Como é o Natal e Reveillon no Porto, Portugal?

18

Está com viagem marcada para passar o Natal ou o Reveillon no Porto, em Portugal? Aproveite, então, esse guia e veja como aproveitar o melhor da cidade nessa época das festas de fim de ano:

Advertisements




(artigo atualizado dia 23 de novembro de 2017)

Como é o Natal no Porto?

No Porto, há sempre uma programação especial de Natal que acontece durante o mês de dezembro, com apresentações gratuitas de música, dança, teatro, artes e cinema.

Entretanto, um dos momentos mais aguardados pelos portugueses é a inauguração das luzes de Natal, feita entre os últimos dias de novembro e o início de dezembro. Não há data certa, mas geralmente a escolha cai em uma sexta ou sábado, para que a população possa aproveitar a noite na rua. A iluminação pode ser vista até o início de janeiro.

Rua de Santa Catarina toda decorada para o Natal

Fique de olho! Em 2017, a inauguração das luzes de Natal do Porto, em Portugal, está marcada para o dia 1 de dezembro, às 17h30, com mais de 1,5 milhões de lâmpadas espalhadas por 55 localizações da cidade!

Outro clássico dessa época na Invicta é a pista de patinação no gelo. Ela não tem local fixo para acontecer, mas sempre é montada. Em 2017, serão duas já confirmadas: uma na Praça de D. João I e outra na Praça Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista) – integrada na Praça da Fantasia.

Mercados de Natal no Porto

Os mercados de Natal são tradicionais por toda a Europa. Eles reúnem artesãos e pequenos empreendedores locais que levam boas sugestões de lembranças e presentes a um excelente preço para o consumidor final. Um outro ponto que faz deles tão especiais são os espaços para comidinhas, principalmente aquelas que somente são vendidas nessa época do ano.

Em Portugal não é diferente. Chega dezembro e diversos mercados são montados em várias cidades – inclusive no Porto. Grande parte deles funciona somente aos finais de semana. Entretanto, há também algumas opções abertas todos os dias.

Para saber a programação completa, além das atividades promovidas em cada um deles, fique sempre de olho no site da Câmara Municipal do Porto. Ela divulga sempre um guia com toda a programação natalina para o Porto no início do mês (para 2017, veja aqui a lista atualizada de feiras e mercados)

icon-fotoAproveite a sua viagem de forma especial: faça um ensaio fotográfico!

Ensaio fotográfico no Porto Portugal

O que fazer no dia 24 de dezembro no Porto

As principais atrações que ficam abertas são: Torre dos Clérigos (das 09h às 14h), Centro Português de Fotografia (quando a data não cai em uma segunda-feira – que não é o caso de 2017), World of Discoveries, Fundação de Serralves (até às 16h), Igreja/ Museu de São Francisco e Museu Futebol Clube do Porto. O Palácio da Bolsa é a principal atração que fecha nessa data.

Supermercados, centros comerciais e lojas fecham às 18h. Portanto, programe-se, principalmente se você deseja comprar artigos para a ceia ou para o dia 25 de dezembro.  Os restaurantes e cafés seguem a mesma estratégia, com horários especiais para o dia 24 (por vezes, abertos até a hora do almoço).

Atenção: sempre confirme com o local antes de ir, pois os horários podem mudar a cada ano

Se você está em busca de um local para a ceia (também chamada de “consoada”), aconselho que procure os restaurantes de grandes hotéis, pois é mais difícil encontrar um restaurante na rua que esteja aberto para essa noite.

restaurante do Hotel Sheraton, o do Porto Palácio e o do Hotel Yeatman são bastante famosos para o Natal. Ah, e as refeições costumam ser mais caras do que o habitual, por ser um menu completo e especial. Não esqueça de fazer a reserva antecipada.

Portugal é um país bastante católico e, por isso, o Natal é uma festividade celebrada com a família. Não espere uma celebração animada ou agitação para essa noite.

Uma sugestão que pode ser mais adequada é alugar um apartamento e fazer uma ceia com produtos locais (que será, certamente, muito especial e também inesquecível). Se você estiver em um hotel, um piquenique também vale, com direito a ligação via Skype para falar com a família 🙂

Veja quais são os doces portugueses típicos do Natal

O que fazer no dia 25 de dezembro no Porto

As principais atrações abertas são a Torre dos Clérigos (das 11h às 18h) e a Igreja/ Museu de São Francisco.

Outro passeio interessante para essa data é visitar igrejas – mas tenha atenção que nem todas abrem durante todo o dia. Se não estiver chovendo, bater perna pela cidade para conhecer suas ruas e os jardins abertos também pode ser uma boa ideia. Veja aqui algumas sugestões para fazer de graça no Porto.

Saiba como é Portugal em dezembro

Para o almoço ou brunch, vale a mesma recomendação da véspera. Verifique junto aos restaurantes de grandes hotéis do Porto os menus especiais. Os preços costumam ser um pouco mais baratos do que os da ceia. Mas, piquenique no hotel ou refeições no apartamento também são perfeitos.

Supermercados, centros comerciais e lojas costumam fechar.

Reveillon no Porto

A maior parte das atrações turísticas ficam abertas no dia 31 de dezembro. Tenha atenção apenas com os horários especiais. Entretanto, no dia 1 de janeiro as atrações abertas são: Torre dos Clérigos (das 11h às 19h), Igreja/ Museu de São Francisco e Museu Futebol Clube do Porto (somente a tarde).

Supermercados, centros comerciais e lojas fecham às 18h no dia 31 de dezembro e não abrem no dia 1 de janeiro.

Os restaurantes e cafés seguem a mesma estratégia, com horários especiais para o dia 31 de dezembro e sem funcionamento no dia 1 de janeiro. A maioria dos restaurantes abrem somente para o almoço do dia 31 de dezembro e os cafés até o início da tarde.

Atenção: sempre confirme com o local antes de ir, pois os horários podem mudar a cada ano

A tradicional festa de Ano Novo costuma ser feita na Avenida dos Aliados, com DJ e música ao vivo.

Se você está em busca de um local para passar a virada do Ano fora da Avenida dos Aliados, aconselho que procure os restaurantes de grandes hotéis para opções familiares – como o Hotel Sheraton, o Porto Palácio e o Hotel Yeatman; alguma balada/ festa que estará com programação especial – como é o caso do Porto Reveillon; ou ainda os cruzeiros pelo Douro que saem da Vila Nova de Gaia, como os da empresa Douro Azul.

Diferente do Brasil, no Porto as pessoas não têm o costume de passar a virada do ano com roupas brancas, afinal é inverno e as cores predominantes são as escuras. Deixe as superstições de lado e vista-se com uma roupa bem quentinha para aproveitar o tempo que desejar na rua!

Guia com dicas de Natal e Reveillon em Lisboa

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico no Porto

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

18 comentários

  1. Priscila,
    Parabéns pelo blog!
    Estamos programando em breve uma viagem para Lisboa-Porto e provavelmente será no período de Natal-Ano Novo. Gostaria de saber se os restaurantes fast foods não abrem nos dias 25/12 e 01/01. Sempre penso neles como um plano B.
    Muitas vezes o hotel não tem frigobar e fica dificil armazenar algo para esses dias.
    Muito obrigada
    Audrey

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Audrey
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho 🙂
      O dia 25 de dezembro é realmente complicado. Para o Natal, aconselho que separe um dinheiro extra para comer nos restaurantes dos grandes hotéis ou então que faça a sua hospedagem em um apartamento ou quarto com pequena cozinha – que são bem comuns em Lisboa e no Porto. Assim, você fica mais tranquila. Já no Ano Novo você poderá encontrar mais locais abertos, sobretudo os restaurantes mais turísticos (não são os melhores, mas já facilita bastante!).
      Um forte abraço e uma excelente viagem

  2. Olá, Priscila!

    Parabéns pelo blog, tenho consultado bastante! Planejo uma viagem entre os dias 25/12 e 03/01 e gostaria de saber onde vc indica passar o reveillon. Desejo passar 4 dias em Portugal, para conhecer a capital e também cidades próximas, como Sintra e Cascais. Os outros 4 dias desejo ficar em Porto e conhecer as cidades no meio do caminho, incluindo Fátima,Óbidos, Aveiro, Braga, Guimarães… Gostaria de saber se vale a pena hospedar-me em cidades próximas a Porto, para economizar, e qual a mais indicada.

    Obrigada!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Alyne
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho 🙂
      Sobre a passagem de ano, diversas são as cidades que fazem festas na rua com fogos de artifício. Eu, particularmente, indicaria Lisboa ou Porto pela facilidade que você terá de interação com o comércio e atrações na véspera e também no dia 1. No Porto, a festa costuma ser na Av. dos Aliados e em Lisboa na Praça do Comércio. Por vezes pode mudar, mas essa informação é fácil de descobrir, assim que entrar o mês de dezembro (quando a programação musical é divulgada pelas câmaras municipais) – aqui no Cultuga também teremos as informações dentro da série de artigos “Portugal mês a mês”. Uma outra opção é ir a uma festa particular dentro dos hotéis ou, dependendo do seu perfil, uma balada.
      Com relação as cidades que deseja conhecer, eu tiraria Cascais, por ser inverno. Lembre-se também que, por vezes, você poderá pegar dias de chuva e que o sol se põe por volta das 17h nessa época do ano. Assim, faça um roteiro mais leve para que você possa aproveitar bem a sua viagem. Aqui incluimos algumas dicas: https://www.cultuga.com.br/2014/11/quais-cidades-visitar-em-portugal-no-inverno/
      Com relação a se hospedar em cidades próximas ao Porto, vai depender do que você pretende ver e dos seus deslocamentos. Se você for fazer uso do transporte público, aconselho que faça sua base no centro do Porto. Se estiver de carro, poderá ficar mais afastada, se assim desejar. Essas dicas podem ajudá-la:
      https://www.cultuga.com.br/2015/09/como-economizar-na-hospedagem-sem-perder-o-conforto-portugal/
      https://www.cultuga.com.br/2015/04/hoteis-bons-e-baratos-economico-onde-ficar-no-porto-portugal/
      Um abraço!

  3. Olá Priscila! Td bem? Muito legal o site de vocês! Bacana mesmo. Está me ajudando muito.
    Estamos montado o nosso roteiro e gostaria de sua opinião, pois não teremos muitos dias e gostaria de aproveitar o máximo. Estamos indo eu, meu esposo e meus pais. Chegaremos em Porto dia 26/12/16 por volta das 14h e voltamos por Lisboa no dia 01/01/17 às 17h. Estou na dúvida de quanto tempo passar no Porto, pois além de querer conhecer Lisboa direito, gostaria, se possível, de fazer aqueles passeios para as cidades próximas. Então gostaria de sua opinião sobre o tempo que devo ficar no porto e quais passeios sobre as cidades próximas a Lisboa que daria tempo de fazer.
    Bjs e muito obrigada!

    • Rafael Boro

      Obrigado pelo carinho com o Cultuga, Luana! Muito bom saber que as nossas informações estejam ajudando-a. 🙂
      Para conhecer os principais pontos do Porto é preciso pelo menos dois dias. Mas como vocês têm poucos dias no país e pretendem fazer bate-volta, a melhor coisa seria passar duas noites no Porto, uma na cidade e outra em Braga e/ou Guimarães.
      Em Lisboa, os passeios aos arredores são Sintra, Óbidos e Cascais. Temos um post que pode ajudar: https://www.cultuga.com.br/2014/07/5-cidades-para-fazer-um-bate-volta-a-partir-de-lisboa/
      Lembre que na época em que vocês irão viajar será inverno, então escurece mais cedo, por volta das 17h-18h, e por vezes chove. Alugar um carro é a melhor forma de aproveitar ao máximo. 🙂
      Um grande abraço e boa viagem!

  4. Olá Priscila,
    Chego na cidade do Porto em 25 de dezembro, você saberia me dizer se o metrô funciona nessa data? Procurei no site da companhia mas não encontrei essa informação.
    Obrigada

    • Rafael Boro

      Olá, Gisela
      Tudo bem?
      O metrô do Porto funciona normalmente no dia 25 de dezembro. Eles não para nenhum dia.
      Um abraço e boa viagem!

  5. Priscila, muito bom seu blog.
    Estou procurando hoteis que tenham ceia de natal e ja fiz contato com os 3 que sugeriu.
    Alem desses 3 teria mais algum?
    Existe algum hotel, no mesmo nível, além dos 3 citados por você em Vila Nova de Gaia que tenha ceia de natal?

    Abraços 🙂

  6. Cynthia Patricia Dores em

    Olá Priscila!!!!
    Vou para Portugal em uma excursão da Abreu saindo de São Paulo dia 27/12. Na passagem do ano estaremos no Porto, ainda não confirmaram o hotel e parece que não terá jantar de reveillon.
    Gostaria de sugestões para passar o Reveillon , que não seja na rua, mas sim um lugar com boa comida, festa e fogos. Somos 3 mulheres entre 60 e 64 anos, portanto não poderá ser um lugar de moçada de 30 anos.
    Cynthia

    • Rafael Boro

      OLá, Cynthia
      Tudo bem?
      Ainda não foi divulgada os jantares e festas do Ano Novo 2017-2018. Alguns hotéis e restaurantes costumam fazer jantares e festas especias, porém, nem todos possuem vista para a Ribeira e para a Av. dos Aliados, como o VINUM Restaurant & Wine Bar, o Yeatman e o Grande Hotel do Porto. A Douro Azul, uma das maiores empresas de cruzeiros do Douro, tem programas especiais de reiveillon. Tente verificar com esses locais e a Douro Azul se haver algum jantar especial no dia 31.
      Um abraço e boa viagem!

  7. Bom dia Priscila,

    Gostei muito do seu blog.

    Chegarei dia 30/12 em Lisboa com meu marido e filha de 9 anos para ficar 8 dias.

    Minha preocupaçáo sáo os dias 31/12 e 01/01. Terá lugares abertos para visitar, por exemplo museus, castelos, aquario em Lisboa ou Sintra?

    Também vamos para Porto, mas imaginei que Lisboa deve ter mais lugares abertos do que Porto nesses dias, ou náo?

    Agradeço sua atençáo,

    Yvette

    • Rafael Boro

      Olá, Yvette
      Tudo bem?
      Ficamos felizes que você gostou do blog! 🙂

      Em Lisboa, a maior parte das atrações costumam abrir no dia 31 de dezembro, como o Oceanário, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Centro Cultural de Belém, o Museu dos Coches, os Pastéis de Belém (até às 18h30), o Museu do Fado, o Palácio da Ajuda, o Time Out Mercado da Ribeira (das 10h às 19h) e o Museu do Azulejo. Em Sintra também, como o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena – e fecham no primeiro dia do ano. No dia 1 de janeiro as atrações abertas em Lisboa são o Oceanário, os Pastéis de Belém e o Time Out Mercado da Ribeira, todos em horário especial.
      Aproveito para indicar o nosso artigo sobre o Natal e o Ano Novo em Lisboa: https://www.cultuga.com.br/2015/12/dicas-natal-ano-novo-lisboa/

      Lisboa acaba tendo mais locais abertos por ser maior e com mais atrações do que o Porto. Mas também há muitas coisas interessantes para fazer no Porto, como caminhar pelas ruas da Baixa e da Ribeira. Entretanto, em todo o país, quase todos os locais fecham no dia 1 de janeiro.

      Um abraço e boa viagem!

  8. Olá, pessoal! Gosto muito do blog de vocês e costumo utilizar suas matérias como referência quando o assunto é Portugal… Vou passar réveillon no Porto e estou na luta para conseguir um lugar BBB (bom, bonito e barato) para passar a virada do ano na cidade… Rsrs. Estou procurando algo interessante pela Ribeira ou Vila Nova de Gaia que me proporcionasse uma boa vista dos fogos, que desse para ceiar e dançar um pouquinho, mas, de forma comedida, onde pudesse parar um pouquinho para descansar, caso me canse um bocadinho (rsrs)… Algo que fosse até faixa dos 100 euros… Teriam algum lugar assim para indicar? Desde já, muito obrigado!

    • Rafael Boro

      Olá, Jansen
      Como vai?
      Muito legal que você gosta e acompanha o nosso trabalho! 🙂

      O Porto é um destino muito procurado pelos turistas nessa época de fim de ano. Por conta disso, os preços das hospedagens são muito acima da média e já não há opções nas áreas mais concorridas, principalmente a zona da Ribeira e em Vila Nova de Gaia com vista para a Ponte D. Luís. 🙁 Infelizmente, não tenho nenhum lugar para indicar com o perfil que procura.

      Um grande abraço e boas festas! 🙂

Deixe um comentário