Réveillon em Lisboa: veja o que fazer no ano novo!

Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Se você vai viajar para Portugal no final do ano e pretende passar o Réveillon em Lisboa, saiba que há muitos eventos e atrações interessantes para aproveitar!

Neste artigo, eu irei explicar a melhor forma de desfrutar da capital portuguesa, com dicas práticas e uma agenda de festas de Ano Novo em Lisboa.

Particularmente, eu e a Pri gostamos de passar o Réveillon em Portugal com os amigos na nossa casa ou na deles. Desde que mudamos para cá, em 2013, nós viajamos para fora de Portugal apenas uma vez, quando fomos visitar a família no Brasil.

Por conta disso, a gente sempre fica de olho na programação de Lisboa e de outras cidades para aproveitar os dias de festa e também escrever para o Cultuga, claro!

Réveillon em Lisboa: veja o que fazer no ano novo!

Como é o dia 31 de dezembro em Lisboa (durante o dia)

Reveillon em Lisboa: Torre de Belém

Uma Torre de Belém para chamar de sua  (antes das 9h da manhã) 😉

A véspera de Ano Novo em Lisboa é um dia bastante animado. Até às 18h, há diversas atrações abertas e também o comércio.

As atrações turísticas que costumam abrir em Lisboa no dia 31 de dezembro são:

  • Oceanário
  • Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos (quando não cai em uma segunda-feira)
  • Centro Cultural de Belém
  • Museu dos Coches
  • Museu Nacional de Arte Antiga
  • Pastéis de Belém (até às 18h30)
  • Museu do Fado
  • Museu Benfica
  • Palácio da Ajuda
  • Time Out Mercado da Ribeira (das 10h às 19h)
  • Museu do Azulejo

Mas, tenha atenção: o Castelo de São Jorge e o Pavilhão do Conhecimento costumam fechar nestes dias.

Atenção: sempre confirme com o local ou a atração antes de ir, pois os horários podem mudar a cada ano

Supermercados, centros comerciais e lojas fecham às 18h no dia 31 de dezembro.

Os restaurantes e cafés seguem a mesma estratégia, com horários diferentes para o dia 31 de dezembro. A maioria dos restaurantes abre somente para o almoço do dia 31 de dezembro e os cafés até o início da tarde.

Os transportes públicos (metrô e ônibus) possuem horários especiais na noite de Ano Novo para facilitar o deslocamento das pessoas que vão até o centro histórico acompanhar a festa na Praça do Comércio.

Indico que acompanhe mais detalhes sobre os horários do transporte público em Lisboa nos sites do Metropolitano de Lisboa e da Carris.

Veja também como aproveitar a época do Natal em Lisboa

O que abre em Lisboa dia 1 de janeiro

O dia 1 de janeiro é um dos feriados mais expressivos na rotina da cidade. Veja aqui o que abre em Lisboa no dia 1 de janeiro (todos com horário especial):

Atenção: sempre confirme com o local ou a atração antes de ir, pois os horários podem mudar a cada ano

A Wonderland Lisboa, uma feira de Natal enorme que acontece no Parque Eduardo VII (de 30 de novembro a 5 de janeiro) é também outra alternativa muito agradável para todas as idades neste dia.

Supermercados, centros comerciais e lojas não costumam abrir no dia 1 de janeiro.

Há também muitos restaurantes e cafés sem funcionamento no dia 1 de janeiro. Restaurantes de grandes hotéis sempre abrem, mas nesta data fazem menus com preços especiais.

Há também outros restaurantes clássicos da cidade que costumam estar de portas abertas mas, por vezes, com algum preço diferente pela data (lembre-se SEMPRE de confirmar por telefone antes de ir):

Natal em Lisboa

Ah, e um passeio gostoso para fazer no dia 1 de janeiro à noite é ver a decoração de Natal – que enfeita a cidade até o dia 6, claro!

Réveillon em Lisboa: fogos de artifício na Praça do Comércio

A tradicional festa de Ano Novo de Lisboa costuma ser na Praça do Comércio, com música ao vivo e queima de fogos de artifício a partir do rio Tejo.

A Câmara Municipal de Lisboa demora um pouco para divulgar programação oficial da festa (já estamos bem acostumados com isso rs. Acontece o mesmo nos Santos Populares e no Natal).

Muitas famílias portuguesas e turistas escolhem passar as últimas horas do ano na principal praça do centro histórico de Lisboa.

Nós já fomos até lá e gostamos da queima de fogos. É uma festa bastante segura, inclusive. Entretanto, é muito cheio – o que pode ser desconfortável para alguns, pois o metro fica lotado e são poucas ruas para a vazão das pessoas.

Uma BOA dica para quem deseja ver os fogos de artifício em Lisboa no Réveillon é seguir para a Praça do Comércio a partir do Cais do Sodré.

As ruas da Baixa acabam por ficar muito cheias perto da meia noite, tornando o acesso a Praça do Comércio muito lento. Indo pelo Cais do Sodré, ainda que você não chegue exatamente a Praça do Comércio rapidamente, é uma área mais larga e de qualquer ponto dali é possível ver os fogos de artifício do rio Tejo.

A Praça do Comércio não é o único local com fogos de artifício em Lisboa no Ano Novo. No Parque das Nações também costuma ter uma pequena queima de fogos. No alto do Parque Eduardo VII e do Jardim Amália Rodrigues é possível ver parte dos fogos do rio Tejo, perto da Praça do Comércio e de outras cidades localizadas na outra margem do rio. Portanto, quem está hospedado por estes locais também poderá sentir o clima da passagem de ano sem precisar se deslocar até o centro.

Reveillon em Lisboa

Reveillon em Lisboa: a tradicional queima de fogos na Praça do Comércio, no centro histórico

Para a Festa de Ano Novo 2019/ 2020, a Câmara Municipal de Lisboa ainda não confirmou quais serão as atrações na Praça do Comércio. Quando tivermos acesso aos shows e os horários, atualizaremos este artigo!

Restaurantes abertos e Festas de Ano Novo em Lisboa

Se você está em busca de um local para passar a virada do ano fora da Praça do Comércio, aconselho que procure os restaurantes de grandes hotéis  que costumam ter opções familiares, com jantares e festas. Veja aqui alguns que costumam ter essa opção (na maioria deles não é necessário estar hospedado para reservar o restaurante no Ano Novo):

Há também eventos maiores que reúnem programações especiais, que podem incluir jantar e festa/ balada, como é o caso das seguintes Festas de Ano Novo em Lisboa (além da Praça do Comércio):

Para a manhã/ início da tarde do dia 1 de janeiro, muitos restaurantes de hotéis oferecem um brunch para quem não está hospedado no local. Entretanto, é preciso fazer a reserva antecipada pela internet ou telefone. Vou deixar aqui algumas sugestões para você:

Diferente do Brasil, em Portugal as pessoas não têm o costume de passar a virada do ano usando roupas brancas, afinal é inverno e as cores predominantes são as escuras. Deixe as superstições de lado e vista-se com uma roupa bem quentinha para aproveitar o tempo que desejar na rua!

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Utilizamos o Booking para reservas há mas de 15 anos. Apartamentos turísticos, casas típicas rurais e excelentes hotéis com cancelamento gratuito!

Conheça os serviços do Cultuga!

icon-carroTRANSFER E TOURS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com os transfers e tours do Vinícius e sua equipe!

TOURS A PÉ
Conheça Lisboa a pé com os nossos tours históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 35 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

Deixe um comentário