Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Entrou no ar um portal oficial comandado pelo Governo de Portugal para esclarecer de maneira prática e bastante didática as principais dúvidas de quem pretende imigrar para Portugal.

    Artigo escrito originalmente em junho de 2015

    Tire suas dúvidas sobre Portugal no Portal das Migrações

    Chamado de Portal das Migrações (porque também auxilia no retorno de portugueses que vivem fora do país), o site reúne informações para quem quer morar em Portugal, ou até mesmo para empreender ou estudar.

    O projeto contou com a ajuda de diversos ministérios e tem como objetivo ser um ponto oficial de informações e com fácil acesso a todos. Quem acessa o site pode encontrar o conteúdo que procura rapidamente preenchendo a frase “Eu sou …………….. e quero ……………….. em Portugal”.

    A parte mais interessante desse projeto é que, agora, o acesso a informação está concentrado em um único espaço e, acima de tudo, eles também oferecem suporte por telefone e e-mail. Para conhecer esse novo site, basta entrar em: www.acm.gov.pt

    Aproveito também para indicar um outro site, esse já mais antigo, mas também mantido pelo governo português com mais detalhes para quem deseja investir e morar em Portugal: www.livinginportugal.com

    Para os brasileiros aposentados que querem morar em Portugal, recomendo a leitura do site do Consulado Geral de Portugal, onde há informações sobre visto de residência.

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    133 Comentários

    1. cara Priscila, pretendo ir para Lisboa em dezembro, pois o curso que pretendo cursar começa em janeiro.
      gostaria de saber sua opinião sobre a faculdade que pretendo cursar( Universidade Lusófona de Lisboa) e informações relevantes ao clima, já morei em Dublin( Irlanda) e o clima e frio e chuvoso, gostaria de saber se Lisboa e totalmente diferente ou parecida com Dublin.
      obrigado
      abraço e sucesso.

    2. Olá Priscila, como vai?

      Estou adorando navegar no seu site, parabéns pelas dicas ótimas! Estamos tirando nossa cidadania e pretendemos nos mudar no ano que vem, estou pesquisando distritos próximos a Lisboa (ate 50km) com fácil acesso via transporte publico, gostei muito de Alenquer, você conhece esse distrito? Teria alguns outros para me indicar onde eu possa alugar uma boa casa por um preço legal? Como tenho cachorro preciso de casa e tenho encontrado dificuldade, pois a maioria dos anuncios que vejo são de apartamentos… Se puder me dar uma dica sobre isso eu agradeceria muito! Espero poder te encontrar um dia na terrinha portuguesa!!! :)

      • Priscila Roque em

        Olá, Sabrina
        Obrigada pelo carinho.
        Infelizmente nunca fui a Alenquer. Em Lisboa, realmente os apartamentos são bem comuns. Faz parte do perfil arquitetônico da cidade, mas muitas pessoas tem pets nos apartamentos também. Somente os bairros mais afastados do centro é que mantém casas. Nos sites de imóveis você poderá encontrar o que deseja. Faça uma procura mais a fundo, entre em contato com aqueles que lhe interessam e deixe agendada uma visita para quando estiver por aqui. Fechar um imóvel as cegas pela internet pode realmente não ser uma boa opção. É bom olhar cada local pessoalmente para verificar se é de seu interesse.
        Um forte abraço e boa sorte!

      • Olá Priscila, td bem?
        Muito bom encontrar Esse blog. Eu já fui a Portugal e fiquei 1mes e meio , mas estou com vontade de ir novamente pois estou aposentada e ficar 3 meses a convite de amiga portuguesa e com a carta convite como da outra vez. Mas gostaria mesmo saber como faz para meu filho mandar dinheiro que ele vai receber aqui no Brasil para mim em Portugal? Andei vendo que dá para mandar pelos correios brasileiros. Isto confere? Grata Bjus.

        • Priscila Roque em

          Olá, Cristina
          Tudo bem?
          Agradeço o seu carinho pelo Cultuga!
          Há diversas formas de fazer o envio de dinheiro do Brasil para o exterior. Aquela que já usei quando chegamos em Portugal foi via Western Union – https://www.westernunion.com.br – veja se atende o que precisa.
          Um grande abraço

    3. Olá Priscila. Sou aposentada, gostaria de passar uma temporada em Lisboa, uns quatro meses pelo menos. Penso em alugar um apartamento num bom bairro, que seja seguro, com boa infraestrutura, e bem servido por transporte público e agradável. Quero conhecer outras cidades de Portugal e algumas cidades em países vizinhos. O que você me sugere?

      • Priscila Roque em

        Olá, Mirna
        Como vai?
        É bastante delicado sugerir um bairro, pois cada pessoa tem o seu perfil, não é? Mas você pode ver junto ao Parque das Nações, o Campo Pequeno, o Saldanha, as Avenidas Novas e o Alvalade. São bairros com boa área residencial e bom suporte para transportes e comércio.
        Boas pesquisas!

      • Dra. Lindomare Gimmy-Hoppi em

        Sou brasileira, porém vvo na Europa há mais de 41 anos. Resido na Áustria. Tenho uma ótima aposentadoria. Como estou viúva, gostaria de alugar um bom apartamento, em Pirtugal.
        Como devo proceder?
        Antecipadamente agradeço a resposta.
        Lindomare

    4. Olá, Priscila
      Td bem?
      Vou te explicar o meu caso….
      Sou bisneto de portugues,só que ainda não tirei minha cidadania, e estou com viagem marcada para Portugal em novembro desse ano!
      Me tirar algumas duvidas…
      1- Seria possivel tirar minha cidadania em Portugal?
      2- E mais facil tirar ai ou no Brasil?
      3- Os ducumentos são os mesmo do Brasil?

      Desde já, mto obrigado

      • Priscila Roque em

        Olá, William! Como vai?
        Aqui está tudo bem.
        Infelizmente não posso ajudá-lo com sua dúvida, pois tirei a cidadania por meio dos meus pais.
        Você pode tirar as suas dúvidas junto ao Instituto dos Registos e do Notariado: http://www.irn.mj.pt/
        Boa sorte!

        • Olá Priscila tudo bem. Estou pensando em mudar para Portugal, com o visto D7. Meu esposo e militar reformado. Temos um filho de 8 anos. E estávamos querendo uma qualidade de vida vida, melhor para a nossa Família. Mas aí surgem várias dúvidas é medo. Pela sua experiência será que dá pra viver com o salário de primeiro sargento em Portugal. E temos 2 imóveis quitados . Pensamos em vender um é alugar o outro para ajudar nas despesas em Portugal. Estamos pesquisando lugar em Portugal. Na região de Lisboa ou no norte .

          • Olá, Giselly
            Esperamos que estejam bem. :)
            O custo de vida em Portugal depende de muitos fatores. Deixo como sugestão que vocês façam uma planilha com os principais gastos que têm no Brasil e então façam um levantamento dos valores equivalentes em Portugal nas regiões que pretendem viver. Verifique também com o banco em que o seu marido recebe a aposentadoria como é feita a transferência desses valores para uma conta em Portugal e quais são os impostos e taxas que precisarão pagar mensalmente.
            Temos um artigo antigo sobre esse assunto aqui no blog, mas que talvez possa dar um primeiro impulso no seu planejamento: https://www.cultuga.com.br/o-custo-de-vida-em-lisboa/
            Um abraço!

    5. Olá Priscila, pretendo estudar na universidade de Lusófona por 6 meses, você pode me indicar locais que alugam quartos por um bom preço (e que me permita ir a pé pra universidade) e me dizer quanto em média vou gastar ao longo desses 6 meses?
      Obrigada desde já. Aguardo retorno. Abraços

    6. Olá, Priscila, tudo bom?

      Olha, eu pretendo fazer um mestrado em comunicação social, em 2016, na Universidade de Lisboa.
      Gostaria de saber se a área ganhou mais visibilidade aí, já que li em um dos seus comentários que era difícil a situação do jornalismo em Lisboa.
      E quanto ao visto? Com o de estudante eu posso trabalhar? Posso tirar o visto de trabalho logo? Ou tenho que sair daqui com emprego certo para pedir o visto de trabalho?

      Desde já, obrigada pela atenção.

      Tati.

      • Priscila Roque em

        Olá, Tati!
        Como vai? Por aqui está tudo bem :)
        O jornalismo, assim como no Brasil, é bem complicado em Portugal. Também não é valorizado e o mercado é um pouco restrito. Porém, como você vai para um mestrado, se tiver interesse na vida acadêmica, talvez até encontre boas oportunidades na área de pesquisa. É um mercado que domino pouco, mas que pode valer a pena investigar – ainda mais por você estar em contato com a Universidade.
        Com relação ao visto, eu não saberia te dizer certinho como funciona. Creio que não tenha problema, desde que não seja bolsa. Já ouvi dizer que quando o aluno é bolsista, por vezes, não tem essa autorização para trabalhar justamente por já ter uma ajuda de custo. Aconselho que envie um e-mail ao SEF perguntando essa questão. Quando precisei deles, tive um bom retorno: http://www.sef.pt
        Nesse link do Portal do Imigrante diz que o SEF pode conceder ao estudante uma autorização para atividade profissional subordinada: http://www.imigrante.pt/PagesPT/DocumentosNecessarios/ConcessaoAR/09Art91n1.aspx
        Boa sorte!

    7. Priscila, olá.
      Gostaria de algumas dicas…veja minha situação:
      – estou participando do processo de seleção para fazer mestrado no IST;
      – o resultado será divulgado apenas no dia 01SET15 e as matrículas devem ser feitas de 08 a 11SET;
      – perguntas:
      – se for selecionado, peço a carta de aceitação para, então, pedir o visto de estudante e residência?
      – se afirmativo a anterior, devo comprovar o que?
      – sou casado, como faço para ter o visto dela?

      Agradeço muito se você puder nos ajudar pois não consegui melhores informações por onde procurei.

      Abraços,
      Vitor e Neide Dacol

    8. Oi,Priscila, boa noite.

      Gosto muito das suas dicas. Pretendo morar em Portugal e tenho interesse em abrir um negócio. Vc pode me indicar um site para consultas?

    9. boa tarde, ganhando o salário minimo de portugal 505 dá para viver normal? 700 Euros se vive bem ? Brasileiro tem oportunidade de um bom trabalho ?

    10. Michelle Bacellar em

      Olá Priscila,
      Parabéns pelo site ,já consegui esclarecer muitas dúvidas através dele.
      Mas ainda tenho algumas .
      Bem eu sou casada e tenho 3 filhos um de 15 ,outro de 7 e o caçula de 4 anos. Meu esposo tem dupla cidadania meus filhos tb só preciso tirar o passaporte português .Eu não tenho ,mas pelo que já li não será difícil residir lá nessas condições.
      Estamos pensando em ir para Portugal ano que vem ,a data ainda ñ é certa pois temos que estar com as documentações em dia e,resolver umas coisas inclusive sobre escola dos meninos antes de fazer a mudança.
      Aqui nós temos empresa própria ,mas do jeito que estão as coisas aqui no Brasil ,ñ estamos vendo um futuro promissor.
      Mas a decisão é difícil mesmo sabendo que a qualidade de vida aí será muito melhor ( em termos gerais ,negócios,saúde ,escola,sossego…)
      Pois aqui temos pessoas por perto para qualquer emergência ,família ,amigos ..e uma das minhas grandes preocupações é em termo de saúde ,pois os meninos são alérgicos ,rinite,bronquite ,essas coisas e ñ sei como é que funciona exatamente a parte de saúde aí ,aqui estamos acostumados a ter que pagar plano de saúde pois o público ñ funciona ,já aí ñ sei qual seria a real necessidade ,ñ sei nem se existe plano de saúde rsrs..e fico pensando em farmácia os remédios são diferentes ? Há alguma dificuldade para comprá-los ? Já ouvi falar que praticamente tudo tem que ter receita médica ,isso procede?Entenda ,ñ sou hipocondríaca rsrs mas sabe como é cabeça de mãe com tantas mudanças ,estou meio sem chão quanto a isso.Pois se aqui eles vira e mexe tem suas recaídas penso que aí com o clima mais frio pode ser que no início sintam essa mudança.
      Agradeço desde já … um beijo grande Michelle

      • Olá, Michelle
        Com relação a sua autorização de residência, ela poderá ser solicitada junto ao SEF: http://www.sef.pt/
        Aqui você encontra as condições e documentos necessários: http://www.imigrante.pt/PagesPT/DocumentosNecessarios/ConcessaoAR/14Art98N1.aspx
        Sobre a saúde, tenho um plano de saúde privado por aqui. Porém, resolvi tê-lo para sentir que tenho mais opções, caso venha a precisar de algo. Até o momento, nunca usamos o serviço público ou privado. Portanto, não sei te dizer sobre as melhores competências de cada um. O que posso te dizer é que as emergências costumam funcionar bem, pois já tive conhecidos que precisaram.
        Com relação aos remédios, o controle parece similar ao do Brasil. Há remédios que somente são vendidos com receita. Portanto, o ideal é que, assim que estiverem em Portugal, procurem um médico de família – seja público ou particular. Assim, ele poderá já prescrever o que as crianças precisam para a farmacinha básica de casa.
        Mas fica em paz que vai dar tudo certo. Essas adaptações são mais chatas no início, mas depois tudo se resolve.
        Um grande beijo

        • Michelle Bacellar em

          Olá ,Agradeço sua ajuda ,está sendo mt útil , será que se ñ for abusar de sua boa vontade ,vc poderia me dar uma noção de valor desse plano de saúde privado que vc adquiriu?
          e se vc souber de bons sites de imobiliária ,tb agradeço ,pq até agora ñ estou tendo muita facilidade em encontrar casa de mínimo 3 quartos e com um quintal (ñ precisa ser mt grande) Pois vamos levar conosco nossa cadela ( uma goldem retriever)
          Inicialmente iremos alugar ,depois estabelecidos com calma pensaremos em comprar imóvel próprio.
          Nosso muito obrigada ,abraço Michelle e família

    11. Raulisson Alves em

      Boa noite Priscilla

      Sou Major (oficial da Polícia Militar) aposentado. Tenho um bom salário, além da minha espôsa ter rendimentos também (micro empresária).
      Caso eu necessite do visto DE RESIDÊNCIA (juntamente com minha mulher e um filho de 8 anos), precisarei “cobrir ” o seguro saúde, mesmo sendo eu OFICIAL APOSENTADO aqui no Brasil? Parece-me que o valor para cobrir esse seguro são de 30.000 euros por pessoa.

    12. Olá, Priscila
      Desculpa minha ignorância mas me tire uma dúvida rs
      O que seriam: distrito, concelho e freguesia?
      Estou pretendendo me mudar para Portugal no próximo ano e ao fazer pesquisas de imoveis me deparei com isso.. não sei como é essa divisão do país.
      Obrigada!

      • Olá, Bárbara
        Peço imensas desculpas pela demora da sua resposta. Tivemos um probleminha com a ferramenta dos comentários do site e algumas mensagens ficaram ocultas.
        Não é ignorância nenhuma, mesmo! A sua dúvida é bem comum :)
        As divisões políticas de Portugal são bem diferentes daquelas que temos no Brasil. Entretanto, facilita se pensarmos nos distritos como estados, os concelhos como cidades e as freguesias como municípios e bairros. Na hora da pesquisa de imóveis, por exemplo, você pode se deparar com Lisboa como distrino e concelho. Portanto, Lisboa é o nome de uma região e também da principal cidade dessa região. As freguesias serão, então, os bairros de Lisboa nesse caso. Deu para entender? Em breve vamos fazer um post sobre isso, prometo :)
        Um grande beijo

    13. Olá Priscila. Parabéns pelo seu trabalho.
      Tenho a possibilidade de fazer uma consultoria para uma empresa em Lisboa por 1 ano. Consigo ficar esse tempo com um visto de trabalho somente?
      Tenho dúvida também sobre o custo de vida. Qual seria a média mais ou menos para morar em Lisboa, de preferência nos bairros mais acessíveis, centrais e de fácil transporte. 5 mil euros/mês dá para se viver bem?

      Obrigado.

    14. Olá!!estive lendo seus comentários e achei de uma seriedade, por isso estou lhe escrevendo.Tenho 42 anos, sou dentista no Brasil, meu marido trabalha na construção civil. temos 4 filhos, um que mora na europa e os tres menores 15 anos e gemeas de 1 ano. meu marido teme por nós nessa crise que o Brasil enfrenta. e está pensando em ir morar na europa, portugal a princípio por conta de validação de diploma. Não temos cidadania, então temo tbm, será muito difícil?tenho alguns colegas de profissão ai e els comentaram que ganha-se muito pouco!!!será?e com realção a estudo? conseguireicoloca-los na escola? vc pode me ajudar? grata

    15. Olá Priscila!! Voltei aqui pra te fazer mais perguntas, hahaha….. Então, pretendo fazer meu mestrado em Portugal, fiz faculdade de letras e agora estou decidindo o que cursar na minha pós graduação. Andei pensando em fazer comunicação social, pois gosto de escrever, mas tenho receio de ficar muitooo tempo em frente ao computador. Queria saber se a maioria dos comunicadores acabam mesmo trabalhando com computadores e também se é muito difícil conseguir emprego nessa área em Portugal. Agradeço muito pela sua atenção e desejo sucesso pra você!!

      • Olá, Rúbia
        O que eu souber responder, pode contar com o Cultuga :)
        Com relação a comunicação social, não há como escapar do computador – sobretudo por você gostar de escrever. Hoje em dia, não há como separar a comunicação da tecnologia. Com relação ao jornalismo em Portugal, ele é bastante similar ao Brasil. Infelizmente são poucas as vagas e a qualidade do emprego fica bastante a desejar. Atualmente, costumo aconselhar aos novos colegas da área a pensar de uma maneira um pouco mais ampla para alcançar outros segmentos, por vezes até com o empreendedorismo. Porém, tenho também em mente que mais do que oportunidades no mercado, é ter foco. Saber o que você quer fazer e onde quer chegar. Dessa forma, a luta ganha alguma força e mais sentido. Não há barreiras para quem também trabalha diariamente por seus sonhos.
        Fica bem!

    16. Bom dia Pricila,
      Primeiro parabéns pelo seu site, muito útil as suas informações.
      Estou me mudando para Lisboa em Janeiro com minha família, tenho 2 filhos, uma menina de 13 e um menino de 1 ano. Será que você teria dica de um plano de saúde bom.
      Desde já te agradeço
      Beatriz

      • Olá, Beatriz
        Como vai? Agradeço o seu carinho :)
        Particularmente, uso o Multicare. Não sei te dizer se ele é realmente bom, pois ainda não precisei de nenhum suporte médico. Fiz apenas exames de rotina e tudo correu bem. Escolhi esse porque ele está vinculado a uma grande e reconhecida seguradora portuguesa, que é a Fidelidade.
        Um forte abraço

    17. Olá!
      Adorei seu site, acheia as dicas ótimas!
      Depois de pensar muito resolvi me mudar para Lisboa e estou no processo de pesquisar e obter informações rs
      Eu já tenho minha cidadania mas vou acompanhanda do meu namorado, estamos juntos a 10 anos mas não oficilizamos ainda.
      Minha insegurança gira mais em torno do trabalho. Gostaria de saber como anda o mercado de trabalho em Lisboa. Você saberia dizer?
      Sou advogada e ele engenheiro, mas para inicio de vida por lá pensamos em trabalhar com qualquer outra coisa até conseguirmos arrumar a vida.
      Quanto ao pedido de autorização para a permanência do meu namorado, saberia me informar se seria mais fácil ele ir como turista e fazer o pedido diretamente em Lisboa? E ainda, oficializar nosso relacionamento ajudaria?
      Fizemos um orçamento de 1.000 euros por mês para se manter em Lisboa enquanto não conseguimos trabalho, acha esse valor viável?
      Muito obrigada pela atenção e
      Parabéns pelo site.

      • Olá, Rosa
        Como vai? Agradeço o carinho :)
        Você pode dar uma olhada nas dicas desse post: https://www.cultuga.com.br/2014/06/como-procurar-emprego-em-portugal/
        Para o seu namorado ter direito a cidadania, vocês precisam ter a união registrada em cartório ou então o casamento. Se fizerem ainda no Brasil, poderão solicitar a transcrição via consulado. Em Portugal, procurem o Instituto de Registos e Notariado para o procedimento.
        Para solicitar a autorização de residência no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, ele necessariamente precisa de um documento que comprove a união de vocês, reconhecido em Portugal.
        Com relação ao custo de vida, você também pode tirar algumas dicas bem interessantes nesse post: https://www.cultuga.com.br/2014/03/o-custo-de-vida-em-lisboa/
        Boa sorte e força!

    18. Ola, Priscila!
      Parabens pelo trabalho!
      Gostaria de tirar uma duvida com relação aos direitos de conjuge. Tenho planos de it estudar em Portugal, terei nesse caso o visto de estudante.
      Minha duvida é se o meu noivo (teremos uniao de facto ate la) alem do direito de permanecer no país, se ele teria o direito de trabalhar também.
      Muito obrigada! :)

    19. SERGIO LAMARÃO em

      boa noite, Priscila
      Eu, minha mulher e meu filho de 20 anos devemos viajar para Portugal em janeiro próximo, com a
      intenção de ficar no país mais ou menos 2016 todo. Ela vai fazer um curso, numa instituição privada.
      Eu estou me aposentando e ela tem uma pensão do pai, militar já falecido. Não precisaremos trabalhar
      para viver e meu filho vai procurar alguma coisa para fazer. Minha primeira preocupação é como, levando em
      conta a nossa situação, permanecer mais de três meses. O que teríamos de fazer para prolongar nossa
      permanência, sem termos problemas com a Imigração?
      Desde já agradeço muito a tua colaboração.
      Um abraço,
      Sergio

    20. Rafael Toniolo da Silveira em

      Bom dia Priscila, tudo bem?
      Primeiramente gostaria de dizer que é extremamente interessante este espaço que mantém nos trazendo informações sempre relevantes.
      Tenho uma questão que gostaria de saber sua opinião, tenho dupla cidadania, a italiana, e estou seriamente pretendendo ir para Portugal, pois á fiquei seis meses no Porto realizando um trabalho voluntário na minha área, sou nutricionista.
      Minha dúvida é a seguinte, gostaria de saber sua opinião de quanto difícil é abrir um negócio aí, no ramo de alimentação, no qual trabalho aqui e tenho experiência. e minha esposa tem um salão de beleza aqui, outro ramo que podemos explorar ai. Se com minha cidadania este processo se torna mais fácil e viável.
      E não querendo ser mais extenso, alguma sugestão tua a respeito de locais, pois o Porto eu conheço bem, e também o potencial turístico que tem, minha dúvida é sobre Lisboa, e também alguma outra opção menor como Cascais, Sintra, ou até mesmo Leiria ou Coimbra.
      Desde já agradeço sua atenção.
      Abraço
      Rafael T. da Silveira

      • Olá, Rafael
        Como vai? Aqui está tudo bem!
        Agradeço o seu carinho pelo conteúdo do Cultuga.
        Infelizmente não posso ajudá-lo nessa questão, pois não tenho conhecimento na área. Aconselho que você e sua esposa busquem colegas de profissão que estão em Portugal para perguntar mais detalhes sobre isso.
        Sobre os locais, você pode usar esse post como uma boa referência e ponto de partida para as suas pesquisas: https://www.cultuga.com.br/2015/06/a-melhor-cidade-para-viver-em-portugal/
        Um forte abraço

    21. Ola Priscila Boa Tarde eu e Minha Esposa nos casamos recentemente e estamos com a intenção de tentar a vida em Portugal queríamos saber se há uma boa perspectiva de crescimento ?
      Pois eu e ela estamos entrando no 4° semestre do ensino superior estávamos pensando em parar ensino superior e tentar a vida e estudar em Portugal.
      E também queríamos saber se pra quem chega em Portugal e fácil conseguir emprego ?

    22. Olá Priscila,

      Parabéns pelo site e pelo interesse!
      Eu, meu marido estamos pensando em ir morar em Portugal, já temos dupla cidadania. Porém eu sou Dentista, você acha que consigo trabalhar na minha área ai? Como dentista, espero que possa me ajudar!
      Obrigada!
      Bjos

    23. Olá, visito com frequência o site, pois meu namorado está indo morar em Portugal no início do ano que vem, mas eu não poderei ir agora, situação bem ruim inclusive. Ele tem nacionalidade (os país são portugueses), mas eu não, queria saber como posso ir para morar lá? Quais minhas opções? Estou tão confusa, poderia me ajudar? Obrigada :)

    24. Olá Priscila.
      Morei um ano em Lisboa devido a um intercambio que fiz. Sou aluno da UFPR e fui como bolsista estudar Cinema na Universidade Lusófona. Voltei ao Brasil final do ano que vem. Deixei muitos amigos por aí. Morei na Alameda, Anjos , Arroios… <3 Amo Bairro Alto e a Baixa! <3
      Eu percebi que vocês estão dando várias informações sobre as formas estritamente legais para estar em Portugal, de preferência desde a saída no Brasil. Quando fui, apesar da burocracia, dificilmente eu teria visto negado pelo fato de ter vínculo com universidade aqui e aí. Então foi tudo muito tranquilo.
      Existe uma realidade: 99% dos meus amigos brasileiros vão para o país como turistas e ficam. Arrumam trabalhos com cargas horárias maiores e salários menores por não possuírem documentação ainda. Creio que você deve conhecer situações assim. A minha pergunta é: como me regularizar? Me disseram que assim que você entra em um trabalho ( restaurante e call center é o mais comum para brasileiros) você pode procurar o SEF para dar inicio a regularização por ter um contrato de trabalho.
      É assim que funciona? Tenho que fazer isso dentro do prazo dos 90 dias de visto para turista? Há possibilidade de conseguir , por ter um trabalho, um visto de residência temporária ?
      Sei que falo de um caminho que parece "ilegal". Creio que não seja devidamente ilegal, pois você entra como turista legalmente e resolve ficar ( ou usa esse caminho facilitante!). E acaba sendo uma realidade existente para quem não tem descendência portuguesa.
      E o visto de turista? Ele precisa ser solicitado no consulado português igual os outros? Ou como funciona?

      • Olá, Andrio
        Como vai?
        Aqui no Cultuga nós não incentivamos a imigração sem os meios burocráticos legais porque realmente não é fácil, e você acaba por não ter suporte algum – seja de saúde, seja jurídico. Por isso, se preparar e buscar todo o procedimento ainda no Brasil acaba por ser o caminho ideal e recomendado. Com um pouco de persistência e pesquisa é possível se organizar para tal. Temos um post com algumas dicas que pode ajudá-lo: https://www.cultuga.com.br/2014/06/como-procurar-emprego-em-portugal/ Encontrando um emprego, você poderá solicitar o visto de trabalho no consulado e então regularizar a sua residência em Portugal no SEF. Veja aqui a documentação completa: http://www.imigrante.pt/PagesPT/DocumentosNecessarios/ConcessaoAR/02Art88N1.aspx
        As outras possibilidades de autorização de residência: http://www.imigrante.pt/PagesPT/ConcessaoAR.aspx
        Há diversas possibilidades para a entrada de imigrantes em Portugal de forma legal, e isso não tem relação com a descendência portuguesa. Penso que o desespero em sair do Brasil e a facilidade de entrar em Portugal é que faz com que as pessoas embarquem rapidamente para o “seja o que Deus quiser”, sem se programar, sem tentar todas as alternativas para fazer isso pelos meios legais.
        Um turista brasileiro pode permanecer em Portugal por 90 dias e, para isso, não é preciso visto. Basta que você esteja com o seu passaporte dentro da validade, a mais de 6 meses de seu vencimento, comprove alojamento, tenha cerca de 60€/ dia, passagem de volta e seguro saúde viagem – basicamente (é isso que poderão solicitar de você na imigração. Nem sempre é preciso mostrar, mas se for solicitado e você não tiver, poderá ser deportado). Se você conseguir um emprego nesse período, que ofereça a você um contrato, é possível fazer a solicitação de regularização junto ao SEF. Porém, é importante lembrar que, em meio a crise, não é fácil encontrar uma vaga com contrato para um imigrante sem documentação em dia, sobretudo porque o contratador corre o risco de ter que pagar uma multa, caso tenha a fiscalização em seu estabelecimento antes do funcionário estar totalmente regularizado.
        Eu aconselho vivamente que você se envolva mais com os colegas portugueses da sua área, procure por produtoras, faça contatos, reveja professores, estabeleça metas e faça um bom planejamento para a sua imigração. Embarcar tranquilo e ter sua vida em ordem não tem preço.
        Força!

      • Paulo Henrique David de Souto em

        ola priscila …
        tenho uma duvida sobre, como tirar o documento equivalente a carteira de trabalho pra quem já é cidadao portugues?

        • Priscila Roque em

          Olá, Paulo
          Tudo bem?
          Não há carteira de trabalho em Portugal. A relação entre empresa, funcionário e governo é feita a partir de um contrato.
          Um grande abraço

    25. Olá Priscila, eu tenho 18 anos, tenho cidadania portuguesa mas nascida no Brasil. Realizei o Enem em 2014 e também neste ano recebi o diploma de técnica em nutrição, o qual me disseram que poderia ter validade somente no Brasil e em Portugal. Gostaria de sair da minha zona de conforto e ir morar longe da casa de meus pais, tenho alguns parentes em Lisboa, mas gostaria de trabalhar, estudar e construir uma nova vida no pais onde já tive a oportunidade de conhecer quando menor e me encantei por ele. Pela sua experiencia no país e com o olhar de uma brasileira, quais os piores “perrengues” eu poderei enfrentar? Qual a dificuldade de se arrumar um emprego e se manter, sendo uma semi-estrangeira?

      Obrigada

      • Olá, Giovanna
        Como vai?
        Admiro a sua determinação e acho que você está certa em querer trilhar o seu caminho, de forma independente.
        Eu, no seu lugar, começaria a me envolver bastante com a vida portuguesa, lendo websites de notícia, acompanhando a TV local. Tudo isso você pode fazer pela Internet, acessando, por exemplo, o site da emissora RTP (www.rtp.pt), o site do jornal Público (www.publico.pt) e o site noticioso Obsevador (http://observador.pt). Por esses canais você já poderá ter uma noção sobre a situação econômica e geral do país. Portugal está em crise. Entretanto, aos poucos, está se reerguendo. Muitos jovens portugueses recém formados estão imigrando para outros países da Europa em busca de oportunidades em suas áreas de atuação. Portanto, é importante saber que a situação não está fácil para encontrar uma boa vaga dentro da sua área de atuação nesse momento – o que também não significa ser impossível. Com a força de vontade que você tem, tenho a certeza que irá muito longe. Mas mantenha-se calma e siga um passo de cada vez. Aproveite a Internet para encontrar colegas da sua área de atuação, bem como clínicas ou clubes, além das organizações que regulamentam a sua profissão em Portugal, como a http://www.apn.org.pt/ e a http://www.spcna.pt/ para obter mais informações. Considere também fazer uma especialização na sua área em Portugal. Dessa forma, poderá se adequar a realidade da nutrição local, em que os costumes e hábitos são diferentes do Brasil.
        Quanto aos perrengues, não sei te dizer quais são os “piores”, pois isso varia bastante, de acordo com os seus interesses e perfil. Tenha em mente que o caminho não é fácil e nem simples, mas é possível, desde que você siga sempre em frente, tenha dentro de si os seus valores, persistência e criatividade. Você também poderá tirar algumas dicas aqui: https://www.cultuga.com.br/2014/06/como-procurar-emprego-em-portugal/
        Boa sorte e força :)

    26. Olá, sou estudante de Educação Física na Universidade de Brasília , no Brasil. Assim que me formar, pretendo ir morar em Portugal, mais especificamente em Lisboa, e exercer a profissão de professor. Gostaria de saber sobre o salário de um professor de escola/colégio, na rede pública e privada de ensino, se houver. Gostaria de saber também se há mais facilidade em eu ir morar em Lisboa pelo fato de ser professor.

      • Olá, Gabriel
        Como vai?
        Aconselho que procure colegas da sua área de atuação e as associações que regulamentam a sua profissão em Portugal para que obtenha essas informações.
        Boas pesquisas

    27. Priscila, boa noite!
      Muito obrigada pelo site, é de grande valia p obter conhecimentos sobre Portugal.
      Porém tenho uma dúvida, pretendo me mudar p Portugal no final de 2016 ou começo de 2017.Tenho uma amiga q mora em Portugal há 15 anos e ela vai me ajudar e direcionar, porém tenho uma filha de três anos e gostaria de saber a dificuldade de permanecer no país com uma dependente? E além disso, se com tudo regularizado consigo colocá-la na escola?
      Espero q possa me ajudar!
      Obrigada pela atenção.

      • Olá, Chrisley
        Como vai?
        Peço desculpas pela demora da resposta. Espero que ainda esteja em tempo :) Agradeço o seu carinho pelo nosso conteúdo!
        Como você tem bastante tempo até a sua ida, aconselho que já procure uma vaga na sua área de atuação e fortaleça os seus contatos profissionais com colegas em Portugal, para que possa obter um visto de trabalho ainda no Brasil. Dessa forma, não terá nenhum problema para imigrar com a sua filha.
        Temos mais dicas aqui: https://www.cultuga.com.br/2014/06/como-procurar-emprego-em-portugal/
        Boas pesquisas

    28. Andre Luis Serra Coucello da Fonseca em

      Prezada Priscila,
      Acessei hoje o seu site e somente olhei por cima mas achei que faz um trabalho de excelente qualidade.
      Preciso fazer um breve histórico meu para fazer o meu questionamento e creio que pode me ajudar. Sou português, nasci e Lisboa e vim para o Brasil em 1978, sou formado em Administração, trabalhei 09 anos em bancos e 15 anos na Industria na área financeira, a minha esposa é funcionaria publica e está em processo de aposentadoria e tenha uma filha de 18 anos que quer fazer Medicina e com o processo de quotas a possiblidade de acessar a faculdade está bem complicado. Atualmente sou distribuidor da empresa Nipponflex e não tenho prespectivas localmente. Estamos decididos a voltar e ainda não sei bem o que vou fazer e nem onde morar, morava no Estoril, mas sei que atualmente é um lugar caro para se viver. A minha pergunta é qual o melhor lugar para trabalhar em caracter informal com menor custo de vida mas com qualidade?

      • Olá, Andre
        Como vai?
        Peço desculpas pela demora da resposta. Espero que ainda esteja em tempo :) Agradeço o seu carinho pelo nosso conteúdo!
        Essa questão é bastante delicada, pois envolve muitas variáveis – algumas que eu mesma desconheço, pois vivo no centro de Lisboa e abri mão de diversas coisas para estar perto de algumas ferramentas importantes para desenvolver o meu trabalho. Aconselho que procurem em Cascais e também na Margem Sul. Pode ser que encontrem oportunidades de acordo com o que procura.
        Boas pesquisas!

    29. OLA PRISCILA TUDO BOM, OBRIGADA POR ABRIR ESTE BLOG, OLHA A MINHA SITUAÇÃO É A SEGUINTE MOREI EM PORTUGAL 1 ANO ,ENGRAVIDEI E VIM EMBORA COM 8 MESES DE GRAVIDEZ, MAS DURANTE O TEMPO QUE ESTIVE AI ESTAVA ILEGAL,AGORA EU E MEU MARIDO QUEREMOS VOLTAR COM NOSSAS FILHAS, GOSTARIA DE SABER O QUE LEVAR OU SE HÁ ALGUMA AREA ESPECIFICA QUE ESTA VALENDO APENA INVESTIR AI ,E SE DEVIDO AO MEU PRÉ NATAL AI VALE DE ALGUMA COISA OS EXAMES PARA TIRAR A CIDADANIA ,?

    30. Boa tarde,
      quero saber em relação as escolas por ai, tenho duas filhas uma de 6 anos e uma de 3 anos. As escolas públicas são boas ou como no Brasil as particulares são melhores.
      Maria Claudia

    31. Boa noite,
      Primeiro, Parabéns pelo site!!

      Eu tenho uma dúvida e queria saber se Voce consegue me ajudar! :)

      Meu namorado tem cidadania portuguesa e queremos nos mudar para Portugal. Se nos casarmos em Portugal, posso pedir residência depois de quanto tempo? A partir de quando posso trabalhar legalmente ?

      Se casarmos no Brasil, só posso pedir o visto depois de 3 anos. É isso?

      Desculpa a quantidade de perguntas, é que estou um pouco confusa! Haha

      Obrigada !! Beijos

    32. Olá.Parabéns pelo trabalho.
      Tenho uma dúvida,estamos indo morar em Portugal meu marido,eu e as crianças.Ele irá agora e eu e as crianças somente em Março.Ele esta indo com visto de residência.Quero saber se eu preciso de um visto de curta temporada até ele conseguir quando chegarmos lá fazer o Reagrupamento Familiar?

      • Olá, Niely
        Tudo bem? Agradeço o seu carinho.
        Peço desculpas, mas não entendi a sua dúvida. Procure informações junto ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (www.sef.pt). Eles poderão orientá-la de forma oficial, inclusive por e-mail.
        Um forte abraço

    33. Oi, Priscila tudo bem!!

      Então, eu minha noiva estamos com a pretensão de morarmos em Portugal, meu pai é português mas mora nos EUA, sobre os processos já estou a par de todos os tramites para conseguir a cidadania mas, gostaria de saber como é a vida ai.

      Aqui no Brasil sou Desenvolvedor de sistemas, sabe me dizer como é esta área ai??
      Sobre a reciprocidade com os Brasileiros ?

    34. Olá Priscila!

      Parabéns pelo blog, ele é ótimo e tenho certeza que ajudou, e ainda ajuda, muitas pessoas!!

      Estou bem perdida com relação à algumas questões sobre morar/estudar/trabalhar em Portugal, especificamente Lisboa.
      Estou com muita vontade de tentar a vida lá, meu companheiro e eu pensamos em ir no mês de Maio, pelo fato de estar iniciando o Verão, pensamos que seja mais fácil para conseguir emprego. Estamos certos?
      Outra questão é que ele tem cidadania, mas eu não, por isso iria com visto de turista, tentaria achar um emprego e entrar no Mestrado (ULisboa)no segundo semestre. Penso em correr atrás disso tudo, já estando lá. O que você me recomenda?
      Poderia me dar uma dica das coisas que são realmente necessárias eu fazer aqui, antes de ir?

      Muito obrigada desde já!

      Forte abraço!

    35. Olá Priscila, gostaria de tirar uma dúvida. Fui aprovada pela Universidade do Minho para realizar o Doutorado, iniciarei em Setembro. Estou reunindo a documentação para o pedido do visto. Tenho uma filha de dois anos e meio e união estável reconhecida em cartório há 3 anos (já soube pelo consulado que eles n reconhecem, então estamos de casamento marcado para regularizar). Minha dúvida é: devo dar entrada no pedido do visto da minha filha e marido juntos com o meu? Ou aconselha solicitar o deles depois que o meu já estiver aprovado? Vi que posso pedir o reagrupamento familiar após a aprovação do meu visto, mas li alguns comentários de que a aprovação do reagrupamento possa demorar quase um ano, o que dificultaria para meu marido conseguir um trabalho, pois não estaria totalmente legal. Por outro lado tenho medo de solicitar tudo junto e ter alguma dificuldade para liberarem nosso visto, já que estão sendo mais rigorosos com o grande numero de brasileiros que está deixando o Brasil. Por favor, me dê uma luz. Desde já muito obrigada.

      • Priscila Roque em

        Olá, Gabriela
        Como vai?
        Infelizmente não tenho como orientá-la com segurança, pois somente os órgãos responsáveis é que poderão dizer o prazo que será necessário ao caso de vocês.
        Se o consulado permite a solicitação do visto de estudos/ pesquisa junto com a família, esse seria o mais indicado ao seu caso. Não sei até que ponto eles negariam o seu visto, pois você já tem a aprovação da Universidade e uma situação familiar que justificaria estarem todos juntos para o início desse estudo. Porém, não sei como funciona esse visto e não tenho essa informação com relação ao rigor dessa emissão.
        Com relação a regularização do seu marido já em Portugal, o prazo não é fechado. Cada caso é analisado pelo SEF de uma forma. Não sei qual é a atividade profissional do seu marido, mas talvez valha a pena ele usar esses meses até a mudança de vocês para já contactar empresas portuguesas que sejam interessantes a ele ou ainda trabalhar a distância para o Brasil até se organizar com essa questão em Portugal.
        Um forte abraço

    36. Sirlene Alves Dos Santos em

      Olá Priscila, não tenho nenhum parente em Portugal, mas confesso que sou apaixonada pela cultura desse país. Gostaria de saber o que preciso para morar e trabalhar em Portugal, tenho que 51 anos. Desde já agradeço!e aguardo sua resposta. Sucesso!

    37. Marcela Teixeira Ribeiro em

      Bom dia minha querida!!???
      Sou Brasileira moradora do Rio de Janeiro,
      Estou me organizando para me mudar para Portugal até o final do ano, já recebi algumas propostas de trabalho, inclusive uma já com o contrato de trabalho em mãos,
      Só que tem um detalhe muito importante..
      Tenho dois cães da raça Pastor Canadense,
      Que quero levar comigo, gostaria de saber se vc sabe de casos assim, pois tenho medo de chegar aí é meus animais não poderem entrar no país!! Já estou cuidando de todos os documentos dos cães como vacinas, microchips e o mais importante a sorologia!!
      Meus esposa tbm irá comigo(claro) mais sem contrato de trabalho ainda..pois estamos cuidando disso tbm!!!
      Gostaria de saber mais informações!!!
      Desde de já agradeço muito!!!!

      • Priscila Roque em

        Olá, Marcela
        Como vai?
        Todo o transporte de animais é delicado. Eu, no seu lugar, também estaria com o coração na mão.
        Um forte abraço

    38. Priscila, devo lhe parabenizar pela iniciativa do site. É de enorme valia para nós brasileiros ter a possibilidade de esclarecer dúvidas de maneira tão direta.
      No meu caso, sou advogado e sei que o tratado de reciprocidade me permite advogar pela OAP. Queria saber se possui conhecimento de que essa inscrição se dá de maneira tranqüila, sem intemperios?

      • Priscila Roque em

        Olá, Rafael
        Como vai?
        Agradeço o seu carinho :)
        Infelizmente desconheço essa questão. Creio que o ideal seja mesmo buscar colegas da sua área que já passaram por isso. Você já deu uma olhada no Linkedin? Pode ser que você consiga algum contato que valha para o que procura.
        Um forte abraço

    39. ola,bom dia,meu nome e lucas, sou brasileiro estou cursando Professor de Educaçao Fisica,Mas tenho um grande interesse em morar fora do brasil, e vi que portugal e um Bom Lugar para se morar,mas quero trabalhar na minha area em portugal !
      Gostaria de saber se detro da minha Profissao,eu posso Atuar trabalhando como Personal treiner em Portugal ?
      Agradeço des de ja,Obrigado Abraço !

      Ass: Lucas !

    40. Olá Priscila meu nome é Camylla, tenho 17 anos e sou brasileira. Ultimamente tenho pensado bastante sobre a hipótese de ir morar/ estudar em Lisboa, porém, não sei por onde começar a planejar as coisas. Quero muito fazer direito mas as coisas no Brasil são complicadas, as leis são muito falhas, sei que isso ocorre em qualquer país, mas queria tentar algo novo, tentar vida nova. Conheço pessoas que moram em Lisboa e creio eu que ja teria um amparo, mas gostaria de dicas suas para saber como devo fazer, se realmente é legal eu tentar algo novo, comecar do zero praticamente. Pretendo cursar direito!

      • Olá, Camylla
        Como vai?
        Sei que no Brasil tem algumas feiras de intercâmbio durante o ano. Veja o calendário delas e procure visitá-las, caso ainda não tenha feito, para iniciar o seu planejamento. Na minha opinião, o mais importante é não ter pressa. É pesquisar tudo o que puder sobre o seu curso, a profissão e a vida em Portugal, para que possa montar um “quebra-cabeças” desse processo de imigração.
        Deixo aqui a nossa seleção de posts sobre esse assunto, para que possa ter mais fontes de pesquisa: https://www.cultuga.com.br/category/morar/
        Boa sorte e foco!

    41. Olá Priscila, tenho interesse em morar em Portugal com minha família, através do visto D7 e estou com dúvidas de valores desse tipo de visto. Você pode me ajudar com isso?

    42. Almeida Sobrinho em

      Boa noite Priscila.
      Antes de entrar no mérito de meu contato gostaria de parabenizar você e sua equipe pelo excelente site que mantém para esclarecimentos sobre Portugal, realmente é muito rico em informações úteis e muito bem feito.
      Bem, sou aposentado no Brasil e estou planejando mudar-me com minha esposa e sogra para Lisboa ou Braga, isso dentro de uns três anos.
      Primeiro devemos ir algumas vezes ao país para sentir o ambiente e o clima. Fomos uma vez e ficamos doze dias, mas isso é pouco.
      Tenho 67 anos, minha esposa 63 e minha sogra 85 (para ela é mais complicado, mas está animada).
      Tanto eu como minha esposa e sogra, somos aposentados e juntos temos renda mensal em torno de 4.500,00 euros mensais. A pergunta por agora é:
      Dá para ter uma vida confortável e segura em Portugal com essa renda mensal
      Desde já muito obrigado pela atenção

    43. Boa Tarde Priscila, tudo bem?
      Li vários posts seus… Parabéns, estou amando tudo.
      tenho algumas dúvidas…
      Sou casada e tenho 2 filhos pequenos. Estamos planejando uma possível mudança para Portugal.
      Temos tios com dupla nacionalidade, e meu esposo é bisneto de Alemães Eu sou de Italianos( como comprovar isso, começamos pesquisar a pouco)
      Pretendemos morar em Lagos no Algarve, você conhece a região?
      Escola para os pequenos conseguem estudar?
      Sistema bancário, você aconselha deixar para abrir uma conta ai? qual banco indicaria caso abrir aqui no Brasil mesmo?

      • Olá, Tatiane
        Tudo bem? Por aqui está tudo certo :)
        Obrigada pelo carinho!
        Vivemos em Lisboa. O que conhecemos de Lagos e do Algarve é a turismo, que são viagens de investigação que fazemos aqui para o Cultuga e também para a produção de roteiros pela região. Infelizmente não temos essa informação do dia a dia.
        Nós abrimos a nossa conta depois de chegarmos a Portugal. Não sei se há algum banco hoje no Brasil que faça essa abertura de conta a distância.
        Um grande abraço e boas pesquisas!

    44. Olá Priscila. Eu e minha esposa somos aposentados e pretendemos nos mudar para Portugal em definitivo. Pelo que li dos comentários anteriores a maioria dos contatos é de pessoas interessadas em estudar ou trabalhar em Portugal. Já lemos em outros sites que há interesse do governo português em receber aposentados, principalmente do Brasil, para fomentar o comércio local e desde que comprovem condições econômicas para se estabelecerem em definitivo. Após muita pesquisa, não consegui encontrar nada que trate da migração de recursos financeiros que possuímos aplicados em alguns bancos aqui no Brasil. Como se dá tal transação, se é cobrado algum imposto no ato da transferência visto que não são valores inexpressivos ? Obviamente teremos que abrir conta em algum banco em Portugal, até mesmo para podermos receber nossa aposentadoria. Outra questão também é passarmos um período em torno de 30/40 dias em Lisboa por ser mais central (localização) para conhecermos melhor algumas opções de moradia para diminuirmos o risco de erro na escolha.

      • Olá, Carlos
        Tudo bem?
        Infelizmente não tenho esse conhecimento para te passar. Entretanto, você enviar ao seu e-mail o contato de uma assessoria de imigração que possivelmente poderá orientá-lo sobre essas questões.
        Um abraço

    45. Michelle Aisenberg em

      Oi, Priscilla

      Tenho cidadania portuguesa e estamos pensando em nos mudar para Portugal (eu, meu marido e 2 filhos). Já vimos que teremos que fazer reagrupamento familiar.

      Mas, minha maior preocupação é em como escolher escola para as crianças (10 e 12 anos). Acho que esse é o ponto de partida para escolhermos onde morar. Você tem alguma sugestão de por onde começar essa pesquisa?

      Obrigada

    46. Boa tarde, achei muito interessante e de grande ajuda para todos nós que pensamos em ir para Portugal, Obgada!
      Me tira algumas dúvidas por gentileza,
      1- Sou Técnica em enfermagem e gostaria de saber como faço pra validar meu Diploma e consigo validar e adiantar aqui do Brasil, pois pretendo ir em Janeiro do próximo ano.
      2- tenho uma filha de 12 anos consigo uma escola pra ela estudar com facilidade?
      3- minha filha é pensionista por do INSS pois o pai dela faleceu, isso pode me ajudar de alguma forma a me estabelecer em Portugal?
      4- Eu e meu noivo pretendemos nos casar em Portugal, isso é possível?

      • Olá, Jeanne
        Tudo bem?
        Agradeço a sua mensagem e carinho. Olha, infelizmente não tenho essas informações para orientá-la. O que divido aqui no Cultuga é somente a minha experiência. Somos especializados em turismo. Na parte burocrática da imigração, não temos bagagem para orientar sobre algo tão delicado. Entretanto, aqui nesse post está o contato do governo português. Além disso, nesse link temos mais uma seleção riquíssima de fontes para você tirar as suas dúvidas: https://www.cultuga.com.br/2015/12/65-sites-essenciais-vai-morar-portugal/ e, por fim, se precisar de algo mais personalizado, nos diga, que posso enviar também ao seu e-mail o contato das assessorias de imigração que nós conhecemos por aqui.
        Um grande abraço e boas pesquisas!

    47. boa tarde,
      meu marido e eu estamos tirando a cidadania portuguesa. pretendemos morar por 01 ano em Portugal na
      e trabalhar na area de restaurantes (cozinha) e bar. poderia me indicar o melhor lugar para
      este tipo de trabalho.

      grata, claudia

    48. Ola Priscila, Sou Engenheiro Civil Aposentado e vi que existe um incentivo para aposentados, Procuro qualidade de Vida, pois no Brasil só o plano de saúde vai quase 50℅ da aposentadoria, sou jovem, tenho 49 anos, e pretendo trabalhar, qual a melhor cidade para morar, custo benefício, minha renda atual é de R$ 5000

    49. Olá Priscila, Tudo bom? Sou brasileiro e ano que vem estou com planos de ir morar em Portugal, gostaria de algumas dicas sobre Trabalho, vivência, casas e até mesmo se é necessário visto.
      Adorei o site me deixou muito informado, obrigado desde já.

    50. Carlos Henrique em

      Olá Priscila,

      Meu caso é o mesmo do seu marido. Minha esposa tem cidadania e estamos casados no Brasil a 06 anos.
      Estamos organizando tudo para morar em Portugal dentro de um ano. Sigo todos os links do seu site, Estou vendendo tudo o que tenho, vou pedir demissão do emprego (Sou bancário, formado em administração. Sabe se conseguiria algo na minha área em PT?) e estamos no momento optando por morar em Porto.
      Queria saber se seu marido teve problemas para trabalhar no início e se foi difícil reunir toda documentação para que ele ficasse legalizado?
      Estamos ledo muito e corredo atrás de toda documentação. ( averbar casamento, apostilar documentos, validar diploma…) Pode me dizer o que é imprescindível eu fazer aqui no Brasil em relação a documentação antes de viajar?

      Imagino a correria dos seus dias, mas ficarei muito grato se me responder.
      Aguardo seu contato!

      Carlos Henrique Mesquita
      (21) 982990100

    51. Olá Priscila,

      Parabéns pelo blog, bem explicativo !

      Tenho dúvidas em relação ao processo de legalização em Portugal. Li sobre a legalização de vocês e achei bem simples de fazer.

      Eu sou brasileira e meu noivo também mas ele possui cidadania Portuguesa, como você. Queremos casar no civil em maio e em junho irmos para Portugal, é possível ir logo em seguida sem o pedido de averbação ainda ?

      Estamos indo para abrir uma franquia e seremos sócios nela, preciso de alguma outra autorização para estar legal no pais ou posso fazer o mesmo processo que você fez para o seu marido ficar legal ?

      Seria mais facil/rapido se eu me casar em Portugal ?

      Desde já agradeço!

      Um abraço,

      • Priscila Roque em

        Olá, Marina
        Tudo bem?
        Agradeço o seu carinho pelo conteúdo do Cultuga :)
        Infelizmente não tenho domínio sobre essas informações burocráticas atualizadas. Verifique junto aos órgãos oficiais o tempo que está demorando atualmente para sair os documentos que precisa. Em nosso processo, optamos por averbar o casamento ainda no Brasil. Na época, não demorou muito além de 1 mês.
        Um grande abraço

    52. Oi Pricila, como está?
      Tenho umas perguntas se caso você souber me informar te agradeço.
      Irei a Lisboa em setembro, estava vendo para validar meu diploma me formei em pedagogia aqui no Brasil, e queria ver se tenho que validar ele porque alguns sites que entro, tem uns que fala que precisa ir na faculdade de Lisboa outros falam que não preciso, queria ver se você poderia me informar isso.. e queria fazer uma pós , será que eu posso ? quanto tempo tenho que esperar para fazer minha pós, se já tenho minha faculdade, por favor me ajude, obrigada ! (:

      • Priscila Roque em

        Olá, Fran
        Tudo bem?
        Agradeço a sua mensagem :)
        Infelizmente não tenho essas informações para lhe passar. No seu lugar, eu procuraria a universidade que deseja fazer a pós para levantar quais são as formas de ingresso, para então correr atrás desses documentos certinhos, bem como verificar os prazos.
        Um grande abraço

    53. Ola. Tudo bem. Eu sou aficana, dentro de dia o meu visto de 90 dias acaba, terei que voltar para o meu pais. Mas no meio disso acabo de descobrir que estou gravida de 8 semanas do meu namorado que é Portugues. E agora o que eu faço. Eu gostava de ter meu filho aqui, mas o meu visto é de turista.

    54. Olá Priscila! Tudo bem? Também estou gostando muito do seu blog, tem me ajudado a tirar varias dúvidas mas ainda tenho uma que gostaria de saber se consegue me ajudar: tenho cidadania portuguesa e pretendo mudar para Portugal com meu esposo e três filhas menores. Já fizemos a transcrição do casamento no Brasil. Como você explicou, quando formos meu esposo terá que comprar passagem de ida e volta. Isso vale para minhas filhas também? Ainda estou iniciando o processo de cidadania para elas e provavelmente quando formos ainda serão apenas brasileiras.
      Desde já, agradeço

      • Olá, Rosália
        Tudo bem e com você?
        Sim, por segurança, é aconselhado que as suas filhas também tenham a passagem de ida e volta.
        Um abraço e boa sorte!

    55. Gostaria de saber tambem se soropositivos tem restrições para conseguir residência em portugal. Se sim ou não. Qual o procedimento para seropositivos morar em Portugal?
      Grato
      Daniel

    56. Se eu terminar o 1 ano do ensino médio no Brasil e for pra Portugal em dezembro, eu iria ja começar a cursar o 2 ano ou teria q esperar o começo do ano letivo de Portugal?

      • Olá, Luiza
        Como vai?
        Não sei como funciona esse processo. Aconselho que entre em contato com as escolas portuguesas que pretende estudar ou com a Direção-Geral da Educação.
        Um abraço

        • Ola priscila tudo bem? Eu gostaria que mim tirasse uma duvida, sou formada em vigilante patrimonial tenho o diploma mas fiz no Brasil , queria saber se esse diploma serve pra portugal ou e so outro curso feito aqui em portugal mesmo???

    Deixe um comentário