O feriado de 1º de Maio – Dia do Trabalhador – é um dos principais em Portugal. Muitas pessoas me perguntam o que abre e o que fecha nas cidades, principalmente em Lisboa. Aqui você vai saber o que fazer em Lisboa no feriado de 1 de Maio.
Esse feriado tem o mesmo “peso” dos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, quando grande parte do comércio e dos monumentos não abre.
Mas, não se preocupe. Neste post vou dar boas dicas do que fazer em Lisboa no dia 1º de Maio. Já adianto que várias das sugestões deste artigo valem também para outros feriados.
O que fecha no dia 1º de Maio em Lisboa?
Planejar uma visita pelos monumentos históricos de Portugal não é indicado no Dia do Trabalho, pois eles fecham neste feriado.
Grande parte do comércio, principalmente nos bairros que não fazem parte do centro histórico, também fecham. Os funcionários dos restaurantes familiares, cafés e lojas pequenas tiram o dia de folga.
O famoso centro comercial El Corte Inglés, que fica perto do Parque Eduardo VII, também não abre.
Horários especiais de feriado
Alguns supermercados e shoppings em Lisboa podem ter o horário de funcionamento reduzido.
Atenção
Os transportes públicos em Lisboa funcionam neste feriado. Porém, há menos circulação de ônibus, de bondinhos e das carruagens do metro e do trem. Isso faz com que o tempo de espera seja maior.
O que fazer em Lisboa no feriado
Não se preocupe que há muito o que fazer em Lisboa em feriados importantes como o Dia do Trabalhador.
Centro histórico: a melhor opção e com miradouros incríveis
O centro histórico é um dos melhores lugares para você passear na cidade durante um feriado. Além de ter alguns restaurantes e cafés abertos, as ruas desses bairros mais antigos já são uma atração para qualquer viajante que gosta de caminhar.
Na Baixa, você pode apreciar os típicos edifícios construídos após o Terremoto de 1755, caminhar pela Rua Augusta, ver as várias praças espalhadas pela região, como a Praça do Comércio e a Praça D. Pedro IV, além de sentar junto ao Tejo para relaxar, junto a este rio que deixa Lisboa ainda mais especial.
No canal do Cultuga no YouTube tem um vídeo em que mostramos as 5 praças que mais gostamos na Baixa.
Já no Chiado, aproveite para andar nas duas ruas icônicas do bairro: a Rua do Carmo e a Rua Garrett.
Alfama também vale a pena. Se perder por entre as vielas e ruas estreitas, cheias de escadinhas, é a melhor forma de conhecer um dos bairros mais antigos e genuínos da capital portuguesa.
Ver Lisboa do alto é outra possibilidade de passeio durante um feriado. Então, a minha dica é que você explore os vários miradouros da cidade. Veja aqui as nossas dicas:
Belém e Parque das Nações: beleza à beira do rio Tejo
Longe do centro histórico, nas extremidades da capital, estão dois bairros ótimos para passear no feriado: Belém e Parque das Nações.
O primeiro é um clássico dos roteiros de Lisboa. Apesar de Belém ter monumentos importantes, apreciá-los por fora também é fantástico. As suas fotos vão ficar lindas no Mosteiros dos Jerónimos, no Padrão dos Descobrimentos, na Torre de Belém e no miradouro do Maat. Estes três últimos têm a “vantagem” de ficarem à beira do rio Tejo.
Ah… E fique tranquilo/a, você poderá se deliciar com os famosos Pastéis de Belém. A confeitaria mais famosa do país abre todos os dias do ano.
Você pode chegar a Belém de transporte público (ônibus, elétrico e trem) ou Uber/ táxi.
Na outra ponta de Lisboa, também junto ao Tejo, fica o Parque das Nações. Essa é uma área moderna da cidade construída há mais de 20 anos para a Expo 98.
É no Parque das Nações que fica o Oceanário de Lisboa, atração perfeita para todas as idades e que abre os 365 dias do ano. A Telecabine também funciona no feriado de 1º de Maio.
Caminhar contemplando os edifícios contemporâneos e pelas muitas árvores da região é outro ótima sugestão do que fazer no feriado em Lisboa.
O bairro tem fácil acesso de metro pela estação Oriente, linha vermelha.
Prepare-se: roteiro completo para conhecer o Parque das Nações
Parques e jardins de Lisboa no feriado
Se você gosta de espaços verdes, não deixe de visitar os vários parques e jardins de Lisboa. Você pode até fazer um piquenique com produtos típicos portugueses comprados no supermercado.
Veja esses 5 jardins imperdíveis que recomendamos a visita em Lisboa:
Várias dessas dicas de passeios ao ar livre valem para outras cidades de Portugal, principalmente as maiores como Porto, Coimbra e Braga.
Viaje a Portugal com tudo organizado