O que levar na mudança do Brasil para Portugal?

Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Em qualquer que seja a companhia aérea que você escolha, para viajar do Brasil a Portugal, você tem direito a duas malas com 32kg cada uma, além da bagagem de mão. Porém, essa situação se torna um verdadeiro desafio quando vem embutida a palavra mágica MUDANÇA.

O que levar na mudança do Brasil para Portugal?

Como fazer “a vida” caber dentro desse pequeno espaço? Seja em uma mudança temporária ou definitiva, essa não é uma tarefa fácil. Hoje vou dividir por aqui a minha experiência e como consegui trazer o essencial para começar uma nova vida em Lisboa.

Por onde começar a organização?

A partir do momento que decidi trocar São Paulo por Lisboa, olhei para a quantidade de coisas que tinha em casa e passei a pensar somente no essencial. Já havia guardado muitos itens para a casa nova, que planejava montar no Brasil. Porém, com a mudança de objetivos, peguei a maioria dessas coisas e optei por montar um bazar entre amigos. Assim, além de liberar todos aqueles materiais (muitos novinhos), ainda arrecadava um dinheirinho para o início de um caminho do outro lado do Atlântico.

O nosso bazar durou um final de semana todo e recebeu muitos amigos - foto: Priscila Roque/ Cultuga

O nosso bazar durou um final de semana todo e recebeu muitos amigos – foto: Priscila Roque/ Cultuga

A redução foi drástica. Vendi, doei e joguei fora perto de 70% das minhas coisas. Na casa dos meus pais, me obriguei a ocupar somente duas portas de armário com o que fosse deixar no Brasil, como antigas coleções e recordações da época escolar, por exemplo.

leia também: o que fazer antes da mudança?

Portanto, a minha primeira sugestão é que você faça um balanço de tudo o que tem e separe uma parte daquilo que está em boas condições para vender. É uma forma de juntar mais dinheiro (que será bem-vindo para a mudança) e ainda incluir seus amigos mais queridos nessa hora tão importante e delicada da sua vida.

O que é indispensável levar do Brasil para Portugal?

Essa é uma escolha bastante pessoal. O que é indispensável para mim, pode não ser para você. Entretanto, quando estava nessa fase, de optar pelo que levaria na mudança, uma amiga que já morava no exterior me disse: “Pri, carregue pequenas coisas que vão tornar o lugar que você vai morar um pedacinho da sua casa”. Foram sábias essas palavras. Um quadrinho, um enfeite, uma almofada. Não importa. Escolha uma ou outra coisa que você tenha muito apreço e carregue consigo para não perder o elo de sua própria vida já construída. Acredite: olhar para uma recordação dessas dentro da casa nova traz conforto e aconchego.

Outra coisa que pode valer a pena carregar na mala são pequenos utensílios de cozinha, como um copo, um prato, um garfo, uma colher e uma faquinha. Assim, você evita de ter que sair correndo atrás de coisas simples assim nos primeiros dias da mudança, quando você terá diversas burocracias para resolver.

No meu caso, ainda resolvi trazer um lençol, uma toalha de banho e o meu travesseiro. Quando você precisa começar uma vida do zero, qualquer extra que faça parte desse uso base é bem-vindo. São coisas a menos para se preocupar de imediato.

Os remédios que você está acostumado a tomar também são importantes. Faça um abastecimento para os primeiros meses. Não esqueça de passar no médico e pedir uma autorização para o transporte dessa quantidade de medicamentos. Isso se torna necessário para alguns casos. Leve o suficiente pensando no período de adaptação, até você encontrar um outro médico que possa te ajudar na substituição deles em Portugal (Ah, e não viaje sem um seguro saúde. Isso é importante ao menos para os primeiros dias, enquanto você organiza as suas burocracias no país).

Bom, de resto, trouxe quase todas as minhas roupas e sapatos (que já não eram muitos. Nesse ponto, sou bastante prática) e poucos livros, revistas e DVDs.

Como fazer as malas para a mudança de país?

No meu caso, achei que valeria a pena comprar as duas maiores malas que encontrasse no mercado. Assim, acomodaria melhor as coisas que tinha para levar.

No mercado também há uma invenção brilhante que vai te ajudar MUITO: os sacos a vácuo ou space bag. Esse é um saco plástico, disponível nos tamanhos P, M e G, em que você pode guardar roupas e tirar o ar com ajuda de um aspirador. Assim, eles ficam ultracompactos e poupam MUITO espaço na mala. Parece até uma folha de papel, de tão fino.

Tenha cuidado com os itens que podem quebrar e lembre-se de nunca colocar na bagagem que será despachada itens de valor (monetário ou sentimental).

Deixe para colocar os livros e revistas no fim. Uma dica para isso é, depois de ter a mala pronta, feche e coloque-a em pé. Dessa forma, tudo o que está do lado de dentro fará pressão para o fundo, sobrando um pequeno espaço na parte superior. Abra o ziper somente na parte de cima da mala. Ali, você conseguirá encaixar os livros e as revistas que quiser levar. Eles ficarão retinhos e cabem perfeitamente naquele espaço. Para mim, isso foi essencial.

Não esqueça de colocar uma cópia do seu passaporte dentro de cada uma das malas - foto: Priscila Roque/ Cultuga

Não esqueça de colocar uma cópia do seu passaporte dentro de cada uma das malas – foto: Priscila Roque/ Cultuga

E, claro, tome cuidado com o peso. São 32kg. Nada mais do que isso em cada uma das malas.

Na bagagem de mão, optei por levar tudo o que era de real valor. A minha câmera fotográfica e todos os itens do meu trabalho de fotografia, o computador e o celular, basicamente.

Desembarcando em Portugal: o melhor voo

Lembre-se que, dessa vez, você não está chegando de férias. A viagem se torna mais cansativa, os dias que antecedem a mudança são estressantes, principalmente na questão emocional. Portanto, se você puder pegar um voo direto entre Brasil e Portugal, mais tranquila será a sua chegada.

Há muito o que resolver e é preciso ter muita paciência com as burocracias e a fase de adaptação que estão por vir.

Tente ser prático, desencanado e desapegado das coisas. Coloque como prioridade o seu bem estar e a busca por um novo sonho. Ter saúde e disposição para trabalhar é o mais importante. O resto se conquista aos poucos. Caso precise deixar algo no Brasil, não se preocupe. Mais para frente, alguém pode levar para você, enviar pelos Correios ou então você mesmo ir buscar.

Dê preferência para levar o que é verdadeiramente essencial e básico para começar uma vida. Deixe para trás o que pode ser comprado depois da adaptação.

E se eu quiser levar tudo?

Há empresas que fazem mudança completa para o exterior via aérea ou marítma. Dependendo do que você precisa levar, pode optar até mesmo por viajar em um cruzeiro – em que o limite de bagagens é um pouco maior. Não conheço alguém que tenha feito isso para Portugal. Entretanto, tenho o conhecimento de que existe e pode ser uma alternativa, dependendo do seu caso. Esteja ciente, entretanto, de que o valor é bastante alto. Faça as contas e veja se realmente vale a pena.

Sem medo de ser feliz!

Enfim, com tudo isso aprendi uma coisa: nas malas pode não caber tudo o que queremos levar ou tudo aquilo que guardamos com tanta estima para nossa futura casa, mas no coração cabe todo mundo que fica, todas as boas recordações que já vivemos e ainda tem espaço para os desejos e ansiedades que essa nova vida vai nos levar. Ah, para isso tem espaço de sobra ♥

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Utilizamos o Booking para reservas há mas de 15 anos. Apartamentos turísticos, casas típicas rurais e excelentes hotéis com cancelamento gratuito!

Conheça os serviços do Cultuga!

icon-carroTRANSFER E TOURS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com os transfers e tours do Vinícius e sua equipe!

TOURS A PÉ
Conheça Lisboa a pé com os nossos tours históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

111 Comentários

  1. Avatar

    Oi Priscila,

    Muito bom seu site. Gostei bastante.
    Eu estou mudando para Lisboa no dia 25/10. Vou primeiro e em dezembro, vão minha esposa e filha pequena.
    Você levou algum documento daqui do Brasil que teve que ser legalizado no Consulado de Portugal no Brasil ??
    Eu tenho cidadania, mas minha esposa e filha não.

    • Priscila Roque

      Olá, Eduardo!
      Tudo bem?
      Obrigada pelo carinho direcionado ao Cultuga.
      O único documento relacionado ao Consulado que nós levamos foi a averbação do casamento em Portugal, que solicitamos ainda no Brasil. Caso você e sua esposa pretendam fazer alguma especialização acadêmica, também é importante validar os diplomas universitários do Brasil no Consulado. Esse procedimento pode ser feito em Portugal posteriormente, mas acaba sendo um pouco mais demorado.
      Nesse post, nós contamos sobre a averbação do casamento, caso ainda não tenha feito a sua: https://www.cultuga.com.br/2014/08/cidadania-residencia-o-casamento-entre-portugues-e-brasileiro/
      Um grande beijo e uma boa mudança!

    • Avatar

      Uma delícia de leitura! A simpatia expressa em cada palavra. A gente percebe a dedicação e o empenho com que o texto foi escrito. Parabéns, Priscila! Também sou jornalista e sei reconhecer um talento. Espero poder te conhecer quando for morar na terrinha! Bjks!

  2. Avatar

    Olá, parabéns pelo site, gostei muito!!!
    É muito importante para nos leitores termos uma visão de quem está fora do Pais, isso ajuda muito a saber como é o cenário internacional ou Europeu que é o caso.
    Estou programando minha viagem a Itália a fim de dar entrada em minha cidadania em 17 de Setembro deste ano, você acha que vale muito a pena, eu passar em Lisboa antes? E passagens aéreas ai fora possuem um custo menor?

    Obrigado!

    • Priscila Roque

      Olá, Rafael!
      Como vai?
      Fico feliz que tenha gostado do nosso conteúdo :)
      Não sei se entendi bem a sua dúvida. Você gostaria de passar por Lisboa para turismo? Mas creio que não – visto que você estará em viagem para resolver uma documentação sem prazo certo para ser finalizado. O ideal seria ir direto para a Itália e dar entrada o quanto antes em sua cidadania para que você não tenha problemas com relação ao visto de turismo e não perca tempo com isso.
      Para compras de passagem pela Internet, os valores são similares.
      Boa viagem!

  3. Avatar

    Olá Priscila, gostei muito do seu site, tem tudo que eu precisava saber, já li sobre quase todos os assuntos.
    Estou indo de mudança para fazer mestrado por conta própria, minha dúvida é qual será melhor opção para levar o “dinheiro de minha vida” não é muito, mas o bastante pra bancar os dois anos pagando Universidade, despesas mensais com moradia e alimentação, etc.
    Aqui no Brasil tenho conta no Santander e Caixa Econômica, tenho conhecimento dos procedimentos pra viagens turísticas, mas mudança é primeira. Ficar retirando valores pelo Santander, além de gerar taxas altas, tem a manutenção da conta que terei de deixar aqui. O que vc me sugere?
    Desde já grata por sua atenção.

    • Priscila Roque

      Olá, Maria Enedina!
      Como vai? Fico feliz que tenha gostado do Cultuga!
      Realmente essa questão do dinheiro é bastante complicada. Primeiro, verifique as opções do Banco do Brasil. Sei que eles têm agência em Portugal e pode ser uma possibilidade para você. O mesmo com o Santander. Você chegou a conversar com eles a respeito de transferencias entre contas?
      Outro ponto é colocar uma parte do dinheiro em um Visa Travel Money e alguém da sua família recarregá-lo sempre que for preciso (ou você mesma, por meio do seu gerente/ banco). Ainda existe a possibilidade da sua família fazer o envio do dinheiro por remessas via Western Union. Por fim, você pode chegar a Portugal e abrir uma conta no banco. Depois, transferir todo o dinheiro que pretende entre bancos via Swift.
      Todas as opções têm taxas. Aí o ideal seria você verificar aquela opção que se adequa melhor ao valor que pretende mandar e ao tempo que você vai permanecer no país.
      Boa sorte!

  4. Avatar

    Oi Priscila, tudo bem e você?
    Obrigada pelas informações, bem valiosas!
    Já havia pensado em conversar com minha gerente sim, mas ainda não tive tempo, fiquei na fase das hipóteses, mas já chego na ação.
    Muito grata por tudo.

  5. Avatar

    Boa Noite Priscila,
    Vc ainda mora em Portugal, essa quantidade de mala é por pessoa no caso eu meu marido podemos levar 4 malas de 32 kg?? è mais fácil ver o local para morar ai ou daqui do Brasil mesmo? Vc sabe se podemos levar animal? Eu tenho uma gata de estimação e gostaria de levar ela junto
    GRata

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Thiciane,
      Eu sempre coloco a cópia do meu passaporte na mala para caso ela seja extraviada ou algo aconteça com a identificação exterior dela.
      Um forte abraço

  6. Avatar

    Priscila, obrigada por manter seu Blog. Gostaria de indicaçao de empresas pra envio por mar ou ar da minha mudança para portugal.Obrigada.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Claudia
      Agradeço o carinho :)
      Infelizmente não conheço nenhuma empresa que possa indicar. Vendemos o que nós tínhamos no Brasil e trouxemos tudo em duas malas grandes cada um no voo que viemos.
      Boas pesquisas!

  7. Avatar

    Priscila,

    Parabéns pelo excelente trabalho!!! Como estão as oportunidades de emprego em Lisboa e região?

    Você conheceu pessoalmente a cidade de LEIRIA? Se sim, como é lá?

    Forte abraço!

  8. Avatar

    Priscila
    Dentre os relatos que estou vendo na net o seu é o que fala com mais precisao e clareza sobre os detalhes de uma mudança para Portugal
    Tambem estou pretendendo morar em Portugal mas seria em uma cidade menor na Guarda.
    O que eu queria saber e ninguem responde diretamente é sobre o valor para viver ai
    Nao sobreviver, mas viver bem, sem luxos mas com tranquilidade.
    Somos uma familia de 4, sendo que minha filha está terminando faculdade aqui. meu filho tem 13 anos.
    Queria saber quanto teriamos que ganhar … 3 mil, 5 mil, mais??

    Espero que me responda
    Obrigada

  9. Avatar
    Maria Ap. Bello em

    Ola Priscila tudo bem? tenho 62 anos e minha irmã 67 , estamos querendo vender nossa casa aqui no Brasil e nos mudarmos para Portugal (Torres Novas-Santarém), estamos cuidando a nossa cidadania, somos aposentadas pelo INSS e me parece que podemos transferir nossa aposentadoria pra lá, não temos nada que nos prenda aqui no Brasil, andamos vendo através da internet e os imóveis em Santarém são bem baratos e vendendo aqui da para comprar la e ainda sobra, gostaria que vc me falasse alguma coisa se ao vender aqui vou ter que pagar IR por estar comprando um imovel la pois sei que vendendo aqui eu tenho 6 meses para comprar outro imóvel sem pagar o IR, por favor me fale tudo o que eu preciso saber, obrigada

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Maria!
      Como vai? Aqui está tudo bem :)
      Infelizmente não tenho essa informação para te passar. Penso que você tenha que procurar um advogado ou contador dessa área no Brasil para entender quais são os seus direitos e deveres.
      Boa sorte!

  10. Avatar

    Boa tarde Priscila, tudo bem?

    Estou com a pretenção de ingressar no curso de mestrado da Universidade de Lisboa, o que ocorreria para o meio de 2017/inicio de 2018, sendo que o curso duraria aproximadamente 2 anos.
    Por ser um período longo eu precisaria conseguir trabalhar, preferencialmente na minha área.

    Ainda nem mesmo falei com a Universidade mas pelo visto as burocracias seriam grandes para ficar todo este período.

    Para poder ficar todo este tempo será que a entrada como estudante seria a melhor forma? Ou o fato de precisar trabalhar pode causar problemas?

    Obrigado.

    • Priscila Roque

      Olá, Douglas!
      Tudo certo por aqui :)
      Essa questão depende do seu envolvimento com a universidade, sobretudo se será oferecido o mestrado com bolsa de estudos. O melhor é entrar em contato com o SEF para tirar as suas dúvidas: http://www.sef.pt

  11. Avatar

    Boa tarde Priscila, gostei demais de suas informações…são bem objetivas, estou de mudança para Portugal sou de São Paulo Litoral, e minha dúvida é com questão das malas tenho formação em nutrição e por este motivo tenho livros e cds, gostaria de saber posso leva-los junto com as roupas ou coloca-los em mala separada, já vendi algumas coisas e também como vc doei outras, mais é dificil quando olhamos ao redor e vemos tantas coisas que com certeza vou precisar de algumas delas….porque no inicio pra quem esta chegando sem poder gastar muito desfazer de tudo é um pouco complicado….mais enfim se puder me ajudar te agradeço.

    • Priscila Roque

      Olá, Cristiane
      Como vai? Agradeço o seu carinho :)
      Qualquer outra mala ou caixa que queira transportar além da franquia permitida pela empresa aérea que você escolher, há um custo extra e ele acaba por ser alto. É preciso perceber se aquilo que vai transportar realmente vale o custo e se você precisará de todo esse material/ roupa/ outros itens logo no primeiro momento da sua mudança (sobretudo se há parte desses materiais que você pode colocar em um HD ou no computador). Nós somente levamos as duas malas cada um com o necessário. Ao passar dos anos, com as nossas visitas ao Brasil, vamos trazendo o restante que ficou com os nossos pais, ou quando vem um parente ou um amigo para cá, também nos traz um ou outro item que seja importante do que ficou para trás.
      Um forte abraço!

  12. Avatar

    Olá Priscilla, tudo bem?
    Encontrei o blog por acaso e estou adorando as dicas. Estou com a pretensão de ir para Portugal trabalhar e posteriormente fazer pós.
    Você sabe me informar se tem a chance de ir já com visto de trabalho, mas sem nenhum ainda pré definido, se é fácil ou não muito díficil encontrar trabalho. E se Lisboa é um bom lugar para ‘arriscar’ essa mudança de vida.

    Obrigada =)

    • Priscila Roque

      Olá, Luisa
      Como vai? Aqui está tudo certo :)
      Peço desculpas pela demora da resposta. Espero que ainda esteja em tempo :) Agradeço o seu carinho pelo nosso conteúdo!
      Para um visto de trabalho, você precisa ser contratada por uma empresa que esteja em Portugal. Somente assim, poderá fazer a solicitação. Veja no Portal do Imigrante todas as possibilidades de autorização de residência: http://www.imigrante.pt/PagesPT/ConcessaoAR.aspx
      Lisboa é a capital, tem mais oportunidades, mas também mais concorrência. Essa questão é bastante delicada, pois depende do que pretende fazer e qual é a sua área de interesse. Nesse post temos algumas dicas: https://www.cultuga.com.br/2014/06/como-procurar-emprego-em-portugal/
      Boas pesquisas!

  13. Avatar

    Priscila, muito bom o post!
    Esclareceu muitas dúvidas que tenho…estou indo de mudança para Lisboa no meio do ano, com certeza irei seguir suas dicas para tornar a mudança mais leve! =)
    Obrigada por compartilhar essa experiência com a gente!

  14. Avatar

    Bom dia Priscila!!!
    Excelente trabalho!!! Parabéns!!
    Estou decidido a mudança para Portugal no segundo semestre desse ano. Minha esposa tem cidadania alemã, eu não tenho nada. Trabalho pela internet facilitando a mudança para qualquer lugar. Minha questão é sobre esse trabalho que faço, eu poderia conseguir um visto somente com esse trabalho? Não sei se existe alguma forma de comprovar que tenho um salário com esse trabalho via internet que possamos viver em Portugal.
    Obrigado!!

    • Priscila Roque

      Olá, Daniel
      Como vai? Agradeço o seu carinho :)
      Hum… Agora você me pegou. Você precisa de documentos oficiais que comprovem o seu trabalho/ renda, seja contratos ou notas fiscais dos seus clientes – penso eu. O ideal mesmo é verificar junto ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (www.sef.pt). Eles poderá orientá-lo.
      Um forte abraço

  15. Avatar

    Priscila,amei seu site,muito esclarecedor.Tb sou filha de portugueses residentes no Brasil e estou tirando minha cidadania portuguesa com o objetivo de me mudar para Portugal.Sou fotografa tb e estou tentando me informar sobre esse mercado aí.No meu caso fotografo eventos,faço ensaios… Obtive aqui muitas informaçoes importantes,Muito obrigada ,Aline Ribeiro

    • Priscila Roque

      Olá, Aline
      Como vai? Agradeço o seu carinho!
      Seja sempre bem-vinda :)
      O nosso mercado não é fácil ou bem remunerado em qualquer canto do mundo, mas temos a sorte de poder exercê-lo com alguma facilidade fora do nosso país de origem. Dedique-se em fortalecer o seu portfólio e sua rede de contatos dentro do perfil de fotografia que deseja seguir. Se for necessário, em um primeiro momento, vale a pena embarcar em um curso em Portugal para que possa conhecer mais pessoas e se preparar para o mercado local.
      Boa sorte e um forte abraço

  16. Avatar

    Olá, tenho a intenção de ir para Lisboa tentar uma vida mais digna! (o que está praticamente impossível no Brasil! rs). Mas não tenho proposta de trabalho! Mesmo que eu vá como turista, e tentar arrumar um emprego por ai, é fácil? Caso eu arrume, eu consigo o visto para permanecer ai? Como proceder?
    Desde já agradeço!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Eloíse
      Como vai?
      Aproveite a Internet para buscar empresas em que o seu serviço seja valorizado e formalize contatos. Aqui nesse post estão algumas dicas e sites de referência que podem ajudá-la: https://www.cultuga.com.br/2014/06/como-procurar-emprego-em-portugal/
      Lembre-se que a vida de imigrante legal não é fácil em qualquer parte do mundo. Como imigrante ilegal pode ser ainda mais difícil, visto que a oferta de trabalho (no caso de Portugal) está escassa para todos. Valorize a sua experiência profissional e faça um planejamento mais seguro desse seu novo caminho. Tempo, paciência e determinação!
      Boa sorte

  17. Avatar

    Boa tarde estimada! Sou portuguesa e moro no Brasil ha 9 anos. Agora em breve, vou voltar p Lisboa. Vc sabe se existe algum preço especial p bagagem (pela Tap) para emigrantes q voltem ao seu pais? Digo isto pq sei q brasileiros amigos q moram em Portugal, quando mudaram p Brasil, foram isentos de certas taxas e pagaram bem menos do q normal, so pq avisaram q estavam mudando/voltando p seu pais (isso foi no caso de mudanças de navio, a nossa sera de aviao.) Falei c a Tap ha dias e me disseram q 2 malas de 32 kgs ok, normal, + 3 malas cada pessoa de ate 23 kgs cada e q custam 150 USD cada uma! Nao eh barato nao…. se vc souber de outra forma de levar mudança em malas (sem ser por carga aerea q ja sei q custa 789 USD cada 100 kgs….) me diga pf. Grata, abraço, Eva

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Eva
      Como vai?
      Desconheço esse incentivo, sobretudo pela TAP. O envio de bagagem é realmente muito caro, seja por via aérea ou marítima. Veja se o que precisa levar realmente vale o estresse e o custo.
      Um forte abraço

  18. Avatar
    marisa carneiro em

    Oi Priscila,
    Gostei muito da sua matéria.
    Também amo Portugal. Já morei ai a 20 anos atras e agora vou retornar .
    Acho engraçado , hoje eu é que sou retornada, rssss.
    Abs,

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Filipe
      Como vai?
      Olha… Fui na Le Postiche e perguntei quais eram as maiores que eles tinham. Dentre as que eles nos mostraram, comprei duas das mais baratas, de marca desconhecida. Optamos por elas e fizemos aquela embalagem no aeroporto para garantir que chegariam inteiras em Portugal, pois o acabamento era realmente muito ruim rs.
      Como essas malas enormes não são nada práticas para viajar normalmente, optamos pelas maiores e mais baratas, pois não teriam outro uso. Chegando aqui, doamos.
      Um forte abraço

  19. Avatar

    Bom dia Priscila!!!
    Excelente trabalho!!! Parabéns!!
    Meu marido conseguiu o visto de residencia em Portugal, somos casados ha 35 anos e o consulado brasileiro nos disse que temos que pedir em Portugal a inclusão familiar esposa e filhos que ainda dependem de nós.
    Um filho tem 34 anos mas é deficiente visual e o outo ainda tem 21 anos e esta no ultimo ano de faculdade, por isso não trabalha e depende de nós.
    Por favor isso procede para esse esse pedido de inclusão familiar? quais os documentos necessários?
    Sem mais,Muito Obrigada.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Dulce
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho!
      Esse procedimento chama-se reagrupamento familiar e vocês precisam solicitar junto ao SEF, bem como verificar os documentos necessários – http://www.sef.pt
      Um forte abraço

  20. Avatar

    Oi ….mimhas dúvidas são em relação a grana que tenho aqui , posso saber cm vc a melhor forma de mandar dinheiro pra Portugal!?? Qual o melhor banco?!?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Daniel
      Tudo bem?
      São várias as formas de enviar dinheiro do Brasil a Portugal. Vai depender da quantia e do seu objetivo para saber qual é o melhor custo/ benefício. A transação entre bancos do Brasil e de Portugal é a mais fácil, mas há taxas tanto do banco brasileiro, como português e é preciso ter conta nos dois países, claro. Para valores mais baixos, você também pode fazer o envio via Western Union.
      Um abraço

  21. Avatar

    Olá Priscila! Parabéns pelo site! Além do excelente conteúdo você é muito simpática e solícita, sempre disposta a ajudar!
    Com relação às malas, 2 adultos têm direito a 2 malas de 32 kilos, e crianças de até 4 anos tem direto a mesma coisa?

  22. Avatar

    Poxa, intuitivamente eu estava seguindo suas dicas, mas numa eu não havia pensado, e foi fantástica: essa de levar coisas pequenas que fazem lembrar nosso antigo ambiente. Obrigadíssimo.

  23. Avatar

    Oi Priscila, vou me.mudar em janeiro para Lisboa, vou eu e minha filha de 10 anos, só nos.duas, tenho.experiências em empresa de.fixação e vou precisar trabalhar no horário de aula dela, alguma dica

  24. Avatar

    Boa noite Priscila,

    Sei que alguns países como Estados Unidos e Austrália dão a liberarão de bagagem extra em caso de mudança, saberia me dizer se Portugal também faz isso?

    • Priscila Roque

      Olá, Giovanna
      Como vai?
      Não tenho essa informação para te passar. Nunca ouvi falar, para te dizer a verdade. Talvez você consiga essa informação junto a companhia aérea. Não sei até que ponto o governo interfere nessa questão.
      Um forte abraço

  25. Avatar

    Estou planejando ir morar em Portugal nos próximos anos e tenho dois problemas. Carregar toda a minha biblioteca e o meu cachorro. COMO EU TRANSPORTO O MEU FILHO DE QUATRO PATAS EM SEGURANÇA?!
    Bagageiro de avião é mesmo seguro?

  26. Avatar
    Nina Lovise Ferreira de Almeida em

    Oi Priscila, suas dicas me “iluminaram”. Vou mudar para Lisboa em dezembro. Sou auxiliar cirúrgica odontológica, e gostaria de conseguir trabalho nessa área, pelo menos no início. Obtive algumas informações, e gostaria de saber se com meu registro do CRO (conselho regional de odontologia), consigo validar para atuar normalmente.
    Outra dúvida é se, mesmo sem vínculo na Universidade preciso validar aqui meu diploma antes de ir, sou formada em arquivologia e posteriormente pretendo fazer uma especialização na área de patrimônio.
    Desde já obrigada
    Um abraço de gaúcha para ti!

    • Priscila Roque

      Olá, Nina
      Tudo bem?
      Agradeço o seu carinho :)
      Aqui temos um post sobre esse assunto que pode ajudá-la nos contatos e organização dessa etapa: https://www.cultuga.com.br/2014/11/reconhecimento-profissao-em-portugal/
      Sobre fazer uma especialização em universidade, por aqui, é possível que você precise do seu diploma validado, sim. Entretanto, o ideal é você verificar junto a universidade que deseja cursar quais são as exigências, pois há cursos que não necessariamente pedem o diploma.
      Uma excelente mudança! Um forte abraço

  27. Avatar

    Oi Priscila,

    Estou precisando levar do Rio de Janeiro para Lisboa cerca de 10M3. Haveria alguém interessado em compartilhar um container? Alguém conhece uma companhia de mudanças confiável?
    Obrigado

    João Ivo

  28. Avatar

    Olá Priscila, estou providenciando o que falta de documentação e o objetivo é embarcar para Portugal em meiados de 2017. Meus esposo irá na frente um mês pelo menos para alugar uma casa e depois irei eu e meus 3 filhos ,pretendo levar tb nossa cachorra ,mas ainda estamos inseguros quanto aos documentos dela ,temos que fazer uma sorologia e o lical aqui no Brasil que faz esse procedimento aceito pela união está “temporarimente” (desde final de 2015)sem realizar o mesmo.Brasil né?!! Aqui tá complicadíssimo.enfim. Minhas dúvidas entre muitas ,são:como iremos sem emprego inicialmente ,como procede para alugar a residencia? basta adintar uns meses de aluguel ? o que vc indica para esse caso? outra dúvida , nos primeiros 6 meses à um ano preciso receber aí em Portugal uma quantia ,vinda aqui do Brasil ,pois vamos pra Portugal mas nossa empresa aqui ficará funcionando e enquanto nos ajeitamos em Portugal e vemos realmente se valerá abrir um negócio ou se vamos nos empregar em outra coisa ,preciso receber mensalmente dinheiro enviado do Brasil ,pra isso deve ter taxas ,vc saberia quais são? se a perda é muito grande quando transferimos dinheiro de um país para outro??agradeço sua ajuda

    • Priscila Roque

      Olá, Mi
      tudo bem?
      Para alugar o apartamento, tudo vai depender de quais documentos você possui e de quais são as solicitações que o proprietário e a imobiliária vão exigir de vocês. Caso encontrem dificuldade nessa etapa, aluguem um apartamento de temporada até organizar os trabalhos, contas no banco e documentação portuguesa.
      O valor da transferência para o exterior, nesse caso, seria feito a partir de uma conta bancária do Brasil para uma em Portugal, certo? Assim, as taxas cobradas variam de banco para banco. Aconselho que marque uma reunião com o gerente da sua conta no Brasil para levantar as taxas corretamente, pois essa questão varia de acordo com a quantia, país, cotação do banco, etc.
      Há outras formas de envio de dinheiro para o exterior. Entretanto, não aconselharia no seu caso, sobretudo por ser um dinheiro que vem da sua conta jurídica. Se a transferência não for feita corretamente via banco, vocês poderão ter problemas com a fiscalização da receita na época de declarar o IR.
      Um forte abraço

  29. Avatar
    Igor Azevedo Madeira em

    Olá Priscila muito bom o seu site!
    Preciso da sua ajuda!
    Vou me mudar para Portugal e tenho muitos livros pra levar!!
    Já vi os preços da DHL por exemplo e são exorbitantes!!!
    Qual conselho que você poderia me dar para levar as mais de 9 ou 10 caixas que tenho para levar?
    Contêiner??
    Desde já obrigado pela atenção e sucesso aí!

    • Priscila Roque

      Olá, Igor
      Tudo bem? Agradeço o seu carinho :)
      Essa questão é bem complicada, pois não há forma barata de transportar, principalmente porque o peso dos livros é muito grande. Por navio pode ser uma opção, mas também tem um alto custo.
      Nós também temos muitos livros e optamos por levar um pouco a cada vez. Tivemos a sorte de poder deixá-los na casa dos nossos pais e, a cada visita ao Brasil, levamos mais alguns. Quando a nossa família ou amigos vai nos visitar, também levam mais alguns. E assim vamos nos reerguendo do outro lado do oceano, com aqueles pertences que não pudemos carregar de uma só vez.
      Um grande abraço

  30. Avatar

    Parabéns! Gostei muito das suas dicas e também da presteza em responder todos os questionamentos. Estamos interessados em mudar para Portugal em 2017, por enquanto estou lendo tudo a respeito, além de inciar o desapego psicológico das pessoas e objetos, rsrs

    • Priscila Roque

      Olá, Roseli
      Tudo bem? Obrigada pelo carinho!
      Realmente, imigrar, não é uma tarefa fácil. Comigo e com o Rafa, fizemos uma preparação de, praticamente, 1 ano e meio. Cada um tem o seu tempo de preparo, não é? Porém, o mais importante é ter foco e estudar bastante sobre o país. Aos poucos, tudo vai se acertando.
      Um excelente ano :)

  31. Avatar

    Olá Priscila, tudo bem? Eu e meu marido estaremos nos mudando final de janeiro aí para Portugal. Ele acabou de ter o visto de residência aprovado, por contrato de trabalho e eu vou pedir o reagrupamento familiar quando chegarmos aí. Sou formada em turismo, mas minha experiência é em produção de eventos corporativos e tem uns 6 meses que comecei a trabalhar com fotografia. Você saberia me dizer um pouco mais sobre o mercado de trabalho nessas áreas? Só poderei trabalhar após estar devidamente legalizada através do reagrupamento? Obrigada e parabéns pelo site!

    • Priscila Roque

      Olá, Fá
      Tudo bem? Por aqui está tudo certo :)
      Infelizmente não tenho conhecimento sobre a área de produção de eventos corporativos. Em grupos do Facebook e no Linkedin, certamente, você poderá encontrar colegas que possam oferecer uma visão mais profissional e ampla da sua área. Sobre fotografia, qual é a sua área de atuação? Para fotografias sociais, que é um mercado que já trabalhei por aqui, sei que os batizados, os ensaios de newborn e os casamentos são áreas que os portugueses costumam contratar fotógrafo. Pode ser um bom caminho!
      Para trabalhar legalmente, você precisa estar com os documentos de residente, sim – e isso será com o seu reagrupamento :)
      Um grande abraço e boa mudança!

  32. Avatar

    Parabéns pela.iniciativa! !
    Vou me mudar para Portugal com meu filho, agora em janeiro de 2017, gostaria de levar meu computador, gabinete , visor e teclado, não tenho mais nota fiscal, você sabe se é só colocar na bagagem e despachar tranquilo? Obrigado

    • Priscila Roque

      Olá, Claudio
      Tudo bem?
      Eu, particularmente, não aconselharia, visto que as companhias aéreas não se responsabilizam pelo transporte de objetos de valor, como esse, na bagagem comum de porão. Entre em contato com a companhia aérea que você comprou a passagem para perguntar qual é a melhor forma de fazer o transporte do seu computador. Na época da minha mudança, eu também tinha um computador grande e acabei por chegar a conclusão que valia mais a pena vendê-lo no Brasil e comprar um novo em Portugal. Veja o que está dentro da possibilidade vocês.
      Um grande abraço e um ótimo ano

  33. Avatar

    Olá, Priscila,

    vamos morar em Lisboa a partir de Abril deste ano (2017). A documentação já está pronta e vamos nos desfazer da maioria das coisas que levamos. Minha grande dúvida é se eu posso levar meu iMac e dois outros laptops que eu e minha esposa usamos no di-a-dia. Não encontrei em lugar nenhum informações sobre isto. Base decorar na alfândega ao chegar. Ou será considerado importação, apesar de ser de meu uso?

    Agradeço imensamente se você puder me ajudar ou indicar onde posso conseguir estas informações. \

    Forte abraço e um Feliz 2017 pra você.

    Kleber Nina

    • Priscila Roque

      Olá, Kleber
      tudo bem?
      Os computadores portáteis podem ir na mala de mão. Para não ter problemas alfandegários, procure levar as notas fiscais da compra. Assim, você comprova que são usados e de uso pessoal. Não será necessário pagar nenhuma taxa por isso.
      Um grande abraço

  34. Avatar

    Priscila,

    Estou planejando minha mudança para Portugal em maio, minha esposa já tem dupla cidadania, já estamos fazendo a transcrição do casamento para renovação da cidadania com o nome de casada, temos nove anos de casados e vou dar entrada na minha residência quando chegar lá. Você sabe dizer se é possível comprar passagem somente de ida? Ou é necessário ida e volta?

    • Priscila Roque

      Olá, Denis
      Tudo bem?
      Para ela, poderá ser somente de ida. Para você, é necessário que seja ida e volta, visto que vocês ainda não terão pedido a autorização de residência no momento da entrada no país. Portanto, até ter o protocolo em mãos você será considerado turista.
      Um grande abraço

  35. Avatar

    Boa noite !
    Priscila, primeiramente parabéns pelo site e desde já obrigado por todas as dicas que vem dado.
    Pois bem, o pai da minha bisavó ( não disse meu tataravô pois a conheci) era português, tenho como pedir a cidadania ?
    Inicialmente tenho intenção de ficar somente 1 ano para estudos eu em direito e minha esposa em medicina odontológica como se diz por aí , mas com uma segunda intenção de estabelecermos para sempre na ” Terrinha”.
    Até breve, Renato Penido.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Renato
      Tudo bem?
      Creio que somente seja possível se a sua bisavó e seu avô/ avó (aquele que é o filho(a) dela) forem vivos, para que os documentos deles fossem feitos antes de chegar a sua geração. Porém, para que tenha a certeza desse processo, procure por um advogado especializado, que certamente poderá orientá-lo da melhor forma.
      Um grande abraço

  36. Avatar

    Olá Priscila, adorei as informações que li no seu blog. Gostaria de saber se, como sou aposentada pelo INSS, como faço para firmar residência em Portugal.

  37. Avatar

    Boa tarde Rafael e Priscila.
    quanto à pergunta do Renato, como já faz alguns meses, ele talvez já tenha descoberto. Os antepassados portugueses podem ter falecido sim. Um vizinho já tem a nacionalidade nesta condição. Ele pagou advogado, mas havia problema com o nome da avó(mais de uma grafia). Hoje está bem mais fácil com a acordo de Haia. Quanto à Vera, li recentemente que Portugal aceita aposentados brasileiros para residir.
    Eu sou Português e estou “a pensar” no retorno a Portugal. Vim com 10 anos e nunca por aí voltei. Agora aposentado……mas recebo em reais e por aí gastarei em euros.

  38. Avatar
    Geraldo Magalhães em

    Oi Priscila. td bem? espero que sim.
    Seguinte, pretendo me mudar para Portugal o ano que vem e tenho uma consulta.
    Tenho uma pensão da empresa que trabalhei e a do INSS. Soube que para enviar dinheiro para um banco em Portugal com visto (D7) se não me engano, serei tributado em 25% do valor. Por ter tido cancer não sou tributado pelo IR no Brasil. Minha pergunta é: Tenho um jeito de pleitear a não incidência desta taxa? Desde já muito grato pela atenção. Geraldo Magalhães

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Geraldo
      Tudo bem? Por aqui está tudo certo!
      Infelizmente não tenho essa informação para lhe passar. Não tenho bagagem sobre esse assunto. Aconselho que procure um advogado ou um contador (chamado de contabilista, em Portugal) para que possa tirar a sua dúvida de forma oficial.
      Um grande abraço

  39. Avatar

    Ola, Muito legal o canal.

    Estou me mudando para Lisboa em 15 dias. Preciso saber se necessita levar alguma documentação de vacinação para a viagem ou algo do genero?

  40. Avatar

    Olá Priscila, excelentes informações. Parabéns.

    Gostaria de sugerir às pessoas que antes de pensarem em se mudar para outro país, pesquisem bastante antes, vão ao Consulado desse país aí no Brasil perguntar todas as informações e tratar dos documentos, Se possível visitem o país e avaliem bem o custo de vida. Não devem sair vendendo os imóveis aí no Brasil, nem se despedindo do trabalho, etc. Sem uma profunda reflexão e um excelente planejamento e alguma base financeira para o primeiro ano, é uma loucura!!
    Ideal é alugarem aí por 1 ou 2 anos a sua casa, alugar aqui e ver se conseguem se adaptar ou não.
    As escolas públicas são de boa qualidade. É preciso conseguir vaga perto da residência.
    Uma creche particular com boas condições custa em média 300 a 500 euros. Um colégio particular entre 300 a 600 euros. Aqui as crianças estão nas escolas o dia todo.
    O aluguel de um apartamento de sala e 2 quartos varia muito, depende da localização ( de 600 euros a 1,200 euros).
    Conseguir trabalho depende da área de atuação e das suas competências: medicina, Informática, área comercial e quem fale idiomas fluente pode ter maior facilidade.
    Boa Sorte !!!!

  41. Avatar

    Boa tarde Priscila Roque , excelente blog , muito informativo e claro ! Estão de parabéns ! Priscila tenho certa urgência em me mudar para Lisboa por conta de um mestrado na Universidade de Lisboa que se inicia agora em setembro. Não consegui arrendar um apartamento T0 ou T1 pela internet . Você teria alguém para me indicar que possa intermediar , ou sabe de alguém que esteja desocupando algum apartamento deste tamanho em Lisboa ? A universidade fica proxima a Linha de metro cidade Universitária. Agradeço desde já. Forte abraço Priscila

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Gabriela
      Tudo bem? Agradeço o seu carinho pelo Cultuga!
      Infelizmente não conheço ninguém. Creio que, quando você já estiver em Lisboa, será mais fácil de conseguir. Se for possível, alugue um AirBnb temporariamente por 1 mês. Assim, você ganha algum tempo para procurar pessoalmente.
      Um grande abraço e boa sorte!

    • Rafael Boro

      Olá, Suellem
      Tudo bem?
      É preciso verificar com a companhia aérea que você vai viajar, pois cada uma tem uma política e um preço. ;)
      Um abraço e boa viagem!

  42. Avatar

    Boa noite Priscila
    Estamos pensando em ir morar em Portugal e gostaria de saber qual o melhor lugar pra se morar e onde posso encontrar uma casa com espaço para jardim e pomar?
    Meu noivo tem dupla nacionalidade,o que é melhor agente casar no Brasil ou em Portugal?

  43. Avatar

    OLA TB GOSTEI DAS SUAS EXPLICAÇÕES,TB VAMOS DEFINITIVO PARA LISBOA,SOMOS DE SÀO PAULO E TEMOS CIDADANIA PORTUGUESA. GOSTARIA DE SABER SE POSSO LEVAR ALGUNS UTENSÍLIOS DE COZINHA,COMO FACAS,TALHERES,MINI LOUÇAS,?

    • Rafael Boro

      Olá, Nádia
      Como vai?
      Ficamos felizes que tenha gostado das nossas explicações.
      É permetido levar facas e talheres na bagagem de porão. Já as louças, aconselho que leve na bagagem de mão, pois são mais delicadas.
      Um abraço e boa viagem!

  44. Avatar

    Boa noite, o meu marido é brasileiro e eu sou portuguesa, temos a nossa vida construída aqui em Portugal. Ele no Brasil tem filhos e agora surgiu um problema que temos de trazer a filha mais velha o mais rapidamente possível. A minha questão é, que documentos temos de trazer para ela, se me conseguires ajudar neste sentido, ficava eternamente grata. Além do passaporte, autorização da parte da mãe, histórico escolar, esqueço me de alguma coisa? Obrigada

    • Rafael Boro

      Olá, Ana Raquel
      Como vai?
      É importante você verificar com o SEF e com o Consulado Brasileiro em Portugal (Lisboa, Porto ou Faro) quais os documentos que vocês precisam. A Casa do Brasil, que fica no Bairro Alto, em Lisboa, também poderá auziliá-los.
      Um abraço

  45. Avatar

    Oi!
    Adorei as dicas e o blog!
    Quais documentos brasileiros devo levar para quem vai morar em Portugal? E quais devem ser feito a Apostilha de Haia?
    Beijo!

    • Rafael Boro

      Olá, Renata
      Tudo bom?
      Ficamos felizes que você tenha gostado do Cultuga!
      Os documentos necessários dependem do intuito da sua mudança, pois cada visto (estudante, empreendedor, etc) pede documentos específicos.
      Um abraço!

  46. Avatar
    Giani Cristina em

    Olá Priscila!Eu, meu marido e meu filho iremos morar em Lisboa no ano que vem, março de 2019. Já estamos nos mobilizando para essa operação, mas o que está me angustiando mesmo é referente as minhas roupas e sapatos, enfim, o que levar, já que sou bastante apegada e tenho muita, muita coisa. Vc poderia me dar umas dicas?

    • Rafael Boro

      Olá, Giani
      Tudo bem?
      Eu e a Priscila trouxemos o que seria primordial para os primeiros meses, até porque, não sabiamos o tamanho do lugar onde iriamos morar. Se não couber tudo nas malas, separe as que você mais gosta e o menor número de roupas de verão, já que os dias quentes são mais frequentes no verão. Aproveito para indicar a leitura do livro “A Mágica da Arrumação”, da japonesa Marie Kondo. As dicas dele nos ajudou em muitas coisas do dia a dia.
      Um abraço

  47. Avatar

    Boa tarde, Priscila Roque.
    Queria uma orientação sua, gostei muito das suas dicas e orientações.
    Estou com 78 anos e sou casada mas não no papel há 4 anos com uma pessoa bem mais nova do que eu, que também deseja morar em Portugal.
    Estou seriamente pensando em ir embora do Brasil com ela, aqui está uma selva, violência e muita corrupção, não aguento mais isso, não tenho apego a nada. Não irei sofrer por deixar objetos, móveis para trás. Quero ter uma qualidade de vida melhor, viver com tranquilidade.
    O que vc me orienta?

Deixe um comentário