Santos Populares: junho cheio de festas em Lisboa

Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Sabe quando dizemos que algo é difícil de descrever, só vivendo ou estando no local para entender exatamente o que é? É um pouco o que sinto ao falar sobre as Festas dos Santos Populares em Lisboa.

Sardinha assada, bifana (que são bifes de porco), arroz doce, cerveja, vinho, ginjinha e música popular são os ingredientes principais durante todo o mês de junho que tomam as ruas dos bairros históricos da capital portuguesa (e não só).

Festas de Lisboa: Santos Populares

Sabe as festas juninas brasileiras? É como se fossem elas, mas em uma versão de verão – e com caldo verde, mesmo quando as temperaturas estão mais altas! Portugal todo tem eventos que celebram Santo António, São João e São Pedro. Ah… Mas aqui não há festas “julinas”, aquelas fora de época também comuns em várias cidades do Brasil.

Festas dos Santos Populares em Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa organiza sempre uma programação especial para junho que leva o nome de Festas de Lisboa. São eventos diversos que tomam as ruas e os espaços verdes da cidade.

As celebrações mais populares dessa época em Lisboa são os arraiais de bairro, o desfile das marchas populares e a procissão a Santo António.

Mas, além da cultura popular, há também excelentes opções de cultura contemporânea acontecendo pela cidade. Para você ter uma ideia, o Castelo de São Jorge é palco, durante duas noites, de nomes importantes do Fado. No ano de 2019, por exemplo, a Ana Moura e a Raquel Tavares foram as convidadas para cantar dentro das muralhas do castelo. Apresentações de tirar o fôlego diante desse cenário.

Vale sempre a pena dar uma olhada na programação completa no site Festas de Lisboa

12  e 13 de junho: celebrações e festas a Santo António

O auge destas Festas de Lisboa acontece na noite de 12 para 13 de junho, em celebração ao Dia de Santo António. Apesar dele não ser o padroeiro oficial da capital – que é São Vicente, Santo António nasceu em Lisboa e é uma figura bastante emblemática para os portugueses, principalmente para os lisboetas. E, assim, se tornou um padroeiro popular.

Veja 10 curiosidades sobre a história de Santo António

Nessa data (e em todos os finais de semana do junho), restaurantes e alguns moradores dos bairros mais antigos de Lisboa, como Alfama, Mouraria, Graça e Bica, preparam petiscos e boas bebidas mas, principalmente, sardinhas assadas em barracas montadas pela Câmara Municipal ou armam pequenas churrasqueiras na porta das suas casas e recebem (muito bem) os visitantes. As ruas ficam tomadas de gente. Há locais que fazem festa durante a semana, inclusive. Para saber mais, veja a lista ao final deste artigo com os principais arraiais de Lisboa. ;)

O fim da tarde é ideal para as famílias que estão com crianças ou para as pessoas que não gostam de tanto movimento, pois já há música e barraquinhas com diversas opções para comer nos bairros históricos – os Largos da Graça (no bairro da Graça) e de São Miguel (no bairro de Alfama) são bem gostosos.

Festas de Lisboa: Santos Populares

Conforme vai chegando a noite, as ruas ficam bem cheias e a animação é mais indicada aos jovens e adultos. Outra opção é se programar para ir nas festas dos bairros mais afastados da parte histórica, como Alvalade e Benfica, quando a experiência também tem menor fluxo turístico.

Como aproveitar a noite de Santo António em Lisboa?

Um roteiro interessante para você aproveitar os arraiais das colinas mais antigas de Lisboa é começar pela Mouraria, por volta das 18h, subindo em direção ao Miradouro da Graça pela Rua de São Cristóvão. No caminho há várias barraquinhas de comida nas ruas e largos – o que alivia as pernas na hora de encarar as escadinhas rs. Curta a linda vista da cidade dali e também a partir do Miradouro Senhora do Monte, que fica um pouco mais à esquerda, passando pelo Largo da Graça.

Festas de Lisboa: Santos Populares

Santos Populares na Vila Berta

Depois de dançar, comer e beber um pouco, é hora de seguir para Alfama pela Rua da Voz do Operário e aproveitar o resto da festa bairro adentro. As ruas começam a ficar muito cheias depois das 23h, então é melhor enfrentar as filas das barraquinhas mais cedo. O epicentro da festa é no Largo de São Miguel.

Para retornar a sua hospedagem, as estações de metro com melhor acesso são Santa Apolónia e Terreiro do Paço. ;) Veja aqui como usar o metro de Lisboa!

Marchas Populares na noite de Santo Antonio de Lisboa

Além dessa celebração nas zonas históricas, a Avenida da Liberdade, a principal da cidade, é fechada para a passagem das Marchas Populares, ou seja, as agremiações dos bairros lisboetas saem em desfile com coreografias e música na noite do dia 12 de junho, a partir das 21h. O movimento é muito grande, pois as Marchas existem há quase 90 anos. Ao longo da avenida, a Câmara Municipal monta arquibancadas, mas nem todo o caminho é usado para o desfile. O acesso a esse espetáculo é livre. Elas também são transmitidas pela televisão portuguesa, na RTP.

Procissão a Santo António na tarde de 13 de junho

Todo dia 13 de junho, data de morte de Santo António, acontece a tradicional procissão deste que é um dos santos portugueses mais queridos do mundo. A saída é entre a igreja de Santo António e a Sé Catedral, às 17h. São cerca de 2 horas de percurso pelas pequenas ruas do bairro de Alfama. Para quem deseja, ao menos, ver a saída da imagem da igreja – que é muito bonita e emocionante, o ideal é chegar ao local mais cedo.

Além da procissão, a igreja de Santo António celebra missas especiais durante todo o dia. Em 2019, os horários serão os seguintes: 07h, 08h, 09h, 10h, 11h, 12h e 20h (esta, ao fim da procissão).

Principais arraiais de Lisboa em 2019

  • Arraial do Grupo Dramático Escolar “Os Combatentes”, na Estrela, dias 1, 7, 8, 9, 12, 13, 14, 15, 19, 21, 22, 28 e 29 de junho
  • Arraial do Marítimo Lisboa Clube, próximo ao Miradouro de Santa Catarina, dias 9, 12, 13, 14, 15, 16, 19, 20, 21, 22, 23, 26, 27, 28, 29 e 30 de junho
  • Arraial do Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 48 de Santa Catarina, próximo da Igreja de Santa Catarina, dias 1, 2, 5, 6, 7, 8, 9, 12, 13, 14, 15, 16, 19, 20, 21, 22, 23, 26, 27, 28, 29 e 30 de junho
  • Arraiais de Alfama (há várias estruturas com comidas e bebidas espalhadas pelo bairro), dias 1, 7, 8, 9, 12, 13, 14, 15, 16, 19, 22 e 29 de junho
  • Arraial da Mouraria, no Larga da Severa, dias 1, 7, 8, 9, 12, 13, 14, 15, 19, 22, 28 e 29 de junho
  • Arraial do Renovar a Mouraria, no Largo da Rosa, dias 1, 7, 8, 9, 12, 13, 14, 15, 19, 22, 28 e 29 de junho
  • Arraial do Parque das Nações, na Rua da Centieira/ Av. de Pádua, dias 1, 8, 9, 12, 13, 14, 15, 19, 22 e 29 de junho
  • Arraial da Vila Berta, na Graça, dias 1, 2, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13 de junho
  • Arraial de Campolide, na Quinta do Zé Pinto, dias 1, 2, 5, 6, 7, 8, 9, 12, 13, 14, 15 e 16 de junho
  • Santos Pa’pulares, no jardim do Campo Pequeno, de 7 a 9, e de 11 a 13 de junho
  • Arraial Veggie Vibes, no Mercado de Santa Clara, de 9 a 13 de junho
  • Arraial de Alvalade, no Parque de Jogos 1º de Maio, de 7 a 16 de junho, a partir das 17h
  • Grande Arraial de Benfica, na Alameda Padre Álvaro Proença, de 20 a 23 de junho
  • Arraial Lisboa Pride, na Praça do Comércio, dia 22 de junho
  • Arraiais de São Vicente (Largo da Graça, Miradouro da Graça e Largo de São Vicente) dias 6, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16 de junho
  • Arraial Beco de Lisboa, na Rua da Voz do Operário – dias 10, 12 e 13, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de junho

Festas de Lisboa: Santos Populares

Eventos especiais das Festas de Lisboa 2019

  • Linhas Voadoras – Espetáculo de funambulismo na Alameda Dom Afonso Henriques, às 19h30
  • Ana Moura e Sopa de Pedra no Castelo de São Jorge, dia 14 de junho, às 22h (distribuição de bilhetes a partir das 20h, na bilheteria do Castelo de São Jorge e no Museu do Fado)
  • Raquel Tavares e Gospel Collective no Castelo de São Jorge, dia 15 de junho, às 22h (distribuição de bilhetes a partir das 20h, na bilheteria do Castelo de São Jorge e no Museu do Fado)
  • António & Variações no Jardim da Torre de Belém, dia 29 de junho, às 22h (show em homenagem ao cantor António Variações com as participações de Ana Bacalhau, Conan Osiris, Lena d´Água, Paulo Bragança, Manuela Azevedo e Selma Uamusse)

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Utilizamos o Booking para reservas há mas de 15 anos. Apartamentos turísticos, casas típicas rurais e excelentes hotéis com cancelamento gratuito!

Conheça os serviços do Cultuga!

icon-carroTRANSFER E TOURS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com os transfers e tours do Vinícius e sua equipe!

TOURS A PÉ
Conheça Lisboa a pé com os nossos tours históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 35 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

2 Comentários

  1. Avatar
    Antonio Correa da Silva Junior em

    Olá Rafael, chegamos hoje na ensolarada Lisboa para participar e entender as festas populares. Já experimentamos o maravilhoso polvo a lagareiro e hoje a noite vamos degustar as sardinhas na brasa ! Estamos felizes e ansiosos ! Estamos hospedados no Intendente o que facilita bastante os deslocamentos. Grande abraço e obrigado pela sua ajuda.

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Antonio
      Tudo bem?

      Que maravilha! Tantos sabores e lugares lindos logo no início da viagem!

      Aproveitem bastante o resto da viagem!
      Um grande abraço

Deixe um comentário