Veja onde solicitar o reconhecimento da sua profissão em Portugal

337

Frequentemente recebemos dúvidas aqui no Cultuga relacionadas ao exercício de profissões em Portugal.

Reconhecimento da sua profissão em Portugal

Primeiro, tenha em mente que o reconhecimento/ equivalência/ registro acadêmico é uma coisa e o reconhecimento profissional é outra.

Dúvidas sobre o reconhecimento, a equivalência e o registro dos seus diplomas universitários para seguir com novas formações em solo português podem ser tiradas junto a Direção-Geral de Ensino Superior de Portugal.

Onde e como solicitar o reconhecimento da sua profissão

Com relação ao reconhecimento profissional em Portugal, dependendo da sua área de atuação, é preciso solicitar uma autorização junto a ordens e ministérios de cada formação.

Veja se a instituição que se relaciona com a sua profissão consta na lista a seguir, entre em contato e solicite a lista de documentos necessários para fazer o seu reconhecimento profissional.

* Esteja atento que não são todas as profissões que oferecem esse reconhecimento e algumas exigem uma nova formação ou atualização para o exercício profissional em Portugal

ATENÇÃOmuitas dúvidas já foram respondidas nos comentários desse artigo. Por favor, leia  antes de perguntar. Recebemos muitas mensagens por dia em todo o blog. Dê a chance de respondermos com mais rapidez as dúvidas que ainda não foram explicadas por aqui, para que todos nós possamos fazer uso de um bom banco de pesquisas. Use o CTRL+F para fazer uma pesquisa mais rápida sobre a sua profissão, se assim desejar.

Administração Central do Sistema da Saúde
Câmara dos Solicitadores
Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos
Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas
Instituto de Formação Turística
Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Ordem dos Advogados
Ordem dos Arquitetos
Ordem dos Biólogos
Ordem dos Economistas
Ordem dos Enfermeiros
Ordem dos Engenheiros
Ordem dos Engenheiros Técnicos
Ordem dos Farmacêuticos
Ordem dos Médicos
Ordem dos Médicos Dentistas
Ordem dos Médicos Veterinários
Ordem dos Notários
Ordem dos Psicólogos
Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas
Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
Comissão da Carteira Profissional de Jornalista
Associação Portuguesa de Designers

Organize aqui a sua mudança para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-consultoria

Reserve um transfer para a sua chegada a Portugal

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

337 comentários

  1. Boa tarde,

    O site está muito bom, estou sempre por aqui, porém, acho que poderia ter mais postagens sobre o custo de vida, preços e um pouco mais de como é morar em Portugal.

    Também gostaria de saber sobre a área de TI (informática) ai de Portugal, se existe alguma regulamentação, se os salários estão relativamente bons (pois em nenhum anúncio de emprego, eles informam valores), reconhecimento do diploma de uma instituição de ensino privada dessa área de TI…

    Obrigado, continue esse belo trabalho. Um grande abraço.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Vitor!
      Agradeço o seu contato e carinho com o Cultuga. As postagens novas sobre a vida portuguesa entrarão sempre nessa categoria: https://www.cultuga.com.br/category/morar/ Para não perder os posts, poderá também nos acompanhar em nossas redes sociais 🙂
      Com relação a área de TI, não é tão simples de encontrar. Depende muito da área exata em que você atua. Aconselho que procure diretamente empresas portuguesas do setor e/ ou colegas da sua área que estejam no Linkedin. Eles poderão te oferecer uma visão mais real desse setor em Portugal.
      Para o reconhecimento do diploma, é preciso procurar a Direção-Geral de Ensino Superior. No site deles você pode descobrir quais são as universidades portuguesas que oferecem cursos com um currículo similar ao seu e descobrir se é possível fazer o reconhecimento do seu e se você precisará fazer algum tipo de atualização para isso: https://www.dges.gov.pt/pt
      Boas pesquisas 🙂

  2. Célia regina em

    Ola eu gostaria de saber sobre a fisioterapia q é um profissional liberal.
    Como está o emprego ai?
    Att
    Celia

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Célia!
      Como vai?
      Aconselho procurar os órgãos que regulamentam a profissão de fisioterapeuta em Portugal (como a http://www.apfisio.pt , por exemplo) para saber mais sobre o mercado de trabalho e o que é necessário para exercer a profissão em Portugal.
      Boa sorte e um forte abraço!

  3. Bruna martelli de souza em

    Priscila,adoro seus artigos explicando sobre Portugal,parabéns ajudam muito!
    Bom eu ainda estou no Brasil,porém Meu esposo e eu,estamos planejando ir para viver em Portugal,ele é Publicitário e eu Designer Gráfico qual órgão posso recorrer!Gostaria de saber também,tenho uma faculdade de Arquitetura para concluir,porém não o fiz,conseguiria em Portugal ou não?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Bruna!
      Agradeço o seu carinho por nosso conteúdo 🙂
      Infelizmente não sei te dizer ao certo. Talvez as universidades possam explicar essa questão para vocês. De qualquer forma, entra em contato também com a Associação Portuguesa de Designers (http://apdesigners.org.pt/) e a Associação Portuguesa das Agências de Publicidade (http://www.apap.co.pt/). Penso que eles podem também ajudá-los.
      Com relação a sua faculdade de Arquitetura, o ideal é selecionar as universidades portuguesas que você gostaria de fazer e entrar em contato com elas para saber se é possível fazer essa transferência, colocando em paralelo os currículos.
      Boas pesquisas 🙂

      • silvana Mariano Lima em

        Olá eu gostaria de saber se consigo um trabalho na área de logística aí no porto quais são as chances ainda vou me formar

  4. Priscila, seu site está sendo um achado cada vez mais feliz para mim.
    Retornei das férias bem feliz. Me encantei com Lisboa de forma tal que começamos a cogitar a possibilidade de tentar a vida lá/aí.
    Eu procurei nos posts e não encontrei: onde posso me informar sobre formação técnica? Não sei se o ensino médio/técnico existe em Portugal, se sim, saberia dizer onde poderia pedir equivalência (sou téc. em adm)?
    Parabéns pelo site mais uma vez.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Taciana!
      Fico feliz que o Cultuga tenha te ajudado tanto 🙂
      Infelizmente não sei a respeito dessa questão. O que sei é que existe, sim, ensino técnico, mas não sei se é possível solicitar a equivalência da sua área. Alguns links que podem ajudá-la a encontrar respostas sobre isso:
      https://www.iefp.pt/cursos-de-especializacao-tecnologica-cet
      http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/OfertaFormativa/CET/CETS+no+Ensino+Superior.htm
      Penso que o ideal seja você buscar a partir desses links um curso similar ao de sua formação e, assim, entrar em contato com a escola em questão para saber se é possível solicitar a equivalência ou reconhecimento do seu curso. Outro ponto importante é que você precisa solicitar no consulado de Portugal a autenticação desse diploma para que ele possa ter valor de documento em Portugal.
      Espero ter ajudado! Boas pesquisas!

      • Jaquelane Bessa em

        Olá, Priscila!
        Esse site está me ajudando a tomar uma decisão bem importante. Obrigada por isso!
        Esses sites que você colocou aí em cima são de Portugal? Eu dei uma olhada, mas não achei algo que me certificasse disso.

        • Rafael Boro

          Olá, Jaquelane
          Ficamos felizes que nossas informações estejam te ajudando!
          Sim, todos os sites são de Portugal.
          Abraço

  5. Rubens Rodrigues da Silva em

    Bom dia Priscila !
    Acabei de encontrar o seu site e ele veio de encontro a algumas de minhas duvidas, Eu sou aposentado recente no Brasil por tempo de contribuição e trabalhei como Mecanico de Aeronaves no Brasil e no Canada trabalhei por mais de 15 anos onde tenho tambem a cidadania. Onde poderia saber se o Portugal tem algum tipo acordo com o Canada que talvez seja mais interessante do que os quais mantem com o Brasil. Eu estou entrando com o meu pedido de residencia pelo consulado aqui de SP e pretendo viver ai na terra de Camoes e até ter a minha profissão regulamentamentada tb pois possuo todas as qualificaçoes e licenças requeridas.

    Muito grato

    Rubens

  6. Boa noite Priscila, primeiramente quero parabenizá-la pelo site, só não digo que caiu do Céu, porque sempre me vem a mente, coisa ruim, rs!!! Mas está sendo ótimo. Uma perguntinha que não consegui muito pelas minhas buscas, sou executiva de contas (varejo bebidas), falo inglês, embora não fluente, você acredita que com essa experiência, inclusive por conhecer produtos como destilados, possa se tornar algum diferencial em busca de uma oportunidade? Obs.: Ainda moro no Brasil, voltei da Irlanda o ano passado. Muiiito obrigada pela ajuda e sucesso em sua carreira e vida pessoal!! 🙂

  7. Sou fisiterapeuta especialista em acupuntura e gostaria d morar em portugal. Descobri q o bisavo d meu pai era portugues. M disseram q nao consigo a dupla cidadania. Gostaria d saber como faria s quisesse morar ai, comprar um imovel, trabalhar…

  8. Claudia Pelegrini em

    Olá Priscila, como vai? Sou formada em pedagogia e gostaria de saber se este curso é reconhecido em Portugal? Quero muito, juntamente com minha família (marido e duas filhas, morar em Portugal.

    Att
    Claudia

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Claudia!
      Tudo certo por aqui 🙂
      Aconselho que busque essa informação sobre o reconhecimento da sua profissão junto a Associação Nacional de Licenciados em Ciências da Educação – http://analce.org/. Eles poderão orientá-la. Uma outra fonte de consulta pode ser a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – http://www.spce.org.pt
      Boas pesquisas!

  9. Olá, saberia me dizer sobre como ficam os diplomas de cursos superiores brasileiros, mas de cursos ‘Tecnólogos’?
    É possível fazer uma validação ou algo do tipo?
    Abraços!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Jessica! Como vai?
      Creio que essa questão seja bem variável, pois depende da área e da função do seu diploma. Penso que o ideal seja você primeiro encontrar a equivalência da sua profissão em Portugal e depois buscar pelo órgão que a regulamenta. A universidade que oferece especialização na área que procura também poderá ajudá-la.
      Boa sorte!

  10. Olá,
    estou meio perdida, me ajuda?
    Para trabalhar em Portugal na área que estudei no Brasil eu preciso fazer a equivalência ou reconhecimento ou registo de diplomas estrangeiro? Ou não precisa de nenhum desses?

    obrigada!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Nicolly,
      O post explica exatamente isso… Procure o órgão que regulamenta a sua profissão em Portugal para saber o que é preciso fazer no seu caso.

  11. Priscila tudo giro?! Rsrs… Sou Haroldo, morei em LX durante 3 anos (2007/2009). Quando ai morei minha formacao era gestão esportiva. Voltei para o Brasil e me formei em Educação Física e estou pretendendo retornar a terrinha. Saberia me dizer como validar meu diploma de professor em ed física para poder atuar em minha área sem maiores problemas?

    Forca

  12. Diego Nogueira em

    Olá pricila, estou adorando os site, e suas dicas, estão me ajudando muito, estou indo passar 2 meses aí, e querendo ficar, sou cabeleireiro, e vou tentar achar um emprego por aí na minha área, gostaria de saber se dentre estes dois meses eu conseguir algo por aí, eu já posso ficar, quais são as burocracias, e queria muito saber como estão os salões por aí? Desde já agradecido, fico esperando sua resposta! A só mais uma coisinha, rs, queria alugar um quarto por estes dois meses, pois penso q assim, sairá mais barato, vc pode me dizer qual são os melhores bairros, e algum site confiável que eu possa entrar, novamente muito obrigado!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Diego
      Como vai?
      Você pode verificar as condições para solicitar a autorização de residência por trabalho no Portal do Imigrante: http://www.imigrante.pt/PagesPT/ConcessaoAR.aspx
      Agora, com relação aos salões, aconselho que procure colegas da sua área que vivam em Portugal para saber mais sobre o assunto. Pode parecer estranho, mas eu não frequento salões rs. Acabo por fazer tudo sozinha, inclusive corto o meu próprio cabelo e faço as minhas unhas desde pequena.
      Para os seus dois meses em Lisboa, aconselho que veja os bairros próximos as linhas do metro, principalmente aqueles mais próximos ao centro. Assim, você terá fácil mobilidade. Para alugar um quarto, temos algumas dicas aqui (inclusive onde procurar): https://www.cultuga.com.br/2014/01/como-alugar-um-apartamento-em-lisboa/
      Boas pesquisas 🙂

  13. Ola Pricila. Obrigado pelo seu tempo

    Som Engenheiro Español, con 5 anos de experiencia en Espanha. Se quero trabalhar en Portugal, ¿qué proceso debo seguir? Nao entendo as diferenzas entre registo, reconhecemento academico e profissional. ¿Cal sería o recomendado no meu caso, one poso facelo e quanto tempo se emora???

    Obrigado

      • Bom dia Priscila! Estou em POrtugal e gostaria de lhe pedi ajuda pois nao estou conseguindo informações de que preciso, sou tecnica em Radiologia no Brasil e cá estou a procurar um endereço para me informar do conselho daqui em Portugal para que eu possa me informar como devo proceder para poder encontrar emprego nesta área . Pode me ajudar? meu nome é Suely

        • Rafael Boro

          Olá, Suely
          Como vai?
          Já respondemos uma dúvida similar aqui nos comentários indicando a associação.
          Um abraço

          • Olá Rafael, eu tenho a mesma dúvida que a Suely, porém não localizei a resposta. Poderia me informar a respeito?

        • Suely boa tarde, gostaria de saber se vc conseguiu trabalhar na sua área (tec em Radiologia) em Portugal .

          • Marconi matos em

            Tenho formação técnica em radiologia, também gostaria de saber como devo fazer

  14. Olá tudo bem priscila…?
    Bom minha dúvida é…
    Minha namorada é descendente de italiano..
    E eu não sou, nos casando eu e ela podemos morar em qualquer lugar da Europa? No caso portugal? Agradeço deiz de já…

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Michel
      Como vai?
      Primeiro vocês devem verificar junto ao Consulado Italiano qual é a documentação necessária de identificação e cidadania dela, além da transcrição do casamento na Itália. Depois, poderão viver nos países da União Europeia, desde que cumpram com as solicitações e documentações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras local. Em Portugal, poderão verificar as condições no Portal do Imigrante: http://www.imigrante.pt/PagesPT/DocumentosNecessarios/ConcessaoAR/14Art98N1.aspx
      Boas pesquisas

  15. Bom Dia,

    Sou formada em Técnico em Segurança do Trabalho e gostaria de saber, se existe possibilidade de validar o meu diploma em Portugal?

    Obrigada.

  16. Bom dia Priscila, tudo bem? Primeiramente parabéns pelo seu site, tem me ajudado muito.

    Eu morei há um tempo atrás em portugal, e eagora estou interessado em voltar. Nesse tempo que estive no Brasil eu conclui um curso técnico em mecânica, e estou cursando engenharia mecânica. Tenho dois tipos de questionamentos para voce Priscila:
    1 – É necessário valida ro meu diplo de técnico em Portugal? Como devo proceder?
    2 – Se eu quiser fazer um pós-laboral, como consigo uma equivalencia das matérias que ja fiz na faculdade?

    Grato

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marcos Paulo
      Como vai?
      Obrigada pelo carinho.
      Infelizmente não sei lhe informar, por não ser a minha área de atuação. Aconselho que busque o órgão que regulamenta a sua profissão, bem como a universidade que deseja cursar, para tirar as suas dúvidas. A Direção Geral de Ensino Superior, que indico aqui nesse post, também poderá orientá-lo: https://www.dges.gov.pt/pt
      Boas pesquisas

  17. Boa noite, gostaria de saber se teria alguma informação sobre o exercício da profissão de pedagogo em Portugal com diploma brasileiro. Vamos viver na Espanha, fronteira com Portugal e minha esposa é psicopedagoga. Estamos buscando informações sobre a possibilidade de ela exercer sua profissão em Portugal. Muito obrigado pela atenção.

  18. Olá Priscila parabéns pelo site estou horas lendo todos os posts e cada dia com mais vontade de viver neste pais que me encanta!! Apesar de não conhecer pessoalmente acho que minha ligação com este país é coisa de outras vidas hehehe
    enfim planejo ir daqui uns 3 anos quando meu namorado se forma em ciências contábeis, eu sou Fonoaudióloga terminando uma pós em disfagia e gostaríamos de nos especializarmos mais aí, você sabe me informar o órgão que devemos procurar ( para fonoaudiologia e contabilidade) desde já obrigada! Bjs

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Camila!
      Como vai? Agradeço o carinho 🙂
      O Fono, em Portugal, é chamado de Terapeuta a Fala. Você poderá procurar a Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala para solicitar uma orientação: http://www.aptf.org Já os contadores são chamados de contabilistas. Creio que a Ordem dos Contabilistas Certificados, nesse caso, poderá ajudá-los: http://www.otoc.pt/pt/
      Boas pesquisas!

    • Oi Camila

      Também sou Fonoaudióloga, e estou vendo para validar meu diploma em Portugal. Vamos mantendo contato. Pode me adicionar no facebook: Tanise Cristaldo Anhaia

    • Camila, bom dia!

      Tudo bem?

      Você conseguiu informações a respeito do que deve se feito para nos especializarmos em Portugal? É possivel com a graduação no Brasil?

      Obg
      Bjus

  19. Alessandra Almeida em

    Boa Tarde! Estou formando em Psicologia no Brasil e gostaria de exercer em Portugal, além de continuar os estudos. Tentei achar no site da Ordem se preciso completar os estudos ou só conseguir autorização. Não localizei, poderia me ajudar? Obrigada.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Alessandra
      O ideal é mesmo contactá-los para solicitar essa orientação ou então buscar a universidade portuguesa de seu interesse.
      Um forte abraço

  20. Olá Priscilla

    gostaria muito de saber qual caminho devo fazer para validar minha profissao em portugal.
    sou Dentista no Brasil e ja tenho dupla cidadania portuguesa. mas gostaria muito de me preparar para morar em Portugal em um ano,

    consegue me ajudar?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Gabriela
      Como vai?
      Aqui nesse post há a indicação da Ordem dos Médicos Dentistas. Eles poderão orientá-la com relação a sua profissão.
      Um forte abraço

  21. Olá, muito bom o blog, já li quase todo. Estou me formando aqui no Brasil em Bacharel em Educação Física, e vejo que existe a Licenciatura nessa área ai, me formo em Dezembro e já estou planejando dar seguimento aos estudos fazendo o 2 ciclo na Faculdade de Motricidade Humana, será que consigo a equivalencia sendo Bacharel aqui, para poder continuar os estudos ai e possivelmente me registrar no conselho profissional do país e poder juntamente com meu estudo buscar oportunidade profissional na minha área ai e poder morar no país durante o estudo do 2 ciclo. Na verdade vou estudar mais tenho vontade de ficar pra valer e vou aproveitar a continuidade dos estudos como fator para tentar implementar minha vida ai, desde já agradeço a atenção e peço que após enviar uma resposta se possivel um aviso, pois achei hoje o blog e posso não me recordar desse link. personaldiogo@gmail.com 71 87747581 whats.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Diogo
      Como vai?
      Agradeço o carinho pelo conteúdo do Cultuga 🙂
      Você deve procurar essas informações junto a universidade que você pretende cursar a especialização. Somente eles poderão dizer, de acordo com a sua área e o seu currículo, o que precisará ser feito para o ingresso.
      Um forte abraço

      • Renan Afonso em

        Olá Priscila, caso tenha conseguido estas informações para nosso amigo Diogo, poderia me passar tais informações. Pois me encontro na mesma situação que ele, estou no ultimo semestre de Bacharel em Educação Física, e pretendo me mudar e dar continuidade nos estudos assim como trabalhar na área em Portugal.
        Abraço, obrigado.

        meu contato é renanlafonso92@gmail.com

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Renan
          Como vai?
          O ideal é você contactar os órgãos que regulamentam a sua profissão para levantar as informações que necessita ou então contactar o próprio Diogo. Atuo no ramo da cultura e do turismo, não tenho domínio da sua área de atividade.
          Um abraço

  22. Oi Priscila descobri sö agora o cultuga, adorei!!!! Parabéns! Jä add no instagram 🙂 Vc pode me tirar uma dúvida? Sou formada em pedagogia no Brasil da antiga primeira a quarta série.Gostaria de saber se com meu diploma consigo lecionar em Portugal ou ttenho que fazer algum curso ai. Ah, eu nunca trabalhei como professora aqui, vc acha que conseguiria trabalhar ai sem experiência?

    Muito obrigada!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Renata
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho 🙂
      Aconselho que busque essa informação junto a Associação Nacional de Licenciados em Ciências da Educação – http://analce.org/. Eles poderão orientá-la. Uma outra fonte de consulta pode ser a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – http://www.spce.org.pt
      Boas pesquisas!

  23. Luciana Lices em

    Olá, Priscila! Tudo bem?
    Adorei sua página, mas ainda possuo muitas dúvidas.
    Sou brasileira, e possuo cidadania portiguesa, mas meu passaporte e cartão de identidade venceram em 2014. Pretendo renová-los agora que concluí minha segunda faculdade de medicina veterinária. Gostaria de saber que procedimentos devo realizar para validar minha profissão, e meu diploma de médica veterinária daqui de Minas Gerais aí em Portugal, após renovar minha cidadania claro, e se poderei exercer minha profissão em Portugal (só em portugal) após esses trâmites, e também/ou em outros países da Europa? Não tenho ideia de custos e nem de como está valorizada a minha profissão por aí, se puder me dar uma idéia, te agradeço! Será que poderia me esclarecer estas dúvidas? Obrigado! E parabéns pelo site! Bjcasss

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Luciana
      Como vai? Por aqui está tudo bem!
      Aconselho que procure a Ordem que regulamenta a sua profissão (está listada no artigo) para solicitar orientação.
      Um forte abraço e boas pesquisas

  24. Boa tarde Priscila!
    Minha filha está indo estudar em Portugal e eu pretendo morar lá tb.
    Quero ver possibilidades de validar meu diploma para atuar em Porutgal.
    Sou formada em Psicologia há 18 anos e atuo na profissao.
    Por onde começo?
    Obrigada !!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Josiane
      Esse artigo é justamente sobre esse assunto. Há, inclusive, a indicação do link da Ordem que regulamenta a sua profissão em Portugal 🙂
      Boas pesquisas

  25. Boa tarde Priscila, sou formado em Educação Física aqui no Brasil, e eu e meu companheiro que reside em Portugal, me convidou para morar na cidade do Porto. Enfim, gostaria de saber se a minha profissão precisa de uma revalidação do diploma ou posso exercer a minha profissão sem uma revalidação ou equivalência de titulação.
    obrigado pela atenção
    Luiz Carlos

  26. Olá Priscila! Gostaria de saber como é ser cabeleireiro em Portugal? Conheci Lisboa e me encantei, consegui tirar minha cidadania portuguesa e hoje estou naturalizado português. Já tenho todos os documentos em mãos mas tenho um certo receio por não conseguir informações relacionadas a minha área. tenho muita dúvida também em relação aos salários e as formas com que trabalham, gostaria de uma ajuda para me esclarecer melhor.

  27. Olá estou querendo ir morar em Portugal sou formada em Pedagogia no Brasil, queria saber se meu curso superior consiste em Portugal também .
    Ou que devo fazer para regularizar minha formação obrigada desde de já.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Fernanda
      Aconselho que busque essa informação junto a Associação Nacional de Licenciados em Ciências da Educação – http://analce.org/. Eles poderão orientá-la. Uma outra fonte de consulta pode ser a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – http://www.spce.org.pt
      Boas pesquisas!

  28. Rafael Barros em

    Ola! Tudo bem?
    Sou brasileiro e pretendo migrar para portugal.
    Trabalho como diretor de arte, fotografo, artista visual, videomaker. Gostaria de alguma oportunidade de emprego dentro da minha area. Qual sua opinião sobre estas areas? teria chances de ser contratado? pois não tenho cidadania portuguesa.
    Obrigado pela atenção, e parabéns pelo Blog!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Rafael
      Como vai? Por aqui está tudo bem!
      Agradeço o carinho pelo nosso conteúdo.
      O mercado da fotografia é similar ao Brasil com relação ao reconhecimento e a valorização. Entretanto, é um caminho bastante amplo e depende muito da sua área de especialidade e portfólio. Por vezes, tenho a impressão que o mercado das grandes cidades brasileiras acabam sendo mais fortes e com mais oportunidades. Entretanto, é algo que encaro fazendo sempre o meu melhor e criando oportunidades/ levando novidades aos meus clientes. Na minha opinião, com persistência, criatividade e estudo é possível ter sucesso em qualquer mercado.
      Boas pesquisas

  29. Lúcia Gomes em

    Olá Priscila,
    Tenho Licenciatura Plena em matemática e sou professora efetiva ( em estágio probatório) no estado de São Paulo, Tenho a cidadania Portuguesa e protendo ir morar me Portugal. Necessito validar ou registrar meu diploma para poder “dar” aulas ? Não encontrei nenhum site sobre isso, espero que você possa me ajudar. Agradeço desde já e aguardo resposta.
    Lúcia Gomes

      • Bom dia, estou praticamente na mesma situação porém no estado do rio de janeiro e professor de português, gostaria de saber como faço para dar aula em Portugal também teria algum site para me indicar para tirar duvidas? Pois não achei nenhum e esse que colocou é pra matemática né..

      • Olá Priscila.
        Sou formada em educação fisica, fiz licenciatura e bacharelado. Atuo como treinadora física e personal trainer. Gostaria de saber separa exercer esta atividade em é necessário validador meu diploma aí em Portugal.
        Um grande abraço.

  30. carlos henrique alves martinez em

    Sou Bacharel em Psicologia e mestre em desenvolvimento humano, com dissertação em psicologia forense, sendo Advogado. Sou cidadão espanhol, e gostaria de saber como posso me registrar em Portugal como psicólogo. e-mail: sotribunaljuri@hotmail.com – 71 9 9103-0089

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      “Com relação ao reconhecimento profissional em Portugal, dependendo da sua área de atuação, é preciso solicitar uma autorização junto a ordens e ministérios de cada formação. Veja se a instituição que se relaciona com a sua profissão consta na lista a seguir, entre em contato e solicite a lista de documentos necessários para fazer o seu reconhecimento profissional”

  31. ARIANA CRISTINA PEREIRA em

    Ola Priscila, boa noite.
    Gostaria de saber como é a área de radiologia aí em Portugal (raio-x, ressonancia magnética, mamografia etc…) sou formada aqui no Brasil na área técnica desses exames. Como faço para saber se meu diploma é válido aí e se não for como faço pra valida-lo?
    Eu acabei de conhecer o Cultuga e achei muito interessante pois com a sua ajuda podemos nos informar melhor sobre nossas profissões aí, e tenho certeza que você vai estar me ajudando muito, desde já agradeço e aguardo sua resposta.
    Grata.

  32. Ola, sou portuguesa e tirei curso em frança e trabalho em franca na area de analises clinicas e queria voltar para portugal para trabalhar. Apos varios telefonemas que me levaram até a ACSS onde mandei o meu pedido de reconhecimento de qualificaçoes para obtençao de cedula, em agosto 2015. Depois de alguns mails a DRH disse me que a resposta seria manda-da por correio. Estou a começar a ficar desesperada de nao ter resposta e nao saber o que mais posso fazer. Serà que alguem sabe o tempo que leva ou que mais posso fazer para obter a cedula para trabalhar em portugal? Obrigada

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Tania
      Como vai?
      Não tenho essa informação para lhe passar. Penso que seja mesmo os órgãos que procurou que poderão lhe dar essa resposta sobre o seu caso.
      Boa sorte e um forte abraço

    • Olá Tania

      Vi seu comentário..e qual a sua área? Pergunto isso porque fiz o reconhecimento de habilitações para minha irma (fisioterapia) pela ACSS e demorou quase 6 meses para chegar a cédula. Agora preciso fazer o mesmo para minha prima que é dentista e ainda não consegui saber se é realmente pela ACSS.

      • Olá Gabrielle,
        você poderia me passar as informações sobre o reconhecimento que fez para a sua irmã. O meu namorado é fisioterapeuta e gostaria de saber como seriam esses trâmites. Obrigada. Abs, Maria

      • Gabrielle, desculpe-me a intrusão, mas poderia me dizer como procedeu o reconhecimento para fisioterapia em PT?

  33. Camila Abrahão em

    Priscila, eu sou formada bacharel em Comunicação Social (Rádio e TV) e pós graduada em Marketinf Digital aqui no Brasil. Para que eu inicie novos estudos em Portugal, como uma nova pós, por exemplo, é necessário fazer a validação desses diplomas em Portugal ou os meus diplomas brasileiros poderão ser aceitos nas universidades e instituições de ensino de Portugal?

  34. viviane lima em

    Trabalho na area da educação ciclo 1 . Como trabalhar nesta em Portugal. Como validar meu diploma em Portugal.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Viviane
      Aconselho que busque essa informação junto a Associação Nacional de Licenciados em Ciências da Educação – http://analce.org/. Eles poderão orientá-la. Uma outra fonte de consulta pode ser a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – http://www.spce.org.pt
      Boas pesquisas!

  35. Olá .. Deixa eu te perguntar .. Meu pai mora em Portugal a 12 anos e esse ano eu e meu marido vamos viajar para lá pra ficar um tempo.. Eu posso ir e fazer cursos técnicos pra trabalhar lá normal né? Tipo eu quero fazer lá hotelaria e turismo ..
    Mesmo meu pai tendo toda a documentação dele certinha eu tenho que pagar pra ter meus próprios documentos de lá?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Natália
      Como vai?
      Se você não tem cidadania portuguesa, aconselho que entre em contato com o SEF (www.sef.pt) ou com o consulado de Portugal que atende a sua região para verificar a documentação necessária para a tirada do seu visto/ autorização de residência. Penso que, se você for maior de idade e não dependente do seu pai, creio que o fato dele viver no país não influencie na tirada do seu visto.
      Boas pesquisas

  36. Rosany santos em

    Olá!!! Sou Rosany e vivo em Portugal há 5 anos, trabalhando sempre em hotelaria, no entanto tenho curso técnico em radiologia, como faço para te o reconhecimento do meu cursa aqui??? E começar a trabalhar em minha área??

  37. Lucimara de Lourdes Soares de Amaral em

    Boa tarde, tenho cidadania portuguesa, moro no Brasil desde o nascimento, hoje atuo como profissional na área de segurança do trabalho como técnica há 7 anos, gostaria de ter informações sobre reconhecimento profissional da área que atuo em Portugal.
    No aguardo.
    Grata.

  38. Bruna Canale em

    Olá, tudo bem?
    Eu sou cidadã portuguesa, no entanto moro no Brasil há 5 anos. Nesse tempo mudei de profissao e fiz vários cursos na área da beleza. Eu gostaria de saber se preciso fazer algum reconhecimento do meu diploma de cabeleireira que fiz aqui no Brasil ou posso exercer a área em Portugal sem ter que fazer algum processo de equivalência?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Bruna
      Como vai? Por aqui está tudo bem!
      Não sei te informar essa questão. Penso que o ideal seja você procurar por colegas que trabalhem na área em Portugal. Eles, certamente, poderão orientá-la.
      Um forte abraço

  39. Joalyson Coimbra da silva em

    Ola priscila! Sou formado em design de moda e pós graduado em marketing e vendas estou querendo ir morar em lisboa, gostaria de saber se minhas formações são válidas profissionalmente e se as mesmas são aceitas pelas empresas e orgãos portuguese? Se poder me ajudar ficarei desde já muito grato!

  40. Olá Priscila, Boa tarde!
    Sou Tecnóloga em Radiologia e gostaria de saber sobre como posso validar meu Diploma em Portugal, pois nunca encontrei nada que fale sobre minha profissão nos sites em que visitei, e tbm não encontro nada sobre vagas de emprego nessa área. Será que vc pode me ajudar??

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Fernanda
      Como vai?
      Infelizmente não tenho conhecimento sobre a sua área. Sempre que nos procuram com dúvidas a respeito do reconhecimento de profissões, sugerimos que busque as associações ou órgãos que regulamentam o setor em Portugal para que possa se informar como deve proceder e se é possível – como a Sociedade Portuguesa de Radiologia, por exemplo – http://www.sprmn.pt
      Um abraço e boas pesquisas!

  41. Olá Priscila, a palavra de hoje é gratidão! Estou passando por uma fase de transição em minha vida, onde busco resposta para inúmeras duvidas que surgem a todo momento, rsrs. E aqui pude ver o carinho com que vc ajuda as pessoas, sempre tentando solucionar seus “problemas”. Eu estou prestes a ir para Portugal e no Brasil tenho um curso de técnico em Química( 2 anos), onde apos formada trabalhei por 5 anos fazendo analises de açúcar e álcool. Depois fiz Licenciatura em Química, e fazem 6 anos que estou trabalhando como Professora de Química na Rede Estadual do M/S. Minha duvida é qual orgão devo procurar para habilitar esses cursos, será isso possível?O que vc me sugere fazer? Gostaria muito de sua ajuda, pois em breve estarei aí, pois meus pais moram em Sintra, mas tbm são brasileiros, legalizados. Desde já, obrigada!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Michele
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho. Infelizmente não tenho conhecimento sobre a sua área. Sempre que nos procuram com dúvidas a respeito do reconhecimento de profissões, sugerimos que busque as associações ou órgãos que regulamentam o setor em Portugal para que possa se informar como deve proceder e se é possível – como a Sociedade Portuguesa de Química (http://www.spq.pt/), por exemplo.
      Um abraço e boas pesquisas!

  42. Marcia Moreira Sandoval em

    Sou médica veterinária tenho cidadania portuguesa vc tem idéia como esta o mercado de trabalho para a minha profissão?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marcia
      Como vai?
      Creio que o ideal seja você buscar colegas da sua área que estejam trabalhando em Portugal para ter uma noção do mercado.
      Um abraço

  43. Ola priscila,

    Tenho uma duvida ……eu sou brasileira e tenho cidadania portuguesa.

    moro no brasil e sou engenheira civil formada no brasil. como faco para fazer o reconhecimento profissional do meu diploma para trabalhar com engenheira em Portugal já que também sou cidadã portuguesa?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Roberta
      Como vai?
      Aqui nesse artigo fazemos as indicações no texto e sugerimos, inclusive, a referência a ordem dos engenheiros.
      Um abraço

  44. Olá! Sou professora universitária aqui no Brasil. Gostaria de saber como poderia lecionar em Portugal?
    Minha área é em Geografia Física.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Sandra
      Como vai?
      Creio que o ideal seja fazer um levantamento das universidades portuguesas que oferecem a sua formação e buscar essa orientação junto a eles.
      Um abraço

  45. Viviane Melo em

    Olá,
    Sou administradora, não achei o órgão regulamentador da minha profissão em Portugal, poderia me ajudar?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Viviane
      Como vai?
      Não tenho conhecimento sobre a sua área de atuação. Como é bastante ampla, creio que o ideal seja buscar a sua especialização ou então as universidades portuguesas que oferecem um curso similar a aquele que se formou no Brasil para buscar orientações.
      Um abraço

  46. Ola priscila. Obrigada pelo seu blog.
    Se puder me ajudar nessa dúvida.
    Moro no brasil tenho cidadania portuguesa passaporte cartao e tudo.
    Sou psicologa e gostaria de ir a portugal fazer uma especializacao ou pós.
    Ouvi falar a respeito de universidades q sao gratuitas para cidadãos… isso procede??
    Vc tem algum site ou pessoa para indicar q saiba sobre esse assunto??
    Obrigada

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Maria
      Como vai?
      As universidades públicas não são totalmente gratuitas em Portugal. Para ingressar nelas, você precisará pagar uma taxa chamada de “propina”. A diferença é que o valor é mais barato para o cidadão português do que para o estrangeiro.
      Você poderá obter as informações que precisa aqui: https://www.dges.gov.pt/pt – e também junto das universidades que pretende cursar.
      Um forte abraço

  47. Bom dia!

    Sou jornalista e gostaria de saber se é preciso validar o diploma para atuar na área ai em Portugal. Pode me tirar essa dúvida?

    Obrigado!

  48. Humberto de Oliveira em

    Meu nome é Humberto de Oliveira , e gostaria de saber como expor as minhas obras em Portugal , obs ; sou neto de Portugueses da uma olhada no meu facebook Humbertoescultor . obrigado Priscila

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Humberto
      Como vai?
      Aconselho que procure outros artistas plásticos e galerias em Portugal via Google para fortalecer contatos e verificar quais são as possibilidades para expor as suas peças.
      Um abraço

  49. Oi Priscila excelente trabalho
    gostaria de saber se Portugal também válida o certificado de curso técnico.
    Desde de já agradeço

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Queren
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho!
      Não sei orientá-la com relação a esse assunto. Penso que o ideal seja você buscar por escolas ou profissionais da sua área em Portugal para verificar essa questão.
      Um forte abraço

  50. Oi Priscila! Mto legal seu site!
    Sou formada em administração de empresas há mtos anos (1994). Fiz uma pós graduação na área de gestão (Qualidade) anos depois. Posteriormente (2014) fiz curso superior de curta duraçao (3 anos) na área de TI e pós graduação em Gestão de Projetos de TI. Que órgãos sugere contactar para pedir equivalência dos cursos de Administraçao de Empresas e Gestão de TI?
    E como saber sobre o mercado de trabalho? Eu nao tenho experiência em administraçao de empresas mas trabalho há 12 anos um um banco público, hoje na parte de gestão de TI.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Ana
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho 🙂
      Realmente não tenho conhecimento na sua área, seja educacional ou de trabalho. Penso que o ideal seja você buscar universidades que ofereçam graduações similares as dos cursos que fez no Brasil para que possa verifificar se existe essa possibilidade de equivalência.
      Sobre o mercado, você também pode dar uma olhada nas dicas desse artigo: https://www.cultuga.com.br/2014/06/como-procurar-emprego-em-portugal/
      Um forte abraço

  51. Boa tarde, sou farmacêutica formada no Brasil poderia me informar quais passo preciso tomar para exercer a profissão em Portugal?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Lucíola
      Como vai?
      Aqui no post constam as dicas necessárias, bem como o contato da ordem que regulamenta a sua profissão em Portugal.
      Um abraço

  52. Olá Priscila Roque,

    sou formado em Fisioterapia e atuo como professor/pesquisador concursado em uma universidade federal no Brasil. Também tenho mestrado, doutorado e pós-doutorado (Alemanha) tendo desempenhado atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, sou aluno do terceiro ano do curso de medicina aqui no Brasil. Por motivos familiares estamos pensando e emigrar para Portugal, mas especificamente para o Porto. Você poderia me ajudar com algumas informações a cerca de validação de diploma e possibilidades de carreira acadêmica e clínica em Portugal? Como está o mercado para profissionais com o meu perfil? Vale a pena abandonar um concurso publico com uma carreira encaminhada por Portugal?

    Atenciosamente,

    Alysson

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Alysson
      Como vai?
      Para validar o diploma em atuação acadêmica, você deve procurar por universidades portuguesas que ofereçam o seu curso. Com relação a clínica, veja como funciona junto aos órgãos que regulamentam as suas profissões em Portugal (como a http://www.apfisio.pt, no caso da Fisio, por exemplo).
      Boa sorte e um forte abraço!

  53. Olá me chamo Lorena tenho cidadania portuguesa, mas ainda moro no Brasil onde me formei em Fonoaudiologia. Queria saber qual órgão ou associação de classe devo procurar para saber se posso atuar em Portugal, visto que aqui no Brasil o fonoaudiólogo não atua só como terapeuta de fala, mas tb como audiologista, dentre outros.

  54. Claudio Luis em

    Olá sou brasileiro trabalhei como vigilante no Brasil ! Gostaria de saber se tem como trabalhar aqui em pt como vigilante com meu curso do Brasil, seja dando equivalência nele aqui em pt.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Claudio
      Como vai?
      Desconheço o funcionamento da sua área em Portugal, infelizmente. Creio que o ideal seja buscar por colegas e empregadores da sua área em Portugal para que possa verificar.
      Um forte abraço

  55. Olá Priscila,

    Parabéns pelo Cultuga. É, sem dúvidas, um dos melhores espaços da internet para brasileiros que se interessam por Portugal.
    Sou professora de inglês no Brasil e sei que possivelmente você não sabe dar informações sobre esse mercado de trabalho aí, mas você saberia me indicar algum site ou local onde eu poderia conhecer mais? Tenho planos de morar em Portugal dentro de alguns anos e estou começando a colher as informações, etc. Desde já te agradeço pela ajuda.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Isabela
      Como vai? Agradeço o seu carinho 🙂
      Creio que o ideal seja buscar por colegas da sua área de atuação, bem como escolas de inglês para que possa conhecer o perfil das instituições e formar contatos. Tente fazer as suas pesquisas a partir do Google de Portugal http://www.google.pt. É possível que, assim, os resultados das suas buscas apareçam com prioridade para empresas de Portugal, e não do Brasil.
      Um forte abraço e boas pesquisas

  56. Prezada Priscila ,

    Gostaria de saber sobre nível técnico , sou técnico em eletrônica com CREEA e gostaria de saber se preciso validar meu diploma em Portugal. Agradeço sua ajuda.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Alexandre
      Como vai?
      Desconheço essa questão a respeito do nível técnico. Creio que o ideal seja você buscar por instituições portuguesas que oferecem um curso similar a aquele que se formou para então verificar com eles se esse tipo de registro é válido em Portugal.
      Um forte abraço

  57. Bougleux Bomjardim em

    Olá, sou formado em Letras/Português, com mestrado e doutorado em Letras. É possível lecionar em Portugal com meu diploma do Brasil? Abraço.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Bougleux
      Não sei te informar. Creio que o ideal seja buscar as universidades portuguesas que oferecem o seu curso e solicitar uma orientação.
      Um abraço

  58. Felipe Cunha de Almeida em

    Boa tarde! Parabéns pelo excelente site! Aproveitando, pergunto se é possível advogado e professor universitário/especialização, com título de mestre, vir a dar aulas em Portugal.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Felipe
      Agradeço o seu carinho.
      O ideal é verificar junto aos órgãos e universidades que regulamentam a sua profissão em Portugal, conforme indicamos aqui.
      Um abraço!

  59. Olá Priscila.Faz um bom tempo que tenho planos de morar em Portugal. Li todos os comentários e não vi nenhum sobre quem é auxiliar de enfermagem. Essa profissão talvez não exista aí, mas gostaria saber de certeza. Outra coisa. Também não vi nenhuma pergunta em relação a enfermeiro. Meu esposo é enfermeiro, e queria saber onde posso me informar. Brigadinha!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Cristiana
      Como vai?
      No texto desse post há, sim, a indicação para a Ordem dos Enfermeiros. Essa é a instituição que poderá oferecer as informações que precisa.
      Um abraço

  60. Tamires Santos em

    Olá Boa tarde. Sou técnica em enfermagem com especializações em instrumentação cirúrgica e anatomia humana. Gostaria de saber se eu consigo trabalhar em Portugal? Será preciso reconhecer meu diploma? Eles reconhecem o de técnico? Obrigada.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Tamires
      Como vai?
      Você poderá buscar essas informações junto ao órgão que regulamenta a sua profissão, a Ordem dos Enfermeiros, que comentamos aqui no post e, inclusive, indicamos o link.
      Um abraço e boas pesquisas

  61. Oi Priscila bom dia, muito útil seu site. Estava lendo tudooo!! Estou querendo morar com minha família em Portugal e sou fonoaudióloga. Onde eu vou p adquirir essa informação.? Obg.um abraço.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Fernanda
      Como vai? Agradeço o carinho
      O Fono, em Portugal, é chamado de Terapeuta da Fala. Você poderá procurar a Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala para solicitar uma orientação: http://www.aptf.org
      Boas pesquisas!

  62. Angela Lima em

    Bom dia,
    Amo deu Cultuga, leio bastante, e ajudou muito na primeira viagem a Portugal que fizemos o ano passado.
    Gostaria de saber se podes indicar um profissional que possamos contar para realizar a validação dos nossos diplomas de enfermeiros, pois estou me preparando para fazer o doutorado, e seria interessante para o intercambio já ter esse processo pronto.
    Gostaria de saber se podes indicar alguém que possamos contar para realizar esse processo para nós.
    Desde já agradeço.
    att
    ângela

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Angela
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho. Fico feliz que o Cultuga tenha sido importante para a sua viagem 🙂
      Um forte abraço

  63. Boa noite, eu tenho formação superior de tecnologia em radiologia médica, e queria passar um tempo fora do país. Só que tenho várias dúvidas, como se meu diploma é reconhecido em Portugal ou se precisar fazer alguma validação para estudar e trabalhar lá e o mais importante como faze lo.
    Att. João Eduardo

  64. Boa tarde, Priscila!
    Não estou conseguindo achar no site da ordem dos farmacêuticos um link no qual eu possa solicitar a lista de documentos para o reconhecimento profissional. Sou Farmacêutico há 12 anos e tenho intenção de me mudar para Portugal. Gostaria de saber se consigo exercer a minha profissão.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Gustavo
      Como vai?
      Você já contactou a ordem por e-mail e telefone? São eles que poderão orientá-lo se existe ou não essa possibilidade na sua área. No menu lateral, em “A ordem dos farmaceuticos”, você encontra todos os contatos da direção, seções, centros e delegações.
      Um abraço

  65. Gláuber Azeredo em

    Boa tarde, moro em Portugal e sou formado em técnico em electrotécnica no Brasil posso transferir meu diploma para trabalhar na minha área para aqui onde moro em
    Portugal? Espero urgente uma resposta.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Gláuber
      Como vai?
      Infelizmente, não conheço a sua área de atuação. Visto que está em Portugal e tem urgência nessa questão, você já levantou quais são os órgãos ou escolas que atuam e regulamentam a sua área no país? Busque também por colegas da sua área. São eles que poderão responder a sua dúvida.
      Um abraço e boas pesquisas!

  66. Olá boa noite .e o seguinte tenho uma amiga que veio para Portugal a 2 meses a um mês atraz ela tirou o curso de unhas de gel aqui em Portugal .o facto de ter tirado essa formação profissional pode ajuda lá na legalização?aguardo uma resposta obg

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marisa
      Como vai?
      Creio que essa questão não se aplica. O visto de estudante atua somente no período do curso (e não são todos os tipos de curso que podem ser vinculados a essa solicitação). O ideal é sugerir que a sua amiga busque o SEF para tirar as dúvidas relacionadas a permanência no país.
      Um abraço

  67. vanios ap lameu em

    boa noite priscila tudo bem sou segurança aqui no brasil tenho curso de vigilane to indo pra portugal esse curso,profiçao pode ser usado la ou validado la?
    ou terei de fazer la?

  68. Ricardo Rodrigues em

    Olá. Sou psicólogo também e queria passar um período na europa. Dependendo das circunstâncias até ficar de vez. Pode ser Portugal ou até Inglaterra, já que o sistema nacional de saúde de lá paga os doutorandos para estudar, já encaminhando-os dentro do sistema de saúde. Consegui aprovação na British Psychological Society. Já em Portugal não consegui as mesmas informações e nem saber se há correspondente tratamento pelo SNS (Sistema Nacional de Saúde). Meu objetivo mesmo era poder ter equivalência e trabalhar. E o doutorado seria uma porta para tanto, via NHS (National Health Service).

    Da postagem do currículo traduzido de forma juramentada, até a aprovação de membro (graduate membership) não foi mais que um mês ou no máximo 6 semanas.

    Recentemente foi assinado um acordo que facilita o reconhecimento dos profissionais de Portugal e do Brasil, facilitando mais ainda a questão bi-lateral entre os dois países. Espero que funcione.

  69. Boa tarde,

    Sou Luis médico veterinário moro atualmente no Brasil, estou retornando para Itália no próximo ano.

    Resumindo meu caso:

    Tenho cidadania Italiana
    Sou formado Medicina Veterinária no Brasil há 11 anos
    Tenho toda documentação para legalizar na Itália porém na Itália é muito burocrático e demorado

    Documentos são:
    históricos escolar 1º e 2º grau
    Grade curricular da universidade
    Histórico da universidade
    Diploma
    Carta do conselho de veterinária do Brasil

    obs. todos esses documentos são reconhecidos e legalizados pelos cartórios aqui no Brasil.
    depois de tudo pronto levei no consulado fiz a tradução e legalização no consulado Italiano.

    Gostaria de saber como funciona para conseguir reconhecer minha profissão em Portugal e assim
    conseguir trabalhar na europa como veterinário.

    Att,

    Luis

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Luis
      Como vai?
      Aqui nesse artigo falamos justamente desse assunto e apontamos, inclusive, a ordem responsável pela sua área de atuação, para que possa levantar a informação que precisa.
      Um abraço!

  70. Ola Priscila sou engenheiro electrico ,alias sou mestre,formei me nos estados unidos omo faço para validar o meu diploma em poetugal tenho dupla cidadania e pretendo me mudar para lá,ajuda?

  71. Riuza Aparecida Tiago em

    Boa tarde,morei sete anos em portugal,no seixal,voltei faz. Tres anos,devido as dificuldades do brasil,pretendo retornar em breve,queria saber se o curso tecnico de radiologia aqui vale ai,como faço pra trabalhar nessa area ai e o que tenho que fazer pra validar o curso,parabens por este trabalho nos ajuda bastante,bjs e obrigada.

  72. Alguém poderia me dizer como está o mercado de trabalho na área Contábil em Portugal?
    Não consegui achar uma informação até agora que me esclarecesse isso. :/

    • Também procuro informações sobre trabalhos na área contábil.

      Sou graduado em Ciências Contabeis e pós-graduado em Auditoria.

      Atuo no ramo de Auditoria, consultoria empresarial e gestão de projetos.

      Gostaria de receber informações.

      Grato

  73. Ola, Priscila, tudo bem? Vc sabe dizer se, com essa nova lei de validacao de diplioma em Portgal, pra fazer o reconhecimento do diploma continua sendo necessario enviar os documentos para o consulado?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Debora
      Tudo bem? Por aqui está tudo joia!
      Não estou por dentro dessa nova lei de validação do diploma.
      Um grande beijo

  74. AIDÊ SUZART ARGOLO DO ESPIRITO SANTO em

    Priscila, existe em Portugal algum órgão que se relaciona com a profissão de turismólogo? Qual seria? Tem um site?
    Muito obrigada

  75. maria amelia de oliveira em

    ola, sou formado em licenciatura e bacharelado em geografia, pretendo morar em portugal, como faço para poder trabalhar na minha área, pesquisa e educacao. ,

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Maria Amelia
      Tudo bem?
      Aconselho que procure colegas da sua profissão ou universidades da sua área de atuação para perguntar como funciona o seu mercado.
      Um grande abraço

  76. Sou dentista e gostaria de saber como validar
    Meu diploma pra trabalhar em Portugal? Pode me ajudar quais são os passos que devo tomar ?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, David
      Como vai?
      Aqui nesse post há a indicação da Ordem dos Médicos Dentistas. Eles poderão orientá-lo com relação a sua profissão.
      Um forte abraço

  77. Douglas Nunes Majewski em

    Bom dia Priscila, achei muito útil o seu post, mas fiquei com uma dúvida, estou querendo me mudar, estou formado em técnico em mecânica queria saber se o meu curso é valido em Portugal.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Douglas
      Tudo bem?
      Infelizmente não tenho conhecimento sobre a sua área de atuação. Você já buscou colegas em grupos no Facebook ou no Linkedin? Pode ser que você consiga encontrar alguém na mesma situação que a sua para orientá-lo ou, então, procure por uma escola portuguesa que ofereça o mesmo curso de sua formação para perguntar.
      Um grande abraço

  78. Thiago Costa em

    olá, tenho certificado do curso de cabeleireiro que tirei no brasil. gostava de saber se posso validá-lo em portugal. pretendo abrir meu próprio salão.

    com os melhores cumprimentos

    Thigo Costa

  79. Elisângela Cardoso em

    Conheci Portugal e fiquei encantada… Me senti em casa. Sou pedagoga e gostariia de saber como faço para validar meu diploma em Portugal, pois pretendo ir para morar e atuar na área.

  80. Ola boa tarde, sou técnico em raio-x e quero saber se posso trabalhar em portugal nesta minha profissão ,grato.

  81. Bom dia,
    Gostaria de saber se o técnico em enfermagem aqui no Brasil equivale à algum curso técnico em Portugal, como o auxiliar de saúde. É muito difícil de achar resposta pra essa pergunta pela internet, informações não muito completas.
    Aguardo ansiosamente resposta,
    Giullia.

  82. Raphael de carvalho em

    Bom Dia, meu Nome é Raphael carvalho e tenho planos desse ano ir para Portugal.
    Tenho lido sobre a convalidação de várias áreas profissionais, porém não encontro a respeito da área de aviação,
    Sou formado em ciências aeronáuticas em uma faculdade particular e todas as licenças de piloto válidas.
    Poderia me dar um auxílio à respeito dessa questão ?
    Muito obrigado , Pricila!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Raphael
      Tudo bem?
      Eu não tenho domínio sobre a sua área de atuação. Encontrei esse sindicato no Google, veja se é direcionado ao seu trabalho: http://spac.pt/
      Um grande abraço

  83. Muito Bom ter uma pessoa tão ao acesso como você se proproe Priscila ! Parabéns !!
    Queria perguntar sobre o mercado de Educação física, não sei se você tem conhecimento sobre, mas
    a profissão e reconhecida por ai ?
    Existe aula nas escolas para crianças ?
    nas academias e com o YOGA e possível ter empregos e salários razoáveis ?
    desculpa o numero de perguntas
    grata
    Livia

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Livia
      Tudo bem?
      Agradeço o seu carinho 🙂
      Infelizmente não tenho conhecimento. O ideal mesmo é entrar em contato com associações e órgãos que regulamentam a sua profissão, bem como professores e academias para que possa ter essas informações. Veja se aqui podem ajudá-la: http://www.appefis.org/
      Um grande abraço

  84. Priscila agradeço as informaçóes!!
    Sou licenciada em Artes Plásticas, no Brasil, professora de Artes. Fiz também uma espacializaçào em Escultura em Barcelona.
    Tenho interesse na equivalência / reconhecimento do meu curso em Portugal, Lisboa para trabalhar.
    Saberia me indicar onde encontro cursos nesta mesma área para que eu possa sondar a equivalência?

    Obrigado,
    beda

  85. Andrea Picolo Vicente em

    Olá Priscila, como vai?
    Sou de São Paulo, tenho cidadania portuguesa. Sou graduada em Estética e Cosmética, com pós graduação lato-senso em Acupuntura. Será que consigo trabalhar em Portugal na minha área? Existe a possibilidade de validar o meu diploma universitário e minha especialização?
    Espero que possa me auxiliar com informações.
    Desde já agradeço. Abraço.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Andrea
      Tudo bem?
      Infelizmente não tenho conhecimento, sua área é bastante específica. O ideal mesmo é entrar em contato com associações e órgãos que regulamentam a sua profissão, bem como profissionais da sua área de atuação que possam ter essas informações.
      Um grande abraço

  86. Boa noite Priscila!
    Parabéns pelo site!
    Gostaria de saber sobre a Fisioterapia em Portugal, como validar o diploma, o que é preciso fazer para exercer a profissão em Portugal? E para fazer um Mestrado em Portugal, basta entrar em contato direto com a universidade pretendida?
    Agradeço desde ja!
    Um abraço

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Poli
      Tudo bem?
      Aconselho a leitura aqui dos comentários desse post. Já foi discutido sobre Fisioterapia. As informações podem ajudá-la 🙂
      Para o mestrado, sim! Entre em contato com a universidade que deseja para solicitar as informações referentes ao ingresso, pois varia de acordo com o curso e a universidade.
      Um abraço

  87. Olá Priscila tudo bem? Moro em Portugal a quase doze anos, cheguei domingo agora do Brasil e vim com a ideia de voltar ao Brasil para fazer um curso técnico de radiologia, mas não sei como funciona aqui depois do curso, pois acho que aqui essa profissão é só com faculdade. Vc consegue me ajudar? Obrigada.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Katia
      Tudo bem? Por aqui está tudo certo!
      Creio que somente os colegas da sua área podem oferecer as informações que procura. Não tenho conhecimento sobre a área de radiologia.
      Um grande abraço

  88. ola tudo bem?

    eu estou fazendo curso tecnico de massoterapia no senac
    e meus pais pretendem ir pra portugual daqui a dois anos e gostaria de saber se o curso vale la ou se vou ter que fazer tudo de novo
    entao vale? obrigada

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Valeria
      Tudo bem?
      Aconselho que procure a secretaria do seu curso ou cursos similares em Portugal para que possa se informar de que maneira poderá fazer uso dos seus estudos.
      Um grande abraço

  89. Marcus Soares em

    Olá, Priscila Roque!

    Parabéns pelo site Cultuga, ele é fascinante! Portugal, pra mim, tem feito parte dos meus sonhos, em todos os sentidos: Cultura, culinária, aperfeiçoamento profissional, mas especialmente em qualidade de vida.
    Sou professor de História e anelado estar nestas terras. Trabalho com educação e tecnologia e, se possível, gostaria de sua ajuda para saber como está o mercado em edução, se possível.

    Um abraço.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marcus
      Tudo bem?
      Agradeço tamanho carinho 😀
      Infelizmente não tenho conhecimento sobre a sua área de atuação. Creio que o ideal seja procurar por colegas da sua área (veja no Linkedin, por exemplo, ou em grupos de imigrantes no Facebook) ou universidades para que possa estreitar os seus contatos.
      Um grande abraço

  90. Olá Priscila! Tudo Bem! Meu nome é Maria. Tenho cidadania portuguesa. Pretendo me mudar com minha familia para Portugal ainda esse ano. Há dez anos sou contadora no Brasil. Aqui tenho a carteira do CRC – Conselho Regional de Contabilidade que me permite exercer a profissão. Não tenho pretensão de fazer mestrado ou doutorado em Portugal, mas gostaria de ser reconhecida como contadora. Como faço para validar minha profissão no órgão responsável? Desde já agradeço sua atenção. Obrigada. Maria

  91. Boa tarde Priscila, meu nome é Marcos. Sou formado em administração de empresas. O órgão responsável aqui no Brasil é o CRA. Qual o órgão que regulamenta minha profissão em Portugal?
    Obrigado

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marcos
      Como vai?
      Não tenho conhecimento sobre a sua área de atuação. Creio que o ideal seja buscar a sua especialização ou então as universidades portuguesas que oferecem um curso similar a aquele que se formou no Brasil para buscar orientações.
      Um abraço

  92. Olá, parabéns pelo site!!
    Eu sou formado em Publicidade e Propaganda aqui no Brasil, em Portugal o meu diploma vale, ou é preciso validar ele.
    Não encontrei nada que fale sobre essa profissão, se puder me ajudar agradeço.
    Obrigado.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Pedro
      Tudo bem?
      Agradeço o carinho pelo conteúdo do Cultuga!
      Você já tentou o contato com a Associação Portuguesa das Agências de Publicidade (http://www.apap.co.pt/)? Penso que talvez eles possam orientá-lo.
      Um grande abraço

  93. Bom dia, estou iniciando o curso Técnico em Radiologia, e gostaria muito de poder atuar em Portugal, onde consigo saber se é possível aceitar minha formação ? Att, Marcelo.

  94. Boa noite,

    Eu sou formada em Design de Interiores aqui no Brasil, como funcionaria a validação do meu diploma ai?
    caso eu queira fazer uma pós graduação ou ate mesmo um mestrado, posso levar minha familia?
    pode me auxiliar aonde acho cursos voltados a minha area ??

    Desde ja agradeço!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Thayna
      Tudo bem?
      Aconselho que procure por colegas da sua área de trabalho no Linkedin ou por meio de grupos de imigrantes no Facebook para que eles possam orientá-la. Não conheço o mercado da sua área de trabalho.
      Sobre a procura por cursos, você poderá pesquisar sobre as opções, formas de ingresso e bolsas por esses três sites, que são excelentes:
      https://www.dges.gov.pt/pt
      http://uniarea.com/
      http://www.studyinlisbon.pt/
      Um grande abraço

    • Olá! Tenho uma amiga com a mesma dúvida que a sua.. você conseguiu alguma informação? Se souber de algo também posso avisar.. Obrigada

  95. Boa tarde, sou Portuguesa e vim para o Brasil morar, fiz curso superior de Biomedicina e gostaria de saber qual o orgão responsável pela reconhecimento profissional do meu curso. Teria como me informar quais os passoa a seguir? obrigada e parabenizo pelo trabalho de esclarecimento prestado.

  96. Olá. Preciso de uma ajuda.

    Primeiramente, parabéns pelo site é muito esclarecedor.

    Estou cursando tecnólogo em comércio exterior sabe se é aceito em Portugal como curso superior?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Camila
      Tudo bem?
      Agradeço o seu carinho!
      Eu realmente não sei respondê-la. Creio que o ideal é buscar por cursos similares ao seu em Portugal para verificar essa questão.
      Um grande abraço

  97. Bom dia,
    Seu site e muito bom!!!
    Sou contadora e acabo de me casar em Portugal e estou me mudando para Portugal agora, voce saberia me ajudar como faco para reconhecer a minha profissao ai? Pois contabilidade em portugal e um curso tecnico e nao licenciatura.
    Obrigada,

  98. WILIAM MIRANDA DE SOUZA em

    Olá, Estou me formando em educação física, licenciatura.
    Gostaria de saber se eu posso exercer em portugal ou terei q fazer uma faculdade em portugal. OBrigado

  99. Olá!!! Sou descendente de portugueses e espanhois, formada em Enfermagem, já atuando na área. Gostaria de maiores informações sobre validar meu diplomaí e conseguir trabalho aí… Pode me ajudar??? Obrigada!!! Ótimo site!!! Adorei!!!

  100. ola boa tarde, eu e meu esposo estmaos pensando em migrar p Portugal, hj estou como dona de casa, entao o que arrumar ai blz, mas meu esposo é policial militar, seria possivel ele conseguir emprego na area dele? fico no aguardo obrigada!!

  101. Arnaldo A. da S. Gama em

    ótimo tudo que vc escreve, eu gostaria de saber se vc sabe se é preciso fazer algo em relação a certificados profissionalizantes para levar a portugal

  102. Bom dia,
    Quero morar em Portugual e sou formada em Comunicação Social Bacharel em Relações Públicas. Como faço para validar meu diploma e transferir meu registro de classe? E meu esposo é formado em Design de interiores e em Ténico de Edificações com registro no CREA , como validar e registrar? Agradeço desde já,
    Micheline

  103. Sandra Costa em

    Olá, boa tarde! Sou Psicanalista formada no Brasil e, gostaria de saber se posso exercer minha profissão em Portugal? Desde já obrigada.

    • Raquel Figueiredo em

      Olá, Sandra. Estou tentando descobrir também. Caso tenha mais informações, pode por favor compartilhar? Abraço, Raquel.

  104. laiz campos em

    Bom dia! estou querendo ir morar em Portugal com meu marido e filho pequeno em breve. Sou formada em pedagogia plena (ensino jardim de infância ao 5 ano do fundamental) para dar continuidade a minha carreira de professora eu preciso validar meu diploma? como é o processo para conseguir um emprego nessa área?
    Desde já agradeço a atenção. grande beijo!

  105. Beatriz Thompson Castelo Branco em

    Tenho uma sincera dúvida, ficaria grata se alguém a respondesse!!!
    Caso a pessoa tenha formação de ensino superior (Universidade) em Enfermagem ou Odontologia e quer ir trabalhar e residir em Portugal o que ela deve fazer primeiro: procurar um emprego lá ou validar o diploma brasileiro em Portugal? Caso eu arranje um emprego lá com um dos cursos (Enfermagem ou Odontologia) sendo de necessidade obrigatória, mas ainda não tiver validado o meu diploma, eu estaria agindo ilegalmente? Nesse caso, qual seria o certo a fazer? Ainda tenho dúvida sobre essas ordens, teria que entrar nas Ordens (de Enfermagem ou Odontologia) antes de exercer a profissão em Portugal ou pode se inscrever depois, quando já está exercendo a profissão? É obrigado a participar dessas Ordens? Por favor, ajudem-me!!! Obrigada desde já! (Dúvida de uma brasileira sem cidadania Portuguesa).
    Aliás, ótimo site!!!

  106. Olá, Priscila tudo bom?
    Parabéns pelo site e pela atenção que você dar a todas as perguntas.
    Meu esposo Mestre, já deu aulas em Universidades Brasileiras nas Disciplinas de Qualidade, Administração … Você acredita que ele conseguiria lecionar em Portugal?

    Qual seria o site para verificação?

    Grata Pela atenção.

  107. Elias Maciel em

    Boa tarde Priscila!

    Gostei deste site informativo que você criou.
    Bem eu sou formado em Bacharel em Farmácia, desde 2010, desejo muito ir para Portugal para trabalhar em minha profissão, mas não tenho ideia como fazer os tramites legais para pedi equivalência do meu curso e mim cadastrar na Ordem dos Farmacêuticos.
    Por favor teria como você mim ajudar com essas informações, pois minha irmã esta indo para Portugal em Junho deste ano e queria ver se por meio dela teria como pedi equivalência do meu curso de farmácia.
    Se você preferir posso te passar meu whatsApp.
    Desde já fico muito grato!

  108. Ola!!
    Gostaria de saber informacoes sobre equivalencia de diploma, e autorizacao de trabalho para Psicologos e psicanalistas brasileiros em Portugal?
    Onde posso pesquisar isso? Obrigada!

    • Raquel Figueiredo em

      Olá, Leticia.. Também estou procurando essa informação para psicanalista. Se tiver alguma orientação e puder por favor compartilhar. Abraço, Raquel

  109. Olá tudo bem !!! Sou instrutor de trânsito aqui no Brasil, gostaria de saber se eu consigo reconhecer essa profissão ai em Portugal, já que não é ensino superior? Muito obrigado por enquanto

  110. Marcella Maciell em

    Olá boa tarde… Sou formada em psicologia, posso exercer minha profissão em Portugal legalmente sem problemas?
    Desde já agradeço a atenção.

  111. Ana Carolina Raimondi em

    Olá obrigada pelo esclarecimento, está me dando uma luz e tanto, principalmente pelo órgão responsável. Gostaria de uma ajuda, no Brasil sou fonoaudióloga especialista em Audiologia.
    Em sua relação dos Órgãos responsáveis não vi nada próximo a minha área, porém tenho visto que a minha profissão aí é considerada superior politécnico.
    Em sites de emprego vejo muitas oportunidades para Audiólogo, Audioprotesista e para Licenciatura em Audiologia. Gostaria de uma ajuda para esclarecer se há diferenças na formação entre esses profissionais.
    Se para a minha equivalência de currículo seria mais viável através do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos ou se através de algum instituto Politécnico. E se conhecem algum nessa área de formação.
    Ainda não obtive essa resposta pelas minhas pesquisas.
    Qualquer outro retorno sobre a equivalencia da minha profissão aí ou alguma resposta acima, ficarei muitissimo grata.
    Abraços.

    • oi Ana, tudo bem?
      Também sou fono, especialista em Audiologia e estou em contato com a Apta para uma possível mudança para Portugal. Podemos conversar melhor e trocar as informaçoes sobre a nossa profissao lá se vc quiser. Estou encaminhando meu histórico para validaçao do diploma. Caso queira manter contato me add o face: Jennifer Echeverria Fernandes, ficarei muito feliz com essa troca. Um abraço.

  112. Claudia Roque em

    Muito boa tarde Priscila.
    Fiz no Brasil pela Escola da Hipnose um curso avançado de Hipnoterapia Clinica. Possuo meu devido registo junto a associação dia Terapeutas.
    Como cidadã portuguesa, gostava de saber que poderei exercer minhas funções em Portugal.
    Melhores Cumprimentos,
    Claudia Roque

  113. Marines Hines Choueri em

    Olá sou Assistente Social e vi a diferença entre validação e reconhecimento profissional, gostaria de exercer minha profissão em Portugal, mas não sei qual o orgão ou instituição que devo procurar para reconhecer meu diploma no País

    • Boa tarde,
      Como vi que a pergunta da colega Assistente Social não foi respondida, gostaria de fazer a mesma pergunta. Como exercer a profissão de Assistente Social em Portugal?

  114. boa tarde, gostaria de saber sobre o emprego de vigilante em Portugal! tenho o curso aqui consigo trabalhar la normal? o

  115. SEBASTIÃO SAVIO em

    OLA SOU OPTOMETRISTA GOSTARIA DE SABER SE E ACEITO EM PORTUGAL SENDO FORMADO NO BRASIL E COMO FAÇO ? OBRIGADO

  116. Jefferson Martins Gonzaga em

    Bom dia Priscila!
    Em primeiro obrigado pelas orientações e informações…
    Sou Formado em Enfermagem com Pós em Estomaterapia e gostaria de saber como posso solicitar meu reconhecimento profissional em Portugal para assim buscar uma recolocação profissional no País, e quais seriam os sites para a realização do mesmo.
    Obrigado!

  117. Ricarochaves0303@gmail.com em

    oi tudo bem.
    Sou formada em técnico em radiologia.
    Gostaria de saber cê posso exercer minha profissão em solo português

  118. Patrícia Ataíde em

    Olá,
    Parabéns pela excelente iniciativa do site, sou farmacêutica, moro em Belém -PA, pretendo morar em Porto, gostaria de informações sobre o reconhecimento da minha profissão no país, não consegui encontrar o contato para enviar e-mail para a ordem dos farmacêuticos.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Patrícia
      No site indicado aqui no post, da Ordem dos Farmacêuticos, tem todos os contatos de e-mails e telefones – inclusive das seções regionais.

  119. Fernanda Torres em

    Ola Fonoaudiologa, especialista em Audiologia… tenho muito interesse em ir trabalhar lá! gostaria de detalhes para a minha profissao!

    Obrigada

  120. Marcelo Lopes Avila em

    Ola boa tarde gostaria de saber se vale a pena passar um tempo em Portugal trabalhando sou técnico em eletrônica e também gostaria de saber caso eu decida ir a Portugal se tenho como validar meu curso .

    desde já fico no aguardo.

  121. Bom Dia,
    Adorei o post, obrigada.
    Vocês tem um site / lugar em que eu possa encontrar as universidades que tem os cursos de Tecnologia da Informação? Pois pelo que já li, tenho de fazer a equivalência em uma universidade de Portugal, e mesmo pagando, a universidade pode negar.
    Por isso gostaria de procurar uma que tivesse o currículo/carga horária mais parecida com a minha.

  122. Bom dia, Priscila. Tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo site! 🙂

    Sou formado no Brasil em Comunicação Social (Cinema), trabalho com produção audiovisual e gostaria de trabalhar na área em Portugal. Sabe dizer qual instituição devo procurar para obter o meu reconhecimento profissional? Tenho cidadania portuguesa, algo muda? Procurei na sua lista de instituições, bem como nos comentários e em outros sites da internet e não encontro.

    Grande abraço.

  123. Olá Priscila,

    Sou formado em administração de empresas no Brasil e estou tentado achar um site ou um telefone do Direção-Geral da Administração sabe alguma informação para me ajudar?

    Parabéns pelo site

  124. Digo Barbeta em

    Boa tarde.
    Sou formado como tecnologo em gestão ambiental e nos links dos órgãos da materia não consegui localizar.
    Seria possivel me ajudar?
    Fico grato pela atenção

  125. Iris sacramento em

    Olá Priscila!
    Primeiramente boa tarde!
    Me chamo
    Iris Sou estudante de educação física e gostaria de saber qual, seria o site para que eu possa estar informada sobre trabalhar em Portugal nessa área, pois tenho pretensão de atuar como Educadora ou até mesmo como personal trainer lá fora .
    Obrigado e parabéns pelo site!

  126. boa noite Priscila
    sou formado em eletrotécnico aqui no Brasil.
    com meu Crea em mãos consigo em Portugal alguma instituição que faça validação desse documento para que ele possa ser utilizado por lá ou tenho que realizar um novo curso de formação nas regiões portuguesas?
    Obrigado

  127. Larissa Fernanda em

    gostaria de saber se meu curso técnico de prótese dentária é válido em portugal? e como eu faço se tiver que validar, desde já agradeço pela atenção!

  128. Oi Priscila,

    Primeiramente parabéns pelo site, conteúdo muito útil e muito claro!
    a minha duvida é semelhante a do Diego, acima.
    Tenho curso Técnico em Eletrônica.
    Estou indo para Portugal, dar um recomeço na minha vida e seguir meu sonho de estudar Fotografia.
    Queria saber, se com o curso técnico em eletrônica, fica mais fácil conseguir emprego e se é necessário algum tipo de validação do certificado e CREA também.

    Desde já, muito obrigado.

  129. Ricardo Morais em

    Bom dia,
    assim como o companheiro acima,
    tenho um curso técnico em eletrotécnica aqui no Brasil.
    E gostaria de saber se com meu Crea em mãos consigo em Portugal alguma instituição que faça validação desse documento para que ele possa ser utilizado por lá ou tenho que realizar um novo curso de formação nas regiões portuguesas?
    Grato.

  130. Michelle santos em

    Parabéns pelo site
    Priscila meu marido é Técnico em Radiologia Médica gostaria de saber o que fazer para validar esse curso e exercer a profissao aí,me ajude por favor.
    Desde ja agradeço

  131. LAURA VANESSA MORAIS SCHWARTZHAUPT em

    Olá parabéns pelo site! Eu e meu marido estamos planejando ir morar em Portugal. Eu sou Técnica de Enfermagem firmada há 07anos e em 2019 termino a graduação em Psicologia pela Ulbra. Meu marido se forma em 2018 em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Minha pergunta é : psicologia e enfermagem são reconhecidas aí? Meu diploma tem validade? Posso exercer a profissão? Sei que meu marido pode trabalhar na área da TI. Mas eu consigo emprego? Beijos

  132. Ola Pricila, voce saberia como faço pra validar meu diploma de Tecnico em Radiologia Medica em PT? Por ser um curso tao atípico nao encontrei muita coisa sobre o assunto. Agradeço desde ja!

  133. Flávio Figueiredo em

    Oi Priscila, tudo bem?
    Muito legal suas dicas! Eu e minha esposa estamos querendo morar em Lisboa. Sou jornalista e ela Nutricionista. Gostaríamos de saber se nossas profissões são válidas em Portugal ou precisamos completar nosso curso.
    Obs: Procurei nos comentários mas não achei respostas para essas áreas.

    Obrigado

  134. Magda Aparecida Pereira Ruas em

    Ola Priscila, tudo bem?

    Quero saber se Técnico de Enfermagem e válida em Portugal.

    Obrigada

  135. jose carlos batista filho em

    Bom dia, tudo bem?

    Sou técnico em segurança do trabalho e gostaria de saber se existe essa profissão em Portugal, se caso sim como reconhecê-la e em quais sites consigo me candidatar a vagas de emprego?

    Muito Obrigado
    José Carlos

  136. Oi, sou Instrumentadora Cirúrgica e gostaria de saber se minha profissão pode ser reconhecida lá fora. Há a possibilidade de exercer minha profissão em Portugal?

  137. César Bomfim em

    Boa tarde Priscila TD bem?
    Gostaria de saber sobre a profissão de Educação Física aí em Portugal, pois sou formado aqui no Brasil e gostaria de saber como faço para validar o diploma aí!
    Obrigado.

  138. Parabéns pelo site!!!

    Tenho formação em técnico eletrônico e também de engenharia elétrica. Hoje trabalho na área de manutenção industrial em uma empresa de auto peças.
    Consigo arrumar na área? Como reconheço meu curso de técnico eletrônico? Pois não sei se há cursos técnicos e também não sei qual a faixa salarial para técnicos.
    Vocês podem me orientar?

    • Rafael Boro

      Olá, Renato
      Tudo bom?
      Infelizmente, não tenho conhecimento sobre a sua área de formação e atuação.
      Um abraço

  139. Marcelo Mendonça Machado em

    Olá Priscila, tudo bem?

    Gostaria de saber da área de administração de empresas e a validação de diploma.

    • Rafael Boro

      Olá, Marcelo
      Tudo bem e como você?

      Infelizmente, não tenho conhecimento sobre a sua área de atuação. Tente buscar informações com as universidades portuguesas que oferecem um curso como esse ou similar.
      Um abraço.

  140. boa noite , sou tecnica em estetica pelo Senac aqui no Brasil e estou indo para Portugal pois meu marido tem familia e dupla cidadania ,gostaria de saber se no meu caso eu teria que fazer algum outro curso ai ,para validar o meu certificado? Obrigada.

  141. Sou formado em Técnico em Segurança do Trabalho e gostaria de saber, se existe possibilidade de validar o meu diploma em Portugal?

    Obrigado.

  142. ola boa tarde, tudo bem no Brasil tenho formação de técnico de enfermagem, e curso faculdade de direito estou no segundo ano, gostaria de saber se em Portugal existe a profissão de técnico de enfermagem, e como faço para reconhecer a mesma, e sobre a faculdade de direito para transferir e se tem como aproveitar matérias, tenho muita vontade de ir embora, o que devo fazer, obrigado.

  143. Olá!
    Vi que éjornalista e especialista. Encontro-me em situação similar: sou bacharel em Comunicação Social-publicidade e propaganda e especialista (pós-latu) em TIC’s.
    Não achei onde posso registrar meu diploma de pós, só acho para mestres e doutores.
    Seria nos institutos politécnicos?
    Grata

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Soraia
      Como vai?
      A Priscila não validou o diploma dela aqui. Infelizmente, não podemos ajudá-la.
      Um abraço

  144. Olá, gostaria de saber como fazer para exercer a função de ator em portugal sendo formado e tendo certificado do Brasil. OBRIGADO !!!

  145. Giuliano Barbaro em

    Boa tarde,

    Parabéns pelo site CULTUGA, vocês fazem a diferença na vida de muita gente…

    Gostaria de saber se o DRT de ator é válido em Portugal, estou me formando no final do ano e estou indo morar em Portugal em MAIO de 2018.

    Sabem se é um bom mercado ?

    Obrigado, e novamente PARABÉNS !

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Giuliano
      Tudo bem?
      Infelizmente, não sei se o DRT de ator é válido aqui em Portugal.
      Um abraço e boa sorte

  146. Olá, sou Assistente Social no Brasil e gostaria de dicas (se possível) para validar minha profissão em Portugal. Minha família tem planos de se mudar no segundo semestre de 2019.
    Parabéns pelo trabalho de vocês no Cultuga.

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Ligia
      Tudo bom?
      Não sei como você pode validar o diploma de assistente social, infelizmente. Veja se na sua universidade há informações ou com outros profissionais da sua área.
      Um abraço

  147. Vinicius Amorim em

    Prezada Priscila, boa noite!

    Gostaria muito de saber se consigo validar meus curso em Portugal e qual órgão procurar, tenho as seguintes formações, curso técnico em mecânica industrial com CREA, Superior de Tecnologia em Logística e pós graduado em administração empresarial, e idioma inglês. Como faço para ir trabalhar e residir em Portugal o que eu devo fazer primeiro: procurar um emprego lá ou validar os diplomas brasileiros em Portugal? Caso eu arranje um emprego lá com um dos cursos, sendo de necessidade obrigatória, mas ainda não tiver validado o meu diploma, eu estaria agindo ilegalmente?

    Desde já agradeço, parabéns pelo site!

    • Rafael Boro

      Olá, Vinicius
      Tudo bem?
      Como seus cursos são técnicos e não “clássicos”, indico que você procure os sites das universidades portuguesas que ofereçam cursos parecidos aqui e pergunte se é possível essa validação.
      Um abraço e boa sorte!

  148. Olá meu nome é Priscila
    Tenho uma dúvida no Brasil tirei o curso técnico em enfermagem ,trabalhei num pro to socorro em um hospital eu consigo algum serviço em Portugal nesta área?

  149. Ronald de Medeiros em

    Olá, Priscila. Desejo saber se a profissão do técnico de enfermagem é regularizada em Portugal e se é possível o apostilamento do certificado.
    Att,
    Ronald de Medeiros

  150. Antônio Carlos em

    Priscila
    Boa tarde,

    Sou corretor de seguros e a minha licença é para trabalhar com todos os seguimentos em seguros, como faço para equiparar a minha profissão com a de Portugal?

    Obrigado.

    • Rafael Boro

      Olá, Antônio
      Como vai?
      Infelizmente, não sei. Aconselho que entre em contato com seguradoras para tirar essa dúvida.
      Um abraço

  151. vcs sabem informar como se existe possibilidade de validar diploma de curso tecnico?
    sou tecnica de enfermagem e gostaria de saber se tem como validar o diploma do curso ai

  152. JANE CRISTINA DA SILVA em

    Olá Boa noite
    Sou cabeleireira,aqui no Rio
    Será que consigo trabalhar aí na minha profissão e como faço para legalizar aí.
    Obrigada

    • Rafael Boro

      Olá, Jane
      Como vai?
      Aconselho que você procure profissionais da sua área aqui em Portugal. Há muitos salões de beleza no país.
      Abraço

  153. Boa noite! gostaria de saber se o meu diploma de tecnico de radiologia tem validade em portugal,ou se tenho que ir ao consulado para fazer algo.
    Grata : Gisele

    • Olá Rafael e Priscila!
      Eu vi várias perguntas sobre a área de técnica de enfermagem mas sem resposta, eu sou mecânico de aeronaves e recebi uma proposta para trabalhar em Lisboa na área de aviação, mas queria saber se minha esposa conseguiria trabalhar na área de técnica de enfermagem ela trabalha à cinco anos como técnica de enfermagem em hospital aqui no Brasil, queria saber também sobre escola se o custo é muito alto ou ensino público é de boa qualidade.
      Obrigado!

  154. Olá Priscila, Bom dia!
    Sou Corretora de Seguros aqui no Brasil e gostaria de me mudar para Portugal. Sabe me informar se meu registro é válido em Portugal? Ou como posso trabalhar no país no meu ramo de atuação? Um beijo.

    • Rafael Boro

      Olá, Lucimara
      Como vai?
      Infelizmente, não sei. Aconselho que entre em contato com Corretoras de Seguros para tirar essa dúvida.
      Um abraço

  155. Mauricio Lopes em

    Olá, sou corretor de seguros especializado em Vida e Previdência.Gostaria de saber se para esta atividade de corretagem eu teria equivalência de registro como a SUSEP por aqui. Li em alguns anúncios uma parceria dizendo que este mercado está aberto e poderia usar o registro que já possuo,porém não sei a veracidade. Vocês conhecem algo do tipo ?

    Agradeço desde já.

    Maurico

  156. Olá, parabéns pelo site, ótimas matérias. Tenho uma pergunta. Trabalho na área de segurança privada, vigilante, é possível fazer o reconhecimento desta profissão? Ou terei que fazer novo curso em Portugal. Muitas vagas de emprego nesta área falam no MEI poderia dizer do que se trata.

  157. Sou formada em técnica radiologia no brasil , alguém sabe me dizer se posso atuar em Portugal ? E o que eu preciso fazer de documentação ..
    tenho a cidadania portuguesa .
    Grata

  158. Jessica Lourenço em

    Olá Priscila, boa tarde!

    Olhando o seu site, entendi que podes me ajudar com a seguinte dúvida. Gostaria de saber sobre a área de psicologia em Portugal, me formo próximo ano no Brasil, e tenho interesse de fazer carreira na minha área em Portugal. Você pode me ajudar me passando algumas informações, e enviando algum site que me ajude!?

  159. Boa tarde, sou formada em Ciências Aeronáuticas, gostaria de fazer a homologação para exercer a profissão em Portugal. Poderia me informar qual órgão devo procurar? Não encontro nada no Google.
    Grata
    Stefanny

  160. Maiko Esteves em

    Bom dia muito prazer me chamo Maiko sou instrumentador cirurgico no Brasil e gostaria de saber sobre a profissao em Portugal.

  161. Olá. Tudo bem?
    Meu noivo e eu, estamos planejando morar em Portugal daqui a um ano e gostaria de saber se a nossa profissão é aceita lá ou se precisamos fazer a validação do diploma.
    Sou formada em Pedagogia e tenho duas pós de psicopedagogia e psicologia infantil.
    Meu noivo é formado em engenharia Civil.
    Por favor., nos ajude. ESTAMOS BEM Perdidos.

    Obrigada. Um abraço.

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Mariana
      Tudo bem e com você?
      Esse artigo trata, justamente, sobre o reconhecimento de profissões e validação de diploma em Portugal.
      Abraço

  162. Felipe Lourentino em

    Olá, Mariana!

    Ano que vem estarei de mudança para Portugal. Entretanto, eu ainda estou com dúvidas se posso exercer a minha profissão como publicitário normalmente, ou se preciso providenciar as documentações necessárias. Pergunto isso porque não vi na listagem disponibilizada por vocês, nenhum curso voltado a área de comunicação social, além do jornalismo, é claro.

  163. Olá
    Gostaria de saber se posso exercer minha profissão em Portugal que é a Optometria, ou se tenho que me especializar lá. Estou bem na dívida
    Pode me ajudar?
    Agradeço desde já

  164. Boa tarde, tudo bem
    estou terminando Técnico em turismo e gostaria de saber se consigo fazer o reconhecimento e trabalhar
    obrigada Elaine lima

  165. Ola sou tecnólogo em logística gostaria de saber onde consigo começar para validar meu diploma

  166. olá boa noite!
    alguém pode me informa aonde reconheço meu diploma de fonoaudiologia em Portugal to indo embora quero trabalha na área?

  167. Otávio augusto em

    Boa Noite Priscila, sou formado encosta educação física bacharelado, como faço parca validar meu diploma encosta Portugal ? Obrigado desde ja

  168. Elisângela Mazza em

    Oi,boa noite, não vi nenhum comentário sobre auxiliar de medicina dentária,eu sou auxiliar emsaude bucal (de dentista) aqui no Brasil e gostaria de saber como fazer p q minha profissão seja aceita aí em Portugal.Desde já agradeço, obrigada!

  169. Olá, boa tarde ! Gostaria de saber como funciona para validar o diploma de biomedicina e como é o campo de emprego. Obrigada

  170. Jefferson Gabriel em

    Bom dia!

    Gostaria de saber se em Portugal o profissional da área de técnico em Segurança do Trabalho no Brasil tem seu diploma reconhecido aí como profissão, ou é um curso de nível superior e não técnico como aqui? Também sou formado em Gestão de Recursos Humanos, mas como só teve duração de dois anos e meio, se eu fizer uma PÓS Graduação é aceito como complemento de tempo para ser reconhecido aí?
    Desde já, obrigado.
    parabéns pelo site.

  171. Suellen Ramos em

    Olá, Bom Dia.
    Gostaria de saber se em Portugal o Profissional Vigilante Patrimonial no Brasil tem seu Diploma reconhecido como profissão. E como faço pra ver isso.
    Desde já Agradeço pela atenção e parabéns por ter essa atitude em ajudar o próximo.

  172. Beatrice Bitencourt em

    Olá, Boa tarde.
    Sou formada em educação física (bacharel/licenciatura) e gostaria de exercer minha profissão em Portugal. Vocês saberiam me dizer sobre revalidação ou reconhecimento do meu diploma? Estou fazendo muitas pesquisas sobre o assunto mas não consigo achar nada concreto em relação a minha área.
    Obrigada!

  173. Rafael Moreira Cassiano em

    Olá

    Tudo bem?

    Primeiro, parabéns pelo site

    Sou formado e trabalho com Técnico em Segurança do Trabalho no Brasil há 10 anos, e ultimamente venho percebendo um grande campo de trabalho em Portugal.

    É possível trabalhar em Portugal com um diploma técnico do Brasil?

    Se sim, como devo proceder?

    Existe equivalência ou reconhecimento para o curso Técnico em Segurança do Trabalho?

    Desde já agradeço a atenção!

    Muito obrigado!

    Atenciosamente

    Rafael Moreira

  174. Israel de Souza Silva em

    Boa noite,

    Sou técnico em química com larga experiência, trabalho embarcado em plataformas de petróleo como técnico químico a mas de 11 anos, pesquisando na internet verifiquei que existem várias empresas ligadas a petróleo em Portugal, vocês sabem me informar se meu crq é aceito em Portugal para trabalhar e mais, sabem se existem assessorias para isso, ou ainda, qual o salário médio de um técnico químico para trabalhar com petróleo em Portugal?

    Fico no aguardo

  175. Pedro Henrique em

    Boa noite
    Me chamo Pedro Henrique, queria saber se a profissão de assistente social emPortugal tem espaço para a atuação?
    Desde já agradeço
    Excelente site

  176. Olá boa tarde , meu nome é Simone , estou me planejando para mudar para Portugal , trabalho como Técnico em Enfermagem ha mais de 10 anos devidamente legalizada ( COREN ) , porém não se trata de Nível Superior, minha dúvida é se com o diploma de Técnico consigo trabalho .

    Obrigado .
    Muito bom o site .

  177. Olá, adorei o site.
    Tenho uma dúvida, sabe me dizer se meu curso de técnico em segurança do trabalho aqui do Brasil vale em Portugal?
    Desde já, obrigada.

  178. Oi, Boa noite!

    Gostei muito do seu site.

    Gostaria de saber sobre auxiliar de veterinária, como que faz para validar o certificado ou qual o site eu posso procurar.
    Obrigada.

  179. Aryane Barros em

    Olá Bom dia, sou técnica em Radiologia,já olhei nos politécnicos sendo que aparece a área de medicina para eu iniciar o curso, pode me dizer se consigo fazer um curso ou algo parecido em Portugal para poder validar o meu diploma ?
    No Aguardo , Obrigada pelas ajudas do site !!

  180. pricila.1212@hotmail.com em

    Boa tarde!
    Sou formada em técnico de Radiologia diagnóstico, gostaria de saber se curso técnico é validado em Portugal?
    Se posso atuar na área?
    Me chamo Pricila!
    Desde já agradeço!

    • Boa tarde, gostaria de saber onde e se posso fazer a equivalência do curso técnico de radiologia?
      Obrigada desde ja

  181. Oarlei Tavanti em

    Olá
    Sou operador de empilhadeira de pequeno e grande porte e logistica aduaneira e gostaria de saber como faço para validar meu curso em Portugal

  182. SOU CORRETOR DE SEGUROS, TODOS OS RAMOS, NO BRASIL. MEU CERTIFICADO NÃO É ACEITO EM PORTUGAL. PRETENDO FAZER O CURSO DE CORRETOR NÃO VIDA ONLINE E FAZER A PROVA PRESENCIAL EM LISBOA. PASSADO NA PROVA E OBTENDO O CERTIFICADO, TEREI QUE ME CADASTRAR NAS SEGURADORAS PARA FAZER TREINAMENTO DOS PRODUTOS. COMO FAÇO PARA TER VISTO DE TRABALHO?

Deixe um comentário