Descontão na passagem de trem para viajar por Portugal

40

Se tem algo que, por vezes, pode confundir o viajante é como comprar as passagens de trem com desconto para viajar por Portugal. De Lisboa ao Porto, por exemplo, a CP – empresa que gere os comboios de Portugal – oferece bilhetes que podem chegar até os 65% de desconto para compras antecipadas.

Ou seja, dá até para comprar bilhetes em primeira classe com preço mais baixo do que o normal – da segunda classe. Basta se programar!

Entretanto, mesmo sabendo dessa informação, quem não está acostumado com o site da CP pode se confundir na hora da compra. Por isso, decidimos fazer aqui um passo-a-passo que vai te ajudar a economizar um bom dinheiro e ganhar em conforto.

Veja como ir de Lisboa ao Porto com rapidez e bom preço

Pontos importantes a levar em conta:

– Os descontos são oferecidos nas passagens compradas de 60 a 5 dias antes do embarque;

– A quantidade de bilhetes com desconto é limitada. Portanto, não é porque você efetuou a compra antecipadamente que necessariamente terá acesso aos descontos;

– As passagens com desconto podem ser compradas pela Internet ou pessoalmente nas bilheterias;

Os descontos são aplicados somente nas viagens de longo curso feitas pelos comboios Intercidades e Alfapendular;

Os desconto são variáveis e podem ir de 40% a 65%;

Os bilhetes com desconto podem ser revalidados, ou seja, trocados para outro horário dentro do mesmo percurso (sujeito a disponibilidade de lugares). Entretanto, no caso de cancelamento por parte do cliente, não há reembolso.

Como comprar uma passagem de trem com desconto

1. Acesse o site da CP e, no topo da página, clique em myCP. Faça um cadastro com os seus dados, login e senha. Depois, retorne a página principal e preencha a origem, o destino e a data da sua viagem. Clique em “Pesquisar”.

Aqui, fiz uma simulação para pouco mais de 30 dias, em uma viagem entre Lisboa Oriente (também é possível sair da estação Santa Apolónia) e Porto Campanhã

2. No resultado da busca, você vai encontrar todos os horários disponíveis para aquela data escolhida. Note que do lado direito da tela há uma coluna com o título “Promoção 1ª/2ª”. É ao lado dessa estrelinha que você vai encontrar os preços com desconto.

Note que em alguns horários há dois preços (referentes a primeira e segunda classe), outros há apenas um preço (quando uma das classes já não tem mais desconto) e há também aqueles estão em branco (quando não há promoções para esse trem na data indicada, somente bilhetes normais)

3. Selecione o horário que você deseja clicando na última coluna e prossiga para a compra. No caso do meu exemplo, escolhi somente ida. Por isso, o botão indica “Comprar apenas ida”.

… Mas o desconto também é válido para quem compra ida + volta

4.  Hora de escolher o serviço, se você vai optar por classe conforto (1ª classe) ou classe turística (2ª classe). Não esqueça de ler e marcar a caixa das condições de venda online.

5. Hora de fazer o seu login, incluindo o e-mail de cadastro e a senha.

6. Essa é a tela que você deve ter atenção. Para ter acesso ao preço mais barato, primeiro selecione o tipo de passagem na categoria “Desconto” (inteiro, criança, jovem, senior, etc.). Depois, não esqueça de clicar na caixa ao lado e selecionar a opção “Com Promoção”. Por fim, clique no botão “Recalcular preço” e confira o novo valor da passagem.

Primeiro escolha o seu tipo de bilhete

Não esqueça de indicar “Com Promoção”

Recalcule o preço para visualizar e confirmar a promoção

7. Agora finalize a sua compra selecionando o lugar que você vai sentar (tenha atenção no “sentido da marcha”, ou seja, para o lado que o trem segue. Assim, você evita viajar de costas) e efetuando o pagamento, que pode ser via Paypal ou com cartão de crédito internacional. No dia da viagem, você embarca direto, sem ter que fazer a validação antecipada da sua passagem. Durante o percurso, passará um bilheteiro para fazer a conferência. Aí, basta você mostrar a passagem em seu smartphone, juntamente com o seu passaporte (ou cartão cidadão, para quem tem nacionalidade portuguesa), ou então impressa – se você preferir.

 Você está planejando conhecer Portugal de trem? Veja esse roteiro completo e incrível que preparamos para você!

Organize AQUI a sua viagem para Portugal!

icon-saude

Parcele o seguro saúde na Real Seguro Viagem em 6x SEM JUROS

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro

icon-hotel

Reserve o seu hotel no Booking, com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia em Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Reserve um transfer ou city tour com os nossos parceiros em Portugal

icon-foto

Faça um ensaio fotográfico em Lisboa ou no Porto

Veja o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro ❤

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

40 comentários

  1. Olá Priscila!

    Tem Wifi na segunda classe também ou somente na primeira? É muito pior a viagem na segunda classe?

    • Rafael Boro

      Olá, Diogo
      Tudo bem?
      Também tem wifi na segunda classe do alfapendular e intercidade das linhas que ligam Lisboa ao Porto. O que muda mais na segunda classe é a falta de tomada e as poltronas, que são menos confortáveis. No geral eu acho bom, principalmente nos trens alfapendulares recém remodelados.
      Um abraço e boa viagem!

  2. Gustavo Almeida em

    Boa tarde,
    farei o trajeto Porto/Lisboa em janeiro: o processo é exatamente o mesmo?!
    E como são feitas as baldeações para descer na estação mais próxima do meu hotel?!
    Obrigado.

    • Rafael Boro

      Olá, Gustavo
      Tudo bem?
      O processo é o mesmo. Em Lisboa, os trens vindos do Porto param nas estações Oriente e Santa Apolónia, ambas têm ligação com o metrô, mas não há baldeação. Temos um post de como usar o metrô de Lisboa que vai ajudar você a encontrar a estação mais próxima do seu hotel: https://www.cultuga.com.br/2016/07/como-usar-metro-lisboa/ 😉
      Abraços e boa viagem!

  3. Jenifer Amorim em

    Bom dia!
    Estou tentando comprar passagens no site da CP para viajar de Lisboa para Porto no dia 25/10. No site mostra todos os horários, porém só me dão um horário de opção de compra de ida e nenhum horário de volta. Será que todos os outros horários já estão esgotados ou porque estou comprando antecipado eles ainda não liberaram as outras opções? Detalhe que em todos aparecem o preço promocional. Espero que possam me ajudar porque fiquei sem opção de compra. Muito obrigada!

    • Rafael Boro

      Olá, Jenifer
      Tudo bem?
      Só é possível comprar bilhetes com no máximo de 60 dias de antecedência. Os bilhetes do dia 25 de outubro estão nesse período, já a volta, deve passar, por isso você não consegue.
      Um abraço e boa viagem!

  4. Boa noite Rafael,

    Saindo de Lisboa, devo pegar a estação oriente e em Porto a estação Campanha? Fiquei um pouco na dúvida. As outras estações não dão certo?
    Desde já agradeço a atenção!

    • Rafael Boro

      Olá, Heloiza
      Tudo bem?
      Em Lisboa, você pode sair da estação Oriente (ligação com a linha vermelha do metro) ou Santa Apolónia (ligação com a linha azul do metro). Já no Porto, apenas Campanhã. Os trens de longo curso não chegam a estação que fica no centro histórico da cidade, a São Bento. Caso não queira pegar um táxi na Campanhã para o seu hotel, com o mesmo bilhete, você pode utilizar o trem urbano para fazer o trajeto Campanhã-São Bento. É rápido e prático. Na estação tem todas as indicações. 😉
      Um grande abraço e boa viagem!

    • Rafael Boro

      Olá, Rodrigo
      Tudo bem?
      Crianças entre 4 e 12 anos têm desconto de 50% no valor do bilhetes. 😉
      Um abraço e boa viagem!

  5. Boa tarde. Como estamos no assunto,gostaria de saber se além de avião, quais as opções de transportes de
    Lisboa para Madri. Obrigada.

  6. Boa tarde.
    Estou indo para Aveiro em janeiro do ano que vem e gostaria de saber o que é mais vantagem, pegar avião para o Porto ou para Lisboa? Além disso, gostaria de umas dicas. Vou ficar um mês, sendo que durante a semana estarei estudando. Terei quatro fins de semana para conhecer lugares diferentes. Me aconselham conhecer quais cidades de Portugal? Além de Portugal, vale a pena conhecer outros países por um fim de semana? Quais vocês acham que é válido. Desde já muito obrigada. Parabéns pelo site, estou entrando sempre para pegar informações e me programar para minha viagem.

    Mariah

  7. Olá estarei indo para Portugal em outubro/2018 gostaria de saber a diferença de horário do Brasil durante o mês de outubro e também gostaria de saber se estará muito frio..

  8. Sueli Carneiro em

    Muito obrigada< estou gostando muito das dicas, vou para Lisboa no começo de março, vou ficar por um mês em Portugal, as dicas de vocês estão me ajudando muito a montar o roteiro.
    Esse passo a passo pra compras de passagens foi muito útil.
    Gratidão!

    • Rafael Boro

      De nada, Sueli! 🙂
      Fico muito feliz em saber que as nossas dicas têm ajudado a você montar o seu roteiro.
      Um grande abraço e aproveite muito a viagem!

  9. Olá, estarei indo no final de março com minha esposa. No caso para comprar as passagens de trem Lisboa/Porto ida e volta, que pretendo fazer no início de abril, tenho que fazer o myCP para cada um em separado, ou posso apenas fazer o meu e depois preencher os dados do segundo passageiro (esposa)?
    Aproveito para elogiar muito as dicas do blog, realmente muito boas, parabéns. Abs

    • Rafael Boro

      Olá, Roberto
      Como vai?
      Agradecemos o carinho com o Cultuga! 🙂
      Pode ficar tranquilo que é possível fazer tudo junto na mesma conta. 😉
      Um grande abraço e boa viagem!

  10. Olá! Parabéns pelo ótimo trabalho com as dicas.
    Estarei indo para Portugal no inicio de maio.
    Irei fazer o caminho Lisboa-Porto.
    No trem existe algum limite para malas?

    • Rafael Boro

      Olá, Leonardo
      Tudo bem?
      Agradecemos o carinho com o nosso trabalho! 🙂
      Nas regras da CP, é permitido uma mala por passageiro, sem contar mochila e mala de mão. Caso o passageiro leve mais do que uma, e não tenha espaço para colocar, “será considerado excesso de bagagem e sujeito à cobrança de uma taxa suplementar, indicada nas tabelas de preços”.
      Um abraço e boa viagem!

  11. Olá Rafael, tudo bem?
    Gostaria de saber se esse desconto para senior é também aplicado para os brasileiros? Ou somente portugueses?
    Obrigada.

    • Rafael Boro

      Olá, Bianca
      Tudo bem e com você?
      No site da CP não diz que é para qualquer passageiro acima dos 65 anos mediante a apresentação de documento com foto. 😉
      Um abraço e boa viagem!

  12. Olá Rafael, gostaria de saber a promoção dos bilhetes podem ser utilizados por qualquer pessoa? Inclusive quando for idoso.. obrigada! E aproveitando.. qual empresa de ônibus você recomenda para fazer o trecho Coimbra – Fátima?
    Obrigada outra vez.

    • Rafael Boro

      Olá, Bianca
      Tudo bem?
      Qualquer pessoa pode utilizar a promoção. Só não acredito que não há um acumulo de descontos.
      De Coimbra para Fátima, você poderá viajar pela Rede Expressos https://www.rede-expressos.pt 😉
      Um abraço e boa viagem!

  13. Leandro Mudrik em

    Boa tarde! Estou tentando comprar passagens de Porto para Aveiro, ida e volta, dia 09/abril, porém as passagens com o preço de 3,50 euros não abrem para compra, somente as passagens com preços mais caros(11,90 e 9,00 na promoção )… essas passagens mais baratas só podem ser compradas lá na hora na Estação São Bento?
    Obrigado

    • Rafael Boro

      Olá, Leandro
      Como vai?
      O preço de 3,50€ só podem ser comprados nas bilheterias da estação de São Bento mesmo, pois são trens urbanos. Você vai precisar comprar um bilhete especial (vale para Guimarães e Braga, por exemplo) e dizer o destino. Os que estão à venda no site da CP são do Intercidades e Alfa Pendular.
      Um abraço e boa viagem!

  14. Suely Nogueira em

    Boa noite!! Primeiro quero parabenizar pelo site,estou amando todas as dicas! Vou em setembro para Portugal com 3 amigas por 15 dias…vc acha possível conhecer a região do Alentejo, Lisboa e Porto?? Tô perdida pra fechar o roteiro!
    Obrigado!!

    • Rafael Boro

      Olá, Suely
      Tudo bem?
      Agradecemos o carinho com o Cultuga! 🙂
      Lisboa, Porto e suas principais cidades e vilas nos arredores sim. Já incluir a região do Alentejo é mais complicado, pois ela é muito grande. Você terá que escolher alguns locais de lá, como Évora, Estremoz e Elvas. De transporte público, um destino “clássico” é a cidade de Évora https://www.cultuga.com.br/2015/08/roteiro-o-que-fazer-em-evora-portugal/ De carro, dá para acrescentar outras. 😉
      Um grande abraço e boa viagem!

  15. Ola, bom dia eu estarei indo em agosto desse ano, e de Lisboa para Guimarães qual é um preço bom de fazer esse trajeto e como é a melhor opção. De trem ou ônibus. Aguardo resposta. Se puder falar o preço melhor ainda. Obrigado

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Mirna
      Tudo bem?
      O trem é a opção entre Lisboa e Guimarães que mais gosto. Há dois horários (manhã e tarde) que são diretos. Os outros precisam trocar no Porto. Os preços variam muito, pois, como explicamos aqui nesse artigo, é possível comprar passagens antecipadamente com bons descontos. O valor gira em torno de 25€ – pode ser bem menos comprando antecipadamente. 😉

      Também há a opção de ônibus, porém é preciso trocar de ônibus no Porto e seguir para Guimarães. O preço da passagem começa nos 19,50€ https://www.rede-expressos.pt

      Um abraço e boa viagem!

  16. Carlos Silva em

    Olá! Primeiramente parabens pelo site! Muito bem organizado e esclarecedor!
    Vou para Portugal com minha esposa e filha em Junho/18.
    Estou planejando os trechos “Lisboa – Coimbra” e depois “Coimbra Porto” no dia seguinte (ficando apenas 1 dia em Coimbra).
    Fiquei com duas dúvidas:
    1) Bebês pagam passagem nos trens? Ela vai ter 1ano e 7 meses durante a viagem.
    2) Existe algum tipo bilhete que permita multiplas viagens dentro de um período (parecido com o metro)?
    Desde já muito obrigado!

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Carlos
      Tudo bem?
      Fico muito contente que tenha gostado do Cultuga! 🙂

      1- As crianças até os três anos de idade têm direito a viajar gratuitamente, desde que não ocupem lugar sentado.
      2- Infelizmente, não tem um bilhete com multiplas viagens 🙁

      Um grande abraço e boa viagem!

  17. ola
    estou indo para portugal em agosto. pretendo ir de lisboa para o porto de trem. gostaria de saber qual a linha que devo comprar azul ou vermelha se vou sair do aeroporto de Lisboa:?

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Eliete
      Como vai?
      As linhas azul e vermelha são do metro. A estação de trem mais próxima do Aeroporto de Lisboa é a Oriente (fica na linha vermelha do metro e apenas três paradas do Aeroporto). Para chegar até lá, é só comprar o bilhete unitário (1,45 euros + 0,50 centavos do cartão) pessoalmente nas máquinas automáticas e seguir sentido São Sebastião (única direção). A passagem de trem pode ser comprada pela internet, como indicamos aqui no artigo. 😉
      Um abraço e boa viagem!

  18. Clarice p. Cardoso em

    Amei as dicas, muito bem explicado… parabéns. Estou indo para Tróia final de maio de 2019 quero aproveitar e ir até o Porto.

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Que bom saber, Clarice! Agradecemos o carinho! 🙂
      Um grande abraço e aproveite bsatante a viagem!

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Agradecemos o carinho com o Cultuga, Nanci! 🙂
      A designação para idosos é Seniores (idade igual ou acima dos 65 anos). 😉
      Um abraço e boa viagem!

Deixe um comentário