Descontão na passagem de trem para viajar por Portugal

6

Se tem algo que, por vezes, pode confundir o viajante é como comprar as passagens de trem com desconto para viajar por Portugal. De Lisboa ao Porto, por exemplo, a CP – empresa que gere os comboios de Portugal – oferece bilhetes que podem chegar até os 65% de desconto para compras antecipadas.


Ou seja, dá até para comprar bilhetes em primeira classe com preço mais baixo do que o normal – da segunda classe. Basta se programar!

Entretanto, mesmo sabendo dessa informação, quem não está acostumado com o site da CP pode se confundir na hora da compra. Por isso, decidimos fazer aqui um passo-a-passo que vai te ajudar a economizar um bom dinheiro e ganhar em conforto.

Veja como ir de Lisboa ao Porto com rapidez e bom preço

Pontos importantes a levar em conta:

– Os descontos são oferecidos nas passagens compradas de 60 a 5 dias antes do embarque;

– A quantidade de bilhetes com desconto é limitada. Portanto, não é porque você efetuou a compra antecipadamente que necessariamente terá acesso aos descontos;

– As passagens com desconto podem ser compradas pela Internet ou pessoalmente nas bilheterias;

Os descontos são aplicados somente nas viagens de longo curso feitas pelos comboios Intercidades e Alfapendular;

Os desconto são variáveis e podem ir de 40% a 65%;

Os bilhetes com desconto podem ser revalidados, ou seja, trocados para outro horário dentro do mesmo percurso (sujeito a disponibilidade de lugares). Entretanto, no caso de cancelamento por parte do cliente, não há reembolso.

Veja como comprar uma passagem de trem com desconto

1. Acesse o site da CP e, no topo da página, clique em myCP. Faça um cadastro com os seus dados, login e senha. Depois, retorne a página principal e preencha a origem, o destino e a data da sua viagem. Clique em “Pesquisar”.

Aqui, fiz uma simulação para pouco mais de 30 dias, em uma viagem entre Lisboa Oriente e Porto Campanhã

2. No resultado da busca, você vai encontrar todos os horários disponíveis para aquela data escolhida. Note que do lado direito da tela há uma coluna com o título “Promoção 1ª/2ª”. É ao lado dessa estrelinha que você vai encontrar os preços com desconto.

Note que em alguns horários há dois preços (referentes a primeira e segunda classe), outros há apenas um preço (quando uma das classes já não tem mais desconto) e há também aqueles estão em branco (quando não há promoções para esse trem na data indicada, somente bilhetes normais)

3. Selecione o horário que você deseja clicando na última coluna e prossiga para a compra. No caso do meu exemplo, escolhi somente ida. Por isso, o botão indica “Comprar apenas ida”.

… Mas o desconto também é válido para quem compra ida + volta

4.  Hora de escolher o serviço, se você vai optar por classe conforto (1ª classe) ou classe turística (2ª classe). Não esqueça de ler e marcar a caixa das condições de venda online.

5. Hora de fazer o seu login, incluindo o e-mail de cadastro e a senha.

6. Essa é a tela que você deve ter atenção. Para ter acesso ao preço mais barato, primeiro selecione o tipo de passagem na categoria “Desconto” (inteiro, criança, jovem, senior, etc.). Depois, não esqueça de clicar na caixa ao lado e selecionar a opção “Com Promoção”. Por fim, clique no botão “Recalcular preço” e confira o novo valor da passagem.

Primeiro escolha o seu tipo de bilhete

Não esqueça de indicar “Com Promoção”

Recalcule o preço para visualizar e confirmar a promoção

7. Agora finalize a sua compra selecionando o lugar que você vai sentar (tenha atenção no “sentido da marcha”, ou seja, para o lado que o trem segue. Assim, você evita viajar de costas) e efetuando o pagamento, que pode ser via Paypal ou com cartão de crédito internacional. No dia da viagem, você embarca direto, sem ter que fazer a validação antecipada da sua passagem. Durante o percurso, passará um bilheteiro para fazer a conferência. Aí, basta você mostrar a passagem em seu smartphone, juntamente com o seu passaporte (ou cartão cidadão, para quem tem nacionalidade portuguesa), ou então impressa – se você preferir.

Tire suas dúvidas de como usar o metrô de Lisboa

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

6 comentários

  1. Olá Priscila!

    Tem Wifi na segunda classe também ou somente na primeira? É muito pior a viagem na segunda classe?

    • Rafael Boro

      Olá, Diogo
      Tudo bem?
      Também tem wifi na segunda classe do alfapendular e intercidade das linhas que ligam Lisboa ao Porto. O que muda mais na segunda classe é a falta de tomada e as poltronas, que são menos confortáveis. No geral eu acho bom, principalmente nos trens alfapendulares recém remodelados.
      Um abraço e boa viagem!

  2. Gustavo Almeida em

    Boa tarde,
    farei o trajeto Porto/Lisboa em janeiro: o processo é exatamente o mesmo?!
    E como são feitas as baldeações para descer na estação mais próxima do meu hotel?!
    Obrigado.

    • Rafael Boro

      Olá, Gustavo
      Tudo bem?
      O processo é o mesmo. Em Lisboa, os trens vindos do Porto param nas estações Oriente e Santa Apolónia, ambas têm ligação com o metrô, mas não há baldeação. Temos um post de como usar o metrô de Lisboa que vai ajudar você a encontrar a estação mais próxima do seu hotel: https://www.cultuga.com.br/2016/07/como-usar-metro-lisboa/ 😉
      Abraços e boa viagem!

  3. Jenifer Amorim em

    Bom dia!
    Estou tentando comprar passagens no site da CP para viajar de Lisboa para Porto no dia 25/10. No site mostra todos os horários, porém só me dão um horário de opção de compra de ida e nenhum horário de volta. Será que todos os outros horários já estão esgotados ou porque estou comprando antecipado eles ainda não liberaram as outras opções? Detalhe que em todos aparecem o preço promocional. Espero que possam me ajudar porque fiquei sem opção de compra. Muito obrigada!

    • Rafael Boro

      Olá, Jenifer
      Tudo bem?
      Só é possível comprar bilhetes com no máximo de 60 dias de antecedência. Os bilhetes do dia 25 de outubro estão nesse período, já a volta, deve passar, por isso você não consegue.
      Um abraço e boa viagem!

Deixe um comentário