Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Se você está com viagem marcada para Portugal em agosto, veja quais são as informações que você precisa saber antes de embarcar!

    Clima em Portugal em agosto
    Verão

    Agosto é o auge do verão português, quando muita gente sai de férias e corre para as praias, seja para tomar um bronze ou um banho de mar.

    Tenha atenção com o calor, sobretudo nas cidades mais quentes do seu roteiro – algumas podem chegar a sensação térmica de 40ºC.

    Veja como arrumar a sua mala para o verão e siga essas dicas que podem ajudá-lo nessa viagem:

    • Prefira os destinos de praia durante a semana. Aos finais de semana, elas certamente estarão mais concorridas;
    • Acorde bem cedo, se você quiser bater perna pelas cidades;
    • Em dias com mais de 30ºC, da hora do almoço até às 16h, escolha passeios que tenham ar condicionado, como museus e shoppings;
    • Esteja sempre com uma garrafa de água na mochila. Em Portugal, a água que sai da torneira é potável;
    • Use roupas mais frescas e de tons claros… E não esqueça do protetor solar!

    LEIA TAMBÉM: O que fazer em dias bem quentes em Lisboa

    Férias em agosto no comércio

    Agosto é o mês “favorito” dos portugueses para tirar férias. Portanto, pode ser que você encontre lojas e restaurantes fechados ao longo da sua viagem, é comum que isso aconteça.

    Se você pretende se deslocar a uma loja ou restaurante específico do seu roteiro, envie antes um e-mail ou telefone para confirmar se estará aberto.

    Muitos portugueses que nasceram em pequenas cidades e hoje vivem em grandes centros ou em outros países europeus aproveitam tradicionalmente as férias do mês de agosto para retornar as suas aldeias de origem e ficar com a família. Agosto é conhecido como o mês dos emigrantes.

    Portanto, também é uma época em que costumamos ver os vilarejos portugueses mais cheios. 

    Fuso Horário em Portugal

    Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão com 4 horas a mais do que Brasília, enquanto as ilhas dos Açores estão com 3 horas.

    Esse horário segue até o mês de outubro, quando Portugal entra no horário de inverno.

    No início de agosto, o nascer do sol é por volta das 06h40 e o pôr do sol às 20h30.

    No final do mês, o nascer acontece às 7h e o pôr do sol às 20h.

    ENTENDA: Qual é o fuso horário de Portugal e a diferença para o Brasil?

    Preços na rede hoteleira

    Mês de férias também significa alta nos preços em diversos setores, e a rede hoteleira é um deles.

    Com portugueses (e europeus) de férias, os destinos de praia são aqueles mais procurados, mais cheios e com menos opções disponíveis.

    Quanto antes você se programar, mais chances terá de encontrar boas oportunidades – principalmente no Algarve.

    icon-hotelEncontre um bom hotel para se hospedar no Algarve

    Aluguel de carro em Portugal

    O aumento dos preços vale também para o aluguel de veículos no mês de agosto em Portugal.

    Se você estiver em um grupo – sobretudo com pessoas idosas, com pouca mobilidade ou crianças, ainda vale a pena alugar um carro para viajar por Portugal, sim (principalmente pelo conforto do ar condicionado).

    Entretanto, se você estiver sozinho ou em casal, por exemplo, considere fazer também percursos de transporte público se quiser economizar.

    Para algumas cidades portuguesas maiores (como Lisboa, Porto e Coimbra, por exemplo), vale fazer o deslocamento de trem pois, comprando com antecedência, você pode conseguir bons descontos (chegando até os 60%).

    LEIA TAMBÉM: Roteiro completo para viajar de trem em Portugal

    Programe-se, sempre que possível, para viajar no início da manhã e ao fim do dia. No período da tarde, o calor intenso pode deixar a sua viagem mais cansativa.

    Feiras e festas em Portugal

    O início de agosto traz também feiras medievais importantes. A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, em Santa Maria da Feira, e o Mercado Medieval de Óbidos são imperdíveis.

    Para quem vai descer ao Algarve, também poderá aproveitar outras duas localidades com feiras medievais interessantes, Silves e Castro Marim.

    Entre os destaques do norte também estão as Festas da Senhora da Agonia, em Viana do Castelo – com uma das romarias mais bonitas de Portugal.

    Mais ao centro de Portugal, tem a Feira de Enchidos, Queijo e Mel de Vila de Rei – com shows de artistas portugueses e prova de diversos sabores dessa terra.

    Esse também é o mês da tradicional e grande Feira de São Mateus, em Viseu – uma das maiores feiras populares de Portugal e a mais antiga da Península Ibérica, com mais de 600 anos de história.

    Pertinho de Lisboa, em Cascais, a linda baía da vila é palco do maior festival de verão gratuito do país, as Festas do Mar.

    Para quem tem viagem marcada para os Açores e pretende passar pela Ilha do Faial, vale a pena aproveitar a Semana do Mar, um evento com mais de 40 anos de vida. A Semana reúne um dos principais festivais náuticos de Portugal, além de uma feira de gastronomia e também artesanato.

    Feriados em Portugal

    Atenção que 15 de agosto é o dia da Assunção de Nossa Senhora (veja todos os feriados em Portugal). Assim, alguns locais podem estar fechados na data.

    Para os religiosos, pode ser uma boa oportunidade para assistir a missas especiais.

    Frutas da época

    Muitos pessoas que viajam têm o costume de levar durante o passeio uma sacolinha com lanche. As frutas quase sempre estão nesse kit.

    Se você é um desses, separamos as frutas da época que poderá encontrar nos supermercados portugueses no mês de agosto: ameixa, ananás (“primo” do abacaxi), banana, amora, pêssego, figo, melão, melancia, morango, maçã, limão e uva – também podem haver outras, mas o preço é mais alto por, geralmente, serem importadas ou estarem fora de época.

    Festivais de verão em Portugal

    A temporada dos festivais de verão continua no mês de agosto.

    Assim, tenha atenção ao calendário, se você tiver interesse ou não em ir. Isso porque, para quem deseja ver bons shows ou curtir o ambiente festivaleiro, é preciso se programar para comprar os ingressos (no caso de eventos pagos) e encontrar hotéis para o período.

    Para quem não vai a nenhum festival, ainda assim vale a pena saber quais são os principais, pois as cidades que os recebem ficam mais cheias para a data, oscilando o preço da rede hoteleira e a quantidade de vagas disponíveis na região.

    Veja quais costumam ser os destaques de agosto:

    Sugestões culturais para agosto de 2024

    Artistas portugueses

    • UHF na Figueira da Foz, dia 14 de agosto

    Festivais

    Teatro

    Esportes

    Como é Lisboa em agosto (em vídeo)

    Como é Portugal em…

    JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    12 Comentários

    1. Antonio Jovino Ferreira Filho em

      Oi Priscila! Obrigado pelo seu site, pois é de grande valia. Fiz jornalismo na Uniso (Universidade de Sorocaba), embora não tenha concluído o curso e curtia muito foto jornalismo. Bem essa é uma forma de me identificar e também obter algumas informações suas. Bem sou militar reformado e minha esposa trabalha com costura, ela mantem uma Ateliê onde cria e faz moldes para moda feminina, ou seja ; Costura sob medida. Nós estamos pensando em conhecer Portugal, mais precisamente Vila de Nazaré, pois somos apaixonados pelo litoral, e pesquisando e assistindo alguns vídeos sobre Nazaré ficamos ainda mais fascinados pela beleza do lugar. Priscila, o que gostaríamos de saber é se ha alguma possibilidade da minha esposa por em prática a profissão que ela exerce aqui no Brasil ai ? Pois quanto a me sou reformado militar, e o meu salário já me daria um certo conforto no que tange a moradia (aluguel já pesquisado e alimentação). Sobre a minha cônjuge abrir um pequeno Ateliê, quais seriam as facilidades e dificuldades que encontraríamos? Por favor se possível nos ajude com essas informações, e caso realizando esse sonho você será bem vinda ao nosso Ateliê. Obrigado !!!

      • Olá, Antonio
        Como vai?
        Agradeço o seu carinho :)
        Não sei como orientá-lo, pois não tenho experiência nesse assunto.
        Agradeço também o convite para a visita ao ateliê. Será um prazer! (também adoro Nazaré!)
        Um forte abraço

    2. claudio ribeiro em

      Obrigado, PRISCILA!
      Vou viajar para Portugal (Porto, Braga, Guimarães e Lisboa e arredores) final de agosto…
      Creio que vou ter que enfrentar o calor e as lojas fechadas… Não tenho outro período de férias este ano.
      Muito bom o site, grande valia para quem viaja a Portugal, parabéns!

      • Olá, Claudio
        Tudo bom?
        Ficamos contentes que tenha gostado do conteúdo do Cultuga! :)
        Pode ter certeza que o calor e algum comércio fechado não vão atrapalhar a sua viagem.
        Um grande abraço!

    3. Airton José Buenavides da Silva em

      Oi Priscila!
      Primeiro, gratíssimo pelas excelentes informações no site.
      Segundo, tenho pretensão de aposentar neste ano (se a malfadada reforma previdenciária não acabar com esse sonho que acalanto há quase quarenta anos).
      Penso na possibilidade de residir em Portugal.
      Antes, gostaria de dar um passeio por aí, preferencialmente por Guimarães e Coimbra ou outra cidade com universidade.
      Terei disponibilidade no mês de agosto.
      Porém, como ando sozinho, não tenho a mínima ideia de onde me hospedar.
      Vi alguns pacotes no site decolar, inclusive para Guimarães. Mas todos constam apenas um hotel ou albergue para todos o período. gostaria de ter mais mobilidade para circular por aí.
      Albergue parece interessante pela possibilidade de conhecer outros viajantes.
      Pode dar alguma dica?
      Obrigado
      Airton Buenavides.

    4. MARIA APARECIDA DE JESUS em

      Ola, Estou pensando em viajar para Portugal em agosto/setembro, no meu período de férias. Provavelmente irei sozinha tenho disponível 21 dias e gostaria de sugestões. caso dê tempo penso em conhece uma parte da espanha próxima a Portugal tambem.

      Vocês poderiam me ajudar a montar o meu itinerário?
      Grata

      Cida/ São Paulo

      • Olá, Cida
        Tudo bem?

        Aqui nesse link aqui diversas dicas e sugestões de atrações que você poderá aproveitar em Portugal: https://www.cultuga.com.br/roteiro-viagem-portugal/ Lisboa e Porto são cidades incríveis que precisam estar em qualquer roteiro pelo país. Seus arredores também. A região centro (Óbidos, Batalha, Tomar, Alcobaça, Nazaré) também vale a pena. As praias do Algarve (sul), da região centro-oeste e dos arredores de Lisboa são ótimas para quem gosta. ;)

        Sobre a Espanha, algumas das cidades espanholas mais procuradas pelos turistas que estão perto da fronteira são: Sevilha, Santiago de Compostela, Badajoz, Salamanca e Mérida.

        Um abraço e boa viagem!

    5. Ola Priscila e Rafael!
      Chegamos hoje de Portugal, viagem incrível com marido , filhos e genro!
      Ficamos em Lisboa e região de Évora!
      Desde q definimos essa viagem , sigo vcs!!
      O Vinicius e sua equipe nos ajudaram muito nos transfere e passeios!
      Os comentários de vcs são de grande valia!!
      Bjs

      • Olá, Teresa
        Tudo bem?

        Ficamos super felizes em receber o seu feedback e que tenham aproveitado bastante a viagem. Agradecemos o carinho! :)
        Lisboa e o Alentejo são incríveis!
        Vamos falar para o Vinicius que gostaram do trabalho dele! ;)

        Um grande abraço e seja sempre bem-vindos ao Cultuga e a Portugal!

    6. Romildo Nonato da Silva em

      olá, Rafa e Pri.

      Material muito massa! muito bom, quiz dizer.!
      irei conhecer esse lindo pais. cultura muito linda, e rica, e pretendo curti bastante, assim se Deus permiti estarei ai sim!

      fico feliz, por ter um conteúdo muito grande referente as informações voltado para quem quer visitar o pais.

      fica aqui o muito Obrigado!

      • Olá, Romildo
        Tudo bem?

        De nada! ???? Agradecemos o carinho com o nosso trabalho! Você vai adorar conhecer Portugal! ????????❤️
        Um grande abraço!

    Deixe um comentário