Frases sobre viajar de Fernando Pessoa – inspire-se!

PORTUGAL NA PANDEMIA: eventos podem ser adiados ou cancelados; atrações e estabelecimentos podem funcionar sob horário e regime especiais. Acompanhe aqui as atualizações da Covid-19

Envie este artigo para alguém que você gosta!

O poeta português Fernando Pessoa viveu plenamente Lisboa e pouco saiu da cidade ao longo de sua vida. Mas o tema viajar é algo presente em sua obra, trazendo outros sentidos além do deslocar-se. Entre poemas e textos, Fernando Pessoa escreveu frases e pensamentos interessantes sobre viajar.

Afinal, Fernando Pessoa viajou muito?

Fernando Pessoa nasceu na capital portuguesa, mudou-se com a mãe e o padrasto para a África do Sul aos 7 anos e retornou a Lisboa sozinho aos 17. 

Na adolescência, chegou a viajar por alguns lugares de Portugal com a família, sobretudo pelos Açores e pelo Algarve, onde estavam também algumas de suas raízes paternas e maternas.

Porém, a vida adulta de Fernando Pessoa foi plenamente vivida em Lisboa. Suas viagens eram os livros da Biblioteca Nacional ou de sua coleção particular, era o sentir, era a observação da rotina da cidade, era o perder-se em seu mundo de ideias sem pontos de partida e chegada.

A viagem, para ele, também significava os encontros e as difíceis despedidas dos amigos que viviam em Paris, como Mário de Sá-Carneiro. Era ir à plataforma da estação de trens do Rossio, no centro de Lisboa, para dar adeus às pessoas queridas sem saber se haveria um reencontro.

LEIA TAMBÉM:
Quem é Fernando Pessoa?
Quem é Florbela Espanca?
Ruben Alves lê poema de Fernando Pessoa sobre educação

Para este artigo, destacamos algumas frases de Fernando Pessoa que revelam sua percepção sobre a viagem. Trouxemos esse universo pelas palavras do heterônimo viajante Álvaro de Campos, do semi-heterônimo Bernardo Soares e em nome próprio.

Fernando Pessoa: frases sobre viajar

“Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”
Álvaro de Campos [leia o poema]

“Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!”
Fernando Pessoa [leia o poema]

“Viajar? Para viajar basta existir.”
Bernardo Soares [leia o texto]

Frase Fernando Pessoa Viagem

Que é viajar, e para que serve viajar? Qualquer poente é o poente; não é mister ir vê-lo a Constantinopla. A sensação de libertação, que nasce das viagens? Posso tê-la saindo de Lisboa até Benfica, e tê-la mais intensamente do que quem vá de Lisboa à China, porque se a libertação não está em mim, não está, para mim, em parte alguma.”
Bernardo Soares [leia o texto]

Viajei. Julgo inútil explicar-vos que não levei nem meses, nem dias, nem outra quantidade qualquer de qualquer medida de tempo a viajar. Viajei no tempo é certo, mas não do lado de cá do tempo, onde o contamos por horas, dias e meses; foi do outro lado do tempo que eu viajei, onde o tempo se não conta por medida. Decorre, mas sem que seja possível medi-lo.”
Bernardo Soares [leia o texto]

“Nossa própria viagem é viajante e estrada.”
Fernando Pessoa [leia o poema]

“Saí do comboio,
Disse adeus ao companheiro de viagem
Tínhamos estado dezoito horas juntos..
A conversa agradável
A fraternidade da viagem.
Tive pena de sair do comboio, de o deixar.
Amigo casual cujo nome nunca soube.
Meus olhos, senti-os, marejaram-se de lágrimas…
Toda despedida é uma morte…
Nós no comboio a que chamamos a vida
Somos todos casuais uns para os outros,
E temos todos pena quando por fim desembarcamos.”
Álvaro de Campos [leia o poema]

“Quero, para aproveitar a minha viagem, sentir o maior número de coisas no mais pequeno espaço de tempo possível. Sentir tudo de todas as maneiras, amar tudo de todas as formas, tocar e ver coisas e não lhes pegar, passar por elas e não olhar para trás — parece-me o único destino digno dum poeta.”
Álvaro de Campos [leia o texto]

“Partir! Partir é viver excessivamente. O que é tudo senão partir?”
Álvaro de Campos [leia o poema]


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Apoie o Cultuga ❤

Estamos há 11 anos produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa e o turismo cultural de Portugal.

Com a pandemia, manter o Cultuga tem sido um desafio. Se você gosta do nosso trabalho e se o nosso conteúdo é útil para você, veja como nos apoiar:

Apoie com o valor que puder via PIX. Chave: contato@cultuga.com.br

 Inscreva-se em nosso canal no YouTube – é gratuito e há sempre novidades

Viaje a Portugal com segurança ✈

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

TRANSFERS EM PORTUGAL
Conheça o Vinícius e sua equipe! Eles terão enorme carinho em receber você em segurança e tranquilidade no aeroporto.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Tenho Lisboa como o meu lugar no mundo, o meu refúgio, a minha casa. Mas é também em Portugal, este país vivo e com tanto para contar, que me sinto completa. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

8 Comentários

  1. Avatar
    Sandra Montgna em

    Maravilha , adorei , amo essa terrinha , acompanho vcs sempre q posso, acho ótimos os documentários, as cidades de Portugal e a maneira q vcs comandam . 💋❤️🌹

    • Rafael Boro

      Agradecemos o enorme carinho com o nosso trabalho, Sandra! ❤️ Adoramos dividir a nossa paixão e conhecimento sobre Portugal!
      Um grande abraço e seja sempre bem-vinda ao Cultuga!

  2. Avatar
    Vilma M B Kirklewski em

    AMEI!! consegui me imaginar vivendo e escrevendo cada pedacinho desses poemas ou poesias em nossa viagem, pois ainda acredito que, eu e meu marido conheceremos Portugal esse ano. Farei 50 anos e seria uma grande festa estar aí! Parabéns pela matéria. :)

    • Rafael Boro

      Muito obrigado, Vilma! ❤️ Tão bom que o nosso post e as frases do Pessoas estimularam e inspiraram você!
      Eu e a Pri estamos torcendo para que você e seu marido possam visitar Portugal pela primeira vez e que você celebre o seu aniversário aqui! 🇵🇹
      Um grande abraço!

  3. Avatar
    Isabella Moraes em

    O tour do Pessoa foi lindo! Informativo, emocionante e poético como ele merece. Agora, frases de viagem para o nosso coração e este momento. Obrigada pelo bálsamo!

    • Rafael Boro

      De nada, Isabella! ❤️
      Que maravilha saber que gostou do tour virtual! 😊
      Fernando Pessoa sabe aquecer e confortar os nossos corações neste momento que vivemos! 📚
      Um grande abraço!

Deixe um comentário