Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Muita gente pergunta aqui nos comentários qual é a melhor cidade para morar em Portugal. Esse é um assunto bastante delicado, pois depende muito do que cada um procura dentro dessa mudança. Eu escolhi Lisboa por uma enorme paixão pessoal, pela intensa vida cultural e por um sonho que já carregava sempre que viajava de férias para a capital.

    Artigo escrito originalmente em junho de 2015 e atualizado com informações de 2019

    A imigração não foi fácil (como já contei em inúmeros posts por aqui), mas cada esforço valeu a pena.

    Entretanto, com relação a qualidade de vida, há, sim, diversos estudos que mostram quais são as melhores cidades para morar em Portugal. No início do ano passado, postamos aqui no Cultuga uma pesquisa da Bloom Consulting que mostrava o ranking geral a respeito dos melhores lugares para viver, fazer negócios e viajar na terrinha.

    Agora, esse estudo foi atualizado e mostra algumas mudanças para os outros anos. Vale a pena dar uma olhada na lista e aprofundar a sua pesquisa sobre cada um desses destinos, se você tem o desejo de morar em Portugal. Veja o Top 10 das melhores cidades portuguesas para morar.

    A melhor cidade para morar em Portugal é…

    1. Lisboa

    2. Porto

    3. Braga

    4. Coimbra

    5. Sintra

    6. Cascais

    7. Almada

    8. Oeiras

    9. Aveiro

    10. Vila Nova de Gaia

    Veja aqui o estudo completo de 2019.

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    218 Comentários

    1. julio abreu de oliveira em

      Gostei muito, gostaria de saber se vc pode me ajudar. Tenho a dupla nacionalidade brasileiro e portuguesa, vivo na espanha ja 8 anos, mas a situaçao aqui nao esta muito boa, estou pretendendo ir para portugal tenho mais de 20 anos de experiencia sou torneiro mecanico e fresador, gostaria que vc me indica-se uma cidade onde tenha uma grande parque industria para trabalhar, necessito saber para buscar uma casa para alugal antes de procurar trabalho, te agradeceria muito.

    2. Olá Priscila, que bom ter encontrado este site, tenho bastantes dúvidas, tenho uma filha que irá passar 5 anos em Lisboa para estudar psicologia na Universidade ISPA em setembro próximo, de inicio quero saber de você o que me aconselha a respeito de um bairro próximo à universidade, com metro, um parque, comercio, casa de chá , enfim um bairro que ela pudesse andar …caminhar, outra coisa!! ela vai precisar trabalhar, É uma atriz, maquiadora proficional em maquiagem cotidiana , para tv, cinema e teatro, professora de História do Teatro, com isso pessamos que ela poderia trabalhar autonôma ou colocar um studio com estas qualidades, o que você opina a respeito da aceitação no mercado de Lisboa nas duas possibilidades? É promissor?
      Desde já lhe agradeço por sua ajuda e por esse carinho que li em todas às suas respostas…

      • Priscila Roque em

        Olá, Luiza! Como vai?
        Todas as questões que colocou são delicadas e bastante pessoais.
        O centro histórico de Lisboa, que fica logo ao lado dessa universidade, tem tudo o que deseja. Entretanto, é bastante movimentado pelo alto fluxo de turistas. Além daquela região, os bairros que englobam a linha azul (de Santa Apolónia até Alto dos Moinhos) do metro podem agradá-las.
        Temos um post aqui no Cultuga que também pode ajudá-las a pesquisar mais sobre essas áreas profissionais no país: http://www.cultuga.com.br/2014/06/como-procurar-emprego-em-portugal/
        Boa sorte e um forte abraço!

    3. Olá Priscila, tudo bem?

      Gostaria de tirar algumas dúvidas com você, se possível.
      Bom, sou brasileira, moro no Rio de Janeiro e recebi um convite da sogra da minha irmã, que está morando em Portugal, para passar um tempo aí e quem sabe trabalhar.
      Sou jornalista e estou a procura de trabalho. Portanto: 1- Queria saber se aí em Portugal é fácil jornalistas brasileiros conseguirem algo na área; 2- Caso eu vá como turista, para ficar só três meses, tem alguma chance de empresas me chamarem para entrevistas? E, caso eu consiga uma vaga de emprego como eu devo proceder em relação ao visto? Estando aí, tem como eu solicitar o visto ou eles não aceitam devido a burocracia? (Afinal, estou indo como turista).
      Nunca havia pensado nessa possibilidade antes. Então, confesso que estou meio perdida e em busca de informações. Enfim, em que você puder me ajudar ficarei grata.

      Obrigada!

      Bjs,

      Meire.

      • Priscila Roque em

        Olá, Meire! Tudo certo por aqui, e por aí? :)
        Vamos as suas dúvidas:
        1. Não é fácil, sobretudo porque, apesar do idioma ser o mesmo, a estrutura do texto e o vocabulário são um pouco diferentes. Se você deseja trabalhar em redações, aconselho que comece a ler jornais portugueses e, ao chegar no país, faça um curso mais direcionado ao idioma ou mesmo de redação para que você possa se envolver mais.
        2. É bem difícil, principalmente para jornalistas. O mercado da comunicação em Portugal é bem similar ao do Brasil, infelizmente. Há poucas oportunidades. Entretanto, não há barreiras para quem persiste e quer muito, não é? Então, se essa é a sua vontade, comece a procurar os órgãos portugueses que lhe interessam e faça contatos, tente agendar um café, uma entrevista… Mãos a obra para fortalecer essa comunicação e encontrar o melhor local para você.
        3. Se você conseguir um contrato de emprego, deverá procurar o SEF para tirar a autorização de residência por trabalho. Aqui estão todas as informações: http://www.imigrante.pt/PagesPT/ConcessaoAR.aspx
        Boa sorte e força!

    4. JOSÉ CARLOS DIAS em

      Olá Priscila;
      Já estive em Portugal em férias e gostei muito.
      Tenho uma pergunta, estou para aposentar, +/- 3 anos, é possível viver em portugal sendo aposentado, ou seja, não dependeria de trabalho local, é fácil a compra de casa ou apto sendo de outro país?
      Desde já agradeço.
      abraços
      Dias

    5. olá, estou me formando em fotografia no brasil e gostaria de buscar especialização nessa área ai. Gostaria de saber como é o mercado para free lance e instituições de ensino. Obrigada

    6. Bom Dia, Priscila!
      Meu marido é medico veterinario, ja nos informamos quanto a homologacao do diploma.
      Minha duvida é a questao do mercado de trabalho e a melhor cidade para investirmos em uma clinica
      veterinaria com petshop. Alias os petshops em Portugal, digo, nos grandes centros, estao em alta como aqui
      em Sao Paulo? Temos todos a dupla, inclusive filhos, e procuramos montar nosso proprio negocio, o problema é onde, ou um site que possa nos ajudar na pesquisa. Como a grande maioria, procuramos por qualidade de vida, pois a violencia é o que mais nos aflige em nosso país.
      Um forte abraço, e parabéns pelo blog. Está nos ajudando muito!!!

      • Priscila Roque em

        Olá, Elisabete! Como vai?
        Esse é um contato que vocês terão que fazer junto aos seus colegas de profissão em Portugal ou encomendando uma pesquisa de mercado na região que vocês tenham interesse para conhecer o perfil dos clientes, por exemplo. As pessoas tem, sim, muitos animais de estimação em Portugal e não vejo tanto abandono, como no Brasil (apesar de ter também, claro). O que percebo é que o mercado pet não tem tanto peso (na parte comercial). Entretanto, a saúde do animal é sempre uma preocupação de todos. Anualmente tem uma feira pet por aqui, em que você poderá também verificar mais alguns dados: http://www.petfestival.fil.pt
        Boas pesquisas!

    7. Marcelo Castro em

      Priscila, Antes de mais nada parabéns pela nobre iniciativa do seu Blog. Eu, Minha esposa, e meu filho estamos em vias de migrar para Portugal, afim de ter um pouco mais de paz de espírito, e com melhores perspectivas de preparo para o nosso filho (10a). Temos a cidadania portuguesa, com exceção da minha esposa, por enquanto. Gostaria de encontrar uma escola bilíngue, inglês português, certificada por um órgão oficial Britânico. E gostaria de saber se você tem notícias a este respeito, ou até mesmo informar se a grade curricular das escolas portuguesas têm, o objetivo de formar alunos bilíngues, como é o caso dos países escandinavos, dentre outros. E neste sentido, me pouparia uma despesa alta com uma caríssima escola particular bilíngue.
      Mudando um pouco de assunto, fiquei um pouco confuso com duas publicações com o “ranking” das melhores cidades para se visitar e viver, com colocações tão dispares entre 2014 (https://www.cultuga.com.br/2014/02/visitar-e-viver-as-melhores-cidades-portuguesas/) e esta de 2015.
      E pergunto: Seria possível Sintra ter dado um salto de 11º posições, para o 2º lugar em 2015 ? Ou os enfoques das pesquisas são distintos e eu não percebi.
      Certa vez vi num filme romântico Inglês, um serviço inglês, tipo rede social, de “home swapping”, para férias ou períodos sabáticos. Você por acaso teve notícias de algo do tipo, na vanguardista Europa Ocidental ?
      Antes de mais nada, Obrigadíssimo.

      • Marcelo Castro em

        Priscila, Complementando, informo que sou carioca, mas não moro mais em Copacabana, no Rio de Janeiro – RJ, devido ao crescimento exponencial da violência gratuita, com assaltos, facadas e assassinatos a luz do dia, por conta de um celular para ser revendido talvez por menos 100 reais. Inclusive também, por causa da esquecida urbanidade dos anos 60. E há 11 anos moro em Florianópolis – SC, dada a razoável qualidade de vida, mas que aos poucos vai sendo corroída pelo o surgimento dos “quilombos contemporâneos”, chamados carinhosamente de comunidades ou favelas, onde ficam abrigados traficantes e desocupados, além da horda de desamparados sociais.

      • Priscila Roque em

        Olá, Marcelo! Como vai?
        Muito obrigada pelo carinho ao conteúdo do Cultuga :)
        Infelizmente não conheço essa questão das escolas. Aconselho que busque essas informações do currículo junto ao órgão do governo responsável pela educação: https://www.dges.gov.pt/pt
        Na primeira matéria destacamos o ranking geral para “viver, investir e visitar” de 2014. Nessa matéria, relacionamos somente a listagem para “viver”. Você pode verificar mais detalhes desse estudo nos links que indicamos ao final do post!
        Com relação ao home swapping, não entendi bem a sua dúvida. Se o que busca é alguém para trocar temporariamente de casa, esse site pode ajudá-lo: http://www.homeexchange.com. No http://www.couchsurfing.com/ e no próprio http://www.airbnb.pt/ você também pode encontrar algo, basta procurar com atenção e fazer a sua proposta.
        Boas pesquisas!

        • Marcelo / Priscila,
          Moro em Fortaleza e tenho muita vontade de me mudar pra Lisboa, já fiz algumas pesquisas a respeito da escolas bilíngues em Lisboa, as que se destacam são:
          Carlucci, Escola Internacional de Torres Vedras, Escola Alemã e devem haver outras mais, afinal o bilinguismo é uma necessidade mundial.
          O custo do ensino nessas escolas é elevado, mas acho que no final valerá a pena! Boa sorte na pesquisa e sucesso na mudança pra lá.

            • Boa tarde! Priscila! Gostaria de algumas dicas suas: eu E meu marido estamos organizando p irmos morar em portugal, ele está conseguindo sua nacionalidade portuguesa. Somos um casal com 47 anos, há possibilidade de arrumamos emprego é boa?

            • Olá, Gisa
              Como vai?
              Não sei responder a sua questão. Aconselho que pesquise nos vários grupos de brasileiros em Portugal no Facebook.
              Um abraço e boa sorte!

    8. Rosangela Santana em

      Olá priscil td bem?
      Vou me casar comum portugues, e gostaria de saber se opto por casar aqui, e reconhecer junto ao consulado o casamento ou me caso lá, na cidade do porto, o que vc me aconselha para facilitar todo sos tramites de documentação?
      ja li aqui em seus esclarecimento sobre reconhecimento de diploma, porque pretendo trabalhar em portugal… quero fazer também a procuração tudo foi esclarecedor.
      se puder opinar fico grata.

    9. tassiano Fragoso em

      Ola priscila tudo bem??
      Bom,tenho muito interesse de fazer o mestrado e Doutorado em Portugal.a minha dúvida é? O que você sabe sobre o mestrado e doutorado para estrangeiros.Como é o acesso?
      Obrigado.

    10. Muito obrigado, pelo carinho da resposta e sera de grande valia suas informacoes!
      Continue assim!
      Vc nao imagina quanto nos favorece as suas informacoes, e inclusive as duvidas de tantas pessoas que frequentam o se blog, tambem sao esclarecedores para os que só leem!
      Abraços!!!

    11. Joselita Santos em

      Olá, bom dia.
      Sou casada, meu esposo é aposentado da Petrobras.
      Temos um filho que reside em Coimbra, ele já vive lá há 16 anos. Já tem a cidadania portuguesa e trabalha há 10 anos , assim que fez a defesa de tese em doutorado foi logo contratado.
      Quero saber se podemos ter o visto de residência com mais facilidade. E como fazer para obter esse visto para residirmos em Coimbra também, já que temos o nosso filho em Portugal todo legalizado.
      Aguardo resposta.

      Abraços,

    12. Mariana Santos em

      Olá, Priscila! Tudo bem? :D

      Primeiramente, gostaria de agradecer-te por tão bela iniciativa em criar este blog e, com isso, sanar todas as dúvidas e curiosidades dos que te procuram sobre Portugal.

      Meu esposo está tirando a cidadania portuguesa, visto que todos os seus parentes são de Portugal (pai, avós paternos e maternos; menos a mãe, que nasceu aqui).
      Somos do Rio de Janeiro e devido à crise que estamos passando aqui no Brasil e a enorme violência que, particularmente, a cidade está tendo, estamos pretendendo morar em Portugal. Meu esposo tem familiares em Trás-os-montes, porém não conhecemos esse lugar. As minhas dúvidas são:

      1- Trás-os-Montes é muito “roça”? Quando penso nesse lugar, me vem à mente um lugar muito afastado, com casas longe umas das outras, tipo campo, entende?… rs Queremos morar em um lugar mais urbano.

      2- Temos dois meninos (13 e 11 anos) Que cidade você nos indicaria para morar? Não temos hábitos de sair à noite (baladas, por exemplo) e gostaríamos de morar em um bairro mais residencial, um pouco afastado dos lugares onde tem muita badalação noturna.

      Desde já, muito obrigada pela atenção, viu?
      Que Deus te abençoe.
      Bjs.

      • Priscila Roque em

        Olá, Mariana! Como vai?
        Aqui está tudo certo :)
        Agradeço muito o seu carinho!
        Sobre as suas dúvidas:
        1. Não. Trás-os-Montes é uma região portuguesa que tem algumas cidades e também pequenas vilas. É realmente mais afastado, fica no extremo norte do país, mas é um lugar muito bonito, com características culturais muito próprias e com uma gastronomia riquíssima – inclusive com uma forte produção de excelentes azeites e vinhos (ali pertinho, no Alto Douro). Entretanto, somente você visitando a região para conhecer suas principais cidades e ver se é o que está em busca. Veja Bragança e Vila Real, por exemplo.
        2. Essa questão é muito delicada… Não posso opinar, sobretudo por não conhecê-los. E não vivo nessa região, só a conheço o turismo.
        Aconselho que façam uma viagem ao país antes de escolhê-lo para morar, se estiver dentro das possibilidades de vocês.
        Um forte abraço e boa sorte!

    13. Olá Priscila, tudo bem?

      Não aguento mais viver com insegurança no Brasil, meu pai é português e irei tirar minha dupla cidadania… A cada dia que passa, cada vez mais fica forte a vontade de vender tudo e me aventurar em Lisboa…
      Atuo na área de TI, sabe me dizer como que está o mercado de TI em Lisboa?

    14. Thiago Oliveira. em

      Priscila, tudo bem? Me chamo Thiago, tenho 26 anos, sou solteiro, sem filhos, atualmente resido no ” inferno” de janeiro, tenho a dupla nacionalidade. Desde a minha adolescência sempre quis sair do Brasil e agora me vejo na oportunidade para realizar o sonho, ja que a cidade maravilhosa está cada vez mais violenta. Ano que vem me forma no meu curso técnico em massoterapia e gostaria de saber se é possível conseguir trabalho na minha área e também qual seria a melhor cidade para tal. Grato desde já pela atenção.

    15. Ola Priscila,

      Sou Brasileiro, mas estou ficando cansado da situação deste pais. Além do governo corrupto a criminalidade esta absurda. Estou pegando a minha naturalização Portuguesa e gostaria de saber como esta a criminalidade por ai e quais as cidades ai em Portugal que são mais seguras para se morar.
      Agradeço sua ajuda

      • Priscila Roque em

        Olá, Ewerton
        De um modo geral, o país todo é seguro. Crimes acontecem, e é assim no mundo todo, claro. Mas não são tão frequentes. Entretanto, sempre que leio estudos sobre o assunto, a região norte de Portugal é geralmente apontada como a mais segura.
        Um forte abraço

    16. Olá, Priscila !

      Sou Brasileira, casada, tenho dois filhos …Estou vendo para morar em Portugal ! Estou pesquisando sobre as cidades e até agora a cidade que vi mais completa foi Lisboa ..
      Onde tem Aeroporto, escolas, Praias mais perto. Você tem uma outra sugestão de cidades ???
      E como funciona Hospitais, saúde Publica ??.. Pq aqui no BRASIL é um caos ..Quero mais qualidade de vida!!!E vi que em Portugal eu posso ter isso ..Priscila fico aguardando a sua resposta desde já agradeço a sua Atenção…Muito Obrigada.

      • Priscila Roque em

        Olá, Daiane
        Essa lista aqui do post faz parte de um estudo bem sério sobre qualidade de vida, segurança e suporte das cidades. Vale a pena dar uma pesquisada mais a fundo nesses locais para verificar se eles estão de acordo com o que procura.
        Sobre a saúde pública, ainda não fiz uso dela. Então, não sei te dizer ao certo se é eficaz. Entretanto, ela tem uma boa fama. Em grande parte dos postos de atendimento e hospitais, costuma funcionar. Mas, claro, há também quem diga que existe uma longa espera – sobretudo para locais mais afastados ou bairros mais populosos. Nós optamos por ter um plano de saúde privado até conhecermos com mas profundidade essa questão.
        Um forte abraço e boas pesquisas!

    17. Luciana Martin em

      Ola Priscila, Parabens pelo seu site.Todos adoramos.
      Meu marido e comerciante a 15 anos no Brasil, esta cansado das leis trabalhistas, dos altos impostos que pagamos, dos riscos de ser assaltado( ele ja foi bastante ) quer lagar tudo e nos levar para a Europa. Pensei em Portugal , pois ele e nossos filhos apenas falam o portugues. Para ele que e comerciante, novo 33 anos, tem cidadania, voce acha que podemos comecar do zero todos juntos.
      Obrigada pela atencao.

      • Priscila Roque em

        Olá, Luciana
        Como vai?
        Agradeço tamanho carinho :)
        Saiba que os impostos em Portugal também são altíssimos. Entretanto, se esse é um desejo de vocês, aconselho que estude com calma essa mudança. Começar do zero é sempre possível, basta ter força de vontade e planejamento, não é?
        A categoria “morar” aqui do Cultuga tem muito conteúdo (inclusive nos comentários): https://www.cultuga.com.br/category/morar/ – pode ajudá-los nesse momento.
        Um forte abraço

    18. Boa noite Priscila! Parabéns pelo site!!! Sou professora de Português, tenho 26 anos e quero fazer mestrado em Portugal. Gostaria de saber como é a condição de trabalho dos professores aí, aqui no Brasil você sabe como é. Amo ser professora, mas quero ser bem remunerada e reconhecida, o governo brasileiro não me proporciona isso. Também queria saber se é fácil um professor brasileiro conseguir emprego em Portugal ou se sofremos algum tipo de preconceito. Obrigada pela atenção!!!!

    19. Olá Priscila, Eu e minhas duas irmãs pensamos em passar de 3 a 6 meses em Portugal daqui há dois anos, quando todas já estaremos aposentadas e com renda suficiente para nos manter sem precisar de trabalho. A minha dúvida é qual cidade escolher pois moramos no Rio, precisamente em Ipanema, e gostaríamos de uma cidade com as mesmas características e topografia parecida, pois não gostamos da idéia de subir e descer ladeiras. O que voce me aconsellha? desde já obrigada pela sua atenção

      • Olá, Ana Luiza
        Aconselho que usem a lista aqui indicada (de um estudo confiável e bem interessante) para ajudá-las a fazer a opção. Lisboa e Porto, claro, não favorecem o que pretende. Veja opções no Algarve, por exemplo. Portugal é um país pequeno, mas muito rico e diverso em suas regiões.

    20. Olá Priscila, parabéns pela iniciativa em tirar nossa dúvidas da terrinha… Vou viajar com minha família para Portugal em 2016, mas estou com algumas dúvidas em relação ao Porto e Lisboa.

      Poderia sugerir os concelhos mais próximos para morar nessas cidades levando em consideração a distância dos centros, pois acredito ser importante no caso de ir para o trabalho.

      Entre o Porto e Lisboa, qual é a menos agitada e a mais segura em relação a violência?

      Grato pela atenção.

      • Olá, André
        Agradeço o carinho :)
        Lisboa e Porto são dois grandes centros. A questão da segurança e da “agitação” são semelhantes, pois são duas cidades turísticas. Com relação a concelhos próximos, o ideal é que veja pessoalmente. Somente assim poderá perceber o que realmente é ideal para a sua família, sobretudo de suporte, distância e acesso aos transportes (e também os custos). Cada família tem sua prioridade. Aqui no post deixei o link para o estudo completo. Ele poderá te oferecer dados e informações mais próximas do que deseja.

    21. Ivete Rodrigues em

      Ola Priscila, Tudo bem.
      Adorei seu Blog, ja visitei Portugal passei por varias cidades, vi que vc escreveu sobre um plano de saúde privado. Se puder passar uma orientação ou site como fazer. Meu filho vai morar em Portugal e como em Sampa temos plano de saúde privado.
      Adorei suas respostas e orientações , vou passar seu Blog para meu filho.
      Obrigado, abraco
      Ivete

      • Olá, Ivete. Como vai?
        Agradeço o carinho!
        Há diversos planos privados de saúde em Portugal. O que contratei foi esse: http://www.multicare.pt
        Como ainda não precisei usar, não sei te dizer se ele é realmente bom. Entre em contato com eles e veja o que acha.
        Um forte abraço

    22. CARA PRISCILA,EU PRETENDO ME MUDAR DEFINITIVAMENTE PARA PORTUGAL. SOU APOSENTADA, TENHO 56 ANOS E SOU SOZINHA. TENHO UMA CASA AQUI NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO QUE DEVE VALER UNS 30.000,00 EUROS.PRETENDO ALUGAR ALGO AÍ E COM O DINHEIRO DA MINHA PROCURAR UMA CASINHA OU UM AP. TERREO QUE PRECISE DE REFORMA. QUERO TE PEDIR PARA VER PRA MIM UMA CIDADEZINHA NOS ARREDORES DE LISBOA . NÃO VOU TRABALHAR FORA,QUERO MORAR . GOSTARIA QUE TIVESSE AMBIENTE FAMILIAR E COM INFRAESTRUTURA. POR FAVOR QUANDO PUDER ME RETORNE POR EMAIL. DESDE JÁ,SOU GRATA.FIQUE COM DEUS.

      • Olá, Efigenia
        Infelizmente não sei respondê-la, pois não tenho relações profissionais com a área das artes. Aconselho que busque colegas da sua área em Portugal para verificar essa questão.
        Boas pesquisas!

      • Olá, Diva
        Essa questão precisa de uma pesquisa mais aprofundada, pois depende do tipo de comércio que deseja abrir. Aconselho que procure comerciantes da sua área de atuação em Portugal para obter informações.

      • Olá, Denise
        Sim, você pode. O documento que você precisará tirar quando chegar a Portugal é o “CERTIFICADO DE REGISTO PARA CIDADÃO DA UE” e ele é emitido pela Câmara Municipal da cidade em que você for residir.
        Um forte abraço

    23. Bom dia priscila, bom gostaria de esclarecer algumas dúvidas contigo, é o seguinte eu sou brasileiro e não tenho descendência portuguesa e gostaria de saber o seguinte, eu quero compra um imovel em portugal e quero saber se posso permanecer no país, pois tenho minhas condições financeiras e de começo não preciso trabalhar em portugal, e depois de algum tempo quero investir algum dinheiro no país, você pode me tirar essas dúvidas?
      Muito obrigado.

    24. Olá Priscila!!

      Poxa, que bacana encontrar seu blog e todas as informações contidas nele…parabéns!

      Eu fui aprovada em duas universidades em Portugal: Minho e Lisboa.

      Pretendo fazer o mestrado em uma delas, porém não tenho como me manter, sendo necessário que procure um emprego. Sou da área de educação, mas tenho consciência que não encontrarei nada por enquanto, então já sei que terei que trabalhar em outras áreas como vendas, atendimento ao cliente, etc. Diante da sua experiência ai, onde você acha que é mais fácil encontrar emprego, Lisboa ou Braga? Como já mencionei, pode ser em qualquer área (shoppings, lojas, restaurantes, etc.)

      Obrigada por sua atenção.

      Abraços, Marisa

      • Olá, Marisa
        Fico feliz que tenha gostado de encontrar o Cultuga e parabéns pela aprovação do seu mestrado :)
        Infelizmente não tenho como te dar uma opinião sobre a procura de vagas porque estou fora desse mercado. Lisboa é a capital, tem mais vagas e mais pessoas interessadas nelas. Braga já não tem tanta oferta, mas também não tem tanta procura. Aconselho que verifique as dicas desse post: https://www.cultuga.com.br/2014/06/como-procurar-emprego-em-portugal/
        Assim, você poderá verificar quais são as oportunidades que mais a interessam e quem sabe já organizar contatos antes da sua chegada a Portugal.
        Boa sorte!

    25. Olá Priscila…
      Primeiramente parabéns pelo seu site….
      Queria fazer algumas perguntas para vc…logo irei me aposentar aqui no Brasil, minha renda liquida deve ser de aproximadamente 2250 euros, gostaria de saber se com esse rendimento eu vivo bem ai em Lisboa, Tenho uma esposa e duas filhas, que hj possuem 07 e 09 anos. Além do fato de saber se com esse rendimento consigo pagar um aluguel de um apartamento de 02 quartos ou 03, que imagino ser entre 450 a 650 euros, consigo pagar alimentação, luz, gás, água, internet e celular?? Também gostaria de saber sobre escolas para minha meninas. As escolas públicas de Portugal são boas??? Dão uma base boa para que os adolescentes consigam ir bem num vestibular??? Tem problemas de drogas e estupros igual ao Brasil??? Por fim, em 2017, antes de me aposentar devo ir para aí conhecer o país, com a intenção de verificar esses aspectos, vc tem algum bairro ou escola pública que me recomenda conhecer de perto???
      desde já agradeço sua atenção.
      fico no aguardo de uma resposta.

      • Olá, André
        Como vai? Agradeço o carinho pelo conteúdo do Cultuga :)
        Você pode calcular o custo de vida aproximado para a sua família a partir das dicas que temos nesse post: https://www.cultuga.com.br/2014/03/o-custo-de-vida-em-lisboa/
        Sobre escolas, aconselho que faça uma pesquisa mais aprofundada. Há, por exemplo, um ranking nacional das escolas que sai anualmente. Por ele, você pode verificar a qualidade do ensino e também acompanhar a classificação das escolas públicas. Veja aqui um exemplo do jornal Público: http://www.publico.pt/ranking-das-escolas-2014/listas
        Sobre estupro e drogas, não é um problema muito recorrente. Ele existe, como em quase todas as capitais do mundo, mas não assombra a população.
        Boas pesquisas e um forte abraço!

    26. Rucieli de Mattos em

      Oi!!! Adorei o Site!!!

      Meu marido e eu estamos planejando morar um tempo ai em Portugal, temos uma filha pequena de 2 anos, e tenho algumas duvidas… 1ª Sou formada em Marketing com especialização em Decoração de Ambientes Internos, será que consigo alguma trabalho esta área? 2ª Meu esposo é formado tb em Marketing com especialização em Coaching, consegue algum trabalho? 3ª Consigo matricular minha filha em alguma creche ou escola para ela no ensino publico?
      Desde já agradeço a atenção.
      Abraços

    27. Olá Priscila! sou apaixonada por essa cidade, mas não conheço seus bairros. Vc poderia elencar alguns bairros tranquilos, próximo a supermercados, farmácias e lojas.

      • Olá, Silvia
        Como vai?
        Estou mesmo devendo um post aqui no Cultuga sobre os bairros lisboetas. Entretanto, você pode dar uma olhada no site da câmara (que equivale a prefeitura no Brasil): http://www.cm-lisboa.pt/municipio/juntas-de-freguesia – nesse link, especificamente, você pode conhecer as divisões da cidade. Com relação a bairros tranquilos, com supermercados, farmácias e lojas, quase todos os bairros da cidade, fora o centro histórico e Belém, são assim.
        Um forte abraço!

    28. Priscila, eu devo dizer, você está fazendo um excelente trabalho com o Cultuga! Foi de grande valia pra mim ler seus posts pois me esclareceu diversas coisas. Ainda estou lendo as outras matérias postadas aqui, pois são muitas (o que é maravilhoso).
      Queria sua opinião a respeito de algo, estou me mudando definitivamente para Portugal em fevereiro de 2016, possuo cidadania portuguesa e pretendo abrir um hotel em Viseu, o que acha? Ouvi pessoas que me disseram para começar esse empreendimento em cidades litorâneas, outras que me apontaram o Porto ou Lisboa. Particularmente não gosto de lugares extremamente povoados. O que me sugere?
      Obrigado pela atenção Priscila, e mais uma vez, parabéns pelo trabalho excepcional!

      • Olá, Raoni
        Agradeço tamanho carinho :)
        O turismo tem aumentado bastante no país. Viseu, apesar de não ser um destino tão turístico para estrangeiros, promove diversos eventos culturais, gastronômicos e esportivos ao longo do ano. Infelizmente não tenho dados mais precisos para ajudá-lo, mas penso que o ideal, antes de abrir o hotel, seja consultar o Turismo de Portugal. Eles têm diversos materiais de estudo sobre o assunto e certamente poderão direcioná-lo melhor nessa questão.
        Boa sorte!

    29. Ola Priscila tudo bem?

      Tenho emprese de informatica e devo esse ano ainda ir a portugual para trabalhar em alguns projetos de portugal.

      Existe a possibilidade de eu emigrar a trabalho para portugual e quero abrir uma filial ou mudar a sede de minha empresa para Portugal

      Sabe como poderia me informar sobre isso.
      E sobre obter cidadania? minha esposa tem antecedentes (avo) diretos

      Obrigado se ouder ajudar

      Atts

    30. Olá boa noite!

      Estou com o casamento marcado para março de 2026. Meu noivo e Português e a cidadania dele foi negado aqui no Brasil é a validacao também foi negado pela unesp de SP. Conclusão o Brasil está muito difícil de se viver, entretanto estamos pensando em abrir uma padaria com as ideias do Brasil, eu nunca fui para Portugal. Tenho uma agência de eventos em SP e estou disposta de fechar a minha pequena agência e começar uma nova vida em Portugal. A minha dúvida é: estou com medo Pq não conheço nada em Portugal e medo das mudanças, o que fazer ? Sei dos problemas do Brasil e sei que talvez podemos ter uma qualidade de vida em Portugal melhor do que o Brasil, enfim, me ajude!

      • Olá, Viviane
        Como vai?
        Ser imigrante, em qualquer parte do mundo, não é uma tarefa simples. Deixar toda a história que nós construímos, a família, os amigos e, até, por vezes a profissão, é preciso desejar muito essa mudança, ter planejamento e bastante paciência, pois você terá que recomeçar. Não há pessoa melhor no mundo do que o seu noivo para ajudá-la nessa etapa. Se vocês realmente são apaixonados e cúmplices, certamente poderão ultrapassar esse momento juntos e plantar a semente de uma nova vida em qualquer lugar do mundo. Escute o seu coração e leia tudo o que puder a respeito do local que pretendem morar. Aqui no Cultuga há muitos posts sobre o país e, certamente, eles poderão oferecer alguma bagagem para o seu início.
        Aí vale o clichê: força, foco e fé. Veja o lado positivo da mudança e leve o melhor de você para essa nova vida.
        Um forte abraço e fica bem!

    31. Olá Priscila. Adorei seu site, acho que foi o mais útil que encontrei até agora sobre o assunto. Estarei completando 50 anos agora em janeiro, minha esposa e minha filha já têm dupla cidadania por parte de meu sogro. Pensamos em morar em Portugal. Sou engenheiro e minha esposa dentista. Seria muito difícil arrumarmos emprego em nossa área? Existe alguma agência especializada em nos wncaixar profissionalmente?
      Agradeço antecipadamente pela ajuda.

    32. Priscila,

      Em primeiro lugar, parabéns pelo site, muito útil e esclarecedor.

      Tenho formação técnica na área de construção civil e elétrica, todavia, estou me formando em arquitetura e urbanismo (já trabalho na área). Minha esposa é formada em letras e pedagogia (atuando hoje como professora bilíngue em uma escola canadense – INGLÊS/PORTUGUÊS). Moramos em São Paulo e temos a pretensão de mudarmos para Portugal (precisamente em Lisboa).

      Meu bisavô veio de Portugal para o Brasil, mas eu não tenho a comprovação da cidadania portuguesa.

      Mediante esses fatores, o que você poderia me informar a respeito do mercado de trabalho, nas áreas que eu e minha esposa trabalhamos, e também quanto ao trâmite legal para obtenção de visto de moradia ?

      Somos casados e temos uma filha recém nascida. Isso facilita ou atrapalha o processo ?

      Agradeço a atenção.

      Abraços

      Marcos Rosa

    33. Boa noite, eu estou a pensar ir viver com o meu marido para o norte depois de acabarmos o curso superior. eu estou a formar-me em administração pública e ele em edição de imagem/design gráfico. Temos duas cadelas, uma husky e uma saiba inu. Qual é o sítio indicado para viver nestas condições? Obrigada

      • Olá, Mariana
        Com as indicações do estudo que colocamos aqui, Guimarães e Braga oferecem boa qualidade de vida. Para mais detalhes, acesse o link do estudo (que está aqui no post) e faça a leitura completa para verificar se os locais se adequam ao que realmente procuram.
        Boa sorte!

    34. Olá sou professora de educação Infantil. Pós graduada em psicopedagogia.
      Tenho namorado português estou indo pra lá em julho 2016…vou primeiro e minha filha de 11 anos pretendo levar depois de um ano… Minhas dúvidas são:
      Sou funcionário público
      Minha vida profissional estável
      Saber se consigo trabalhar na minha área educação com facilidade.
      Como é o processo de casamento pois vamos casar…
      E como faço para minha filha a partir do momento que eu estiver casada eu posso leva-la também?
      O visto de permanência mesmo eu casada pode ser negado?
      Estou anciosa com passagens comprada…vou alugar minha casa…tentar conseguir licença por 2 anos no meu trabalho…
      Comunicar aos alunos/pais que atendo que não poderei mais…. Enfim mil dúvidas… Mas com.muita vontade em busca de meu amor e qualidade de vida.
      Pensando também fazer um mestrado em mestre em educação no Porto.
      Posso fazer só depois do visto?
      Ou posso me inscrever antes?
      Uma vez casada?
      Aguardo anciosa pra tirar minhas dúvidas.

    35. SILVIO SIPLIANO DA SILVA em

      Pretendo trabalhar com treinamento e formação esportiva, especialmente com futebol. Minha ideia é montar um centro de treinamento e dar aulas de formação esportiva. O custo de terreno é muito caro? O custo de obra para esse fim é fácil? Consigo encontrar um local pronto e alugar ao invés de ter que comprar? Esse será um projeto de muita análise e planejamento, por enquanto estou apenas matando algumas curiosidades.
      Trabalhei mais de 17 anos com gestão de clubes, sou formado em Educação Física, Pedagogia e Mestre em Educação pela FEUSP, tenho 45 anos, sou casado, tenho uma filha de 18 anos e um menino de 2,5
      Se puder contribuir com algum comentário, agradeço
      Atenciosamente
      Silvio Sipliano

      • Olá, Silvio
        Infelizmente não tenho domínio sobre esse assunto, sobretudo por não ser a minha área de atuação/ investimento. Aconselho que inicie a sua pesquisa de valores junto a imobiliárias, bem como procurar colegas da sua área de atuação, pois somente esses profissionais poderão atender as suas dúvidas de maneira tão específica.
        Boas pesquisas

    36. Olá Priscila
      dá pra chegar em portugal com reais ou dólares e trocar no aeroporto por euro? ou não é negócio? qual sua opinião sobre o assunto? grande abraço, muito obrigado

      • Olá, Jofre
        Como vai?
        Eu não arriscaria, pois a variação do câmbio é realmente muito pequena entre os dois países, sobretudo para a troca no aeroporto. Se você já viaja com o dinheiro trocado em euros, tem a oportunidade de encontrar melhores taxas ainda no Brasil, fazendo uma boa pesquisa prévia.
        Um forte abraço

    37. Olá Priscila, tudo bom?

      Seguinte, estou indo no começo de Janeiro com minha namorada para Lisboa e vamos ficar até o começo de Fevereiro. Tenho algumas dúvidas e ficaria muito grato se pudesse me ajudar.

      1. Pra esse período compensa ficar em hostel ou existe algum esquema melhor como alugar apartamento, pensão, etc?

      2. Saberia indicar bons cursos de curta duração ou workshops interessantes na região para publicitários e jornalistas?

      3. Bom, tanto eu quanto minha namorada trabalhamos com redação, conteúdo e afins e uma das nossas ideias é tentar um estágio não remunerado em alguma agência durante esse período, para ter uma experiência diferente mesmo..se tiver mais informações ou conselhos sobre o assunto seria de grande ajuda.

      Bom, é isso, muito obrigado Priscila e parabéns pelo site!! :)

      • Olá, Thiago
        Como vai? Aqui está tudo bem!
        Peço desculpas pela demora da resposta. Espero que ainda esteja em tempo :)
        Vamos as suas dúvidas:
        1. Depende do que pretendem e do perfil de vocês. Eu, particularmente, optaria por um apartamento (dividido ou não). Entretanto, o hostel também é uma excelente opção, pois há diversos muito bons em Lisboa. Pensão já é algo que não gosto muito.
        2. Você pode pesquisar nesses sites: http://www.cargadetrabalhos.net e http://www.universia.pt e ainda junto as universidades e escolas de comunicação. São muitas, das mais diversas especializações. Depende do que pretendem estudar.
        3. Um estágio é bem complicado, pois tem alguma burocracia para isso. O ideal mesmo é fazer algo vinculado a universidade ou uma escola de comunicação. De qualquer forma, entrem em contato com as agências que desejam e façam uma oferta. Pode haver algo que não faz parte do meu conhecimento.
        Boa sorte e uma excelente viagem. Que vocês possam aproveitar bastante essa experiência!

    38. Margareth M Pereira em

      Boa tarde!

      Sou médica aposentada pelo INSS porque fiquei cadeirante e não consigo mais prestar assistência ao paciente.Trabalho no serviço público, em readaptação funcional, exercendo atividade tecnica/administrativa.
      Gostaria de sair do Brasil, passar uns anos fora e, acredito que pela facilidade da língua, Portugal seria o melhor lugar.
      O país aceita imigrante com deficiência física, para morar? Em caso positivo, qual lugar com melhor acessibilidade?
      Margareth

      • Olá, Margareth
        Como vai?
        A acessibilidade em Portugal é um problema constante, infelizmente. É possível que você encontre um suporte melhor no Algarve. Há algumas cidades mais planas e com olhos atentos a essa necessidade de seus moradores e visitantes. Quando estive por lá, fiquei feliz em ver – sobretudo – Albufeira. Hotéis, restaurantes, banheiros públicos e também a praia tinham um preparo melhor para receber a todos.
        Quanto ao imigrante com deficiência, burocraticamente, não conheço algum impedimento – desde que cumpra com a documentação geral solicitada. Você pode verificar as possibilidades de autorização de residência no Portal do Imigrante: http://www.imigrante.pt/PagesPT/ConcessaoAR.aspx
        Boas pesquisas!

    39. Cristiano Lazaro Rodrigues em

      Ola Priscila tudo bem estou decidido junto com minha esposa e filhos or embora para Portugal, tenho formação em Marketing mas tenho cursos em área de Segurança e Logística, gostaria de saber algum site que poderia me ajudar sobre esses serviços, temos que aproveitar a oportunidade financeira que tenho neste momento para concretizar nossos objetivos, muito obrigado

    40. AMERICO AUGUSTO LEITE em

      EM PRIMEIRO LUGAR MEUS PARABEN S PRISCILA SOU BRASILEIRO 68 ANOS E PROXIMO DE TER DUPLACIDADANIA BRASILUSO, VEJA BEM MEU CASO, EU GOSTARIA DE COMPRAR IMOVEL(LISBO OU PROXIMO ATE VR. 60.000 EUROS PARA PASSAR UNS TEMPOS POR AI, IMOVEL ESTE , PODE SER APTO. OU OUTRO SEMELHANTE, GOSTARIA SE PODIA ME AJUDAR OU INDICAR PESSOAS SERIAS PARA TRATATIVAS REALIZAÇÃO DO NEGOCIO

    41. Angela pilger Marques em

      Boa tarde Priscila eu sou casada com português e tenho salão de cabeleireiro no Brasil mas resolvemos ir embora pra Portugal pretendo comprar ou alugar um salão de cabeleireiro mas ando olhando e vejo muitos a venda ou mesmo para alugar gostaria de saber o motivo. Se puder me ajudar fico grata grande abraço

      • Olá, Angela
        Como vai?
        Infelizmente não sei dizer o motivo, pois não frequento salões e não tenho amigos da área. Uma visão pessoal, é que pode ter havido um boom nessa área e, diante da crise, optar por reduzir a frequência nos salões de beleza faz parte da economia de uma família. Um outro ponto é que os portugueses são, por vezes, menos vaidosos do que os brasileiros (talvez o seu marido possa comentar essa questão). Entretanto, aconselho que procure colegas desse meio para obter essa informação de forma mais confiável e com propriedade, pois essa é apenas uma suposição minha.
        Um forte abraço

    42. Reinaldo Serafim em

      Olá Priscila
      Sou um advogado aposentado, divorciado, moro só em Natal/RN (nordeste do brasil). Tenho uma aposentadoria razoável que me permitiria morar em outro país. A princípio, gostaria de residir por um ano ou mais em Portugal apesar de falar francês, espanhol e um pouco de italiano. Gostaria que você me indicasse uma cidade pra morar; de preferência um lugar que me proporcione uma certa tranquilidade pois quero me fixar por uns tempos para escrever alguns artigos e livros.
      Abraços

      • Olá, Reinaldo
        Como vai?
        As sugestões aqui do post podem ser o seu ponto de partida, sobretudo por serem aquelas que oferecem melhor qualidade de vida em Portugal.
        Boa sorte!

    43. Olá Priscila, vou com meu marido e menus dois filhos pequenos para Portugal em abril e ficar até o fim do ano. Vou fazer um curso na universidade católica de Lisboa duas vezes por semana. Não Gostaria de morar em Lisboa, estou procurando um lugar mais calmo, pequeno e também mais barato. Já que só vou a universidade 2x por semana ( sexta à noite e sábado de manhã), não estou preocupada com a distância ( tb pq moro no rj e trabalho no centro, então o normal para mim é me deslocar por cerca de uma hora ! )
      Que lugares vc indicaria e tb queria saber se vc conhece algum site de alUguel de imóvel mobiliado.
      Muito obrigada!!

      • Olá, Luiza
        Como vai?
        É bastante delicado indicar algo para viver, visto que a experiência que tenho é no centro de Lisboa e também não tenho filhos. O que vale a pena para uma pessoa, pode não ser tão bom para outra, não é? Com as dicas desse post você pode iniciar as suas pesquisas – como Sintra, Oeiras e Cascais, por exemplo, que são localidades próximas a cidade de Lisboa e possuem boa qualidade de vida.
        Para alugar um apartamento mobiliado, você pode usar as dicas desse post (que vale também para outras cidades além de Lisboa): https://www.cultuga.com.br/2014/01/como-alugar-um-apartamento-em-lisboa/
        Boas pesquisas!

    44. Ola,boa tarde,tudo bem?
      Entao,meu marido e formado em Historia e eu sou formada em técnico de enfermagem e tecnologa em Estetica e cosmética e temos uma filha de 2 anos.
      Estamos querendo ir morar em Portugal ,pois meu marido quer fazer mestrado ai.
      Nossa duvida,que nao sao poucas e saber aonde morar? Qual universidade que ele deve procurar pra fazer o mestrado? Se tem area de trabalho tanto pra ele quanto pra mim? Escola pra nossa filha?
      Ficaremos gratos se puder nos ajudar!
      Abraços

    45. Olá Priscina, tudo bom ?
      Também vou pedir a sua ajuda.
      Sou brasileiro e acabei de adquirir a cidadania portuguesa.
      Pretendo ir morar definitivo em Portugal com a família e para isso pretendo comprar um imóvel e montar uma barbearia ou algum comércio em Portugal, apesar de ser Geógrafo e trabalhar com ecoturismo aqui no Brasil.
      Minha esposa é professora de geografia aqui no sistema público do Rio de Janeiro , mas não está satisfeita com as condições de seu trabalho aqui no estado.
      Ainda não decidi onde morar, mas estou inclinado a ficar em Leiria, Marinha Grande ou outra cidade do distrito. Você conhece ?
      Nas férias do ano que vem irei a Portugal para ver tudo isso: Imóveis, universidade para os filhos, trabalho, etc.
      Ficaria muito grato por informações que possam me ajudar.

      Grande abraço
      Carlos Ferreira

      Grande abraço em todos

      • Olá, Carlos
        Como vai?
        Eu, particularmente, gosto muito dessa região central de Portugal. Sou apaixonada por Leiria, mas somente conheço como visitante. Nunca vivi por lá, apesar de já ter visitado diversas vezes. Não sei te dizer a respeito do mercado. Mas tanto Leiria, como a Marinha Grande ou mais para baixo, em Nazaré, por exemplo, são locais bem agradáveis. Coloque no seu roteiro, sim, para dar uma checada.
        Veja também o nosso roteiro de Leiria. Pode inspirá-lo: https://www.cultuga.com.br/2015/03/roteiro-o-que-fazer-em-leiria/
        Um forte abraço e um ótimo fim de ano :)

    46. Olá Priscila,

      Sou aposentada e já morei em Portugal, onde fiz o mestrado na Universidade de Lisboa. Para viver aí precisaria complementar a mina renda. O que me aconselhas já que não sou ais jovem?

    47. Ludmila Quadros em

      Olá parabéns pelo seu blog e por ajudar tantas pessoas…eu já tenho cidadania portuguesa mas ainda não conheço Portugal…meu marido e artista plástico e tem muita vontade de morar ai…você acredita que tem mercado para ele? E quais os contatos devemos fazer para apresentar o acervo dele? Muito obrigada e abraços

      • Olá, Ludmila
        Como vai? Agradeço o seu carinho :)
        Infelizmente não conheço a fundo esse mercado. Sei que há muitas galerias e artistas plásticos vindos do mundo todo, sobretudo para Lisboa. O ideal é mesmo ele ampliar a rede de contatos dele, mesmo pela Internet, para verificar uma forma de inserir os trabalhos no mercado. É mesmo garimpar galerias e artistas pela Internet para contactar.
        Um forte abraço

    48. Janethe S. de Almeida em

      Boa tarde Priscila,
      Gostaria de uma informação, como ou onde procurar vagas para enfermeiro auditor em Portugal, tenho dupla cidadania e pensando em ver as possibilidades de trabalho em Portugal.
      Atenciosamente, Janethe

    49. Oi Priscila, sou casada a 40 anos. Tenho dito a meu marido que gostaria muito de viver o restante dos meus anos de casada em um país europeu. Acredito que Portugal seja o pais que mais traria oportunidades pra ver esse meu sonho realizado.
      Meu marido teria muita dificuldade em se adaptar a outro país, pelo problema da língua e da cultura dos outros países europeus. Hoje temos uma renda de aposentadoria perto de 4.000 euros, que acredito ser suficiente pra conseguir um visto de residente e pra viver bem em Portugal.
      Com um visto de residência consigo alugar um apartamento?
      Você conhece a região do Argarve?
      Estou me preparando pra em dezembro de 2016 passar uma temporada em Lisboa.
      Gostei muito do seu blog, me trouxe muitas informações,
      Obrigada,
      Um beijo.

    50. Bom dia !
      Moro no interior de São Paulo estou pensando seriamente em ir embora para Portugal, meu marido e cabeleireiro. Gostaria de saber como e o emprego nessa área desde já agradeço .

    51. Oi Priscila , Estou pretendendo ir embora do Brasil e escolhi Portugal , só esperar a documentação.
      Não sei para qual cidade irei , será que vc pode me dar uma dica?!
      Meu marido é vendedor aqui em São Paulo e eu trabalho em uma operadora de saúde.

      Obrigada!

      • Olá, Camila
        Como vai?
        As dicas aqui desse post são o melhor ponto de partida que posso indicar, pois estão relacionadas a um estudo profundo e sério sobre a qualidade de vida em Portugal nos seus mais diversos aspectos. Vale a pena ler o estudo completo indicado no fim do artigo.
        Boas pesquisas!

    52. Olá Priscila. Primeiramente gostaria de dar parabéns pela curadoria de informações. Excelente material!
      Eu, minha esposa e nossos 2 filhos (2 e 4 anos) somos brasileiros, mas com cidadania Italiana. Pretendemos ir no final deste ano a Portugal morar por 2 anos para que nossos filhos conheçam uma cultura diferente. Continuaremos com nossos negócios no Brasil viajando de um país para outro com certa frequência, portanto não trabalharemos em Portugal. Nossa maior dúvida é com relação a escolha do local para morar, principalmente pensando na escola para os filhos. A ideia é alugar um apartamento de 2 quartos. Você pode nos dar umas dicas com relação a lugares para morar? Se encontro bons apartamentos mobiliados ou se preciso comprar boa parte da mobília ou se há empresas que alugam mobília? Se escolas públicas são tão boas quanto as particulares ou se há uma boa diferença? Agradeço desde já.

    53. Olá Priscila,

      Tenho 46 anos minha maior experiência foram 21 anos em área securitária (seguros). Identificação de veículos e regulação de sinistros. Gostaria de saber sobre o mercado securitário em Portugal, emprego etc. Vc tem sites que eu possa pesquisar?
      E outra, com minha idade, quais a chances de emprego mesmo que em áreas diferentes e básicas (restaurantes, limpeza etc?)

    54. oi. priscila. Tenho dois tios que moram em portugal ,eu sou do Brasil estamos sem contato. tem um site de procura por pessoas ..que eu possa procura-los….

      obrigada , aguardo resposta

    55. Oi Priscila
      Sou Oficial da Marinha da reserva. Gostaria de curtir minha aposentadoria em Portugal.
      Não quero emprego, apenas viver dos meus recursos. Sou sozinho. Consigo visto de moradia ?

    56. Boa tarde Priscila! A paz!
      Desde já quero que dizer que li sua fala sobre as informações com relação a migrar para Portugal e o link que você disponibilizou; que foi de muita ajuda. Sucesso!!
      Mas, quero ser um pouco insistente e mesmo que não seja respondido, ouso perguntar: Estou fazendo os contatos necessários e junto desses, esse aqui. Quero me preparar pra ir para Portugal ano que vem; morar, trabalhar e estudar. Por isso peço sua ajuda em informação. 1. Estudar (fazer uma pós-graduação). 2. Trabalhar (Qual curso você acha que eu poderia fazer ate o fim do ano,que possibilitaria em maior empregabilidade de inicio em Portugal).

    57. Olá querida,gostaria de tirar uma dúvida, sou de Brasília e irei fazer minha dupla cidadania portuguesa,e pretendo para o próximo ano ir morar em Portugal,eu tenho 34 anos e formada em RH,irei com meu marido e dois filhos de 11 anos. Então, o mercado de trabalho para essa área é favorável? Gostaria de sua opinião tbm quanto a cidades para morar com um colégio próximo para as crianças. Sabe se tem algum site que poderia me ajudar na procura de um emprego? Desde já agradeço pela sua dedicação em ajudar a tirar tantas dúvidas de nós brasileiros .Obrigada!

    58. boa noite , aqui no brasil trabalho com bolos artistico , vc acha q e facil consegui trabalho nessa area , ou posso trabalhar como autonomo?

      • Olá, Luciane
        Com vai?
        Infelizmente não tenho conhecimento sobre a sua área de atuação. Aconselho que procure por grupos de confeiteiras no Facebook para encontrar colegas em Portugal e verificar como está o mercado. Se você deseja trabalhar como autônoma, poderá buscar informações sobre como abrir firma em Portugal junto as Finanças (www.portaldasfinancas.gov.pt) – em Portugal se chama “iniciar atividade”.
        Boas pesquisas

    59. Oí Priscila,

      Parabéns pelo seu blog, excelentes as dicas e ponderações que você faz sobre morar em Portugal.
      Tenho 51 anos, sou Arquiteto Urbanista e decidi tirar minha dupla cidadania para fixar residência em Portugal, visando principalmente uma boa faculdade para o meu filho de 16 anos e uma tranquilidade que hoje não se existe mais no Rio de Janeiro e na maioria das cidades brasileiras, infelizmente !!!
      Minha dúvida é a seguinte, como os portugueses olham para nós brasileiros ?? Seja na parte profissional ou no relacionamento pessoal. Meu conselho CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e o OA (Ordem dos Arquitetos de Portugal) formalizaram um acordo onde desde 2013 não há mais a necessidade de validação de diploma seja por parte dos brasileiros e também dos portugueses ao virem trabalhar no Brasil. Você acha que existe alguma resistência ou preconceito quanto a profissionais brasileiros ?

      Agradeço desde já.

      • Priscila Roque em

        Olá, Luiz Felipe
        Como vai?
        Agradeço o seu carinho pelo conteúdo do Cultuga :)
        Sobre o preconceito, a questão não é relacionada diretamente entre brasileiros e portugueses. Isso acontece em qualquer parte do mundo, com imigrantes de qualquer nacionalidade. Claro que os brasileiros acabam por, em alguns lugares, terem certa fama de malandros. Entretanto, isso vai depender da sua vontade de quebrar essa barreira inicial e profissional. Com respeito, esforço, dedicação e profissionalismo, você chega a qualquer lugar e conquista o seu espaço. Pessoalmente, nunca sofri qualquer questão do gênero. Sou respeitada na atividade que desenvolvo por aqui e tenho amigos portugueses que são meus anjos da guarda.
        Boa sorte e um forte abraço!

    60. Olá Priscila, você é muito gentil e atenciosa.Sua dica me é valiosa. Sou Terapeuta Ocupacional e trabalho com adaptações de cadeiras de rodas e carrinhos para bebês especiais e com diversas patologias. É um trabalho de personalização das cadeiras para cada patologia, como uma correção. Pesquisei muito e não encontrei este tipo de trabalho aí, você tem alguma dica para me ajudar ?Grata e um grande abraço . Ah estou pensando em ir em outubro para Portugal

    61. Se todos os brasileiros emigrarem para Portugal para fugir da violência, o Brasil vai virar um deserto e Portugal não terá lugar para abrigar tanta gente, e a violência vai só mudar de endereço.
      Quem pensa que a violência é exclusividade do Brasil, não conhece nada do mundo. Portugal tem índices baixos de violência, porque a população é infinitamente menor do que a do Brasil. Vocês acham que Lisboa, seria um mar de tranquilidade com 11 milhões de habitantes? É claro que não!
      O problema é que o brasileiro acha que só existem duas cidades para morar: São Paulo e Rio de Janeiro.
      Eu vivo em uma capital no Sul do Brasil e nunca fui assaltada. E circulo por todos os lugares a pé.
      Já morei nos EUA e voltei para o Brasil, pois no meu país eu tenho direitos e regalias, que jamais teria lá. Aqui, eu posso exercer a minha profissão, prestar um concurso público e usufruir de direitos trabalhistas que nenhum país do mundo proporciona.
      Agora se acharem que só existe São Paulo e Rio de Janeiro para viver, qualquer aldeota no fim do mundo, passa a ser mais atrativa.

      • Priscila Roque em

        Olá, Lia
        Como vai?
        Dentro ou fora do seu país/ cidade de origem, o importante é que encontre um espaço que te faça feliz :)
        Um abraço!

    62. Olá Priscila,
      Em primeiro lugar parabéns e obrigado por ter criado esse espaço tão útil para todos.
      Tenho 3 dúvidas com relação a viver em Portugal (Lisboa) que gostaria muito de sua ajuda para esclarecer:
      1 – qual o percentual e quais são os impostos que incidem sobre o salário de quem é empregado aí em Portugal? O fato de ser um trabalhador estrangeiro diferencia esse percentual ?
      2 – como funciona a questão de plano de saúde. Aqui no Brasil, se você paga os impostos você tem o SUS. E aí em Portugal, como funciona ?
      3 – tenho um filho de 2 anos e meio e gostaria de saber se tens ideia de uma média de valor para escolas (creches) em Lisboa?

      Muito obrigado e sucesso…..

      • Priscila Roque em

        Olá, Augusto
        Como vai? Agradeço o seu carinho pelo nosso conteúdo :)
        Sobre as suas dúvidas:
        1. Não há diferença entre os impostos descontados para portugueses ou estrangeiros que vivem legalmente em Portugal. A lei do trabalhador vale para todos. Com relação ao percentual, eu já não sei dizer. Como temos atividade aberta e trabalhamos por conta, os impostos que pagamos são diferentes daqueles do funcionário de uma empresa. Aconselho que faça uma busca pelas leis trabalhistas portuguesas para que verifique certinho como funciona para o empregado.
        2. A saúde pública é mantida pela Segurança Social – todos os cidadãos ativos profissionalmente descontam/ pagam: http://www.seg-social.pt/
        3. Infelizmente não tenho essa base de valor. Você poderá pesquisar junto as próprias escolas, para que possa ter essa base.
        Um abraço

    63. Boa noite Priscilla…

      Gostaria de saber se você pode me orientar.
      Tenho um antepassado que veio da Cidade do Porto para o Brasil durante o século XIX. A familia procura informações para requerer a dupla cidadania mas infelizmente não temos quase nada a respeito dele no período em que viveu em Portugal. Existe na Câmara da Cidade do Porto algum registro de como ele pode ter vindo ao Brasil? Algo que possa ser consultado via internet por exemplo? Ou haveria outro método?
      Desde já agradeço pelo que puder ser feito.
      Um abraço e muitas felicidades.

      • Priscila Roque em

        Olá, Alexandre
        Como vai?
        Por ser um documento muito antigo, é bem provável que ele esteja sob o domínio do Arquivo do Porto: http://www.adporto.pt/ – veja se eles podem direcioná-lo e que tipo de dados você precisa indicar para que eles façam a busca da certidão.
        Atualmente, as informações de registros de nascimento, casamento e óbito são centralizadas no Instituto de Registos e Notariado: http://www.irn.mj.pt/ – entretanto, por ser um documento com mais de 100 anos, não sei se eles poderiam ajudar. De qualquer forma, guarde esse contato, pois são eles que fazem o processo de nacionalidade em Portugal.
        Dependendo do local que ele desembarcou ao chegar no Brasil, você também pode buscar por informações junto ao Museu da Imigração, em São Paulo: http://museudaimigracao.com/acervodigital/
        Um outro site que tem muitos documentos (mas a busca não é tão fácil): https://familysearch.org – por vezes, vale a pena postar no forum as informações que você já tem e pedir ajuda para ver se encontra alguém com uma questão parecida com a sua.
        Boa sorte!

    64. Oi. Td bem? Estou pensando seriamente em ir morar em Portugal, mais precisamente no Porto, daqui a 1 ano e meio, quando me aposento. Gostaria de saber como é a aceitação de animais em apartamentos, como é a cobrança de impostos por aí e se os portugueses são antipáticos como dizem.

      • Priscila Roque em

        Olá, Sheila
        Como vai? Por aqui está tudo certo!
        Muita gente tem animais de estimação por aqui, principalmente gatos e cães. Entretanto, a aceitação vai depender de proprietário para proprietário. Com relação a cobrança de impostos – a quais você se refere? E sobre a antipatia, muito pelo contrário. Ao que diz respeito a mim e ao meu convívio, me sinto bastante acolhida, tenho amigos queridos e gosto bastante dos portugueses.
        Um abraço

    65. Olá priscila tudo bem? Eu e meu noivo estamos pensando em mudar do Brasil, ele tem a cidadania portuguesa, fala fluente ingles e espanhol… Eu sou pedagoga mas não tenho outro idioma, de início pensamos na Irlanda, mas ele acha que em portugal seja melhor de oportunidades. O que você acha? Devemos pesquisar primeiro oportunidades ou ir na cara e coragem ? estamos pensando em vender o carro e pegar algumas economias…. Entregar curriculo para qualquer trabalho… e começar uma vida aí.
      Outra coisa, vamos nos casar no final do ano, e pensamos em ir em março… eu consigo ir como esposa dele por ele ser cidadão? conseguiria a cidadania portuguesa tambem ??? Obrigada!!! Desculpe tantas dúvidas.

    66. Sebastião D'Avila Duarte em

      Gostaria de saber se para um idoso de 70 anos, ainda estudante de direito aqui no Brasil, seria interessante mudar para Portugal, para ter uma vida mais digna de se viver. Pois como sabe no Brasil não somos respeitados.

      • Priscila Roque em

        Olá, Sebastião
        Como vai?
        Essa questão é bastante ampla, pois depende daquilo que busca para a sua rotina. Por ser estudante de direito, imagino que tenha uma vida ativa. Nesse caso, pode ser que encontre em Portugal um local que goste para viver, sim. Entretanto, lembre-se que Portugal é também um país com uma percentagem elevada de idosos. Isso significa que a questão do respeito pode não ir de encontro necessariamente ao que idealiza, visto que um governo em crise não consegue oferecer o suporte necessário a toda a população aposentada. Se estiver dentro das suas possibilidades, o ideal é tirar alguns dias para conhecer o país com foco no que busca para a sua rotina e, assim, planejar a imigração se o agradar.
        Um forte abraço

    67. Olá, Priscilla.
      Estou pensando em me mudar. Meu marido já tem a dupla cidadania e tenho 3 filhos, um adolescente de 15 e duas crianças de 6 e 8 anos. Como escolher a escola em Lisboa? As escolas públicas ainda são boas em Portugal? Pensei em colocar as menores na pública, mas o adolescente em uma particular. O que acha?
      Obrigada,
      Gisela

    68. Roberto tavares em

      Bom dia.moro no Brasil, no estado do Cara. Te ho vontade de viajar para outro pais, de ferias. Um collega me faltu de Portugal. Nao conhecer cidade nenhuma, gostaria de informacoes e ajuda. Fugir da violencia e passer num bom local, e nao tao caro….kkkkk

      • Priscila Roque em

        Olá, Roberto
        Como vai?
        Aqui no Cultuga falamos somente de Portugal. Você poderá ler muitos de nossos artigos para ajudar a programar a sua viagem! Comece pela aba “Dicas de Viagem”, quando separamos as matérias por regiões.
        Um forte abraço

    69. Oi,eu adoro Portugal,tenho uma filha casada com um portugues e mora aí há 6anos,se eu comprar uma casa aí terei alguma chance de conseguir residencia pra mim e mais 2 filhos e uma neta…?Obrigada!

    70. Olá Priscila.
      Parabéns pelo seu trabalho.
      Tenho intenção de, daqui a 3 anos, mudar para Portugal com a família (esposa e filhos).
      Lógico que o que pesa na escolha de qual cidade são segurança, educação (escolas e as pessoas em si), respeito, etc.
      Mas gostaria de saber de vc se aí em Portugal existe a cultura da “esperteza” ou do “farinha pouca meu pirão primeiro”, as coisas que mais abomino no Brasil.
      Obrigado

      • Priscila Roque em

        Olá, Marcelo
        Como vai?
        Agradeço o seu carinho :)
        Apesar de partilharmos o mesmo idioma e questões históricas, as culturas sempre serão diferentes. O Brasil tem seus pontos positivos e negativos, assim como Portugal ou qualquer outro país no mundo. Se o objetivo de vocês é viver em Portugal, veja se consegue ter uma experiência antes com a sua família, passando um mês ou um período na cidade que deseja se estabelecer para conhecer melhor a cultura local e os costumes.
        Espero que possa encontrar um local de paz para a sua família!
        Um abraço

    71. Bom dia, pretendo em breve ir para portugal, eu nao conheço ninguem ai, pelo que vi lisboa é um dos melhires lugar para trabalhar, sou garçon, Vigilante, porteiro e posso trabalhar em comercuo em geral, lisboa sera que é o mais indicado para essas profissoes, qual media salarial por ai, quanta ta o salario minimo, quanto custa um aluguel, tem algum orgao que da apoio ao turista para ajudar no emprego, quantos mil devo ir para lisboa me ajude de toda informacso que tiver brigado por ter esse blog

    72. olá Priscila ,parabéns pelo trabalho ! sou Edy Magalhães, cabeleireiro aqui no Brasil e estou pretendendo tentar a vida em outro país ,pensei em Portugal por questão do idioma ,tenho um primo e amigos que moram no pais alguns anos mas nao tive sucesso na tentativa de orientacao e ajuda ,gostaria de saber se vc tem alguma informação sobre essa área ai no país , qual melhor cidade por exemplo,tbm se vc poderia me orientar como proceder para imigar ! muito grato !!!

    73. Ronnie Machado Lopes em

      Boa Tarde.

      Belo Trabalho Pricila, estou com 49 anos e pensando seriamente em mudar para Portugal ou Espanha com família, esposa e duas meninas 7 e 2 anos, sou sommelier, trabalho com vinhos, ramo muito comum na Europa, minha esposa topa qualquer parada, gostaria de saber se no meu caso eu com minha profissão, minha idade e minha nacionalidade consigo uma colocação em Portugal ou se você tem conhecimento de algum site especializado nesta área de atuação, gostaria de trabalhar em garrafeiras ou em alguma quinta ou vinícola mas não sei como procurar estas vagas, se puder me direcionar ficarei grato.Forte abraço ca do Brasil.

    74. Ola amiga. Sou luso descendente nascido na Venezuela e estou a querer ir a viver em Portugal. Ja tenho ido en varias ocasioes de ferias mas nunca experimentei viver la, gostaria mesmo. Sou formado na Venezuela como arquiteto e gostaria poder trabalhar la na minha profissao. Agradeço a tua resposta, e qual seria a cidade atual com mais potencial para os arquitetos. Cumprimentos!

    75. Para um casal que trabalha por conta propria , com filho adolescente quase indo para a universidade , qual freguesia sugere ? Pensamos em ir para Cascais, andei vendo alguns lugares ali .. Queremos viver em local tranquilo, mas com comercio proximo , zona de casas, trasnporte publico facil , etc ..

      • Olá, Adriana
        Tudo bem?
        Sugerir um local para a sua família, sem conhecê-los, é bastante delicado. O ideal é que vocês se instalem temporariamente no país para depois fazer as buscas pelos bairros ou cidades que possam interessá-los. Ou, então, poderão contratar uma agência que faça a busca imobiliária para vocês, conhecendo o perfil do bairro/ cidade que procuram, do tipo de apartamento/ casa que desejam e também o quanto pretendem gastar por mês com moradia. Tudo isso influencia na pesquisa.
        Um forte abraço

    76. Olá Priscila, se possível emita uma opinião para alugar uma casa ou apartamento para morar e conhecer Portugal……geograficamente e financeiramente….para ficar por ai uns 60 dias….sem trabalho nem nada….só passear e conhecer…..compreendeu?

      • Olá, Marcio
        Tudo bem?
        Você poderá alugar um apartamento de temporada para conhecer o país. O AirBnb é o site mais famoso para o aluguel de temporada. Sobre a área geográfica, Lisboa acaba por ser mais fácil, pois tem acesso fácil a todo o país por grandes estradas e uma vasta rede de transportes aéreos e terrestres.
        Um forte abraço

    77. Olá Priscila, tudo bem?

      Estou chegando a Portugal no dia 09/12 próximo com minha esposa e filha de 1 ano. Escolhemos ir morar em Portugal por diversos fatores (segurança, saúde, educação etc.) Sou Educador Físico e gostaria de obter orientação sobre a área de Educação Física no País. E também tenho intenção em cursar o mestrado em uma das áreas de interesse que tenho e a universidade de Lisboa é referência.

      Forte abraço!

    78. marcelo cintra hernandez em

      Olá Priscila,

      Como vai? adorei o Cultuga, sempre que posso leio. Sou Brasileiro, estou me mudando para Portugal no próximo mês, vou trabalhar em Leiria, uma zona que se chama Meirinhas de cima, próximo a Pombal. Estou procurando apartamento, mas noto que os corretores parecem muito imediatistas, quando falo que vou somente no próximo mês, eles simplesmente perdem o interesse. Vc me indica algo nesse sentido? Aproveito para perguntar sobre uma cidade que se chama Marinha Grande, alí sempre tem bastante oferta de imoveis e fica aparentemente uns 25 km do escritório.

      Desde a agradeço,
      abraços
      Marcelo

      • Olá, Marcelo
        Tudo bem? Agradeço o seu carinho pelo Cultuga!
        Realmente não sei sobre essa questão do imediatismo. Creio que não seja por isso, mas por você não estar em solo português. Penso que o ideal, nesse caso, é pegar um apartamento no AirBnb ou então um hotel pelos primeiros dias e deixar agendado a vistoria aos apartamentos de seu interesse.
        Sobre a Marinha Grande, é uma área bastante interessante, sim! Aquela área tem boas estradas e com ótima sinalização. Portanto, você interage bem com todas as cidades dos arredores e poderá escolher por um local com a melhor oferta.
        Um grande abraço

    79. Ola Priscila, adorei seus comentarios e a forma sincera com que conversa com todos e da dicas.
      Queria sua opinião, moro em Fortaleza, tenho uma amiga que mora na cidade de Bragança em Portugal e ela vivia me chamando pra ir tentar algo ai, pois aqui no Brasil ta complicado, estou desempregada ja tem 1 ano, sou formada em administração com pos graduação em gestão tributaria, e estava pensando em ir pra la tentar algo, abrir alguma coisa com ela, vi que a cidade que ela mora boa parte da população esta envelhecendo e tem os jovens estão diminuindo, só to com medo de ir e não conseguir em 3 meses já ta com tudo certo la e ficar ilegal de alguma forma no pais. O que vc me sugere? chegar e procurar algum emprego na minha area e ir abrindo aos poucos o negocio?

      obrigada desde já.

      • Olá, Sonia
        Tudo bem?
        Agradeço o seu carinho!
        Aconselho a leitura em detalhes do estudo que indicamos aqui no post. Ele poderá dar uma boa visão sobre a atualidade. Uma outra sugestão é começar a acompanhar os noticiários do país e também de Bragança. Somente a sua amiga, que vive na cidade, é que poderá direcioná-la sobre o mercado local. Para conhecer mais sobre o mercado de trabalho, você também poderá fazer uma leitura desse artigo: https://www.cultuga.com.br/2014/06/como-procurar-emprego-em-portugal/
        Um grande abraço!

    80. Olá Priscila !
      Parabéns pela página e a dedicação por todas as suas respostas !!!
      Eu e meu marido temos um comércio aqui no Brasil estável há 20 anos com 150 funcionários e duas filhas
      Adolescentes . Devido aos acontecimentos infelizes aqui no Brasil gostaríamos de planejar nossa mudança para seu país , para uma cidade calma mas que tivesse situação econômica para abrirmos futuramente um grande comércio no ramo de alimentação … Você teria como nos sugerir algumas cidades ???
      Agradeço desde já é um grande beijo ?

      • Olá, Andre
        Tudo bem?
        Agradeço o seu carinho :)
        Esse estudo que publicamos aqui é o melhor ponto de partida para vocês observarem as cidades e as possibilidades para a abertura de um comércio, principalmente por terem duas filhas adolescentes, que precisarão também do suporte de um local com reconhecida qualidade de vida.
        Um grande abraço

    81. Wederson Antinossi em

      Boa tarde Priscila

      Tudo bem contigo?
      Obrigado pela presteza
      Sou gerente alta renda com expertise em mercado financeiro formado em administração, MBA em marketing onde já atuei na área em Banco também. Possuo várias certificações inclusive internacional CFP ainda este ano e termino meu mestrado em administração ano que vem.
      Sou naturalizado italiano sou casado
      E me interessei em ter oportunidade em Portugal de forma estruturada.Duvida a mão de obra especializada em Portugal para imigrantes legais tranquilo para empregos formais ?
      Vou tirar umas férias para ambientar e verificar oportunidades.
      Possui alguma oportunidade em aberto para o banco onde atua ?
      Mais uma vez obrigado
      Abs

      Enviado do meu iPhone

      • Olá, Wederson
        Tudo bem? Por aqui está tudo certo :)
        Agradeço o seu carinho pelo conteúdo do Cultuga!
        Eu não entendi a sua pergunta. E eu não trabalho em banco rs.!
        Um grande abraço

    82. Ola Priscila, boa tarde!

      Vamos ver se você pode me ajudar….. Tenho 41 anos e vivo de renda, não tenho a intenção de trabalhar e sim em morar mesmo, a pergunta é : Como faço para morar em Portugal? ( com relação a documentação )… Pesquisei e vi que existe um visto para aposentados, mais no meu caso não sou aposentado de fato. Tenho renda suficiente para mim e para minha família nos sustentarmos tranquilamente. Você tem alguma dica ? o que faço?

      Desde já agradeço a ajuda e parabéns pelo site, excelente, adorei!

      • Olá, Fabio
        Tudo bem? Agradeço o seu carinho pelo conteúdo do Cultuga!
        Você poderá verificar com o consulado de Portugal ou com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras português qual seria o visto que melhor se adequa ao caso da sua família e se vocês podem tirá-lo. Vou enviar também ao seu e-mail o contato de uma assessoria de imigração que poderá orientá-lo, caso deseje um suporte profissional.
        Um grande abraço

    83. Bom dia, Priscila!
      Você sabe me dizer se na área Educacional e Psicológica existe possibilidade de trabalho?
      Qual a demanda de trabalho aí em Portugal?

    84. Arthur Rangel Santos em

      Boa noite Priscila,

      Tentei tirar a cidadania mas não tenho nenhum documento do meu avó, somente o nome dele Arthur Ferreira Santos, sei que veio de Coimbra. Você teria como me informar um local em Portugal para eu fazer uma pesquisa para uma possível localização.

      Grato

      • Priscila Roque em

        Olá, Arthur
        Tudo bem?
        O levantamento de informações e documentos, quando não se tem muitas informações, é realmente um enorme quebra-cabeças. Lembre-se que nem todos os imigrantes que foram de Coimbra para o Brasil, por exemplo, saíram exatamente da cidade de Coimbra. Pode ter sido do distrito de Coimbra, que compreende diversas cidades, vilas e aldeias, algo que é bastante comum. Tenha dessa informação, caso não consiga cruzar o nome dele com a cidade de Coimbra. Outro ponto importante é sempre tentar fazer a busca por nomes similares, pois pode ter tido algum erro de grafia nos documentos (sobretudo pelo nome dele ser Arthur, com “TH”). Tente sempre algumas variações, inclusive somente com partes do nome, como “Arthur Ferreira”, “Artur Ferreira Santos”, “Arthur Santos”, “Ferreira Santos”, etc. Data de nascimento ou ano aproximado, casamento, óbito ou outros nomes ou referências de irmãos, pais e filhos, também são informações relevantes e que podem ajudar a localizar documentos de antepassados.
        Não sei se você já percorreu esses sites, mas indico como excelentes fontes de pesquisa, onde também já encontrei documentos da minha família:
        https://familysearch.org/
        http://museudaimigracao.org.br
        http://www.arquivonacional.gov.br
        http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br
        http://geneall.net/pt/

        Para Portugal, há aqui todos os cartórios: http://www.notarios.pt/OrdemNotarios/PT/PrecisoNotario/Antigos+Arquivos/
        Registos paroquiais: http://tombo.pt/
        E arquivos da Torre do Tombo: http://digitarq.dgarq.gov.pt/

        Boa sorte :)

    85. Pedrina c santos em

      Pedrina santos
      Boa noite Priscila,

      Tenho vontade de ir pra Portugal mais não tenho nenhum parente la ,neh amigos
      gostaria muito da sua opinião .

    86. Olha Priscila, sou brasileira e trabalho com moda surf. Estudei sobre Cascais e sei que lá e capital do surf na Europa. Queria saber se o mercado nessa área está saturado, ou ainda da pra se manter mesmo sem ganhar muito dinheiro. Quero apenas continuar trabalhando no que sei é gosto. Pode me ajudar?

      • Olá, Rose
        Tudo bom?
        A região de Cascais é mesmo muito famosa pelo surf, porém, não sei como é o mercado de trabalho nessa área. O que conheço de lá é a parte turística. Aconselho que procure por grupos de imigrantes em Portugal no Facebook. Você encontrará pessoas que vivem em Cascais que poderão ajudá-la nessa questão.
        Um abraço e boas pesquisas!

    87. Thiago Silva Aguiar em

      Bom dia! Sou Brasileiro, gostaria de ter algum suporte, moro em São Paulo e gostaria de morar em Portugal. Não tenho nem um conhecimento sobre o assunto minha ideia era morar definitivamente. fico no aguardo, quem puder auxiliar-me. fico agradecido.

    88. Olá Priscila! Muito bom o seu site!

      Sou o Lucas, tenho dupla-cidadania (italiana) e gostaria de residir em Portugal. Sou comerciante no ramo de padarias. Gostaria de abrir uma padaria e/ou cafeteria em Portugal, mas tenho duas dúvidas:

      1-Portugal é promissor para empreender nos ramos em que citei acima? Há muita burocracia e carga tributária como no Brasil?

      2- O custo de vida em Sintra e Cascais é mais baixo que o de Lisboa ou é comparável?

      Desde já lhe agradeço e fico no aguardo de respostas!

      • Priscila Roque em

        Olá, Lucas
        Tudo bem?
        Agradeço o seu carinho. Entretanto, não posso opinar no seu caso, por falta de experiência e bagagem nos dois assuntos. Aconselho que procure um grupo de discussão sobre imigração em Portugal no Facebook, por exemplo, para que possa encontrar pessoas que vivam em Sintra e Cascais e perceber quanto custa viver nesses locais. Sobre o ramo da alimentação, consulte um contador local (chamado de “contabilista” em Portugal) que pode te oferecer corretamente as informações referentes a tributação e burocracia direcionada a essa área (chamada também de “restauração”, em Portugal).
        Um grande abraço e boas pesquisas

    89. Oi Priscila, tudo bem?
      Saudações cariocas. Estou saturado do Rio de Janeiro, e, aos 47 anos, procuro uma vida mais tranquila e pensei em ir para ir para Portugal já que possuo muita experiência como gerente de hotel e administrador de condomínios e também Marchand. Você por acaso conhece algum site de recolocação profissional voltado para essa área de hotelaria?
      Muito obrigado, se puder dar um retorno,
      Abraços,
      Julio Reis

    90. Grazielle Herrera em

      Olá Priscila,
      Estamos nos organizando eu e meu marido para mudar para Lisboa, temos cidadania italiana oque facilita bastante. Sou enfermeira de formação especializada em Auditoria Hospitalar e Gestão de serviços de faturamento hospitalar bem como sou professora de pós graduação aqui no Brasil em cursos de gestão e Auditoria.
      Sabes me informar se existe espaço para esta área?
      Ainda, meu marido é advogado, conhece algum site específico para buscarmos colocação na área jurídica?

    91. Sou brasileira aposentada e gostaria de morar em uma cidade Portuguesa com boa qualidade de vida e baixa violência (criminalidade contra pessoas), visto que moro na 2º cidade mais violenta do Brasil. Você indicaria Lisboa? Conhece outras?

      • Priscila Roque em

        Olá, Dilma
        Aconselho que você faça uma pesquisa mais a fundo de cada uma das cidades indicadas por esse estudo. O que pode ser bom para uma pessoa, não necessariamente é bom para outra. E o estudo completo destaca cada uma das mais valias estruturais das cidades.
        No Cultuga, trabalhamos com o turismo em Portugal e viajamos constantemente por todo o país. Você poderá navegar pelo site e encontrar muito material sobre diversas regiões para iniciar suas pesquisas.
        Um abraço

    92. Olá Priscila, parabéns pelo seu trabalho que ajuda a direcionar as pessoas que estão tentando buscar um lugar onde se sintam tranquilas para viver com segurança e dignidade, o que infelizmente não temos mais em nosso país. Minha esposa está para receber a cidadania (entrou com a documentação faz 8 meses) ela é neta de portugueses e seu pai e mãe já tem a cidadania. Teremos que fazer nova documentação em Portugal devido ao divórcio dela no primeiro casamento. Você tem alguém para indicar para que possamos dar prosseguimento à cidadania dos filhos e minha.
      Obrigado,
      Renato

      • Priscila Roque em

        Olá, Renato
        Tudo bem?
        Agradecemos o seu carinho pelo Cultuga. Tenho duas indicações aqui em Portugal. Vou te passar por e-mail, ok?
        Um grande abraço

    93. Olá! Primeiramente, parabéns pelo trabalho (é realmente mto bom!). Gostaria de uma ajuda, se vc puder… estou pensando em morar em Portugal, mas tenho dúvidas e receios sobre a questão do emprego. Tenho 42 anos, sou professor de Educação Física (escolar, academia e pilates) concursado do Estado (RJ) e município (Maricá-RJ). Como é a questão de oportunidades de emprego para professores em Portugal? Isso me preocupa, pois tenho esposa (também professora de Educação Física, atuando com Pilates) e 2 filhos pequenos, e, já que, para me mudar para Portugal tenho que largar tudo aqui e iniciar do zero… mas penso em qualidade de vida, principalmente para os meus pais (que são Portugueses e tem muita vontade de voltar a morar em Portugal) e meus filhos…
      Muito obrigado e fique com Deus!

    94. Olá Priscila, sou escritor brasileiro, nordestino. Minha esposa enfermeira. Temos dois filhos e estamos pretendendo já agora em 2018, ir morar em Portugal, o que você recomendaria?

      • Olá, Efigenio
        Tudo bem?
        Agradeço a sua mensagem, mas não entendi a sua pergunta. Recomendação em que cidade portuguesa escolher para viver?
        Se esta for a dúvida, aconselho que use esse estudo aqui indicado para iniciar as suas pesquisas – que já é um excelente norte por ser bastante completo e específico, sobretudo para entender qual cidade se aproxima mais do perfil de vocês. Não os conheço pessoalmente, não sei dos interesses e gostos de vocês. É realmente delicado dar uma opinião desse gênero, pois o que pode ser bom e importante para mim, pode não ter o mesmo valor a vocês, não é?
        Um grande abraço e boas pesquisas

    95. Ola,Boa noite
      Moro em Goiânia no Brasil,e gostaria de saber qual cidade de Portugal e bom de emprego pra trabalhar de enfermeira,manicure cabeleireira .O que vc pode mim orientar Renato.
      Desde ja agradeço.

    96. Priscila parabéns por seu trabalho e por se dispor e ajudar a todos aq. ;)

      Tenho cidadania portuguesa estou procurando concursos emprego.

      Sou prof especialista em educação infantil e meu esposo gerente bancario.

      1 como validar diplomas?
      2 por qual nome devo procurar prof ed infantil?
      3 trabalho em bancos é concurso?

      Obrigada i

    97. Oi Priscila. Depois de muito utilizar suas dicas para conhecer esse país lindo venho agora perguntar: com o são as escolas não fase de alfabetização para crianças em Coimbra? Passei para o doutorado e irá família toda. Meu marido recém se aposentou aqui no Brasil antes do fim total dos direitos trabalhistas. Por isso a preocupação maior é com a adaptação das crianças.

    Deixe um comentário