Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    O poeta português Fernando Pessoa viveu plenamente Lisboa e pouco saiu da cidade ao longo de sua vida. Mas o tema viajar é algo presente em sua obra, trazendo outros sentidos além do deslocar-se. Entre poemas e textos, Fernando Pessoa escreveu frases e pensamentos interessantes sobre viajar.

    Afinal, Fernando Pessoa viajou muito?

    Fernando Pessoa nasceu na capital portuguesa, mudou-se com a mãe e o padrasto para a África do Sul aos 7 anos e retornou a Lisboa sozinho aos 17. 

    Na adolescência, chegou a viajar por alguns lugares de Portugal com a família, sobretudo pelos Açores e pelo Algarve, onde estavam também algumas de suas raízes paternas e maternas.

    Porém, a vida adulta de Fernando Pessoa foi plenamente vivida em Lisboa. Suas viagens eram os livros da Biblioteca Nacional ou de sua coleção particular, era o sentir, era a observação da rotina da cidade, era o perder-se em seu mundo de ideias sem pontos de partida e chegada.

    A viagem, para ele, também significava os encontros e as difíceis despedidas dos amigos que viviam em Paris, como Mário de Sá-Carneiro. Era ir à plataforma da estação de trens do Rossio, no centro de Lisboa, para dar adeus às pessoas queridas sem saber se haveria um reencontro.

    LEIA TAMBÉM:
    Quem é Fernando Pessoa?
    Quem é Florbela Espanca?
    Ruben Alves lê poema de Fernando Pessoa sobre educação

    Para este artigo, destacamos algumas frases de Fernando Pessoa que revelam sua percepção sobre a viagem. Trouxemos esse universo pelas palavras do heterônimo viajante Álvaro de Campos, do semi-heterônimo Bernardo Soares e em nome próprio.

    Fernando Pessoa: frases sobre viajar

    “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”
    Álvaro de Campos [leia o poema]

    “Viajar! Perder países!
    Ser outro constantemente,
    Por a alma não ter raízes
    De viver de ver somente!”
    Fernando Pessoa [leia o poema]

    “Viajar? Para viajar basta existir.”
    Bernardo Soares [leia o texto]

    Frase Fernando Pessoa Viagem

    Que é viajar, e para que serve viajar? Qualquer poente é o poente; não é mister ir vê-lo a Constantinopla. A sensação de libertação, que nasce das viagens? Posso tê-la saindo de Lisboa até Benfica, e tê-la mais intensamente do que quem vá de Lisboa à China, porque se a libertação não está em mim, não está, para mim, em parte alguma.”
    Bernardo Soares [leia o texto]

    Viajei. Julgo inútil explicar-vos que não levei nem meses, nem dias, nem outra quantidade qualquer de qualquer medida de tempo a viajar. Viajei no tempo é certo, mas não do lado de cá do tempo, onde o contamos por horas, dias e meses; foi do outro lado do tempo que eu viajei, onde o tempo se não conta por medida. Decorre, mas sem que seja possível medi-lo.”
    Bernardo Soares [leia o texto]

    “Nossa própria viagem é viajante e estrada.”
    Fernando Pessoa [leia o poema]

    “Saí do comboio,
    Disse adeus ao companheiro de viagem
    Tínhamos estado dezoito horas juntos..
    A conversa agradável
    A fraternidade da viagem.
    Tive pena de sair do comboio, de o deixar.
    Amigo casual cujo nome nunca soube.
    Meus olhos, senti-os, marejaram-se de lágrimas…
    Toda despedida é uma morte…
    Nós no comboio a que chamamos a vida
    Somos todos casuais uns para os outros,
    E temos todos pena quando por fim desembarcamos.”
    Álvaro de Campos [leia o poema]

    “Quero, para aproveitar a minha viagem, sentir o maior número de coisas no mais pequeno espaço de tempo possível. Sentir tudo de todas as maneiras, amar tudo de todas as formas, tocar e ver coisas e não lhes pegar, passar por elas e não olhar para trás — parece-me o único destino digno dum poeta.”
    Álvaro de Campos [leia o texto]

    “Partir! Partir é viver excessivamente. O que é tudo senão partir?”
    Álvaro de Campos [leia o poema]

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    10 Comentários

    1. Sandra Montgna em

      Maravilha , adorei , amo essa terrinha , acompanho vcs sempre q posso, acho ótimos os documentários, as cidades de Portugal e a maneira q vcs comandam . ????❤️????

      • Agradecemos o enorme carinho com o nosso trabalho, Sandra! ❤️ Adoramos dividir a nossa paixão e conhecimento sobre Portugal!
        Um grande abraço e seja sempre bem-vinda ao Cultuga!

    2. Vilma M B Kirklewski em

      AMEI!! consegui me imaginar vivendo e escrevendo cada pedacinho desses poemas ou poesias em nossa viagem, pois ainda acredito que, eu e meu marido conheceremos Portugal esse ano. Farei 50 anos e seria uma grande festa estar aí! Parabéns pela matéria. :)

      • Muito obrigado, Vilma! ❤️ Tão bom que o nosso post e as frases do Pessoas estimularam e inspiraram você!
        Eu e a Pri estamos torcendo para que você e seu marido possam visitar Portugal pela primeira vez e que você celebre o seu aniversário aqui! ????????
        Um grande abraço!

    3. Isabella Moraes em

      O tour do Pessoa foi lindo! Informativo, emocionante e poético como ele merece. Agora, frases de viagem para o nosso coração e este momento. Obrigada pelo bálsamo!

      • De nada, Isabella! ❤️
        Que maravilha saber que gostou do tour virtual! ????
        Fernando Pessoa sabe aquecer e confortar os nossos corações neste momento que vivemos! ????
        Um grande abraço!

    4. Salete Chiarastella em

      Que demais!! Estava procurando pelos poemas de F Pessoa e achei sua pagina! amei!! to matando sdds de Portugal. morei em Lisboa por 3 anos e agora estou voltando… E ler esses poemas foi uma viagem no tempo e nas paisagens de Portugal. Obrigada!!

      • De nada, Salete! ????
        Seja muito bem-vinda ao Cultuga!
        As palavras do Fernando Pessoa são sempre especiais! ????❤️
        Um grande abraço e bom retorno a Lisboa

    Deixe um comentário