Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    O inverno é o período da baixa temporada do turismo em Portugal. A temperatura e o clima em Portugal no inverno são de dias frios e, por vezes, úmidos. De qualquer forma, vale a pena viajar por Lisboa, Porto, Coimbra e outras tantas lindas cidades de Portugal nessa época do ano.

    Reuni nesse artigo do Cultuga informações de como é o clima em Portugal entre 21 de dezembro e 20 de março – dias que marcam o Inverno na Europa.


    Como é o clima em Portugal no Inverno

    O que fazer em Lisboa: MAAT
    O espetacular pôr-do-sol de inverno no MAAT, na cidade de Lisboa

    O clima do inverno em Portugal varia de acordo com as regiões do país. De maneira geral, não há muitos dias de temperaturas negativas como em outros países europeus.

    É claro que há localidades que fazem bastante frio e têm temperaturas mínimas negativas, como a Guarda e a Covilhã, junto a Serra da Estrela, e Bragança, em Trás-os-Montes, por exemplo.

    Costuma ventar bastante em Portugal nessa época do ano, principalmente nas cidades próximas ao mar. O vento faz com que a sensação térmica fique mais baixa.

    Muitos leitores do Cultuga perguntam se neva em Portugal no inverno. Sim, pode nevar nos pontos mais altos do país, como a Serra da Estrela, na região Centro, nas partes montanhosas do Norte e no topo da ilha do Pico, nos Açores. ❄️

    Lembrando sempre que não dá pra prever as temperaturas com tanta antecedência, nem em quais dias poderá nevar. Afinal, estamos falando da natureza. Depende de ano para ano.

    Porém, tenho uma dica importante: na semana anterior ao seu embarque, não deixe de checar as temperaturas das cidades que você vai conhecer no seu aplicativo ou site meteorológico preferido. Nós gostamos de usar o AccuWeather. Ele oferece até mesmo as médias históricas para todos os meses do ano.

    Ou seja, se você já quer se organizar com alguma antecedência, também é possível consultar as possíveis médias para que você tenha uma referência para a época da sua viagem.

    Usar aplicativos no telefone é uma ótima maneira de acompanhar a previsão do tempo em Portugal. Na foto, as temperaturas do início do mês de janeiro

    Temperaturas médias do Inverno em Portugal

    Indicamos aqui como referência as temperaturas médias do inverno em Portugal para as três das cidades mais importantes:

    Médias históricas de temperatura em Lisboa
    Dezembro: Máximas 15ºC – Mínimas 9ºC
    Janeiro: Máximas 15ºC – Mínimas 8ºC
    Fevereiro: Máximas 16ºC – Mínimas 9ºC
    Março: Máximas 18ºC – Mínimas 11ºC 

    Médias históricas de temperatura no Porto
    Dezembro: Máximas 14ºC – Mínimas 7ºC
    Janeiro: Máximas 14ºC – Mínimas 6ºC
    Fevereiro: Máximas 14ºC – Mínimas 6ºC
    Março: Máximas 16ºC – Mínimas 8ºC 

    Médias históricas de temperatura em Coimbra
    Dezembro: Máximas 14ºC – Mínimas 6ºC
    Janeiro: Máximas 14ºC – Mínimas 5ºC
    Fevereiro: Máximas 15ºC – Mínimas 5ºC
    Março: Máximas 17ºC – Mínimas 7ºC 


    Características do Clima em Portugal no Inverno

    O inverno é uma estação do ano boa para viajar por ter um fluxo menor de turistas em Portugal – com exceção do período do Natal, do Ano Novo e do Carnaval.

    Torre da Serra da Estrela
    A Torre, na Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal continental, em um lindo dia de inverno com neve

    O finalzinho de dezembro é o início do inverno em Portugal. As temperaturas começam a baixar e as frentes frias são mais comuns. Porém, o clima de final de ano e os deliciosos doces de Natal fazem esquecer (e aquecer também!) os dias gelados.

    Janeiro e fevereiro são meses em que o inverno está consolidado. Além do frio, a chuva passa a ser mais frequente, tanto aquelas pancadas fortes como os aguaceiros constantes. A vantagem é que, quando chove, as temperaturas não ficam tão baixas como naqueles dias de céu bastante azul.

    Dicas do que fazer em Lisboa em um dia de chuva

    Inverno na cidade de Barcelos, no norte de Portugal

    Já em março, o clima pode ter alguma “pitada” de primavera, pois é a transição das estações. Porém, ainda há possibilidade de entrar alguma frente fria. 

    Lembre-se que as temperaturas são diferentes de norte a sul do país (incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira), portanto, fique de olho ao fazer as malas para viajar para Portugal. 

    Aqui no blog tem um post com dicas do que levar na mala no inverno em Portugal. 

    O país é pequeno, mas a diferença de clima entre as regiões pode ser grande.

    Viaje a Portugal com segurança

    Reserve tudo o que você precisa com opção de cancelamento gratuito

    Sou jornalista, luso-brasileiro, tenho 40 anos e gosto de apreciar a gastronomia portuguesa. Lisboa me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca, Moonspell e Tiago Bettencourt.

    Deixe um comentário