Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Desde a primeira vez que pisei em Lisboa, eu já sabia que precisaria de um tempo maior para poder vivenciar e entender tudo aquilo que estava sentindo. Voltei outras vezes de férias, mas sempre retornava ao Brasil com a sensação de que algo ainda estava faltando.

    Artigo escrito originalmente em agosto de 2015

    Morar em Portugal: 5 dicas para uma boa adaptação

    Escolher morar em Lisboa não foi uma tarefa simples. Eu sabia que Portugal poderia me oferecer uma experiência de vida importante e de acordo com as minhas expectativas. Entretanto, do outro lado (do oceano) estava a minha família, os amigos queridos e os planos idealizados para uma vida inteira no coração de São Paulo.

    A decisão foi feita no susto, mas desse momento até a mudança passou um ano inteiro. Foi o tempo que tive para amadurecer o projeto, me desfazer dos planos paulistanos e fortalecer os elos com as pessoas que mais amo para seguir um novo caminho.

    Morar fora de seu país de origem, seja temporariamente ou com um objetivo permanente, não é uma escolha fácil. Quando projetamos uma forma de vida no exterior, pensamos principalmente no que aquele momento vai nos trazer de positivo. Porém, o primeiro ano em solo estrangeiro vem como uma avalanche de sentimentos e novidades. Receber e filtrar tudo isso requer mente aberta e bastante paciência.

    Para ajudá-lo nesse momento, listo aqui 5 dicas que foram fundamentais para ajudar na minha adaptação:

    1. Deixar ser levado pela cultura e tradições locais

    O primeiro conselho que dou para todos os brasileiros que me procuram e questionam a adaptação no país é: não tente fazer de Portugal um pequeno pedaço do Brasil. Parecem palavras duras, mas isso acontece com frequência, principalmente por dividirmos o mesmo idioma e termos alguns costumes similares. Aproveite a sua experiência no exterior para absorver a cultura e as tradições locais, não para impor as suas. De coração aberto e sem fazer incansáveis comparações aqui e acolá você certamente terá bons momentos e será bem recebido por todos.

    2. Explorar o bairro, a cidade, as localidades vizinhas e o país

    Conhecer Portugal é muito barato. Portanto, depois de se instalar, faça caminhadas frequentes pela cidade, descubra novos caminhos para os locais que frequenta, experimente todos os transportes, aproveite os finais de semana para conhecer os arredores de onde você vive e, sempre que puder, viaje pelo país. Apesar de pequeno em território, Portugal tem muitas riquezas culturais espalhadas por suas regiões que são completamente diferentes umas das outras.

    3. Fazer novas amizades (portuguesas ou estrangeiras)

    Se você for morar nas grandes cidades portuguesas, certamente vai notar o alto volume de estrangeiros que também vivem por ali. São pessoas vindas de diversas partes do mundo e de todas as idades. Busque por atividades e grupos relacionados aos assuntos de seu interesse para se integrar com esses estrangeiros mas, sobretudo, com portugueses. Dessa forma, você poderá compreender melhor as raízes do povo, com as pessoas locais, e as diferentes formas de adaptação, com as pessoas de fora.

    4. Trocar os sites de notícia brasileiros pelos portugueses

    Risque da sua lista de favoritos os sites de notícia brasileiros e inclua os portugueses (como o Público e o Observador). Essa leitura vai te levar para mais perto da cultura e da vida local (e do que acontece na União Europeia como um todo) e também vai afastá-lo da rotina brasileira. Via Facebook e por meio de amigos e familiares você já terá informações suficientes sobre as principais notícias do Brasil. O mesmo vale para canais de TV. Matar as saudades vale, claro que vale. Mas fazer disso uma rotina não vai te levar para perto do que realmente acontece no país que você escolheu para viver e passará os seus dias com a cabeça “lá” e não “cá”.

    5. Quando a saudade apertar… Usar o Skype e o Whatsapp

    A tecnologia é a maior e melhor aliada dos imigrantes, na minha opinião. Não dá para imaginar como era a nossa vida sem ela. Em poucos anos, tudo se tornou muito simples e bem fácil. Conversamos diariamente com as pessoas que a gente ama via Skype, podendo fazer parte da vida de todos e levando um pouco da nossa experiência por meio da câmera. Ainda temos a sensação de proximidade quando podemos usar o whatsapp a todo e qualquer instante. Se a saudade apertar, então, já sabe…!

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    94 Comentários

    1. Olá Priscila, tudo bem? Parabéns pelo site. Muito bem feito e funcional.
      Também sou jornalista, cubro a área de Tecnologia da Informação aqui em São Paulo. Pelo que li nos posts do Cultuga, vc é autônoma certo? Mas sabe me dizer se nossa área está muito ruim em Lisboa como está em São Paulo? E essa área de TI aí é bem vista? Sei que tem alguns sites portugueses que cobrem essa área de TI e já mandei alguns e-mails, mas se vc puder me dar sua impressão sobre a vida de um repórter em Lisboa eu agradeço.
      Abraços

      • Olá, Léia
        Por aqui está tudo bem!
        Agradeço o carinho :)
        Infelizmente a área de comunicação e artes não tem grande reconhecimento, assim como no Brasil. Eu não trabalho diretamente com as redações portuguesas. Portanto, não sei te dizer mais detalhes sobre esse assunto. Além de entrar em contato com as empresas, como você já fez, poderá acompanhar esse site: http://www.cargadetrabalhos.net/ – Por vezes, aparece uma boa vaga!
        Um forte abraço e boa sorte

    2. ola,gostaria de saber se posso começar um curso de direito aqui no brasil e depois transferir para portugal numa universidade privada.obg.um abraço.

      • Olá, Valdelice
        Essa questão é variável, pois vai depender do currículo de cada uma das universidades que você escolher – sobretudo por serem países diferentes e com legislações diferentes. Veja junto a universidade brasileira que você pretende cursar se ela mantém um programa de intercâmbio com alguma universidade em Portugal. Caso contrário, você possivelmente precisará prestar o exame nacional em Portugal, atingir a nota suficiente para o curso que deseja e, então, solicitar a equivalência das matérias já cursadas no Brasil para verificar quais delas serão aceitas. Você pode verificar mais informações aqui: https://www.dges.gov.pt/pt ou junto das universidades de seu interesse.

    3. Alexandre Caldas em

      Olá Priscila,
      Parabéns pelo site ! Realmente foi um achado incrível e vcs acabam prestando um serviço/ uma ajuda melhor até do que parentes !! Rsrs
      Aplicativos para celulares: aqui em SP, temos 3 excelentes ferramentas
      1- Waze, para condições de trânsito e rotas;
      2- Moovit, que de acordo com seu destino, te indica as melhores combinações de transporte público (ônibus, metro, trem, etc);
      3- Foursquare, que de acordo com seu local, te dá sugestões de restaurantes, cafés, diversão, etc.
      Esses Apps tb estão em Portugal ?! Se não, vc sabe se tem similares ?!
      Grato !

      • Olá, Alexandre
        Como vai?
        Agradeço o carinho :)
        Os três aplicativos também estão em Portugal. Entretanto, podem não ter o mesmo volume de uso, como no Brasil. Costumo usar os aplicativos do próprio país para controlar o transporte público (e, em algumas cidades, há uma lista de horários também na Internet e no ponto), para a direção uso o Google Maps e para as atrações e restaurantes o TripAdvisor e o Zomato.
        Um forte abraço!

    4. Boa noite Priscila
      Sou artista plástica e artesã, aqui no Brasil, trabalho com festas. Vc acha que a área das artes plasticas ou artesanato é razoável por ai?

      • Olá, Regina
        Como vai?
        Infelizmente não tenho essa informação para te passar, pois não atuo diretamente na área. Aconselho que procure colegas da sua especialização que vivem em Portugal para conhecer melhor o mercado.
        Boa sorte

    5. Olá Priscila

      Descobri hoje seu site e já vi muitas coisas que quero ler com mais calma depois. Sou casado e tenho dois filhos, um menino de 12 anos e uma menina de 2 e minha esposa é filha de portuguesa e estamos iniciando o processo de cidadania para ela e depois para nossos filhos e por último para mim. Não temos curso superior em nenhuma área… eu atualmente trabalho em um banco, na área de equipamentos de cartões de crédito e minha esposa é professora infantil, teve uma escolinha até o final de 2014 e estamos pensando seriamente em nos mudarmos para Portugal. Entre tantas dúvidas que tenho, gostaria de lhe perguntar se é comum pessoas precisarem de babás para seus filhos em Portugal, sejam elas portugueses ou mesmo brasileiros? pois vejo esta opção como algo que minha esposa facilmente adoraria fazer, pelo menos no início, até conseguirmos empregos melhores, até mesmo na área de educação infantil para ela.
      Também comecei um blog http://www.mudardobrasil.wordpress.com e gostaria de saber se posso divulgar seu site em meu blog.

      Obrigado! Certamente virei muitas outras vezes aqui buscar mais informações!!

      • Olá, Cleto
        Como vai?
        Fico feliz que esteja gostando do conteúdo do Cultuga!
        Há, sim, pessoas que procuram por babás em Portugal (chamadas de “amas”), mas não é assim tão requisitado como nos Estados Unidos, por exemplo.
        Com relação a divulgação do Cultuga, não disponibilizamos nenhuma parte do nosso conteúdo (seja fotos ou textos), mas sempre que quiser nos citar, esteja a vontade. Será um prazer.
        Boa sorte e boas pesquisas!

    6. Oi Priscila, tudo bem?
      estou com a ideia de morar em Portugal, e seu site tem dicas ótimas!!
      Gostaria de tirar algumas dúvidas.
      1) sou formada em Farmácia, tenho dupla cidadania, preciso validar o diploma aqui antes de ir?
      2) você tem alguma informação sobra a área de farmácia ai em Portugal? Se tem boas oportunidades de emprego?

      Desde já agradeço as informações!!

    7. Olá
      Morei muitos anos no Brasil (sou português) e sou casado com uma Luso-Brasileira.
      Gosto quando leio depoimentos de Brasileiros que estão em Portugal e constatam que Portugal não é aquele país que a massa no Brasil tem ideia.
      Para si, acredito que tenha sido mais fácil a adaptação tendo os pais portugueses. Afinal de contas, você também é “portuguesa”
      Um abraço
      Rui Nunes

    8. Oi Priscila, ando lendo de cabo a rabo o blog de voces, pois há 3 meses vim para Portugal ( tenho cid Italiana e meu namorado Portuguesa) mas estamos no Algarve e emprego ta péssimo, estamos indo daqui 1 semana para Lisboa com as malas, cara e coragem, nennhum dos dois conhece Lisboa além do aeroporto e rodoviaria… estou procurando apartamento pela internet e qualquer informação sobre localização nunca foi tão util, como estamos indo morar o budget não está bom para sites de hospedagem temporária… então qualquer dica valiosa sobre bairros que deveriamos evitar a todo custo tanto como por ser ruim como pelo transporte ( afinal, nao sabemos ainda aonde vamos trabalhar…), algum conhcido que voces tenham que esteja alugando,sites confiaveis,etc….. quaaalquer info nova é bem vinda, ja lii tudo que voce escreveu mas como muita coisa muda né, nao custa perguntar :)

      Ah, a classificação e nergetica, sendo C ou F ou até G.. muda muito o valor da conta de luz ou varia pouco ?

      Espero em breve estarmos estabilizados e poder marcar passeios,fotos, coisas mais legais do que perguntas sobre alugueis hehe com voces !

      obrigadaaaaa

      • Olá, Larissa
        Como vai? Peço desculpas pela demora da resposta. Espero que ainda esteja em tempo :)
        Agradeço o seu carinho!
        Eu aconselharia que, se o objetivo de vocês é viver em Lisboa, que venham e escolham uma moradia de acordo com o que podem pagar. Há bairros melhores, outros nem tão bons assim, mas cada um por seus motivos. O que é primeira necessidade para mim, pode não ser para vocês. Venham com uma hospedagem temporária (nem que seja um aluguel de quarto, para ficar mais em conta) e central para que possam olhar pessoalmente os apartamentos que desejam alugar. Temos algumas dicas nesse post: https://www.cultuga.com.br/2014/01/como-alugar-um-apartamento-em-lisboa/
        Não sei te informar com relação a classificação energética (para você ter uma ideia, não sei qual é a classificação do meu apto.). Entretanto, a energia é bem cara. Portanto, lembre-se disso quando optar por uma casa com alto consumo – como aquelas em que tudo é elétrico, por exemplo.
        Fiquem tranquilos e façam tudo com calma. Vai dar tudo certo :)

    9. Priscila,

      Em primeiro lugar, parabéns pelo site. Descobri ele hoje e acho que já o li quase completamente.

      Somos mais uma família (eu, esposa e 3 filhos – 6, 13 e 19 anos) que pretende se mudar para Portugal. Já conhecemos Lisboa – pelo menos os pontos turísticos – a passeio em duas ocasiões. A última vez que fomos estava no auge da crise, então nas conversas que tivemos deu para perceber que estavam numa situação bem complicada.

      Como está agora? Já melhorou e voltou à “normalidade”?

      Estamos no início do processo para obter a cidadania portuguesa (meu avó era português, então meu pai vai adquirir e depois eu e minha família). Atualmente, trabalho na área de Tecnologia de um grande banco no Brasil e minha esposa trabalha numa agência bancária desse mesmo banco. Procurei por empregos nesse setor, via internet, mas não achei nada. Estamos pensando em investir em algum negócio por aí, talvez importando alguns produtos do Brasil para o mercado Europeu. Recomeçar assim dá um frio na barriga, mas gostaríamos de oferecer uma melhor qualidade de vida aos nossos filhos.

      Só queria deixar registrado que as suas informações foram extremamente preciosas. Obrigado por compartilhar seu tempo para ajudar tantas pessoas.

      Um abraço,
      Jorge

      • Olá, Jorge
        Como vai?
        Peço desculpas pela demora da resposta. Espero que ainda esteja em tempo :) Agradeço o seu carinho pelo nosso conteúdo!
        A crise permanece, mas estamos em época de mudança de governo nesse exato momento. Por isso, aconselho que acompanhe as notícias por meio de sites portugueses para que possa saber mais sobre o desenrolar da economia (como o http://www.publico.pt/, o http://expresso.sapo.pt/ e o http://observador.pt/)
        Fiquem e paz e tenham foco. O planejamento e a persistência é a chave para ter uma imigração tranquila!

    10. Informações preciosas, parabéns pelo site!
      Sou músico profissional aqui no Brasil, tenho muita vontade de fazer uma experiência em Portugal. Você conhece algum musico brasileiro aí? Saberia me dizer como é a vida musical aí? “Cachês ” por exemplo.. Existe espaço para uma carreira musical em Portugal? É rentável ? Se puder me ajudar com algumas dicas, serei muito grato.. Desde Jah, obrigado!!

      • Olá, Caio
        Como vai?
        Agradeço o carinho pelo nosso conteúdo :)
        Infelizmente não conheço o seu mercado, sobretudo na área profissional. Sei que há músicos brasileiros que tocam por aqui, sim. Entretanto, aconselho que procure por colegas dessa área especificamente para saber se é rentável ou não.
        Boa sorte!

    11. ola priscila parabens pelo servico …..olha gostaria de morar em portugual….so tenho uma duvida como estar ai o mercado de trabalho na area de restaurante …sou garçom, motorista e comissario de voo….valeu

    12. Jose Manuel Correia Moreira em

      Parabéns pelo site /objetivo /claro e com muitas rnformacoes úteis .Que bairro vives emLisboa tens plano de Saúde ,como funciona a Assrstencia Publica em Portugal.Com quantos EUROS vive-se com com conforto em Lisboa?mais uma vez te parabenizar por teres ido em busca de teu SONHO.O ser humano tem que estar FELIZ consigo bom-dia

      • Olá, Jose Manuel
        Como vai? Agradeço o seu carinho :)
        Eu moro no centro e tenho plano de saúde privado em Portugal. Optei por ter um plano privado até que eu possa conhecer melhor o sistema público de saúde. O sistema público funciona basicamente assim: você se cadastra junto ao posto de saúde da região em que vive e, quando precisar de uma consulta, procurará esse local para o agendamento. Geralmente, o seu cadastro já está vinculado ao um médico de família, que sempre fará o atendimento inicial. Para emergências, chamadas de urgências em Portugal, você também pode procurar os hospitais públicos mais próximos da sua região. O atendimento não é totalmente gratuito. Você paga uma pequena taxa nesses atendimentos.
        Para calcular o custo de vida, temos um post que pode ajudá-lo: https://www.cultuga.com.br/2014/03/o-custo-de-vida-em-lisboa/
        Um forte abraço e um excelente ano!

    13. Olá Priscila!
      Que blog legal, adorei! Não o conhecia mas acabei encontrando-o pois tenho buscado ajuda com algumas questões burocráticas em relação a Portugal.
      Sou brasileira casada com brasileiro que tem cidadania e passaporte italiano e estou nesse momento na Europa esperando terminar o meu processo para virar cidadã italiana. Finalizei minha parte no processo no final de outubro na Itália e o prazo para que minha documentação retorne e eu possa entrar com a solicitação do passaporte italiano é de 90 dias, ou seja isso deve acontecer em meados de fevereiro.
      Minha questão é: estamos esperando viajando pela Europa (e assim queremos continuar pois depois de estar com o passaporte em mãos vamos para a Australia morar lá) e pensamos em parar em Portugal até que essa documentação retorne. No entanto, tem chances dessa documentação retornar somente depois que meu visto de turista expirar.
      Eu, sendo esposa de italiano, o que devo fazer para ficar legalmente no país, sem nenhum tipo de problema? Somente a certidão original de casamento é o suficiente? Tenho a cópia da certidão traduzida e juramentada em italiano também, mas não sei se adiantaria.
      Tenho também o numero do meu processo na Itália, o que também não sei se é o suficiente.
      Você conseguiria me ajudar ou pode me passar algum contato que conseguiria o fazer?
      Fico esperando sua resposta :)

      • Olá, Olivia
        Como vai? Agradeço o seu carinho :)
        Infelizmente não tenho informações sobre esse tipo de burocracia. Entretanto, tenho uma grande amiga por trás desse projeto: http://www.pesquisaitaliana.com.br/ – pode ser que eles possam orientá-la sobre essa questão, em como proceder no aguardo da saída de documentos fora da Itália.
        Boa sorte!

    14. Olá! Priscila, Parabéns pelo site, estou satisfeitíssimo.

      Sou empresário, 30 anos, tenho dupla Nacionalidade (Brasileira e Portuguesa), pretendo ir morar o mais breve possível em Portugal, não aguento mais tanta violência e impostos no Brasil. Meu ramo de atividade é alimentação, e em minha cidade fazemos sucesso rsrsrs. Gostaria de saber o que atrai mais o paladar dos Portugueses, se abrir uma Galeteria agregando Feijoada, Mocotó, linguiça calabresa e etc, o que achas? Onde seria a melhor cidade? Como faço para olhar uns pontos comerciais daqui do Brasil? Será que acho mão de obra (churrasqueiro)? Neste ano irei por ai, tenho familiares em Braga. Obrigado!

      • Olá, Carlos
        Como vai?
        Agradeço o seu carinho :)
        Hum… Sabe que essa questão também me causa dúvidas. Os portugueses gostam bastante da cultura brasileira, mas não sei te dizer se é um ramo a ser explorado. O açaí, por exemplo, não é algo que funciona bem aqui, sabia? É engraçado como há anos muitos empresários tentam (inclusive portugueses e brasileiros) e não conseguem emplacar. No caso da cozinha brasileira, há, sim, alguns restaurantes e com foco também no churrasco. Mas talvez uma pesquisa mais próxima da comunidade brasileira que vive em Portugal pode oferecer a você uma visão mais interessante do mercado. O ponto é que a gastronomia, de um modo geral, é muito bem aceita – quando bem feita – em qualquer ponto do país e a “temática” acaba por ser bem relativa. Acho que vale a pena pensar nas mais valias que você tem e que poderá destacar no restaurante. Mão de obra também é tranquilo, penso eu. Nesse site você pode começar a dar uma olhada nos pontos: http://www.imovirtual.com/
        Um forte abraço e boa sorte!

    15. Boa noite priscila
      Tenho 21anos, sou do interior da paraiba aqui no Brasil, eu tenho tanta vontade de morar em portugal, mas não conheço ninguém, existe algum metodo pra que eu consiga isso ? Mesmo sem conhecer ninguem ? Aguardo

    16. Nossa!!! Que bacana o site!! Parabéns!!!
      Gostei principalmente da clareza e é de fácil compreensão!!
      Sucesso!!!
      Sherla Capelini

    17. octavio rezende em

      ola!

      Morei 30 anos fora do Brasil, USA, casei com uma brasileira aqui no Rio, temos 2 crianças, 2 e 4 anos. Ela e eles tem nacionalidade portuguesa, adoro Portugal, queremos ir para Cascais. temos um milhão de perguntas . A primeira é relacionada a questão de babas….é comum as pessoas terem a, é caro?, Como é o contrato de trabalho? agradeço qualquer informação. abs

      • Priscila Roque em

        Olá, Octavio
        Como vai?
        Não costumo ver babás com tanta frequência por aqui, como via no Brasil (e como sei que tem nos EUA). Mas não sei te dizer se é cultural ou pelo preço, pois nenhum dos meus amigos com filhos usa esse serviço por aqui.
        Um forte abraço

    18. MILENA CANTANHEDE em

      OLÁ BOA NOITE! SOU BRASILEIRA E MEU NAMORADO TAMBÉM POÉM ELE MORA EM PORTUGAL E EU ESTOU QUERENDO IR PRA LÁ TAMBÉM,É DIFICIL CONSEGUIR O VISTO DE PERMANENCIA?

      • Priscila Roque em

        Olá, Milena
        Como vai?
        Para obter a autorização de residência, você precisa verificar qual é o visto que melhor se adequa ao que pretende fazer no país. São diversos os tipos de visto que podem ser aplicados para Portugal.
        Um abraço

    19. Antonio Marcio em

      Boa tarde !

      Sou brasileiro , já aposentado e pretendo em 2017 morar em Lisboa , MINHA FILHA está formando em odontologia ;gostaria de saber se é facil para ela fazer a validação do curso e exercer a profissão aí em Portugal ?

    20. Olá Priscila, parabéns pelo site, muito útil mwsmo. Por gentileza poderia esclarecer uma dúvida? Você vê food bikes em Lisboa ou ainda é algo novo/raro? Grato

    21. Bom dia.

      Primeiramente parabens pelo blog, tem muitos artigos interessantes e ajuda nós Brasileiros no processo de mudança para Portugal.

      Uma dúvida:

      Um casal de Brasileiros ao se mudar para Portugal para trabalhar com Informática / TI, pode aderir ao Regime fiscal dos residentes não habituais de Portugal?

      Nesse caso a carga de impostos seria de cerca de 20%, e não os 40% normais.

      A tributação, durante um período de 10 anos, a uma taxa fixa de IRS de 20% sobre os rendimentos do trabalho auferidos em Portugal
      A inexistência de dupla tributação, no caso das pensões e do trabalho dependente e independente auferido no estrangeiro

      Vocês tem essa informação?

      Obrigado

    22. Oi Priscila, tudo bem?
      Estou planejando com meu marido morar em Portugal em 2018. Gostaria de saber qual o primeiro passo para essa mudança, to bem perdida ainda…rsrsrs, mas super ansiosa? É difícil conseguir o visto de residente? E o processo de alugar um apartamento?
      Já agradeço a sua atenção aos leitores.
      Abs, Lua.

    23. Edimilson nascimento em

      Olá Priscila Roque !! Sou Enfermeiro intensivista aqui no Brasil (Recife, Pe) ,tenho uma grande experiência na saúde, fui auxiliar de enfermagem/ técnico em enfermagem, hoje como já falei ?! Enfermeiro, estou querendo morar e.trabalhar em Portugal, não tenho conhecido nem um no país, más pretendo me preparar para minha nova e futura vida, VC poderia averiguar possibilidades de emprego nessa profissão, agradeço sua atenção, um forte abraço. Edimilson Nascimento.

    24. Paula D P Aguiar em

      Bom dia, primeiro quero dizer que eu amo esse site e estou sempre lendo os post.
      Sou brasileira e casada há 4 anos no Brasil. Meu marido que também é brasileiro tem o pai já falecido e está dando entrada na nacionalidade portuguesa por parte de sua avó paterna de 98 anos que vive aqui em São Paulo, Brasil. Gostaria de saber como anda as condições para trabalhar na Uber em Lisboa ou no Porto, estamos pensando em vender nosso apartamento, abandonar um salário mensal de 5mil reais e ir para Europa trabalhar como motoristas. Ele poderia entrar com R$80.000,00 para morar e comprar um carro em Portugal para trabalhar na Uber? Caso ele vá morar lá eu também posso ir mesmo agente não tendo residência fixa (pois ficaríamos em hotel até alugar um imóvel fixo).

      • Olá, Paula
        Tudo bem?
        Agradeço o seu carinho :)
        Creio que o ideal seja vocês procurarem profissionais do Uber em Portugal ou a própria empresa para perguntar sobre o ingresso. Conheço o serviço apenas como usuária – que tem sido bastante satisfatório para mim. Entretanto, as condições de trabalho nesse ramo eu desconheço.
        Um grande abraço e um excelente ano!

    25. Paula D P Aguiar em

      Esqueci de completar no post anterior que sou filha de Pastor e tem uma filial da minha igreja em Lisboa onde os pastores são amigos de longa data e poderiam me receber até tudo se ajeitar.

      • Olá, Paula
        Que bom que eles poderão acolhê-la. Veja se eles também têm conhecimento de pessoas da área de atuação que vocês estão em busca para direcioná-los.
        Um excelente ano!

    26. José Antônio Martínez em

      Olá Priscila, como vai? Espero que muitos bem. Eu sou jornalista e fotógrafo como vc, mais minha esposa é portuguesa e chef de cozinha e estamos querendo mudar para Portugal, no caso dela se repatriar. Quais as dicas de vcs para podermos viver por ai? Trabalho, como ela é cozinheira, o que podemos abrir para ganharmos dinheiro? Café, pastelaria, restaurante, tasca, bar…o que, na sua opinião? Trabalhei no Brasil como gerador de conteúdo para algumas empresas. Existe campo por ai? O clima, e difícil adaptação? Em fim, quais as dicas? Sabendo disso aqui! Muito obrigado…e parabéns pelo site, muito legal mesmo.
      José Martinez e Mara Febras…
      Itapetininga, SP

      • Olá, José
        Tudo bem? Por aqui está tudo certo :)
        Que bacana!
        Olha, infelizmente não tenho essa bagagem profissional para orientá-los sobre a abertura de um negócio e o segmento, pois varia muito, inclusive entre as regiões do país. Creio que o ideal seja mesmo vocês fazerem uma investigação in loco nas cidades que estão estudando viver, pois como a gastronomia é algo realmente forte em Portugal e cada local tem os seus costumes, é necessário examinar o mercado para que possam abrir um comércio.
        Sobre o jornalismo, é um segmento muito parecido com o Brasil, mas com um mercado bem menor, claro. Aproveite o tempo que ainda estão no Brasil para fazer contato com empresas locais e verificar quais são as possibilidades dentro do que deseja. Gerar conteúdo em texto sobre Portugal para Portugal é preciso ter atenção com o idioma, que segue regras diferentes do Brasil, sobretudo na grafia das palavras e estruturas das frases. Uma hipótese é buscar empresas no Brasil interessadas em conteúdo feito a partir de Portugal. Aí sim você poderia colher o material português para enviar ao Brasil.
        Para o clima e os costumes, temos uma série que você poderá gostar de ler: https://www.cultuga.com.br/category/planeje-sua-viagem/portugal-mes-a-mes/
        Um grande abraço

    27. Olá Priscila Roque
      Tenho uma Dúvida!, Sou Brasileiro, e Estou com as coisas arrumadas para Morar em Portugual , Em Porto de mós !! Tenho 14 Anos de Idade, É vou estudar lá !! E estou acostumado aqui no Brasil com muitas Amizades e etc…
      É não tenho reação de como vai ser estudar la !! Se vou ter uma vida normal com os Portugueses como aqui no Brasil ou se vai ser diferente a convivencia com eles !! Então esse é a questão do meu medo !! Da minha convivência com eles !! Se entendeu Minha pergunta muito obrigado !! espero pela resposta !!

      • Olá, Edson
        Tudo bem?
        Que bacana! Eu imagino como você deve estar ansioso com tudo isso, principalmente por deixar os amigos que você fez no Brasil. Porém, fique tranquilo, pois você terá a oportunidade de fazer novos amigos e aprender uma nova cultura – que vai te ajudar muito no futuro. Diferente do que pode parecer, há muitos imigrantes em Portugal – inclusive brasileiros. Você não se sentirá sozinho ou diferente por ser estrangeiro :)
        No começo tudo é mais difícil, mas tenha calma e dê a chance de conhecer outras pessoas. Você vai se divertir com as diferenças de sotaque e vai se adaptar rapidamente com a comida, que é muito boa.
        Porto de Mós é uma cidade com um castelo bem antigo no topo. Nós já estivemos por lá. Veja que legal: https://www.cultuga.com.br/2016/04/como-visitar-castelo-de-porto-de-mos-castelo-medieval-em-portugal/ Nos arredores, há uma serra muito bonita, diversas cidades com monumentos históricos importantes para Portugal e praias lindas a meia hora de carro.
        Estou torcendo por você!
        Um grande abraço

    28. Olá, Priscila
      Sou Advogado Trabalhista e Gestor de Recursos Humanos em uma empresa aqui em São Paulo, tenho interesse futuro de mudança para Portugal, numa cidadezinha simples não muito cara para morada e trabalho, você acha que eu teria alguma dificuldade de recolocação na área de RH numa empresa em Portugal? e qual cidade indicaria para morada??
      Agradecido!
      Alberto Santos

    29. olá ! Priscila!
      Tenho algumas dúvidas!
      Qual é a melhor cidade para brasileiros aposentados viverem?
      A aposentadoria do INSS e renda de aluguéis são taxados em Portugal?
      Receber os rendimentos , qual são os Bancos em Portugal?
      Aposentados brasileiros têm direito a plano de saúde do governo?
      Grande abraço!

      • Olá, Sueli
        Tudo bem?
        Eu e o Rafael somos profissionais do turismo em Portugal. Aqui no Cultuga, a parte relacionada com a imigração é apenas a forma que encontramos de dividir a nossa experiência de imigrantes para ajudarmos outras pessoas que estão na mesma situação que a nossa. Infelizmente não temos esse conhecimento sobre aposentadoria, vistos, impostos, etc. Para dúvidas bem específicas como as suas, aconselho que procure um contador ou uma assessoria especializada.
        Um grande abraço

    30. Jaqueline Carvalho em

      Olá Priscila!

      Seu blog foi um feliz achado para mim que estou iniciando o processo de mudança para Portugal. Parabéns pela iniciativa!
      Suas dicas nesse post foram valiosíssimas.

      Grande abraço!

    31. Olá, Priscila! Eu e minha esposa estamos muito agradecidos pelas informações que você nos oferece . Sou cinegrafista aposentado e ela ainda trabalha, na área de TI, temos duas filhas em idade escolar e estamos planejando nossa ida definitiva para Portugal, sem suas informações preciosas, nada saberíamos! Portanto, mais uma vez receba nosso carinho e admiração, parabéns por este belo trabalho!

    32. Claudia Miguelote em

      Oi Priscila,
      tudo bem?
      muito legais suas dicas, adorei!!
      Estamos planejando ir morar em Portugal, mas existe uma grande resistência de nosso filho, de 16 anos.
      Você indica alguma cidade em Portugal, onde seja de melhor adaptação para adolescentes?? colégios, faculdade, nigths!!rsrsrs
      Ele querendo ou não, gostando ou não, não irá mudar nossos planos, mas se pudermos unir o útil ao agradável, é bem melhor, né??
      Tenho família portuguesa(primos, que não conheço) em Vianna do Castelo, uma amiga que mora em Viseu e adora!! Outra em Cascais e uma outra família amiga na Ilha da Madeira
      Se puder me dar umas dicas para “aborrecentes”, agradeço!!
      Um abraço
      Claudia

      • Olá, Claudia
        Tudo bem e com você?
        Agradecemos o carinho com o Cultuga! :)
        As cidades maiores, com mais atrações culturais e universidade, como Lisboa, Porto, Braga, Aveiro e Coimbra, são as que o seu filho pode se adaptar melhor. Há muitos centros culturais, times de futebol, restaurantes, bares, atividades esportivas e shoppings, por exemplo.
        Acredito que ele possa ter uma boa adaptação em qualquer cidade que vocês escolherem. Aconselho que vocês visitem o país antes de uma mudança definitiva. ;)
        Um abraço e boa sorte!

    33. Rose Rodrigues em

      O site de vocês é sensacional! Gosto muito do jeito que acolhem as dúvidas. E lá vai mais uma… =D
      Pretendo fazer mestrado em 2018 ou 2019 em Portugal na área de Ciências da Educação/Administração Escolar. Nas cidades mencionadas acima encontram-se universidades que ofertam vagas nessa área, mas algumas são à noite. Durante um bom tempo usarei transporte público. Gostaria de saber, se possível, quais universidades possuem acessos mais seguros para se ir de transporte público à noite. Caso eu consiga alugar algum T perto e precisar caminhar uns 20 min para chegar, por exemplo, qual (is) universidade (s) possuem mais segurança em torno delas?
      Não lembro ter visto alguma postagem de vocês relacionada ao que relatei. Enfim, queridos, aguardo ansiosa a resposta de vocês.
      Um forte abraço,
      Rose.

      • Priscila Roque em

        Olá, Rose
        Tudo bem? Agradeço o seu carinho pelo Cultuga :)
        As universidades de Aveiro e do Minho são muito bem localizadas. Não se preocupe, caso tenha que fazer percursos a pé na região de ambas.
        Um grande abraço

    34. Ana Paula Hein em

      Olá gosto das suas publicações e de toda a sua ajuda estou num dilema aqui no Brasil moro em Florianópolis SC Brasil e estamos eu meu esposo e filha de 4 anos a regressar a Portugal onde moramos por 7 anos aqui no Brasil a qualidade de vida e o poder de compra não está fácil nosso dilema é como será adaptação de nossa filha aí nos sabemos que todo começo não é fácil ainda mais indo somente c algumas peças de roupas e brinquedos pensamos muito na nossa filha passamos por isso com nosso filho de 19 anos hj q na época não foi fácil que tinha 5 anos moramos em Pombal perto de Leiria agradeço desde já o que puder nos aconselhar

      • Olá, Ana Paula
        Tudo bem?
        Agradeço o seu carinho pelo conteúdo do Cultuga!
        Infelizmente não tenho dicas de adaptação. Nós não temos filhos e penso que seja bacana você procurar diretamente outras mães para entender qual foi o procedimento pessoal de cada família. Há diversos grupos no Facebook sobre imigração que você pode encontrar essas informações :)
        Um grande abraço

    35. Boa noite! Gostaria de morar e clinicar como psicanalista ai em portugual, porém estou apreensiva devido às leis e gostaria de saber como ir e clinicar legalmente? Já tenho um investimento imobiliário que me rende $ 5.000,00 mensais. Porém estou numa idade que enjoei de minha vida e queria respirar novos ares. Como posso ir e clinicar legalmente o período que eu ficar aí. Por favor me Oriente. Patrícia Nara.

    36. Luísa Roque Lopes em

      Olá…

      Sou Lisboeta mas nunca vivi em Portugal! Fui criada na África e moro há muitos anos no Brasil.
      Conheço um pouco de Portugal mas, gostaria de passar alguns meses lá… reencontrar minhas raízes!
      Como e aonde começar? Podem me ajudar? Dar algumas dicas?
      Obrigada
      Um abraço
      Luísa Roque

      • Priscila Roque em

        Olá, Luísa

        Aqui no Cultuga temos uma série de artigos sobre morar em Portugal. Apesar de termos publicado originalmente em 2014 e 2015, os textos contam como foi a nossa experiência: https://www.cultuga.com.br/morar-em-portugal/

        Para além disso, o Cultuga é um blog atualizado constantemente com muito conteúdo sobre a cultura portuguesa e turismo em Portugal. Portanto, poderá encontrar por aqui muito sobre as suas raízes – seja no blog, seja em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/cultuga

        Um grande abraço e seja sempre bem-vinda!

    Deixe um comentário