Santos Populares: junho cheio de festas em Lisboa

#EspalhePortugal → Envie este artigo para alguém que você gosta!

Sabe quando dizemos que algo é difícil de descrever, só vivendo ou estando no local para entender exatamente o que é? É um pouco o que sinto ao falar sobre as Festas dos Santos Populares em Lisboa.

Os arraiais, as marchas e todos os eventos relacionados com as Festas dos Santos Populares do ano de 2020 foram cancelados devido a pandemia de Coronavírus (COVID-19).

Sardinha assada, bifana (que são bifes de porco), arroz doce, cerveja, vinho, ginjinha e música popular são os ingredientes principais durante todo o mês de junho que tomam as ruas dos bairros históricos da capital portuguesa (e não só).

Festas de Lisboa: Santos Populares

Sabe as festas juninas brasileiras? É como se fossem elas, mas em uma versão de verão – e com caldo verde, mesmo quando as temperaturas estão mais altas! Portugal todo tem eventos que celebram Santo António, São João e São Pedro. Ah… Mas aqui não há festas “julinas”, aquelas fora de época também comuns em várias cidades do Brasil.

Festas dos Santos Populares em Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa organiza sempre uma programação especial para junho que leva o nome de Festas de Lisboa. São eventos diversos que tomam as ruas e os espaços verdes da cidade.

As celebrações mais populares dessa época em Lisboa são os arraiais de bairro, o desfile das marchas populares e a procissão a Santo António.

Mas, além da cultura popular, há também excelentes opções de cultura contemporânea acontecendo pela cidade. Para você ter uma ideia, o Castelo de São Jorge é palco, durante duas noites, de nomes importantes do Fado. No ano de 2019, por exemplo, a Ana Moura e a Raquel Tavares foram as convidadas para cantar dentro das muralhas do castelo. Apresentações de tirar o fôlego diante desse cenário.

Vale sempre a pena dar uma olhada na programação completa no site Festas de Lisboa

12  e 13 de junho: celebrações e festas a Santo António

O auge destas Festas de Lisboa acontece na noite de 12 para 13 de junho, em celebração ao Dia de Santo António. Apesar dele não ser o padroeiro oficial da capital – que é São Vicente, Santo António nasceu em Lisboa e é uma figura bastante emblemática para os portugueses, principalmente para os lisboetas. E, assim, se tornou um padroeiro popular.

Veja 10 curiosidades sobre a história de Santo António

Nessa data (e em todos os finais de semana do junho), restaurantes e alguns moradores dos bairros mais antigos de Lisboa, como Alfama, Mouraria, Graça e Bica, preparam petiscos e boas bebidas mas, principalmente, sardinhas assadas em barracas montadas pela Câmara Municipal ou armam pequenas churrasqueiras na porta das suas casas e recebem (muito bem) os visitantes. As ruas ficam tomadas de gente. Há locais que fazem festa durante a semana, inclusive. Para saber mais, veja a lista ao final deste artigo com os principais arraiais de Lisboa. ;)

O fim da tarde é ideal para as famílias que estão com crianças ou para as pessoas que não gostam de tanto movimento, pois já há música e barraquinhas com diversas opções para comer nos bairros históricos – os Largos da Graça (no bairro da Graça) e de São Miguel (no bairro de Alfama) são bem gostosos.

Festas de Lisboa: Santos Populares

Conforme vai chegando a noite, as ruas ficam bem cheias e a animação é mais indicada aos jovens e adultos. Outra opção é se programar para ir nas festas dos bairros mais afastados da parte histórica, como Alvalade e Benfica, quando a experiência também tem menor fluxo turístico.

Como aproveitar a noite de Santo António em Lisboa?

Um roteiro interessante para você aproveitar os arraiais das colinas mais antigas de Lisboa é começar pela Mouraria, por volta das 18h, subindo em direção ao Miradouro da Graça pela Rua de São Cristóvão. No caminho há várias barraquinhas de comida nas ruas e largos – o que alivia as pernas na hora de encarar as escadinhas rs. Curta a linda vista da cidade dali e também a partir do Miradouro Senhora do Monte, que fica um pouco mais à esquerda, passando pelo Largo da Graça.

Festas de Lisboa: Santos Populares

Santos Populares na Vila Berta

Depois de dançar, comer e beber um pouco, é hora de seguir para Alfama pela Rua da Voz do Operário e aproveitar o resto da festa bairro adentro. As ruas começam a ficar muito cheias depois das 23h, então é melhor enfrentar as filas das barraquinhas mais cedo. O epicentro da festa é no Largo de São Miguel.

Para retornar a sua hospedagem, as estações de metro com melhor acesso são Santa Apolónia e Terreiro do Paço. ;) Veja aqui como usar o metro de Lisboa!

Marchas Populares na noite de Santo Antonio de Lisboa

Além dessa celebração nas zonas históricas, a Avenida da Liberdade, a principal da cidade, é fechada para a passagem das Marchas Populares, ou seja, as agremiações dos bairros lisboetas saem em desfile com coreografias e música na noite do dia 12 de junho, a partir das 21h. O movimento é muito grande, pois as Marchas existem há quase 90 anos. Ao longo da avenida, a Câmara Municipal monta arquibancadas, mas nem todo o caminho é usado para o desfile. O acesso a esse espetáculo é livre. Elas também são transmitidas pela televisão portuguesa, na RTP.

Procissão a Santo António na tarde de 13 de junho

Todo dia 13 de junho, data de morte de Santo António, acontece a tradicional procissão deste que é um dos santos portugueses mais queridos do mundo. A saída é entre a igreja de Santo António e a Sé Catedral, às 17h. São cerca de 2 horas de percurso pelas pequenas ruas do bairro de Alfama. Para quem deseja, ao menos, ver a saída da imagem da igreja – que é muito bonita e emocionante, o ideal é chegar ao local mais cedo.

Além da procissão, a igreja de Santo António celebra missas especiais durante todo o dia. Em 2019, os horários serão os seguintes: 07h, 08h, 09h, 10h, 11h, 12h e 20h (esta, ao fim da procissão).

Festas de Lisboa: Santos Populares

Assista ao nosso vídeo especial dos Santos Populares:

Viaje a Portugal com segurança

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM  10% OFF
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

PASSAGEM PARA PORTUGAL
A TAP  voa direto do Brasil para Portugal e adotou medidas rigorosas de higienização para garantir a segurança dos passageiros.

Conheça os serviços do Cultuga

icon-carroTRANSFER E TOURS Clean&Safe
Tenha uma viagem a Portugal relaxante e segura com os transfers e tours privativos do Vinícius e sua equipe.

TOURS A PÉ Clean&Safe
Conheça Lisboa a pé e ao ar livre com os nossos tours privativos históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK Clean&Safe
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour privativo de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos e tranquilos para fazer o seu ensaio fotográfico com total segurança.


Não sabe por onde começar a organizar sua viagem para Portugal? Veja aqui as nossas recomendações!


 

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 36 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

2 Comentários

  1. Avatar
    Antonio Correa da Silva Junior em

    Olá Rafael, chegamos hoje na ensolarada Lisboa para participar e entender as festas populares. Já experimentamos o maravilhoso polvo a lagareiro e hoje a noite vamos degustar as sardinhas na brasa ! Estamos felizes e ansiosos ! Estamos hospedados no Intendente o que facilita bastante os deslocamentos. Grande abraço e obrigado pela sua ajuda.

    • Rafael Boro

      Olá, Antonio
      Tudo bem?

      Que maravilha! Tantos sabores e lugares lindos logo no início da viagem!

      Aproveitem bastante o resto da viagem!
      Um grande abraço

Deixe um comentário