A melhor cidade para viver em Portugal é…

Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Muita gente pergunta aqui nos comentários qual é a melhor cidade para morar em Portugal. Esse é um assunto bastante delicado, pois depende muito do que cada um procura dentro dessa mudança. Eu escolhi Lisboa por uma enorme paixão pessoal, pela intensa vida cultural e por um sonho que já carregava sempre que viajava de férias para a capital.

A imigração não foi fácil (como já contei em inúmeros posts por aqui), mas cada esforço valeu a pena.

Entretanto, com relação a qualidade de vida, há, sim, diversos estudos que mostram quais são as melhores cidades para viver em Portugal. No início do ano passado, postamos aqui no Cultuga uma pesquisa da Bloom Consulting que mostrava o ranking geral a respeito dos melhores lugares para viver, fazer negócios e viajar na terrinha.

Agora, esse estudo foi atualizado e mostra algumas mudanças para 2015. Vale a pena dar uma olhada na lista e aprofundar a sua pesquisa sobre cada um desses destinos, se você tem o desejo de morar em Portugal. Veja o Top 10 das melhores cidades portuguesas para viver.

A melhor cidade para viver em Portugal é…

1. Lisboa

2. Porto

3. Cascais

4. Sintra

5. Braga

6. Coimbra

7. Leiria

8. Almada

9. Vila Nova de Gaia

10. Viseu

Veja aqui o estudo completo de 2017.

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Utilizamos o Booking para reservas há mas de 15 anos. Apartamentos turísticos, casas típicas rurais e excelentes hotéis com cancelamento gratuito!

Conheça os serviços do Cultuga!

icon-carroTRANSFER E TOURS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com os transfers e tours do Vinícius e sua equipe!

TOURS A PÉ
Conheça Lisboa a pé com os nossos tours históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

216 Comentários

  1. Avatar
    julio abreu de oliveira em

    Gostei muito, gostaria de saber se vc pode me ajudar. Tenho a dupla nacionalidade brasileiro e portuguesa, vivo na espanha ja 8 anos, mas a situaçao aqui nao esta muito boa, estou pretendendo ir para portugal tenho mais de 20 anos de experiencia sou torneiro mecanico e fresador, gostaria que vc me indica-se uma cidade onde tenha uma grande parque industria para trabalhar, necessito saber para buscar uma casa para alugal antes de procurar trabalho, te agradeceria muito.

  2. Avatar

    Olá Priscila, que bom ter encontrado este site, tenho bastantes dúvidas, tenho uma filha que irá passar 5 anos em Lisboa para estudar psicologia na Universidade ISPA em setembro próximo, de inicio quero saber de você o que me aconselha a respeito de um bairro próximo à universidade, com metro, um parque, comercio, casa de chá , enfim um bairro que ela pudesse andar …caminhar, outra coisa!! ela vai precisar trabalhar, É uma atriz, maquiadora proficional em maquiagem cotidiana , para tv, cinema e teatro, professora de História do Teatro, com isso pessamos que ela poderia trabalhar autonôma ou colocar um studio com estas qualidades, o que você opina a respeito da aceitação no mercado de Lisboa nas duas possibilidades? É promissor?
    Desde já lhe agradeço por sua ajuda e por esse carinho que li em todas às suas respostas…

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Luiza! Como vai?
      Todas as questões que colocou são delicadas e bastante pessoais.
      O centro histórico de Lisboa, que fica logo ao lado dessa universidade, tem tudo o que deseja. Entretanto, é bastante movimentado pelo alto fluxo de turistas. Além daquela região, os bairros que englobam a linha azul (de Santa Apolónia até Alto dos Moinhos) do metro podem agradá-las.
      Temos um post aqui no Cultuga que também pode ajudá-las a pesquisar mais sobre essas áreas profissionais no país: http://www.cultuga.com.br/2014/06/como-procurar-emprego-em-portugal/
      Boa sorte e um forte abraço!

  3. Avatar
    Meire Camargo em

    Olá Priscila, tudo bem?

    Gostaria de tirar algumas dúvidas com você, se possível.
    Bom, sou brasileira, moro no Rio de Janeiro e recebi um convite da sogra da minha irmã, que está morando em Portugal, para passar um tempo aí e quem sabe trabalhar.
    Sou jornalista e estou a procura de trabalho. Portanto: 1- Queria saber se aí em Portugal é fácil jornalistas brasileiros conseguirem algo na área; 2- Caso eu vá como turista, para ficar só três meses, tem alguma chance de empresas me chamarem para entrevistas? E, caso eu consiga uma vaga de emprego como eu devo proceder em relação ao visto? Estando aí, tem como eu solicitar o visto ou eles não aceitam devido a burocracia? (Afinal, estou indo como turista).
    Nunca havia pensado nessa possibilidade antes. Então, confesso que estou meio perdida e em busca de informações. Enfim, em que você puder me ajudar ficarei grata.

    Obrigada!

    Bjs,

    Meire.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Meire! Tudo certo por aqui, e por aí? :)
      Vamos as suas dúvidas:
      1. Não é fácil, sobretudo porque, apesar do idioma ser o mesmo, a estrutura do texto e o vocabulário são um pouco diferentes. Se você deseja trabalhar em redações, aconselho que comece a ler jornais portugueses e, ao chegar no país, faça um curso mais direcionado ao idioma ou mesmo de redação para que você possa se envolver mais.
      2. É bem difícil, principalmente para jornalistas. O mercado da comunicação em Portugal é bem similar ao do Brasil, infelizmente. Há poucas oportunidades. Entretanto, não há barreiras para quem persiste e quer muito, não é? Então, se essa é a sua vontade, comece a procurar os órgãos portugueses que lhe interessam e faça contatos, tente agendar um café, uma entrevista… Mãos a obra para fortalecer essa comunicação e encontrar o melhor local para você.
      3. Se você conseguir um contrato de emprego, deverá procurar o SEF para tirar a autorização de residência por trabalho. Aqui estão todas as informações: http://www.imigrante.pt/PagesPT/ConcessaoAR.aspx
      Boa sorte e força!

  4. Avatar
    JOSÉ CARLOS DIAS em

    Olá Priscila;
    Já estive em Portugal em férias e gostei muito.
    Tenho uma pergunta, estou para aposentar, +/- 3 anos, é possível viver em portugal sendo aposentado, ou seja, não dependeria de trabalho local, é fácil a compra de casa ou apto sendo de outro país?
    Desde já agradeço.
    abraços
    Dias

  5. Avatar

    olá, estou me formando em fotografia no brasil e gostaria de buscar especialização nessa área ai. Gostaria de saber como é o mercado para free lance e instituições de ensino. Obrigada

  6. Avatar

    Bom Dia, Priscila!
    Meu marido é medico veterinario, ja nos informamos quanto a homologacao do diploma.
    Minha duvida é a questao do mercado de trabalho e a melhor cidade para investirmos em uma clinica
    veterinaria com petshop. Alias os petshops em Portugal, digo, nos grandes centros, estao em alta como aqui
    em Sao Paulo? Temos todos a dupla, inclusive filhos, e procuramos montar nosso proprio negocio, o problema é onde, ou um site que possa nos ajudar na pesquisa. Como a grande maioria, procuramos por qualidade de vida, pois a violencia é o que mais nos aflige em nosso país.
    Um forte abraço, e parabéns pelo blog. Está nos ajudando muito!!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Elisabete! Como vai?
      Esse é um contato que vocês terão que fazer junto aos seus colegas de profissão em Portugal ou encomendando uma pesquisa de mercado na região que vocês tenham interesse para conhecer o perfil dos clientes, por exemplo. As pessoas tem, sim, muitos animais de estimação em Portugal e não vejo tanto abandono, como no Brasil (apesar de ter também, claro). O que percebo é que o mercado pet não tem tanto peso (na parte comercial). Entretanto, a saúde do animal é sempre uma preocupação de todos. Anualmente tem uma feira pet por aqui, em que você poderá também verificar mais alguns dados: http://www.petfestival.fil.pt
      Boas pesquisas!

  7. Avatar
    Marcelo Castro em

    Priscila, Antes de mais nada parabéns pela nobre iniciativa do seu Blog. Eu, Minha esposa, e meu filho estamos em vias de migrar para Portugal, afim de ter um pouco mais de paz de espírito, e com melhores perspectivas de preparo para o nosso filho (10a). Temos a cidadania portuguesa, com exceção da minha esposa, por enquanto. Gostaria de encontrar uma escola bilíngue, inglês português, certificada por um órgão oficial Britânico. E gostaria de saber se você tem notícias a este respeito, ou até mesmo informar se a grade curricular das escolas portuguesas têm, o objetivo de formar alunos bilíngues, como é o caso dos países escandinavos, dentre outros. E neste sentido, me pouparia uma despesa alta com uma caríssima escola particular bilíngue.
    Mudando um pouco de assunto, fiquei um pouco confuso com duas publicações com o “ranking” das melhores cidades para se visitar e viver, com colocações tão dispares entre 2014 (https://www.cultuga.com.br/2014/02/visitar-e-viver-as-melhores-cidades-portuguesas/) e esta de 2015.
    E pergunto: Seria possível Sintra ter dado um salto de 11º posições, para o 2º lugar em 2015 ? Ou os enfoques das pesquisas são distintos e eu não percebi.
    Certa vez vi num filme romântico Inglês, um serviço inglês, tipo rede social, de “home swapping”, para férias ou períodos sabáticos. Você por acaso teve notícias de algo do tipo, na vanguardista Europa Ocidental ?
    Antes de mais nada, Obrigadíssimo.

    • Avatar
      Marcelo Castro em

      Priscila, Complementando, informo que sou carioca, mas não moro mais em Copacabana, no Rio de Janeiro – RJ, devido ao crescimento exponencial da violência gratuita, com assaltos, facadas e assassinatos a luz do dia, por conta de um celular para ser revendido talvez por menos 100 reais. Inclusive também, por causa da esquecida urbanidade dos anos 60. E há 11 anos moro em Florianópolis – SC, dada a razoável qualidade de vida, mas que aos poucos vai sendo corroída pelo o surgimento dos “quilombos contemporâneos”, chamados carinhosamente de comunidades ou favelas, onde ficam abrigados traficantes e desocupados, além da horda de desamparados sociais.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marcelo! Como vai?
      Muito obrigada pelo carinho ao conteúdo do Cultuga :)
      Infelizmente não conheço essa questão das escolas. Aconselho que busque essas informações do currículo junto ao órgão do governo responsável pela educação: https://www.dges.gov.pt/pt
      Na primeira matéria destacamos o ranking geral para “viver, investir e visitar” de 2014. Nessa matéria, relacionamos somente a listagem para “viver”. Você pode verificar mais detalhes desse estudo nos links que indicamos ao final do post!
      Com relação ao home swapping, não entendi bem a sua dúvida. Se o que busca é alguém para trocar temporariamente de casa, esse site pode ajudá-lo: http://www.homeexchange.com. No http://www.couchsurfing.com/ e no próprio http://www.airbnb.pt/ você também pode encontrar algo, basta procurar com atenção e fazer a sua proposta.
      Boas pesquisas!

  8. Avatar
    Rosangela Santana em

    Olá priscil td bem?
    Vou me casar comum portugues, e gostaria de saber se opto por casar aqui, e reconhecer junto ao consulado o casamento ou me caso lá, na cidade do porto, o que vc me aconselha para facilitar todo sos tramites de documentação?
    ja li aqui em seus esclarecimento sobre reconhecimento de diploma, porque pretendo trabalhar em portugal… quero fazer também a procuração tudo foi esclarecedor.
    se puder opinar fico grata.

  9. Avatar
    tassiano Fragoso em

    Ola priscila tudo bem??
    Bom,tenho muito interesse de fazer o mestrado e Doutorado em Portugal.a minha dúvida é? O que você sabe sobre o mestrado e doutorado para estrangeiros.Como é o acesso?
    Obrigado.

  10. Avatar

    Muito obrigado, pelo carinho da resposta e sera de grande valia suas informacoes!
    Continue assim!
    Vc nao imagina quanto nos favorece as suas informacoes, e inclusive as duvidas de tantas pessoas que frequentam o se blog, tambem sao esclarecedores para os que só leem!
    Abraços!!!

  11. Avatar
    Joselita Santos em

    Olá, bom dia.
    Sou casada, meu esposo é aposentado da Petrobras.
    Temos um filho que reside em Coimbra, ele já vive lá há 16 anos. Já tem a cidadania portuguesa e trabalha há 10 anos , assim que fez a defesa de tese em doutorado foi logo contratado.
    Quero saber se podemos ter o visto de residência com mais facilidade. E como fazer para obter esse visto para residirmos em Coimbra também, já que temos o nosso filho em Portugal todo legalizado.
    Aguardo resposta.

    Abraços,

  12. Avatar
    Mariana Santos em

    Olá, Priscila! Tudo bem? :D

    Primeiramente, gostaria de agradecer-te por tão bela iniciativa em criar este blog e, com isso, sanar todas as dúvidas e curiosidades dos que te procuram sobre Portugal.

    Meu esposo está tirando a cidadania portuguesa, visto que todos os seus parentes são de Portugal (pai, avós paternos e maternos; menos a mãe, que nasceu aqui).
    Somos do Rio de Janeiro e devido à crise que estamos passando aqui no Brasil e a enorme violência que, particularmente, a cidade está tendo, estamos pretendendo morar em Portugal. Meu esposo tem familiares em Trás-os-montes, porém não conhecemos esse lugar. As minhas dúvidas são:

    1- Trás-os-Montes é muito “roça”? Quando penso nesse lugar, me vem à mente um lugar muito afastado, com casas longe umas das outras, tipo campo, entende?… rs Queremos morar em um lugar mais urbano.

    2- Temos dois meninos (13 e 11 anos) Que cidade você nos indicaria para morar? Não temos hábitos de sair à noite (baladas, por exemplo) e gostaríamos de morar em um bairro mais residencial, um pouco afastado dos lugares onde tem muita badalação noturna.

    Desde já, muito obrigada pela atenção, viu?
    Que Deus te abençoe.
    Bjs.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Mariana! Como vai?
      Aqui está tudo certo :)
      Agradeço muito o seu carinho!
      Sobre as suas dúvidas:
      1. Não. Trás-os-Montes é uma região portuguesa que tem algumas cidades e também pequenas vilas. É realmente mais afastado, fica no extremo norte do país, mas é um lugar muito bonito, com características culturais muito próprias e com uma gastronomia riquíssima – inclusive com uma forte produção de excelentes azeites e vinhos (ali pertinho, no Alto Douro). Entretanto, somente você visitando a região para conhecer suas principais cidades e ver se é o que está em busca. Veja Bragança e Vila Real, por exemplo.
      2. Essa questão é muito delicada… Não posso opinar, sobretudo por não conhecê-los. E não vivo nessa região, só a conheço o turismo.
      Aconselho que façam uma viagem ao país antes de escolhê-lo para morar, se estiver dentro das possibilidades de vocês.
      Um forte abraço e boa sorte!

  13. Avatar
    Marcelo Dewes em

    Olá Priscila, tudo bem?

    Não aguento mais viver com insegurança no Brasil, meu pai é português e irei tirar minha dupla cidadania… A cada dia que passa, cada vez mais fica forte a vontade de vender tudo e me aventurar em Lisboa…
    Atuo na área de TI, sabe me dizer como que está o mercado de TI em Lisboa?

  14. Avatar
    Thiago Oliveira. em

    Priscila, tudo bem? Me chamo Thiago, tenho 26 anos, sou solteiro, sem filhos, atualmente resido no ” inferno” de janeiro, tenho a dupla nacionalidade. Desde a minha adolescência sempre quis sair do Brasil e agora me vejo na oportunidade para realizar o sonho, ja que a cidade maravilhosa está cada vez mais violenta. Ano que vem me forma no meu curso técnico em massoterapia e gostaria de saber se é possível conseguir trabalho na minha área e também qual seria a melhor cidade para tal. Grato desde já pela atenção.

  15. Avatar

    Ola Priscila,

    Sou Brasileiro, mas estou ficando cansado da situação deste pais. Além do governo corrupto a criminalidade esta absurda. Estou pegando a minha naturalização Portuguesa e gostaria de saber como esta a criminalidade por ai e quais as cidades ai em Portugal que são mais seguras para se morar.
    Agradeço sua ajuda

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Ewerton
      De um modo geral, o país todo é seguro. Crimes acontecem, e é assim no mundo todo, claro. Mas não são tão frequentes. Entretanto, sempre que leio estudos sobre o assunto, a região norte de Portugal é geralmente apontada como a mais segura.
      Um forte abraço

  16. Avatar

    Olá, Priscila !

    Sou Brasileira, casada, tenho dois filhos …Estou vendo para morar em Portugal ! Estou pesquisando sobre as cidades e até agora a cidade que vi mais completa foi Lisboa ..
    Onde tem Aeroporto, escolas, Praias mais perto. Você tem uma outra sugestão de cidades ???
    E como funciona Hospitais, saúde Publica ??.. Pq aqui no BRASIL é um caos ..Quero mais qualidade de vida!!!E vi que em Portugal eu posso ter isso ..Priscila fico aguardando a sua resposta desde já agradeço a sua Atenção…Muito Obrigada.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Daiane
      Essa lista aqui do post faz parte de um estudo bem sério sobre qualidade de vida, segurança e suporte das cidades. Vale a pena dar uma pesquisada mais a fundo nesses locais para verificar se eles estão de acordo com o que procura.
      Sobre a saúde pública, ainda não fiz uso dela. Então, não sei te dizer ao certo se é eficaz. Entretanto, ela tem uma boa fama. Em grande parte dos postos de atendimento e hospitais, costuma funcionar. Mas, claro, há também quem diga que existe uma longa espera – sobretudo para locais mais afastados ou bairros mais populosos. Nós optamos por ter um plano de saúde privado até conhecermos com mas profundidade essa questão.
      Um forte abraço e boas pesquisas!

  17. Avatar
    Luciana Martin em

    Ola Priscila, Parabens pelo seu site.Todos adoramos.
    Meu marido e comerciante a 15 anos no Brasil, esta cansado das leis trabalhistas, dos altos impostos que pagamos, dos riscos de ser assaltado( ele ja foi bastante ) quer lagar tudo e nos levar para a Europa. Pensei em Portugal , pois ele e nossos filhos apenas falam o portugues. Para ele que e comerciante, novo 33 anos, tem cidadania, voce acha que podemos comecar do zero todos juntos.
    Obrigada pela atencao.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Luciana
      Como vai?
      Agradeço tamanho carinho :)
      Saiba que os impostos em Portugal também são altíssimos. Entretanto, se esse é um desejo de vocês, aconselho que estude com calma essa mudança. Começar do zero é sempre possível, basta ter força de vontade e planejamento, não é?
      A categoria “morar” aqui do Cultuga tem muito conteúdo (inclusive nos comentários): https://www.cultuga.com.br/category/morar/ – pode ajudá-los nesse momento.
      Um forte abraço

  18. Avatar

    Boa noite Priscila! Parabéns pelo site!!! Sou professora de Português, tenho 26 anos e quero fazer mestrado em Portugal. Gostaria de saber como é a condição de trabalho dos professores aí, aqui no Brasil você sabe como é. Amo ser professora, mas quero ser bem remunerada e reconhecida, o governo brasileiro não me proporciona isso. Também queria saber se é fácil um professor brasileiro conseguir emprego em Portugal ou se sofremos algum tipo de preconceito. Obrigada pela atenção!!!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Rúbia
      Agradeço o seu carinho :)
      A condição dos professores – sobretudo do ensino público – também não é das mais favoráveis por aqui, infelizmente.
      Você pode encontrar mais sobre oportunidades de emprego aqui: http://www.cultuga.com.br/2014/06/como-procurar-emprego-em-portugal/
      Sobre preconceito, não acredito que exista. Entretanto, creio que será preciso uma atualização nos seus estudos para lecionar Português por aqui, principalmente porque, apesar de partilharmos o mesmo idioma, o uso dele é bem diferente. Veja com o órgão que regulamenta a profissão do professor em Portugal para saber mais sobre o assunto.
      Um forte abraço

  19. Avatar

    Olá Priscila, Eu e minhas duas irmãs pensamos em passar de 3 a 6 meses em Portugal daqui há dois anos, quando todas já estaremos aposentadas e com renda suficiente para nos manter sem precisar de trabalho. A minha dúvida é qual cidade escolher pois moramos no Rio, precisamente em Ipanema, e gostaríamos de uma cidade com as mesmas características e topografia parecida, pois não gostamos da idéia de subir e descer ladeiras. O que voce me aconsellha? desde já obrigada pela sua atenção

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Ana Luiza
      Aconselho que usem a lista aqui indicada (de um estudo confiável e bem interessante) para ajudá-las a fazer a opção. Lisboa e Porto, claro, não favorecem o que pretende. Veja opções no Algarve, por exemplo. Portugal é um país pequeno, mas muito rico e diverso em suas regiões.

  20. Avatar
    André Abraão em

    Olá Priscila, parabéns pela iniciativa em tirar nossa dúvidas da terrinha… Vou viajar com minha família para Portugal em 2016, mas estou com algumas dúvidas em relação ao Porto e Lisboa.

    Poderia sugerir os concelhos mais próximos para morar nessas cidades levando em consideração a distância dos centros, pois acredito ser importante no caso de ir para o trabalho.

    Entre o Porto e Lisboa, qual é a menos agitada e a mais segura em relação a violência?

    Grato pela atenção.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, André
      Agradeço o carinho :)
      Lisboa e Porto são dois grandes centros. A questão da segurança e da “agitação” são semelhantes, pois são duas cidades turísticas. Com relação a concelhos próximos, o ideal é que veja pessoalmente. Somente assim poderá perceber o que realmente é ideal para a sua família, sobretudo de suporte, distância e acesso aos transportes (e também os custos). Cada família tem sua prioridade. Aqui no post deixei o link para o estudo completo. Ele poderá te oferecer dados e informações mais próximas do que deseja.

  21. Avatar
    Ivete Rodrigues em

    Ola Priscila, Tudo bem.
    Adorei seu Blog, ja visitei Portugal passei por varias cidades, vi que vc escreveu sobre um plano de saúde privado. Se puder passar uma orientação ou site como fazer. Meu filho vai morar em Portugal e como em Sampa temos plano de saúde privado.
    Adorei suas respostas e orientações , vou passar seu Blog para meu filho.
    Obrigado, abraco
    Ivete

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Ivete. Como vai?
      Agradeço o carinho!
      Há diversos planos privados de saúde em Portugal. O que contratei foi esse: http://www.multicare.pt
      Como ainda não precisei usar, não sei te dizer se ele é realmente bom. Entre em contato com eles e veja o que acha.
      Um forte abraço

  22. Avatar

    CARA PRISCILA,EU PRETENDO ME MUDAR DEFINITIVAMENTE PARA PORTUGAL. SOU APOSENTADA, TENHO 56 ANOS E SOU SOZINHA. TENHO UMA CASA AQUI NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO QUE DEVE VALER UNS 30.000,00 EUROS.PRETENDO ALUGAR ALGO AÍ E COM O DINHEIRO DA MINHA PROCURAR UMA CASINHA OU UM AP. TERREO QUE PRECISE DE REFORMA. QUERO TE PEDIR PARA VER PRA MIM UMA CIDADEZINHA NOS ARREDORES DE LISBOA . NÃO VOU TRABALHAR FORA,QUERO MORAR . GOSTARIA QUE TIVESSE AMBIENTE FAMILIAR E COM INFRAESTRUTURA. POR FAVOR QUANDO PUDER ME RETORNE POR EMAIL. DESDE JÁ,SOU GRATA.FIQUE COM DEUS.

    • Priscila Roque