Como procurar emprego em Portugal?

Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Muitas pessoas que pretendem morar em Portugal fazem a a seguinte pergunta quando estam pesquisando informações antes de mudar: como procurar um emprego em Portugal?

Artigo atualizado em setembro de 2017

Como procurar emprego em Portugal?

Em Lisboa, eu e o Rafa somos trabalhadores individuais. Portanto, temos uma atividade por conta própria, que são os serviços oferecidos aqui no Cultuga. Assim, a nossa experiência é um pouco diferente do que geralmente acontece. De qualquer forma, procurar emprego em Portugal com salários acima dos 800€ (o Salário Mínimo é de, aproximadamente, 600€), atualmente, é difícil, tanto para portugueses, como para estrangeiros, e em qualquer que seja a área.

Para se ter uma ideia, grande parte dos jovens portugueses que se formam nas universidades acabam por procurar oportunidades em outros países europeus, ou vão trabalhar em outro setor.

Entretanto, não é uma unanimidade e, na época da crise (2008-2015), há também muita gente crescendo e fazendo sucesso na atividade em que escolheu, sim.

Ao procurar uma vaga em Portugal, seja flexível. O sistema de trabalho e as burocracias são diferentes. Por isso, além de disposição e habilidade, tenha um diferencial para mostrar ao empregador e se tornar atraente para a empresa. Lembre-se também que é preciso estar com todos os documentos legais em dia. Caso contrário, dificilmente terá uma porta aberta.

Faça um bom currículo

Há um modelo de currículo profissional seguido em toda a Europa (veja alguns modelos preenchidos). O uso dele pode facilitar a sua comunicação com o empreendedor. Entretanto, não é uma regra, mas um facilitador em alguns casos.

Dependendo da sua área de atuação e do perfil da vaga que procura, um currículo mais simples e original, direcionado a aquela candidatura, pode ser uma opção ainda melhor. Lembre-se também que, em um currículo, é preciso saber adequar e limitar a quantidade de informações.

Consulte sites com vagas

Veja onde você pode visualizar vagas de emprego em Portugal na Internet:

Sapo – emprego.sapo.pt
Empregos online – www.empregosonline.pt
Empresso Emprego – expressoemprego.pt
Carga de Trabalhos – www.cargadetrabalhos.net
Alerta Emprego – www.alertaemprego.pt
Bolsa de Emprego Público – www.bep.gov.pt
Ofertas de emprego – www.ofertas-emprego.com
Net Empregos – www.net-empregos.com
Bons empregos – www.bonsempregos.com
Universia – www.emprego.universia.pt

* Não deixe de procurar por vagas também na rede social Linkedin

Candidatura espontânea

Se você não encontrou vagas de acordo com o seu perfil de atuação nos sites portugueses de emprego, ainda há mais uma forma de se aproximar das empresas: enviando uma candidatura espontânea.

Para isso, faça uma grande pesquisa pela Internet e descubra quais empresas portuguesas se adequam a sua formação e monte um diretório. Depois, procure pelos contatos dos responsáveis da sua área ou dos recursos humanos e atualize-se sobre as atividades da empresa.

Envie o seu currículo por carta, e-mail ou entregue pessoalmente (se já estiver em Portugal), com foco nas experiências e competências que podem interessar o setor pretendido. Não esqueça de produzir uma carta de apresentação, explicando a sua situação e o que pretende na empresa.

Leia também

+ Guia do Mercado Laboral 2015 – tendências e dinâmicas salariais do mercado qualificado em Portugal [em PDF]

+ O que levar em conta sobre uma proposta de emprego em Portugal

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Utilizamos o Booking para reservas há mas de 15 anos. Apartamentos turísticos, casas típicas rurais e excelentes hotéis com cancelamento gratuito!

Conheça os serviços do Cultuga!

icon-carroTRANSFER E TOURS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com os transfers e tours do Vinícius e sua equipe!

TOURS A PÉ
Conheça Lisboa a pé com os nossos tours históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

241 Comentários

  1. Avatar
    Alessandra Araujo em

    Oi Priscila,
    Estou adoraaando este site. Muito obrigada pelas informações que você tem postado, estou tirando várias dúvidas. Eu e minha família estamos para nos mudar para Portugal, decisão difícil pois somos uma família de 4 pessoas (tenho 2 filhos adolescentes prestes a entrar na faculdade) mais uma cachorrinha. Estamos tirando o máximo de informações de onde pudermos, e com certeza você tem nos ajudado. Sei que não é da sua área, mas gostaria de saber se você tem ideia de salário para protético em Lisboa, ou algum site no qual eu possa obter essa informação? Todas as informações que obtive até agora são muito antigas e vagas, enfim… Desde já agradeço e te parabenizo pelo site. Deus te abençoe e sucesso!!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Alessandra!
      Fico feliz que esteja curtindo o Cultuga e que ele possa ter te ajudado em seus novos projetos :)
      Olha, realmente não sei como te ajudar, pois é uma área mesmo muito específica. Mas te adianto que há muitos dentistas brasileiros em Portugal. Talvez valha a pena pesquisar mais a fundo esses contatos, até mesmo entre colegas da área no Brasil, para tentar descobrir alguém que possa tirar as suas dúvidas com mais clareza.
      Boa sorte e um grande beijo!

      • Avatar
        Leila miranda em

        Boa tarde Priscila!

        Primeiramente: Parabens pelo site!
        Li alguns posts e em sua maioria são de 2014,a situação do brasil agora esta pior ainda e gostaria de saber como isso esta refletindo ai em portugal! Eu e meu marido temos muita vontade de iniciar uma nova vida em Lisboa, porem o grande medo eh , com certeza, abandonar nossos empregos aqui e não conseguirmos nada ai em 3 meses!
        Entao por isso estou pesquisando muito e gostaria de saber como esta essa questão agora,pois a principio topamos qualquer trabalho honesto, inclusive ja trabalhamos na Europa em um intercâmbio que fizemos, gostamos e queremos voltar para ficar.
        Alem da situação gostaria de saber, se possível, se empregos operacionais(garçom,faxineira e etc) também nos darão visto de trabalho para podermos ficar ai mais de 3 meses!Pois a priori sabemos que não acharemos facilmente vagas em nossas áreas de graduação !
        Grata,
        Leila Miranda.

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Leila
          Como vai? Agradeço o seu carinho :)
          Com as dicas desse post você pode verificar a oferta de vagas no país. Os empregos que permitirão a permanência de vocês são aqueles com contrato assinado. Porém, o ideal é que ao menos um de vocês já embarque com esse contrato firmado a partir do Brasil. Dessa forma, ficarão mais tranquilos para se instalar em Portugal. A pesquisa que vocês estão fazendo é super importante. Aproveite para estreitar laços e buscar oportunidades junto as empresas portuguesas. Com a Internet, essa interação ficou ainda mais fácil.
          Com relação a realidade do país, aconselho que leia semanalmente (ou diariamente, se puder) alguns sites de notícia portugueses, como o Público (www.publico.pt), o Expresso (expresso.sapo.pt) e o Observador (observador.pt).
          Boas pesquisas!

          • Avatar

            Bom dia Priscila ! Meu nome é Allan, e a minha dúvida é igual a da Leila, estou a deixar o Brasil em busca de tranquilidade e de um País que esteja melhor do que o nosso…Acredito que essa busca de trabalho não seja fácil pois estou lendo varias matérias e todas elas dizem que é preciso estar regularizado, porém para conseguir essa regularização é bem complicado, então estou tentando embarcar na ilegalidade mesmo e tentar a sorte ai em Portugal, o único medo e de não saber como vai ser a recepção tendo em vista que os brasileiros são bem mal visto em qualquer lugar…poderia me dar um auxílio com essas duvidas, se consigo emprego mesmo sem contrato para me manter ai.E depois procurar me estabilizar para concorrer uma vaga efetiva para assim buscar a residência Portuguesa

          • Priscila Roque
            Priscila Roque em

            Olá, Allan
            Como vai?
            Aproveite a Internet para buscar empresas em que o seu serviço seja valorizado e formalize contatos. Aqui nesse post estão algumas dicas e sites de referência que podem ajudá-lo. Lembre-se que a vida de imigrante não é fácil em qualquer parte do mundo. Como imigrante ilegal pode ser ainda mais difícil, visto que a oferta de trabalho (no caso de Portugal) está escassa para todos. Valorize a sua experiência profissional e faça um planejamento mais seguro desse seu novo caminho. Tempo, paciência e determinação!
            Boa sorte!

      • Avatar
        Gabriel farias em

        Olá priscila tudo bom ? eu tenho uma duvida em Portugal existe técnico em enfermagem ? se existir o diploma da qui vale para trabalhar ai em Portugal ? qual o salario minimo que um técnico em enfermagem ganha em Portugal ? eu to tentando achar informações em vários lugares mais não to conseguindo . por favor vc poderia me ajudar :) entra em contato comigo por favor

    • Avatar

      Olá Priscila,

      Gostei do que li aqui e há muito me interesso por Portugal devido a qualidade de vida e a influência histórica da mesma em nossa cultura. O que constatei é que você mais sentiu a diferença entre as cidades de São Paulo e Lisboa…plenamente aceitável mas para mim que estou acostumada a cidades pequenas como as de Santa Catarina não faria diferença…entretanto ler a sua resenha me fez ter uma visão melhor daí! E com certeza Lisboa é uma excelente opção para mim. Muito obrigada!

      • Priscila Roque
        Priscila Roque em

        Olá, Eva!
        Tudo bem?
        Fico feliz que tenha gostado do conteúdo do Cultuga e que os nossos posts tenham se aproximado tanto do que procura.
        Um lindo caminho e uma boa semana!

  2. Avatar
    Artur Brunido em

    Olá Priscila.
    Primeiramente parabéns pelo site, suas informações são de suma importância para quem está querendo ir para Portugal.

    Em março vou para Lisboa para fazer alguns cursos na área de gastronomia, marketing e relações públicas.
    Você pode me indicar se possível, escolas que oferecem cursos do gênero e se há empregos nessas áreas
    em Lisboa. Tenho 24 anos e sou Militar Graduado do Exército Brasileiro, e tenho experiência na área de relações públicas.
    Vou morar na casa de familiares e vou gastar em torno de 3000 Euros em cursos, e terei em torno de 7000 Euros para ficar uma temporada até conseguir emprego. Com esse dinheiro é possível ficar um bom tempo sem trabalhar por ai tendo apenas gastos básicos?
    E detalhe, se tudo for conforme meus planos eu pretendo ficar por ai mesmo!

    Obrigado

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Artur!
      Agradeço o carinho pelo conteúdo do Cultuga.
      Peço desculpas, mas não consigo te ajudar nessa questão. Penso que a melhor saída seja procurar pelas escolas e cursos no Google, além de buscar por colegas dessa área em sites como o Linkedin, por exemplo, para perguntar a eles quais seriam os melhores lugares para estudar, no seu caso. Com relação a vagas de empregos, verifique nos sites que listei aqui nesse post. Eles podem te ajudar nessa busca!
      Sobre o dinheiro gasto, você poderá fazer uma simulação do quanto precisará gastar por mês, de acordo com os seus hábitos de consumo, com as dicas desse nosso post: https://www.cultuga.com.br/2014/03/o-custo-de-vida-em-lisboa/
      Um grande beijo e boas pesquisas!

  3. Avatar
    Vinícios Pitondo em

    Olá Priscila,parabéns pelo site!

    Recebi uma proposta de trabalho em Vale de Cambra cidade próxima de Porto.A empresa me ofereceu um salário de 800 euros.Segundo o dono da empresa a cidade não sofre com desemprego e pelo que pesquisei é a cidade com menor taxa de desemprego de todo Portugal,pois existem muitas empresas de vários segmentos na cidade.
    Eu queria saber se com 800 euros eu e minha namorada conseguimos nos virar até ela arrumar um emprego?!
    E o que você sabe ou escuta falar sobre a região?
    Detalhe tenho 23 anos e minha namorada 21!
    Muito obrigado!!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Vinícios!
      Agradeço o carinho pelo conteúdo do Cultuga.
      Peço imensas desculpas pela demora da resposta. Espero que ainda esteja em tempo :)
      Conseguem se manter por esse valor, sim. Veja o nosso post sobre custo de vida. Possivelmente, ele poderá te dar uma noção maior sobre valores: https://www.cultuga.com.br/2014/03/o-custo-de-vida-em-lisboa/
      Para conhecer um pouco mais sobre a estrutura do Vale de Cambra, vocês podem verificar o site da câmara municipal e acompanhar o canal deles pelo Facebook: http://www.cm-valedecambra.pt/ e http://www.facebook.com/CMValedeCambra
      Boa sorte e um lindo caminho para vocês!

    • Avatar

      Amigo como voce conseguiu acessar esta proposta, quero muito morar em Portugal mas não consigo nada daqui do Brasil, já queria ir com algo mais encaminhado

    • Avatar

      Vinícios, por favor poderia me informar como conseguiu proposta de emprego. Estou querendo morar em Portugal, mas queria sair do Brasil com emprego certo, para garantir o sustento da minha família. Desde já agradeço a gentileza.

  4. Avatar

    Ola Priscila, adorei o seu site. Parabéns. Você sabe informar como é a área de Veterinária por aí? Estou prestes a me formar, e eu e meu namorado estamos querendo morar aí em Portugal. Seria possível fazer alguma especialização e trabalhar na área ao mesmo tempo? Meu namorado trabalha na área de vendas de telefonia. Tenho 27 anos e meu namorado 25. Muito obrigada pelas informações. Abraço.

  5. Avatar

    Olá!! Priscila tudo bem !!!

    Estou planejando ir para lisboa em fevereiro de 2015, porém entrarei como turista. Apesar de ser contador aqui no Brasil, estou disposto a trabalhar em qualquer area desde que consiga me manter. Gostaria de saber se é dificio consegui um emprego com contrato e solicitar o visto de residencial para viver legalmente em Portugal??. Desde já agradeço sua ajuda!! Obrigado!!

    Tales

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Tales!
      Tudo bem?
      Seja bem-vindo ao Cultuga :)
      Com visto de turista você não pode trabalhar legalmente em Portugal. Com o país em crise, será difícil encontrar um local disposto a contratar um imigrante sem documentação disposto a se responsabilizar por isso. Eu aconselho que você procure emprego antes do seu embarque, até por uma forma de segurança. Assim você viaja com mais tranquilidade e poderá tirar o seu visto de trabalho de maneira mais breve. Aqui nesse post há diversas dicas para fazer contatos.
      Boa sorte!

  6. Avatar

    Ola!! Priscila

    Estou pretendendo morar em lisboa estarei indo em fevereiro de 2015. Gostaria de saber se tenho que tira algum documento mesmo indo como turista para consegui trabalho com contrato e posteriormente solicitar meu visto de residencia para viver legalmento em portugal?? Desde ja agradeço!!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Tales!
      Como disse na resposta anterior, com visto de turista você não pode trabalhar legalmente em Portugal. Aproveite a internet para buscar empresas em que o seu serviço seja valorizado e formalize contatos. Aqui nesse post estão algumas dicas e sites de referência que podem ajudá-lo. Lembre-se que a vida de imigrante não é fácil em qualquer parte do mundo. Como imigrante ilegal pode ser ainda mais difícil, visto que a oferta de trabalho (no caso de Portugal) está escassa para todos.
      Valorize a sua experiência profissional e faça um planejamento mais seguro desse seu novo caminho. Tempo, paciência e determinação!
      Boa sorte!

  7. Avatar

    Priscila. bom dia! primeiramente quero ti parabenizar pelo site, aqui tiramos quase que 90 % das nossas duvidas. Sou técnico de enfermagem aqui no Brasil, sabe me dizer se existe essa profissão ai em Portugal ou só trabalha enfermeiros com curso superior?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Thiago! Como vai?
      Agradeço o carinho pelo conteúdo do Cultuga.
      Olha, não sei te dizer ao certo essa questão da enfermagem. Aconselho que busque a Ordem dos Enfermeiros para saber mais sobre essa área em Portugal: http://www.ordemenfermeiros.pt
      Boa sorte :)

    • Avatar

      Boa tarde, meu nome é Jeanne tenho 35 anos, sou técnica em enfermagem no Brasil, e gostaria de saber se conseguiria validar meu diploma em Portugal  e se tenho fazer essa validação  aqui no Brasil ainda, sou viúva e tenho uma filha de 12 anos, gostaria ir morara com ela em Portugal, como faço pra trabalhar em Portugal como técnica em Enfermagem? isso é possível? desde já agradeço.

  8. Avatar

    Olá Priscila, tudo bom?
    Adorei o seu site e suas dicas. Super obrigada.
    Estou numa missão pessoal de mudar de país esse ano e queria saber se você acha que é algo recorrente o tramite das empresas multinacionais de grande porte em Portugal, “arcarem” com os custos de visto para brasileiros que não possuem o passaporte europeu. Pergunto isso, pois sei que UK por exemplo, dado a crise, restringe muito essa possibilidade (basicamente, sem o visto europeu você nem concorre as vagas).
    Desde já agradeço e um super abraço,
    Jana

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Jana!
      Tudo bem?
      Agradeço o seu carinho pelo conteúdo do Cultuga :)
      Desconheço essa questão com relação ao visto. Entretanto, creio que você possa, sim, concorrer a uma vaga. Porém, as despesas com documentos possivelmente serão do candidato. Creio que o suporte oferecido seja somente o burocrático, com a emissão de um contrato. Mas não sei te dizer como realmente funciona. Imagino que somente você tenha essa resposta com as próprias empresas que gostaria de concorrer a vagas.
      Boa sorte e um forte abraço!

  9. Avatar

    Olá Priscila como vai?
    Estou lendo todos os seus posts e estou adorando, porém surgiram 2 dúvidas: a primeira é sobre a região que você chama de centro de Lisboa, pode dar uma definida? Eu me hospedei no hotel NH liberdade, aquela região é considerada centro?
    A outra é sobre planos de saúde, como funciona aí em Portugal?
    Abraços e muito obrigada.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Silvana!
      Tudo certo por aqui :)
      Realmente, o centro lisboeta é muito relativo, principalmente porque a cidade é bem pequena. Eu costumo denominar “centro histórico” aquela região mais turística, que vai da Praça dos Restauradores, passando por toda a Baixa, Chiado e Bairro Alto. Alfama, a zona do Castelo e o Cais do Sodré também estão ali perto. O que denomino de “centro comercial” é a zona que vai por toda a Avenida da Liberdade, passando pelo Marquês de Pombal, até São Sebastião, Picoas e Saldanha. O Campo Pequeno também fica relativamente perto. O NH Liberdade fica bem no meio da Av. da Liberdade.
      Com relação a saúde, os planos são um pouco diferentes do Brasil. Você paga mensalidades mais baixas, mas a cada consulta ou exame, você deve pagar uma taxa. O plano, na verdade, serve (basicamente) para te oferecer bons descontos no serviço de saúde particular. Como ainda (graças a Deus!) não precisei do serviço particular ou público, não sei te dizer sobre a qualidade e custo/ benefício. Porém, você pode fazer uma cotação e pedir mais informações para uma empresa grande desse setor, por exemplo a Multicare: http://www.multicare.pt/
      Um forte abraço e boas pesquisas!

  10. Avatar
    Rodrigo Monteiro em

    Ola Priscila Roque. Gostaria de saber se voce poderia me informar melhor sobre as empresas mineradoras situadas em Portugal. Eu trabalho na área das minas, e tenho interesse de trabalhar em Portugal na área dos minérios. Tanto faz o tipo de minério que tenha em Portugal, seja ouro, cobre, ferro, zinco, diamante, etc. Gostaria apenas de saber pois estou tendo dificuldades. Obrigado.

  11. Avatar

    Olá Priscila,

    Também tenho visitado bastante seu site, é espetacular. Sou Mineiro e também tenho interesse em morar em Portugal, porém sou Representante Comercial no setor de Construção Civil e Industria Metalúrgica e Naval. Gostaria de saber se tem informações das maiores empresas de produção de aço de Portugal e como é a construção civil também.

    Grato desde já e aguardo contato seu.

    ANTONIO JOLI
    antoniojoli@hotmail.com

  12. Avatar

    Oi Priscila :)
    Super bacana suas dicas!
    Sou técnica em farmácia, gostaria de saber se tem muitas oportunidades na área para brasileiros …ou se tem oportunidades só para quem tem o superior?
    Desde já agradeço.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Wal!
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho pelo nosso conteúdo!
      Infelizmente não conheço a sua área de atuação. Creio que o ideal seja entrar em contato com a Ordem dos Farmacêuticos para que você possa saber mais sobre a atuação de estrangeiros em Portugal: http://www.ordemfarmaceuticos.pt/
      Boas pesquisas!

      • Avatar

        Olá Priscila,
        Gostei muito desse canal, você tira muitas duvidas.
        Estou com intenção de morar em Portugal em meados de 2016, trabalho em área industrial como mecânico e operador, saber dizer se tem vaga nessa área, outra dúvida, nossos cursos (diplomas) que temos no Brasil eles são aceitos aí em Portugal,e como seria um modelo de currículo p/ enviar para as empresa.

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Alexsandro
          Como vai? Agradeço o seu carinho pelo nosso conteúdo!
          Sobre as vagas, você pode consultar os sites que já indicamos nesse artigo para verificar, bem como as informações e modelos que currículo, que também citamos no texto acima. Com relação ao diploma, você deve procurar a associação que regulamenta a sua profissão em Portugal e verificar com ela se é permitido e qual é o procedimento para validar os seus cursos (aqui explicamos sobre isso: https://www.cultuga.com.br/2014/11/reconhecimento-profissao-em-portugal/).
          Boas pesquisas!

  13. Avatar

    Oi Priscila, por favor, você, como jornalista, poderia me dizer como é o mercado editorial português? Tenho uma experiência de mais de 17 anos fazendo revistas como designer e direção de arte e gostaria de saber como está o mercado português para tentar a sorte. Cansei do Brasil… As coisas estão bem difíceis por aqui…
    Obrigada pela atenção. Seu site é bem legal.

    Abs
    Flavia

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Flavia!
      Como vai?
      Infelizmente o mercado editorial se assemelha muito com o do Brasil, com a diferença de que estamos em um país menor – por isso, também com menos oportunidades. Entretanto, com disposição, criatividade e persistência, é, sim, possível se manter e procurar opções. Aconselho que busque vagas por meio do site http://www.cargadetrabalhos.net/ Nele você terá uma noção melhor das vagas disponíveis nesse mercado.
      Boa sorte e força!

  14. Avatar

    Olá Priscila,
    Sou mais uma brasileira como muitos que comentam aqui, pensando em mudar para Portugal. Estive no país no final do ano passado e voltei apaixonada.
    Enfim, sou esteticista e tenho visto muitas ofertas na área, mas não sei como está realmente o mercado e vi suas orientações de envios de currículo, não quero chegar como turista é sim com uma emprego. Caso contrário, nem saio daqui. Mas enfim…
    Sabe dizer se a área realmente está boa? Se há brasileiras trabalhando nesta área por aí?
    Desde já obrigada!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Letícia!
      Como vai?
      Infelizmente não conheço de perto da sua área de atuação. Aconselho que busque pela Internet centros de estética que a interessem para trabalho e faça contatos com colegas portuguesas ou brasileiras da área para saber ao certo como está o mercado.
      Boa sorte e uma ótima semana!

  15. Avatar

    Bom dia, tenho uma pequena empresa aqui no Brasil e gostaria de vende-la para começar vida nova em Portugal, pensei em uma transportadora. Tenho conversado com algumas pessoas e dizem que o mercado de frete está fraco, mas não quero fazer “fortuna” apenas quero o suficiente para ter uma boa vida e proporcionar melhor qualidade de vida a minha familia pois não aquento mais pagar tanto imposto e não ter mais retorno do poder publico. Não tenho nenhum parente por ai e pretendo trabalhar com um amigo que já te experiencia na estrada da Europa. sabe dizer se terei alguma dificuldade para me estabelecer por ai? o pessoal tem algum tipo de preconceito com brasileiro?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Rodrigo!
      Como vai?
      Infelizmente não posso ajudá-lo, pois não conheço esse mercado. Creio que o seu amigo conseguirá passar um panorama mais bacana sobre isso a você. Com relação a preconceito, principalmente no mercado profissional, não há. Você até pode encontrar alguém que não o receba bem por ser estrangeiro. Mas isso acontece no mundo todo, inclusive no Brasil. Isso não é algo frequente. Fique em paz!
      Boa sorte!

  16. Avatar

    Priscila, boa tarde! Eu sou brasileira e como todos os outros, estou querendo morar um tempo em Portugal. Queria saber se é muito difícil para revalidar um diploma de nível superior em Portugal?

  17. Avatar

    Olá Priscila, preciso de dicas para onde enviar o currículo para empresas de telecomunicações e propaganda. Sou diretora de arte e cenografa.
    Parabéns pelo análise de comunicação e trocas.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Maíra!
      As principais empresas de telecomunicações em Portugal são MEO (PT – Portugal Telecom), NOS e Vodafone. Com relação as empresas de propaganda, aconselho que procure as associações que regulamentam essa área para encontrar as empresas do setor no país, como a http://www.apap.co.pt/
      Boas pesquisas!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Vitor!
      Infelizmente não tenho uma resposta para essa sua questão. Depende de muitos fatores, como a área que você está em busca e do profissional que você é, por exemplo.
      Verifique nesses sites que indicamos por aqui :)
      Boas pesquisas

  18. Avatar

    Oi Priscila ! sou formado em administração de empresas, logística e corretor de imoveis, tenho 48 anos e gostaria de mudar com minha esposa para este país , acredita que teria condições de me empregar com estas qualificações?

    • Priscila Roque