Como procurar emprego em Portugal?

Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Muitas pessoas que pretendem morar em Portugal fazem a a seguinte pergunta quando estam pesquisando informações antes de mudar: como procurar um emprego em Portugal?

Artigo atualizado em setembro de 2017

Como procurar emprego em Portugal?

Em Lisboa, eu e o Rafa somos trabalhadores individuais. Portanto, temos uma atividade por conta própria, que são os serviços oferecidos aqui no Cultuga. Assim, a nossa experiência é um pouco diferente do que geralmente acontece. De qualquer forma, procurar emprego em Portugal com salários acima dos 800€ (o Salário Mínimo é de, aproximadamente, 600€), atualmente, é difícil, tanto para portugueses, como para estrangeiros, e em qualquer que seja a área.

Para se ter uma ideia, grande parte dos jovens portugueses que se formam nas universidades acabam por procurar oportunidades em outros países europeus, ou vão trabalhar em outro setor.

Entretanto, não é uma unanimidade e, na época da crise (2008-2015), há também muita gente crescendo e fazendo sucesso na atividade em que escolheu, sim.

Ao procurar uma vaga em Portugal, seja flexível. O sistema de trabalho e as burocracias são diferentes. Por isso, além de disposição e habilidade, tenha um diferencial para mostrar ao empregador e se tornar atraente para a empresa. Lembre-se também que é preciso estar com todos os documentos legais em dia. Caso contrário, dificilmente terá uma porta aberta.

Faça um bom currículo

Há um modelo de currículo profissional seguido em toda a Europa (veja alguns modelos preenchidos). O uso dele pode facilitar a sua comunicação com o empreendedor. Entretanto, não é uma regra, mas um facilitador em alguns casos.

Dependendo da sua área de atuação e do perfil da vaga que procura, um currículo mais simples e original, direcionado a aquela candidatura, pode ser uma opção ainda melhor. Lembre-se também que, em um currículo, é preciso saber adequar e limitar a quantidade de informações.

Consulte sites com vagas

Veja onde você pode visualizar vagas de emprego em Portugal na Internet:

Sapo – emprego.sapo.pt
Empregos online – www.empregosonline.pt
Empresso Emprego – expressoemprego.pt
Carga de Trabalhos – www.cargadetrabalhos.net
Alerta Emprego – www.alertaemprego.pt
Bolsa de Emprego Público – www.bep.gov.pt
Ofertas de emprego – www.ofertas-emprego.com
Net Empregos – www.net-empregos.com
Bons empregos – www.bonsempregos.com
Universia – www.emprego.universia.pt

* Não deixe de procurar por vagas também na rede social Linkedin

Candidatura espontânea

Se você não encontrou vagas de acordo com o seu perfil de atuação nos sites portugueses de emprego, ainda há mais uma forma de se aproximar das empresas: enviando uma candidatura espontânea.

Para isso, faça uma grande pesquisa pela Internet e descubra quais empresas portuguesas se adequam a sua formação e monte um diretório. Depois, procure pelos contatos dos responsáveis da sua área ou dos recursos humanos e atualize-se sobre as atividades da empresa.

Envie o seu currículo por carta, e-mail ou entregue pessoalmente (se já estiver em Portugal), com foco nas experiências e competências que podem interessar o setor pretendido. Não esqueça de produzir uma carta de apresentação, explicando a sua situação e o que pretende na empresa.

Leia também

+ Guia do Mercado Laboral 2015 – tendências e dinâmicas salariais do mercado qualificado em Portugal [em PDF]

+ O que levar em conta sobre uma proposta de emprego em Portugal

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Utilizamos o Booking para reservas há mas de 15 anos. Apartamentos turísticos, casas típicas rurais e excelentes hotéis com cancelamento gratuito!

Conheça os serviços do Cultuga!

icon-carroTRANSFER E TOURS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com os transfers e tours do Vinícius e sua equipe!

TOURS A PÉ
Conheça Lisboa a pé com os nossos tours históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

241 Comentários

  1. Avatar
    Alessandra Araujo em

    Oi Priscila,
    Estou adoraaando este site. Muito obrigada pelas informações que você tem postado, estou tirando várias dúvidas. Eu e minha família estamos para nos mudar para Portugal, decisão difícil pois somos uma família de 4 pessoas (tenho 2 filhos adolescentes prestes a entrar na faculdade) mais uma cachorrinha. Estamos tirando o máximo de informações de onde pudermos, e com certeza você tem nos ajudado. Sei que não é da sua área, mas gostaria de saber se você tem ideia de salário para protético em Lisboa, ou algum site no qual eu possa obter essa informação? Todas as informações que obtive até agora são muito antigas e vagas, enfim… Desde já agradeço e te parabenizo pelo site. Deus te abençoe e sucesso!!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Alessandra!
      Fico feliz que esteja curtindo o Cultuga e que ele possa ter te ajudado em seus novos projetos :)
      Olha, realmente não sei como te ajudar, pois é uma área mesmo muito específica. Mas te adianto que há muitos dentistas brasileiros em Portugal. Talvez valha a pena pesquisar mais a fundo esses contatos, até mesmo entre colegas da área no Brasil, para tentar descobrir alguém que possa tirar as suas dúvidas com mais clareza.
      Boa sorte e um grande beijo!

      • Avatar

        Boa tarde Priscila!

        Primeiramente: Parabens pelo site!
        Li alguns posts e em sua maioria são de 2014,a situação do brasil agora esta pior ainda e gostaria de saber como isso esta refletindo ai em portugal! Eu e meu marido temos muita vontade de iniciar uma nova vida em Lisboa, porem o grande medo eh , com certeza, abandonar nossos empregos aqui e não conseguirmos nada ai em 3 meses!
        Entao por isso estou pesquisando muito e gostaria de saber como esta essa questão agora,pois a principio topamos qualquer trabalho honesto, inclusive ja trabalhamos na Europa em um intercâmbio que fizemos, gostamos e queremos voltar para ficar.
        Alem da situação gostaria de saber, se possível, se empregos operacionais(garçom,faxineira e etc) também nos darão visto de trabalho para podermos ficar ai mais de 3 meses!Pois a priori sabemos que não acharemos facilmente vagas em nossas áreas de graduação !
        Grata,
        Leila Miranda.

        • Priscila Roque

          Olá, Leila
          Como vai? Agradeço o seu carinho :)
          Com as dicas desse post você pode verificar a oferta de vagas no país. Os empregos que permitirão a permanência de vocês são aqueles com contrato assinado. Porém, o ideal é que ao menos um de vocês já embarque com esse contrato firmado a partir do Brasil. Dessa forma, ficarão mais tranquilos para se instalar em Portugal. A pesquisa que vocês estão fazendo é super importante. Aproveite para estreitar laços e buscar oportunidades junto as empresas portuguesas. Com a Internet, essa interação ficou ainda mais fácil.
          Com relação a realidade do país, aconselho que leia semanalmente (ou diariamente, se puder) alguns sites de notícia portugueses, como o Público (www.publico.pt), o Expresso (expresso.sapo.pt) e o Observador (observador.pt).
          Boas pesquisas!

          • Avatar

            Bom dia Priscila ! Meu nome é Allan, e a minha dúvida é igual a da Leila, estou a deixar o Brasil em busca de tranquilidade e de um País que esteja melhor do que o nosso…Acredito que essa busca de trabalho não seja fácil pois estou lendo varias matérias e todas elas dizem que é preciso estar regularizado, porém para conseguir essa regularização é bem complicado, então estou tentando embarcar na ilegalidade mesmo e tentar a sorte ai em Portugal, o único medo e de não saber como vai ser a recepção tendo em vista que os brasileiros são bem mal visto em qualquer lugar…poderia me dar um auxílio com essas duvidas, se consigo emprego mesmo sem contrato para me manter ai.E depois procurar me estabilizar para concorrer uma vaga efetiva para assim buscar a residência Portuguesa

          • Priscila Roque

            Olá, Allan
            Como vai?
            Aproveite a Internet para buscar empresas em que o seu serviço seja valorizado e formalize contatos. Aqui nesse post estão algumas dicas e sites de referência que podem ajudá-lo. Lembre-se que a vida de imigrante não é fácil em qualquer parte do mundo. Como imigrante ilegal pode ser ainda mais difícil, visto que a oferta de trabalho (no caso de Portugal) está escassa para todos. Valorize a sua experiência profissional e faça um planejamento mais seguro desse seu novo caminho. Tempo, paciência e determinação!
            Boa sorte!

      • Avatar

        Olá priscila tudo bom ? eu tenho uma duvida em Portugal existe técnico em enfermagem ? se existir o diploma da qui vale para trabalhar ai em Portugal ? qual o salario minimo que um técnico em enfermagem ganha em Portugal ? eu to tentando achar informações em vários lugares mais não to conseguindo . por favor vc poderia me ajudar :) entra em contato comigo por favor

    • Avatar

      Olá Priscila,

      Gostei do que li aqui e há muito me interesso por Portugal devido a qualidade de vida e a influência histórica da mesma em nossa cultura. O que constatei é que você mais sentiu a diferença entre as cidades de São Paulo e Lisboa…plenamente aceitável mas para mim que estou acostumada a cidades pequenas como as de Santa Catarina não faria diferença…entretanto ler a sua resenha me fez ter uma visão melhor daí! E com certeza Lisboa é uma excelente opção para mim. Muito obrigada!

      • Priscila Roque

        Olá, Eva!
        Tudo bem?
        Fico feliz que tenha gostado do conteúdo do Cultuga e que os nossos posts tenham se aproximado tanto do que procura.
        Um lindo caminho e uma boa semana!

  2. Avatar

    Olá Priscila.
    Primeiramente parabéns pelo site, suas informações são de suma importância para quem está querendo ir para Portugal.

    Em março vou para Lisboa para fazer alguns cursos na área de gastronomia, marketing e relações públicas.
    Você pode me indicar se possível, escolas que oferecem cursos do gênero e se há empregos nessas áreas
    em Lisboa. Tenho 24 anos e sou Militar Graduado do Exército Brasileiro, e tenho experiência na área de relações públicas.
    Vou morar na casa de familiares e vou gastar em torno de 3000 Euros em cursos, e terei em torno de 7000 Euros para ficar uma temporada até conseguir emprego. Com esse dinheiro é possível ficar um bom tempo sem trabalhar por ai tendo apenas gastos básicos?
    E detalhe, se tudo for conforme meus planos eu pretendo ficar por ai mesmo!

    Obrigado

    • Priscila Roque

      Olá, Artur!
      Agradeço o carinho pelo conteúdo do Cultuga.
      Peço desculpas, mas não consigo te ajudar nessa questão. Penso que a melhor saída seja procurar pelas escolas e cursos no Google, além de buscar por colegas dessa área em sites como o Linkedin, por exemplo, para perguntar a eles quais seriam os melhores lugares para estudar, no seu caso. Com relação a vagas de empregos, verifique nos sites que listei aqui nesse post. Eles podem te ajudar nessa busca!
      Sobre o dinheiro gasto, você poderá fazer uma simulação do quanto precisará gastar por mês, de acordo com os seus hábitos de consumo, com as dicas desse nosso post: https://www.cultuga.com.br/2014/03/o-custo-de-vida-em-lisboa/
      Um grande beijo e boas pesquisas!

  3. Avatar
    Vinícios Pitondo em

    Olá Priscila,parabéns pelo site!

    Recebi uma proposta de trabalho em Vale de Cambra cidade próxima de Porto.A empresa me ofereceu um salário de 800 euros.Segundo o dono da empresa a cidade não sofre com desemprego e pelo que pesquisei é a cidade com menor taxa de desemprego de todo Portugal,pois existem muitas empresas de vários segmentos na cidade.
    Eu queria saber se com 800 euros eu e minha namorada conseguimos nos virar até ela arrumar um emprego?!
    E o que você sabe ou escuta falar sobre a região?
    Detalhe tenho 23 anos e minha namorada 21!
    Muito obrigado!!!

  4. Avatar

    Ola Priscila, adorei o seu site. Parabéns. Você sabe informar como é a área de Veterinária por aí? Estou prestes a me formar, e eu e meu namorado estamos querendo morar aí em Portugal. Seria possível fazer alguma especialização e trabalhar na área ao mesmo tempo? Meu namorado trabalha na área de vendas de telefonia. Tenho 27 anos e meu namorado 25. Muito obrigada pelas informações. Abraço.

  5. Avatar

    Olá!! Priscila tudo bem !!!

    Estou planejando ir para lisboa em fevereiro de 2015, porém entrarei como turista. Apesar de ser contador aqui no Brasil, estou disposto a trabalhar em qualquer area desde que consiga me manter. Gostaria de saber se é dificio consegui um emprego com contrato e solicitar o visto de residencial para viver legalmente em Portugal??. Desde já agradeço sua ajuda!! Obrigado!!

    Tales

    • Priscila Roque

      Olá, Tales!
      Tudo bem?
      Seja bem-vindo ao Cultuga :)
      Com visto de turista você não pode trabalhar legalmente em Portugal. Com o país em crise, será difícil encontrar um local disposto a contratar um imigrante sem documentação disposto a se responsabilizar por isso. Eu aconselho que você procure emprego antes do seu embarque, até por uma forma de segurança. Assim você viaja com mais tranquilidade e poderá tirar o seu visto de trabalho de maneira mais breve. Aqui nesse post há diversas dicas para fazer contatos.
      Boa sorte!

  6. Avatar

    Ola!! Priscila

    Estou pretendendo morar em lisboa estarei indo em fevereiro de 2015. Gostaria de saber se tenho que tira algum documento mesmo indo como turista para consegui trabalho com contrato e posteriormente solicitar meu visto de residencia para viver legalmento em portugal?? Desde ja agradeço!!!

    • Priscila Roque

      Olá, Tales!
      Como disse na resposta anterior, com visto de turista você não pode trabalhar legalmente em Portugal. Aproveite a internet para buscar empresas em que o seu serviço seja valorizado e formalize contatos. Aqui nesse post estão algumas dicas e sites de referência que podem ajudá-lo. Lembre-se que a vida de imigrante não é fácil em qualquer parte do mundo. Como imigrante ilegal pode ser ainda mais difícil, visto que a oferta de trabalho (no caso de Portugal) está escassa para todos.
      Valorize a sua experiência profissional e faça um planejamento mais seguro desse seu novo caminho. Tempo, paciência e determinação!
      Boa sorte!

  7. Avatar

    Priscila. bom dia! primeiramente quero ti parabenizar pelo site, aqui tiramos quase que 90 % das nossas duvidas. Sou técnico de enfermagem aqui no Brasil, sabe me dizer se existe essa profissão ai em Portugal ou só trabalha enfermeiros com curso superior?

    • Avatar

      Boa tarde, meu nome é Jeanne tenho 35 anos, sou técnica em enfermagem no Brasil, e gostaria de saber se conseguiria validar meu diploma em Portugal  e se tenho fazer essa validação  aqui no Brasil ainda, sou viúva e tenho uma filha de 12 anos, gostaria ir morara com ela em Portugal, como faço pra trabalhar em Portugal como técnica em Enfermagem? isso é possível? desde já agradeço.

  8. Avatar

    Olá Priscila, tudo bom?
    Adorei o seu site e suas dicas. Super obrigada.
    Estou numa missão pessoal de mudar de país esse ano e queria saber se você acha que é algo recorrente o tramite das empresas multinacionais de grande porte em Portugal, “arcarem” com os custos de visto para brasileiros que não possuem o passaporte europeu. Pergunto isso, pois sei que UK por exemplo, dado a crise, restringe muito essa possibilidade (basicamente, sem o visto europeu você nem concorre as vagas).
    Desde já agradeço e um super abraço,
    Jana

    • Priscila Roque

      Olá, Jana!
      Tudo bem?
      Agradeço o seu carinho pelo conteúdo do Cultuga :)
      Desconheço essa questão com relação ao visto. Entretanto, creio que você possa, sim, concorrer a uma vaga. Porém, as despesas com documentos possivelmente serão do candidato. Creio que o suporte oferecido seja somente o burocrático, com a emissão de um contrato. Mas não sei te dizer como realmente funciona. Imagino que somente você tenha essa resposta com as próprias empresas que gostaria de concorrer a vagas.
      Boa sorte e um forte abraço!

  9. Avatar

    Olá Priscila como vai?
    Estou lendo todos os seus posts e estou adorando, porém surgiram 2 dúvidas: a primeira é sobre a região que você chama de centro de Lisboa, pode dar uma definida? Eu me hospedei no hotel NH liberdade, aquela região é considerada centro?
    A outra é sobre planos de saúde, como funciona aí em Portugal?
    Abraços e muito obrigada.

    • Priscila Roque

      Olá, Silvana!
      Tudo certo por aqui :)
      Realmente, o centro lisboeta é muito relativo, principalmente porque a cidade é bem pequena. Eu costumo denominar “centro histórico” aquela região mais turística, que vai da Praça dos Restauradores, passando por toda a Baixa, Chiado e Bairro Alto. Alfama, a zona do Castelo e o Cais do Sodré também estão ali perto. O que denomino de “centro comercial” é a zona que vai por toda a Avenida da Liberdade, passando pelo Marquês de Pombal, até São Sebastião, Picoas e Saldanha. O Campo Pequeno também fica relativamente perto. O NH Liberdade fica bem no meio da Av. da Liberdade.
      Com relação a saúde, os planos são um pouco diferentes do Brasil. Você paga mensalidades mais baixas, mas a cada consulta ou exame, você deve pagar uma taxa. O plano, na verdade, serve (basicamente) para te oferecer bons descontos no serviço de saúde particular. Como ainda (graças a Deus!) não precisei do serviço particular ou público, não sei te dizer sobre a qualidade e custo/ benefício. Porém, você pode fazer uma cotação e pedir mais informações para uma empresa grande desse setor, por exemplo a Multicare: http://www.multicare.pt/
      Um forte abraço e boas pesquisas!

  10. Avatar
    Rodrigo Monteiro em

    Ola Priscila Roque. Gostaria de saber se voce poderia me informar melhor sobre as empresas mineradoras situadas em Portugal. Eu trabalho na área das minas, e tenho interesse de trabalhar em Portugal na área dos minérios. Tanto faz o tipo de minério que tenha em Portugal, seja ouro, cobre, ferro, zinco, diamante, etc. Gostaria apenas de saber pois estou tendo dificuldades. Obrigado.

  11. Avatar

    Olá Priscila,

    Também tenho visitado bastante seu site, é espetacular. Sou Mineiro e também tenho interesse em morar em Portugal, porém sou Representante Comercial no setor de Construção Civil e Industria Metalúrgica e Naval. Gostaria de saber se tem informações das maiores empresas de produção de aço de Portugal e como é a construção civil também.

    Grato desde já e aguardo contato seu.

    ANTONIO JOLI
    antoniojoli@hotmail.com

  12. Avatar

    Oi Priscila :)
    Super bacana suas dicas!
    Sou técnica em farmácia, gostaria de saber se tem muitas oportunidades na área para brasileiros …ou se tem oportunidades só para quem tem o superior?
    Desde já agradeço.

    • Priscila Roque

      Olá, Wal!
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho pelo nosso conteúdo!
      Infelizmente não conheço a sua área de atuação. Creio que o ideal seja entrar em contato com a Ordem dos Farmacêuticos para que você possa saber mais sobre a atuação de estrangeiros em Portugal: http://www.ordemfarmaceuticos.pt/
      Boas pesquisas!

      • Avatar

        Olá Priscila,
        Gostei muito desse canal, você tira muitas duvidas.
        Estou com intenção de morar em Portugal em meados de 2016, trabalho em área industrial como mecânico e operador, saber dizer se tem vaga nessa área, outra dúvida, nossos cursos (diplomas) que temos no Brasil eles são aceitos aí em Portugal,e como seria um modelo de currículo p/ enviar para as empresa.

        • Priscila Roque

          Olá, Alexsandro
          Como vai? Agradeço o seu carinho pelo nosso conteúdo!
          Sobre as vagas, você pode consultar os sites que já indicamos nesse artigo para verificar, bem como as informações e modelos que currículo, que também citamos no texto acima. Com relação ao diploma, você deve procurar a associação que regulamenta a sua profissão em Portugal e verificar com ela se é permitido e qual é o procedimento para validar os seus cursos (aqui explicamos sobre isso: https://www.cultuga.com.br/2014/11/reconhecimento-profissao-em-portugal/).
          Boas pesquisas!

  13. Avatar

    Oi Priscila, por favor, você, como jornalista, poderia me dizer como é o mercado editorial português? Tenho uma experiência de mais de 17 anos fazendo revistas como designer e direção de arte e gostaria de saber como está o mercado português para tentar a sorte. Cansei do Brasil… As coisas estão bem difíceis por aqui…
    Obrigada pela atenção. Seu site é bem legal.

    Abs
    Flavia

    • Priscila Roque

      Olá, Flavia!
      Como vai?
      Infelizmente o mercado editorial se assemelha muito com o do Brasil, com a diferença de que estamos em um país menor – por isso, também com menos oportunidades. Entretanto, com disposição, criatividade e persistência, é, sim, possível se manter e procurar opções. Aconselho que busque vagas por meio do site http://www.cargadetrabalhos.net/ Nele você terá uma noção melhor das vagas disponíveis nesse mercado.
      Boa sorte e força!

  14. Avatar

    Olá Priscila,
    Sou mais uma brasileira como muitos que comentam aqui, pensando em mudar para Portugal. Estive no país no final do ano passado e voltei apaixonada.
    Enfim, sou esteticista e tenho visto muitas ofertas na área, mas não sei como está realmente o mercado e vi suas orientações de envios de currículo, não quero chegar como turista é sim com uma emprego. Caso contrário, nem saio daqui. Mas enfim…
    Sabe dizer se a área realmente está boa? Se há brasileiras trabalhando nesta área por aí?
    Desde já obrigada!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Letícia!
      Como vai?
      Infelizmente não conheço de perto da sua área de atuação. Aconselho que busque pela Internet centros de estética que a interessem para trabalho e faça contatos com colegas portuguesas ou brasileiras da área para saber ao certo como está o mercado.
      Boa sorte e uma ótima semana!

  15. Avatar

    Bom dia, tenho uma pequena empresa aqui no Brasil e gostaria de vende-la para começar vida nova em Portugal, pensei em uma transportadora. Tenho conversado com algumas pessoas e dizem que o mercado de frete está fraco, mas não quero fazer “fortuna” apenas quero o suficiente para ter uma boa vida e proporcionar melhor qualidade de vida a minha familia pois não aquento mais pagar tanto imposto e não ter mais retorno do poder publico. Não tenho nenhum parente por ai e pretendo trabalhar com um amigo que já te experiencia na estrada da Europa. sabe dizer se terei alguma dificuldade para me estabelecer por ai? o pessoal tem algum tipo de preconceito com brasileiro?

    • Priscila Roque

      Olá, Rodrigo!
      Como vai?
      Infelizmente não posso ajudá-lo, pois não conheço esse mercado. Creio que o seu amigo conseguirá passar um panorama mais bacana sobre isso a você. Com relação a preconceito, principalmente no mercado profissional, não há. Você até pode encontrar alguém que não o receba bem por ser estrangeiro. Mas isso acontece no mundo todo, inclusive no Brasil. Isso não é algo frequente. Fique em paz!
      Boa sorte!

  16. Avatar

    Priscila, boa tarde! Eu sou brasileira e como todos os outros, estou querendo morar um tempo em Portugal. Queria saber se é muito difícil para revalidar um diploma de nível superior em Portugal?

  17. Avatar

    Olá Priscila, preciso de dicas para onde enviar o currículo para empresas de telecomunicações e propaganda. Sou diretora de arte e cenografa.
    Parabéns pelo análise de comunicação e trocas.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Maíra!
      As principais empresas de telecomunicações em Portugal são MEO (PT – Portugal Telecom), NOS e Vodafone. Com relação as empresas de propaganda, aconselho que procure as associações que regulamentam essa área para encontrar as empresas do setor no país, como a http://www.apap.co.pt/
      Boas pesquisas!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Vitor!
      Infelizmente não tenho uma resposta para essa sua questão. Depende de muitos fatores, como a área que você está em busca e do profissional que você é, por exemplo.
      Verifique nesses sites que indicamos por aqui :)
      Boas pesquisas

  18. Avatar

    Oi Priscila ! sou formado em administração de empresas, logística e corretor de imoveis, tenho 48 anos e gostaria de mudar com minha esposa para este país , acredita que teria condições de me empregar com estas qualificações?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Julio!
      Como vai?
      Como não atuo na sua área de atividade profissional, não posso ajudá-lo. Aconselho que faça uma boa pesquisa usando as dicas aqui do post, bem como acessando aos links que sugerimos para a procura de emprego.
      Boa sorte e uma Feliz Páscoa :)

  19. Avatar

    Olá Priscila!

    Eu trabalho com projeto social e adoraria poder trabalhar com isso aí em Lisboa!! Você sabe me dizer se aí tem projetos sociais que atuam em comunidades carentes? Como é isso aí?

    Trabalho como professora, ministro oficinas de arte, e adoraria poder fazer esse trabalho com crianças aí em Lisboa.
    Você sabe se as escolas aí aceitam professores estrangeiros?

    Grata desde já!

    Beijo!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Greisse!
      Peço imensas desculpas pela demora da resposta. Espero que esteja ainda em tempo :)
      Para saber mais sobre a atuação de professores em Portugal, sobretudo para verificar como fica essa questão de professores estrangeiros, aconselho que procure a Fededação Portuguesa de Professores: http://www.federacaodosprofessores.com/
      Com relação a projetos sociais, um primeiro caminho pode ser entrar em contato com a Casa do Brasil em Lisboa. Eles poderão orientá-la: http://www.casadobrasil.info/
      Boas pesquisas!

  20. Avatar

    Olá, Priscila! Primeiro, parabéns pelo site…é realmente muito instrutivo! Eu e meu marido pretendemos nos mudar para Portugal em 2016. Ele é francês e temos uma filha recém nascida e, por isso, nossa maior preocupação é com a saúde e com educação. Como funciona o sistema público de saúde? Funciona bem ou existem custos para se ter qualidade nesse quesito? Quanto a educação, existem escolas públicas bilíngues boas?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Adriana! Como vai?
      Agradeço o carinho pelo Cultuga :)
      Infelizmente não sei te dizer a respeito disso, por nunca ter feito uso da saúde pública por aqui e não ter filhos.
      Entretanto, a saúde pública costuma ter boa fama, mas tem certa variação de acordo com a região que você vive. E ela não é gratuita. Para cada uso, há um custo, porém, baixo. Há também planos de saúde que cobrem em totalidade os serviços e exames e outros que dão um grande desconto nas consultas e atendimentos (por isso também são mais baratos). Para saber sobre as escolas públicas, aconselho que busque suporte na Direção-Geral da Educação: http://www.dgidc.min-edu.pt/
      Boas pesquisas!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Thiago! Como vai?
      Aconselho que acesse os links que citei aqui no post para verificar as oportunidades da sua área :)
      Boa sorte!

  21. Avatar
    Margarida Batina da Silva em

    Boa tarde aqui no Brasil, sou neta de portugueses meu avô era de Lisboa e minha avó Trás-os-Montes, vieram para o Brasil e trouxeram suas filhas Lucia e Ambrosina, de 3 e 5 anos, Lucia é minha mãe(foi, faleceu) gostaria de saber se tenho chance de morar em Portugal, pois como minha mãe nunca se naturalizou brasileira, minhas chances aumentam? Tenho 64 anos boa saúde e gostaria de cuidar de crianças, achas que tenho chance? Obrigada

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Margarida!
      Como vai?
      Você pode solicitar a cidadania por meio da sua mãe – ela era portuguesa, certo? Entretanto, precisará organizar primeiro toda a documentação dela (buscar certidão de nascimento, verificar se ela averbou o casamento em Portugal e atualizar o óbito dela também em Portugal). No site do consulado você consegue todas as informações necessárias para atualizar os documentos da sua mãe e para solicitar a sua cidadania: http://consuladoportugalsp.org.br/nacionalidade-filhos/
      Com o seu documento pronto (cartão cidadão e passaporte), poderá viver em Portugal sem nenhum problema burocrático.
      Sobre a sua área de atuação, procure trabalhos como “ama”. É assim que se chama “babá” em Portugal :)
      Um forte abraço e boa sorte!

      • Avatar

        Boa tarde Priscila.
        Prazer me chamo maiko , sou instrumentador cirúrgico no Brasil e gostaria de saber mais sobre essa profissão em Portugal e como se chama um instrumentador em Portugal ??
        Poderia me ajudar??

  22. Avatar

    Priscila, tudo bem?

    Estou aqui novamente tirando algumas dúvidas!
    Sou Designer de Interiores aqui em São Paulo, pretendo tentar vagas na área por aí.
    A minha cidadania portuguesa facilita na hora de arrumar emprego?
    Outra dúvida, quando solicitei minha cidadania a averbação do meu casamento saiu automaticamente.
    Meu marido possui cidadania italiana, facilita algo pra ele também no quesito emprego?
    Não cando de entrar no Cultuga..rsrss.
    Super obrigada desde já!
    Mariana

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Mariana!
      Tudo certo por aqui :)
      Sim, com certeza facilita para você e para o seu marido na questão burocrática. São documentos mais simples e mais rápidos para tirar :)
      Uma ótima semana!

  23. Avatar

    Boa tarde Priscila, estou tentando tirar minha cidadania pelo casamento, já esta tudo correto, mas um item exigido pelo Conservatória de Registros Civil em Lisboa, deixou meus planos abalados, pois eles exigem uma RELAÇÃO EFETIVA com Portugal e nós só temos familiares lá, além de eu estar associado a Comunidade Luso-Brasileira e acho que só isto não basta, o problema é que se eu mandar todos os documentos para a Conservatória e eles me negarem a cidadania, eles não devolvem os 250 euros que terei que pagar.
    Bem, Gostaria de uma opinião sua no que posso fazer para obter esta relação efetiva ?, pois vai ser a primeira vez que vou este ano para Portugal. Agradeço antecipadamente.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marco!
      Essa questão é realmente delicada e muito aberta. Somente um advogado especialista na área poderá te dizer se a sua relação com Portugal é suficiente para tirar a cidadania por meio do casamento ou orientá-lo da melhor forma.
      Um forte abraço e boa sorte!

  24. Avatar

    Olá Priscila,
    Obrigada por toda ajuda aqui no cultuga. Você é incrível!
    Não encontrei muita coisa a respeito da minha dúvida. Você pode me ajudar?!
    Se eu for com visto de estudante, meu marido ganha permissão de trabalho e minha filha direito a escola?!
    A área dele é de TI e ele tem 10 anos de experiência em empresas multinacionais e cursos nos EUA. Você acha que há chances de emprego pra ele?

    Outra coisa que segui os links aqui e não encontrei foi a quantia pra mim, marido e filha que preciso comprovar para emigrar como estudante. O custo do curso eu já consegui com a instituição.
    Um abraço e muito obrigada desde já!

  25. Avatar

    Olá me chamo Tatiana sou casada e tenho um filho de 2 anos. Sonho muito em morar em Portugal acho um lugar lindo e penso em crescer profissionalmente, pois aqui no Brasil é bem difícil as oportunidades. Meu esposo e chef de cozinha eu não fiz faculdade ainda. Gostaria de saber qual faculdade vc me recomenda pra trabalhar e crescer ai em Portugal? ???

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Tatiana! Como vai?
      Um site que pode ajudá-la a escolher um curso universitário em Portugal é o http://www.universia.pt/
      Lá constam todos os cursos, universidades e rankings para que possa fazer a melhor opção de acordo com o seu perfil e desejo profissional.
      Um forte abraço

  26. Avatar

    Boa tarde priscila me chamo marcio tenho 36 anos sou soldador com todas as qualificaçoes exigidas aqui no brasil,mais devido a tanta violencia,robalheira com parte de nossos governantes e com isso o salario cada vez mais defasado e estou com vontade de ir embora e gostaria de saber se é facil arrumar empreso ai,pois pretendo ir arrumar um canto pra morar ai,e assim procurar emprego mais nao faço a minima ideia de como é a aceitaçao de estrangeros ai e como vc ja tem experiencia gostaria se possivel que vc me desse algumas dicas desde ja agradeço

  27. Avatar

    quero muito morar em Portugal sou profissional de TI, como sao as oportunidades em Lisboa nessa área? Priscila?
    desde já agradeço muito a atenção.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Matheus!
      Aconselho que use as dicas aqui desse post para fazer uma pesquisa na sua área profissional e verificar as oportunidades :)
      Um forte abraço!

  28. Avatar

    Bom dia Priscila, já estive em Lisboa por 7 meses, amei, mas infelizmente não pude ficar na época por ser menor de idade e meus pais não deixarem, agora pretendo mais uma vez ir, mas dessa vez é pra ficar, você tem informações sobre legalização ? ou sabe de algum site que tenha ? e se eu ficasse ilegal, por quanto tempo seria? O que poderia me prejudicar além de um emprego sem contrato ? Desde já agradeço, abraços.

  29. Avatar
    Antonio Eduardo em

    Bom dia Priscila.
    Assim como voce, estou procurando oportunidade de trabalho em Portugal.
    Sou profissional especializado em tecnologia d ainformação, mais precisamente em ambientes de grande porte(mainframe).
    Ainda estou no Brasil, mas enviando meu currículos para as oportunidades que vejo nos sites de emprego.
    Estou querendo ir já com emprego garantido, pois minha esposa também irá comigo e ela também é especializada na mesma profissão que a minha.

    Minha primeira curiosidade é sobre os relacionamentos e costumes interpessoais em Portugal.
    Como é seu relacionamento com vizinhos, amigos, colegas, clientes, etc.. ?

    Obrigado

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Antonio Eduardo! Como vai?
      Aqui nós temos um relacionamento muito bom com amigos, clientes e pessoas que fazem parte do nosso dia a dia, como funcionários da padaria e do supermercado que costumamos frequentar. Não tenho do que reclamar. Vivo em um ambiente de bastante acolhimento e me sinto em casa, definitivamente :)
      Esse envolvimento se deve também ao nosso interesse e insistência de querer estar perto das pessoas e viver a cultura portuguesa de maneira plena. Aqueles que nos rodeiam mostram sempre muito carinho, inclusive, pelo Cultuga.
      Um forte abraço e boa sorte!

      • Avatar
        Antonio Eduardo em

        Obrigado Priscila.
        A minha dúvida diz respeito ao comportamento social interpessoal. Sabe que somos cinestésicos, gostamos de contato, abraços, beijos. Minha dúvida é se isto é comum e/ou bem recebido pelos portugueses.

        Achas que vale a pena alugar um quarto, no inicio, quando eu chegar para trabalho e então, depois procurar um apartamento?

        Obrigado
        Abraços

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Antonio!
          Os portugueses são mais reservados, mas isso não significa que não são carinhosos e muito queridos com os amigos. É preciso conquistar sua confiança para poder se aproximar. Porém, somente como curiosidade, eles dão dois beijos quando se cumprimentam :)
          Para buscar uma moradia, o ideal é ficar inicialmente em um apartamento de temporada, quarto ou hotel!
          Boa sorte!

          • Avatar
            Antonio Eduardo em

            Obrigado Priscila.
            Estou fazendo o máximo para chegar wm Lisboa empregado e aí que sabe podemos conversar pessoalmente.
            Abraço

  30. Avatar

    Priscila,

    Bom dia tudo bem,

    Tenho lido muito o cultuga, muitas materias legais e completas sobre cada tema, parabens.

    Viajei para Portugal em 2011 e amei o pais, pretendo me mudar, gostaria de saber mais infomarcoes do mercado de TI, na aerea de desenvolvimento de software, programacao de sistemas, caso você saiba sobre ou conheça alguem que possa informar.

    Muito obrigado.

    Parabens belo trabalho feito no cultuga.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Guilherme! Como vai?
      Agradeço o carinho pelo conteúdo do Cultuga :)
      Com relação a sua área, eu desconheço como anda o mercado, infelizmente. Aconselho que faça uma busca nos sites que listamos aqui para verificar como estão as oportunidades.
      Um forte abraço!

  31. Avatar

    Priscila boa tarde.

    Me chamo Camila tenho 27 anos sou formada em Publicidade aqui no Brasil e estou desempregada a algum tempo. Estou cursando capacitacao em fotografia e gostaria de saber se você pode me indicar escolas na cidade de Porto para alguns cursos de curta duração de até 3 meses e também gostaria de saber como é o mercado de fotografia na cidade. Pois também gostaria de trabalhar na area.
    Aguardo um retorno

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Camila! Como vai?
      Você pode verificar os cursos do IPF do Porto: http://www.ipf.pt/ :)
      Outra opção interessante é verificar junto as universidades (talvez na Universidade do Porto, por ex.) se há algum curso de que possa te interessar. O site da Universia pode ajudar: http://www.universia.pt/
      Com relação ao mercado, depende da sua vertente de trabalho e que tipo de oportunidade procura. O site Carga de Trabalhos pode ter alguma vaga que te interesse: http://www.cargadetrabalhos.net/
      Força e boa sorte. Vai dar tudo certo!

  32. Avatar
    antonio magalhaes em

    ola Priscila adorei cultuga ,sou brasileiro mas já tenho a dupla nacionalidade meus pais moram ai estou querendo morar também,pois no Brasil esta difícil e também que amo Portugal onde morei 5 anos mas pela minha idade 52 acha que sera dificil emprego?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Antonio! Como vai?
      Agradeço o carinho pelo conteúdo do Cultuga :)
      Creio que esse não seja um obstáculo para você!
      Boas pesquisas!

  33. Avatar
    Mariana Mattos em

    Olá Priscila, tudo bem? Tenho procurado sites sobre viver em Portugal e encontrei o seu, estou adorando pois é o que mais possui informações realmente úteis! Parabéns!
    Pois bem, a vida no Brasil não está fácil, corrupção e criminalidade para todo lado, uma loucura, o que faz com que meu do sonho de morar num lugar melhor fique cada vez mais sólido. Pretendo ir com merido e dois filhos em no máximo 2 anos. Meu marido é advogado, como faz para ele exercer a advocacia aí em Lisboa? É um mercado muito difícil? E quanto ao salário? Eu estou concluindo o curso de Gastronomia e pretendo trabalhar na área ou abrir um negócio na área, vc pode me informar como é o mercado para a gastronomia? E como um estrangeiro pode empreender, iniciar um negócio por aí? É possível eu e ele conseguirmos empregos currículos? Só mais uma dúvida, como é a questão da educação? O sistema público funciona ou tem que ser escolas particulares?
    Obrigada desde já e desculpas pela quantidade de dúvidas rs ;)

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá Mariana! Tudo certo por aqui :) E por aí?
      Agradeço o seu carinho pelo conteúdo do Cultuga!
      Com relação ao seu marido, aconselho que leia esse post aqui do Cultuga: http://www.cultuga.com.br/2014/11/reconhecimento-profissao-em-portugal/ e procure a Ordem dos Advogados para se informar direitinho.
      Com relação ao mercado, vocês podem fazer uma busca mais profunda em todos os links que indicamos por aqui para verificar como está o mercado na área de vocês, inclusive sobre o salário.
      Com relação a educação, o sistema público costuma ser bom em grande parte do país.
      Boas pesquisas e força!

  34. Avatar

    Olá Priscila! Eu e minha mãe estamos pensando em mudar para Lisboa, eu tenho 16 anos e gostaria de saber se existe algum programa de emprego para jovens?

  35. Avatar

    Ola Priscila,

    Gostei muito blog e fiquei surpreso pela sua preocupação em responder todos os questionamentos, existem muito blogs e sites que ficaram perdidos no limbo.
    Atualmente trabalho com TI (Help desck) mas como ainda não sou formado sei que seria difícil conseguir na mesma área. Minha duvida se refere as varias vagas que vi para Call Centers que estão contratando para atender Brasileiros, não existe informações sobre salários e não sei se são semelhantes aos que tem no Brasil. Tu conhece alguém ou sabe algo sobre esse atendimento e sobre os salários. Minha intenção é ir para Portugal e terminar meus estudos ai.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Juliano! Como vai?
      Agradeço o carinho pelo Cultuga. Tento responder e ajudar o máximo que posso :)
      Infelizmente não sei por volta de quanto é um salário de call center. Mas creio que não menos do que o mínimo, que é de 505€.
      Um forte abraço!

  36. Avatar

    Olá Priscila, tudo bem?

    Como todos, devo parabenizá-la pelo seu site! Ajuda demais.

    Sou de São Paulo, tenho 34 anos, casado e com um filho de 4 anos.

    Estou tirando minha dupla nacionalidade.

    Pretendemos iniciar nosso planejamento de uma possível mudança para Portugal, cidade do Porto talvez…rs

    Gostaria muito de saber sua opinião a respeito do mercado de trabalho para técnicos de informática. Trabalho com manutenção de computadores, sites e aplicativos mobile.

    Será que dá para ganhar dinheiro com isso aí?rsrsrs

    Se puder me responder ficarei muito grato.

    Grande abraço.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, João Paulo! Como vai?
      Com as dicas desse post você pode verificar como está a sua área de atuação em Portugal.
      Boa sorte!

  37. Avatar

    Oi Priscila,

    primeiramente parabéns pelo site! Ajusta bastenta! Imagino que não seja a sua área, mas vou arriscar rsrsrs

    Tenho dupla cidadania bras/port e atuo (atuei) em indústrias como Coca-Cola e Jack Daniel´s. Você sabe me dizer onde o polo industrial se concentra mais? Em Lisboa ou outra cidade?
    obrigada!

  38. Avatar

    olá priscila.
    sou formado em gastronomia e to pretendendo passar dois anos em lisboa.
    quero ir pra trabalhar estudar.
    tenho uma amiga que mora ai. e me deu muitas dicas.
    mais gostaria da sua opinião no que eu devo fazer, e como eu devo fazer. qual o melhor caminho a tomar.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Lucas!
      Infelizmente desconheço a parte profissional da sua área. Aconselho que siga as dicas desse post para saber mais sobre esse mercado e estudar as melhores formas para ingressar nele.
      Boa sorte!

  39. Avatar

    Pri , gratidao pela sua ajuda. A pergunta seria, voce acha que brasileiro sem passporte europeu teria chance de conseguir um contrato de trabalho? Minha area seria mais general, porem sou formada em um boa universidade no Brasil nada especifico como TI ou area de saude. Obrigada desde ja,

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Li!
      Infelizmente é mais difícil. Nesse caso, aconselho que você comece a procura ainda no Brasil. Assim, poderá ter a chance de encontrar antes da viagem e ir já com a segurança de um contrato.
      Boa sorte!

  40. Avatar

    Priscila muuuuito obrigada por todas as informações que vc posta no site!!! Estão me ajudando muito! Você saberia me dizer como está o mercado para TI? Eu sou veterinária de cães e gatos… você saberia me dizer se eles aceitam o diploma daqui ou preciso fazer novas provas para validar meu diploma? Muito obrigada!!!

  41. Avatar

    Boa noite Priscila, tudo bem?!? Eu e uma amiga queremos nos mudar para Portugal. Eu tenho descendência Alemã e tenho uma prima de 2º grau que mora em Sintra. Isso facilita em alguma coisa ou em nada?? Minha amiga é designer, trabalha com design gráfico. Como é está área por aí? ! No meu caso eu estaria procurando algo na parte de hotelaria. Nos aconselha a fazer contatos para garantir um emprego antes?? nao é muito complicado isso??Obrigadaa

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Esther! Como vai?
      Aqui está tudo bem :)
      Ajuda se você tiver tirado a sua dupla cidadania alemã. Dessa forma, não precisará da autorização de residência emitida pelo SEF, mas um Certificado de Registo para cidadão da União Europeia emitido pela câmara municipal de onde você vai morar em Portugal.
      Sobre a área de atuaçao de vocês e a procura de emprego, aconselho que use as dicas aqui desse post :)
      Boas pesquisas

  42. Avatar

    Olá Priscila! Muito obrigada por todas as informações! Gostaria de saber como esta o mercado de trabalho na área de fotografia? Vc sabe me informar sobre algum curso de fotografia em Portugal? Um abraço!

    • Priscila Roque

      Olá, Gabriela
      Eu que agradeço o carinho :)
      O mercado é tão complicado como no Brasil, infelizmente. A área da comunicação e das artes não é fácil, mas é preciso garra e criatividade (assim como no Brasil) para conseguir se destacar.
      Com relação a cursos, você pode fazer uma busca mais específica aqui: http://www.universia.pt/ ou no http://www.ipf.pt/ – depende do que pretende estudar.
      Um forte abraço

  43. Avatar

    Olá Priscila, tudo bem? Antes de mais nada gostaria de parabeniza-la pelo site, com questões muito atuais e bem atualizado. Conheci Portugal no início do ano e adorei o pais. Tenho muita vontade de morar ai, até pq tenho descendência e cidadania portuguesa. Sou formado em administração e trabalho na área financeira há mais de 10 anos. Saberia me dizer como está este mercado em Portugal e qual o salário médio? Obrigado. Abraços. Eduardo

    • Priscila Roque

      Olá, Eduardo
      Agradeço o carinho!
      Você pode usar as dicas desse post para verificar como está a sua área de trabalho.
      Boas pesquisas

  44. Avatar

    OI Priscila, estou tão empolgada com este site, é tudo o que eu procurava. Tenho tantas perguntas para fazer! Quero, futuramente, morar em Portugal, trabalhar e tudo mais, mas tenho muitas dúvidas quanto a basicamente tudo… Me ajuda?!

  45. Avatar

    Olá, Priscila.

    Gostaria de saber de eu como advogado aqui no Brasil consigo emprego em Portugal ? Você conhece alguém que poderia me dar uma força ou empresa que esteja contratando ?

  46. Avatar

    boa tarde,
    Tenho dupla nacionalidade e já morei em Portugal por 8 anos. Estou desanimado com o Brasil e gostaria de voltar para Portugal. Sabe me dizer se um recém formado em gastronomia tem oportunidade em Portugal.
    Estou me especializando e cursando francês a língua que eu adoro.
    Poderia me dizer se tenho chances de voltar para esse lindo País para poder viver tranquilamente.

    Um abraço,

    Carlos Afonso

  47. Avatar

    Priscila bom dia!
    Quero lhe dar os parabéns pela iniciativa, o site é muito objetivo e não promete milagres ou fantasias. Eu particularmente morei em Portugal por 05 anos e, posso afirmar que é um país maravilhoso e muito acolhedor, como todos aqui tem os seus sonhos eu também tenho o meu que é voltar para Portugal, atualmente estou morando no Brasil, casado,tenho 02 filhos, empregado, casa própria, uma situação particularmente estável. Só não volto porque eu penso que toda família tem que estar preparada e disposta a uma mudança radical de vida, costumes, etc… com relação a morar em portugal, deixo uma mensagem para todos, ” estejam preparados para mudanças tanto cultural como profissional ” a adaptação é fundamental para o sucesso, em qualquer lugar e até aqui no brasil você necessita estar preparado para mudanças. Desde já agradeço e desejo que Deus abençoe o você e seu companheiro onde vocês estiverem.
    Um abraço, kleber…

  48. Avatar

    Bom dia Priscila! Parabéns por essa excelente iniciativa. Sou casada e como a maioria dos que entram em contato com vc, também estamos muito insatisfeitos com o nosso Brasil. Temos dois filho de 11 e 15 anos e por eles queremos mudar, mas tb por eles temos receios desta mudança. Temos que priorizar as crianças e gostaria de saber sobre as escolas em Portugal e sobre as oportunidades de emprego. Obrigada!

    • Priscila Roque

      Olá, Rejane
      Como vai?
      Com relação a escolas, aconselho que procure a Câmara Municipal da cidade que pretende morar em Portugal para mais informações. Sobre as oportunidades de emprego, você poderá encontrá-las com as dicas aqui desse post. Outro ponto importante é ler os sites portugueses de notícias para que possa se atualizar sobre a situação do país, como o Público, o Expresso e o Observador.
      Boa sorte!

  49. Avatar

    Boa noite Priscila! Parabéns pelo site! Muito organizado e informativo :) Eu e meu namorado estamos querendo nos mudar para Portugal ano que vem. Sou cidadã e ele não. Segundo esse teu post o país está em crise e não está fácil encontrar emprego. Mas como já faz mais de um ano que tu escreveu, queria te perguntar como estão as coisas agora? Ambos somos designers, mas estamos dispostos a trabalhar em empregos informais, como em restaurantes. Tu sente que não tem oportunidade nem para esse tipo de trabalho? Muito obrigada e parabéns pelo trabalho! Está com certeza ajudando muitas pessoas! :)

    • Priscila Roque

      Olá, Paula
      Como vai? Agradeço o seu carinho :)
      Há sempre oportunidades. Veja nos sites que indico aqui para as quantidades. O que não há é uma qualidade de vaga e emprego em abundância. Esse ponto é um pouco mais delicado, o que levou muitos portugueses nos últimos anos para fora do país em busca de outras oportunidades.
      Não sei se vocês falam outro idioma além do português, mas invistam nesse ponto. Para trabalhar com o público, principalmente nas cidades mais turísticas, saber falar inglês, espanhol e/ ou francês é super importante.
      Boa sorte! Força!

  50. Avatar
    waldecir dinz silva em

    Olá Pricila, parabenizo pelo excelente trabalho desenvolvido em termos de informação. Eu tenho 56 anos de idade, sou formado em prof. de educacão física, gostaria de saber como estar essa area de emprego.eu tenho um irmão que se encontra com a cidadania portuguesa e mora 15 anos nesse País.

    • Priscila Roque

      Olá, Waldecir
      Como vai?
      Peço desculpas pela demora da resposta. Agradeço o seu carinho pelo nosso conteúdo!
      Com as dicas aqui desse artigo você poderá verificar as oportunidades na sua área de atuação.
      Um forte abraço

  51. Avatar

    Ola,
    Gostaria de saber se é muito dificil conseguir emprego em Portugal estando ilegal.
    Estou no Brasil e irei para portugal como turista com meu esposo e minhas duas crianças para ficar por ai.

    • Priscila Roque

      Olá, Camila
      Como vai?
      Aqui no Cultuga nós não incentivamos a imigração sem os meios burocráticos legais porque realmente não é fácil, e você acaba por não ter suporte algum – seja de saúde, seja jurídico (sobretudo com seus filhos!). Por isso, se preparar e buscar todo o procedimento ainda no Brasil acaba por ser o caminho ideal e recomendado. Com um pouco de persistência e pesquisa é possível se organizar para tal. Temos um post com algumas dicas que pode ajudá-la: https://www.cultuga.com.br/2014/06/como-procurar-emprego-em-portugal/ Encontrando um emprego, você poderá solicitar o visto de trabalho no consulado e então regularizar a sua residência em Portugal no SEF. Veja aqui a documentação completa: http://www.imigrante.pt/PagesPT/DocumentosNecessarios/ConcessaoAR/02Art88N1.aspx
      As outras possibilidades de autorização de residência: http://www.imigrante.pt/PagesPT/ConcessaoAR.aspx
      É importante lembrar que, em meio a crise, não é fácil encontrar uma vaga com contrato para um imigrante sem documentação em dia, sobretudo porque o contratador corre o risco de ter que pagar uma multa, caso tenha a fiscalização em seu estabelecimento antes do funcionário estar totalmente regularizado. Eu aconselho vivamente que você se envolva mais com os colegas portugueses da sua área, faça contatos, estabeleça metas e faça um bom planejamento para a sua imigração. Embarcar em paz e ter sua vida em ordem não tem preço.

  52. Avatar

    Olá, moro no Brasil, tenho 31 anos e quero muito morar e trabalhar em Portugal mas não tenho formação superior. Será que indo como turista eu consigo um trabalho numa lanchonete ou num barzinho, para lavar pratos? É tão caro para arrumar a documentação para viver legalmente neste país tendo um emprego informal? Só posso ser um imigrante legal se tiver uma boa formação e uma profissão definida?

    • Priscila Roque

      Olá, Marcelo
      Como vai?
      Viver legalmente em Portugal não depende da sua formação, mas de encontrar um trabalho em que possa ter um contrato. Depois, quanto as taxas para solicitar a autorização de residência por trabalho, você poderá verificar junto ao SEF – o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras em Portugal (www.sef.pt). Com as dicas desse post, você pode fazer uma busca e tentar, ainda do Brasil, se candidatar as vagas.
      Boas pesquisas e boa sorte!

  53. Avatar

    Boa tarde Priscila Roque, gostaria primeiro de parabenizar o seu site , pela amplitude e facilidade em que aborda os assuntos sobre Portugal , no que contribuiu muito na decisão da família em residir em Portugal.No momento ,estou resolvendo as documentações exigidas pelo Consulado para o visto de residência.
    Quero aproveitar a oportunidade para que se possível você possa opinar , a quem quer buscar uma vaga de emprego na área de comunicação (Jornalismo) .É que minha filha que vai ficar aqui no Brasil , que tem tal formação, já com experiência de mais de 10 anos , também pretende residir ai .
    Atenciosamente
    Gilberto

    • Priscila Roque

      Olá, Gilberto
      Como vai? Agradeço o carinho :)
      Infelizmente o mercado editorial se assemelha muito com o do Brasil, com a diferença de que estamos em um país menor – por isso, também com menos oportunidades. Entretanto, com disposição, criatividade e persistência, é, sim, possível se manter e procurar opções. Aconselho que ela busque vagas por meio do site http://www.cargadetrabalhos.net/ Nele, ela terá uma noção melhor das vagas disponíveis nesse mercado. Uma outra opção é aproveitar as dicas aqui desse post, contactanto diretamente as empresas que a interessam.
      Boa sorte e fiquem bem. Um excelente fim de ano!

  54. Avatar

    Oi Priscila,
    Adorei o seu site, está me ajudando muito. Tenho Cidadania italiana e meu marido não, fiquei com 02 dúvidas:
    – Podemos dar entrada no pedido de residencia dele enquanto ainda estamos aqui?
    – Durante este período de espera aí em Portugal ele tem autorização para trabalhar ?

    Obrigada e Parabéns

    • Priscila Roque

      Olá, Patricia
      Como vai?
      Aconselho que entre em contato diretamente com o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (www.sef.pt) para ter essas informações de forma oficial.
      Um forte abraço e boas festas!

  55. Avatar

    Ola! Muito bom o site.. Entretanto estou um pouco confusa. Vc diz nos comentarios q eh dificil conseguir emprego estando la como turista( durante os 3 meses) , e que devemos ja ir com uma proposta. Mas como vou conseguir uma proposta estando no Brasil se ainda sim nao tenho visto de trabalho?
    Devo mandar curriculo estando no Brasil, e apos conseguir uma proposta aplicar pro visto de trabalho? Ou ja devo aplicar pro visto de trabalho antes de ter uma proposta??Nao torna mais dificil de conseguir emprego o fato de ainda estar no Brasil? No caso seriam trabalhos informais, como em restaurantes..

    • Priscila Roque

      Olá, Ana
      Como vai? Agradeço o carinho pelo conteúdo do Cultuga :)
      O visto de trabalho só pode ser solicitado a partir de um contrato de trabalho. Não é possível solicitá-lo sem que você tenha um trabalho. É difícil procurar a partir do Brasil, sim, mas não é impossível consegui-lo. Aqui nesse post há algumas dicas que podem ser colocadas em prática. Porém, esteja atenta que trabalhos informais não oferecem contrato. Portanto, a partir deles você não consegue solicitar a autorização de residência para viver em Portugal.
      Boas pesquisas!

  56. Avatar

    Olá, primeiramente parabéns pelo site, gostei muito mesmo. Então… Não sei ao certo porque mas amo Portugal mesmo sem nunca ter ido, na verdade nunca viajei para o exterior. Tenho grande interesse em conhecer novas culturas e viver novas experiencias, como também obter mais aprendizado, tendo em vista que tenho facilidade em aprender e em me adaptar. Tenho 23 anos, indo para o 2° semestre em administração, tenho experiancia como auxiliar administrativo, recepcionista e atualmente trabalho como assistente administrativo. Bom… Em termos reais é possivel mesmo estando aqui no Brasil conseguir emprego em Portugal através de sites?? Levando em consideraçao esse meu curriculo nada “impressionante*”. Alguma dica? Obrigada!

    • Priscila Roque

      Olá, RSantos
      Como vai? Agradeço o seu carinho :)
      Você precisa encontrar os seus pontos de mais valia e ir em busca de empresas que possam se interessar pelo seu perfil. Por vezes, empresas portuguesas que tenham clientes no Brasil ou filiais podem se interessar em contratar mão de obra brasileira para facilitar esse contato, por exemplo. Aconselho que passe a pesquisar bastante sobre esse assunto para encontrar empresas que possam ter o perfil que procura. Além das vagas, como dissemos por aqui, ainda há as candidaturas espontâneas. Para melhorar o seu currículo, aproveite esse período de estudos também para investir em outros idiomas. Isso é uma mais valia para todas as empresas. Ainda que em Portugal tenhamos o mesmo idioma, as empresas fortalecem contato com parceiros por toda a Europa. Quanto mais idiomas você souber, mais estará frente aos seus concorrentes.
      Boa sorte!

  57. Avatar

    Bom dia Priscila como vai?

    Você poderia me ajudar, sou estudante de contabilidade e pretendo tentar a sorte em Portugal, gostaria de saber como está a situação da categoria e as oportunidades.

    Ser contador no Brasil ta ficando cada vez mais difícil, dei uma pesquisada nos salários da categoria e gostei bastante.

    Parabéns pelo Site me tirou bastantes duvidas

    • Priscila Roque

      Olá, Christian!
      O mercado tem realidades bem diferentes de acordo com a cidade ou região que pretende investir – sobretudo entre as mais e menos turísticas. Aconselho que comece a acompanhar os jornais portugueses pela Internet para conhecer mais sobre o assunto (como o Público, o Expresso e o Observador, por exemplo), bem como fazer pesquisas junto aos sites de imóveis para verificar as oportunidades. Veja alguns sites aqui: https://www.cultuga.com.br/2014/01/como-alugar-um-apartamento-em-lisboa/
      Um forte abraço

  58. Avatar

    Ola Pricila , tudo bem?.Conheci o cultuga a pouco tempo mas gostei de suas matérias.
    Sou de Santa Catarina, morei em Aveiro Portugal duas vezes uma quando criança com a família e depois quando tina 19 anos trabalhei um tempo e tive de voltar por problemas com a saúde da minha mãe agora com 25 anos e já casado quero voltar morar em Portugal pois sei que é um pais muito culto e bom para constituir minha família, tenho familiares ali que vão me arranjar emprego em Aveiro, mas o problema é que meu irmão não tem muito conhecimento na área da minha esposa ela é Fotógrafa tem estúdio próprio aqui mas está disposta a vender para viver em Portugal, se você puder nos ajudar com isto indicando algum estúdio que ela possa trabalhar ficaremos muito grato.

    Desde já obrigado
    Aguardo retorno
    Att- Jardel da Silva

    • Priscila Roque

      Olá, Jardel
      Como vai? Aqui está tudo certo!
      Obrigada pelo carinho :)
      Sou apaixonada por Aveiro, a terra do meu pai! Não tenho conhecimento de muitos fotógrafos por lá, entretanto, assisti a uma palestra do Daniel Ribeiro (Estúdio D – http://www.estudiod.com.pt/pt/) que tem um trabalho maravilhoso na região e pelo país. Veja se ele consegue orientá-los sobre os demais estúdios.
      Um forte abraço!

  59. Avatar

    Olá, Priscila
    Se puder me tirar uma duvida.
    Eu to indo pra Portugal em Agosto junto com meu marido. Ele acabou de tirar a cidadania e vou começar a olhar agora as questões pra tirar a minha residência. A minha dúvida mesmo é em questões de emprego. Eu tenho duas formações: técnica em design de interiores e licenciatura em História. Você acha que consigo emprego (estando legalmente ai em PT) em algumas dessas duas áreas? E qual das duas encontraria mais facilmentel? Lembrando que poderia trabalhar como projetista também já que tenho conhecimento em CAD e Sktchup.
    Obrigada.

    • Priscila Roque

      Olá, Laura
      Como vai?
      Infelizmente não tenho qualquer domínio profissional sobre as suas áreas de atuação. Aconselho que use as dicas desse artigo para verificar quais são as suas oportunidades :)
      Um forte abraço

  60. Avatar
    EDSON LOPES ALVES em

    Boa tarde
    Quero muito ir morar em Portugal, mas gostaria de ir com algum trabalho já acertado, alguém poderia me informar onde poderia buscar vagas de empregos.
    Edson

  61. Avatar

    Boa noite Priscila!
    Sou radiologista em medicina dentária. Será q teria facilidade em arrumar algum emprego em Lisboa? Se souber onde posso ter contatos com casas compartilhadas para morar inicialmente…
    Abraço.

  62. Avatar

    Olá Priscila!
    Gostei muito de seu site e tenho uma dúvida, trabalho aqui no Brasil como projetista, curso faculdade de Arquitetura, porém fiz curso de Autocad, será que consigo alguma vaga na minha área em Portugal com este curso mais a experiência de dois anos de trabalho?

    • Priscila Roque

      Olá, Helena
      Como vai?
      Infelizmente não posso ajudá-la. Verifique se há mercado para a sua área com as dicas aqui desse artigo, que valem para todas as profissões. Uma outra sugestão é buscar por colegas da sua área de atuação que vivem em Portugal para saber mais sobre o mercado.
      Boas pesquisas

  63. Avatar

    Bom Dia.
    Tenho lido os artigos do site e, sinceramente, estão sendo de grande valia. Tenho 20 anos, sou graduada em Comunicação Social, e planejo encontrar emprego e fazer uma pós-graduação na minha área em Portugal. Tenho me candidatado a muitas vagas online e procuro sempre colocar ao máximo minhas qualificações (sem ser desonesta ou “puxar a brasa pro meu lado”).
    Vi bastante ofertas nos últimos dias nessa área e gostaria de saber se as empresas, em geral, se dispõe a contratar profissionais nesta situação? (graduados mas que pretendem continuar e se especializar).
    Só por titulo de curiosidade também possuo mais uma dúvida: quando vou preencher minha formação no site de uma empresa a opção que aparece é apenas licenciatura. Isso conta como faculdade completa? ( meu diploma é bacharel e essa opção não aparece). Tenho medo de preencher errado e acabar minando o que poderia ter sido uma boa oportunidade.
    Obrigada pela atenção.

    • Priscila Roque

      Olá, Gabriela
      Essa questão é bastante relativa, pois depende da empresa e do que você pode oferecer a ela de mais valia. Dificilmente uma empresa vai contratar um estrangeiro a distância sem que ele tenha qualificações superiores aos locais que estão concorrendo a aquela vaga – seja um idioma diferenciado, uma carteira de contatos, cursos de especialização ou experiência em algo que os interessem. É importante sempre ressaltar a empresa quais são esses seus diferenciais, pois a contratação de um estrangeiro não residente em Portugal implica na emissão de um contrato para o visto/ autorização de residência. Uma empresa não vai se “responsabilizar” por essa questão se o seu currículo realmente não for de encontro ao que ela precisa. Em contrapartida, quando você já estiver estudando em Portugal, com toda a documentação em ordem – inclusive para estudo e trabalho – a probabilidade de encontrar uma vaga na sua área aumenta, pois você já estará legalmente no país, vinculada a uma instituição de ensino da sua área e com uma rede de contatos mais ampla.
      Com relação a bacharel e licenciado, não se preocupe.
      Um forte abraço

  64. Avatar

    Possuo uma dúvida, já li praticamente todo seu blog mas essa ainda não ficou clara.
    Trabalho com desenvolvimento java e pretendo mudar para Portugal, porém não possuo cidadania portuguesa e nem posso kkk
    Gostaria de saber como está ATUALMENTE o mercado de trabalho em Lisboa ou Porto, pois você escreveu esse artigo em 2014. Também gostaria de entender melhor como faço para morar aí e trabalhar na minha área sem a cidadania.

    • Priscila Roque

      Olá, Gabriela
      Apesar do artigo ser de 2014, todas as dicas que constam nele, bem como os links indicados, permanecem válidos para que você possa fazer uma boa pesquisa sobre a sua área de atuação em Portugal.
      Com relação as autorizações de residência, você poderá ver todos os tipos disponíveis no Portal do Imigrante e verificar aquela que mais de adequa a sua situação: http://www.imigrante.pt/PagesPT/ConcessaoAR.aspx
      Boas pesquisas!

  65. Avatar

    Olá, adorei muito essa e as outras matérias sobre esse assunto, mas tenho algumas dúvidas. Sou casado e queria passar um tempo em portugal com a minha esposa, nesse meio tempo, se eu recebesse uma proposta de emprego eu seria obrigado a voltar para o Brasil para me regularizar? Ou esse problema seria resolvido lá mesmo? Aliás o que aconteceria com a minha esposa? Obviamente seria um emprego que se adequaria ao meu custo de vida, mas me preocupo com o que aconteceria com ela. Grato!

    • Priscila Roque

      Olá, Marcio
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho pelo nosso conteúdo :)
      Você poderá regularizar a sua situação junto ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, em Portugal: http://www.sef.pt/
      O mesmo acontece com a sua esposa, que depois de você ter o seu documento de residência, poderá solicitar o reagrupamento familiar dela no mesmo órgão.
      Um forte abraço

  66. Avatar

    Olá, Priscila. Primeiramente, parabéns pelo excelente blog! Não há palavras para descrever como ajuda quem tem o interesse de conhecer um pouco mais os detalhes de uma mudança para Portugal.

    Bem, trabalho há 15 anos em TI no Brasil, nos últimos anos com Gerência de Projetos (PMP). Tenho amigos de TI que trabalham em Lisboa. Venho buscando há algum tempo oportunidades em Portugal, mas com o endereço do Brasil tenho encontrado muitas dificuldades. Resolvi comprar a minha passagem para o próximo dia 21, e passar 90 dias aí em Portugal fazendo entrevistas e conhecendo pessoalmente as empresas. Se for necessário, obtendo alguma oportunidade de trabalho, saio de Portugal para regularizar a minha situação e entrar pela “porta da frente”. Estou fazendo isso porque estou considerando ser muito difícil conseguir daqui uma oportunidade de trabalho aí estando aqui no Brasil.

    O que você acha da minha estratégia?

    • Priscila Roque

      Olá, Gustavo
      Como vai?
      Agradeço o carinho pelo conteúdo e peço desculpas pela demora da resposta.
      Desejo boa sorte em sua jornada. Conhecer pessoalmente pessoas e empresas é sempre um bom início.
      Um forte abraço

  67. Avatar

    Olá, Meu nome e Victor, tudo bem?
    Estou com uma dúvida enorme….!!!!!!!!!
    Coloquei na cabeça que tenho que ir a Portugal pra trabalhar, mais tenho medo do que realmente vou encontrar, se somos bem aceito (preconceito) pelo povo português, se o trabalho está difícil pra eles será que pra estrangeiros também não fica pior, enfim.
    Hoje moro em São Paulo, Gerencio um restaurante onde também sou Sommelier e sei que essa area em Portugal e forte, mais bate sempre as dúvidas se vou encontrar algo na área, não pretendo ir a Portugal e já ser gerente de um restaurante, e sim trabalhar nessa area de restaurante onde tenho mais esperiencia.
    Moradia e outra coisa que preocupa também, e facil alugar apartamento ou kit como falamos aqui em São paulo? e documentação? o que realmente precisa ter e levar pra não passar apuros? enfim. Desde já obrigado

    • Priscila Roque

      Olá, Victor
      Como vai?
      Aconselho a leitura de todos os nossos artigos da categoria “morar” para que possa se preparar e estudar mais sobre o assunto. Tais artigos respondem as suas dúvidas: https://www.cultuga.com.br/category/morar/
      Sobre o preconceito, a questão não é relacionada diretamente entre brasileiros e portugueses. Isso acontece em qualquer parte do mundo, com imigrantes de qualquer nacionalidade. Claro que os brasileiros acabam por, em alguns lugares, terem certa fama de aproveitadores, malandros. Entretanto, isso vai depender da sua vontade de quebrar essa barreira inicial. Com respeito, esforço e dedicação, você chega a qualquer lugar e conquista o seu espaço.
      Boas pesquisas e um forte abraço

  68. Avatar

    Ola
    Sou enfermeira e estava pensando em trabalhar em Portugal, estive pesquisando mas vi que a profissão não é muito valorizada. Sera que é uma boa idéia? E pra validar o diploma é tranquilo? Custo de vida é parecido com o do Brasil? Quais os documentos preciso para morar ai?

    Obrigada

  69. Avatar

    Olá Priscila!
    Primeiramente parabéns pelo site, é muito interessante.
    Estou aqui em Lisboa desde 22 de janeiro – eu e meu esposo. Temos alguns conhecidos aqui que nos falaram das facilidades da vida na Europa, do baixo custo dos alimentos etc, e fizemos a besteira de vir aqui sem trabalho garantido. Até agora não conseguimos nada, em área nenhuma e o que nos informam é que sem o visto de residência os empregadores realmente não darão oportunidade. Gostaríamos de utilizar a nossa passagem de volta para resolvermos logo esse problema, mas a TAP me informou sobre uma multa de mais de 700 dólares para cada bilhete devido ao fato de ter passado do período de volta a que tínhamos nos proposto. Você saberia me dizer, se o consulado ou algum outro órgão de auxílio ao imigrante poderia nos ajudar com essa questão? Não temos de onde tirar os mais de 1400 dólares e já desistimos de arrumar emprego, pois agora sabemos que é praticamente impossível sem a autorização de residência. Ficaria muito grata se pudesse nos dar uma luz :) . Obrigada, Suele

  70. Avatar
    Israel Guimaraes em

    Ola Priscila!

    Bom dia;
    O meu nome é Israel tenho 23 anos de idade moro na cidade de Taubaté interior de São Paulo, sou deficiente físico (sofrei um acidente de carro com 12 anos e perdi a perna esquerda; hoje uso prótese). Não sou formado ainda; comecei a cursar psicologia mas não segui em frente porque não me via como psicologo no futuro. Hoje eu curso música (técnico) em uma escola chamada Maestro Fêgo Camargo, estou cursando piano e canto lírico e já estou no 3º ano. trabalho no Hospital Regional do Vale do Paraíba como auxiliar de RH.
    Enfim… eu gostaria muito de morar, trabalhar e estudar em Portugal; para crescer profissionalmente e conhecer uma nova cultura.
    Gostaria de sua orientação para arrumar as documentações necessárias para conseguir imigrar para esse país maravilhoso que é Portugal.
    Quero agradecer a você pelo site,, realmente é muito bom, me ajudou muito. Parabéns pelo seu trabalho.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Israel
      Como vai?
      Agradeço a sua mensagem e carinho pelo Cultuga.
      Para imigrar para Portugal, são muitos diversos os vistos disponíveis. A escolha do mais adequado vai depender do seu propósito no país.
      Aconselho a leitura dos nossos artigos da categoria “morar”, que contém muitas informações sobre a vida em Portugal, além de inúmeros bons links para os seus estudos e pesquisa sobre o país.
      Um forte abraço e boas pesquisas!

  71. Avatar

    Olá priscila! bom dia ? Eu e amigk engenheiro estamos vendo a possibilidade de abrir uma empresa de construcao civil em portugal gostaria de saber se tu pode nos informa qual caminho tomar e o mercado nessa area como esta?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Vagner
      Como vai?
      Com relação a área, não sei lhe informar, pois não é um assunto que eu domine profissionalmente.
      Um forte abraço

  72. Avatar

    Olá Priscila, tudo bom?

    Estive em Portugal a dois anos apenas para passear, no entanto, esse país me encantou. Pretendo retornar e fixar moradia por aí. Estou me organizando para fazer um mestrado e conseguir um emprego. Seria mais fácil conseguir um emprego assim? Estudantes estrangeiros podem trabalhar? Grata

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Lane
      Como vai? Por aqui está tudo bem!
      Hum.. Nessa questão não sei orientá-la. Penso que isso dependa do tipo de mestrado que você vai fazer, se envolve bolsa e qual o tipo da bolsa, sabe? Veja diretamente com o SEF (www.sef.pt). Eles poderão confirmar se o tipo de visto que pretende te dá a possibilidade de trabalhar.
      Um forte abraço

  73. Avatar

    Priscila, bom dia!!
    Muito legais suas dicas! Vi que você é fotógrafa, também sou. Gostaria de saber se ai aparece bastante trabalho como pré wedding, fotos ao ar livre, bebê, família, etc pois essa é minha especialidade. Meu namorado esta indo pra Portugal fazer uma pós graduação por um ano, eu, lógico estou aflita! Rs. Creio que se ele conaeguir um bom emprego, eu vá para la futuramente também, e com isso procurar um emprego. Sou bancária, mas acho que os bancos ai são bem diferentes, né? Preciso de um plano B! :)

    Muito obrigada!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Carol
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho :)
      Percebo que os portugueses são menos vaidosos do que os brasileiros e, por isso, não se interessam com tanta intensidade aos ensaios fotográficos (mas, veja, há fotógrafos dessa área por aqui, sim, e muitos). Entretanto, investir em batizados ou casamentos pode ser um caminho com mais abertura e possibilidades, na minha opinião. Uma outra área é se aproximar da comunidade brasileira em Portugal e perceber que tipo de ensaio poderia oferecer.
      Um forte abraço e boa sorte!

  74. Avatar

    olá Priscila.
    Minha dúvida é… ao arrumar um emprego qualquer em Portugual com visto de turista, será que com contrato em mãos, levando a SEF posso ter a garantia de permanência no país por mais alguns meses ?
    Sou brasileiro, publicitário, tenho 24 anos e pretendo tentar a sorte em Portugual, tenho dinheiro para me manter uns 2 meses. No inicio quero arrumar qualquer tipo de emprego (barman, vendedor), meu medo é vencer o visto de turista 3 meses e eu não conseguir a liberação SEF para trabalhar.

    obrigado :*

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marcello
      Tudo bem?
      O ideal é que você faça a procura por uma vaga de emprego ainda no Brasil, pois o SEF não garante a sua regularização/ autorização de residência por contrato de trabalho, caso você entre no país sem o visto correto (para viver no país). Em um caso extremo, eles podem solicitar até mesmo que você retorne ao Brasil para fazer a solicitação via consulado e só retornar quando estiver com os documentos em dia. Tenha atenção a isso e faça o seu planejamento de forma mais sólida, estudando bem as possibilidades e, por vezes, até outros tipos de visto que possam se adequar as suas necessidades.
      Um abraço e boa sorte!

  75. Avatar

    Oi Priscila!
    Gostei muito do seu blog! Eu e meu esposo estamos pesquisando sobre Portugal, mas estou em duvidas, quanto a minha profissão, se é reconhecida aí em Portugal. Sabe me dizer se o Técnico de Enfermagem do Brasil é reconhecido em Portugal?
    Espero sua resposta!
    Mande no meu e-mail por gentileza.
    kelyalvesle@gmail.com

  76. Avatar
    Claudio Martins em

    Olá Priscila, parabéns pelo site e pelos esclarecimentos , como você pretendo fazer o caminho inverso de meus pais que são portugueses , estou tirando a cidadania, gostaria de saber sobre a área de informática em Portugal , sou Analista de Sistemas e gostaria de saber qual melhor cidade que possua empresas, qual as dificuldades encontradas para um Brasileiro com cidadania Portuguesa. Desde já agradeço.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Claudio
      Como vai? Agradeço o seu carinho :)
      Infelizmente não sei como ajudá-lo, pois não tenho conhecimento na sua área de atuação. O ideal é você procurar por colegas da área que atuem em Portugal, além de empresas do setor – via Internet – para que possa estabelecer contatos e conhecer mais sobre o seu mercado.
      Um forte abraço

  77. Avatar
    Giulliano Bastos em

    Olá Priscila, muito legal o site!! Parabéns!! Tenho cidadania italiana, assim como meu filho de 5 anos. Porém ainda não dei entrada no pedido de cidadania da minha esposa. Estamos nos programando em mudarmos para Lisboa. Você saberia me dizer como posso conseguir informações na área de atuação da minha esposa? Ela é técnica em alimentos. Muito obrigado!

    • Priscila Roque

      Olá, Giulliano
      tudo bem?
      Agradeço o seu carinho :)
      Infelizmente, não conheço nada relacionado a área de atuação da sua esposa. O ideal é levantar contatos junto as colegas da área ou até mesmo da universidade ou escola que ela cursou para verificar se existe essa “ponte” entre os dois países.
      Um abraço

  78. Avatar

    BOM DIA PRISCILA,

    GOSTARIA DE SABER SE PODE ME AUXILIAR PARA COMEÇAR A ENTENDER COMO TRABALHAR E EXERCER MINHA PROFISSÃO EM PORTUGAL. SOU TÉCNICA EM RADIOLOGIA E NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR AS BUSCAR, E SE POSSÍVEL SABE ONDE ENCONTRO AS REGULAMENTAÇÕES PARA CONSEGUIR TRABALHAR LA.

    OBRIGADA TENHA UM OTIMO DIA

    • Priscila Roque

      Olá, Raquel
      Como vai?
      Infelizmente não conheço a sua área de atuação. Aconselho que busque pela Internet centros de radiologia e faça contatos com colegas de Portugal para verificar como funciona o seu mercado.
      Um abraço

  79. Avatar

    Olá, Priscila. Tudo bem?
    Conheci o site há alguns dias e estou gostando muito. Está me ajudando bastante!
    Eu tenho planos de ir morar em Portugal no ano que vem. resolvi que quero me arriscar um pouco enquanto ainda posso e para aproveitar a minha Cidadania Portuguesa. Eu nunca saí do país e não faço ideia de como é o processo para conseguir um emprego, mas acredito que tendo a cidadania isso me facilite um pouco. Tenho algumas dúvidas e resolvi compartilhar com você…
    Pretendo ir já com algum emprego. Você saberia me dizer como é, em geral, essa contratação a distância? Eu tenho que entrar nos sites de empregos e ir tentando….há chances de alguém entrar em contato comigo mesmo eu não morando em Portugal ainda? É assim que se começa mesmo?
    Aqui no Brasil eu sou Psicóloga, mas pretendo ir a Portugal sem validar meu diploma ainda. Por isso não pretendo procurar emprego na minha área por enquanto.
    Ah, a primeira coisa que estou providenciando é a renovação do meu passaporte e o pedido do meu BI.

    • Priscila Roque

      Olá, Mariana
      Tudo bem? Por aqui está tudo certo!
      Agradeço o seu carinho :)
      Eu não tenho experiência nesse ponto específico, pois saí do Brasil trabalhando de forma remota e hoje tenho o meu próprio negócio em Portugal. No seu lugar, certamente seria isso que eu faria. Procure estreitar o seu contato com as empresas que a interessam e candidatar-se as vagas que se adequam ao seu perfil.
      Um abraço e boa sorte

  80. Avatar

    Olá Priscila, td bem?
    Bom eu devo ir ano que vem pra Portugal para realizar o doutorado, mas como a bolsa é sempre no limite, gostaria de saber se é possível conseguir trabalhos informais, como lavar pratos, entregar panfletos, etc.

    • Priscila Roque

      Olá, Felipe
      Tudo bem? Por aqui está tudo certo!
      Não sei te informar com relação aos trabalhos informais. Talvez você consiga buscar essa informação e suporte junto a Casa do Brasil, em Lisboa.
      Um abraço

  81. Avatar

    Boa noite Priscila parabéns pelo site
    Estou indo como turista mas tenho como conseguir minha definitiva.
    Oque eu realmente gostaria de saber e se sabe alguma informação na minha área sou caldeireiro alpinista como alpinista tbm trabalho com pinturas e reforma, sou qualificado internacional pela irata mas a pricipio vou ver se consigo como garçon ate eu cons guir na minha area. Sabe quanto ganha um garçon por aew? Bjs…

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marcelo
      como vai?
      Agradeço o seu carinho :)
      Eu não conheço nenhuma das áreas a fundo. O ideal mesmo é procurar colegas na sua área de atuação para pedir uma orientação. No Facebook há muitos grupos de brasileiros que vivem em Portugal e, certamente, haverá alguém que saberá orientá-lo.
      Um abraço

  82. Avatar

    Olá! Eu e meu noivo iremos nos casar em novembro e queremos até o fim do próximo ano nos mudar para Portugal, porem não somos descendentes. Mas não sabemos como podemos fazer para ir já com um contrato de trabalho. Tenho graduação em Educação Física – Bacharel e sabe disser que meu diploma aqui no Brasil vale para a Terrinha?
    Estou amando o site, parabens!

  83. Avatar

    Olá Pricila.
    Muito bom teus posts, parabéns.
    Gostaria de uma dica que não encontro em lugar algum.
    Devo informar na carta de apresentação que moro no Brasil e busco uma carta convite para conseguir o visto de trabalho? Se não for na carta de apresentação, onde eu poderia informar?
    Desde já te agradeço.

    • Priscila Roque

      Olá, Dante
      Como vai?
      Agradecemos o seu carinho :)
      Não há regras na carta de apresentação. Entretanto, você pode aproveitar esse primeiro contato com a empresa para explicar, sim, que você está no Brasil, mas que tem disponibilidade para mudança imediata, caso seja contratado pela empresa.
      Um abraço e boa sorte!

  84. Avatar

    Ola Priscila,

    Eu e meu marido estamos planejando nos mudar para Portugal no ano que vem. Ele, assim como você, é autonomo. Trabalha como designer e pretende levar os clientes daqui para la, alem de captar novos clientes lá. Gostaria de entender melhor quais são os tramites e as leis para se trabalhar como autonomo em Portugal. Você precisa abrir empresa como no Brasil? E de que forma você declara o dinheiro que recebe dos clientes no Brasil? Enfim, gostaria de entender este ponto que ainda é um pouco obscuro para nós.

    Parabens pelo seu site, é muito esclarecedor!

    Beijos e obrigada!

    • Priscila Roque

      Olá, Fernanda
      Tudo bem?
      Para trabalhar como autônomo, é necessário abrir uma atividade, sim! Essa formalização pode ser feita no órgão das Finanças – http://www.portaldasfinancas.gov.pt/
      Nós recebemos via Paypal em euros e declaramos sempre em Portugal. Se desejar, posso enviar ao seu e-mail o contato de uma contadora (chamada de “contabilista” em Portugal), que poderá prestar uma consultoria para vocês e, inclusive, organizar a abertura de atividade e emissão de faturas do seu marido.
      Um grande abraço

  85. Avatar

    Olá Priscila, boa noite.
    Me chamo Rodrigo.
    Primeiramente, gostaria de lhe parabenizar pela página e agradecer pelo tempo que irá usar para ler meu texto.
    Eu tenho uma amiga brasileira que vive legalizada em Lisboa.
    Com toda essa crise constitucional que vivemos no Brasil, meu desejo de sair e levar minha família aumenta a cada dia (Esposa mais 4 filhos menores de 10 anos).
    Inicialmente, a intenção é que eu vá sozinho (estou aguardando a definição de saques das contas inativas e teria aproximadamente 1400 euros mais o que eu ajuntaria para, ao menos ter a possibilidade de passar 3 meses tentando uma oportunidade de trabalho que, me garanta a aprovação de residência no país) e, como eu tenho um processo trabalhista que me renderá uma boa quantia, mas, que demora um pouco a se receber, e recebendo o valor e estando legalizado nessa questão de trabalho/residência em Portugal, eu levaria a família.
    Gostei muito do custo de vida que pesquisei acerca do país, acredito que dentro da função que eu trabalho e com ajuda da minha esposa, podemos viver de forma tranquila (a meta não é ir para ganhar dinheiro, mas, para ter e ao mesmo tempo, dar uma qualidade de vida -segurança, saúde, lazer e ensino- para nossos filhos) e gostaria de saber algumas coisas.
    Pretendo levar 1000 euros para, estadia de 3 meses (o marido da minha amiga trabalha no mesmo ramo que o meu, e ela disse que ele pode tentar me ajudar com isso), fui informado que o custo de vida mensal de uma pessoa adulta seriam entre 300 a 400 euros, mas que se pode fazer free lance pontual o que ajudaria no orçamento mensal durante esse período.
    Uma vez conseguindo entrar no país, quais seriam as dificuldades em alugar um quarto (não pretendo receber qualquer tipo de ajuda nesse sentido da minha amiga) e, de numa eventual concretização de trabalho no país (se for possível, por lei), conseguir uma autorização de trabalho e residência lá, para posterior busca da minha família aqui para levar para viver lá? Uma vez conseguindo esses pontos, é possível eles entrarem para viver legalmente, ou ainda existem mais regras que, eles deverão se encaixar?
    Uma coisa é certa, eu vou viajar e, entrar como turista lá e com esse recurso que te disse (caso não dê certo, é capaz de, ao receber o dinheiro do meu processo, eu vá novamente, farei o possível para não receber a “carta de expulsão” do país, para poder viajar novamente), os 1000 euros.

    Forte abraço.
    Rodrigo L.

    • Avatar

      Fora os 1000 euros, se eles forem necessários para o período de “experiência” que pretendo ter, o que é necessário mais, levar? Minha amiga disse que é essencial autenticar toda minha documentação no consulado português (ou coisa assim), para que, tenham validade lá. Existe mais alguma coisa absolutamente indispensável?
      Novamente, abraços.

      • Priscila Roque

        Olá, Rodrigo
        Tudo bem?
        A legislação muda constantemente. Como estamos por aqui há 4 anos, o que foi válido para nós, pode não ser válido para a sua situação. Procure os grupos no Facebook que comentei. Tenho a certeza que neles encontrará a orientação que precisa. O Consulado de Portugal que atende a sua região e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, de Portugal, também são as melhores fontes para você tirar as suas dúvidas. Antes de nos mudarmos para cá, escrevi para ambos e obtive o atendimento que precisei.
        Um grande abraço e boas pesquisas!

    • Priscila Roque

      Olá, Rodrigo
      Tudo bem?
      Aconselho que faça um planejamento ainda mais aprofundado antes de viajar a Portugal, sobretudo por você ter sua esposa e filhos dependendo dessa questão. Hoje em dia, a legalização de um imigrante sem visto é ainda mais difícil em solo português. Encontrar um emprego estando no Brasil, seria a forma mais correta de imigrar, pois você já solicitaria o visto de trabalho antes de chegar ao país e, em Portugal, finalizaria a documentação temporária. Entretanto, não tenho experiência nesse assunto para dividir com você, pois tenho cidadania portuguesa e passei por um processo diferente. Você usa o Facebook? Procure por grupos de brasileiros que vivem em Portugal para acompanhar os processos e buscar por pessoas em situação parecida com a sua para saber como proceder. Verifique se as pessoas que conhece em Portugal também podem ajudá-lo, indicando o seu currículo a empresas, por exemplo. Planejar e estudar sobre o país é a melhor forma para imigrar com segurança.
      Um abraço

  86. Avatar

    Olá Priscila, você escreve muito bem, de forma esclarecedora. Obrigado por dividir esse conteúdo tão importante conosco. Eu e minha irmã estamos pretendendo irmos para Portugal até o final desse ano (2017). Eu sou formado em direito, porém acredito que isso não ajuda muito a um imigrante, especialmente diante da crise que assola boa parte da Europa. Minha duvida é estando devidamente regularizado com visto permanente, ajuda a encontrar um emprego com mais brevidade? Desde já Obrigado! Ah!! você é linda.

    • Priscila Roque

      Olá, Magno
      Como vai?
      Agradeço os seus elogios ao conteúdo do Cultuga!
      Certamente com a documentação em ordem fica mais fácil de encontrar um emprego – sobretudo porque, para quem não está legalmente no país, dificilmente uma empresa séria faria a contratação.
      Um grande abraço

  87. Avatar

    Ola!
    Gostaria de saber se a situação já melhorou em Portugal, trabalho no ramo de logística aqui no Brasil, passei por empresas multinacionais como Sony, Samsung e pretendo morar em Portugal, tenho dupla nacionalidade portuguesa. Voces tem conhecimento sobre essa área? sobre a dificuldade de conseguir um emprego em Portugal?

    • Priscila Roque

      Olá, Karina
      Tudo bem?
      Infelizmente não tenho conhecimento sobre a sua área, que é bastante específica. Aconselho que entre em contato com colegas da sua área de atuação, seja em grupos do Facebook ou via Linkedin para saber mais sobre o mercado.
      Um grande abraço

  88. Avatar

    Oi Priscila,

    Estou pretendendo me mudar para Portugal, tenho dupla nacionalidade. Estou procurando antecipadamente uma colocação no Mercado de Trabalho Local, mas como minha Área é bem específica não sei exatamente onde posso buscar mais informações.
    Trabalho na Área de Segurança do Trabalho e ao longo do tempo me especializei em Atendimento à Emergências Químicas nos EUA. Esta Área atua mais direcionada para Indústrias Químicas, Petroquímicas, Terminais Hidroviários e Corpo de Bombeiros.

    Sabe me orientar onde posso buscar maiores informações?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Luís Eduardo
      Tudo bem?
      Infelizmente não tenho sugestões de órgãos que você possa procurar para levantar mais informações. Creio que em grupos de imigrantes no Facebook você possa encontrar colegas que conheçam a sua área.
      Um grande abraço

  89. Avatar
    Fernando Piassi em

    Priscila, eu tenho cidadania italiana e brasileira, pedir junto ao CREA no BRASIL a reciprocidade de registro, ou seja meus títulos de engenheiro eletricista e de engenheiro de saúde e segurança vão valer ai em Portugal junto a ordem dos engenheiros.
    Eu trabalho na área de infraestrutura de TI,

    Isto me facilita arrumar trabalho ai?
    Preciso de mais alguma coisa? (autorizacão para residência???) etc…

  90. Avatar
    Andreia Teixeira de Carvalho Curcio em

    Olá, Priscila Roque.
    Tenho planos de me mudar para Portugal, trabalho no Brasil, como Auxiliar de Secretaria Escolar, faço históricos dos alunos, matrículas, atendimento ao público, e arquivos de documentação referentes a vida escolar do aluno e diário de classe; amo o que faço e gostaria de saber como enviar curricilum para escolas e/ou universidades. Tenho o curso de pedagogia, minha idade é 45 anos. Meu marido trabalha como motorista e também tem o mesmo desejo que eu, porém também quer entrar no país com emprego garantido.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Andreia
      Tudo bem?
      Aqui nesse artigo fazemos exatamente essas indicações que precisa, desde a formatação do currículo, a procura por vagas e/ ou o envio para candidaturas espontâneas.
      Um abraço

  91. Avatar
    João Állison dos Santos Silva em

    Olá Priscila Roque, tudo bem? Sou formado em Sistemas de Informação, gostaria muito ir morar em Portugal, já procurei empregos online no país e nunca recebi retorno, poderia me ajudar a conseguir um destaque maior ou quais os procedimentos nas candidaturas espontâneas?

    Desde já agradeço a atenção!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, João
      tudo bem?
      Agradeço o seu contato. Infelizmente não tenho mais sugestões, além daquelas que indico aqui no artigo. Creio que o ideal seja você aprimorar a sua carta de apresentação, pesquisando ainda mais a fundo o que o mercado português necessita dentro da sua área de atuação.
      Um grande abraço e boa sorte!

  92. Avatar
    Henrique Santana em

    Olá Priscila
    Tudo Bem com Você?
    Me Tira umas dúvidas?
    Meu Nome é Henrique Santana tenho 22 Anos de Idade.
    Estou pretendendo ir para Portugal, essa vai ser minha primeira viagem para fora do Brasil.
    Estou determinado ir para morar em Portugal.

    ‘EU GOSTARIA DE SABER O QUE O GOVERNO DE PORTUGAL PEDE PARA SER UM IMIGRANTE PERMANENTE?’

    Desde já Agradeço você muito. Obrigado
    ”Que Deus te Abençoe cada vez mais”.

  93. Avatar

    Olá Priscila
    Muito Obrigada por esse site maravilhoso. Vc nao tem idéia de como é bom poder contar com essas infos.
    Mesmo não residindo em Portugal ainda, vc acha que vale a pena e é possível conseguir um emprego?
    Sou recém formada em engenharia em uma excelente universidade aqui no Brasil (nao sei se isso muda algo) minha irma mora em Londres, mas nao qria ir morar em Portugal sem antes ter um trabalho.
    Obrigada
    Maria

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Maria
      Tudo bem?
      Agradeço o seu carinho pelo nosso conteúdo!
      Claro que estando no Brasil é mais difícil conseguir um emprego em Portugal, mas não é impossível. Aconselho que pesquise mais a fundo as empresas portuguesas da sua área de atuação para que possa verificar quais são as necessidades do mercado. Foco!
      Um grande abraço e boa sorte

  94. Avatar

    Bom dia, me chamo Simone, sou professora de teatro e Atriz , formada em licenciatura em Artes Cênicas. Gostaria de saber a respeito da minha área em Portugal.
    Um abraço

  95. Avatar

    ola Priscila. Parabéns pelas informações aqui disponibilizadas.

    meu nome e Ricardo, sou Enfermeiro e gostaria de trabalhar em Portugal. Acho que como muitos, não sei nem por onde começar. Gostaria de Help. rs. dicas de agencia aqui em São Paulo, enfim qualquer informação para eu poder dar um ponta pé inicial.

    agradeço desde já.

  96. Avatar
    Márcio Araújo em

    Antes de tudo, parabenizo por seu blog de ajuda.

    Gostaria de saber se é possível eu conseguir algum emprego na área de engenharia elétrica ou elétrica em Portugal. A falta de emprego e a violência está infelizmente me fazendo rever meu futuro em outros países e Portugal seria uma excelente escolha. Tenho 39 anos e também gostaria de saber se a minha idade seria um problema para conseguir um emprego em Portugal. Tenho experiência como assistente administrativo e instalações elétricas residenciais e comerciais. Agradeço sua atenção, desejando felicidades para você e sua família.

  97. Avatar
    Yasmin Queiroz em

    Olá , Pricila e Rafael !
    Tudo bem ?

    Primeiramente parabéns pelo Blog !!

    Moro no Brasil, como todos sabem a situação aqui não esta nada acessível, tenho uma vontade antiga de mudar de pais, e ando pesquisando muito sobre Lisboa e estou gostando.. Sou formada Gestão de Recursos Humanos e trabalho na área a 6 anos, pode me dar algumas dicas de qual a melhor forma de procurar um emprego por ai, se este curso tem validade em Lisboa , se tem facilidade de vagas em Lisboa ?

    Desde já agradeço !

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Yasmin
      Tudo bem?
      Agradecemos o seu carinho pelo conteúdo do Cultuga.
      Entretanto, não temos conhecimento sobre a sua área de atuação, infelizmente. Aconselho que acesse os sites que indicamos aqui no post para que possa iniciar as pesquisas sobre a sua profissão. Verificar também as universidades e perceber como ela é legalizada no país também é importante.
      Um grande abraço

  98. Avatar
    Gilberto Casares em

    Olá Priscila, como vai? Excelente o site criado por vocês. Adorei as dicas dos sites por busca de empregos. Na realidade, já venho tentando contatos pelo Linkedin, com head hunters em Portugal, mas não tenho tido muito sucesso. Acho que por não estar vivendo em Portugal, as oportunidades de emprego remotas ficam mais dificeis. Tenho 50 anos, uma carreira muito sólida em empresas multinacionais no Brasil, mas, acho que está chegando a hora de buscar alguns horizontes novos, e Portugal, tem tudo a ver comigo e minha familia. Que outras dicas você daria a alguem que tenta encontrar um bom emprego em Portugal? obrigado

    • Priscila Roque

      Olá, Gilberto
      Tudo bem? Por aqui está tudo certo :)
      Agradeço o carinho pelo nosso conteúdo!
      Realmente, é mesmo um pouco de paciência e tentativa e erro para quem está a distância. O mercado português é pequeno e para um imigrante conquistar uma vaga a distância precisa ter algum preparo ou conteúdo que um candidato local não tenha – como experiências no exterior, domínio de idiomas, contato próximo a um mercado de interesse daquela empresa, etc.
      Siga com o seu foco e permaneça firme com os contatos. Lembre-se de exaltar os pontos que o diferem dos demais candidatos locais.
      Um grande abraço e boa sorte!

  99. Avatar
    Luciana Pereira Torres Chequer em

    Olá Priscila, tudo bem?

    Primeiro, parabéns pelo site, ele nos dá informações valiosas.
    Meu marido e eu estamos nos organizando para morar em Portugal. Queremos ir legalizados e com emprego. Eu sou bióloga marinha aqui no Brasil e atualmente trabalho com consultoria ambiental e como professora de biologia em faculdades e pós graduação. Estamos na fase de validação de diplomas e reconhecimento da profissão. Sabe me dizer se é preciso fazer as duas coisas? Vejo que são muitas etapas e antes de começar a procurar emprego entendemos que se faz necessário estar com tudo ok!

    Muito Obrigada! Grande abraço, Luciana.

    • Priscila Roque

      Olá, Luciana
      Tudo bem? Por aqui está tudo joia!
      Agradecemos o carinho pelo nosso conteúdo :)
      Hum… Realmente não sei dizer, pois isso vai depender do que é exigido na área de vocês. De qualquer forma, quanto mais organizados e com todos esses procedimentos em ordem vocês estiverem, é sempre maior a chance de chegarem a uma vaga – pois o recrutador observará a preocupação em seguirem todos os passos legais. É possível que uma assessoria de imigração saiba direcioná-los com mais precisão sobre essa dúvida.
      Um grande abraço

  100. Avatar

    Oi Pri,
    Achei o conteudo do blog fantástico e super esclarecedor. Também sou fotógrafa, estou atuando na profissão tem 1 ano, aqui no RJ e finalizo meu curso no senac mês que vem. As situação aqui no Brasil anda bem complicada e visto isso resolvi começar a me movimentar para tirar a cidadania portuguesa e sair daqui.
    Com isso surgiram inúmeras dúvidas a começar por iniciar a faculdade de fotografia aqui ou esperar para iníciar aí. Tendo a cidadania portuguesa, é possível ter algum benefício para estudo? E o mercado de fotos, principalmente as fotos infantis que são a minha paixão, como é?
    Tenho uma filha e pretendo levar ela comigo, as crianças tem benefícios para estudo como escolas públicas aqui, aí também?
    Beijos e obrigada
    Brunna Sobral

    • Priscila Roque

      Olá, Brunna
      Tudo bem?
      Agradeço o seu carinho pelo conteúdo do Cultuga :)
      Sobre estudar fotografia no Brasil ou aqui, é indiferente para a profissionalização, pois ambos são bons. Mas, se você tem o desejo de imigrar, estudar aqui certamente será melhor para você, até para que possa começar a estabelecer o seu networking em Portugal e ver de perto o mercado local da fotografia. Sobre benefícios com relação a cidadania, é pelo processo ser menos burocrático mesmo. Já para o mercado da fotografia infantil, aconselho que foque no batizado, que é uma das celebrações mais importantes da infância em que os portugueses contratam um profissional para registrar. O newborn também, mas não sei se é o seu perfil. Para festas infantis, de um modo geral, a procura é bem menor. Talvez pela alta imigração brasileira desses últimos dois anos, pode até ser uma lacuna no mercado. Mas para o público português, o batizado é realmente o mais forte.
      Sobre a educação da sua filha, infelizmente não sei orientá-la. Nós não temos filhos e tenho pouco contato com famílias com crianças em idade escolar. Dá uma olhadinha nos grupos sobre imigração no Facebook. Você encontrará outros pais nessa situação e que poderão orientá-la melhor.
      Um grande beijo e boa sorte!

  101. Avatar
    Eliana Dias Seixas em

    Bom dia Priscila, parabéns pela iniciativa creio que vocês certamente já ajudaram muitos brasileiros a se situarem em suas dúvidas.Eu e minha família estamos amadurecendo a ideia de mudarmos definitivamente
    para Portugal. O motivo maior é sem dúvida qualidade de vida, pois aqui trabalhamos muito e não conquistamos nada, nossos filhos não tem educação de qualidade nem mesmo pagando colégio, não temos um bom atendimento mais com os planos de saúde caríssimos, a violência prolifera dia a dia. O foco são nossos filhos porém precisamos ter um emprego para nos mantermos meu esposo, pelas pesquisas que fiz, tem muitas vagas para motoristas de pesados que é a função dele já há décadas já pra mim como não tenho uma profissão definida , sempre trabalhei como ” bombril ” o que pintar nós vamos e já vou completar 50 anos gostaria de saber se o mercado daí contratam pessoas com o meu perfil, sou muito dinâmica, responsável, ativa e gozo de plena saúde, achas que tenho chance?!

    • Rafael Boro

      Olá, Eliana
      Tudo bem?
      Agradecemos o carinho com o Cultuga!
      Muitos pais brasileiros procuram Portugal pela qualidade de vida que as criança irão ter.
      Não conhecemos o mercado de trabalho, pois temos um negócio próprio. Tente buscar informações em grupos no Facebook.
      Um abraço!

  102. Avatar

    Olá Priscila! Procuro por emprego em minha área que é Istrumentação Cirúrgica. Como faço para enviar meu curriculo para um hospital em Portugal?

  103. Avatar
    Jacqueline Ferreira em

    Olá, Pri!
    Tenho gostado muito das suas dicas e tenho uma duvida em relação a trabalho.
    Tenho 34 anos, sou solteira, tenho uma filha de oito e, infelizmente, estou desempregada.
    Sempre tive o sonho de morar em Portugal, até tentei juntar dinheiro, quando ainda era estudante universitária, mas por motivos maiores acabei por ficar aqui mesmo no Brasil.
    Como faço pra conseguir morar em Portugal, inicialmente nessas condições?
    Claro que iria sozinha, mas depois teria q vir buscar minha filha para morar comigo.
    Teria como eu fazer a vida em Portugal como mãe solteira?
    Escola? se é horario integral para eu poder trabalhar? publica é de qualidade?
    Por onde começo pra poder alcançar esse objetivo?

    • Rafael Boro

      Olá, Jacqueline
      Tudo bom?
      Infelizmente não sei como ajudá-la. O ideal é você buscar essas orientações e dicas junto a grupos no Facebook. Provavelmente, você vai ter a opinião de pessoas que já passaram por isso. ;)
      Um abraço e boa sorte!

Deixe um comentário