações do blog! :)

      Se não estiver chovendo, vale muito a pena! A grande atração é o cenário da aldeia a partir de um mirante muito próximo. Há dois bons restaurantes que funcionam normalmente: o Água e Sal e o Azenhas do Mar (esse tem vista para a piscina natural).

      Um grande abraço e boa viagem!

  4. Oi Priscila!
    Vi que o caminho até Azenhas passa por uma estrada mais fechada em Sintra, mas é um caminho tranquilo para passar de carro? Saberia me informar?

    Abraços e Obrigada!

    • Olá, Kit
      Tudo bem?

      As vezes em que fomos a Azenhas do Mar foi tranquilo e não tivemos problemas com as estradas. Seguindo pelas vias principais, acredito que você não terá dificuldades. O estacionamento perto da aldeia é mais difícil, então, o ideal é parar mais afastado, mas onde é possível avistá-la e seguir a pé. ;)

      Um grande abraço e boa viagem!

Deixe um comentário