Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Ainda era madrugada quando saímos de casa, em Lisboa, rumo a Águeda – a famosa terra que se enche de alegria durante o verão com ruas cobertas de sombrinhas e guarda-chuvas coloridos ♥

    O que fazer em Águeda: roteiro com guarda-chuvas coloridos

    Fomos a convite da Câmara Municipal de Águeda para participar das Jornadas Internacionais de Turismo e, após esse evento – que reuniu profissionais e interessados em discutir a promoção e a parceria de destinos, aproveitamos para percorrer esse cantinho português que já estava na nossa lista de desejos há muito tempo…

    Águeda é a cidade dos guarda-chuvas coloridos em Portugal
    Fomos a Águeda participar das Jornadas Internacionais do Turismo. Fotos: Câmara Municipal de Águeda

    Roteiro: o que fazer em Águeda?

    Como chegar a cidade das sombrinhas e dos guarda-chuvas coloridos

    Para chegar a Águeda, nós optamos pelo transporte público. Assim, pegamos o trem Alfapendular a partir de Lisboa-Santa Apolónia e descemos em Aveiro, na região centro de Portugal (essa passagem pode ser comprada antecipadamente pelo site da CP e o percurso dura, em média, 2h10).

    Depois, seguimos com um trem regional (Linha do Vouga) de Aveiro a Águeda. Por ser um percurso regional, a passagem pode ser comprada na hora, na própria bilheteria da estação, e o percurso é de, aproximadamente, 35 minutos.

    Algumas considerações a fazer sobre essa viagem: apesar do trem ser bem velhinho (e, infelizmente, precisar de mais manutenção e cuidados) – que faz a conexão entre Aveiro e Águeda – o percurso é delicioso.

    Percorremos aquela paisagem bucólica e interiorana, de levar os pensamentos para longe.

    Como o meu pai nasceu no distrito de Aveiro, quanto mais eu conheço a região, mais fico encantada com detalhes tão simples como esse.

    Como chegar em Águeda: roteiro de trem Como chegar em Águeda: roteiro de trem

    Mas, pelo visto, não sou só eu. Desde o verão de 2017, a CP colocou uma locomotiva histórica para fazer a Linha do Vouga, justamente incluindo esse percurso apaixonante com Aveiro e Águeda.

    Como costuma funcionar somente aos sábados durante o verão, não conseguimos ter essa experiência. Entretanto, deixo a dica aos viajantes deste e outros verões. Ah, e eles também podem abrir datas eventuais em outras épocas do ano.

     Como chegar em Águeda: roteiro de trem em Portugal

    Outro ponto importante é que a estação de Águeda fica bem perto do centro histórico, ou seja, muito perto das ruas com os guarda-chuvas coloridos. Assim, é possível fazer facilmente em um bate-volta de Aveiro, ou até pernoitar na cidade.

    Quem viaja com carro alugado, pode incluir facilmente Águeda em um roteiro casado com Aveiro, pois as estradas são boas e bem sinalizadas. Em menos de meia hora você chega lá.

    Quanto tempo ficar em Águeda?

    Essa é uma pequena cidade do distrito de Aveiro, com 11 mil habitantes. O cartão postal de Águeda são os guarda-chuvas coloridos idealizados pela Impactplan Art Productions (antiga SextaFeira Produções), que alegram de uma forma muito particular as ruas no verão e marcam o principal evento cultural promovido pela Câmara, o AgitÁgueda, desde 2012.

    Guarda-chuvas coloridos de Águeda, Portugal
    Os guarda-chuvas coloridos de Águeda ficam espalhados pelo centro histórico da cidade apenas entre os meses de julho e de setembro

    Portanto, para quem deseja ver esses guarda-chuvas e essas sombrinhas coloridas, eles ficam espalhados pelas principais ruas do centro histórico entre os meses de julho e setembro.

    Assim, para dar uma volta a cidade e sentir sua atmosfera, meio período basta.

    Porém, para quem vai efetivamente no mês de julho, aconselho pernoitar por aqui, para que também possa aproveitar o festival AgitÁgueda, que tem uma programação muito consistente, gratuita e de excelente qualidade todos os dias (vimos um pouquinho do show da banda portuguesa Amor Electro – que eu a-do-ro. Boa estrutura para famílias com crianças, inclusive. Na programação desse ano teve até Ugly Kid Joe como atração internacional – lembra deles?).

    Evento AgitAgueda com guarda-chuvas coloridos de Águeda, Portugal
    Arena em que acontecem os shows do AgitAgueda durante o mês de julho

    Pernoitar em Águeda também pode ser uma boa opção para quem deseja fugir dos grandes centros turísticos do país, no percurso que liga Lisboa ao Porto. Ela fica a menos de 15km da A1, a principal autoestrada do país.

    Natal em Águeda: época de decoração especial

    Pai Natal Gigante Águeda Portugal

    O mês de dezembro também é uma excelente época para visitar Águeda. Isso porque a cidade recebe uma decoração e uma programação de Natal toda especial – seja para ver durante o dia ou depois de anoitecer.

    O evento se chama “Águeda É Natal” e também tem a cobertura de algumas ruas do centro histórico com bonitas iluminações, além das atrações principais – que são o Pai Natal Gigante e o Menor Pai Natal do Mundo (como é chamado o Papai Noel em Portugal).

    Assista a live que fizemos durante o mês de dezembro em Águeda para ver com a cidade também fica linda:

    Onde dormir em Águeda

    Por indicação da Câmara Municipal de Águeda, nos hospedamos no alojamento local XPT Águeda. Ele é novo, tem uma excelente atmosfera e a gestão é familiar.

    Conhecemos o Tiago, que toma a frente da organização, e ele foi muito gentil conosco e nos deixou bastante a vontade.

    Onde dormir em Águeda, a cidade com guarda-chuvas coloridos
    O nosso quarto em Águeda

    Onde dormir em Águeda, a cidade com guarda-chuvas coloridos

    A ressalva é que, por ser em um edifício histórico, não há elevador. Por isso, não indico para quem está com malas grandes ou tem limitação de mobilidade.

    Fora isso, a cama do XPT Águeda é bastante confortável, tem uma pequena televisão e um ótimo chuveiro.

    Além dos quartos com banheiro privativo, que foi o caso do nosso, eles ainda possuem quartos coletivos para os mochileiros e peregrinos (há um Caminho de Fátima e um Caminho de Santiago de Compostela que passam por aqui).

    Onde dormir em Águeda, a cidade com guarda-chuvas coloridos
    Vista a partir do topo do XPT Águeda

    Graciosidade dos caminhos (muito) coloridos de Águeda

    Chegamos na sexta-feira e ficamos até domingo por conta das Jornadas Internacionais de Turismo.

    Além do nosso percurso diário e a pé entre a hospedagem e o recém-inaugurado Centro de Artes de Águeda (que tem uma boa agenda de eventos culturais para o ano todo), também caminhamos fora de horas pelas ruas da cidade em busca de bonitas fotografias.

    Roteiro em Águeda, a cidade com guarda-chuvas coloridos
    Centro de Artes de Águeda
    Roteiro em Águeda, a cidade com guarda-chuvas coloridos
    Jornadas Internacionais do Turismo, no Centro de Artes de Águeda

    Era comecinho de julho e a cidade estava com bastante movimento. Mas algo que me chamou logo a atenção foram os auto-falantes que embalaram o nosso passeio com uma boa trilha sonora ao meio da tarde.

    Aliás, isso é algo que me cativa bastante – e não somente no verão. Há cidades que colocam música nos auto-falantes das ruas do centro histórico.

    Lembro que foi assim no inverno da Guarda e também em Coimbra (nesta, confesso que foi mágico. Quando chegávamos perto da Igreja de Santa Cruz, começou a tocar “Coimbra é uma lição/ De sonho e tradição/ O lente é uma canção/ E a lua a faculdade….”).

    Roteiro em Águeda: ruas com sombrinhas coloridasRoteiro em Águeda: ruas com sombrinhas coloridas Roteiro em Águeda: ruas com sombrinhas coloridas

    Sobre os guarda-chuvas coloridos que cobrem as ruas, eles são realmente marcantes, de encher os olhos e rendem inúmeros cliques.

    É incrível ver como um projeto criativo, jovem e tão colorido transformou a rotina de uma cidade e ultrapassou fronteiras.

    Em 2014, entrevistei a Patricia Cunha, uma das idealizadoras dessa instalação, que me contou como foi o desenvolvimento do “Umbrella Sky Project“. Desta vez, também tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente durante as Jornadas.

    O que fazer em Águeda: roteiro das ruas com sombrinhas coloridas

    Que delícia perceber esse engajamento e a preocupação de alguém da terra em fazer algo que deixou uma marca permanente em Águeda.

    O quanto a arte pode fazer por um espaço, agregando valor, e ao seu povo. 

    Ainda perceber que além do esforço da produtora em fazer parte dessa bonita festa de verão todos os anos, a Câmara Municipal “oficializou” e adotou o projeto também como sua marca.

    O que fazer em Águeda: roteiro das ruas com guarda-chuvas coloridos

    Apesar de atrair visitantes do mundo todo, senti uma vida local muito presente nos bancos, nos cafés e nas esquinas.

    Há ainda muitos habitantes da melhor idade que andam de moto por lá – homens e mulheres.

    O que fazer em Águeda: roteiro das ruas com guarda-chuvas coloridos O que fazer em Águeda: roteiro das ruas com guarda-chuvas coloridos

    E o cheiro de frango de churrasco…? 

    Taí outra lembrança que me toca pessoalmente. A família do meu pai é da Gafanha da Nazaré (a 30km de Águeda), uma região famosa pela salga do bacalhau. Aliás, há muitas especialidades por aqui. Mas, confesso, que o cheiro do frango, ai, ai, ai. Se tem algo que as minhas tias não abrem mão é de comer um frango assado. Nham!

    Ruas com as sombrinhas coloridas de Águeda, em Portugal

    Fecho as indicações da cidade sugerindo ainda uma passagem pelo posto de turismo. Fomos muito bem atendidos pela Sra. Madalena, que nos deu boas indicações sobre a cidade e nos ofereceu o novo mapa de Águeda, com um material de muito bom gosto sobre a arte de rua local.

    Aproveitamos para comprar um imã de guarda-chuva colorido, claro, para lembrarmos dos bons momentos que passamos por aqui em Águeda. :)

    O que fazer em Águeda, Portugal: obra do Bordalo II
    Obra do artista português Bordalo II

    Doces portugueses que você PRECISA experimentar

    Onde comer em Águeda

    Assim como toda cidade portuguesa que se preze, esse cantinho também tem sua especialidade na doçaria regional. São os Pastéis de Águeda – com açúcar, ovos e amêndoas (só para fazer invejinha: ganhamos duas caixas deles no evento para levar a Lisboa. Ui!).

    Logo que chegamos, antes mesmo de entrar no evento, fizemos uma breve pausa na Almendrina, uma padaria e pastelaria que fica na Praça da República, para provar. Bom atendimento, ótimos preços e excelente para um café da manhã.

    Onde comer em Águeda, Portugal: Almendrina
    Almendrina: para o café da manhã em Águeda
    Onde comer em Águeda, Portugal: Almendrina
    O doce típico daqui é o Pastel de Águeda

    Se você pretende almoçar ou jantar por aqui, deixo também a dica d’ O Típico (fica na Rua Dr. Manuel Alegre, 42. Fora das principais ruas do centro histórico, mas bem fácil de chegar a pé).

    Onde comer em Águeda, Portugal: O Típico Onde comer em Águeda, Portugal: O Típico

    Restaurante familiar, com ambiente muito agradável e boa comida tradicional. Nos serviram os clássicos arroz de pato e bacalhau com natas.

    Bom, inclusive, para grupos de amigos e famílias numerosas, pois eles conseguem juntar as mesas. Basta solicitar a reserva antecipadamente.

    Águeda em vídeo

    Sabia que o Cultuga tem um canal no YouTube? Por lá, também deixamos Portugal mais perto de você!

    Assista ao vídeo que fizemos em Águeda com as decorações típicas do verão:

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    15 Comentários

      • Olá, Caroline
        Como vai?
        O evento sempre acontece entre junho e setembro. Talvez você consiga ver a montagem das sombrinhas, mas não sei quando começa.
        Abraços!

    1. Rafael e Priscila, sem chances mesmo de encontrar qualquer ria de sombrinhas em Portugal durante o mês de Dezembro?

      Estou indo pra Portugal na semana que vem, chegarei em Porto no dia 8/12/18 e alugarei um carro para descer até Lisboa. O que será imperdível ver/fazer nesta época? Obrigada!

      • Olá, Lena
        Tudo bem?

        É possível ver a decoração de Natal em Águeda. Não são tantas sombrinhas (e nem todas coloridas) como no verão, mas há transparentes e iluminadas, dando um charme a mais! :) Outra coisa interessante de ver em Águeda é o papai noel gigante.

        Muitas cidades e vilas se enfeitam para o Natal. Temos um post com várias dicas e sugestões para essa época do ano que você poderá aproveitar no caminho Porto-Lisboa: https://www.cultuga.com.br/2015/12/o-que-fazer-em-portugal-no-natal/

        Um grande abraço e boa viagem!

      • Olá, Fatima
        Como vai?
        Não sei como é o mercado imobiliário de arrendamento de Águeda. Aconselho que entre em contato com algumas imobiliárias, como Remax, Era e NC.
        Um abraço

    Deixe um comentário