Como é Portugal em OUTUBRO?

45

Se você está com viagem marcada para Portugal em outubro, veja quais são as informações que você precisa saber antes de embarcar!

Advertisements




(artigo atualizado em 01 de outubro de 2017)

Como é Portugal em OUTUBRO?

Clima em Portugal – outono

E o outono chegou, oficialmente. Em outubro, algumas folhas avemelhadas tomam a paisagem e as secas já cobrem o chão. É também nessa época que a apanha das azeitonas começa.

O friozinho gostoso da noite se mistura aos dias de sol. As chuvas ainda são pouco frequentes na maior parte do país. Para você ter uma ideia, no comecinho do mês ainda podem ter máximas de 25 graus em Lisboa. Já no Porto, dois ou três graus a menos.

Na segunda quinzena, a temperatura cai mais um pouco e as máximas já ficam por volta dos 20 graus, em média. As mínimas rondam os 12 – 14 graus. Porém, como o tempo é uma caixinha de surpresas, verifique sempre as temperaturas alguns dias antes da sua viagem para as cidades que deseja visitar em Portugal no Accuweathero site que eu uso diariamente – sem jabá.

Que a verdade seja dita: quem chega na segunda quinzena do mês, ganha um dos aliados mais fiéis dessa época: as castanhas assadas (quentes e boas). Hum… Já está sentindo o cheiro? Você vai encontrar, a cada esquina, um vendedor com o seu carrinho de onde sai aquela fumaceira da panela. E, eu garanto: comer castanhas aquece o corpo e a alma!

Aproveite e veja algumas ideias sobre o que levar na mala para o outono em Portugal!

Fuso Horário

No comecinho do mês, Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão com 4 horas a mais do que Brasília, enquanto as ilhas dos Açores estão com 3 horas. Ou seja, Portugal permanece em seu horário de verão.

No dia 15 outubro de 2017, o Brasil entra em horário de verão. Assim, há um período em que Portugal continental e o arquipélago da Madeira ficam com 3 horas a mais do que Brasília, enquanto as ilhas dos Açores ficam com 2 horas.

O dia 29 de outubro de 2017 amanhece com Portugal continental e o arquipélago da Madeira com apenas 2 horas a mais do que Brasília, enquanto as ilhas dos Açores ficam com 1 hora. Isso porque o horário de verão português acaba e fica assim até fevereiro.

Ah, e o nascer do sol acontece entre as 07h30 e às 8h da manhã, enquanto o pôr do sol costuma ser perto das 19h nessa época do ano. No dia 29 de outubro, por conta da volta do horário normal, os dias também passam a amanhecer às 7h e o por do sol muda para às 17h30.

icon-consultoriaQuer conhecer Lisboa de uma forma diferente? Faça um tour do Cultuga

Preços nos hotéis e no aluguel de carros

Podemos chamar outubro de temporada média para os hotéis em Portugal. O comecinho do outono ainda não tem os melhores preços do ano, mas já são bem mais camaradas do que no verão, com certeza. Para quem viaja na segunda quinzena de outubro, então, melhor ainda. O mesmo acontece com o aluguel de carro.

Feiras, festas e eventos

Com o fim das férias, outubro entra mais ativo para o comércio e para a vida portuguesa em si. Porém, tenha atenção: alguns restaurantes que trabalham ativamente com o turismo podem, sim, tirar férias nessa época do ano. Portanto, sempre vale a pena dar uma ligadinha antes de ir.

Feiras e eventos empresariais voltam a fazer parte do calendário e as festas populares nunca acabam – ainda bem!

O quarteto Intercasa + Lisboa Design Show + Salão Imobiliário de Portugal + o VintageFestival reúne, principalmente, arquitetos, designers e curiosos em Lisboa, pois todas essas feiras acontecem em simultâneo, na FIL, no Parque das Nações no início do mês.

A preparação para a chegada das ondas gigantes de Nazaré começa em outubro. Mas, calma! Estamos falando de um fenômeno da natureza, que não tem dia e hora certos para acontecer. O período de espera começa em outubro e segue até fevereiro. Portanto, se você pretende ver esse espetáculo da natureza, verifique nos jornais portugueses na época da sua viagem ou veja em câmeras ao vivo como a Praia do Norte está antes de se deslocar até Nazaré.

Mas se você quer mesmo ver surf em Portugal, outubro é, sim, um grande mês. Prepare-se para ver grandes profissionais no Rip Curl Pro Portugal nas praias de Carcavelos, Guincho (Cascais) e Supertubos (Peniche).

Os primeiros dias de outubro ainda têm os resquícios do Folio Festival, o festival literário de Óbidos – um evento e um ambiente que lembram muito o da nossa querida Flip, em Paraty, no Brasil.

No turismo religioso, os dias 12 e 13 de outubro, como de costume, terão uma programação especial no Santuário de Fátima. Portanto, esteja também preparado para um fluxo maior de peregrinos nesses dias por lá. Em 2017, as aparições completam 100 anos e essas são as últimas datas celebradas no ano.

Outros eventos culturais que costumam acontecer em outubro: Amadora BDFestival Angra JazzFestival Internacional de Marionetas do PortoFesta das Latas (festa universitária) em Coimbra, Doc Lisboa, Queer Porto e Maratonas Rock ‘n’ Roll.

Leve um suvenir inesquecível de sua viagem a Portugal

Feriados

Atenção: 5 de outubro é um feriado que tinha sido suspenso do calendário português, mas retornou. É o dia da Implantação da República. Portanto, tenha atenção ao seu roteiro, pois você poderá pegar horários especiais de feriado ou atrações/ restaurantes fechados. É sempre bom confirmar antes de ir. Veja todos os feriados nacionais do ano.

Frutas da época

Muitos viajantes têm o costume de levar uma sacolinha com lanche. As frutas quase sempre estão nesse kit. Se você é um desses, separamos as frutas da época que você poderá encontrar nos supermercados portugueses no mês de outubro: ameixa, ananás (“primo” do abacaxi), banana, dióspiro (caqui), maçã, pêssego, romã, uva e tomate (também pode haver outras, mas o preço é mais alto por, geralmente, serem importadas).

Sugestões do Cultuga para outubro de 2017

Fado

Artistas portugueses

Música internacional

Artistas brasileiros

Eventos e espetáculos

Teatro

Dança

Esportes

  • Portugal x Suíça (Eliminatória da Copa do Mundo 2018) no estádio da Luz, em Lisboa, dia 10 de outubro – ingressos à venda no Supermercado Continente do Shopping Colombo
  • MEO Rip Curl Pro Portugal (Surf) em Peniche e Cascais, de 17 a 28 de outubro

Como é Portugal em…

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

45 comentários

  1. Tânia Cristina em

    Olá tudo bem?
    Estarei chegando em Lisboa em 05/10/2016 e já sei que será feriado.
    Gostaria de te perguntar se esta muito frio e se esta chovendo muito por aí?
    Não gosto de Bota e sapato fechado mais me disseram que é pra não levar sandália aberta.Isso procede?
    E por último: Dia 05/10/2016 – feriado – os Shopping vão abrir?
    Obrigado.
    Tânia

    • Rafael Boro

      Olá, Tânia
      Tudo ótimo e com você?
      Os dias de outono têm estado quentes por aqui. Aconselho que acompanhe o site da previsão do tempo que indicamos aqui no post. Nós gostamos muito dele. Tenho certeza que vai te ajudar:)
      Os shoppings abrem normalmente nesse feriado.
      Um abraço e boa viagem!

  2. Wilson da Silva em

    Bom dia, Priscila! Gostaria de como é a festa de réveillon em Lisboa, pois chegarei aí dia 28/12. Tem restaurante aberto?

  3. Tacianny do Vale em

    Olá queridos!
    O site de vcs é sensacional! Tenho utilizado muito as dicas para montar meu roteiro. Eu e minha família (marido e filho de 4 anos) iremos em novembro. Vcs pretendem lançar, no mês a mês, dicas para novembro?
    Por favor! 🙂
    Se tiverem mais informações sobre esse período, eu agradeço!
    Abs,
    Tacianny

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Tacianny
      Que bom saber que você gostou do Cultuga!. Ficamos muito felizes! 🙂
      Vamos lançar sim! Ainda não tem uma data para entrar no ar, mas será na última semana de outubro.
      Um grande abraço para você e toda família!

  4. Olá, Wilson . Bom dia. Estou chegando em Lisboa no dia 16/10 ficarei até o dia 25/10, gostaria de saber como está a temperatura por aí neste momento. Sou de Recife e aqui é muito quente, com isto estou em dúvida quanto aos casacos e blusas que levarei. Quero começar a arrumar as malas desde já. Obrigado Mariza.

  5. Olá Priscila, como vai?

    Adoro o teu site, sempre leio suas postagens!

    Irei ao Porto entre novembro e dezembro. Gostaria de saber sobre o clima e as atividades culturais, festas etc que acontecerão lá nesses dois meses!
    Desde já, agradeço!
    Beijos

  6. Ah saiu finalmente!
    Sexta feira (14/10) estou chegando em lisboa (ansiosa)
    obrigada pelas dicas e irei conferir o site do clima na semana pra ver que roupas levar, estou em duvida enquanto o vestuário. Sugestões?
    amei o site, tem me ajudado mt =D
    beijos Obrigada.

    • Eliana Pelegrin em

      Olá boa tarde!

      Estou conhecendo agora este site e estou gostando das informações a respeito. Vou estar em Portugal a partir de 19 de outubro e gostaria de saber em relação ao tempo.
      Dizem que o frio de Portugal é diferente do nosso frio do Brasil. Informaram que vai estar em torno de 20 graus durante o dia. Para mim, 20 graus não considero frio aqui no Brasil, mas fui informada que 20 graus aí faz a diferença e é muito frio. SERÁ VERDADE?

      • Priscila Roque
        Priscila Roque em

        Olá, Eliana
        Tudo bem?
        É complicado generalizar o tempo em Portugal e até no Brasil mesmo, visto que cada pessoa tem uma experiência em sua região. Os 20 graus podem ser extremamente agradáveis em um dia de sol. Entretanto, para um dia nublado e com vento, a sensação térmica pode ser inferior e incomodar a quem não se sente bem no frio. E, por isso, essa confusão toda sobre o tempo.
        Quem viaja no outono, é ideal estar preparado tanto para o calorzinho, como também para dias (ou noites) mais frios. Assim como no Brasil, a temperatura em Portugal não é similar em todo o país o tempo todo. Quem viaja ao norte ou passa por uma serra ou vai a uma área litorânea, por exemplo, precisa se preparar para as diversas condições de tempo. Temos aqui mais um post sobre o assunto: https://www.cultuga.com.br/2014/09/planejando-a-viagem-o-que-levar-na-mala-para-o-outono-portugues/
        Um grande abraço e uma excelente viagem

  7. Ruth Almeida de Souza em

    Olá Rafael!
    Estamos chegando em Lisboa no dia 18/10, dia 25/10 iremos para Porto, gostaria de saber como devo fazer para comprar os bilhetes com antecedência para o Alfa pendular? Como devemos comprar pela internet ou ao chegarmos lá?
    Grata,
    Ruth Almeida
    Parabéns pelo belíssimo trabalho!

  8. Oi Pessoal, queria dizer que o site de vocês é muito bom, mas melhor ainda é o feedback aos leitores ???
    Assiim como a Tacianny, também estarei indo em Novembro, e desde já estou ansiosa para saber o que vem na sessão do mês de vocês, postem logo,
    Sei que a estação é o outono, mas que ainda está tranquilo a temperatura, mas com certeza dará aquela esfriada nos próximos dias!
    Passaremos 5 dias por portugal, queremos ficar dois em Lisboa, depois partir para fátima, porto, douro, óbidos e depois vamos para Itália.
    Alguma dica pra essa nossa programação? Estará tendo algum evento bacana?
    Termicas,, bota e casaco quentinho realmente são itens obrigatórios?!
    Obrigada

    • Rafael Boro

      Olá, Bianca
      Tudo bem?
      Que bom ler a sua mensagem. Ficamos muito felizes! 🙂
      Novembro começa a esfriar mesmo, mas mesmo assim é bom aproveitar o país, principalmente as cidades com monumentos cobertos e museus, como Lisboa, Porto, Batalha e Alcobaça. Assim dá para fugir um pouco do frio.
      Cinco dias é pouco tempo para você conhecer todas essas cidades e a região do Douro. Os dias são mais curtos, o deslocamento diário até elas é um pouco longo e você não vai conseguir aproveitar o melhor de cada lugar.
      Vai ter ótimos shows gratuitos de artistas portugueses no Casino Lisboa em novembro. Aqui tem a programação completa: http://www.casino-lisboa.pt/pt/arena-live/726.htm?&utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=ArenaLive_GIF Espero que calhe com os dias que estará em Lisboa.
      Colocar na mala roupa térmica, bota e um bom casaco são ítens obrigatórios nessa época do ano 🙂 Ah… Na Itália costuma fazer mais frio do que aqui em Portugal.
      Um grande abraço e aproveite bastante a viagem!

  9. Ruth Almeida de Souza em

    Olá Rafael!!
    Como iremos de Lisboa para Porto de trem, no Alfa Pendular, e ficaremos no HotelHF Tuela Porto, dia 25/10.
    qual estação devemos desembarcar? mais próxima para o Hotel?

    Grata,
    Ruth Almeida

  10. Bom dia a Todos,

    Eu e minha esposa iremos a Portugal com um grupo e ficaremos do dia 16 ao dia 23 de Outubro de 2017, quando então ao chegar em Lusboa, nos desligaremos do grupo para irmos à Itália.
    Teremos 5 ou seis dias para fazermos Lisboa/o que for possível de Itália/Lisboa, pois voltaremos a Belo Horizonte no dia 28 ou 29 de Outubro. O que vocês recomendariam emvtermos de transporte para a Itália, trem, carro alugado ou avião? Seria necessário vistos para cruzar alguns dos países se a viagem se der por terra? Somos brasileiros e ainda não tiramos nenhum visto pois não são necessários para Portugal e Itália.

    Abraços e muito obrigado,

    Beck e Mônica Nader

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Beck
      Tudo bom?
      Aqui nesse link tem várias dicas do que fazer em Lisboa e região: https://www.cultuga.com.br/category/regioes-de-portugal/lisboa/ 😉
      Sobre o meio de transporte que deverão usar entre Portugal e Itália, sem dúvidas, o avião é a melhor opção. Há voos diários da TAP, easyJet, Ryanair, entre outras companhias.
      Você não vão precisar de visto para essa etapa da viagem. 🙂
      Um abraço e boa viagem!

  11. andre gregory em

    boa noite!
    qual sugestão para uma semana apenas em lisboa, terceira semana de outubro: o que é imperdível? e uma esticada de um dia para alguma cidade próxima, qual seria?
    aguardo, abraço!
    andré.

  12. Bruna Costa em

    Oi, tudo bem?!
    Estamos com uma dúvida no nosso roteiro de lua de mel.. nao sei se vocês poderiam me ajudar… no dia 4 de outubro sairemos de coimbra e provavelmente vamos rumo a nazaré… a dúvida é: no dia 4 antes de chegarmos a nazaré poderiamos parar em obidos ou fatima, mas estariamos com as malas no carro, tem algum problema?
    Ou, poderiamos ir direto pra nazare no dia 4, e no dia 5 que é feriado, iriamos em FATIMA e OBIDOS, mas será que obidos “funciona” nesse dia ou é muito parado?
    Alguma sugestao?

    Obrigada pela sua ajuda!!
    bjjs

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Oi, Bruna
      Tudo bem e com você?
      Deixar as bagagens no porta-malas não tem problema. A recomendação é não deixar bolsas, malas, mochilas e qualquer outro objeto que chame a atenção visível no carro, além de evitar abrir o porta-malas cheio. Infelizmente, existem alguns “espertinhos” que furtam objetos em locais turísticos. 😉
      Por ser uma vila voltada ao turismo, Óbidos “funciona” normalmente, inclusive nos feriados. Fátima a mesma coisa. Podem ir tranquilos que vocês vão aproveitar muito. 🙂
      Caso ainda não tenha visto, nós temos dois artigos sobre Óbidos e Fátima que você vai gostar:
      – Óbidos https://www.cultuga.com.br/2014/04/roteiro-o-que-fazer-em-obidos/
      – Fátima https://www.cultuga.com.br/2014/05/roteiro-o-que-fazer-em-fatima/

      Um grande abraço e tenha uma ótima viagem!

  13. Olá, Rafael!!

    Minha esposa e eu estaremos em Lisboa no dia 28/09/17. Vamos fazer uma viagem de 20 dias entre Portugal e Espanha, a partir de Lisboa, passando em Coimbra e Porto, chegando a Vigo, depois Salamanca e Madri, Granada, Málaga, Sevilha, retornando ao sul de Portugal (Faro) e então encerrando a viagem em Lisboa. Temos pesquisado e ainda não fechamos o roteiro, face as belezas a se ver em todo esse trajeto (e além dele…). Alguma sugestão para deslocamentos entre as cidades citadas? Considera necessário carregarmos roupas para frio (5°C, por exemplo). Obrigado e parabéns pela dedicação e divulgação.

    • Rafael Boro

      Olá, Robson
      Tudo bem?
      Agradeço as palavras. 🙂
      Pelo número de dias de viagem, a melhor forma é alugar um carro. Vocês podem fazer isso quando deixarem Lisboa. É um jeito mais confortável, rápido e com a possibilidade de verem mais lugares especiais, coisa que nem sempre o transporte público proporciona.
      Lisboa, Coimbra e Porto são as principais cidades do país. Vocês também podem visitar Cascais, Sintra, Óbidos e Guimarães, por exemplo. Já na parte da Espanha, não consigo orientar, pois só conheço o básico de Santiago de Compostela e Madri.
      Um grande abraço e boa viagem!

  14. Olá boa noite!

    Gostei das dicas e gostaria de algumas também , vou fazer Compostela na segunda quinzena de outubro ( saindo do Porto) e gostaria de saber como é o clima

    • Rafael Boro

      Olá, Sandra
      Tudo bem?
      Na segunda quinzena, a temperatura cai mais um pouco e as máximas já ficam por volta dos 20 graus. As mínimas rondam os 12 – 14 graus. Porém, como o tempo é instável nessa época, verifique sempre as temperaturas alguns dias antes da sua viagem para as cidades que deseja visitar no Accuweather https://www.accuweather.com/pt/pt/portugal-weather
      Abraços e boa viagem!

  15. Ola Boa noite, tudo bem? chego em Lisboa dia 1/10 e no dia 05/10, no meu roteiro, estarei indo para óbidos e fátima, será que terei algum problema de acesso a esses lugares?

  16. Olá Boa Noite, me ajude por favor. Estarei embarcando para Portugal no dia 25/09/2017 gostaria de saber como estará o clima por lá até o dia 03/10. Amando o site de vocês. Parabéns!! E desde já obrigada

  17. Luiz Américo em

    Ola pessoal, estou indo pra Portugal dia 10 de outubro e ficarei 10 dias. Poderiam me informar se encontro fácil pensões ou pousadas baratinhas por aí? Muito agradecido.

    Um abraço, Luiz Américo
    Ouro fino – Minas gerais – BR

    • Rafael Boro

      Olá, Luiz Américo
      Tudo bem?

      Há pensões e guest houses baratas em várias cidades portuguesas, porém, a qualidade nem sempre é boa, pois os edifícios ou casas são antigos, sem remodelação ou em mal conservado, falta de limpeza e, algumas vezes, em Lisboa e no Porto, longe dos transportes públicos. Aconselho que evite locais com notas muito baixas no Booking.
      Lógico que há exceções, mas pesquise bem antes de reservar. 😉
      Temos um artigo com algumas dicas de como economizar em perder o conforto: https://www.cultuga.com.br/2015/09/como-economizar-na-hospedagem-sem-perder-o-conforto-portugal/

      Aqui em Portugal, a palavra pousada é usada, geralmente, associada a Rede Pestana, um grupo hoteleiro que detém vários hotéis e espaços históricos no país.

      Um abraço e boa viagem!

  18. Oi Rafael!
    Passando para parabenizar seus posts… são antes de tudo verdadeiros e diretos ao que nos interessa… Parabéns!!!

    • Rafael Boro

      Olá, Anna
      Tudo bom?
      Fico muito feliz por ler a sua mensagem. Esse feedback é bastante importante para nós!
      Agradeço o carinho! 🙂
      Um abraço e seja sempre bem-vinda ao Cultuga!

  19. Sheila Regina Andrade Ferreira em

    Adorei as informações do CULTUGA. Fui pela terceira vez à Portugal e pude, desta vez, percorrer com mais calma os pontos turísticos de Lisboa. Portugal está de parabéns por haver investido no turismo. Lisboa parecia uma Torre de Babel. A comida é muito deliciosa e os preços razoáveis. Conheci muitos restaurantes e recomendo a Tosca da Sé, localizada na frente à esquerda da Catedral da Sé. O bacalhau é uma delícia e farto, além de não pesar no bolso.

    • Rafael Boro

      Olá, Sheila
      Tudo bem?
      Como é bom saber que você gostou das informações aqui do Cultuga. É muito legal receber um recado como o seu. Agradecemos o carinho! 🙂
      Portugal está apostando forte e muito bem no turismo. Lisboa está mais vibrante e cheio de lugares novos e remodelados para conhecer. A gastronomia é um dos pontos que eu mais gosto aqui no país. Tem tanta coisa boa! Obrigado pela indicação do restaurante. 😉
      Um grande abraço e sempre seja bem-vinda ao Cultuga e a Portugal!

  20. Thaynan Galvão em

    Ja estou visitando o site de vcs tem um tempo e resolvi finalmente comentar e agradecer por todas as dicas, vocês são incríveis, parabéns! Aproveitando a oportunidade, em Outubro ainda dá pra pegar praia ou está muito frio??

    • Rafael Boro

      Muito obrigado pelo carinho, Thaynan! 🙂 Ficamos felizes que você acompanha o Cultuga e gosta das dicas!
      Nos últimos dois anos, o mês de outubro foi mais quente do que o normal. Choveu pouco e muita gente aproveitou as praias. Não dá para prever se isso vai se manter no próximo ano. Entretanto, traga um “fatinho de banho”, como os portugueses chamam carinhosamente as roupas de praia e piscina. Tomara que você consiga aproveitar! 😉
      Um grande abraço!

Deixe um comentário