Como é Portugal em AGOSTO?

8

Se você está com viagem marcada para Portugal em agosto, veja quais são as informações que você precisa saber antes de embarcar!

(artigo atualizado em 25 de julho de 2018)

Como é Portugal em AGOSTO?

Clima em Portugal – verão

Agosto é o auge do verão português, quando muita gente sai de férias e corre para as praias, seja para tomar um bronze ou um banho de mar.

Tenha atenção com o calor, sobretudo nas cidades mais quentes do seu roteiro – algumas podem chegar a sensação térmica de 40 graus.

Veja como arrumar a sua mala para o verão e siga essas dicas que podem ajudá-lo nessa viagem:

  • Prefira os destinos de praia durante a semana. Aos finais de semana, elas certamente estarão mais concorridas;
  • Acorde bem cedo, se você quiser bater perna pelas cidades;
  • Em dias com mais de 30 graus, da hora do almoço até às 16h, escolha passeios que tenham ar condicionado, como museus e shoppings;
  • Esteja sempre com uma garrafa de água na mochila. Em Portugal, a água que sai da torneira também é potável;
  • Use roupas mais frescas e de tons claros… E não esqueça do protetor solar!

Verão em Lisboa: dicas do que fazer em dias bem quentes

Férias no comércio

Agosto é o mês “favorito” dos portugueses para tirar férias. Portanto, pode ser que você encontre lojas e restaurantes fechados ao longo da sua viagem, é comum que isso aconteça. Se você pretende se deslocar a uma loja ou restaurante específico do seu roteiro, envie antes um e-mail ou telefone para confirmar se estará aberto.

Fuso Horário

Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão com 4 horas a mais do que Brasília, enquanto as ilhas dos Açores estão com 3 horas. Esse horário segue até o mês de outubro, quando diversos estados brasileiros entram em horário de verão e Portugal entra no de inverno.

No início de agosto, o nascer do sol é por volta das 06h40 e o pôr do sol às 20h30. No final do mês, o nascer acontece às 7h e o pôr do sol às 20h.

Qual é o fuso horário de Portugal (e a diferença para o Brasil)?

Preços na rede hoteleira

Mês de férias também significa alta nos preços em diversos setores, e a rede hoteleira é um deles. Com portugueses e europeus de férias, os destinos de praia são aqueles mais procurados, mais cheios e com menos opções disponíveis. Quanto antes você se programar, mais chances terá de encontrar boas oportunidades – principalmente no Algarve.

icon-hotelEncontre um bom hotel para se hospedar no Algarve

Aluguel de carro

A questão do aumento dos preços vale também para o aluguel de veículos. Se você estiver em um grupo – sobretudo com pessoas idosas, com pouca mobilidade ou crianças, ainda vale a pena alugar um carro para viajar por Portugal, sim (principalmente pelo conforto do ar condicionado).

Entretanto, se você estiver sozinho ou em casal, por exemplo, considere fazer também percursos de transporte público. Para algumas cidades portuguesas maiores (como Lisboa, Porto e Coimbra, por exemplo), vale fazer o deslocamento de trem pois, comprando com antecedência, você pode conseguir bons descontos (chegando até os 65%).

Programe-se, sempre que possível, para viajar no início da manhã e ao fim do dia. No período da tarde, o calor intenso pode deixar a sua viagem mais cansativa.

Feiras e festas

O início de agosto traz também feitas medievais importantes. A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, em Santa Maria da Feira, e a continuação do Mercado Medieval de Óbidos, que acontece até o dia 5. Para quem vai descer ao Algarve, também poderá aproveitar outras duas localidades com feiras medievais interessantes, Silves e Castro Marim.

Na cidade do galinho, durante o início do mês de agosto, você poderá visitar a Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos. Cerca de 80 artesãos locais vão expor por aqui.

Entre os destaques do norte também estão as Festas da Senhora da Agonia, em Viana do Castelo – com uma das romarias mais bonitas do país.

Mais ao centro, tem a Feira de Enchidos, Queijo e Mel de Vila de Rei – com shows de artistas portugueses e prova de diversos sabores dessa terra.

Esse também é o mês da tradicional e grande Feira de São Mateus, em Viseu – uma das maiores feiras populares de Portugal e a mais antiga da Península Ibérica, com mais de 600 anos de história.

Pertinho de Lisboa, em Cascais, a linda baía da vila é palco do maior festival de verão gratuito do país, as Festas do Mar, que em 2018 será de 17 a 26 de agosto

No Algarve, na cidade de Lagos, também entre 17 e 26 de agosto, acontece a Fatacial, a maior feira generalista da região.

Para quem tem viagem marcada para os Açores e pretende passar pela Ilha do Faial, vale a pena aproveitar a Semana do Mar, um evento com mais de 40 anos de vida. A Semana reúne um dos principais festivais náuticos de Portugal, além de uma feira de gastronomia e também artesanato.

icon-consultoriaQuer conhecer Lisboa de uma forma diferente? Faça um tour do Cultuga

Feriados

Atenção que 15 de agosto é o dia da Assunção de Nossa Senhora (veja todos os feriados do ano). Assim, alguns locais podem estar fechados na data. Para os religiosos, pode ser uma boa oportunidade para assistir a missas especiais.

Frutas da época

Muitos pessoas que viajam têm o costume de levar durante o passeio uma sacolinha com lanche. As frutas quase sempre estão nesse kit. Se você é um desses, separamos as frutas da época que poderá encontrar nos supermercados portugueses no mês de agosto: ameixa, ananás (“primo” do abacaxi), banana, amora, pêssego, figo, melão, melancia, morango, maçã, limão e uva – também podem haver outras, mas o preço é mais alto por, geralmente, serem importadas.

Sugestões culturais para agosto de 2018

Fado

Artistas portugueses

  • Noiserv em São Pedro de Moel, dia 14 de agosto

Artistas brasileiros

Festivais de Verão

Eventos e espetáculos

Esportes

Como é Portugal em…

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

8 comentários

  1. Antonio Jovino Ferreira Filho em

    Oi Priscila! Obrigado pelo seu site, pois é de grande valia. Fiz jornalismo na Uniso (Universidade de Sorocaba), embora não tenha concluído o curso e curtia muito foto jornalismo. Bem essa é uma forma de me identificar e também obter algumas informações suas. Bem sou militar reformado e minha esposa trabalha com costura, ela mantem uma Ateliê onde cria e faz moldes para moda feminina, ou seja ; Costura sob medida. Nós estamos pensando em conhecer Portugal, mais precisamente Vila de Nazaré, pois somos apaixonados pelo litoral, e pesquisando e assistindo alguns vídeos sobre Nazaré ficamos ainda mais fascinados pela beleza do lugar. Priscila, o que gostaríamos de saber é se ha alguma possibilidade da minha esposa por em prática a profissão que ela exerce aqui no Brasil ai ? Pois quanto a me sou reformado militar, e o meu salário já me daria um certo conforto no que tange a moradia (aluguel já pesquisado e alimentação). Sobre a minha cônjuge abrir um pequeno Ateliê, quais seriam as facilidades e dificuldades que encontraríamos? Por favor se possível nos ajude com essas informações, e caso realizando esse sonho você será bem vinda ao nosso Ateliê. Obrigado !!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Antonio
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho 🙂
      Não sei como orientá-lo, pois não tenho experiência nesse assunto.
      Agradeço também o convite para a visita ao ateliê. Será um prazer! (também adoro Nazaré!)
      Um forte abraço

  2. claudio ribeiro em

    Obrigado, PRISCILA!
    Vou viajar para Portugal (Porto, Braga, Guimarães e Lisboa e arredores) final de agosto…
    Creio que vou ter que enfrentar o calor e as lojas fechadas… Não tenho outro período de férias este ano.
    Muito bom o site, grande valia para quem viaja a Portugal, parabéns!

    • Rafael Boro

      Olá, Claudio
      Tudo bom?
      Ficamos contentes que tenha gostado do conteúdo do Cultuga! 🙂
      Pode ter certeza que o calor e algum comércio fechado não vão atrapalhar a sua viagem.
      Um grande abraço!

  3. Airton José Buenavides da Silva em

    Oi Priscila!
    Primeiro, gratíssimo pelas excelentes informações no site.
    Segundo, tenho pretensão de aposentar neste ano (se a malfadada reforma previdenciária não acabar com esse sonho que acalanto há quase quarenta anos).
    Penso na possibilidade de residir em Portugal.
    Antes, gostaria de dar um passeio por aí, preferencialmente por Guimarães e Coimbra ou outra cidade com universidade.
    Terei disponibilidade no mês de agosto.
    Porém, como ando sozinho, não tenho a mínima ideia de onde me hospedar.
    Vi alguns pacotes no site decolar, inclusive para Guimarães. Mas todos constam apenas um hotel ou albergue para todos o período. gostaria de ter mais mobilidade para circular por aí.
    Albergue parece interessante pela possibilidade de conhecer outros viajantes.
    Pode dar alguma dica?
    Obrigado
    Airton Buenavides.

  4. MARIA APARECIDA DE JESUS em

    Ola, Estou pensando em viajar para Portugal em agosto/setembro, no meu período de férias. Provavelmente irei sozinha tenho disponível 21 dias e gostaria de sugestões. caso dê tempo penso em conhece uma parte da espanha próxima a Portugal tambem.

    Vocês poderiam me ajudar a montar o meu itinerário?
    Grata

    Cida/ São Paulo

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Cida
      Tudo bem?

      Aqui nesse link aqui diversas dicas e sugestões de atrações que você poderá aproveitar em Portugal: https://www.cultuga.com.br/roteiro-viagem-portugal/ Lisboa e Porto são cidades incríveis que precisam estar em qualquer roteiro pelo país. Seus arredores também. A região centro (Óbidos, Batalha, Tomar, Alcobaça, Nazaré) também vale a pena. As praias do Algarve (sul), da região centro-oeste e dos arredores de Lisboa são ótimas para quem gosta. 😉

      Sobre a Espanha, algumas das cidades espanholas mais procuradas pelos turistas que estão perto da fronteira são: Sevilha, Santiago de Compostela, Badajoz, Salamanca e Mérida.

      Um abraço e boa viagem!

Deixe um comentário