Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Aveiro é uma daquelas cidades com muito o que fazer e das inesquecíveis de Portugal, na minha opinião. Em nenhum cantinho desse país você encontrará nada parecido para visitar.

    Aveiro é autêntica por ter uma ria que corta a cidade e dá origem a uma fantástica flor de sal, pelo colorido de seus barquinhos moliceiros e pelos edifícios Arte Nova tão charmosos que se destacam no centro histórico.

    Aveiro tem sabor doce, como os de seus ovos moles e das suas tripas (!). Aveiro é cenográfica para os apaixonadosAveiro tem peixe e frutos do mar sempre frescos!

    O meu pai é natural do distrito de Aveiro. Tenho uma querida família lá nas Gafanhas, a 15 minutinhos da cidade. Por isso, desde a minha primeira visita a Portugal, em 2007, que vou a esse lugar. Quando estou em Aveiro, estou em casa.

    Hoje vou dedicar esse artigo ao que verdadeiramente me encanta nesse pequeno pedaço de Portugal. Papel e caneta na mão? Tome nota dessas dicas sobre o que fazer em Aveiro.


    O que fazer em Aveiro: um passeio para se encantar!

    O que fazer em Aveiro: ria de Aveiro
    Ah, tão linda cidade… Há muito o que fazer em Aveiro!

    Aveiro é um lugar que eu e o Rafa vamos com alguma frequência. Não somente para ver a família, como também para reunir novo conteúdo aqui para o Cultuga (nos destaques do nosso perfil do Instagram você poderá ver alguns vídeos, inclusive).

    fizemos base dentro e fora da cidade algumas vezes. Já viajamos para lá de carro alugado e de trem.

    Hoje, faço um recorte especifico sobre o que é essencial para ver em Aveiro Prepare-se, pois não há como não se apaixonar ao conhecer essa cidade!


    Quanto tempo ficar em Aveiro?

    Essa é uma das perguntas mais difíceis que você pode me fazer rs.

    Aveiro é uma cidade muito pequena e fácil de ser visitada, seja de carro ou de transporte público. Por isso, fique – pelo menos – meio período. Se você puder passar o dia, melhor.

    Se quiser fazer Aveiro como base para viajar por outras localidades de Portugal também é uma ótima escolha, pois a cidade é bem movimentada a noite (principalmente por ter uma das principais universidades do país) e, tanto no centro como nos arredores, há boas opções de alojamento.


    Como chegar a Aveiro: Lisboa ou Porto?

    Aveiro de trem

    O trem é meio de transporte que eu e o Rafa mais gostamos de usar para ir até Aveiro. A partir do Porto você chega em um instante fazendo bate-volta de trem ou até para quem escolha se hospedar. É uma boa opção para quem não dirige, pois são pouco mais de 1 hora e a passagem é barata com o trem Urbano saindo da linda estação de São Bento.

    Já para um bate-volta a partir de Lisboa utilizando transporte público fica bastante cansativo. É possível, claro, pois são cerca de 2h30 de distância – mas não recomendo, a não ser que você realmente queira muito conhecer Aveiro e, nesta viagem, fará base apenas na capital.

    Entretanto, para quem viaja a partir de Lisboa e pretende passar mais tempo em Aveiro, vale a pena se deslocar de Alfa Pendular e o Intercidades, tipos de trens da empresa CP que partem a partir das estações Santa Apolónia e Oriente.

    Aveiro de carro

    Um outro percurso comum é fazer um pit stop em Aveiro em um percurso de carro alugado entre Lisboa e o Porto ou a partir de Coimbra. Os acessos são bem fáceis por estradas rápidas e bem sinalizadas.

    Aveiro de excursão

    Para quem deseja fazer um tour para Aveiro com saída do Porto, deixamos como sugestão esta excursão de meio período acompanhado de guia.

    Sei que não é todo mundo que tem a oportunidade de estar em Aveiro com mais calma. Assim, é uma solução boa para quem está viajando sozinho ou para quem deseja otimizar o tempo.

    Esta é uma das melhores opções disponíveis feitas por uma empresa portuguesa e vendida pela plataforma GetYouGuide – inclusive com a possibilidade de cancelamento gratuito em até 24h antes do passeio – o que dá mais segurança ao viajante frente aos imprevistos.

    CLIQUE AQUI PARA INFORMAÇÕES E VALORES

    Agora, vamos ao passeio?


    ✓ Passear de barco moliceiro pela preciosa Ria de Aveiro

    Das inúmeras vezes que fui a Aveiro, eu demorei um pouco para passear nos barquinhos moliceiros e me arrependo amargamente de ter demorado tanto para fazer essa experiência!

    A ria é a alma de Aveiro. É a partir dela que são extraídos os produtos e as experiências dessa charmosa cidade – e sempre foi assim.

    Com uma água bastante serena, o passeio de barco se torna relaxante, romântico e muito, muito bonito. Indico vivamente, sobretudo ao cair da tarde, com aquele pôr-do-sol de perder o fôlego. 

    O que fazer em Aveiro: barcos moliceiros
    Utilizar os barcos moliceiros na Ria é uma boa forma de visitar Aveiro

    Ao longo do percurso feito por quatro canais, que tem a duração média de 45 minutos, você pode desfrutar da paisagem do centro histórico e também dos arredores da cidade, passando ao lado das salinas (onde é extraído o sal de Aveiro).

    Ah! Quem costuma enjoar no barco não é preciso se preocupar, pois é muito calmo.

    O passeio é feito em um autêntico barco moliceiro. Eles levam esse nome pois serviam antigamente para apanhar moliços – uma espécie de alga usada como adubo na agricultura.

    Antes de entrar, tenha atenção a sua pintura exterior. Ela geralmente mostra, com um tom humorado, situações do cotidiano.

    Roteiro em Aveiro Portugal: passeio de barco moliceiro
    Na pintura deste está um desabafo irônico sobre a situação portuguesa econômica dentro da União Europeia

    Fazer uso, hoje, desse barco é não deixar morrer um dos maiores símbolos da história aveirense. 

    O passeio de barco moliceiro é um programa super turístico? É. Mas a verdade é que a paisagem da cidade sem as suas embarcações históricas não teria o mesmo charme. ♥

    CLIQUE AQUI PARA INFORMAÇÕES E VALORES


    ✓ Percorrer a cidade de Aveiro para ver os seus edifícios coloridos

    Aveiro é conhecida por seus charmosos edifícios Arte Nova (e apelidada, inclusive, de cidade-museu da Arte Nova em Portugal).

    São muitos e, ao longo do seu passeio, você logo vai perceber aquelas flores e arabescos decorativos e muito ferro nas varandas – todos do início do século XX.

    Entretanto, há também edifícios mais antigos com fachadas de azulejos e outros formatos de construção, todos muito coloridos.

    Roteiro em Aveiro Portugal: andar de barco moliceiro

    Para percorrer a cidade e admirar toda essa beleza há muitas possibilidades (e até uma “rota oficial” especificamente da Arte Nova). Como disse por aqui, o barquinho é uma delas.

    Mas você também pode optar por uma longa caminhada – bastante agradável, pois não há muitas subidas e descidas; fazer o percurso de bicicleta, pegando uma BUGA emprestada gratuitamente (elas estão velhinhas mas dão conta do recado); reservando um passeio de tuk tuk (eles estão sempre estacionados no Rossio); ou ainda com o trenzinho da Cale do Oiro – opção interessante para quem tem alguma restrição de mobilidade.


    ✓ Conhecer a produção do famoso sal marinho de Aveiro

    As salinas de Aveiro foram as primeiras que eu e o Rafa pudemos conhecer pessoalmente em Portugal. Somos consumidores da flor de sal portuguesa aqui em casa.

    Já havíamos comprado a flor de sal de Aveiro, claro, e também a de Castro Marim, na região do Algarve (não são as únicas regiões que produzem sal em Portugal, mas são das mais conhecidas). Entretanto, nunca tínhamos estado junto ao seu local de extração.

    O que fazer em Aveiro: salinas
    As salinas ficam bem próximas ao centro histórico de Aveiro e vale a pena dar uma voltinha rápida por lá

    Para que você tenha uma ideia, a produção do sal por aqui é mais antiga que o próprio país. Ao longo da história teve suas épocas altas e baixas, claro. Porém, esse sempre foi o ponto mais importante de Portugal para a salga do bacalhau.

    O que fazer em Aveiro: sal
    O famoso sal de Aveiro: uma experiência interessante e genuína

    A época de produção do sal ocorre entre os meses de março e setembro – quando você poderá ver mais pessoas trabalhando nas salinas. Entretanto, é possível fazer a visita ao local a qualquer época do ano.

    O percurso pela volta das salinas está permanentemente aberto, de passagem livre para todos.

    Aviso aos fotógrafos: por aqui também há sempre aves lindíssimas para clicar e o pôr-do-sol é muito bonito.

    LEIA TAMBÉM: inclua Águeda no seu roteiro – a cidade das sombrinhas coloridas


    ✓ Faça esse combo imperdível com museu + parque

    Se você decidiu passar o dia em Aveiro, há um programa que vale muito a pena colocar em seu roteiro: uma visita ao Museu de Aveiro – Santa Joana.

    O museu ocupa as dependências do antigo (e lindíssimo) Convento de Jesus da Ordem Dominicana, original do século XV, onde viveu a Princesa Joana (filha do rei D. Afonso V que dedicou-se a religião católica e, posteriormente, foi canonizada. Portanto, uma santa portuguesa).

    Nesta visita, você poderá ver a igreja com um bonito trabalho em talha dourada e azulejos, o túmulo de Santa Joana Princesa,  as dependências do convento e, claro, uma expressiva coleção de pinturas, esculturas e ourivesaria, sobretudo de arte sacra.

    Depois, vá até o Parque Infante Dom Pedro, sobretudo em um dia de sol. São 5 minutinhos a pé do museu apenas.

    O que visitar em Aveiro
    Esse parque não parece uma pintura ao fim da tarde?

    Esse espaço ao fim da tarde fica encantador. Excelente para repor as energias, caminhar em meio a natureza, levar as crianças e também conhecer mais sobre a história de Aveiro.

    Não deixe de prestar atenção junto a escadaria para ver os painéis de azulejo feitos na década de 1930 que ilustram cenas típicas da região, como a apanha dos moliços e a pesca na ria de Aveiro e os trajes típicos das tricanas (que caracterizam as mulheres de Aveiro da primeira metade do século XX).


    ✓ Peixe fresco e frutos do mar em Aveiro: palavras de ordem

    Da próxima vez que você for ao supermercado comprar bacalhau, dê uma olhada na procedência.

    Quando vivia em São Paulo, não foram poucas as vezes que encontrei bacalhau salgado da Gafanha da Nazaré, terra do meu pai. Ao olhar a embalagem pela primeira vez, não acreditava em tamanha coincidência.

    A região de Aveiro é riquíssima na pesca do peixe e nos frutos do mar, além de ter essa referência também na salga do bacalhau.

    Por isso, não há outra hipótese. Se você está em Aveiro, aproveite para comer um delicioso prato com sabor a mar. É mesmo daqueles inesquecíveis.

    Onde comer em Aveiro: restaurante Maré Cheia
    Nossa garoupa no restaurante Maré Cheia: recomendadíssimo

    Para quem procura onde comer em Aveiro, indico uma das marisqueiras que vou sempre com o Rafa quando estamos por lá, que é a Maré Cheia (fica no centro histórico, fecha às quartas e é ideal fazer reserva, se você não quiser esperar muito). A qualidade dos peixes é indiscutível, ambiente agradável e atendimento extremamente gentil.

    Porém, Aveiro ainda tem um dos melhores restaurantes de bacalhau de Portugal, que é o Salpoente. Se você quer ter uma verdadeira experiência, esse é o lugar.


    ✓ Experimentar os Ovos Moles de Aveiro, claro!

    O que fazer em aveiro: comer ovos moles

    Quem acompanha o Cultuga, já deve ter visto por aqui o nosso artigo sobre os Ovos Moles de Aveiro. Esse é um de seus maiores símbolos, uma referência na doçaria portuguesa.

    Os ovos moles são compostos de gema de ovo, açúcar, água e… Amor. Ingredientes suficientes para você comer de joelhos e chorar por mais, como dizem os portugueses.

    Você poderá encontrá-los em praticamente todas as pastelarias de Aveiro. Tenha apenas atenção para confirmar se eles são certificados. Somente esses é que são permitidos para comercialização por aqui. Mas a maioria são.

    Diferente da maior parte dos doces portugueses, os ovos moles têm uma legislação própria, criada para que essa tradição não se perca.

    Aliás, se você gostar, pode até levar uma caixinha para a casa. Os Ovos Moles não precisam de refrigeração e duram, aproximadamente, por 15 dias. Nham!

    Costumamos sentar para comer na Pastelaria Rossio ou na Pastelaria Ramos. Mas, se você somente quiser comprar para levar, pode passar na Oficina do Doce (aqui, eles também promovem atividades para as crianças, mostrando como são as etapas de fabricação dos Ovos Moles).


    Bônus: outras atrações nos arredores de Aveiro

    ✓ Museu Marítimo de Ílhavo: oportunidade de ver um BACALHAU (com cabeça)

    O bacalhau consumido em Portugal é pescado nas águas geladas do norte da Europa, principalmente na Noruega e na Islândia.

    A oportunidade de confirmar se bacalhau tem cabeça (risos) é conhecer o Aquário dos Bacalhaus, que fica dentro do Museu Marítimo de Ílhavo, a 5km do centro de Aveiro.

    Nós tivemos a chance de fazer uma visita guiada para conhecer melhor a história da pesca do bacalhau, a forte ligação dos moradores da região com o mar e a Ria de Aveiro, além de comprovar a dificuldade que os pescadores encontravam nos séculos XIX e XX para buscar o tão desejado peixe.

    Roteiro Aveiro Portugal: Museu de Ílhavo com aquário de bacalhau

    Esse é um passeio para os amantes do bacalhau e da pesca e para famílias que viajam a Portugal com crianças – com direito a interação com os navios e os barcos expostos e, lógico, com o aquário de bacalhaus com 3,2 metros de profundidade.

    Museu Marítimo de Ílhavo
    Endereço: Av. Dr. Rocha Madahíl
    Horário: terça a sexta, das 10h às 18h – sábado e domingo, das 14h às 18h – fecha segunda (entre outubro e fevereiro, fecha também aos domingos)
    Preço: 5€


    ✓ Casinhas coloridas da Costa Nova

    Um dos lugares mais coloridos e “fotografáveis” de Portugal é, sem dúvidas, as casinhas da Costa Nova.

    De carro, a partir de Aveiro, você chega aqui em 15 minutos. De ônibus também é possível – com partidas ao lado da estação de trem de Aveiro. É bem pertinho e vale a pena, sobretudo em um dia de sol.

    Roteiro Aveiro Portugal: Casas da Costa Nova

    Tais casinhas, originalmente chamadas de “palheiros”, eram pequenos armazéns construídos por pescadores no final do século XIX para guardarem seus artigos de pesca.

    Posteriormente, as famílias dos pescadores se mudaram para a região, quando tais casinhas foram ampliadas e começaram a ganhar cor e, claro, as listras.

    Atualmente, a Costa Nova também se tornou um destino de férias pitoresco, quando os aveirenses e moradores do centro e norte de Portugal vêm para esta região aproveitar as praias.


    ✓ Museu da Vista Alegre e oficina de pintura

    Se você tem paixão por porcelanas, como eu e o Rafa, esse programa é um prato cheio. A fábrica das históricas porcelanas portuguesas da Vista Alegre ainda funciona no mesmo espaço – um bairro operário do século XIX – e fica a apenas 15 minutos de carro do centro de Aveiro.

    oficina-de-pintura-vista-alegre-ilhavo-cultuga-6
    Eu e o Rafa pintando os nossos pratos na oficina de porcelana

    Recomendo que você se programe para visitar o museu (veja aqui como foi a nossa visita) e também para colocar a mão na massa, participando de uma oficina de pintura (veja aqui como foi a nossa experiência).


    Onde dormir em Aveiro?

    Para quem deseja ter uma experiência hoteleira em Aveiro ou fazê-la como base para visitar essa parte do centro mais a norte do país, há opções muito interessantes.

    Além das sugestões abaixo, temos um post completo de onde dormir em Aveiro.

    Hotel Montebelo Vista Alegre: história e charme

    Deixo como primeira sugestão, claro, o hotel temático da Vista Alegre.

    Esta é uma hospedagem inspirada nas famosas e históricas porcelanas portuguesas e que fica localizada no antigo bairro operário da própria fábrica, como disse por aqui. 

    São cerca de 15 minutos de carro do centro de Aveiro e tem estacionamento gratuito.

    Esta foi, sem dúvidas, uma das experiências hoteleiras que mais gostamos em Portugal. Sua área interior é toda moderna, com quartos grandes e bem decorados. Sua envolvente é histórica e extremamente charmosa. A repetir!

    Roteiro Aveiro Portugal: Fábrica Vista Alegre

    Onde dormir em Aveiro: Hotel Vista Alegre
    Nosso quarto no hotel Montebelo Vista Alegre

    Hotel das Salinas: hotel clássico no centro da cidade

    O Hotel das Salinas está localizado no centro de Aveiro e é ideal para quem deseja deixar o carro um pouco de lado (não há estacionamento próprio, mas há muitas vagas públicas próximas ao hotel) e andar a pé ou está viajando por Portugal de trem.

    Suas dependências são novas e modernizadas. Com café da manhã incluído, acesso a pé a todas as atrações, bons restaurantes e shopping.

    Onde dormir em Aveiro: hotel das Salinas
    Hotel das Salinas

    Innapartments – São Gonçalinho: moderno e confortável

    Para quem viaja em família, sobretudo com crianças, ou pretende passar algumas noites em um único destino para fazê-lo como base, ter o suporte de um apartamento oferece mais conforto.

    O Innapartments – São Gonçalinho é bem localizado, também no centro de Aveiro, e tem sua estrutura interior confortável e acolhedora, com um design contemporâneo e muito bonito. Já nos hospedamos aqui e foi uma excelente experiência.

    Onde dormir em Aveiro Onde ficar em Aveiro Portugal


    Uma volta em Aveiro – Portugal

    Você sabia que o Cultuga tem um canal no YouTube? Por lá, também mostramos muito de Portugal!

    Assista ao vídeo que gravamos pelas bonitas ruas de Aveiro!

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    37 Comentários

    1. Murillo Queiroz em

      Parabéns pelo maravilhoso blog!
      Através das palavras, você tem o dom de nos transportar para os lindos locais que descreve.
      Seu blog dá uma boa amostra das maravilhas que encontraremos na terrinha.

      • Priscila Roque em

        Obrigada pelo imenso carinho, Murillo :) É por leitores como você que temos todo gosto em continuar escrevendo sobre Portugal!
        Seja sempre bem-vindo ao Cultuga!

    2. Priscila,
      Dá para fazer bate-volta para Aveiro saindo de Lisboa? Minha base será Lisboa e dentro as cidades que pretendo visitar, Aveiro é uma delas. O que você sugere?

      • Priscila Roque em

        Dá, sim, Amanda! A partir do Porto seria mais em conta e rápido, mas também é possível ir de Lisboa. São de 2h – 2h30 para cada trajeto, indo de trem. Se você comprar com bastante antecedência, pode pegar um bom desconto nos bilhetes de ida e volta: http://www.cp.pt
        Vá bem cedinho e retorne ao fim do dia. Como a cidade é pequena, dá para percorrer com tranquilidade. Não tem erro :)
        Um grande abraço

    3. Olá, o que você sugere para fazer com uma surpresa romântica, estou pensando em Aveiro, mas não conheço nada.

      Desde já obrigada

      • Priscila Roque em

        Olá, Adriana
        Tudo bem?
        Aveiro é uma cidade boa para um passeio romântico, principalmente se estiver um dia ensolarado, de céu azul, quando a ria e os barquinhos ficam com cores ainda mais vibrantes. Um passeio de barco moliceiro (se desejarem, podem até fazer um exclusivo), seguido de uma refeição no Salpoente (http://salpoente.pt/) é uma boa escolha, na minha opinião. Um outro lugar bastante romântico é a vila de Sintra, a 40 minutos de Lisboa – tanto o centro como suas atrações são lindíssimas. Porém, como é bastante cheia, escolher o Palácio de Monserrate para visitar, mais afastado da loucura das grandes atrações, pode ser bem especial. Uma outra região muito romântica é o Alto Douro Vinhateiro, a 120km do Porto, uma região produtora de vinhos. Passar uma noite em uma quinta produtora de vinhos, com vista para o rio Douro, também é inesquecível :D
        Um grande abraço!

    4. maria aparecida soares em

      OI ACHEI MARAVILHOSO SEU SITE.GOSTARIA DE SABER SE DO PORTO PARA MADRI TEM UM TREM DIURNO E QTO TEMPO DE VIAGEM.QUAL É A MELHOR OPÇÃO

      • Olá, Maria
        Tudo bom?
        Ficamos super contentes em saber que você gostou do Cultuga! :)
        Do Porto para Madri, só há trens entre 19h55 e 21h55, partindo da estação Porto Campanhã, e demora, aproximadamente, 11 horas. Você pode ver mais detalhes no site da CP http://www.cp.pt
        As outras formas são de avião (a forma mais rápida e confortável) ou ônibus – https://www.internorte.pt/ Demora, aproximadamente, 8 horas.
        Um grande abraço!

    5. Fábio Silva Rosa em

      Tudo bem Priscila, sou do Brasil e quero ir para Portugal e fazer minha base em Aveiro, uma vez vi um anúncio de uma senhora que alugava um quarto para viajantes,mas nunca mais achei. Isso é comum pode me informar?
      E parabéns pelo trabalho

    6. Aldrey Villaça em

      Boa tarde Rafael e Priscila.
      Estou com uma dúvida enorme e preciso de um Help.
      Como já disse vou a Portugal em Outubro e estou programando 2 noites em Aveiro para aproveitar a cidade, fazer um bate-volta a Coimbra e depois voltar seguir para Lisboa (já que estas duas cidades estão no caminho e não quero deixar o carro estacionado com malas dentro. Ou nessas 2 cidades tem estacionamento confiável pra isso?
      Isto é viável ou é melhor fazer um bate-volta pra Aveiro a partir de Porto e pernoitar em Coimbra para depois seguir pra Lisboa?

      Obrigada e parabéns mais uma vez pelo trabalho!
      Aldrey

      • Olá, Aldrey
        Tudo bem?

        Aveiro tem mais opções de estacionamento que Coimbra. Entendo a preocupação com as malas. Caso queira deixar o carro em um estacionamento subterrâneo em Aveiro, há um na Praça Marquês de Pombal, fica entre os Parques de Santo António e de Santa Joana. Em Coimbra não conheço nenhum. :(
        A ideia de fazer um bate-volta e pernoitar em Coimbra também é uma boa alternativa. ;)

        Um grande abraço e boa viagem!

    7. Paula oliveira em

      Priscila
      Estou lendo seu blog e já me apaixonei por Aveiro
      Moro em
      São Paulo estou pensando em chegar Lisboa dia 22 de dezembro e ir para o Porto de 26. 29 depois preciso escolher um lugar para passar o Ano Novo
      O que você acha de passar em Aveiros? Estou viajando sozinha .
      Vou começar a seguir e indicar seu blog muito interessante
      Parabens

      • Olá, Paula
        Tudo bem?

        Agradecemos o enorme carinho com o Cultuga! :)
        Caso não queira passar o Ano Novo no Porto ou em Lisboa (acredito que não seja a intenção, pois será seu ponto de partida), as duas maiores cidades do país e com algumas festas na rua e em restaurantes, Aveiro pode ser interessante. Eu e a Priscila ainda não tivemos essa experiência, mas há fogo de artifício, e música no Rossio, bem perto da ria e com a beleza dos edifícios típicos!
        Aproveito para indicar a leitira do artigo especial sobre o mês de dezembro: https://www.cultuga.com.br/2016/12/portugal-em-dezembro/

        Um grande abraço e boa viagem!

    8. Francisco Couto em

      Estava com pensamento de passar o Natal e ano Novo em Portugal.
      Em que região achas que devemos ficar?Como vou com muita gente ,em torno de 8, Seia melhor hotel ou alugar uma casa?.

    9. RITA SOARES DE BRITO em

      Bom dia,
      Estou organizando uma viagem para Portugal para eu e 7 amigas, todas idosas, inclusive eu, vamos dia 10/11e ficamos até dia 22/11entre Lisboa e Porto fazendo bate e volta em algumas cidades, eu adorei suas dicas sem elas não conseguiria fazer uma boa programação, estou organizando saindo de Porto ir em Espinho, fazer a excursão pra Santiago de Compostela, tbem ir em Guimarães e Braga, e agora estava lendo sobre Aveiro e fiquei com muita vontade de conhecer tbem, depois escrevo pra te contar sobre Lisboa por enquanto estou em Porto rsrsrs
      O q vc está achando da minha programação, ah…esqueci de dizer q aluguei apto em Porto 5 dias e Lisboa 6 dias, espero q de tudo certo????
      Nossa volta vai ser de navio, chegando no Rio de Janeiro em 05/12
      Será q estou muito ousada?
      Vou continuar seguindo suas dicas, muito obrigada
      Rita Soares

      • Olá, Rita
        Como vai?
        Seja bem-vinda ao Cultuga! :)

        Não está sendo ousada não. É muito comum os turistas divirem as bases Lisboa e Porto nesse período de tempo que vocês terão aqui.
        Para não ficar muito corrido e cansativo, aconselho que alternem os dias de bate-volta, isso se for possível. Vale lembrar que os dias são mais curtos em novembro. O sol se põe por volta das 17h30. Deixo aqui um artigo especial sobre esse mês: https://www.cultuga.com.br/2016/10/portugal-em-novembro/

        Um abraço e boa viagem!

    10. Olá, parabéns pelo site.
      Irei ficar apenas meio-dia (tarde) em Aveiro.
      Gostaria de saber se é necessário reservar antes para fazer o passeio de barco no Ria.
      Obrigado.

      • Olá, Wanderson
        Como vai?
        Agradecemos o carinho com o Cultuga! :)
        Não é preciso reservar com antecedência. Há várias empresas na beira da ria com passeios diários.
        Um abraço e boa viagem!

    11. Boa tarde.
      Tenho planos de ir a Portugal em 10/11/2018 e retornar ao Brasil em 28/11/2018. Pretendo fixar base em Lisboa e Porto, bem como conhecer algumas cidades dos arredores e que estejam no caminho. Depois de ler seu artigo, resolvi incluir Aveiro no meu roteiro.
      Nesse período da minha viagem você acha que vale a pena dar um pulo na região do Algarve, conhecer algumas praias ou faz muito frio e melhor seria deixar o banho de mar para uma outra oportunidade?
      Obrigado e parabéns pelo post.

      • Olá, João
        Tudo bem?

        Você vai gostar bastante de Aveiro!
        Sobre o Algarve, não vale a pena ir no inverno. O banho de mar em novembro é muito, pois a probalidade de chover é grande e a água é bem fria. A paisagem é muito linda, mas você pode “perder viagem” se o tempo estiver ruim.
        Um passeio interessante para quem gosta de praia com deslocamento é fácil – dá para fazer um bate-volta a partir de Lisboa – é Cascais. Aqui nesse link tem um roteiro com várias dicas: https://www.cultuga.com.br/2017/09/o-que-fazer-em-cascais-roteiro-lisboa/ ;)

        Um abraço e boa viagem!

    12. Estou encantada com o site de vocês. Parabéns!
      Preciso da ajuda valiosa para um roteiro de dois dias, em novembro, de Lisboa até Aveiro e voltando para Lisboa, parando nas cidades mais interessante do trajeto. Somos quatro e um é surfista, com isso pensei em passar também em Nazaré. Preciso também saber de um Hostel para pernoitar nesses dois dia.
      Muito obrigada.
      Maria Edila.

    13. Olá!
      Sabe informar o valor do passeio no barco moliceiro?
      A visita às salinas são pagas? É possível informar o valor?
      Parabéns pelo blog! Todos seus post são ótimos!

      • Olá, Samira
        Como vai?
        Ficamos muito felizes que tenha gostado do Cultuga! :)

        O preço dos passeios de moliceiro varia de empresa para empresa, mas a média é de 8€ por pessoa.
        A visita às salinas são pagas, pois são guiadas. A empresa que indicamos é a que está no artigo, aCale Do Oiro. É preciso enviar um e-mail salinas@caledooiro.com para pedir o preço. ;)

        Um abraço e boa viagem!

    14. Olá. Gostei muito das orientações. Eu e minha esposa vamos a Portugal em fevereiro do próximo ano e estamos pensando em dormir um ou dois dias em Aveiro. Será que chove muito nesse mês de fevereiro por lá? Vc acha que vale a apena a visita? Obrigado e boa sorte.

      • Olá, Adriano
        Tudo bom?
        Ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas! :)

        Fevereiro ainda é inverno, então, a possibilidade de chuvas é maior do que nos meses que não fazem parte dessa estação. É muito difícil prever se irá chover no próximo mês de fevereiro. De qualquer forma, a visita a Aveiro é ótima. A paisagem da cidade e arredores, a gastronomia e os bons hotéis de lá já vale muito a pena! Estaremos torcendo para não cair um pingo de chuva durante a viagem de vocês ! ;)

        Aproveito para indicar o nosso artigo especial com dicas e sugestões do mês de fevereiro: https://www.cultuga.com.br/2016/01/portugal-em-fevereiro/

        Um grande abraço e boa viagem!

    15. Olá Priscila e Rafael, gostei muito do trabalho de vocês no blog. Vi uma indicação de vocês num comentário, sobre um estacionamento em Aveiro, na Praça Marques de Pombal, mas no site da empresa, parece que não tem mais atendimento.

      Vocês saberiam dizer se este estacionamento ainda funciona por lá e qual o valor? Obrigada e Parabéns!!!

    Deixe um comentário