Como são as refeições e os costumes em Portugal?

4

Se você está com uma viagem para Portugal marcada, veja dicas importantes sobre o hábito alimentar dos portugueses para que possa alinhar cada uma das refeições ao seu roteiro de viagem!

Como são as refeições e os costumes em Portugal?

A variedade do café da manhã

café da manhã = pequeno almoço
suco = sumo
presunto = fiambre
misto quente = tosta mista

Nos hotéis portugueses, o café da manhã é muito parecido com o do Brasil. Há pães, frios, manteiga, geleias (chamadas de doces) frutas, café, leite, suco de laranja, cereais e docinhos típicos portugueses (chamados de pastéis e bolos).

hotel_na_batalha_quatro_estrelas_mosteiro_da_batalha_portugal_hotel_perto_de_fatima_9

Algumas opções do nosso café da manhã no hotel que ficamos na vila da Batalha

Caso essa refeição seja opcional no hotel em que você estará hospedado, escolha comer nas diversas pastelarias, padarias e cafés espalhados na sua cidade de hospedagem. Você pode economizar algum dinheiro.

As dezenas de lojas da Padaria Portuguesa têm boas opções de lanches a qualquer hora do dia

Há sempre opções e com ótimos preços, principalmente para quem está com base em Lisboa e no Porto. O café, por exemplo, além de ser um dos mais saborosos do mundo, é também muito barato (geralmente entre 0,60€ e 0,70€). E quem consegue resistir aos doces conventuais?

Doces portugueses tradicionais

Não dá para resistir. Veja aqui uma lista deliciosa de doces portugueses para você provar durante a sua viagem

Tenha especial atenção ao entrar em pastelarias e padarias. Há algumas em que é necessário retirar uma senha para ser atendido.

Boa comida no almoço e jantar, claro!

garçom = empregado de mesa
cardápio = ementa
canudo = palhinha
chopp = imperial (Lisboa) ou fino (Porto)

Prepare-se para pratos fartos – o que não significa que você possa pedir sempre um prato para dois. Vale a pena perguntar se há meia dose (equivalente a meia “porção”) ou se o prato serve duas ou três pessoas.

Hum… Difícil é escolher entre tantas opções! Veja aqui um artigo sobre o onde comer no centro histórico de Lisboa, com as nossas sugestões pessoais

Sempre que chegar a qualquer restaurante, aguarde na porta até ser chamado ou indique ao responsável pelo salão/ garçom quantas pessoas estão com você para que ele possa arrumar uma mesa – inclusive nos restaurantes pequenos.

Para chamar o garçom, evite as palavras “amigo”, “campeão”, “chefe”, etc. Os portugueses levantam a mão e dizem “se faz favor”.

Os couverts são sempre servidos. A cobrança, na maioria das vezes, é feita por item consumido como, por exemplo, a unidade do pão. Se você não quiser, pode solicitar a retirada. Ah, e o vinho da casa é sempre uma barata e boa escolha.

Os portugueses almoçam entre 12h30 e 15h. Depois desse horário, geralmente, são lanches e petiscos (ou “tapas”). O jantar acontece entre às 19h e 23h. Portanto, programe-se para fazer as refeições dentro desse período, se deseja encontrar mais opções abertas.

O seguro viagem é obrigatório para todo o viajante brasileiro que vai a Portugal. Explicamos aqui nesse artigo como escolher o seu.

Comer peixe é uma ótima opção – seja por preço, seja por qualidade. Entretanto, o porco e os embutidos (chamados de enchidos) também são bem cotados, principalmente na região norte de Portugal e Alentejo. Há ainda polvo, camarão (chamado também de gambas para um tipo pequeno de camarão), pato e peru facilmente encontrados, entre outros tipos de carne típica de cada região (como carne de caça, por exemplo).

garoupa-mare-cheia-aveiro

Nossa garoupa fresca, no restaurante Maré Cheia, em Aveiro

Para quem prefere carne bovina, tenha atenção. Apesar de ter opções na maior parte dos cardápios de todo o país, quem deseja comer uma carne suculenta e de qualidade, é ideal buscar por restaurantes especializados (a não ser que você esteja nos Açores, na Ilha da Madeira, no Alentejo ou em Trás-os-Montes, quando a maior parte da carne bovina servida é realmente fantástica). Entretanto, no dia-a-dia, há sempre o chamado “bitoque” (que geralmente é um bife bovino servido com batata frita e ovo) ou o Prego no Prato (um bife fininho servido com arroz e batata), que quebra o galho, sobretudo para as crianças.

Bife à Regional com molho de queijo do Restaurante da Associação Agrícola, na Ilha de São Miguel, nos Açores

A gorjeta não é obrigatória em Portugal. Entretanto, é “simpático” deixar uma recompensa a quem o atendeu no jantar, caso ele tenha lhe prestado um bom serviço. Normalmente, seja em um almoço, café ou jantar, quando sou bem atendida, arredondo o valor da conta.

Recomendo ainda que você leia o nosso artigo sobre as diferenças de palavras entre Brasil e Portugal usadas no restaurante 😀 Divirta-se!

Organize AQUI a sua viagem para Portugal!

icon-saude

Parcele o seguro saúde na Real Seguro Viagem em 6x SEM JUROS

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro

icon-hotel

Reserve o seu hotel no Booking, com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia em Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Reserve um transfer ou city tour com os nossos parceiros em Portugal

icon-foto

Faça um ensaio fotográfico em Lisboa ou no Porto

Veja o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro ❤

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

4 comentários

  1. JORGE PINHEIRO em

    Sou guia de turismo, com vasta experiencia adquirida na saudosa Soletur, e continuo atuando em Armação dos Búzios e Arraial do Cabo.
    E aproveito a oportunidade para me congratular com os jornalistas Priscila e Rafael pelo excelente conteúdo do CULTUGA!
    E os senhores poderiam me informar qual é a cidade situada no meio do caminho ente Porto e Lisboa?
    Antecipadamente, muito obrigado.
    Jorge Pinheiro

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Jorge
      Tudo bem?
      Agradecemos a sua mensagem e carinho pelo conteúdo do Cultuga.
      Entretanto, não sei se entendi bem a sua pergunta. Há uma infinidade de cidades situadas entre o Porto e Lisboa para o turismo. Depende do seu propósito. Seria para fazer como base ou para aproveitar o percurso de carro, por exemplo? Óbidos, Alcobaça, Batalha, Fátima, Leiria e Coimbra seriam algumas delas 😉
      Esperamos que tenha ajudado!
      Um grande abraço

  2. Priscila, boa noite! Parabéns pelo trabalho! Gostaria de umas dicas sobre quais locais visitar. Estou montando um roteiro para ir em janeiro de 2018, por um periodo de 25 dias. O que vc sugere?

Deixe um comentário