Como é Portugal em JULHO?

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Se você está com viagem marcada para Portugal em julho, veja quais são as informações que você precisa saber antes de embarcar!

Como é Portugal em JULHO?

COVID-19 em Portugal

Por conta da pandemia de Coronavírus (COVID-19), quem tem viagem marcada deve manter-se informado sobre as limitações de fronteira e regras internas do país para a contenção do vírus.

Temos aqui um artigo sempre atualizado com todas as informações necessárias.

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com os nossos parceiros da Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto.

Clima em Portugal – verão

Ele chegou: o verão!

As altas temperaturas começam a aparecer e o calor predomina no país. Julho é um mês mais seco e alguns dias podem ser verdadeiramente quentes, por vezes com temperatura e sensação térmica acima dos 30 graus.

Assim, proteja-se usando roupas leves, protetor solar, óculos de sol e consumindo bastante água, sempre.

Porém, não deixe de carregar uma calça jeans e uma jaqueta a tiracolo, pois as noites podem ser mais frescas. Veja como fazer a mala para o verão em Portugal.

Fuso Horário

O fuso permanece o mesmo do mês passado. Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão com 4 horas a mais do que Brasília, enquanto as ilhas dos Açores estão com 3 horas.

Esse horário segue até o mês de outubro, quando Portugal entra no horário de inverno.

No início de julho, o nascer do sol é por volta das 06h15 e o pôr do sol às 21h. No final do mês, o nascer acontece às 06h30 e o pôr do sol às 20h45.

Qual é o fuso horário de Portugal (e a diferença para o Brasil)?

Preços na rede hoteleira

Alta temporada é sinônimo de preços mais altos. Não há como escapar.

Os portugueses (e demais europeus) estão de férias. Então, todo mundo está viajando.

Portanto, aqui vale a recomendação: quanto antes você garantir a sua reserva, maior a probabilidade de conseguir um preço mais em conta e em um lugar bacana.

icon-hotelEncontre um bom hotel para se hospedar no Algarve

Aluguel de carro

A questão do aumento dos preços vale também para o aluguel de veículos. Se você estiver em um grupo – sobretudo com pessoas idosas, com pouca mobilidade ou crianças, ainda vale a pena locar um carro, sim.

Entretanto, se você estiver sozinho ou em casal, por exemplo, considere fazer também percursos de transporte público ou um roteiro de trem, se o seu objetivo é economizar.

Para algumas cidades portuguesas maiores (como Lisboa, Porto e Coimbra, por exemplo), vale fazer o deslocamento de trem pois, comprando com antecedência, você pode conseguir bons descontos (chegando até os 60%).

Roteiro completo para viajar de trem em Portugal

Liquidações

Julho pode ser um bom mês para fazer compras em Portugal. Apesar das liquidações (os chamados “saldos” por aqui) não terem mais uma data fixa, como acontecia anos atrás, algumas lojas aproveitam para baixar os preços dos produtos nesse início de verão. Os descontos podem chegar até os 60%.

Em Lisboa, o El Corte Inglés e a Decathlon são alguns dos locais que você poderá aproveitar para comprar durante todo o mês.

Verão em Lisboa: dicas do que fazer em dias bem quentes

Feiras e festas

Mantemos aqui a agenda dos eventos que normalmente acontecem neste período. Porém, em função da pandemia, podem sofrer alterações e cancelamentos.

Recomendo que você acompanhe as informações junto as câmaras municipais, postos de turismo ou o local do evento para que possa confirmar se terá alguma alteração em virtude das ações de prevenção do coronavírus.

Reforço que é nos meses de julho e agosto que acontecem algumas das feiras medievais mais importantes do país. Esse é um programa para todas as idades e bastante querido pelos portugueses. Tome nota da nossa recomendação: não deixe de ir  ao Mercado Medieval de Óbidos.

Música no Mercado Medieval de Óbidos

Mercado Medieval de Óbidos: programa imperdível para o verão em Portugal

Um outro evento bastante tradicional em Portugal é a Feira de Artesanato do Estoril que segue até setembro. Quem pretende esticar a viagem a Estoril e Cascais, pode dar uma passada por lá ao fim do dia.

Se você gosta de experimentar iguarias diferentes, passar pelo tradicional Festival do Caracol Saloio de Loures, pertinho de Lisboa, pode ser uma boa. São quase 20 dias com restaurantes e tascas que promovem pratos a base de caracóis, um petisco muito popular durante o verão português.

E quem se lembra daquela cidade portuguesa coberta por guarda-chuvas coloridos? Essas fotos rodaram o mundo há alguns anos. Se tratava do AgitÁgueda, uma festa que acontece no centro de Portugal por mais de 20 dias na cidade de Águeda, região de Aveiro. Nesse ano, as sombrinhas também estarão por lá, formando aquela decoração incrível!

Águeda, Portugal

O centro de Águeda fica repleto de guarda-chuvas coloridos até setembro

Para quem deseja mergulhar no universo da música portuguesa, poderá ir a Expofacic – uma feira agrícola em Cantanhede (30km de Coimbra).

Vale a pena comprar ingressos antecipadamente?

diversas atrações que oferecem a possibilidade de comprar os ingressos pela Internet e, assim, pular a fila da bilheteria e agilizar a sua entrada.

Deixo aqui a sugestão daqueles que geralmente são os mais concorridos e possuem essa facilidade (todos os ingressos aqui indicados são vendidos pelo órgão oficial de cada atração por meio do  Get Your Guide, um site que funciona como o Booking. Ele reúne as principais empresas turísticas de cada país):

Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa)

Este é um dos principais monumentos de Lisboa. Aqui costumam acumular filas de até 1 hora de espera, sobretudo quando chegam várias excursões ao mesmo tempo.

Com o ingresso online do Mosteiro, você poderá ir diretamente na entrada, sem pegar a fila da bilheteria.

Lembre-se apenas de imprimir antecipadamente.

Temos também um post sobre o Mosteiro dos Jerónimos para você se preparar para essa visita.

Palácio da Pena (Sintra)

Este é o palácio mais famoso de Sintra – aquele todo colorido que fica no topo da serra. Esta é uma daquelas atrações que geralmente são concorridas o ano todo.

Se você comprar o ingresso antecipadamente do Palácio, poupa tempo na fila da bilheteria e vai direto para a entrada do parque.

Você poderá apresentar o voucher no telefone ou impresso.

Veja também o nosso guia completíssimo para você tirar o melhor proveito da visita.

* Com filas menores e mais rápidas, mas também com disponibilidade para comprar online, estão o Castelo dos Mouros e o Palácio Nacional de Sintra.

Festivais de verão

Esse é o mês em que a temporada dos festivais de verão começa oficialmente.

Assim, tenha atenção ao calendário, se você tiver interesse ou não em ir. Isso porque, para quem deseja ver bons shows ou curtir o ambiente festivaleiro, é preciso se programar para comprar os ingressos (no caso de eventos pagos) e encontrar hotéis para o período.

Para quem não vai a nenhum festival, ainda assim vale a pena saber quais são os principais, pois as cidades que os recebem ficam mais cheias para a data, oscilando o preço da rede hoteleira e a quantidade de vagas disponíveis na região.

Veja quais costumam ser os destaques de julho:

Atenção: não são permitidos festivais em julho de 2020. Portanto, mantemos aqui a lista daqueles que costumam acontecer nesta época e que devem retornar em 2021.

Sugestões culturais para julho de 2021

Mantemos aqui a agenda dos eventos previstos. Recomendo que você acompanhe também as informações junto ao artista, a empresa de venda dos ingressos e a organização do evento para que possa confirmar se terá alguma alteração em virtude das ações de prevenção do coronavírus em Portugal.

Artistas brasileiros

Espetáculos e eventos

Como é Portugal em…

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Viaje a Portugal com segurança ✈

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

TRANSFERS EM PORTUGAL
Conheça o Vinícius e sua equipe! Eles terão enorme carinho em receber você em segurança e tranquilidade no aeroporto.

Veja como ficar mais perto da gente ❤

Estamos há 10 anos no ar produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa e turismo cultural e criativo para viajantes brasileiros!

♥ Seja membro em nosso Apoia-se (há vários mimos mensais!)

Participe das nossas lives temáticas aos domingos no YouTube

Siga o Cultuga no Instagram, no Facebook e no YouTube

Conheça as experiências que temos disponíveis para quem viaja a Portugal

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

12 Comentários

  1. Avatar

    E como os preços aumentam…. eu sempre ia em Portugal no final de Junho… So’ um exemplo, eu alugava um carro por 15 dias por menos de 250 euros… Fiz uma simulaçao para Agosto do mesmo carro e mesmo numero de dias…. 820 euros….

    • Rafael Boro

      Olá, Rubens

      Alta temporada é complicado. Uma pena toda essa diferença. Nós também já cotamos em meses diferentes e ficamos espantados :(

      Um grande abraço!

  2. Avatar

    Meu filho tem 9 anos e pediu de presente uma viagem para Portugal…modesto ele !!!!
    Para onde poderíamos ir ?
    Praia
    Meu nome é Shirley sou de Curitiba PR

  3. Avatar

    Bom dia,
    Pretendo ir para Portugal no mês de Julho/2018, minha mãe e eu (sonho a realizar – terra de meu avô). Estou desde outubro do ano passado, tentando fazer cotação de preços de passagens + estadias, pois pretendemos visitar Lisboa/ Porto/ Óbidos/ Fátima e Ilha da Madeira (Curral das Freiras). Nossa pretensão é ficar 10 dias. A maioria dos passeios, pretendo fazer por conta própria, pois assim nos aventuraremos mais, conhecendo ruas, lugares, etc.
    Enfim, gostaria de saber se alguém tem algumas dicas. Ainda não comprei passagens e nem reservei hotéis. Estou meio que perdido ainda e pretendo fazer tudo isso até o final deste mês. Por favor, alguém me dê um norte do que fazer ( e que seja bem em conta….srsrsr), qtos euros levar para viagem, como fazer para visitar estas cidades, se é melhor reservar 3 dias para visita na Ilha …enfim, aguardo sugestões. Obrigado e Abçs

  4. Avatar
    Melissa Oliveira em

    Olá, bom dia!
    Parabéns pelo site!!!
    Estamos planejando uma viagem a Portugal para julho de 2019.
    * Quais documentos tenho que providenciar: passaporte, cartão de vacina internacional, seguro viagem, algo mais?
    * Brasileiros precisam de visto para entrar no país?
    * O que sugerem: cartão internacional pré-pago ou dinheiro em espécie?
    * Com quantos meses de antecedência consigo comprar passagens aéreas?

  5. Avatar
    VERA CRISTINA ESPINDOLA MARTELLI em

    Tenho conhecidos em Coimbra ,Algarve e Viana do Castelo, seria possível visitar estes lugares mais Lisboa e Porto? Seria uma viagem de 10 a 14 dias.

Deixe um comentário