Quem acompanha o Cultuga sabe o quanto nós respeitamos e adoramos a porcelana portuguesa, sobretudo da fábrica mais antiga do país, a Vista Alegre. Durante a nossa passagem pelo bairro operário da marca (que foi totalmente revitalizado e está lindíssimo para passear com a família), nos hospedamos no hotel temático, visitamos o Museu, fizemos umas comprinhas nas lojas e, claro… Colocamos a mão na massa! Pintamos o nosso próprio prato de porcelana em uma oficina que todo mundo pode experimentar.

Oficina: pinte a sua própria porcelana Vista Alegre

Como é a oficina de pintura Vista Alegre

Nós já tínhamos visto a chamada para as oficinas de pintura e olaria no site há algum tempo e fazia parte da nossa lista de desejos. Dessa vez, como dedicamos um dia inteiro para conhecer cada pedacinho da Vista Alegre, pudemos também experimentar os pincéis e as tintas :D

O workshop é feito em uma casinha fofíssima, que também era a antiga creche da fábrica. A área interior se mantém exatamente com o aspecto de uma pequena escola.

Oficina de pintura Vista Alegre, em Ílhavo - Portugal
As oficinas acontecem dentro da antiga creche do bairro operário da Vista Alegre: um charme!

E foi em uma das salas dessa casinha que pudemos conversar com o sr. António, especializado em pintura de porcelana, que nos ensinou cada um dos passos dessa verdadeira arte e ainda nos contou momentos importantes e marcantes de sua família, que viveu no bairro operário e trabalhou na Vista Alegre por muitos anos.

Oficina de pintura Vista Alegre, em Ílhavo - Portugal
Concentrados

O primeiro passo foi escolher a peça para a pintura. Tínhamos alguns pratos a nossa disposição, já com o traço do desenho e outro com fundo totalmente em branco. Eu e o Rafa escolhemos, então, dois desenhos florais para preencher, um diferente do outro.

Sentada ali, ouvindo tantas histórias e deslizando o pincel pelo prato, naquele que foi o berço da porcelana em Portugal, lembrei de um livro que me acompanhou durante todo o ano passado e que me inspira diariamente para fazer o Cultuga, o The Creative Traveler’s Handbook.

Esse livro foi escrito pela blogueira austríaca Elena Paschinger, uma pessoa muito agradável e inteligente (tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente em 2015, no EEBB) que leva por todo o mundo a importância e o valor do turismo criativo, ou seja, das experiências verdadeiras e enriquecedoras para a nossa cultura pessoal, que podemos ter ao longo de uma viagem.

Aprendemos a usar o pincel, misturar cores e a delicadeza necessária para aplicar a tinta no prato. Foram cerca de 40 minutos muito bem aproveitados, divertidos, relaxantes e que indico vivamente para pessoas de todas as idades.

Oficina de pintura Vista Alegre, em Ílhavo - Portugal

Como participar da oficina?

As oficinas de pintura e olaria da Vista Alegre estão disponíveis de segunda a sábado, sempre com agendamento prévio. Não abrem aos domingos e feriados.

Elas fazem parte do programa educativo do Museu Vista Alegre. Por isso, para agendá-las, basta enviar um e-mail para museu@vistaalegre.com e perguntar qual é a disponibilidade para a oficina que deseja e o dia da sua visita.

Essa que nós fizemos tem o investimento de 7€ e dá o direito a pintar uma peça. Seja na pintura ou na olaria, os participantes podem ficar com as peças feitas depois de finalizadas.

Como nós queríamos usar os pratos que fizemos na oficina, foi necessário deixá-los depois de pintados com a equipe para que fossem ao forno (essa é uma etapa importante para fixar a pintura). No dia seguinte, como estávamos no hotel Vista Alegre, eles nos entregaram em mãos.

Oficina de pintura Vista Alegre, em Ílhavo - Portugal
Rafa e o seu trabalho final :D

Para os viajantes que não estarão no dia seguinte por perto, a peça também pode ser enviada pelos correios.

Como chegar

A fábrica da Vista Alegre fica em Ílhavo, a 15 minutinhos de carro de Aveiroem uma área bastante conhecida por ali e bem sinalizada.

Para quem segue do Porto, é um instante – menos de 1 hora, seguindo a sul pela A1, a caminho de Aveiro. De Lisboa, são 2h30, quando você poderá subir pelas estradas A8 e A17.

Oficinas de pintura e olaria Vista Alegre
Contato: museu@vistaalegre.com

Viaje a Portugal com tudo organizado

Sou jornalista especializada em cultura e tenho 42 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

8 Comentários

    • Olá, Aline
      Tudo bem?
      Sim! :) São cerca de 10km (por volta de 15 min). Como não há ponto de táxi próximo a fábrica, você precisará ligar para o mesmo taxista da ida para te buscar.
      Um grande abraço!

  1. marlucia candida de oliveira neves em

    Priscila, eu busco fazer curso de cerâmica ou azulejaria em Portugal, de preferencia em Lisboa no mês de julho. Você tem algumas dicas para me passar?

Deixe um comentário