Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Se você está com viagem marcada para Portugal em março, indicamos aqui todas as informações que você precisa saber antes do embarque:


    Clima em Portugal em março
    Inverno e Primavera

    Março é o mês que divide o inverno da primavera em Portugal.

    Ou seja, você está livre do frio mais intenso, mas ainda não tem aquele tempo mais leve e quentinho. Há ventos fortes e, apesar do sol mais frequente, é preciso ter atenção e se agasalhar.

    Há até um ditado popular português que diz: “Março marçagão, manhã de inverno e tarde de verão“…

    Se você embarca no início do mês para Portugal, veja as nossas sugestões para a mala de inverno.

    Quem chega a Portugal na segunda quinzena do mês, pode tomar nota também das nossas dicas de início de primavera.

    Outro ponto importante é SEMPRE verificar a previsão do tempo nos dias que antecedem o seu embarque.

    Assim como vemos no mundo todo, há anos que estão mais quentes, mais frios ou mais chuvosos do que o normal. Aconselho uma pesquisa nos sites AccuWeather e Tempo.pt meus companheiros.


    Horário de verão em Portugal

    Um ponto importante a levar em consideração é que na última semana de março começa o horário de verão europeu (em 2024, no dia 31 de março).

    Ou seja, quem chega a Portugal nessa época, é preciso ter atenção com o fuso horário – que fica com 4 horas a mais do que o horário de Brasília.

    A parte boa é que os dias são mais longos. Por isso, aquele sol bonito brilha por muito mais tempo na rua e os passeios, claro, rendem mais.

    LEIA TAMBÉM: Qual é o fuso horário de Portugal (e a diferença para o Brasil)


    Feiras, Festas e Festivais

    O mês começa com a principal feira de turismo de Portugal, a BTLcom espaço para profissionais e para o público geral – em Lisboa.

    No final do mês acontece a Futuralia, dedicada aos jovens e estudantes também no mesmo local, na FIL (junto ao Parque das Nações/ Lisboa).

    Quem gosta do queijo de ovelha e deseja mergulhar a fundo no interior português poderá prestigiar a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, a Feira do Queijo Serra da Estrela de Fornos de Algodres e também a Festa do Pastor e do Queijo, em Penaverde.

    Março é a época das amendoeiras em flor junto ao centro norte do país. A Festa da Amendoeira em Flor de Foz Côa é uma das mais importantes e prestigia esse momento (veja também mais sobre os percursos sugeridos pela CP na Rota das Amendoeiras).

    Para quem estará em Portugal no final do mês de março, as sugestões são Feira de Março de Aveiro e a Feira do Porco Alentejano de Ourique.

    Se você estiver a ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores, pode ver o Festival Tremor, em Ponta Delgada.


    Datas comemorativas

    Somente como curiosidade, diferente do Brasil, o Dia do Pai (assim, no singular) é celebrado no dia 19 de março – dia de São José.


    Páscoa em Portugal

    Diferente do que se pode imaginar, as prateleiras dos supermercados não ficam abarrotadas de ovos de chocolate para a Páscoa em Portugal.

    Os chocolates são oferecidos, geralmente, para as crianças. Os adultos trocam entre si as famosas amêndoas com cobertura de açúcar ou chocolate – e são elas que você vai encontrar nos mais variados tipos – e também o bolo folar.

    Saiba mais sobre a tradição da Páscoa em Portugal

    Semana Santa

    Em 2024, a sexta-feira santa cai em 29 de março, enquanto a Páscoa no dia 31 de março. Como o país é bastante católico, tais datas são bastante celebradas.

    Quem viaja a Portugal na época da Páscoa em busca de um roteiro religioso, encontrará muitas procissões e missas dedicadas a esse momento.

    Veja a agenda do Santuário de Fátima e as programações especiais da Semana Santa de Óbidos e da Semana Santa de Braga.


    Sugestões culturais para março de 2024

    Fado

    Artistas portugueses

    Artistas internacionais

    Artistas brasileiros

    Eventos e espetáculos

    Comédia

    Teatro

    Esportes


    Vídeo: como é Lisboa em março?

    Você sabia que o Cultuga tem um canal no YouTube? Por lá, também mostramos muito de Portugal!

    Aproveite para assistir ao vídeo que gravamos sobre o mês de março em Lisboa. Vamos te contar como é o clima e a temperatura especialmente na cidade, o que levar na mala para essa época do ano, falaremos também sobre a transição do inverno para a primavera.

    Como é Portugal em…

    JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    51 Comentários

    1. Olá Priscila,
      Simplesmente adorável este vosso espaço.
      Lamento não ter passado por aqui antes.
      Ansioso estou a aguardar o “Portugal em abril”, que é quando estarei a visitar a bela terra.
      Saudações desde o Rio de Janeiro de um carioca luso já sem esperanças de melhoras nessa terra de cá.
      Abs
      Em tempo: Cultuga, genial o nick name!

      • Priscila Roque em

        Olá, Luis
        Como vai?
        Agradeço o seu carinho e elogio ao Cultuga. Para breve postamos as informações do mês de abril :)
        Um forte abraço e seja sempre bem-vindo

    2. Priscila,

      Muito obrigada por todas as suas dicas sobre Portugal. Continuo com uma dúvida. Quero conhecer a região do Algarve. Tenho dois meses disponíveis p fazer essa viagem: março Ou setembro. Em qual deles a temperatura é mais alta no litoral? Obrigada.

    3. Estaremos embarcando em 13/03/2017 para Lisboa e amei suas dicas!!!!
      Festival do chocolate em Óbidos…amei….meu filho já havia falado de conhecermos as muralhas em Óbidos…então vamos unir o útil ao agradável!!!!

    4. Olá Casal,
      Estarei em Portugal em março, de 11 a 21/03/2017 com minha esposa. Gostamos muito da música portuguesa – Deolinda, Márcia, Zambujo e outros. Gostaríamos muito de conhecer a cultura local e a gastronomia. Não fizemos reserva em hotel ainda por que pretendemos conhecer algumas cidades de carro pelo país. Vocês acham uma boa ideia?

      • Olá, Márcio
        Tudo bem?
        Com certeza vocês vão aproveitar bastante :D Que delícia que gostam de música portuguesa!
        Não é muito do nosso perfil esse formato de viagem, sem a reserva de hotéis, deixando para fazer isso no dia ou na véspera. Gostamos sempre de programar para ter a liberdade de escolha, comparar preços e também para evitar ter que se preocupar com essa etapa durante a viagem. Portugal cresceu bastante no turismo e, nem sempre, há boa disponibilidade hoteleira no local em que deseja. Vocês já pensaram em dividir as datas em bases? Poderão pegar duas ou três bases diferentes, dependendo das regiões que pretendem percorrer, e fazer os percursos dos arredores de carro, em bate-volta. Como vocês também se interessam pela cultura local, é também a chance que vocês têm de pesquisar antecipadamente hotéis menores ou experiências diferentes voltadas para a hotelaria, como casas históricas ou hotéis geridos por uma família local.
        Um grande abraço e uma excelente viagem!

    5. Olá Rafael,
      Agradeço pela preocupação e pelas excelentes sugestões nos seus comentários. Fica evidente o real interesse em ajudar a todos que querem conhecer Portugal, saibam que seus esforços não passam despercebidos. Em meio a tanta indiferença pelos outros, ainda encontramos um casal tão agradável a atencioso. Faço votos que seus trabalhos continuem logrando êxito. Forte abraço no casal!!!

      • De nada, Márcio! Nós que agradecemos o carinho. :)
        Esse é o melhor feedback que podemos ter! Muito obrigado!
        Um forte abraço para você também e uma ótima viagem!

    6. Merioneide Lucena em

      Olá, bom dia! Sou Meri Lucena e uma vontade enorme de conhecer Portugal. Faço 65 anos em março próximo e quero comemorar em Portugal, Quero alugar um cantinho e passar no mínimo um mês. Vou tentar achar uma amiga para me acompanhar, porém se não conseguir, vou só mesmo. Então, queria uma sugestão de onde me hospedar, qual cidade seria ideal para ter facilidade de sair ou de carro ou de bicicleta, ou de moto, conhecendo a região. Obrigada.

      • Olá, Meri
        Tudo bem?
        Lisboa, Porto e Coimbra são as principais cidades do país (há ótimas hospedagens, principalmente no centro histórico ou num raio de 2km) e possuem boas ligações com as auto-estradas. Você consegue se deslocar para várias cidades próximas e regiões. O transporte público em Lisboa e Porto também funciona muito bem. Vale apena andar de metro, ônibus e trem. O carro é bom para o deslocamento mais longos ou bate-voltas, já que o trânsito e o estacionamento são chatos. Quanto a bicicleta, não aconselho usar como principal meio de transporte. Não é muito comum usar bicicleta no dia-a-dia em Portugal, principalmente em Lisboa e no Porto. Os bairro mais antigos têm muitas subidas e ruas apertadas. Também não há lugar para estacionar. Nem todos os trens e ônibus possuem espaço para tranportar bicicleta. Isso dificultaria a viagem. ?

        Ainda há muito para melhorar. Porém, a prefeitura de Lisboa tem tentado deixar a acessibilidade melhor, com calçadas mais largas e ciclivias. Já é um primeiro passo! De qualquer forma, seria legal você pedalar na beira do Rio Tejo. É plano, tem espaço e é muito bonito!

        Em Aveiro, na região centro, e Cascais, perto de Lisboa, por exemplo, vale muito a pena andar de bicicleta. Nesses lugares o custume é maior e a estrutura da cidade e das ciclovias são boas. As prefeituras diponibilizam bicicletas gratuitamente ou com bons preços. Em Aveiro são as BUGAs (http://www.centerofportugal.com/pt/bugas-bicicletas-gratuitas-de-aveiro/) e em Cascais, as Bicas (http://www.cm-cascais.pt/cascais-proxima-utilizacao-das-bicas), que são pagas. O litoral de Cascais é muito bonito para andar.

        Aproveito para indicar a leitura dos nossos artigos que estão divididos em regiões: https://www.cultuga.com.br/portugal-dicas-de-viagem-por-regiao/ ;)
        Destaco esses dois: https://www.cultuga.com.br/2014/07/5-cidades-para-fazer-um-bate-volta-a-partir-do-porto/https://www.cultuga.com.br/2014/07/5-cidades-para-fazer-um-bate-volta-a-partir-de-lisboa/
        Um grande abraço e boa viagem!

    7. Oi Priscila!
      Conheci o site a pouco, e estou adorando, com certeza lerei muito ainda!
      Estou programando para viajar a Lisboa no ano que vem, entre final de março e início de abril.
      Vou com minha esposa e meu filho que estará com 3 anos e meio. Você acha que eu encontro atrações interessantes para fazer com meu pequeno também?
      Penso em fazer um roteiro de 8 dias em Portugal e mais uns 3 em Paris.
      Obrigado pelo site!
      E te agradeço se puder me ajudar com essa dúvida sobre meu pequeno ir na viagem, na verdade se ele não for nós não iremos agora, nem passa pela cabeça fazer uma viagem desssas sem ele.
      Abraço!

      • Priscila Roque em

        Olá, Diogo
        Tudo bem?
        Agradeço o seu carinho :)
        Estamos para subir alguns artigos com sugestões para fazer com crianças no país. Mas Portugal é bastante amigável e você vai encontrar atrações que agradem o pequeno, sim! Em Lisboa, por exemplo, há um passeio muito bacana com um ônibus anfíbio (ele anda pela cidade e depois embarca diretamente no rio Tejo) chamado Hippotrip – vai fazer sucesso com a sua família. O Oceanário é outro passeio lisboeta impecável para qualquer idade e dá para fazer em um dia de sol ou de chuva. No Porto, há jardins deliciosos que ele poderá correr, como o Jardim do Palácio de Cristal ou o Parque da Cidade. Das pequenas cidades, Óbidos e Aveiro fazem enorme sucesso com as crianças. São locais bem fáceis de explorar.
        Agasalhem-se, apenas, pois ainda pode ser uma época mais fria. Mas vocês vão amar!
        Um grande abraço

    8. Olá Priscila, tudo bem?
      Me chamo Solange, em março de 2018 completo 50 anos e quero realizar um desejo imenso de ir a Fátima. Minha intenção é fazer uma viagem para conhecer mesmo a basílica, a vida dos pastorinhos local das aparições…. Uma viagem religiosa mesmo. Você pode me dar algumas dicas?

    9. Olá Priscila e Rafael,
      Parabéns pelo site de vocês. Simplesmente sensacional, completíssimo em dicas e informações sobre Portugal. Só aguça mais à vontade de conhecer essa terra maravilhosa.
      Já lemos e relemos Portugal mês a mês mas ainda fica a dúvida : para um casal de meia idade qual o melhor período? Poderíamos ir entre 06-20 março num grupo de amigos, ou sozinhos entre 15-30 de maio de 2018.

      Temos receio do frio de março, de possíveis chuvas e dos dias mais curtos nesse período. Vocês acham que conseguiríamos aproveitar bem a viagem nesse mês ou há mais vantagem mesmo no mês de maio?
      Será nossa primeira viagem à Europa.
      Agradecemos muito a atenção de vocês . Gostaríamos de saber como consultar os serviços de consultoria de vocês.
      Abraços e muito obrigada!

    10. Luciana Beco Madureira em

      Olá, Priscila,

      Muito bom o site de vocês!!
      Vamos, eu e meu marido, para Portugal em março de 2018, primeira semana.
      Ele gosta muito de atividades na natureza, fiquei preocupada com as chuvas… Você tem alguma sugestão que possa me ajudar?
      Grande abraço.
      P.s: vou decorar todo seu site… rsrsrs

    11. Olá Priscila e Rafael, vocês são incríveis! Parabéns pelo site! Dicas maravilhosas!
      Pretendo ir para Portugal nesse período 03/18, estarei indo para fazer testes em alguns times de futebol, visto que aqui no Br apesar da grandeza e tradição as oportunidades são escarças e difíceis, vocês têm algumas dicas para mim? Como são times da 2° e 3° divisões? Grato desde já pela atenção.

      • Olá, Marcos
        Tudo bem?

        Agradecemos o carinho! Esse retorno é muito importante para nós! :)
        Eu gosto de futebol, mas somente acompanho a I Liga (primeira divisão). Sei que os três grandes (Sporting, Benfica e Porto) têm uma ótima estrutura. O Braga, V. Guimarães, Marítimo e Rio Ave têm tido um bom destaque e parecem ter boas estruturas. O dinheiro é curto para grande parte dos times da II Liga e do Campeonato de Portugal (como se fosse a 3 divisão).
        Competições, como a Taça de Portugal e a Taça da Liga, são boas formas de ganhar um pouco mais de verba para ajudar durante todo o ano e melhorar a estrutura do futebol e do clube. Sei que os sócios são muito importantes para qualquer equipe.
        Aconselho que você entre no site de todos os times, da Federação http://www.fpf.pt/pt/ e da Liga Portugal http://www.ligaportugal.pt/pt/homepage/ Conversar com jogadores brasileiros que jogam por aqui – são muitos https://www.cultuga.com.br/2014/09/quantos-brasileiros-jogam-no-campeonato-portugues/ – também é uma boa forma de saber como é a vida de um jogador em Portugal.

        Aproveite muito a viagem e boa sorte nos testes!
        Um grande abraço!

      • Olá, Carlos
        Como vai?
        Nós atualizamos esse artigo desde 2016. Tirando as datas exatas de alguns eventos e a agenda cultural (que é feita aos poucos e de acordo com a divulgação oficial dos concertos e eventos), as outras informações que estão nele poderão te ajudar. Mas pode ter a certeza que vamos atualizá-lo.
        Um abraço e boa viagem!

    12. Amei todas as dicas, pretendo ir em 03/19 com meu esposo e meus filhos que nessa data estaram com 4 e 6 anos.
      Acho que será muito importante fazer o seguro saúde e viagem, concorda?
      E gostaria de dicas de hospedagem p/ uma família como a nossa. Pois queremos conhecer Lisboa, Porto …. E passeios com os pequenos. Pois gostaríamos de economizar na hospedagem, mas ficarmos bem.

    13. Fernanda Assumpção em

      Olá Priscila!!
      Adorei as suas dicas!!
      Você já tem o calendário de eventos para Março de 2019?
      Gostaria das datas das feiras, festas e tudo mais ;)

      • Olá, Fernanda
        Como vai?

        Ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas! :)
        Atualizamos ontem todas as informações e datas de eventos que já possuem datas até junho! ;)

        Um grande abraço e boa viagem!

    14. joao carlos m grange em

      Ótimas dicas estaremos em Portugal a partir do dia 27 de marco. Alguma dica de casas de fado ? Lisboa de 27 a 30 em Lisboa. 31 a 2 de abril Funchal. De 2 de abril a 5 Porto. De 5 a 7 Coimbra e de 7 a 8 Lisboa. Aceito sugestões.

      • Olá, Thiago
        Como vai?
        É isso mesmo. Ficamos sabendo ontem. Já atualizamos os artigos que fazem referência ao festival do chocolate de Óbidos.
        Um abraço e boa viagem!

    15. Olá, boa tarde!
      Adorei a pagina de vocês! Sou do interior de São Paulo e no próximo ano estou me mudando para Aveiro, vou me casar e viver nessa terra linda de Portugal.
      Estou planejando me casar no final de março, e encontrei todas as suas dicas na página. Gostaria de um casamento em uma praia, no final do dia, com um lindo por do sol, acredita que seja possível no mês de maio? Possuem alguma indicação de praia bacana para casamento?
      Outra dúvida, os eventos de Maio foram de 2019 ou serão para 2020?
      Muito obrigada pela ajuda e um forte abraço!

      • Olá, Beatriz
        Tudo bem?

        Fico feliz que tenha gostado do Cultuga! ????

        Aqui em Portugal, os casamentos em praias, geralmente, acontecem no final da primavera e durante o verão, quando a temperatura é mais quente e tem menos vento. Março é final de inverno, e a possibilidade de chuva e frio é maior. De qualquer forma, a Praia da Costa Nova, que é pertinho da cidade de Aveiro, é muito bonita pois tem as típicas casas coloridas.

        Os eventos de março de 2020 ainda não foram atualizados. Entretanto, vamos atualizando sempre que possível e quando a programação for sendo divulgada. ????

        Um grande abraço, boa viagem e parabéns pelo casamento!

    16. Amei esse espaço! Tenho pesquisado sobre Portugal/Lisboa faz um tempo e nada foi tão bom quanto esse site. Irei no inicio de março. Vou acompanhar sempre aqui.
      Obrigada pelas dicas!

      • Ficamos super felizes com o seu feedback, Ana Carolina! ???? Não há melhor retorno do nosso trabalho do que esse!
        Seja sempre bem-vinda ao Cultuga e aproveite bastante a viagem! ????????

    17. ENELIR Alves Adriano em

      Oi Priscila e Rafael, nossa viagem é uma travessia Brasil/ Europa /navio. Chdgada em Barcelona dia 04/04. (somos 4 adultos com mais de 60 anos) Chegaremos em Portugal dia 06. Ficaremos 02 dias em Porto e 04 em Lisboa. O que vcs nos aconselham visitar nesse curto período?

    18. Olá boa tarde,

      Estamos querendo visitar Portugal na segunda da quinzena de marco, poderia me ajudar, se está “tudo” funcionando normalmente (com medidas preventivas). E também, poderia me dizer se pra entrar em Portugal tem a necessidade de fazer um seguro de vida ou saúde.

      • Olá, Jaine
        Tudo bem?

        Ficamos muito felizes que tenha gostado das dicas!

        Ótima sugestão! Vou acrescentar na agenda a corrida. ‍♀️‍♂️

        Um grande abraço e boa viagem!

    Deixe um comentário