Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Prepare-se para um mês colorido e cheio de vida em todos os jardins do país. Se você marcou a sua viagem para Portugal em maio, veja como aproveitar cada momento da primavera:


    Clima em Portugal em maio
    Primavera

    Maio é o mês do sorriso e aquele dos mais esperados do ano. Isso porque as flores e o sol colorem Portugal e há muitos dias com temperaturas máximas acima dos 20 graus.

    Quer saber como o tempo vai estar nas cidades portuguesas por onde você vai passar? Aconselho que consulte o Accuweather ou o Tempo.pt alguns dias antes do embarque.

    É o mês do piquenique, do início das atrações ao ar livre, do bom astral (já deu para perceber o quanto eu fico beeeem feliz quando chega maio, não é?). Veja como fazer a sua mala para aproveitar a primavera em Portugal.

    SEGURO SAÚDE E VIAGEM com parceiro Cultuga:
    Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!


    Primavera
    Ah, os jacarandás de Lisboa!

    Agora a primavera é para valer, pois as flores estão por todo o lado.

    Aliás, você sabia que, quando chega o mês de maio, os lisboetas ficam de olho para descobrir qual é o primeiro Jacarandá que vai florescer na cidade?

    O Jacarandá é uma árvore bastante comum no Brasil, mas nem tanto em Portugal, pois ela não se adapta facilmente ao frio.

    Lisboa, por ter um clima mais amistoso, é uma das cidades portuguesas em que você pode encontrá-las. Assim, entre os meses de maio e junho, veja Lisboa ganhar uma nova cor predominante: o lilás :)

    icon-hotelEncontre um bom hotel para se hospedar em Lisboa

    Essa é uma época em que as lindas e saborosas cerejas também começam a aparecer nos carrinhos espalhados por Lisboa e nos supermercados de todo o país.


    Fuso horário em Portugal

    Lembre-se: Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão com 4 horas a mais do que  Brasília, enquanto as ilhas dos Açores estão com 3 horas.

    Esse fuso segue até o mês de outubro, quando Portugal entra no horário de inverno.


    Feiras, festas tradicionais e festivais

    Com os dias mais quentes, chegam também os festivais e as festas.

    Uma das festas mais famosas da primavera portuguesa é a Festa da Flor, que acontece na Ilha da Madeira com desfiles nas ruas, carros alegóricos e a confecção de tapetes florais.

    E atenção apaixonados por feiras temáticas: tem Braga Romana no mês de maio! O objetivo aqui é recriar alguns momentos e costumes da origem romana da cidade, quando era chamada de Bracara Augusta.

    Uma das maiores festas tradicionais dos universitários portugueses, a Queima das Fitas, também acontece no mês de maio. Ela coincide com o finalzinho do ano acadêmico e celebra esse fase durante uma semana. A mais conhecida é a de Coimbra, mas há outras espalhadas pelo país também com grande destaque, como a do Queima do Porto, por exemplo. Em Braga, a celebração da semana acadêmica se chama Enterro da Gata. Mas as festas não são somente dos estudantes. Todo mundo está convidado a assistir!

    Falando em norte do país, quem está pertinho do Porto e de Braga, no começo do mês, não pode perder a Festa das Cruzes, em Barcelos – a terra do galinho.

    Maio também é a época da Feira de Leiria, com música e diversão para todas as idades.

    O Parque Eduardo VII, em Lisboa, também recebe a histórica e tradicional Feira do Livro – mais um programa imperdível, na minha opinião.


    Feriados em Portugal

    Tenha atenção, pois 1 de maio também é o Dia do Trabalhador em Portugal. Assim, esse é um dos feriados mais importantes do ano comparado, inclusive, a Páscoa, ao Natal e ao Ano Novo (com relação ao horário comercial).

    Para esse dia, procure fazer as suas refeições em restaurantes maiores ou naqueles que ficam dentro de hotéis, pois são os que devem abrir as portas. Temos um post com várias dicas do que fazer em Lisboa no feriado de 1º de maio.

    Com relação as atrações, esqueça aquelas geridas pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC), como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Mosteiro da Batalha, o Palácio Nacional de Mafra, o Convento de Cristo ou Conímbriga, por exemplo (veja aqui a lista de museus e monumentos). Todos estarão fechados.

    Dar uma volta na praia, andar a pé pela cidade em que você estiver hospedado e comprar frutas, pães e bolachas no dia anterior no supermercado podem ser boas pedidas.

    Ah, mas o Oceanário e os Pastéis de Belém estarão abertos (para quem estiver em Lisboa).

    Sintra também é uma boa sugestão, pois há algumas atrações que costumam ficar abertas – como o Palácio da Pena e a Quinta da Regaleira, por exemplo.

    Somente a título de curiosidade o Dia da Mãe (assim, no singular mesmo) é celebrado em Portugal sempre no primeiro domingo de maio.

    Dia 13 de maio é o dia da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima. Assim, o Santuário de Fátima fica MUITO cheio desde a noite anterior, no dia 12.

    Se você deseja participar das celebrações dessa data, que está entre as mais importantes do Santuário, prepare-se levando algo para comer, como frutas, bolachas, um lanche caseiro ou barrinhas de cereais, além de uma garrafa de água. Use também roupas e sapatos confortáveis, e tenha alguma paciência para aproveitar esse momento da melhor forma.

    Algo que interessa a todos: o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio por toda a Europa, e a Noite dos Museus, que sempre tem uma programação especial em Portugal. Veja no site da DGPC.


    Sugestões do Cultuga para maio de 2024

    Fado

    Artistas portugueses

    Artistas brasileiros

    Artistas internacionais

    Teatro

    Dança

    Eventos

    Esportes


    Como é Lisboa em maio (em vídeo)

    Como é Portugal em…

    JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    36 Comentários

    1. Oi Priscila minha espôsa é nacida em Funchal mas veio para o Brasil com 2 anos de Idade e agora conseguimos marcar viagem para Maio, esse ano completamos 53 anos de casados se puder me ajudar gostaria de saber se é mais barato alugar um carro ou alugar um taxi em Funchal.Desde ja agradeço se puder dar a informação.

      • Priscila Roque em

        Olá, Clovis
        Tudo bem?
        Acabamos de voltar do Funchal e não achei o aluguel do carro assim tão caro, sabe? Pode ser uma boa, sim! Mas também é bem comum as pessoas cotarem com um táxi – a minha mãe fez isso, conterrânea da sua esposa, quando foi a Madeira há alguns anos. Não sei se dizer quanto custa um táxi por lá, mas sei te dizer que as excursões também têm um bom preço. Por isso, poderão até fazer uma mescla de serviços, para que tenham várias experiências, sem assim o desejarem. Tenha apenas atenção que algumas áreas da Ilha da Madeira tem estradas íngremes ou mais estreitas, um pouco “chatas” para dirigir. Portanto, se alugarem um carro, façam a opção por um que seja mais potente, como 1.4, por exemplo.
        Um grande abraço

      • Olá, Célio
        Tudo bom?
        No final desse post, pouco antes da caixa de comentários, tem todos os artigos da série Portugal mês a mês ;)
        A Feira da Ladra, no Campo de Santa Clara, em Lisboa, tem mais de um século e você pode encontrar peças de vidro antigas. Acontece toda terça e sábado.
        Abraços!

    2. Olá! Vou em Maio/18 para Lisboa ficar 10 dias com marido e duas filhas. Tem algum site confiável para aluguel de apartamento por temporada? Obrigada

    3. Isabel Fernandes em

      Olá Rafael! Parabéns pelo site de vocês . O Cultuga tem sido leitura obrigatória . Pretendemos ir para Portugal em 2018, com a opção de ir com amigos entre 6-26 de março ou sozinhos entre 15 de maio a 03 de junho. As dicas mês a mês em Portugal são fantásticas, mas de qualquer forma ainda paira uma dúvida: caso formos em março encontraremos dias ainda bem frios, mais curtos, certos? Portanto mais bagagem necessária …
      Maio parece ser a melhor opção mesmo pois está em plena primavera, mas será que conseguiremos nos virar sozinhos sendo um casal já de idade mais avançada ?
      O que você sugere para nos ajudar a decidir a época da viagem. Se for março estamos já apertados de tempo.
      Muito, muito obrigada. E mais uma vez, parabéns pelo site.

      • Olá, Isabel
        Tudo bom?
        Ficamos muito contentes pelo elogio. :) Esse é um trabalho que gostamos muito de fazer!
        Março ainda é o finalzinho do inverno, mesmo assim, pode ter dias frios e alguma chuva, principalmente na região norte e na Serra da Estrela. A mudança para o horário de verão, que faz os dias ficarem mais longos, acontece no último final de semana de março.
        Maio é uma época deliciosa, pois a temperatura é mais amena, não atrapalhando o dia-dia de vocês, os jardins e parques já estão mais floridos e as chuvas quase não aparecem. Independente da idade de vocês, viajar por Portugal é muito bom. Lógigo que as ladeiras do Porto e de Lisboa são chatinhas, mas os maravilhosos cafés e restaurantes sempre ajudam a recarregar a energia, sem contar os monumentos e as atrações turísticas. Independente da época da viagem (maio é mais gostoso :) ), vocês vão gostar bastante do país. ;)
        Um grande abraço e boa viagem!

    4. Boa tarde !
      Tenho 60 anos e nunca fizemos uma viagem internacional.
      Confesso que estou receosoMinha esposa me incumbiu da tarefa de montar um roteiro de uma viagem a Portugal, onde ficaremos por volta de 20 a 25 dias.
      Confesso que estou receoso.
      Não sei nem como começar.
      O que você me sugere ?
      Agradeço antecipadamente sua resposta.

      Grande abraço !

    5. Oi gente. Obrigada pelas dicas e pelo site, gostei muito.
      Estou planejando uma viagem a Portugal e estou escolhendo final de abriu e comeco de maio. Mas estou em duvida se não é uma época cara. O que voces me dizem? Hospedagem, comida, passagens, consigo economizar nesses meses? Obrigada

      • De nada, Aline! Legal que você gostou das dicas do Cultuga! ;)

        Não muda muito viajar no final de abril e início de maio. É uma época que gostamos bastante e é mais barata do que o verão (tanto passagens e hotéis – comida não muda em nada). O início de maio (principalmente ente 8 e 12 de maio) pode ter hospedagens mais caras em Lisboa por conta da Eurovião Festival da Canção.
        Um abraço e boa viagem!

    6. Parabéns pelo blog, Rafael e Priscila. Muita informação útil e expressas de maneira clara e objetiva. Recomendarei 100%. Eu e meu esposo faremos Portugal em maio e pensamos numa logística e se quiserem opinar ficaremos muitíssimos agradecidos.

      Ainda estamos esperando as passagens abaixarem um pouco e ponderar. O desejo maior é chegar em porto e descer, mas se a diferença ficar muito grande vamos chegar em Lisboa e subir Porto de Trem.
      Pensamos em:
      Porto – 5 dias (usar transporte público)
      4 dias – Braga, Guimarães, Barcelos, Ponte de Lima e Viana do Castelo, Santiago de Compostela (pensando em 1 pernoite), Bragança e aldeia de Montesinho (pensando em 1 pernoite). Ainda tenho dúvida se será muito corrido, porque não gosto apenas de “tirar foto”. (Alugar carro)
      2 dias – Aveiro, Coimbra e Piodão (penoite) (carro)
      6 dias – Madeira (queríamos Açores no lugar, mas as passagens estão pesando muito). (carro lá)
      7 dias – Lisboa (transporte público) e Sintra, Cascais e Estoril (talvez), Grutas de Mira, Batalha, Óbidos e Alcobaça (carro)
      1 dia Algarve e 1 Évora/Alentejo. (carro)

      Além disso, é conseguir vender o fígado até lá….rs.

      • Olá, Ana
        Tudo bom?
        Agradecemos a mensagem e o carinho com o nosso trabalho! :) Esse é melhor retorno que podemos ter!

        A logística está ótima e com os dias bem equilibrados. Nós também não gostamos de fazer as coisas correndo Acho que a única mudança necessária seria na parte final, no Algarve e no Alentejo. Um dia para Évora, perfeito (talvez alguma vila ou aldeia próxima, não mais do que isso)! Porém, o dia que você colocaram para conhecer o Algarve é pouco. O sul de Portugal tem muitas praias lindas e vale a pena ficar no mínimo dois dias para conhecer o básico. Mesmo de carro fica corrido. Coloque esse dia para explorar mais os arredores de Lisboa (Setúbal, por exemplo) ou arredores de Évora (Arraiolos, Estremoz, Reguengos de Monsaraz e Elvas, por exemplo).

        Aproveitem muito esses lugares incríveis que vocês vão visitar! Boa viagem! :)
        Ps. Estou torcendo para você não vender o fígado rs

    7. Rafael, muito obrigada pelo retorno e pelas dicas. E eu também estou torcendo para não precisar vender o fígado…rrsrsrs….mas o valor do euro não está ajudando…rs..
      Mais uma vez obrigada, fiquei muito contente mesmo!!!

    8. olá, adorei seu site, ótimas dicas.
      Quanto aos valores de refeições e transportes, esses valores estão atualizados? porque tem site que informa mas quando vamos pesquisar é de 2015…
      Pretendo ir em Maio e adorei as dicas de roteiros.

      Abraços

    9. Cláulio Henrique de Souza em

      Oi Rafael e Priscila,gostamos muito do seu site,faremos nossa primeira viagem internacional(somos um casal) e escolhemos Portugal,pretendemos ir final de maio(27) e retornaremos em junho(02),não sei por onde começar,agradeceria muito por algumas dicas.

    10. Boa Tarde

      Meu nome é Marly, estou indo para Portugal no Período de 08/05 a 19/05, ficarei 6 dia em Lisboa, 2 em Coimbra 3 em Porto. O que devo levar de roupa. Ainda e frio nessa época.

      • Olá, Marly
        Tudo bem?

        Uma das principais características da primavera em Portugal é o calorzinho bom que você pega durante o dia e o frio que vem depois do pôr-do-sol. Portanto, traga roupas de meia estação e algumas peças de frio, principalmente se você for friorenta. Em Lisboa, as temperaturas (média de 20 graus de máxima e 12 graus de mínima) costumam ser uns dois graus a mais do que no Porto e Coimbra.
        Indico a leitura do nosso artigo especial sobre a primavera: https://www.cultuga.com.br/2015/03/o-que-levar-na-mala-primavera-portugal/ ;)

        Um abraço e boa viagem!

    11. Chegarei com minha família em Portugal no 17/05 .Certamente iremos aproveitar mais os nossos passeios depois de suas valiosas dicas.
      Um abraço!

    12. Bom dia – Por favor, somos um casal de brasileiros com 73 anos de idade e 44 anos de casados.
      Já estivemos na Europa muitas vezes, porém, em Portugal, será a primeira possivelmente no mês de maio 2019.
      Solicitamos a colaboração de vocês para elaboração de um roteiro SEM locação de carro e utilizando trens e outros meios de transporte coletivos.
      Nossa ideia é ficarmos de 21 até 25 dias, sem contar os dois dias de viagens de ida e volta. Queremos ficar em hotéis / pousadas “sem frescura”, porém, com boa localização (portanto próxima dos meios de transporte), banheiro privativo no quarto, café da manhã e em região segura.
      Podem nos ajudar?
      Gratos
      Elisabeth e Edivaldo

    13. Maria Alcione Almeida Chagas em

      Boa tarde,
      Olá Rafael e Priscila! Amo acessar seu site e viajar com vocês por seus relatos e dicas. Estarei em maio nesta terra maravilhosa, que sempre que posso, visito. Estarei hospedada em Fátima do dia 6 ao dia 14 de maio, para comemorar meus 68 anos de vida feliz, e pretendo visitar uma grande amiga que reside em Montargil. Estarei sozinha e pretendia alugar um carro em Tomar para seguir até Ponte de Sor e de lá para Montargil, pernoitar e voltar por Santarém até Tomar para devolução do carro. Seria possível fazer este percurso em transporte público ou seria mais viável em carro alugado? Obrigada. Abraços.
      Maria Alcione

      • Olá, Maria Alcione
        Tudo bem?

        O transporte público para cidades pequenas, vilas e aldeias do interior de Portugal é muito limitado. Se houver, será mais voltado para a população que trabalha nas cidades maiores da região. Ou seja, os horários são limitados.
        A sua viagem será confortável se alugar um carro. ;)

        Um grande abraço e boa viagem!
        Que venham muitas outras comemorações em Portugal!

    14. Oie casal abençoado, estou indo pra Portugal no início de maio ,vou passar férias lá na casa de amigos que chegaram recentemente ao País com visto de trabalho e estudo,estou no preparativos para a viagem, passagem, documentos,tenho muitas dúvidas sobre tudo isso,e sobre a mala,a bagagem,o que é melhor? Só a bagagem de mão ou despachar a mala,tenho dúvidas sobre o que levar,na imigração eles vêem o tamanho e peso certo da bagagem? Estou muito feliz por esta oportunidade e nao vejo a hora de conhecer esse País incrível ,meu sonho desde a faculdade quando fiz um trabalho sobre a Escola da Ponte que fica em Porto ,e daí me aprofundei e me apaixonei por este país!

    Deixe um comentário