Viajamos 200 quilômetros a partir de Lisboa rumo ao interior de Portugal para chegar a essa cidade bem cuidada e cativante, que é Castelo Branco. O Jardim do Paço Episcopal é o principal cartão-postal dela.
Castelo Branco
Castelo Branco é conhecida pelos bordados típicos – há inclusive um museu dedicado a eles que vale a pena visitar, mas também por um incrível jardim histórico que fica bem no centro da cidade.
Quando nós visitamos o Jardim do Paço Episcopal, estacionamos o carro bem perto. Entretanto, quem viaja de ônibus ou de trem também chega até aqui com tranquilidade.
Tome nota: essa cidade é excelente para fazer uma parada estratégica (para quem segue de carro) a caminho da Serra da Estrela a partir de Lisboa.
Jardim do Paço Episcopal
Estamos na entrada e já vemos um clássico português: os painéis de azulejo. Eles nos contam como era essa região antigamente.
Vamos mergulhar nessa preciosidade?
O Jardim do Paço Episcopal foi construído no século 18 e fazia parte da residência dos bispos aqui da região.
Sim, esse é mais um daqueles jardins históricos impressionantes de Portugal!
Estamos no jardim principal. O que logo salta aos nossos olhos é o desenho formado pelas plantas e pelas esculturas de granito com tanta simbologia.
Enquanto caminhamos por aqui, vemos referências aos signos do zodíaco, as estações do ano, os continentes, as virtudes…
A visita precisa ser feita com calma por cada recanto desse labirinto verde. Ouvimos o silêncio, a movimentação das folhas, os pássaros, a serenidade.
Porém, um dos lugares mais fotografados desse jardim barroco não é verde, sabia? É essa escadaria:
Aqui vemos os reis de Portugal, em ordem cronológica, até D. José, que reinou Portugal na época do famoso Terremoto de 1755.
Cada passo, cada degrau, é uma surpresa para os nossos olhos. É tudo muito limpo e bem cuidado por aqui.
Aquela outra escadaria, junto ao edifício, também guarda uma curiosidade. Ela tem 33 degraus – ou seja, a idade de Cristo. As esculturas trazem a memória religiosa do jardim, com alguns dos doutores da igreja.
O Jardim do Paço Episcopal é uma das atrações mais famosas de Castelo Branco. Mas, mais do que isso, esse lugar também está presente na memória afetiva de quem nasceu por aqui.
Se você quiser saber mais sobre a história e as referências da arquitetura do jardim, poderá visitar também o pequeno museu que fica logo ao lado da entrada (visita incluída no ingresso).
Jardim de Santarém: uma vista bem diferente sobre o rio Tejo
Parque da Cidade
Uma dica para você aproveitar mais a visita: do outro lado da rua do Jardim do Paço há um espaço verde, de entrada livre: o Parque da Cidade. Vale a pena dar uma olhada. É muito bonito.
Antigamente, esse terreno também fazia parte da Quinta do Paço Episcopal. Vemos até na parte superior uma ligação entre eles. Entretanto, para os visitantes, são locais que funcionam de forma independente. Por isso, as entradas são feitas pelos portões da rua.
Jardim do Paço Episcopal
Endereço: Rua Bartolomeu da Costa
Preço: 2 euros
Aberto todos os dias
Abril a setembro: 9h às19h
Outubro a março: 9h às 17h
A entrada ao Parque da Cidade é gratuita
Vídeo do Jardim do Paço Episcopal
Você sabia que o Cultuga tem um canal no YouTube? Por lá, também mostramos muito de Portugal!
Assista ao vídeo especial que fizemos neste belíssimo jardim de Castelo Branco:
Viaje a Portugal com tudo organizado