Veja onde solicitar o reconhecimento da sua profissão em Portugal

Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Frequentemente recebemos dúvidas aqui no Cultuga relacionadas ao exercício de profissões em Portugal.

Reconhecimento da sua profissão em Portugal

Primeiro, tenha em mente que o reconhecimento/ equivalência/ registro acadêmico é uma coisa e o reconhecimento profissional é outra.

Dúvidas sobre o reconhecimento, a equivalência e o registro dos seus diplomas universitários para seguir com novas formações em solo português podem ser tiradas junto a Direção-Geral de Ensino Superior de Portugal.

Onde e como solicitar o reconhecimento da sua profissão

Com relação ao reconhecimento profissional em Portugal, dependendo da sua área de atuação, é preciso solicitar uma autorização junto a ordens e ministérios de cada formação.

Veja se a instituição que se relaciona com a sua profissão consta na lista a seguir, entre em contato e solicite a lista de documentos necessários para fazer o seu reconhecimento profissional.

* Esteja atento que não são todas as profissões que oferecem esse reconhecimento e algumas exigem uma nova formação ou atualização para o exercício profissional em Portugal

ATENÇÃOmuitas dúvidas já foram respondidas nos comentários desse artigo. Por favor, leia  antes de perguntar. Recebemos muitas mensagens por dia em todo o blog. Dê a chance de respondermos com mais rapidez as dúvidas que ainda não foram explicadas por aqui, para que todos nós possamos fazer uso de um bom banco de pesquisas. Use o CTRL+F para fazer uma pesquisa mais rápida sobre a sua profissão, se assim desejar.

Administração Central do Sistema da Saúde
Câmara dos Solicitadores
Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos
Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas
Instituto de Formação Turística
Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Ordem dos Advogados
Ordem dos Arquitetos
Ordem dos Biólogos
Ordem dos Economistas
Ordem dos Enfermeiros
Ordem dos Engenheiros
Ordem dos Engenheiros Técnicos
Ordem dos Farmacêuticos
Ordem dos Médicos
Ordem dos Médicos Dentistas
Ordem dos Médicos Veterinários
Ordem dos Notários
Ordem dos Psicólogos
Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas
Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
Comissão da Carteira Profissional de Jornalista
Associação Portuguesa de Designers

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Utilizamos o Booking para reservas há mas de 15 anos. Apartamentos turísticos, casas típicas rurais e excelentes hotéis com cancelamento gratuito!

Conheça os serviços do Cultuga!

icon-carroTRANSFER E TOURS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com os transfers e tours do Vinícius e sua equipe!

TOURS A PÉ
Conheça Lisboa a pé com os nossos tours históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

376 Comentários

  1. Avatar

    Boa tarde,

    O site está muito bom, estou sempre por aqui, porém, acho que poderia ter mais postagens sobre o custo de vida, preços e um pouco mais de como é morar em Portugal.

    Também gostaria de saber sobre a área de TI (informática) ai de Portugal, se existe alguma regulamentação, se os salários estão relativamente bons (pois em nenhum anúncio de emprego, eles informam valores), reconhecimento do diploma de uma instituição de ensino privada dessa área de TI…

    Obrigado, continue esse belo trabalho. Um grande abraço.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Vitor!
      Agradeço o seu contato e carinho com o Cultuga. As postagens novas sobre a vida portuguesa entrarão sempre nessa categoria: https://www.cultuga.com.br/category/morar/ Para não perder os posts, poderá também nos acompanhar em nossas redes sociais :)
      Com relação a área de TI, não é tão simples de encontrar. Depende muito da área exata em que você atua. Aconselho que procure diretamente empresas portuguesas do setor e/ ou colegas da sua área que estejam no Linkedin. Eles poderão te oferecer uma visão mais real desse setor em Portugal.
      Para o reconhecimento do diploma, é preciso procurar a Direção-Geral de Ensino Superior. No site deles você pode descobrir quais são as universidades portuguesas que oferecem cursos com um currículo similar ao seu e descobrir se é possível fazer o reconhecimento do seu e se você precisará fazer algum tipo de atualização para isso: https://www.dges.gov.pt/pt
      Boas pesquisas :)

    • Avatar
      Jesus Camilo Amorim Messias em

      Boa tarde! Gostaria de informação sobre emprego em Portugal, tenho curso técnico em eletrotécnica e conhecimento em condicionadores de ar, peço se possível você me informar sobre as empresas que posso enviar ou me comunicar para colher informações, agradeço pelo apoio, parabéns pelo blog.

    • Avatar
      Isaura Anjos em

      Sou instrutora DE CABELEIREIRA a 10 anos no Brasil e cabeleireira a 30 anos, quero ir juntos aos meus filhos em Porto PTa pergunta e consigo trabalhar de instrutora com meus titulos? Obrigado e um grande abraço; espero retorno…

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Célia!
      Como vai?
      Aconselho procurar os órgãos que regulamentam a profissão de fisioterapeuta em Portugal (como a http://www.apfisio.pt , por exemplo) para saber mais sobre o mercado de trabalho e o que é necessário para exercer a profissão em Portugal.
      Boa sorte e um forte abraço!

      • Avatar
        Patrícia Rodrigues em

        Olá, gostei muito do Artigo, gostaria de saber como funciona a parte técnica em Portugal.
        Sou técnica em Segurança do Trabalho e Enfermagem. Como faço para ter estes certificados aprovados aí e trabalhar nestas áreas?
        E qual a média salarial ?
        Obrigada e parabéns pelo trabalho.

  2. Avatar
    Bruna martelli de souza em

    Priscila,adoro seus artigos explicando sobre Portugal,parabéns ajudam muito!
    Bom eu ainda estou no Brasil,porém Meu esposo e eu,estamos planejando ir para viver em Portugal,ele é Publicitário e eu Designer Gráfico qual órgão posso recorrer!Gostaria de saber também,tenho uma faculdade de Arquitetura para concluir,porém não o fiz,conseguiria em Portugal ou não?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Bruna!
      Agradeço o seu carinho por nosso conteúdo :)
      Infelizmente não sei te dizer ao certo. Talvez as universidades possam explicar essa questão para vocês. De qualquer forma, entra em contato também com a Associação Portuguesa de Designers (http://apdesigners.org.pt/) e a Associação Portuguesa das Agências de Publicidade (http://www.apap.co.pt/). Penso que eles podem também ajudá-los.
      Com relação a sua faculdade de Arquitetura, o ideal é selecionar as universidades portuguesas que você gostaria de fazer e entrar em contato com elas para saber se é possível fazer essa transferência, colocando em paralelo os currículos.
      Boas pesquisas :)

      • Avatar
        silvana Mariano Lima em

        Olá eu gostaria de saber se consigo um trabalho na área de logística aí no porto quais são as chances ainda vou me formar

      • Avatar
        Marcos Maya em

        Boa noite Priscila ,gostaria de saber se o curso de radiologia (técnico) ecom formação aqui no Brasil e aceito em protugal ,se não qual o procedimento existe alguma prova sei lá ?
        Aguardo

  3. Avatar

    Priscila, seu site está sendo um achado cada vez mais feliz para mim.
    Retornei das férias bem feliz. Me encantei com Lisboa de forma tal que começamos a cogitar a possibilidade de tentar a vida lá/aí.
    Eu procurei nos posts e não encontrei: onde posso me informar sobre formação técnica? Não sei se o ensino médio/técnico existe em Portugal, se sim, saberia dizer onde poderia pedir equivalência (sou téc. em adm)?
    Parabéns pelo site mais uma vez.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Taciana!
      Fico feliz que o Cultuga tenha te ajudado tanto :)
      Infelizmente não sei a respeito dessa questão. O que sei é que existe, sim, ensino técnico, mas não sei se é possível solicitar a equivalência da sua área. Alguns links que podem ajudá-la a encontrar respostas sobre isso:
      https://www.iefp.pt/cursos-de-especializacao-tecnologica-cet
      http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/OfertaFormativa/CET/CETS+no+Ensino+Superior.htm
      Penso que o ideal seja você buscar a partir desses links um curso similar ao de sua formação e, assim, entrar em contato com a escola em questão para saber se é possível solicitar a equivalência ou reconhecimento do seu curso. Outro ponto importante é que você precisa solicitar no consulado de Portugal a autenticação desse diploma para que ele possa ter valor de documento em Portugal.
      Espero ter ajudado! Boas pesquisas!

      • Avatar
        Jaquelane Bessa em

        Olá, Priscila!
        Esse site está me ajudando a tomar uma decisão bem importante. Obrigada por isso!
        Esses sites que você colocou aí em cima são de Portugal? Eu dei uma olhada, mas não achei algo que me certificasse disso.

          • Avatar
            Valéria Gaia Cruz em

            Sou formada em Serviço social no Brasil ,gostaria de saber se posso exercer a minha formação em Portugal.

  4. Avatar
    Rubens Rodrigues da Silva em

    Bom dia Priscila !
    Acabei de encontrar o seu site e ele veio de encontro a algumas de minhas duvidas, Eu sou aposentado recente no Brasil por tempo de contribuição e trabalhei como Mecanico de Aeronaves no Brasil e no Canada trabalhei por mais de 15 anos onde tenho tambem a cidadania. Onde poderia saber se o Portugal tem algum tipo acordo com o Canada que talvez seja mais interessante do que os quais mantem com o Brasil. Eu estou entrando com o meu pedido de residencia pelo consulado aqui de SP e pretendo viver ai na terra de Camoes e até ter a minha profissão regulamentamentada tb pois possuo todas as qualificaçoes e licenças requeridas.

    Muito grato

    Rubens

  5. Avatar

    Boa noite Priscila, primeiramente quero parabenizá-la pelo site, só não digo que caiu do Céu, porque sempre me vem a mente, coisa ruim, rs!!! Mas está sendo ótimo. Uma perguntinha que não consegui muito pelas minhas buscas, sou executiva de contas (varejo bebidas), falo inglês, embora não fluente, você acredita que com essa experiência, inclusive por conhecer produtos como destilados, possa se tornar algum diferencial em busca de uma oportunidade? Obs.: Ainda moro no Brasil, voltei da Irlanda o ano passado. Muiiito obrigada pela ajuda e sucesso em sua carreira e vida pessoal!! :-)

  6. Avatar

    Sou fisiterapeuta especialista em acupuntura e gostaria d morar em portugal. Descobri q o bisavo d meu pai era portugues. M disseram q nao consigo a dupla cidadania. Gostaria d saber como faria s quisesse morar ai, comprar um imovel, trabalhar…

      • Avatar
        Maiara Menezes em

        Olá Flávia boa noite gostaria de saber como faço estou fazendo curso técnico em radiologia no Brasil e quero ir embora para Portugal, curso técnico tem que revalidar, já morei aí em Portugal tenho dupla nacionalidade me ajude . obrigada

  7. Avatar
    Claudia Pelegrini em

    Olá Priscila, como vai? Sou formada em pedagogia e gostaria de saber se este curso é reconhecido em Portugal? Quero muito, juntamente com minha família (marido e duas filhas, morar em Portugal.

    Att
    Claudia

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Claudia!
      Tudo certo por aqui :)
      Aconselho que busque essa informação sobre o reconhecimento da sua profissão junto a Associação Nacional de Licenciados em Ciências da Educação – http://analce.org/. Eles poderão orientá-la. Uma outra fonte de consulta pode ser a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – http://www.spce.org.pt
      Boas pesquisas!

  8. Avatar

    Olá, saberia me dizer sobre como ficam os diplomas de cursos superiores brasileiros, mas de cursos ‘Tecnólogos’?
    É possível fazer uma validação ou algo do tipo?
    Abraços!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Jessica! Como vai?
      Creio que essa questão seja bem variável, pois depende da área e da função do seu diploma. Penso que o ideal seja você primeiro encontrar a equivalência da sua profissão em Portugal e depois buscar pelo órgão que a regulamenta. A universidade que oferece especialização na área que procura também poderá ajudá-la.
      Boa sorte!

  9. Avatar

    Olá,
    estou meio perdida, me ajuda?
    Para trabalhar em Portugal na área que estudei no Brasil eu preciso fazer a equivalência ou reconhecimento ou registo de diplomas estrangeiro? Ou não precisa de nenhum desses?

    obrigada!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Nicolly,
      O post explica exatamente isso… Procure o órgão que regulamenta a sua profissão em Portugal para saber o que é preciso fazer no seu caso.

  10. Avatar

    Priscila tudo giro?! Rsrs… Sou Haroldo, morei em LX durante 3 anos (2007/2009). Quando ai morei minha formacao era gestão esportiva. Voltei para o Brasil e me formei em Educação Física e estou pretendendo retornar a terrinha. Saberia me dizer como validar meu diploma de professor em ed física para poder atuar em minha área sem maiores problemas?

    Forca

  11. Avatar
    Diego Nogueira em

    Olá pricila, estou adorando os site, e suas dicas, estão me ajudando muito, estou indo passar 2 meses aí, e querendo ficar, sou cabeleireiro, e vou tentar achar um emprego por aí na minha área, gostaria de saber se dentre estes dois meses eu conseguir algo por aí, eu já posso ficar, quais são as burocracias, e queria muito saber como estão os salões por aí? Desde já agradecido, fico esperando sua resposta! A só mais uma coisinha, rs, queria alugar um quarto por estes dois meses, pois penso q assim, sairá mais barato, vc pode me dizer qual são os melhores bairros, e algum site confiável que eu possa entrar, novamente muito obrigado!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Diego
      Como vai?
      Você pode verificar as condições para solicitar a autorização de residência por trabalho no Portal do Imigrante: http://www.imigrante.pt/PagesPT/ConcessaoAR.aspx
      Agora, com relação aos salões, aconselho que procure colegas da sua área que vivam em Portugal para saber mais sobre o assunto. Pode parecer estranho, mas eu não frequento salões rs. Acabo por fazer tudo sozinha, inclusive corto o meu próprio cabelo e faço as minhas unhas desde pequena.
      Para os seus dois meses em Lisboa, aconselho que veja os bairros próximos as linhas do metro, principalmente aqueles mais próximos ao centro. Assim, você terá fácil mobilidade. Para alugar um quarto, temos algumas dicas aqui (inclusive onde procurar): https://www.cultuga.com.br/2014/01/como-alugar-um-apartamento-em-lisboa/
      Boas pesquisas :)

  12. Avatar

    Ola Pricila. Obrigado pelo seu tempo

    Som Engenheiro Español, con 5 anos de experiencia en Espanha. Se quero trabalhar en Portugal, ¿qué proceso debo seguir? Nao entendo as diferenzas entre registo, reconhecemento academico e profissional. ¿Cal sería o recomendado no meu caso, one poso facelo e quanto tempo se emora???

    Obrigado

      • Avatar

        Bom dia Priscila! Estou em POrtugal e gostaria de lhe pedi ajuda pois nao estou conseguindo informações de que preciso, sou tecnica em Radiologia no Brasil e cá estou a procurar um endereço para me informar do conselho daqui em Portugal para que eu possa me informar como devo proceder para poder encontrar emprego nesta área . Pode me ajudar? meu nome é Suely

          • Avatar

            Olá Rafael, eu tenho a mesma dúvida que a Suely, porém não localizei a resposta. Poderia me informar a respeito?

          • Avatar
            Marconi matos em

            Tenho formação técnica em radiologia, também gostaria de saber como devo fazer

          • Avatar
            Andreia gomes em

            Tambem gostaria de saber sobre como regularizar a profissao de tecnico em radiologia!

  13. Avatar

    Olá tudo bem priscila…?
    Bom minha dúvida é…
    Minha namorada é descendente de italiano..
    E eu não sou, nos casando eu e ela podemos morar em qualquer lugar da Europa? No caso portugal? Agradeço deiz de já…

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Michel
      Como vai?
      Primeiro vocês devem verificar junto ao Consulado Italiano qual é a documentação necessária de identificação e cidadania dela, além da transcrição do casamento na Itália. Depois, poderão viver nos países da União Europeia, desde que cumpram com as solicitações e documentações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras local. Em Portugal, poderão verificar as condições no Portal do Imigrante: http://www.imigrante.pt/PagesPT/DocumentosNecessarios/ConcessaoAR/14Art98N1.aspx
      Boas pesquisas

  14. Avatar

    Bom Dia,

    Sou formada em Técnico em Segurança do Trabalho e gostaria de saber, se existe possibilidade de validar o meu diploma em Portugal?

    Obrigada.

  15. Avatar

    Bom dia Priscila, tudo bem? Primeiramente parabéns pelo seu site, tem me ajudado muito.

    Eu morei há um tempo atrás em portugal, e eagora estou interessado em voltar. Nesse tempo que estive no Brasil eu conclui um curso técnico em mecânica, e estou cursando engenharia mecânica. Tenho dois tipos de questionamentos para voce Priscila:
    1 – É necessário valida ro meu diplo de técnico em Portugal? Como devo proceder?
    2 – Se eu quiser fazer um pós-laboral, como consigo uma equivalencia das matérias que ja fiz na faculdade?

    Grato

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marcos Paulo
      Como vai?
      Obrigada pelo carinho.
      Infelizmente não sei lhe informar, por não ser a minha área de atuação. Aconselho que busque o órgão que regulamenta a sua profissão, bem como a universidade que deseja cursar, para tirar as suas dúvidas. A Direção Geral de Ensino Superior, que indico aqui nesse post, também poderá orientá-lo: https://www.dges.gov.pt/pt
      Boas pesquisas

  16. Avatar

    Boa noite, gostaria de saber se teria alguma informação sobre o exercício da profissão de pedagogo em Portugal com diploma brasileiro. Vamos viver na Espanha, fronteira com Portugal e minha esposa é psicopedagoga. Estamos buscando informações sobre a possibilidade de ela exercer sua profissão em Portugal. Muito obrigado pela atenção.

        • Avatar
          Gisele de Paula em

          Olá boa noite!!!!!!!
          Meu nome é Gisele,sou formada em técnico de radiologia, alguém teve algima resposta sobre como validar o diploma em Portugal?
          Qual é o órgão que regulamenta isso?
          Obrigada…..

  17. Avatar

    Olá Priscila parabéns pelo site estou horas lendo todos os posts e cada dia com mais vontade de viver neste pais que me encanta!! Apesar de não conhecer pessoalmente acho que minha ligação com este país é coisa de outras vidas hehehe
    enfim planejo ir daqui uns 3 anos quando meu namorado se forma em ciências contábeis, eu sou Fonoaudióloga terminando uma pós em disfagia e gostaríamos de nos especializarmos mais aí, você sabe me informar o órgão que devemos procurar ( para fonoaudiologia e contabilidade) desde já obrigada! Bjs

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Camila!
      Como vai? Agradeço o carinho :)
      O Fono, em Portugal, é chamado de Terapeuta a Fala. Você poderá procurar a Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala para solicitar uma orientação: http://www.aptf.org Já os contadores são chamados de contabilistas. Creio que a Ordem dos Contabilistas Certificados, nesse caso, poderá ajudá-los: http://www.otoc.pt/pt/
      Boas pesquisas!

    • Avatar

      Oi Camila

      Também sou Fonoaudióloga, e estou vendo para validar meu diploma em Portugal. Vamos mantendo contato. Pode me adicionar no facebook: Tanise Cristaldo Anhaia

    • Avatar

      Camila, bom dia!

      Tudo bem?

      Você conseguiu informações a respeito do que deve se feito para nos especializarmos em Portugal? É possivel com a graduação no Brasil?

      Obg
      Bjus

  18. Avatar
    Alessandra Almeida em

    Boa Tarde! Estou formando em Psicologia no Brasil e gostaria de exercer em Portugal, além de continuar os estudos. Tentei achar no site da Ordem se preciso completar os estudos ou só conseguir autorização. Não localizei, poderia me ajudar? Obrigada.

  19. Avatar

    Olá Priscilla

    gostaria muito de saber qual caminho devo fazer para validar minha profissao em portugal.
    sou Dentista no Brasil e ja tenho dupla cidadania portuguesa. mas gostaria muito de me preparar para morar em Portugal em um ano,

    consegue me ajudar?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Gabriela
      Como vai?
      Aqui nesse post há a indicação da Ordem dos Médicos Dentistas. Eles poderão orientá-la com relação a sua profissão.
      Um forte abraço

  20. Avatar

    Olá, muito bom o blog, já li quase todo. Estou me formando aqui no Brasil em Bacharel em Educação Física, e vejo que existe a Licenciatura nessa área ai, me formo em Dezembro e já estou planejando dar seguimento aos estudos fazendo o 2 ciclo na Faculdade de Motricidade Humana, será que consigo a equivalencia sendo Bacharel aqui, para poder continuar os estudos ai e possivelmente me registrar no conselho profissional do país e poder juntamente com meu estudo buscar oportunidade profissional na minha área ai e poder morar no país durante o estudo do 2 ciclo. Na verdade vou estudar mais tenho vontade de ficar pra valer e vou aproveitar a continuidade dos estudos como fator para tentar implementar minha vida ai, desde já agradeço a atenção e peço que após enviar uma resposta se possivel um aviso, pois achei hoje o blog e posso não me recordar desse link. personaldiogo@gmail.com 71 87747581 whats.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Diogo
      Como vai?
      Agradeço o carinho pelo conteúdo do Cultuga :)
      Você deve procurar essas informações junto a universidade que você pretende cursar a especialização. Somente eles poderão dizer, de acordo com a sua área e o seu currículo, o que precisará ser feito para o ingresso.
      Um forte abraço

      • Avatar
        Renan Afonso em

        Olá Priscila, caso tenha conseguido estas informações para nosso amigo Diogo, poderia me passar tais informações. Pois me encontro na mesma situação que ele, estou no ultimo semestre de Bacharel em Educação Física, e pretendo me mudar e dar continuidade nos estudos assim como trabalhar na área em Portugal.
        Abraço, obrigado.

        meu contato é renanlafonso92@gmail.com

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Renan
          Como vai?
          O ideal é você contactar os órgãos que regulamentam a sua profissão para levantar as informações que necessita ou então contactar o próprio Diogo. Atuo no ramo da cultura e do turismo, não tenho domínio da sua área de atividade.
          Um abraço

  21. Avatar

    Oi Priscila descobri sö agora o cultuga, adorei!!!! Parabéns! Jä add no instagram :) Vc pode me tirar uma dúvida? Sou formada em pedagogia no Brasil da antiga primeira a quarta série.Gostaria de saber se com meu diploma consigo lecionar em Portugal ou ttenho que fazer algum curso ai. Ah, eu nunca trabalhei como professora aqui, vc acha que conseguiria trabalhar ai sem experiência?

    Muito obrigada!

  22. Avatar
    Luciana Lices em

    Olá, Priscila! Tudo bem?
    Adorei sua página, mas ainda possuo muitas dúvidas.
    Sou brasileira, e possuo cidadania portiguesa, mas meu passaporte e cartão de identidade venceram em 2014. Pretendo renová-los agora que concluí minha segunda faculdade de medicina veterinária. Gostaria de saber que procedimentos devo realizar para validar minha profissão, e meu diploma de médica veterinária daqui de Minas Gerais aí em Portugal, após renovar minha cidadania claro, e se poderei exercer minha profissão em Portugal (só em portugal) após esses trâmites, e também/ou em outros países da Europa? Não tenho ideia de custos e nem de como está valorizada a minha profissão por aí, se puder me dar uma idéia, te agradeço! Será que poderia me esclarecer estas dúvidas? Obrigado! E parabéns pelo site! Bjcasss

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Luciana
      Como vai? Por aqui está tudo bem!
      Aconselho que procure a Ordem que regulamenta a sua profissão (está listada no artigo) para solicitar orientação.
      Um forte abraço e boas pesquisas

  23. Avatar

    Boa tarde Priscila!
    Minha filha está indo estudar em Portugal e eu pretendo morar lá tb.
    Quero ver possibilidades de validar meu diploma para atuar em Porutgal.
    Sou formada em Psicologia há 18 anos e atuo na profissao.
    Por onde começo?
    Obrigada !!

    • Priscila Roque