Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Se você vai viajar para Portugal no final do ano e pretende passar o Réveillon em Lisboa, saiba que há muitos eventos e atrações interessantes para aproveitar!

    Neste artigo, eu irei explicar a melhor forma de desfrutar da capital portuguesa, com dicas práticas e uma agenda de festas de Ano Novo em Lisboa.

    Particularmente, eu e a Pri gostamos de passar o Réveillon em Portugal com os amigos na nossa casa ou na deles.

    Por conta disso, a gente sempre fica de olho na programação de Lisboa e de outras cidades para aproveitar os dias de festa e escrever para o Cultuga, claro!

    Réveillon em Lisboa: veja o que fazer no ano novo!

    Como é o dia 31 de dezembro em Lisboa (durante o dia)

    Reveillon em Lisboa: Torre de Belém
    Uma Torre de Belém para chamar de sua  (antes das 9h da manhã)

    A véspera de Ano Novo em Lisboa é um dia bastante animado. Até às 18h, há diversas atrações abertas e também o comércio.

    As atrações turísticas que costumam abrir em Lisboa no dia 31 de dezembro são:

    Mas, tenha atenção: o Castelo de São Jorge e o Pavilhão do Conhecimento costumam fechar nestes dias.

    Atenção: sempre confirme com o local ou a atração antes de ir, pois os horários podem mudar a cada ano

    Supermercados, centros comerciais e lojas fecham às 18h no dia 31 de dezembro.

    Os restaurantes e cafés seguem a mesma estratégia, com horários diferentes para o dia 31 de dezembro. A maioria dos restaurantes abre somente para o almoço do dia 31 de dezembro e os cafés até o início da tarde.

    Os transportes públicos (metrô e ônibus) possuem horários especiais na noite de Ano Novo para facilitar o deslocamento das pessoas que vão até o centro histórico acompanhar a festa na Praça do Comércio.

    Indico que acompanhe mais detalhes sobre os horários do transporte público em Lisboa nos sites do Metropolitano de Lisboa e da Carris.

    Veja como aproveitar a época do Natal em Lisboa

    O que abre em Lisboa dia 1 de janeiro

    O dia 1 de janeiro é um dos feriados mais expressivos na rotina da cidade. Veja aqui o que abre em Lisboa no dia 1 de janeiro (todos com horário especial):

    Atenção: sempre confirme com o local ou a atração antes de ir, pois os horários podem mudar a cada ano

    A Wonderland Lisboa, uma feira de Natal enorme que acontece no Parque Eduardo VII é outra alternativa muito agradável para todas as idades neste dia.

    Supermercados, centros comerciais e lojas não costumam abrir no dia 1 de janeiro.

    Há muitos restaurantes e cafés sem funcionamento no dia 1 de janeiro. Restaurantes de grandes hotéis sempre abrem, mas nesta data fazem menus com preços especiais.

    Há também outros restaurantes clássicos da cidade que costumam estar de portas abertas mas, por vezes, com algum preço diferente pela data (lembre-se SEMPRE de confirmar por telefone antes de ir):

    Natal em Lisboa

    Ah, e um passeio gostoso para fazer no dia 1 de janeiro à noite é ver a decoração de Natal – que enfeita a cidade até o dia 6, claro!

    Réveillon em Lisboa: fogos de artifício na Praça do Comércio

    A tradicional festa de Ano Novo de Lisboa costuma ser na Praça do Comércio, com música ao vivo e queima de fogos de artifício a partir do rio Tejo.

    A Câmara Municipal de Lisboa demora um pouco para divulgar programação oficial da festa (já estamos bem acostumados com isso rs. Acontece o mesmo nos Santos Populares e no Natal).

    Muitas famílias portuguesas e turistas escolhem passar as últimas horas do ano na principal praça do centro histórico de Lisboa.

    Nós já fomos até lá e gostamos da queima de fogos. É uma festa bastante segura, inclusive. Entretanto, é muito cheio – o que pode ser desconfortável para alguns, pois o metro fica lotado e são poucas ruas para a vazão das pessoas.

    Uma BOA dica para quem deseja ver os fogos de artifício em Lisboa no Réveillon é chegar um pouco mais cedo na Praça do Comércio e acompanhar as orientações de entrada e saída no site da Câmara Municipal de Lisboa.

    Nos últimos anos, o controle de entrada costuma ser feito a partir das seguintes ruas: Rua Augusta, Rua da Prata, Rua do Ouro, Rua da Alfândega, Rua do Arsenal.

    As ruas da Baixa acabam por ficar muito cheias perto da meia noite, tornando o acesso a Praça do Comércio muito lento. Por isso, é preciso ter um pouco de paciência.

    No final da tarde do dia 31 de dezembro, pode haver horário de funcionamento diferente dos transportes públicos e corte de trânsito no centro histórico e arredores.

    A Praça do Comércio não é o único local com fogos de artifício em Lisboa no Ano Novo.

    No Parque das Nações também costuma ter uma pequena queima de fogos.

    No alto do Parque Eduardo VII e do Jardim Amália Rodrigues é possível ver parte dos fogos do rio Tejo (seja os da Praça do Comércio e também de outras cidades localizadas na outra margem do rio), mas com uma atmosfera mais calma.

    Portanto, quem está hospedado perto estes locais também poderá sentir o clima da passagem de ano sem precisar se deslocar até o centro histórico.

    Reveillon em Lisboa
    Reveillon em Lisboa: a tradicional queima de fogos na Praça do Comércio, no centro histórico

    Restaurantes abertos e Festas de Ano Novo em Lisboa

    Se você está em busca de um local para passar a virada do ano fora da Praça do Comércio, aconselho que procure os restaurantes de grandes hotéis  que costumam ter opções familiares, com jantares e festas.

    Veja aqui alguns que costumam ter essa opção (na maioria deles não é necessário estar hospedado para reservar o restaurante no Ano Novo):

    • Hotéis da rede Altis
    • Real Palácio Hotel
    • PortoBay
    • EpicSana
    • Myriad – Parque das Nações
    • Evolution Hotel
    • Tivoli Lisboa

    Há também eventos maiores que reúnem programações especiais, que podem incluir jantar e festa/ balada, como é o caso das seguintes Festas de Ano Novo em Lisboa (além da Praça do Comércio):

    Para a manhã/ início da tarde do dia 1 de janeiro, muitos restaurantes de hotéis oferecem um brunch para quem não está hospedado no local. Entretanto, é preciso fazer a reserva antecipada pela internet ou telefone. Vou deixar aqui algumas sugestões para você – das que costumam acontecer:

    • Evolution Hotel – Brunch da Ressaca, na Praça Duque de Saldanha
    • Brunch nos hotéis Altis (Avenida, Belém e Grand Hotel)
    • Myriad by Sana, no Parque das Nações
    • Brunch no Porto Bay Liberdade, perto da Av. da Liberdade
    • Brunch no Pestana Palace Lisboa, em Alcântara

    Diferente do Brasil, em Portugal as pessoas não têm o costume de passar a virada do ano usando roupas brancas, afinal é inverno e as cores predominantes são as escuras. Deixe as superstições de lado e vista-se com uma roupa bem quentinha para aproveitar o tempo que desejar na rua!

    Vídeo: como é Lisboa em dezembro?

    Você sabia que o Cultuga tem um canal no YouTube? Por lá, também mostramos muito de Portugal!

    Aproveite para assistir ao vídeo que gravamos sobre o mês de dezembro em Lisboa. Vamos te contar como é o clima e a temperatura especialmente na cidade, o que levar na mala para essa época do ano, falaremos também sobre a alta temporada e as características do outono/ inverno na capital.

    Sou jornalista, luso-brasileiro, tenho 40 anos e gosto de apreciar a gastronomia portuguesa. Lisboa me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca, Moonspell e Tiago Bettencourt.

    18 Comentários

      • Olá, Natalie
        Tudo ótimo e você?
        Fico muito contente em ver mais um post do Cultuga no #linkódromo, do Viaje na Viagem! ????
        Um grande abraço e até mais!

    1. Olá boa tarde, qual a opinião de vocês para réveillon 2022 com crianças (8/13 anos)? ; ficaremos hospedados no ibis style liberdade ….
      Grato

      • Olá, Thales
        Tudo bem?

        Ainda não sabemos como serão as celebrações na virada deste ano. Espero que seja sem ou com poucas restrições.
        Vocês estão bem localizados. É possível ir caminhando até a Praça do Comércio – mas lá pode ser muito cheio com crianças – ou ao Jardim Amália Rodrigues, no topo do Parque Eduardo VII, para ver os fogos. Lá é bem tranquilo e gostoso.
        Jantar no Hard Rock Cafe seria uma opção interessante para as crianças. Vale a pena entrar em contato com eles para saber se há menu infantil no Reveillon.

        Um grande abraço e boa viagem!

        • Olá Rafael, tudo bem? vamos passar o réveillon 22/23 em Lisboa 4 adultos e 2 crianças (10 anos). Qual restaurante indica pra ceia e onde melhor ver os fogos?

          • Olá, Natalia
            Tudo bem e você?

            Os restaurantes de diversos hotéis – como esses que indico aqui no post – costumam ser bons para a ceia de Ano Novo. Alguns podem até ter vista para os fogos, como os rooftops do Tivoli e do Altis Avenida. É importante contactá-los para fazer a reserva.

            No centro histórico, principalmente na Baixa e no Chiado, há restaurantes que podem abrir para o jantar do dia 31 de dezembro. Assim que iniciar o mês de dezembro, os restaurantes começam a divulgar se farão jantar de Ano Novo ou não em suas redes sociais.

            A Praça do Comércio é o local mais emblemático para ver os fogos em Lisboa (inclusive tem shows também), porém, é super cheio. Pode não ser confortável para estar com as crianças, a não ser que estejam hospedados ali bem perto. Uma opção bem tranquila é ir ao Miradouro do Parque Eduardo VII, junto ao Jardim Amália Rodrigues. Lá tem um espaço bem amplo com vista para a Baixa de Lisboa, quando conseguem ver os fogos. Eu e a Pri já vimos os fogos dali e foi bem mais calmo do que na Praça do Comércio.

            Um grande abraço e aproveitem bastante a viagem! ????????

    2. CLEUZA M M OVIEDO em

      Oie
      Tudo bem Rafael?
      Essa não é a 1ª vez que meu marido e eu celebramos a virada de ano em Lisboa. Com a Pandemia estávamos receosos. Somos gaúchos, mas há 46 anos morando no Rio. Decidimos ontem a noite fazer a viagem. Pergunto Já sabe quais a restrições que serão impostas para a virada do ano? Indicam algum local para o Jantar.

      • Olá, Cleuza
        Tudo bem por aqui. :)
        Agradecemos a sua mensagem! Que delícia que estão programando a virada do ano em Lisboa!
        Ainda não temos mais informações sobre a virada deste ano. Geralmente, essas informações saem no final de novembro e início de dezembro. Entretanto, em função da pandemia, não é possível ainda fazermos uma previsão sobre o que será permitido. Mas manteremos esse artigo atualizado, ok?
        Para o jantar de Ano Novo, recomendamos sempre os restaurantes de grandes hotéis (alguns deles referenciados aqui neste artigo). Assim que tivermos as referências dos festejos, menus e programas especiais, também colocaremos por aqui.
        Um grande abraço e seja sempre bem-vinda!

    3. hola! me encantan vuestros post! enhorabuena!

      a ver si podéis ayudarme, por favor. Voy a viajar con mi familia a Lisboa para fin de año, pero no sé si se han cancelado las fiestas en la calle, como la de la Plaza del Comercio. Podéis darme alguna información?
      gracias!

      • Olá, Vanessa
        Tudo bem?

        Ficamos muito felizes que tenha gostado dos nossos posts! ????

        Infelizmente, a Câmara Municipal de Lisboa cancelou o fogo de artifício e as festas, incluido a da Praça do Comércio. Somente festas privadas estão permitidas, mas com limitações, como obrigatoriedade do teste negativo a COVID-19.

        Um grande abraço e boa viagem!

    4. Olá Rafael, tudo bom? Eu e minha namorada vamos passar o reveillon pela primeira vez em Lisboa. Estamos com dúvidas entre passar em um hotel ou ir para a Praça do Comércio. Na Praça do Comércio existem opções para comprar bebidas, ou bares onde se possa sentar?

      • Olá, Ricardo
        Tudo bom e você?

        Sim, existem vários restaurantes nas arcadas laterais da Praça do Comércio – provavelmente, no dia 31, eles só devem aceitar reservas. Porém, há barraquinhas de venda de bebidas dentro da área onde acontecem os shows na praça. Mas não tem cadeiras.

        Um grande abraço e boa viagem!

    5. Olá Rafael, estamos pensando em fazer uma parada em Lisboa antes de seguir para Londres. Ficaremos de 31/12 a 01/01. Nos ofereceram 03 hotéis: Hotel Borges Chiado, Hotel Mundial e o Holiday Inn Lisbon. Qual seria o melhor localizado para aproveitar o réveillon?
      Desde já agradeço pela dica…
      Abraços.

      • Olá, Carlos
        As celebrações da virada de ano em Lisboa costumam acontecer na Praça do Comércio. Assim, o hotel mais próximo seria o Hotel Mundial, que fica na própria região da Baixa de Lisboa. Portanto, com acesso plano e fácil até a Praça do Comércio. Para além disso, o Hotel Mundial tem um terraço com vista para a Baixa e, assim, poderiam ver os fogos também a partir de lá, se preferirem (enviem um e-mail antecipadamente ao hotel para perguntar como será o acesso ao terraço no réveillon e se é necessário reservar).
        O Borges Chiado fica em uma área bem agradável do centro histórico, também muito próximo da Praça do Comércio, no Chiado. Entretanto, como fica em uma parte alta da cidade, caso vocês optem por descer a Praça do Comércio, depois precisarão subir para retornar ao hotel. Porém é uma área muito gostosa para passear, com muitos restaurantes. Se não quiserem descer até a Praça do Comércio, poderão ver os fogos a partir do Miradouro São Pedro de Alcântara.
        Já o Holiday Inn Lisbon é bem fora do centro histórico. Para o pouco tempo que terão disponível não vale a pena.
        Um grande abraço e uma excelente viagem

    6. Maria Aparecida Vidal Finck em

      Olá Rafael, sou brasileira, mas há anos moro em Lisboa, e no final do ano vou receber meu filho e esposa para passarem o final de ano conosco, peço-lhe se possível sugestões de lugares onde poderei leva-los para a passagem de ano.
      Desde já sou-lhe grata pela atenção

      • Olá, Maria Aparecida
        Tudo bem?

        Para o dia 31 de dezembro, a Praça do Comércio e o alto do Parque Eduardo VII são ótimos lugares para ver os fogos. Além desses, há festas, restaurante e hotéis com eventos especiais. Aqui no post indico vários, incluindo o que fazer e o que costuma estar aberto nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro.

        Um grande abraço!

    7. Bom dia Rafael,

      E muita obrigada pelo seu contudo.
      Eu organizo passeios de barcos privados e em grupo nos dias 24/25/31 dezembro e 1 de janeiro.
      Com evento especial para o noite do reveilon para poder ver os fogos de artificios.

      Como poderia intergrar o vosso artigo ?
      Obrigada pela reposta.

    Deixe um comentário