Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    O fuso horário de Portugal é importante na organização da sua viagem ao país. Tenha atenção com as diferenças do fuso em relação ao Brasil – que varia o ano todo.

    Tome nota dessas informações e acerte o seu relógio!

    Fuso horário de Portugal: entenda a diferença para o Brasil

    A primeira atenção que você deve ter é que Portugal tem horário de verão e horário de inverno e o Brasil não tem mais horário de verão (desde 2019).

    Portanto, o fuso horário de Portugal com relação ao Brasil pode variar de 3 a 4 horas de diferença, de acordo com a época do ano.

    Fuso horário portugal
    O fuso horário Portugal é o mesmo do Reino Unido (marcado pela linha central azul)

    Aproveite e veja essas preciosas dicas de viagem que preparamos para quem está montando um roteiro de viagem para Portugal :)

    Horário de Portugal no Verão – 2023

    Em 2023, o Horário de Verão em Portugal começa no dia 26 de março, quando os relógios são adiantados em 1 hora.

    Portanto, a partir desta data e também nos meses de abril, maio, junho, julho, agosto e setembro, Portugal continental fica com 4 horas a mais do que o horário de Brasília.

    Fuso Horário Portugal no Verão
    Durante o Horário de Verão, Portugal anoitece perto das 21h. No Castelo de São Jorge, em Lisboa, é possível ver um belo pôr do sol

    Faça o seu seguro viagem internacional e parcele em até 12 vezes sem juros

    Horário de Portugal no Inverno – 2023

    Em 2023, o Horário de Inverno em Portugal começa no dia 29 de outubro, quando os relógios são atrasados em 1 hora.

    Portanto, a partir desta data, Portugal continental passa a ter 3 horas a mais do que o horário de Brasília e também ao longo dos meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

    Quem disse que viajar no inverno para Portugal não tem suas vantagens?

    Centro histórico de Évora
    Detalhes do centro histórico de Évora com um delicioso sol de inverno

    Diferença do fuso horário das ilhas dos Açores e da Madeira

    Os arquipélagos da Madeira e dos Açores também têm diferenças no fuso horário.

    O arquipélago da Madeira acompanha o horário de Portugal continental, enquanto o arquipélago dos Açores tem sempre 1 hora a menos do que Lisboa.

    Fuso horário em outras capitais da Europa

    Somente como curiosidade, Lisboa tem o mesmo fuso horário de Londres.

    Para as demais capitais europeias, como Madrid, Roma e Berlim, por exemplo, a diferença é de 1 hora.

    Assim, conte sempre 1 hora a mais para o seu destino, caso você viaje de Lisboa a Paris, por exemplo.

    Viaje a Portugal com segurança

    Reserve tudo o que você precisa com opção de cancelamento gratuito

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    20 Comentários

    1. Olá Estou com bilhetes comprados para Lisboa na pascoa irei passar o feriado de 17/04 a 28/04, ficarei hospedada na primeira noite no Ibis próxima ao aeroporto, gostaria de dicas para meu feriado estou com medo do clima e também gostaria de saber como funciona o sistema de taxi ou uber ou ônibus sei lá alguma opção estarei indo sozinha.

    2. Poderia colocar neste site o fuso horário de Brasilia e de outras cidades importantes do Brasil: S. Paulo e Rio? é que esta coisa do fuso horário é terrível quando temos de acertar horas entre os dois países e cria confusão.
      Obrigada. é apenas uma sugestão.
      Helena

      • Olá, Helena
        Como vai?

        O “nome” Horário de Brasília é dado porque Brasília é a capital. Assim como tem o Horário de Lisboa e o Horário de Paris, por exemplo. Rio de Janeiro e São Paulo, como a maioria das cidades, estão no mesmo fuso de Brasília. Como o Brasil tem um território muito extenso, existem 4 fusos diferentes: Brasília, Fernando de Noronha, Amazônia e Acre.

        Um abraço e boa viagem

    3. Pessoas do bem, com conteúdo rico. Sigo no insta, acompanho nos histories. Me deixam a cada dia mais encantada pela terrinha! Em março de 2020 estou indo habitar nas terras lusitanas, e tenho um lindo roteiro de lugares para conhecer graças a vcs! Obrigado queridos!

      • Que felicidade em ler a sua mensagem, Silmara! ☺️
        Não há melhor retorno do nosso trabalho do que esse. Você vai adorar Portugal! São tantas belezas naturais, comidas deliciosas e uma cultura encantadora!
        Um grande abraço e aproveite bastante a viagem! ????????

    4. Cristiane Gonzalez em

      Olá! Estive com meu marido em Portugal em 2015, em uma viagem de 10 dias, que amamos! Ficamos no Porto por 3 noites, depois num hotel rural delicioso (Imani country house) nos arredores de Évora por 2 noites, uma noite em Óbidos e 4 noites em Lisboa. Fizemos “bate e volta” a Sintra e Guimarães. Foi maravilhoso! Agora vamos voltar a Portugal na primeira semana de dezembro, para uma viagem essencialmente a trabalho entre Lisboa, Porto e Coimbra. Teremos 3 dias livres (de 6a a domingo) e estamos na dúvida do que fazer, considerando também a época do ano… O que acham? Vamos ao Alentejo mais uma vez? Se sim, vale a pena ficar hospedado em Monsaraz? Seria melhor ficar hospedados em Sintra e visitar os arredores? E a Serra da Estrela? HELP!!!!

      • Olá, Cristiane
        Tudo bem?
        Agradecemos a sua mensagem e interesse no Cultuga. :)
        Fico feliz que tenham amado viajar por Portugal! Desta vez, também vão ter boas surpresas na viagem! Dezembro é uma época muito bonita, na minha opinião, sobretudo pela atmosfera do Natal.
        Todas as suas intenções são válidas. Alentejo, arredores de Sintra ou Serra da Estrela. Entretanto, destes, a Serra da Estrela é o local mais procurado em virtude da estância de esqui. Sendo assim, se buscam um pouco mais de tranquilidade e um percurso bem diferente daquilo que já viram, o Alentejo é jóia. Hospedar-se por Monsaraz também. Aquela região é lindíssima. Se vocês pegarem um dia de sol então… O pôr-do-sol é demais!
        Espero que aproveitem bastante!
        Ah, e temos um artigo bem legal sobre o mês de dezembro: https://www.cultuga.com.br/2016/12/portugal-em-dezembro/
        Um grande abraço

      • Olá, Elisabete
        Tudo bem?
        Sugiro que navegue aqui pelo Cultuga! Temos muitos artigos publicados que respondem as suas dúvidas. ;)
        Um grande abraço!

    Deixe um comentário