Fuso horário de Portugal e a diferença para o Brasil

20
Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

O fuso horário de Portugal é importante na organização da sua viagem ao país. Tenha atenção com as diferenças do fuso em relação ao Brasil, que varia o ano todo. Tome nota dessas informações e acerte o seu relógio!

Artigo atualizado em outubro de 2019

Fuso horário de Portugal e a diferença para o Brasil

Assim como no Brasil, Portugal também tem horário de verão. Portanto, o fuso horário de Portugal pode variar de 2 a 4 horas de diferença, de acordo com a época do ano.

Fuso horário portugal

O fuso horário Portugal é o mesmo do Reino Unido (marcado pela linha central azul)

Aproveite e veja essas preciosas dicas de viagem que preparamos para quem está montando um roteiro de viagem para Portugal :)

Horário de Portugal no Verão

O horário de verão em Portugal começa nos últimos dias de março (em 2020, começa no dia 29 de março), quando os relógios são adiantados em 1 hora.

Fuso Horário Portugal no Verão

Durante o Horário de Verão, Portugal anoitece perto das 21h. No Castelo de São Jorge, em Lisboa, é possível ver um belo pôr do sol

Portanto, a partir desta data e também nos meses de abril, maio, junho, julho, agosto e setembro, Portugal continental fica com 4 horas a mais do que o horário de Brasília.

Faça o seu seguro viagem internacional e parcele em até 12 vezes sem juros

Horário de Portugal no Inverno

O Horário de Inverno em Portugal começa no final de outubro (em 2019, começa em 27 de outubro), quando os relógios são atrasados em 1 hora.

Entretanto, em 2019, foi extinto o Horário Brasileiro de Verão. Dessa forma, Portugal para a ter 3 horas a mais do que o horário de Brasília ao longo dos meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro  e março.

Quem disse que viajar no inverno para Portugal não tem suas vantagens?

Diferença do fuso horário das ilhas dos Açores e da Madeira

Os arquipélagos da Madeira e dos Açores também têm diferenças no fuso horário.

O arquipélago da Madeira sempre acompanha o horário de Portugal continental, enquanto o arquipélago dos Açores tem sempre 1 hora a menos do que Lisboa.

Fuso horário em outras capitais da Europa

Somente como curiosidade, Lisboa tem o mesmo fuso horário de Londres. Para as demais capitais europeias, como Madrid, Roma e Berlim, por exemplo, a diferença é de 1 hora. Assim, conte sempre 1 hora a frente, caso você viaje de Lisboa a Paris, por exemplo.

Que horas são em Portugal?


Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

Temos parcerias com empresas que oferecem serviços de qualidade em Portugal e com bons preços aos nossos leitores. Sempre que você reserva um serviço utilizando os nossos links, nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. 

icon-saude

SEGURO VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro. Parcele em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito ou ganhe 5% de desconto no boleto.

COTAR SEGURO VIAGEM

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Acesse a RentalCars para receber o orçamento das empresas mais conhecidas para o aluguel de carro em Portugal.

COTAR ALUGUEL DE CARRO

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
O Booking é o site que usamos para reservas há mas de 15 anos. Encontre apartamentos de temporada, casas típicas e hotéis com opção de cancelamento gratuito!

COTAR HOSPEDAGEM

icon-carroTRANSFER E PASSEIOS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com o Vinícius e sua equipe!

RESERVAR TRANSFER/ PASSEIO

TOURS A PÉ
Você sabia que nós, Priscila e Rafael, também podemos receber você?

RESERVAR PASSEIO A PÉ

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência diferente em Lisboa? A Kamila vai te levar em um passeio de tuk tuk!

RESERVAR PASSEIO DE TUK TUK

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

RESERVAR ENSAIO – LISBOA

RESERVAR ENSAIO – PORTO

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

20 comentários

  1. Avatar
    Wellington Almeida em

    Conteúdo riquíssimo de informação, parabéns pela postagem e explicações de maneira muito simples e direta.

  2. Avatar

    Olá Estou com bilhetes comprados para Lisboa na pascoa irei passar o feriado de 17/04 a 28/04, ficarei hospedada na primeira noite no Ibis próxima ao aeroporto, gostaria de dicas para meu feriado estou com medo do clima e também gostaria de saber como funciona o sistema de taxi ou uber ou ônibus sei lá alguma opção estarei indo sozinha.

  3. Avatar

    Poderia colocar neste site o fuso horário de Brasilia e de outras cidades importantes do Brasil: S. Paulo e Rio? é que esta coisa do fuso horário é terrível quando temos de acertar horas entre os dois países e cria confusão.
    Obrigada. é apenas uma sugestão.
    Helena

    • Rafael Boro

      Olá, Helena
      Como vai?

      O “nome” Horário de Brasília é dado porque Brasília é a capital. Assim como tem o Horário de Lisboa e o Horário de Paris, por exemplo. Rio de Janeiro e São Paulo, como a maioria das cidades, estão no mesmo fuso de Brasília. Como o Brasil tem um território muito extenso, existem 4 fusos diferentes: Brasília, Fernando de Noronha, Amazônia e Acre.

      Um abraço e boa viagem

  4. Avatar

    Pessoas do bem, com conteúdo rico. Sigo no insta, acompanho nos histories. Me deixam a cada dia mais encantada pela terrinha! Em março de 2020 estou indo habitar nas terras lusitanas, e tenho um lindo roteiro de lugares para conhecer graças a vcs! Obrigado queridos!

    • Rafael Boro

      Que felicidade em ler a sua mensagem, Silmara! ☺️
      Não há melhor retorno do nosso trabalho do que esse. Você vai adorar Portugal! São tantas belezas naturais, comidas deliciosas e uma cultura encantadora!
      Um grande abraço e aproveite bastante a viagem! 🇵🇹

  5. Avatar
    Cristiane Gonzalez em

    Olá! Estive com meu marido em Portugal em 2015, em uma viagem de 10 dias, que amamos! Ficamos no Porto por 3 noites, depois num hotel rural delicioso (Imani country house) nos arredores de Évora por 2 noites, uma noite em Óbidos e 4 noites em Lisboa. Fizemos “bate e volta” a Sintra e Guimarães. Foi maravilhoso! Agora vamos voltar a Portugal na primeira semana de dezembro, para uma viagem essencialmente a trabalho entre Lisboa, Porto e Coimbra. Teremos 3 dias livres (de 6a a domingo) e estamos na dúvida do que fazer, considerando também a época do ano… O que acham? Vamos ao Alentejo mais uma vez? Se sim, vale a pena ficar hospedado em Monsaraz? Seria melhor ficar hospedados em Sintra e visitar os arredores? E a Serra da Estrela? HELP!!!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Cristiane
      Tudo bem?
      Agradecemos a sua mensagem e interesse no Cultuga. :)
      Fico feliz que tenham amado viajar por Portugal! Desta vez, também vão ter boas surpresas na viagem! Dezembro é uma época muito bonita, na minha opinião, sobretudo pela atmosfera do Natal.
      Todas as suas intenções são válidas. Alentejo, arredores de Sintra ou Serra da Estrela. Entretanto, destes, a Serra da Estrela é o local mais procurado em virtude da estância de esqui. Sendo assim, se buscam um pouco mais de tranquilidade e um percurso bem diferente daquilo que já viram, o Alentejo é jóia. Hospedar-se por Monsaraz também. Aquela região é lindíssima. Se vocês pegarem um dia de sol então… O pôr-do-sol é demais!
      Espero que aproveitem bastante!
      Ah, e temos um artigo bem legal sobre o mês de dezembro: https://www.cultuga.com.br/2016/12/portugal-em-dezembro/
      Um grande abraço

  6. Avatar
    Elisabete Prado em

    Olá! boa tarde! Estou indo embora o ano que vem,quero saber sobre trabalho,conhecer lugares turísticos etc…

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Elisabete
      Tudo bem?
      Sugiro que navegue aqui pelo Cultuga! Temos muitos artigos publicados que respondem as suas dúvidas. ;)
      Um grande abraço!

Deixe um comentário