Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    A cidade de Aveiro tem muita beleza, charme e conforto para quem viaja por Portugal e procura um ótimo lugar para se hospedar. Eu e a Pri sempre dizemos que vale muito a pena dormir em Aveiro.

    É dos nossos lugares favoritos em Portugal.

    Já perdemos as contas de quantas vezes pernoitamos em Aveiro. Os motivos são diversos, como os bons hotéis, a deliciosa gastronomia e, claro, fazer uma base na região centro de Portugal – quase norte, a 75 km do Porto.

    Dormir em Aveiro: veja as nossas dicas!

    Você poderá descansar e aproveitar para dormir em Aveiro durante o trajeto entre Lisboa – Porto (neste caso, seja de carro alugado ou de trem) ou ainda em um retorno da Serra da Estrela, por exemplo.

    As vias de acesso a Aveiro são fáceis e com ótimas ligações para vários destinos de Portugal – pelas estradas ou via trilhos do trem.

    Atenção!

    Durante o verão, pela proximidade com a Costa Nova – uma das praias mais procuradas pelos turistas portugueses e estrangeiros no centro norte de Portugal e famosa por suas casinhas coloridas (dessa imagem que você vê abaixo) – as diárias dos hotéis em Aveiro costumam ter preços mais altos do que o habitual.

    Em outras épocas do ano (Primavera, Outono e Inverno), a escolha pela região de Aveiro tem melhor custo-benefício frente as grandes cidades.

    Casas da Costa Nova - Aveiro

    Hotel Aveiro Center (3 estrelas)

    Eu, a Pri e os meus pais já ficamos hospedados no Hotel Aveiro Center (poucos anos antes da remodelação) e gostamos bastante.

    Ele fica localizado entre a ria de Aveiro e o agradável Parque de Santo António, em uma pequena e calma travessa. A partir dele, você poderá fazer tudo a pé na cidade.

    dormir em Aveiro: Hotel Aveiro Center
    Clique aqui e faça a cotação do Hotel Aveiro Center para a época da sua viagem

    Os quartos são confortáveis, com ar-condicionado e aquecimento. Tem um pequeno estacionamento privado pago.

    Ideal para quem quer dormir em Aveiro, bem no coração da cidade. :)

    Hotel das Salinas (3 estrelas)

    dormir em Aveiro: Hotel das Salinas
    Reserve aqui o ótimo Hotel das Salinas, em Aveiro

    O Hotel das Salinas tem vista para a famosa ria de Aveiro e o Jardim do Rossio – a partir de alguns quartos é possível avistar os belos edifícios em Arte Nova da cidade.

    Esses detalhes já são bons motivos para você reservá-lo. Há um estacionamento privado pago perto do hotel para quem estiver chegando a cidade de carro. Mas, fique tranquilo. Você não precisará tirar o carro do estacionamento para conhecer a cidade. Dá para fazer muita coisa a pé a partir daqui.

    O hotel está rodeado de bons restaurantes :)

    Hotel Moliceiro (4 estrelas)

    dormir em Aveiro: Hotel Moliceiro
    A localização e o conforto são bons motivos para ficar no Hotel Moliceiro

    Aveiro é uma cidade charmosa, romântica e acolhedora: um clima perfeito para viagens de lua de mel, bodas ou comemorações especiais.

    A hotelaria de Aveiro melhorou muito e o Hotel Moliceiro é um dos responsáveis por isso. Os quartos e os ambientes comuns possuem uma decoração com móveis clássicos e elegantes.

    Não tem garagem, mas há lugares para estacionar o carro nas proximidades. Este também fica no coração da cidade, fácil fácil para você se locomover.

    Innapartments São Gonçalinho

    dormir em Aveiro
    Eu e a Pri já ficamos hospedados no Innapartments São Gonçalinho e valeu muito a pena

    O crescimento do turismo em Portugal nos últimos anos fez com que o aluguel de apartamentos turísticos se tornasse muito popular.

    Este é um tipo de hospedagem ótimo para famílias com crianças ou para quem gosta de se sentir mais em casa, tendo uma experiência mais próxima da rotina local.

    O Innapartments São Gonçalinho tem boa localização e está colado ao histórico Mercado do Peixe (que tal levar um peixe fresco para fazer no apartamento? ;) ).

    Há alguns quartos que ainda possuem vista para a ria de Aveiro e tem fácil acesso a pé ao centrinho. A gente também já se hospedou aqui e foi uma boa experiência.

    Se você viaja de carro, há vagas de estacionamento na rua e diversas delas gratuitas.

    LEIA TAMBÉM: Tudo o que você precisa saber para alugar carro em Portugal

    Aveiro Rossio Bed & Breakfast

    dormir em Aveiro
    O Aveiro Rossio Bed & Breakfast tem um ótimo custo-benefício

    Um bom cantinho para dormir, limpo e calmo, é o que algumas pessoas precisam durante a viagem. Se incluir um café da manhã (“pequeno-almoço”, em Portugal), melhor ainda.

    Este é o conceito que irá encontrar no Aveiro Rossio Bed & Breakfast. Uma hospedagem bem econômica e com ótima localização para dormir em Aveiro.

    Os quartos possuem boa iluminação e tipologias diferentes, incluindo uma suite familiar.

    Hotel Montebelo Vista Alegre (5 estrelas) – fora de Aveiro

    dormir em Aveiro
    Ficar hospedado no Montebelo Vista Alegre Ílhavo é uma experiência incrível

    O Hotel Montebelo Vista Alegre não fica na cidade de Aveiro, mas bem pertinho, em Ílhavo, a 15 minutos de carro do centro. Mas essa distância vale a pena.

    A Vista Alegre é a marca de porcelana portuguesa mais famosa do país, fundada em 1824! É nesse mesmo terreno, da histórica vila operária da fábrica, que o hotel foi construído.

    Se hospedar aqui é uma experiência incrível.

    Eu e a Pri também já dormimos nesse hotel (veja aqui como foi a nossa experiência) e recomendo vivamente.

    Além do conforto de um hotel 5 estrelas, os hóspedes podem visitar o museu Vista Alegre, as lojas e ainda participar de workshops de pintura e olaria. Tem estacionamento privado gratuito.

    LEIA TAMBÉM: Roteiro para se apaixonar por AVEIRO

    dormir em Aveiro
    Dormir em Aveiro: mapa com a localização dos hotéis. O Montebelo Vista Alegre Ílhavo não aparece na imagem pois fica fora, em Ílhavo, a sul de Aveiro

    Uma volta em Aveiro – Portugal

    Você sabia que o Cultuga tem um canal no YouTube? Por lá, também mostramos muito de Portugal!

    Assista ao vídeo que gravamos pelas bonitas ruas de Aveiro!

    Viaje a Portugal com segurança

    Reserve tudo o que você precisa com opção de cancelamento gratuito

    Sou jornalista, luso-brasileiro, tenho 40 anos e gosto de apreciar a gastronomia portuguesa. Lisboa me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca, Moonspell e Tiago Bettencourt.

    4 Comentários

    1. Sou apaixonada por Portugal. Tenho pesquisado sobre a cultura, cidades, etc… do pais.
      Os seus artigos tem sido de grande ajuda para mim, pois sonho um dia conhecer, principalmente a cidade de Aveiro.

      • Olá, Noemia
        Tudo bem?

        Ficamos muitos felizes que esteja gostando do conteúdo do Cultuga! ????
        Você vai adorar Aveiro! A cidade é maravilhosa e tem uma gastronomia deliciosa.

        Um grande abraço e seja sempre bem-vinda ao Cultuga!

    2. Olá Rafael, tudo bem?
      Estaremos (eu, esposa e filho adulto) passando de Porto para lisboa em Maio de 2023, e eu já pensava mesmo em pernoitar 1 dia em Aveiro neste trajeto, e depois que li sua matéria fiquei com mais vontade ainda ?
      Considerando que ficaremos apenas 1 dia (1 pernoite) quais bairros ou hospedagens você nos indicaria para esse 1 dia ?

      • Olá, Francisco
        Tudo bem e você?

        Que bom que você gostou do post! ???? Aveiro é um lugar que gosto muito! Vale super a pena pernoitar por lá.

        Tirando o hotel da Vista Alegre, que fica fora da cidade, todas as outras opções de hotéis e apartamentos que eu indico são boas, bem localizadas – no centro – e super fácil para passear a pé. ????

        Um grande abraço e boa viagem!

    Deixe um comentário