Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Se tem algo que, por vezes, pode confundir o viajante é como comprar as passagens de trem com desconto para viajar por Portugal. De Lisboa ao Porto, por exemplo, a CP – empresa que gere os comboios de Portugal – oferece bilhetes que podem chegar até os 65% de desconto para compras antecipadas.

    Ou seja, dá até para comprar bilhetes em primeira classe com preço mais baixo do que o normal – da segunda classe. Basta se programar!

    Entretanto, mesmo sabendo dessa informação, quem não está acostumado com o site da CP pode se confundir na hora da compra. Por isso, decidimos fazer aqui um passo-a-passo que vai te ajudar a economizar um bom dinheiro e ganhar em conforto.

    trem em portugal alfapendular
    Comboio Alfapendular

    Como comprar uma passagem de trem em Portugal

    Pontos importantes a levar em conta:

    – Os descontos são oferecidos nas passagens compradas de 60 a 5 dias antes do embarque;

    – A quantidade de bilhetes com desconto é limitada. Portanto, não é porque você efetuou a compra antecipadamente que necessariamente terá acesso aos descontos;

    – As passagens com desconto podem ser compradas pela Internet ou pessoalmente nas bilheterias;

    Os descontos são aplicados somente nas viagens de longo curso feitas pelos comboios  do tipo Intercidades (IC) e Alfapendular (AP);

    Os desconto são variáveis e podem ir de 40% a 65%;

    Os bilhetes com desconto podem ser revalidados, ou seja, trocados para outro horário dentro do mesmo percurso (sujeito a disponibilidade de lugares). Entretanto, no caso de cancelamento por parte do cliente, não há reembolso.

    Passo-a-passo para comprar a passagem com desconto

    1. Acesse o site da CP e, no topo da página, do lado direito, clique em myCP. Faça um cadastro com os seus dados, login e senha. Depois, retorne a página principal e preencha a origem, o destino e a data da sua viagem. Clique em “Pesquisar”.

    Aqui, fiz uma simulação para pouco mais de 30 dias, em uma viagem entre Lisboa – Oriente (neste caso, também é possível sair da estação Santa Apolónia) e Porto – Campanhã

    2. No resultado da busca, você vai encontrar todos os horários disponíveis para aquela data escolhida. Note que do lado direito da tela há uma coluna com o título “Promoção 1ª/2ª” (Bilhete Promo). É ao lado dessas estrelinhas que você vai encontrar os preços com desconto.

    Note que em alguns horários há dois preços (referentes as primeiras e segundas classes), outros há apenas um preço (quando uma das classes já não tem mais desconto) e há também aqueles em branco (quando não há bilhetes em promoção para esse percurso na data indicada, somente bilhetes normais)

    3. Selecione o horário que você deseja clicando na bolinha da última coluna e prossiga para a compra. No caso do meu exemplo, escolhi somente ida. Por isso, o botão indica “Comprar apenas ida”.

    … Mas o desconto também é válido para quem compra ida + volta, ok?

    4.  Hora de escolher o serviço, se você vai optar por classe conforto (1ª classe) ou classe turística (2ª classe). Não esqueça de ler e marcar a caixa das condições de venda online.

    5. Hora de fazer o seu login, incluindo o e-mail de cadastro e a senha (caso a sessão tenha expirado).

    6. Essa é a tela que você deve ter atenção. Para ter acesso ao preço mais barato, primeiro selecione o tipo de passagem na categoria “Desconto” (inteiro, criança, jovem, senior, etc.). Depois, não esqueça de clicar na caixa ao lado e selecionar a opção “Com Promoção/ Bilhete Promo”. Então, basta clicar em “Valor a Pagar” para visualizar o total.

    7. Agora finalize a sua compra selecionando o lugar que você vai sentar (tenha atenção no “sentido da marcha”, ou seja, para o lado que o trem segue. Assim, você evita viajar de costas) e efetuando o pagamento, que pode ser via Paypal ou com cartão de crédito internacional.

    Trem em Portugal
    Na parte inferior da tela você verá a indicação do “sentido da marcha”. No desenho dos assentos, a parte mais escura indica o encosto da poltrona

    No dia da viagem, você embarca direto, sem ter que fazer a validação antecipada da sua passagem. Durante o percurso, passará um bilheteiro para fazer a conferência. Aí, basta você mostrar a passagem em seu smartphone, juntamente com o seu passaporte (ou cartão cidadão, para quem tem nacionalidade portuguesa), ou então impressa – se você preferir.

     Você está planejando conhecer Portugal de trem? Veja esse roteiro completo e incrível que preparamos para você!

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    63 Comentários

      • Olá, Diogo
        Tudo bem?
        Também tem wifi na segunda classe do alfapendular e intercidade das linhas que ligam Lisboa ao Porto. O que muda mais na segunda classe é a falta de tomada e as poltronas, que são menos confortáveis. No geral eu acho bom, principalmente nos trens alfapendulares recém remodelados.
        Um abraço e boa viagem!

    1. Gustavo Almeida em

      Boa tarde,
      farei o trajeto Porto/Lisboa em janeiro: o processo é exatamente o mesmo?!
      E como são feitas as baldeações para descer na estação mais próxima do meu hotel?!
      Obrigado.

    2. Bom dia!
      Estou tentando comprar passagens no site da CP para viajar de Lisboa para Porto no dia 25/10. No site mostra todos os horários, porém só me dão um horário de opção de compra de ida e nenhum horário de volta. Será que todos os outros horários já estão esgotados ou porque estou comprando antecipado eles ainda não liberaram as outras opções? Detalhe que em todos aparecem o preço promocional. Espero que possam me ajudar porque fiquei sem opção de compra. Muito obrigada!

      • Olá, Jenifer
        Tudo bem?
        Só é possível comprar bilhetes com no máximo de 60 dias de antecedência. Os bilhetes do dia 25 de outubro estão nesse período, já a volta, deve passar, por isso você não consegue.
        Um abraço e boa viagem!

    3. Boa noite Rafael,

      Saindo de Lisboa, devo pegar a estação oriente e em Porto a estação Campanha? Fiquei um pouco na dúvida. As outras estações não dão certo?
      Desde já agradeço a atenção!

      • Olá, Heloiza
        Tudo bem?
        Em Lisboa, você pode sair da estação Oriente (ligação com a linha vermelha do metro) ou Santa Apolónia (ligação com a linha azul do metro). Já no Porto, apenas Campanhã. Os trens de longo curso não chegam a estação que fica no centro histórico da cidade, a São Bento. Caso não queira pegar um táxi na Campanhã para o seu hotel, com o mesmo bilhete, você pode utilizar o trem urbano para fazer o trajeto Campanhã-São Bento. É rápido e prático. Na estação tem todas as indicações. ;)
        Um grande abraço e boa viagem!

    4. Boa tarde.
      Estou indo para Aveiro em janeiro do ano que vem e gostaria de saber o que é mais vantagem, pegar avião para o Porto ou para Lisboa? Além disso, gostaria de umas dicas. Vou ficar um mês, sendo que durante a semana estarei estudando. Terei quatro fins de semana para conhecer lugares diferentes. Me aconselham conhecer quais cidades de Portugal? Além de Portugal, vale a pena conhecer outros países por um fim de semana? Quais vocês acham que é válido. Desde já muito obrigada. Parabéns pelo site, estou entrando sempre para pegar informações e me programar para minha viagem.

      Mariah

    5. Olá estarei indo para Portugal em outubro/2018 gostaria de saber a diferença de horário do Brasil durante o mês de outubro e também gostaria de saber se estará muito frio..

    6. Muito obrigada< estou gostando muito das dicas, vou para Lisboa no começo de março, vou ficar por um mês em Portugal, as dicas de vocês estão me ajudando muito a montar o roteiro.
      Esse passo a passo pra compras de passagens foi muito útil.
      Gratidão!

      • De nada, Sueli! :)
        Fico muito feliz em saber que as nossas dicas têm ajudado a você montar o seu roteiro.
        Um grande abraço e aproveite muito a viagem!

    7. Olá, estarei indo no final de março com minha esposa. No caso para comprar as passagens de trem Lisboa/Porto ida e volta, que pretendo fazer no início de abril, tenho que fazer o myCP para cada um em separado, ou posso apenas fazer o meu e depois preencher os dados do segundo passageiro (esposa)?
      Aproveito para elogiar muito as dicas do blog, realmente muito boas, parabéns. Abs

      • Olá, Roberto
        Como vai?
        Agradecemos o carinho com o Cultuga! :)
        Pode ficar tranquilo que é possível fazer tudo junto na mesma conta. ;)
        Um grande abraço e boa viagem!

    8. Olá! Parabéns pelo ótimo trabalho com as dicas.
      Estarei indo para Portugal no inicio de maio.
      Irei fazer o caminho Lisboa-Porto.
      No trem existe algum limite para malas?

      • Olá, Leonardo
        Tudo bem?
        Agradecemos o carinho com o nosso trabalho! :)
        Nas regras da CP, é permitido uma mala por passageiro, sem contar mochila e mala de mão. Caso o passageiro leve mais do que uma, e não tenha espaço para colocar, “será considerado excesso de bagagem e sujeito à cobrança de uma taxa suplementar, indicada nas tabelas de preços”.
        Um abraço e boa viagem!

    9. Olá Rafael, tudo bem?
      Gostaria de saber se esse desconto para senior é também aplicado para os brasileiros? Ou somente portugueses?
      Obrigada.

      • Olá, Bianca
        Tudo bem e com você?
        No site da CP não diz que é para qualquer passageiro acima dos 65 anos mediante a apresentação de documento com foto. ;)
        Um abraço e boa viagem!

    10. Olá Rafael, gostaria de saber a promoção dos bilhetes podem ser utilizados por qualquer pessoa? Inclusive quando for idoso.. obrigada! E aproveitando.. qual empresa de ônibus você recomenda para fazer o trecho Coimbra – Fátima?
      Obrigada outra vez.

    11. Boa tarde! Estou tentando comprar passagens de Porto para Aveiro, ida e volta, dia 09/abril, porém as passagens com o preço de 3,50 euros não abrem para compra, somente as passagens com preços mais caros(11,90 e 9,00 na promoção )… essas passagens mais baratas só podem ser compradas lá na hora na Estação São Bento?
      Obrigado

      • Olá, Leandro
        Como vai?
        O preço de 3,50€ só podem ser comprados nas bilheterias da estação de São Bento mesmo, pois são trens urbanos. Você vai precisar comprar um bilhete especial (vale para Guimarães e Braga, por exemplo) e dizer o destino. Os que estão à venda no site da CP são do Intercidades e Alfa Pendular.
        Um abraço e boa viagem!

    12. Suely Nogueira em

      Boa noite!! Primeiro quero parabenizar pelo site,estou amando todas as dicas! Vou em setembro para Portugal com 3 amigas por 15 dias…vc acha possível conhecer a região do Alentejo, Lisboa e Porto?? Tô perdida pra fechar o roteiro!
      Obrigado!!

      • Olá, Suely
        Tudo bem?
        Agradecemos o carinho com o Cultuga! :)
        Lisboa, Porto e suas principais cidades e vilas nos arredores sim. Já incluir a região do Alentejo é mais complicado, pois ela é muito grande. Você terá que escolher alguns locais de lá, como Évora, Estremoz e Elvas. De transporte público, um destino “clássico” é a cidade de Évora https://www.cultuga.com.br/2015/08/roteiro-o-que-fazer-em-evora-portugal/ De carro, dá para acrescentar outras. ;)
        Um grande abraço e boa viagem!

    13. Ola, bom dia eu estarei indo em agosto desse ano, e de Lisboa para Guimarães qual é um preço bom de fazer esse trajeto e como é a melhor opção. De trem ou ônibus. Aguardo resposta. Se puder falar o preço melhor ainda. Obrigado

      • Olá, Mirna
        Tudo bem?
        O trem é a opção entre Lisboa e Guimarães que mais gosto. Há dois horários (manhã e tarde) que são diretos. Os outros precisam trocar no Porto. Os preços variam muito, pois, como explicamos aqui nesse artigo, é possível comprar passagens antecipadamente com bons descontos. O valor gira em torno de 25€ – pode ser bem menos comprando antecipadamente. ;)

        Também há a opção de ônibus, porém é preciso trocar de ônibus no Porto e seguir para Guimarães. O preço da passagem começa nos 19,50€ https://www.rede-expressos.pt

        Um abraço e boa viagem!

    14. Olá! Primeiramente parabens pelo site! Muito bem organizado e esclarecedor!
      Vou para Portugal com minha esposa e filha em Junho/18.
      Estou planejando os trechos “Lisboa – Coimbra” e depois “Coimbra Porto” no dia seguinte (ficando apenas 1 dia em Coimbra).
      Fiquei com duas dúvidas:
      1) Bebês pagam passagem nos trens? Ela vai ter 1ano e 7 meses durante a viagem.
      2) Existe algum tipo bilhete que permita multiplas viagens dentro de um período (parecido com o metro)?
      Desde já muito obrigado!

      • Olá, Carlos
        Tudo bem?
        Fico muito contente que tenha gostado do Cultuga! :)

        1- As crianças até os três anos de idade têm direito a viajar gratuitamente, desde que não ocupem lugar sentado.
        2- Infelizmente, não tem um bilhete com multiplas viagens :(

        Um grande abraço e boa viagem!

    15. ola
      estou indo para portugal em agosto. pretendo ir de lisboa para o porto de trem. gostaria de saber qual a linha que devo comprar azul ou vermelha se vou sair do aeroporto de Lisboa:?

      • Olá, Eliete
        Como vai?
        As linhas azul e vermelha são do metro. A estação de trem mais próxima do Aeroporto de Lisboa é a Oriente (fica na linha vermelha do metro e apenas três paradas do Aeroporto). Para chegar até lá, é só comprar o bilhete unitário (1,45 euros + 0,50 centavos do cartão) pessoalmente nas máquinas automáticas e seguir sentido São Sebastião (única direção). A passagem de trem pode ser comprada pela internet, como indicamos aqui no artigo. ;)
        Um abraço e boa viagem!

    16. Clarice p. Cardoso em

      Amei as dicas, muito bem explicado… parabéns. Estou indo para Tróia final de maio de 2019 quero aproveitar e ir até o Porto.

    17. Boa tarde! Parabéns pelo site! Utilíssimo!

      Qual a designação para a compra de passagem de trem para idoso?
      Há uma siglas que não identifiquei.

      • Agradecemos o carinho com o Cultuga, Nanci! :)
        A designação para idosos é Seniores (idade igual ou acima dos 65 anos). ;)
        Um abraço e boa viagem!

      • Olá, Ana Paula
        Tudo bem?

        As diferenças não são muitas. Além das poltronas serem mais largas, a classe conforto também tem serviço de bebida, oferece jornal, fones de ouvido e tem tomada. Já a na classe turística, nem todas as cadeiras possuem tomadas e as poltronas são menores, mas não apertadas. Ambas tem acesso há banheiros e um vagão com um pequeno bar.
        Nós já viajamos nas duas classes, mas não achamos que vale muito a pena o valor que é cobrado. Entretanto, combrando antes, como indicamos aqui nesse post, vale a pena. ;)

        Um abraço e boa viagem!

    18. Olá meninos,
      Estou amando o site CULTUGA, estou indo para Portugal e graças a vocês, consegui montar toda minha viagem que não será pequena.
      Gostaria de saber qual é o melhor lado para escolher meu lugar no site CP na compra da passagem(Lisboa X Porto).
      Vcs poderiam me dar uma luz?
      Beijos crianças.
      PS: Estou AMANDO no instagran, as dicas de NATAL. AMOOOOOOO…..

      • Olá, Sandra
        Tudo bem?
        Não há melhor retorno que podemos ter do nosso trabalho do que esse! :) Ficamos super felizes pela sua mensagem! Muito obrigado! <3

        Geralmente, nós vamos do lado direito. Entretanto, a paisagem durante a viagem não é espetacular. Então não faz muita diferença. ;) Para Cascais, por exemplo, sim. O lado esquerdo é o mais bonito.

        Um beijo e boa viagem!

    19. Olá, irei viajar de Lisboa pra o Porto com meus pais e eles têm maus de 65 anos. Estou na dúvida se compro antecipadamente as passagens ou se aguardo pra verificar direitinho o horário que eles se sentem à vontade pra ir. Não achei a informação que é possível trocar sem taxa/multa os horários da viagem depois das passagens compradas.

    20. Perfeito o post.
      Tenho uma duvida, chegamos no aeroporto de Lisboa as 5:30 . A ideia é ir para estação e pegar o trem para o Porto. Qual estação devo comprar? Qual horario acha mais indicado, ja que temos que pegar bagagem e metro ate a estação de trem.
      grata

      • Olá, Monica
        Tudo bem?

        Muito bom saber que você gostou do post! ????

        A estação que partem os trens para o Porto que fica mais próxima do Aeroporto é a Oriente. São apenas três estações de metro.
        Aconselho que compre diretamente na estação Oriente – tem uma bilheteria perto das escadas que dão acesso a plataforma – pois é melhor do que correr o risco de ter a passagem com desconto e o voo ou da imigração atrasarem e você perde o trem. Há vários horários para o Porto! ????

        Um grande abraço e boa viagem!

    21. Olá Rafael e Priscila,

      Parabéns pelo blog! Está me ajudando muito a planejar minha viagem a Portugal!!!
      Em janeiro irei de Coimbra para o Porto e na hora de comprar a passagem fiquei em dúvida se coloco a partir de Coimbra-B ou Coimbra.
      Tem alguma diferença?
      Obrigada!

      • Olá, Cynthia
        Tudo bem?

        Agradecemos o carinho com o Cultuga! ????

        Coloque Coimbra-B, pois é de lá que parte os trens de longo curso (Alfa e Intercidades) e acaba por ser a forma mais rápida de fazer esta viagem. Entretanto, com o mesmo bilhete, você poderá embarcar já na estação Coimbra em um trem urbano com destino a Coimbra-B. Essa ligação, para quem tem os bilhetes do Alfapendular ou do Intercidades, está incluída. Tenha atenção apenas com os horários, pois os trens não estão sincronizados.

        Um grande abraço e boa viagem! ????????

    22. Acabei de comprar um bilhete Lisboa – Porto seguindo a orientação de vocês. Espero que a greve parcial tenha se encerrado até lá. Grata.

    23. Vou de Lisboa para Evora, eu mais 4 pessoas. Posso so eu fazer o cadastro para compra pelo site e comprar para todas as pessoas. Sáo amigos e nao da mesma familia

    24. Bom dia, Rafael e Priscila ! Tudo bem?

      Saberiam informar se as passagens séniors também servem pros nossos velhinhos brasileiros que vão turistar em Portugal ou apenas os cidadães portugueses que podem usufruir desse desconto? :D

    25. Olá Priscila / Rafael,
      Parabéns pelo blog!
      Uma dúvida: na escolha do assento, como sei qual o “sentido da marcha”, está especificado em qual campo de compra?

      • Olá, Kerjean
        Muito obrigada pela mensagem!
        Ao longo da compra, antes do pagamento, você terá acesso a um mapa do trem para escolher o seu lugar. Na parte inferior, estará escrito “sentido da marcha”, indicado com uma seta. A partir dessa informação, basta observar os assentos para fazer a sua escolha. A parte mais escura do desenho do assento indica o encosto.
        Um grande abraço e uma excelente viagem

    Deixe um comentário