Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    A Francesinha é um dos pratos mais tradicionais da culinária do Porto. Linguiça, salsicha, presunto (chamado de fiambre em Portugal), mortadela e bife (de vaca ou de porco) cobertos com queijo e molho. Ah, e ainda pode ter um ovo com gema mole por cima. Ufa! Tudo isso faz parte da receita.

    Uma das “obrigações” de quem visita o Porto é experimentar essa iguaria criada pelo português Daniel David Silva, na década de 1950, inspirada no sanduíche francês “croque-monsieur”. Eu já provei e aprovei! ;)

    Como são as refeições e os costumes em Portugal?

    São muitos os bons restaurantes que têm a Francesinha no menu. Listei 5 deles para você experimentar quando estiver de visita à cidade Invicta. Tome nota!

    • A Francesinha do Café Santiago é considerada uma das melhores do Porto. No pedido, você pode optar por incluir batata frita e ovo. Os preços variam de 9€ a 12€.

      Endereço: Rua Passos Manuel, 226
      Horário: de segunda a sábado, das 8h às 23h. Fecha aos domingos.

    • O Brasão Bistro é um lugar que gosto bastante. Eles têm cinco espaços: Aliados, Coliseu, Salgueiros, Foz e Antas. A qualidade dos ingreditentes e o bom atendimento são os grandes diferenciais. Ah… Não esqueça de reservar uma mesa para o almoço ou jantar. A concorrencia é grande. ;)

      Endereço: Rua Ramalho Ortigão, 28 (Aliados) e Rua Passos Manuel, 205 (Coliseu)
      Horário: de segunda a quinta, das 12h às 15h e das 19h à 00h – sexta, das 12h às 16h e das 19h à 01h –  sábado, das 12h às 16h30 e das 19h à 01h – domingo, das 12h às 16h30 e das 19h à 00h

    • É um dos restaurantes mais procurados para quem é fã ou quer experimentar a Francesinha. O Lado B Café faz três tipos de francesinhas: a clássica, a de carne assada e a vegetariana.

      Endereço: Rua Passos Manuel, 190-192
      Horário: de segunda a quinta, das 11h às 24h – sexta e sábado, das 11h às 02h – Fecha aos domingos

    • Com ou sem batata frita, a Francesinha do restaurante tradicional Capa Negra sempre está entre as mais procuradas pelos portugueses e turistas.

      Endereço: Rua Campo Alegre, 191
      Horário: de segunda a sábado, das 12h à 1h45. Domingo, das 12h à 24h.

    • Bufete Fase é um pequeno restaurante onde só se faz Francesinha. Os clientes tem o prazer de assistir o preparo do seu lanche para depois devorar. Se quiser pode pedir para acrescentar batatas,.

      Endereço: Rua de Santa Catarina, 1147
      Horário: de segunda a sábado, das 12h às 16h e das 18h às 21h30. Fecha aos domingos.

    Aproveito para dividir com você também um documentário que achei muito interessante sobre a Francesinha. Ele foi produzido por alunos do Mestrado em Multimédia, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto:

    3 experiências gastronômicas que você precisa ter no Porto

    Você conhece outros restaurantes que fazem Francesinhas deliciosas? Deixe a sua dica aqui nos comentários!

    Viaje a Portugal com tudo organizado
    ver disponibilidade

    Sou jornalista, luso-brasileiro, tenho 40 anos e gosto de apreciar a gastronomia portuguesa. Lisboa me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca, Moonspell e Tiago Bettencourt.

    7 Comentários

    1. Olá Pedro, vivo no Porto e conheço bem as francesinhas.
      A tua francesinha foi bem conseguida, apenas 2 reparos, a tua francesinha tem 3 fatias de pão de forma o que me parece demasiado, tenta fazer apenas com 2 fatias. Outro reparo é seja mais generoso no queijo não deixe que partes da sanduiche fiquem à mostra cubra bem com queijo.

      Abraço,

      Mesquita.

    2. Henrique Martins em

      A melhor com certeza é a do Café Santiago em frente ao Coliseu. Atendimento prestativo e rápido. Nem precisa ser tão gostosa, voltamos duas vezes lá.

    Deixe um comentário