Natal em Lisboa: veja o que fazer na cidade

4

Se você pretende fazer uma viagem para Portugal no final de ano e deseja passar o Natal em Lisboa, acompanhe este guia completo para que possa aproveitar a data da melhor forma!

O que fazer no Natal em Lisboa?

Como é o Natal em Portugal?

Assim como já comentamos neste artigo sobre o Natal no Porto, o maior parte dos portugueses são cristãos e, por isso, o Natal é uma data tão importante – reservada especialmente a família. Ao longo de toda a sua viagem você vai perceber o quanto o país se mobiliza para estas festividades.

Em todo o mês de dezembro, podemos ver as iluminações natalinas, mercados temáticos e programações culturais para crianças e adultos das grandes as pequenas cidades. Entretanto, os dias 24 e 25 de dezembro são realmente sagrados e dedicados as pessoas mais próximas.

Sendo assim, programar-se para passar esses dois dias é imprescindível. Geralmente, recomendamos que os viajantes escolham as grandes cidades para a hospedagem. Assim, terá algum conforto, com o suporte mínimo de supermercados e restaurantes (a não ser que, claro, você esteja viajando com a família em peso e alugue uma casa no interior para fazer a ceia, por exemplo).

Como é o Natal em Lisboa?

A Praça dos Restauradores, no início da Av. da Liberdade, deseja Feliz Natal

A noite de Lisboa ganha um brilho especial nesta época do ano, com luzes coloridas por todo o centro histórico e em suas principais ruas e avenidas. Além disso, a programação especial de Natal em Lisboa é cheia de exposições, apresentações e outras atividades gratuitas organizadas pela Câmara Municipal. Fique de olho neste site oficial da cidade com todos os eventos!

Da programação de 2018, destaco os Fados de Natal, no Museu de Santo António, dia 16 de dezembro, às 18h30; e a Orquestra Clássica Metropolitanadia, no Teatro São Luiz, dia 19 de dezembro, às 21h.

A inauguração das luzes de Natal geralmente acontece entre os últimos dias de novembro e o início de dezembro, em uma sexta-feira ou sábado. Este é o momento mais aguardado pelos moradores e turistas. A iluminação pode ser vista até o começo do mês de janeiro.

Em 2018, as luzes já estão acesas desde o dia 24 de novembro. São mais de 2 milhões de lâmpadas espalhadas por 42 praças, ruas e avenidas da capital. O centro histórico (principalmente na Baixa e no Chiado) e a Av. da Liberdade são os grandes destaques.

Deixo aqui o nome de alguns locais que você poderá apreciar a decoração: Praça Luís de Camões/ Rua Garrett/ Rua da Misericórdia/ Rua do Carmo/ Rua Nova do Almada/ Praça do Município/ Praça do Comércio/ Rua Áurea/ Rua Augusta/ Rua da Prata/ Praça do Rossio/ Praça da Figueira/ Praça dos Restauradores/ Av. da Liberdade/ Praça Marquês de Pombal/ Rua Castilho/ Av. Fontes Pereira de Melo/ Av. da República.

A Wonderland Lisboa, que acontece anualmente no Parque Eduardo VII (acesso pelo metro Marquês de Pombal), é um dos programas que mais gostamos nesta época. Tem comida típica, artesanato, pista de patinação no gelo e até roda gigante. Um prato cheio para crianças – e adultos também! 😉

Mercados de Natal em Lisboa

A tradição dos mercados de Natal também é presente em Lisboa. Eles reúnem artesãos e pequenos empreendedores locais que levam boas sugestões de lembranças e presentes a um excelente preço para o consumidor final.

Um outro ponto que eu e a Pri gostamos bastante desse tipo de evento são as comidas – principalmente aqueles doces que só são vendidos nesse período.

Conheça aqui, neste artigo, alguns dos doces portugueses típicos de Natal

doces-portugueses-de-natal-sonho

Estes mercados e feiras são montados por toda a capital, principalmente nas praças do centro histórico. Veja quais são os principais já agendados para 2018:

MERCADO DE NATAL DO CAMPO PEQUENO
De 29 de novembro a 2 de dezembro | Campo Pequeno |Bilhete: 2€
Horário: 11h30 às 21h30

WONDERLAND LISBOA
De 1 de dezembro a 1 de janeiro | Parque Eduardo VII | Entrada Livre
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h às 21h – sexta, das 12h às 22h – sábados e feriados, das 10h às 24h – domingos, das 10h às 22h – Dias 24 e 31, das 10h às 16h – Dias 25 e 1, das 16h às 22h

SABORES DE NATAL
De 5 a 9 de dezembro | Praça da Figueira | Entrada Livre
Horário: 10h às 21h

NATALIS
De 5 a 9 de dezembro | FIL – Parque das Nações |Bilhete: 3€ (crianças até 10 anos não pagam)
Horário: dias 5 e 9, das 15h às 21h – 6 a 8, das 15h às23h

MERCADO DE NATAL DE ALVALADE
De 7 a 16 de dezembro | Avenida da Igreja | Entrada Livre
Horário: domingo a sexta, das 10h às 20h – sábado, das 10h às 21h

UM DIA NO MERCADO – EDIÇÃO DE NATAL
Dia 2 de dezembro | 1º andar do TimeOut Mercado da Ribeira | Entrada Livre
Horário: 10h30 às 18h

MERCADO CRAFTS & DESIGN
Dias 1, 2, 8, 9, 15 e 16 de dezembro | Jardim da Estrela | Entrada Livre
Horário: 10h às 18h

MERCADO DO CCB
Dias 2 e 16 de dezembro | CCB (Centro Cultural de Belém) | Entrada Livre
Horário: 10h às 18h

O que fazer em Lisboa no dia 24 de dezembro?

Por conta da ceia do dia 24 de dezembro, o comércio fecha mais cedo, assim como no Brasil. Fique atento que algumas lojas, restaurantes e atrações também podem não abrir.

Oceanário, em Lisboa

Oceanário: uma das atrações imperdíveis do Parque das Nações, em Lisboa

Atrações que geralmente ficam abertas nesta data (atenção: sempre confirme antes de ir, pois os horários podem mudar a cada ano):

  • Oceanário (10h às 19h – última entrada às 18h)
  • Zoológico (10h às 18h – última entrada às 17h15)
  • Palácio da Ajuda (10h às 18h – última entrada às 17h30)
  • Centro Cultural de Belém (10h às 18h)
  • Museu Coleção Berardo (10h às 14h30 – última entrada às 14h)
  • Pastéis de Belém (08h às 19h)
  • Museu Benfica (10h às 18h)
  • Time Out Mercado da Ribeira (10h às 18h)

Por ser segunda-feira, dia normal de encerramento, as seguintes atrações não irão funcionar no dia 24 de dezembro de 2018:

  • Torre de Belém
  • Mosteiro dos Jerónimos
  • Museu do Fado
  • Museu do Azulejo

Supermercados, shoppings, galerias comerciais e lojas fecham por volta das 18h. Assim, é ideal programar-se, principalmente se a sua ideia for fazer compras para o jantar do dia 24 de dezembro ou até mesmo para o almoço de Natal.

Geralmente, não é fácil encontrar cafés, pastelarias e restaurantes abertos após a hora do almoço. Porém, com o aumento do turismo na cidade, essa realidade tem mudado ano a ano, especialmente na Baixa. De qualquer forma, sugiro que tenha esses dois dias bem organizados no seu roteiro para evitar qualquer surpresa.

Aos mais religiosos que desejam ir a Missa do Galo ou a Missa da Noite, veja algumas paróquias de Lisboa que costumam fazer essa celebração na noite do dia 24 para 25 de dezembro:

  • Sé Catedral
  • Igreja de Nossa Senhora da Encarnação (Chiado)
  • Basílica da Estrela
  • Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes (Parque das Nações)
  • Igreja de São Mamede (próximo ao Largo do Rato)

Onde passar a Ceia de Natal em Lisboa

Escolher o local para a ceia é um desafio para o viajante. Primeiro, lembre-se que o Natal é uma data celebrada em família. Portanto, a maioria esmagadora dos restaurantes estão fechados. Não espere um festão, fogos de artifício e folia na rua.

Diante desse contexto, deixo duas sugestões para uma noite de Natal bem passada – também chamada de consoada em Portugal:

Restaurantes de grandes hotéis: a rede hoteleira de Lisboa é muito boa. Cada vez mais os restaurantes de hotéis estão inovando e preparam menus especiais para a ceia – dos tradicionais aos mais modernos. Você não precisa estar necessariamente hospedado no hotel para reservar o jantar. Entretanto, esteja ciente de que os valores serão, naturalmente, mais elevados do que o habitual, por se tratar de uma noite especial e com um menu completo. Prepare o bolso e lembre-se de fazer a reserva com bastante antecedência.

Veja as opções dos restaurantes de grandes hotéis – como a rede Altis, Real Palácio Hotel, PortoBay, EpicSana, Tivoli Liberdade, Intercontinental Lisbon, Jupiter Lisboa Hotel e Sheraton Lisboa.

Alugar um apartamento: se você procura algo mais econômico e informal, alugar um apartamento de temporada para a data pode ser uma excelente escolha. Hoje em dia, é possível encontrar boas opções – seguras e confortáveis, inclusive, no Booking. Há ainda hotéis com quartos equipados com um pequeno fogão e frigobar – caso prefira. Assim, você poderá comprar produtos locais ao seu gosto na véspera e desfrutar de uma noite tranquila e bem passada.

O que fazer em Lisboa no dia 25 de dezembro?

Grande parte do comércio, supermercados e atrações estarão fechados no dia 25 de dezembro. O transporte público funciona normalmente, apesar da frota reduzida.

Atrações que costumam ficar abertas nesta data (atenção: sempre confirme antes de ir, pois os horários podem mudar a cada ano):

  • Pastéis de Belém (08h às 19h)
  • Oceanário (13h às 19h – última entrada às 18h)
  • Zoológico (10h às 18h – última entrada às 17h15)

Se não estiver chovendo, caminhar pela cidade para conhecer suas ruas, praças e jardins abertos, igrejas e apreciar as lindas vistas dos mirantes da capital também pode ser um ótimo passeio (Veja também as nossas sugestões do que fazer de graça em Lisboa)

Para o almoço ou brunch, vale a mesma recomendação da véspera. Veja junto aos restaurantes de grandes hotéis de Lisboa os menus para esse dia especial. Os valores costumam ser um pouco mais baratos do que os da ceia. Mas, piquenique no hotel ou refeições no apartamento alugado também são perfeitos. 😉

Organize AQUI a sua viagem para Portugal!

icon-saude

Parcele o seguro saúde na Real Seguro Viagem em 6x SEM JUROS

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro

icon-hotel

Reserve o seu hotel no Booking, com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia em Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Reserve um transfer ou city tour com os nossos parceiros em Portugal

icon-foto

Faça um ensaio fotográfico em Lisboa ou no Porto

Veja o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro ❤

Compartilhe.

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 34 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

4 comentários

  1. Oi, como é o horário de funcionamento para shoppings e galerias no dia 25/12? Ficam fechacos ou abrem após o almoço como no Brasil?

    • Rafael Boro

      Olá, Lais
      Como vai?

      Quase todos os shoppings não abrem no dia 25 de dezembro (Amoreiras, El Corte Inglés e Colombo, três dos principais centros comerciais de Lisboa, fecham). O Natal é uma data muito importante e familiar para os portugueses. Pode ser que alguma coisa ou outra no centro histórico abra, mas não é regra.

      Um grande abraço e boa viagem!

    • Rafael Boro

      Olá, Natalie
      Tudo ótimo e você?

      Que bom saber que o post está em destaque no #linkódromo 🙂

      Um grande abraço e até mais!

Deixe um comentário