Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Dicas de Portugal para montar o seu roteiro? Eu te ajudo! :)

    Portugal é um país pequeno a primeira vista para os brasileiros. Porém, basta abrir um guia de turismo ou procurar o que fazer no país na Internet para perceber o universo de possibilidades e combinações em cada uma das suas regiões – o suficiente para deixar um viajante confuso, sem saber por onde começar.

    Assim, decidi compilar nesse artigo as principais dificuldades que percebemos dos viajantes para ajudá-lo com dicas de Portugal na hora de organizar a sua viagem ao país.

    Dicas de Portugal: como montar o seu roteiro

    Quantos dias ficar em Portugal?

    A resposta perfeita para a pergunta de quantos dias ficar em Portugal é:

    “O número de dias que você tem disponíveis para viajar”

    Para conhecer Portugal mesmo é preciso uma vida inteira rs. O país é pequeno geograficamente, mas suas regiões são bem diferentes entre si, seja para apreciar a cultura e a história, seja para provar os seus sabores e se encantar com a paisagem natural.

    Não importa se você tem 5 ou 20 dias para conhecer Portugal – o importante é aproveitar esse tempo da melhor forma.

    Como leitura complementar a essas dicas de Portugal, sugiro que você também acesse nosso artigos sobre quanto custa viajar para Portugal?

    Qual passagem comprar para Portugal

    Se você tem pouco tempo para viajar por Portugal, compre a chegada e a partida para cidades diferentes utilizando a opção de multicidades. Assim, você poupa tempo no deslocamento, mesmo que tenha que fazer uma curta escala.

    A opção mais clássica é chegar por Lisboa e ir embora pelo Porto (ou o inverso, claro), quando a ligação é realmente rápida.

    Para roteiros mais longos, a partir de 15 dias, o seu percurso também pode ser circular (seja para o sul, seja para o norte).

    Assim, usar Lisboa como ponto de chegada e de partida é uma boa escolha.

    As companhias aéreas que fazem voos diretos entre o Brasil e Portugal são a TAP, a Azul e a Latam.

    Primeira vez em Portugal: dicas do que não pode faltar

    Na minha opinião, o que não pode faltar em um primeiro roteiro de viagem a Portugal é Lisboa e Porto. São as maiores cidades portuguesas e bastante diferentes entre si.

    Elas podem ser visitadas a qualquer época do ano e não se esgotam. Sempre há o que fazer e comer em ambas.

    Você pode ir de Lisboa ao Porto de carro, ônibus, trem ou avião – todas são excelentes opções.

    Além delas eu, particularmente, indicaria como uma boa dica de Portugal a vila de Sintra. É muito romântica, bem próxima a Lisboa (dá para ir de trem ou de carro), e diferente da capital.

    Mas tire um dia todo para a visita, pois os palácios, os parques e o castelo têm percursos longos e cansativos (veja aqui, por exemplo, como é a visita ao famoso Palácio da Pena).

    Não dá para ver tudo em 1 dia só, mas aqueles que você eleger para conhecer, certamente já valerão a pena.

    dica de Portugal: palácio da pena
    O colorido Palácio da Pena é o principal cartão postal de Sintra

    Um outro clássico, principalmente dos viajantes brasileiros, é Fátima.

    Para o Santuário, geralmente dedica-se meio período (para quem está de transporte público) ou algumas horas (para quem segue de carro). Veja aqui o roteirinho que preparamos sobre Fátima.

    Com mais tempo, você pode alargar a sua viagem para outras cidades e regiões, de acordo com a época do ano e os seus interesses – se mais históricos, se de paisagem, se gastronômicos.

    Portugal é mesmo um mundo.

    Sugiro que comece a sua pesquisa por esse artigo base que temos aqui no Cultuga

    Somente evite correr o país para acumular número de cidades visitadas – passando mais tempo na estrada do que desfrutando dos locais que escolheu conhecer.

    É preciso ter bons motivos para retornar, não é? :)

     Você está planejando conhecer Portugal de trem? Veja esse roteiro completo e incrível que preparamos para você!

    Onde se hospedar em Portugal? Fixe as suas bases de viagem!

    Um costume meu e do Rafa, que gostamos de compartilhar entre os nossos clientes e leitores, é fixar bases principais da viagem e fazer uma parte dos deslocamentos do roteiro em bate-volta – seja de carro, seja de transporte público.

    Lisboa, por exemplo, acaba por ser uma cidade clássica para fazer base em Portugal. Há quatro áreas de Lisboa excelentes para você firmar a sua base :

    Parque Eduardo VII, no bairro das Avenidas Novas: um dos mirantes mais bonitos de Lisboa

    Dessa forma, você evita ter que fazer e desfazer a mala praticamente todos os dias e, no decorrer da viagem, cria também um afeto pelos locais que escolheu como base, com traquejo para lidar com o transporte e a região, deixando a mente mais tranquila e confortável.

    Temos dois artigos bem interessantes aqui no Cultuga com sugestões de bate-volta a partir do Porto e bate-volta a partir de LisboaSão dicas de Portugal imperdíveis. :)

    Claro que nem todos os perfis de viagem a Portugal permitem formar bases, principalmente para quem valoriza as estradas secundárias – mais lentas, porém, também muito bonitas – ou se vai atravessar regiões em percursos mais extensos.

    Como combinar viagens em bate-volta a partir das bases

    De transporte público, combine apenas uma cidade com a sua base por dia – ou você gastará mais tempo nos deslocamentos do que no próprio local (não há um fluxo constante de transporte entre pequenas localidades).

    Para cidades pequenas, conte meio período de passeio + meio período para a sua base.

    Por exemplo: Óbidos em um bate-volta de ônibus a partir de Lisboa. Para visitar essa vila, você pode tirar uma manhã. Do meio da tarde para a noite, dedique a uma atração de Lisboa próxima ao seu hotel ou de fácil acesso via metro.

    Évora é um bate-volta de dia completo, sobrando tempo apenas para um jantar em Lisboa.

    Dicas de Portugal: Óbidos
    Óbidos: um bate-volta a partir de Lisboa que todo mundo adora fazer!

    Se você estiver de carro, terá mais de flexibilidade nesse sentido. Você poderá combinar duas cidades pequenas em um mesmo dia (uma de manhã e outra a tarde), por exemplo.

    O seguro viagem é obrigatório para todo o viajante brasileiro que vai a Portugal. Explicamos aqui como escolher o seu!

    Quantos dias são ideais para conhecer Lisboa e Porto?

    Sempre indicamos o mínimo de 3 dias para Lisboa e 2 dias para o Porto.

    Se você tem menos tempo do que isso, aconselho que faça um tour guiado. Dessa forma, você poderá condensar um pouco mais as atrações e ir direto aos pontos de interesse, além de provar sabores locais, sem se preocupar se deixou algo para trás, junto de alguém que conhece bem as cidades, fazendo uma ligação entre a história, a cultura e as novidades.

    Vale incluir as ilhas portuguesas no roteiro por Portugal?

    Esse assunto é um pouco confuso para muita gente, mas totalmente compreensível. O primeiro ponto é saber que Portugal tem três arquipélagos: Berlengas, Madeira e Açores.

    O Arquipélago das Berlengas é o mais perto do continente, com três ilhas. Você chega a ele a partir de Peniche – são 11km. A visita mais popular é a ilha da Berlenga, acessada de barco (restrito aos meses de maio a setembro). A viagem é feita em um dia e com bate-volta a partir de Peniche.

    O Arquipélago da Madeira tem duas ilhas habitadas com bom suporte turístico: a Ilha da Madeira e do Porto Santo. As demais, que formam os grupos das Desertas e Selvagens, são reservas naturais, com acesso mais restrito.

    A partir de Lisboa há um bom fluxo de voos para o Funchal, na Ilha da Madeira. Assim, se você quer fazer apenas uma “escapadinha” do seu roteiro, pode reservar 4 ou 5 dias dias e ir para a Madeira.

    Tenha apenas em mente que é preciso ter alguma flexibilidade no roteiro pois, caso o tempo não esteja bom no dia da sua viagem, os voos podem atrasar ou serem adiados.

    Dicas de Portugal: Ilha da Madeira
    Rafa pelos caminhos da Ponta de São Lourenço, na Ilha da Madeira

    O mesmo acontece com os Açores. O arquipélago tem 9 ilhas. A partir de Lisboa, você consegue voar para todas elas, mas nem sempre com percursos diretos.

    Porém, para quem não tem um roteiro plenamente dedicado aos Açores, indicamos que escolha uma única ilha – das maiores – pelo suporte e fluxo de voos, como São Miguel ou a Terceira. Separe o mínimo de 5 dias.

    Sete Cidades, na Ilha de São Miguel – Açores

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    37 Comentários

    1. Dário Pinto de Sousa em

      Parabéns pelo trabalho que vocês realizam. Utilizei várias dicas quando visitei Lisboa no ano passado.
      Gostaria apenas de fazer um comentário sobre a necessidade de carro para quem se hospeda no Parque das Nações. Isso não é necessário, pois há a estação Oriente que permite o deslocamento de metrô para qualquer parte da cidade. Fiquei hospedado no hotel Tivoli do Parque das Nações, que fica mesmo ao lado da estação Oriente.

      • Olá, Dário
        Turo bem?
        Agradecemos o carinho com o nosso trabalho! Ficamos bastante contentes em saber que utilizou as nossas dicas durante a sua viagem e que voltou aqui para deixar o seu feedback. :)

        O que queremos dizer sobre usar o carro no Parque das Nações é que esse bairro é uma boa opção de hospedagem para aqueles estão com carro alugado em Lisboa, pois as ruas e as avenidas são mais largas, há mais estacionamentos (na rua e subterrâneos) e bons acessos às estradas.

        Você tem razão sobre a proximidade da estação Oriente, que tem ligação fácil com o Aeroporto e com o trem, por exemplo. Sem contar o ótimo suporte de restaurantes, lojas e serviços para o turista. ;)

        Um grande abraço e seja sempre bem-vindo ao Cultuga!

    2. Olá Priscila, boas dicas aqui nesse post (tem tempo que a gente não se vê, mas vou acompanhando o vosso trabalho, claro!). Só não concordo que o Parque das Nações seja uma das melhores bases para explorar Lisboa – acho que há zonas da cidade muuuuuito mais interessantes para o turista se hospedar. Grande abraço e força aí!

      • Olá, Filipe
        Tudo bem?
        É verdade… Faz um tempinho em que não nos vemos. Ficamos felizes que você esteja acompanhando o nosso trabalho, assim como nós também estamos ligados nas suas viagens! :)

        Indicamos o Parque das Nações porque é um bairro que os brasileiros gostam muito, principalmente as famílias que viajam com crianças. Os hotéis e os apartamentos turísticos são bons e o suporte do comércio está cada vez melhor (a oferta de bons restaurantes cresceu muito – era um dos pontos fracos de lá). Apesar de ser longe do centro histórico, a conexão com o metro e o comboio é fácil e prática, assim como as ligações com as estradas para fora de Lisboa. ;)

        Um grande abraço!

    3. Olá Priscila, tudo bem? Estou adorando as dicas do site, parabéns! Queria algumas dicas de roteiro de viagem.
      Meu marido, filhos (7 e 13 anos, meninos) e eu iremos à Portugal de 31.12.2018 à 13.01.2019, chegando em Lisboa, vamos alugar um carro e pretendemos chegar até o Porto. Teria alguma sugestão para nos passar e lugares imperdíveis no trajeto? Toda dica é super bem vinda :) Obrigada! Um abraço, Alessandra

    4. Roque & Boro, excelente blog estamos querendo chamar Portugal de home e temos uma pensao de 5Mil euros e pergunto..Somos uma familia pai,mae e filha 5 anos
      Creio de com este valor daria para alugar Apt. e etc.
      Gostaria do seu feedBack
      Obrigado.

    5. Saulo Henrique Selga em

      Rafael, obrigado pelo feedback na verdade tenho olhado por preços de Apt em Montejo, Setúbal e finalmente Fiqueira da Fox. Conhece uma empresa que constrói com “pinhos nórdicos” costrução rápida e aquecida, pois bem o custo do lote 500m2 + casa nova de 135m2 por 120 Mil EUR e ai vale a pena ou não?
      Claro desde que a idéia torne-se realidade lusitana.
      Abraços e sera um prazer contar com seus serviços de logística e reconhecimento PT

    6. “fixar bases principais da viagem e fazer uma parte dos deslocamentos do roteiro em bate-volta” Adorei a dica. Artigo excelente!!! PS: Adorei o blog e vou voltar sempre!!!

    7. Olá Rafael, Priscila

      Parabéns pelo belo trabalho, pelas dicas, sugestões e cordialidade.
      Está sendo muito útil para programar minha viagem a Portugal em setembro de 2018.
      Ficarei em Portugal 21 dias de Sul a Norte, com carro umas duas semanas.
      Ainda não ficou 100% claro a questão de seguro de carro em Portugal, 85% já está bom. Acho que não entendemos direito nem aqui no Brasil, fazemos de conta e torcemos para nunca usar.
      Mas a minha dúvida é simples. Como usarei como guia nas estradas (além de um mapinha) o GPS.
      Como vou usar muita bateria do celular, gostaria de saber qual o padrão nos carros para carregar a bateria do celular. Aqui no Brasil usamos o ascendedor de cigarro dos carros e um adaptador com saída para USB. É o mesmo em Portugal?
      Abraço
      Osmar

      • Olá, Osmar
        Tudo bem?
        Ficamos felizes que tenha gostado do nosso trabalho!
        Todos os carros que alugamos aqui em Portugal tinham uma entrada USB. Caso queira se sentir mais seguro, traga o adaptador. ;)
        Um grande abraço e aproveite muito os 21 dias em terras lusitanas!

    8. Adorei seu artigo e dele já abri muitas outras dicas.
      Vamos na metade de Outubro passar 12 dias em Portugal. A ideia seria fazer o que disse em usar cidades base e fazer bate e volta. Então ficariamos alguns dias em Lisboa, conhecendo dali Sintra, Caiscais, Estoril. Subiriamos até Coimbra passando por Tomar e ali ficamos 3 noites, conhecendo nos dias seguintes a própria Coimbra e bate e volta para Fatima e Batalha. Subindo até Porto apenas passariamos por Aveiro. Ficaremos em Porto 4 noites, sendo um dia para bate e volta Braga e Ponte de Lima, um dia bate e volta Guimarães e alguma das cidades da região do Douro para conhecer uma vinícola e um dia para ficar apenas em Porto. Nosso retorno é a partir de Lisboa, então no retorno de Porto a Lisboa faríamos a parada em Óbidos. Mais 2 noites em Lisboa para retornar.

      Minha dúvida é: Minha filha estará com 1ano e 7 meses. Todos esses bate e volta seriam muito cansativos para fazer com ela? Pensamos em trocar o mínimo de hotel e tentar aproveitar o máximo a viagem, mas tentando sempre respeitar o ritmo dela.

      • Olá, Vanessa
        Tudo bem?
        Fico feliz que tenha gostado do artigo e das outras dicas! :)

        Como não temos filhos, não sei dizer se os bate-voltas serão cansativos para a sua filha, pois depende de como ela irá se adaptar com o fuso horário (até o dia 21 de outubro são 4 horas de diferença) e se ela gosta de andar de carro, por exemplo. Porém, o mais importante é adaptar a viagem de acordo com o ritmo dela e ver como ela está cada dia. Dormir em algumas cidades (como vocês irão fazer) é importante, pois dá para controlar e programar melhor cada dia e cada bate-volta com calma. ;)

        Um grande abraço e boa viagem!

    9. Olá! Comecei a ler os posts e tenho gostado muito! Vou com meu marido e meu filho para Portugal agora em novembro, no comecinho! Gostaria de saber se é tranquilo viajar com um bebê que vai estar com 5 meses e meio praí! Vocês têm algumas dicas para este tipo de viagem?
      Chegamos por Porto e vamos embora por Lisboa!
      Muito obrigada!

      • Olá, Debora
        Tudo bem?
        Ficamos contentes que tenha gostado dos nossos posts! :)

        Infelizmente, grande parte do centro histórico (onde há muitos edifícios e monumentos importantes para as cidades) de Lisboa, Porto, por exemplo, tem ladeiras, calçadas apertadas e acabam não sendo acessíveis. A tradicional calçada portuguesa (com as pedras portuguesas) é um pouco chata para andar com os carrinhos de bebê, pois trepida um pouco, mas é super comum turistas de todas as partes do mundo visitarem o país com filhos pequenos. O uso do Sling é uma boa alternativa. Nos últimos dois anos, Lisboa melhorou a acessibilidade de muitos bairros.
        Uma boa dica é ficar hospedado em bairros mais planos em Lisboa (Avenidas Novas e Parque das Nações – com estações de metro perto) e no Porto (Boavista e Foz – metro Casa da Música) para facilitar o deslocamento.

        Acho também importante adequar o ritmo da viagem e os locais que são visitados sempre ao ritmo do seu bebê. Ficar hospedado em um apartamento ou hotel com café da manhã é bem interessante. Deixo aqui algumas dicas de hospedagens em Lisboa, no bairro das Avenidas Novas: https://www.cultuga.com.br/2017/05/onde-se-hospedar-em-lisboa-bairro-avenidas-novas/

        Um grande abraço e boa viagem!

    10. Olá, meu nome é Edna.
      Estou gostando bastante das dicas, porém tenho algumas dúvidas.
      Gostaria de ficar em quartos em casa de família, por ter pouco dinheiro para gastar, será possível?
      Tenho que comprar os bilhetes de trem ou ônibus aqui no Brasil?
      Vou ficar 15 dias, com chegada e saída por Lisboa, quanto tenho que ter aproximadamente para os gastos básicos?

      Grata,
      Edna

      • Olá, Edna
        Como vai?

        Fico feliz que esteja gostando das dicas! :)

        É possível ficar em quartos de família ou dormir na sala de uma pessoa, por exemplo, mas eu nunca usei. Você pode pesquisar mais no site Couch Surfing. Outra opção é ficar hospedada em hostels. Há vários no país todo e o preço é mais baixo. ;)

        Sobre comprar os bilhetes de trem e ônibus antecipadamente, depende do seu destino. Só vale a pena nas viagens de longo curso, como Lisbo-Porto, por exemplo. Nas viagens com trens urbanos ou ônibus, é possível comprar na hora. Deixo aqui um post explicando a compra antecipada de bilhetes de trem: https://www.cultuga.com.br/2017/08/portugal-comprar-passagem-trem-desconto/

        Aqui nesse link tem várias dicas de quanto você vai gastar, em média, em uma viagem a Portugal: https://www.cultuga.com.br/2018/01/quanto-custa-viajar-portugal-euros-dia/

        Um abraço e boa viagem!

    11. Olá vou fazer uma viagem para Portugal em agosto de 15 dias com chegada e partida em Lisboa. Além de Lisboa e Porto, Quais outras cidades servem de base para minha viagem. Pretendo alugar um carro para fazer os bate e volta entre as cidadezinha. Agradeço a ajuda

    12. Barbara Ribeiro em

      oi gente!
      vou pra portugal em julho com a minha família, resolvi tirar porto do roteiro pq vamos ficar apenas 12 dias e por ser verão.
      meu roteiro está assim: 2 noites em evóra, 4 noites na região do algarve e 4 noites em lisboa. estou com 2 noites livres e não sei onde devo encaixar. pensei em setúbal… o que vocês indicam?
      obrigada!

    13. Olá Rafael e Priscila! Estou encantada com o Cultuga! Tenho ficado até de madrugada lendo os posts de vcs… rrssss.Sensacional! Meu marido e eu vamos para Portugal em Out/Nov.Chegaremos em Porto dia 31/11 e lá ficaremos até 4/11. Depois vamos para Lisboa,onde ficaremos até 11/11,dia que voltaremos para o Brasil.Estou com algumas dúvidas e gostaríamos de contar com a ajuda de vcs:
      – A princípio pensamos em alugar um carro em Porto para irmos a Lisboa, e no trajeto fazermos algumas paradas: o que vcs acham disso e quais locais seriam interessantes, caso essa opção seja viável?
      – Ou seria mais interessante irmos de trem de Porto para Lisboa, e alugarmos um carro aqui para fazermos bate-volta?(queremos ir a Sintra, Cascais,óbidos,Fátima,Coimbra).
      – Um local que queremos muito ir é Évora, pois amamos vinho e quero conhecer as principais vinícolas da região.O problema que considero: degustação x carro x fiscalização. Consideraria passar uma noite em Évora, é interessante?
      Ufa… tenho mais várias dúvidas! Mas vou tirando com vcs até chegar a viagem!
      Muitíssimo obrigada,queridos!
      Abraços,Cristina

      • Olá, Cristina
        Tudo bem?
        Agradecemos tamanho carinho!

        Sobre as suas dúvidas:

        – Sim, é bem tranquilo alugarem um carro para fazer o caminho do Porto a Lisboa e aproveitarem o centro do país. Há uma infinidade de lugares deliciosos para conhecerem no percurso. Sobre os locais para parar, são inúmeros, mesmo. Depende do que vocês gostam de ver. Procure mais sobre Aveiro, Óbidos, Coimbra, Fátima, Alcobaça, Batalha ou Nazaré, por exemplo, e veja qual desses locais mais cativa vocês. Temos aqui artigos sobre o centro e falamos de todos esses locais, para que possam eleger aquele ou aqueles que mais os interessam: https://www.cultuga.com.br/category/regioes-de-portugal/centro/

        – Sim, também é uma possibilidade – sobretudo em custo. Para alugar o carro no Porto e devolver em Lisboa há sempre uma taxa acrescentada (veja esse artigo sobre alugar um carro: https://www.cultuga.com.br/2015/07/como-alugar-um-carro-para-viajar-por-portugal/). Desses locais que você citou, o único que não recomendo como bate-volta de Lisboa é Coimbra – por ser mais perto do Porto. Se optarem pelo trem e fizerem questão de visitar Coimbra, poderão fazê-la em bate-volta do Porto de trem, por exemplo. O restante, podem fazer de carro em bate-volta de Lisboa, sim.

        – A região do Alentejo é uma delícia. Se vocês gostam muito de beber sem se preocupar com a direção, dormir por lá é uma excelente escolha. Caso estejam apenas preocupados com a fiscalização em virtude de degustações simples, estejam tranquilos. Aqui existe alguma tolerância nesse sentido. Sem exageros, claro.

        Um grande abraço e aproveitem muito!

    14. Olá Priscila e Rafael, td bem?
      Há algum tempo estou explorando os posts de vcs e achando tudo sensacional! Parabéns mesmo!
      Estamos(meu marido e eu) indo para Portugal, chegaremos dia 31/10/19 em Porto, meu marido correrá a maratona dia 03/11, e dia 04/11 vamos sair do Porto em direção a Lisboa. Então aqui vão algumas dúvidas:
      1- Entre Porto e Lisboa,trajeto que pensamos em fazer de carro, quero conhecer Fátima, Óbidos, e aceito sugestão de mais lugares. Onde devemos pernoitar?
      2- Estando em Lisboa(ficaremos aqui até 11/11/19) quero ir a Sintra, Cascais, Évora,Monsaraz, e aceito mais sugestões novamente: como fazer esses percursos, de carro? de trem? quais de carro e quais de trem?
      3- É viável sair de Porto, pernoitar em alguma cidade da pergunta 1, e depois ir para Évora? Aproveitando que já estaremos de carro, e assim podemos entregar o carro quando chegarmos a Lisboa e fazermos os outros trajetos(da pergunta 2) de trem. O que vcs acham?
      Desde já agradeço a atenção de vcs! Ansiosa pelas respostas! Rrrssss
      Atenciosamente,
      Cristina

      • Olá, Cristina
        Tudo bem? Por aqui está tudo joia!
        Agradeço, novamente, tamanho carinho! Agora que vi a sua outra mensagem, peço desculpas. Percebi que afinaram um pouco mais o roteiro, não é? :)
        As dúvidas:

        1- Fátima e Óbidos são excelentes locais para passarem nesse percurso. Se quiserem pernoitar no caminho, essas duas localidades possuem uma ótima rede hoteleira. Em conforto e custo/ benefício, Fátima é uma excelente opção. Aqui temos algumas sugestões: https://www.cultuga.com.br/2014/05/roteiro-o-que-fazer-em-fatima/ . Em experiência, claro, Óbidos é imbatível. Mas lembre-se, apenas, das limitações de conforto por ser uma vila muralhada. Temos aqui mais informações: https://www.cultuga.com.br/2019/07/onde-dormir-obidos-hoteis-portugal/

        2- A escolha vai depender do perfil de viagem que desejam fazer e o que desejam visitar. Desses, o único lugar que não é acessível de transporte público é Monsaraz. Aqui no Cultuga temos muito conteúdo sobre Cascais, Sintra e Évora, com todas essas informações. No topo da página tem uma lupinha. Digite o nome da cidade que deseja pesquisar para ver as nossas publicações. Vão ajudar bastante vocês! Sobre Monsaraz, especificamente, ainda não publicamos aqui no blog. Mas se você tiver acesso, entre em nosso Instagram e clique no destaque “Alentejo”. Lá tem vídeos nossos sobre Monsaraz (https://www.instagram.com/cultuga/).

        3- Sim! Também é super possível.

        Um grande abraço e uma excelente viagem!

    15. MARLENE XAVIER DOS SANTOS em

      OLÁ Priscila, obrigada pelas suas matérias. Pretendo ir a Portugal em maio, mas por poucos dias. Lisboa, Porto, Coimbra, Azinhaga e Fátima são básicas. O que sugerem? Partir de Porto ou de Lisboa? Dá para acrescentar mais alguma cidade no caminho? Gosto muito da parte histórica. Azinhaga (terra do escritor Saramago) não consigo saber como chegar ou sair de lá, estarei indo sem carro (de trem ou ônibus). Fico no aguardo ansiosa pois já preciso comprar as passagens. Abração e obrigada

      • Olá, Marlene
        Agradeço o seu carinho pelo Cultuga!

        Para chegar a Azinhaga sem carro alugado, deixo como sugestão mais fácil que você faça Lisboa-Entroncamento de trem (comboio da CP que sai da estação Lisboa Oriente) e de lá pegue um táxi (cerca de 20 minutos). Recomendo que você pegue o telefone do taxista que levar você para Azinhaga para que você possa retornar ao Entroncamento.

        Nos deslocamentos do seu roteiro, você poderá fazer:

        Lisboa – Entroncamento – Azinhaga – Entroncamento (há também um museu interessante no Entroncamento, que é o Museu Nacional Ferroviário)

        Entroncamento – Coimbra (trem)

        Coimbra – Porto (trem)

        Porto – Fátima (ônibus)

        Fátima – Lisboa (ônibus)

        Como são poucos dias, feche o roteiro no que você já escolheu e aproveite com profundidade cada passeio. Vale mais a pena bater perna e conhecer os lugares que escolheu, que são fantásticos, do que ficar pingando em muitos lugares, passando tanto tempo dentro dos transportes, sem poder ver com calma.

        Aqui no Cultuga temos muitos artigos bem completos sobre Lisboa, Porto, Coimbra e Fátima para inspirar o seu passeio!

        Uma excelente viagem!

    Deixe um comentário