Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    O Natal em Portugal é uma data expressiva e bastante celebrada.

    É uma festa com religiosidade e fartura que reúne desde aqueles parentes mais próximos até os que vivem fora do país – e conseguem alguns dias de folga para passar junto da família.

    Isso significa que o dia 25 de dezembro é sagrado e, por isso, você encontrará quase todo o comércio e as atrações turísticas fechadas. Mas, calma! Não se desespere.

    Há também diversos eventos especiais para a época de Natal nas grandes cidades e também em pequenas e charmosas aldeias, que farão os seus dias na terrinha inesquecíveis!

    LEIA TAMBÉM: Divirta-se com estes costumes do Natal em Portugal!

    O que fazer em Portugal na época do Natal?

    Como é o Natal em Portugal?

    A maior parte dos portugueses são cristãos e, por isso, o Natal é uma data tão importante. 

    Ao longo de toda a sua viagem você vai perceber o quanto o país se mobiliza para estas festividades.

    Em todo o mês de dezembro, podemos ver as iluminações natalinas, mercados temáticos e programações culturais para crianças e adultos das grandes as pequenas cidades.

    Portanto, não se preocupe com a mudança de estação, do outono para o inverno. Mesmo com o frio e as eventuais chuvas, há muito para fazer por aqui.

    A atenção que você deve ter, especificamente, é relacionada aos dias 24 e 25 de dezembro – quando o comércio, as atrações e os restaurantes fecham ou trabalham em horário especial.

    Portanto, costumamos recomendar as cidades maiores, como Lisboa ou o Porto, para esses dias – sobretudo pelo volume de oportunidades do que fazer e também na hora de organizar a ceia (seja em um restaurante ou em um apartamento alugado).

    Doces típicos do Natal em Portugal

    doces-portugueses-de-natal-sonho
    Este aqui é o “sonho” do Natal português

    O que não falta no Natal de Portugal são, claro, os seus sabores.

    Nessa época do ano, os indispensáveis são o chamado bolo rei (trazido originalmente da França, mas extremamente popular em Portugal) – uma espécie de rosca com frutas cristalizadas – e os fritos de Natal – que são diversos doces mais “pesados” extremamente saborosos.

    Já fizemos um artigo bem completo aqui no Cultuga sobre isso. Veja quais são os doces portugueses típicos do Natal e escolha aqueles que deseja provar na sua viagem!

    Eventos especiais de Natal: programe-se!

    Durante todo o mês de dezembro – e por todo o país – há eventos e programações especiais de Natal que valem a pena serem prestigiadas.

    Veja aqui algumas sugestões:

    Natal em Lisboa

    Natal em Lisboa

    A capital se enche de luz pelas principais ruas, diversos concertos de Natal e atividades durante o dia e a noite para crianças e adultos.

    Há ainda mercados de Natal nas principais praças do centro histórico com produtos originais, genuínos e comidas típicas da época. Um dos grandes destaques é, sem dúvidas, a Wonderland Lisboa.

    Fique de olho no site da Câmara Municipal de Lisboa “Cultura em Lisboa para acompanhar a programação (ela costuma sair nos últimos dias de novembro) e do artigo do Cultuga  especial de Natal em Lisboa.

    Natal no Porto

    Uma outra grande cidade portuguesa que vale a pena visitar nessa época do ano é o Porto.

    Também iluminada, com uma programação repleta de atividades, pista de patinação no gelo e também mercados de Natal acontecendo todos os dias de dezembro.

    Fique de olho no site da agenda cultural do Porto, mantido pela Câmara Municipal, para visualizar a programação e leia o nosso artigo completo sobre o Natal no Porto.

    Óbidos Vila Natal

    Vila Natal de Óbidos
    Vila Natal de Óbidos

    Para quem viaja a Portugal, um destino é indispensável: dar uma passada na vila de Óbidos.

    Além de ser um local muito charmoso e adequado para toda a família, há eventos especiais por aqui durante o ano todo.

    E não poderia ser diferente na época do Natal.

    Nós já estivemos na Vila Natal de Óbidos e contamos aqui em detalhes como funciona e como aproveitar melhor o tempo por lá ;)

    Cabeça Aldeia Natal

    Para quem deseja ter uma experiência bem diferente em Portugal, em meio a Serra da Estrela, poderá visitar a aldeia de Cabeça aos finais de semana.

    O povo desse pequeno vilarejo incrustado na serra se mobiliza para receber seus visitantes com uma decoração de Natal sustentável e autêntica.

    Acompanhe o programa e organize-se para essa visita no Facebook da Cabeça Aldeia Natal.

    Penela Presépio

    A 25 minutos de Coimbra está Penela, uma vila que também ganha certa magia a época natalina.

    Ao longo de todo o mês de dezembro, há presépios tradicionais e animados, mercados de Natal e uma programação de atividades para jovens e adultos.

    Acesse o site da Penela Presépio para organizar a sua visita.

    Veja também: A tradição dos Presépios de Natal em Portugal

    Perlim – Santa Maria da Feira

    Um dos eventos de Natal mais aguardado pelos moradores de Santa Maria da Feira – e não só – é o Perlim, um parque temático de Natal de Portugal.

    Esse é um projeto que nasceu em 2008 e que tem como “pano de fundo” o lindo Castelo de Santa Maria da Feira.

    Você pode acompanhar toda programação no site oficial de Perlim.

    Cascais Christmas Village

    Quem disse que a praia também não é lugar de Natal (e inverno)?

    Cascais é uma vila de pescadores e bonitos palácios bem perto de Lisboa.

    Nessa época do ano, ela também ganha um brilho diferente no período da noite e uma programação intensa para toda a família com o evento “Cascais Christmas Village”.

    A instalação completa é montada no Parque Marchal Carmona, com fácil acesso, e os bilhetes de podem ser comprados pela Internet ou na hora.

    Águeda é Natal

    Águeda é uma cidade muito simpática, localizada no centro de Portugal e com fácil acesso para quem viaja de trem/ comboio a partir de Aveiro ou de carro.

    Durante o verão, Águeda é conhecida por ser uma das cidades mais coloridas e alegres de Portugal – principalmente por suas decorações de guarda-chuvas pendurados pelas ruas com cores vibrantes e outras intervenções artísticas que atraem viajantes do mundo todo e de todas as idades.

    Mas, no Natal, a cidade também permanece animada e muito bonita. O ambiente mágico, agora, começa ao fim da tarde – quando as luzes de Natal se acendem!

    Além dos guarda-chuvas luminosos cobrindo ruas, há outras decorações e destaques da programação “Águeda É Natal”, como o Papai Noel gigante, com 21 metros de altura e 250 mil luzes (em Portugal, “Pai Natal”), e o chamado “Menor Pai Natal do Mundo”!

    Veja a live que nós fizemos por lá:

    Veja também: Especial do Cultuga com dicas do Ano Novo em Lisboa

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    Deixe um comentário