Se você está com uma viagem para Portugal marcada, veja dicas importantes sobre o hábito alimentar dos portugueses para que possa alinhar cada uma das refeições ao seu roteiro de viagem!

Como são as refeições e os costumes em Portugal?

A variedade do café da manhã

café da manhã = pequeno-almoço
suco = sumo
presunto = fiambre
misto quente = tosta mista

Nos hotéis portugueses, o café da manhã é muito parecido com o do Brasil. Há pães, frios, manteiga, geleias (chamadas de doces) frutas, café, leite, suco de laranja, cereais e docinhos típicos portugueses (chamados de pastéis e bolos).

hotel_na_batalha_quatro_estrelas_mosteiro_da_batalha_portugal_hotel_perto_de_fatima_9
Algumas opções do nosso café da manhã no hotel que ficamos na vila da Batalha

Caso essa refeição seja opcional no hotel em que você estará hospedado, escolha comer nas diversas pastelarias, padarias e cafés espalhados na sua cidade de hospedagem. Você pode economizar algum dinheiro.

As dezenas de lojas da Padaria Portuguesa, em Lisboa, têm boas opções de lanches a qualquer hora do dia

Há sempre opções e com bons preços, principalmente para quem está com base em Lisboa e no Porto. O café, por exemplo, além de ser bem saboroso, é também barato (geralmente entre 0,65€ e 0,80€).

E quem consegue resistir aos doces conventuais?

Doces portugueses tradicionais
Não dá para resistir. Veja aqui uma lista deliciosa de doces portugueses para você provar durante a sua viagem

Tenha especial atenção ao entrar em pastelarias e padarias. Há algumas em que é necessário retirar uma senha para ser atendido.

Boa comida no almoço e jantar, claro!

garçom = empregado de mesa
cardápio = ementa
canudo = palhinha
chopp = imperial (Lisboa) ou fino (Porto)

Prepare-se para pratos fartos – o que não significa que você possa pedir sempre um prato para dois. Vale a pena perguntar se há meia dose (equivalente a meia “porção”) ou se o prato serve duas ou três pessoas.

Se você viajar em família, saiba que alguns restaurantes têm pratos especiais para crianças.

Hum… Difícil é escolher entre tantas opções! Veja aqui um artigo sobre o onde comer no centro histórico de Lisboa, com as nossas sugestões pessoais

Sempre que chegar a qualquer restaurante, aguarde na porta até ser chamado ou indique ao responsável pelo salão/ garçom quantas pessoas estão com você para que ele possa arrumar uma mesa – inclusive nos restaurantes pequenos.

Para chamar o garçom, evite as palavras “amigo”, “campeão”, “chefe”, etc. Os portugueses levantam a mão e dizem “se faz favor”.

Os couverts são sempre servidos. A cobrança, na maioria das vezes, é feita por item consumido como, por exemplo, a unidade do pão. Se você não quiser, pode solicitar a retirada.

Ah, e o vinho da casa é sempre uma barata e boa escolha.

Os portugueses almoçam entre 12h30 e 15h. Depois desse horário, geralmente, são lanches e petiscos (ou “tapas”). O jantar acontece entre às 19h e 23h.

Portanto, programe-se para fazer as refeições dentro desse período, se deseja encontrar mais opções abertas.

O seguro viagem é obrigatório para todo o viajante brasileiro que vai a Portugal. Explicamos aqui nesse artigo como escolher o seu.

Comer peixe é uma ótima opção – seja por preço, seja por qualidade. Entretanto, o porco e os embutidos (chamados de enchidos) também são bem cotados, principalmente na região norte de Portugal e Alentejo.

Há ainda polvo, camarão (chamado também de gambas para um tipo pequeno de camarão), pato e peru facilmente encontrados, entre outros tipos de carne típica de cada região (como carne de caça, por exemplo).

garoupa-mare-cheia-aveiro
Nossa garoupa fresca, no restaurante Maré Cheia, em Aveiro

Para quem prefere carne bovina, tenha atenção.

Apesar de ter opções na maior parte dos cardápios de todo o país, quem deseja comer uma carne suculenta e de qualidade, é ideal buscar por restaurantes especializados (a não ser que você esteja nos Açores, na Ilha da Madeira, no Alentejo ou em Trás-os-Montes, quando a maior parte da carne bovina servida é realmente fantástica).

Entretanto, no dia-a-dia, há sempre o chamado “bitoque” (que geralmente é um bife bovino servido com batata frita e ovo) ou o Prego no Prato (um bife fininho servido com arroz e batata), que quebra o galho, sobretudo para as crianças.

Bife à Regional com molho de queijo do Restaurante da Associação Agrícola, na Ilha de São Miguel, nos Açores

A gorjeta não é obrigatória em Portugal.

Entretanto, é “simpático” deixar uma recompensa a quem o atendeu no jantar, caso ele tenha lhe prestado um bom serviço.

Normalmente, seja em um almoço, café ou jantar, quando sou bem atendida, arredondo o valor da conta ou deixo 5 ou 10%.

Se você gosta de salgados, como croquete, empada e bolinho de bacalhau, saiba que eles costumam ser servidos frios. Caso queira quente, peça para esquentar no microondas.

Há restaurantes especializados em bacalhau, como o Laurentina e o D’Bacalhau, ambos em Lisboa, que eles chegam à mesa quentinhos! ;)

Recomendo ainda que você leia o nosso artigo sobre as diferenças de palavras entre Brasil e Portugal usadas no restaurante :D Divirta-se!

 

Viaje a Portugal com tudo organizado

Sou jornalista especializada em cultura e tenho 42 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

14 Comentários

  1. JORGE PINHEIRO em

    Sou guia de turismo, com vasta experiencia adquirida na saudosa Soletur, e continuo atuando em Armação dos Búzios e Arraial do Cabo.
    E aproveito a oportunidade para me congratular com os jornalistas Priscila e Rafael pelo excelente conteúdo do CULTUGA!
    E os senhores poderiam me informar qual é a cidade situada no meio do caminho ente Porto e Lisboa?
    Antecipadamente, muito obrigado.
    Jorge Pinheiro

    • Priscila Roque em

      Olá, Jorge
      Tudo bem?
      Agradecemos a sua mensagem e carinho pelo conteúdo do Cultuga.
      Entretanto, não sei se entendi bem a sua pergunta. Há uma infinidade de cidades situadas entre o Porto e Lisboa para o turismo. Depende do seu propósito. Seria para fazer como base ou para aproveitar o percurso de carro, por exemplo? Óbidos, Alcobaça, Batalha, Fátima, Leiria e Coimbra seriam algumas delas ;)
      Esperamos que tenha ajudado!
      Um grande abraço

  2. Priscila, boa noite! Parabéns pelo trabalho! Gostaria de umas dicas sobre quais locais visitar. Estou montando um roteiro para ir em janeiro de 2018, por um periodo de 25 dias. O que vc sugere?

  3. Paulo Saturninoi em

    Priscila & Rafael
    Tudo bem com vc? Agradeço as dicas de Lisboa. Foram muito úteis. Ficamos 22 dias hospedado em Areeiro que é um local muito bom, pois é perto de estação de metro, onibus para vários sitios e boas confeitarias, principalmente a Cinderela.
    Não podem deixar de visitar a Loja Embaixada Portuguesa-Shopping Galery- Praça do Principe, 26- Jardim Botânico- perto da Av. Liberdade- metro linha azul e descer na estação Restauradores- vale a pena- somente artigos genuinamente portugueses e de qualidade , mais caros e também o Outlet FreeFort – -ALCOCHETE.
    Vale a pena.
    Ainda continuo lhes devendo uma BICA e não vai faltar oportunidade, pois estamos estudando a mudança para a terrinha, mas deveremos ficar ao norte, Fão ou Esposende, onde minha familia mora.
    abs
    Paulo

    • Olá, Paulo
      Tudo bem? Está tudo ótimo conosco!
      Agradecemos o seu carinho e presença sempre aqui no Cultuga :)
      Ficamos felizes que tenha tido uma excelente viagem. Seja sempre bem-vindo!
      O convite a bica permanece!
      Um grande abraço

  4. Antônio Carlos Junqueira em

    Bom dia, sou de Mato Grosso do Sul, Brasil. Tenho lido suas dicas no CULTUGA, vou dia 15 de junho para Portugal e suas publicações tem colaborado muito. Parabéns.

    • Olá, Antônio Carlos
      Tudo bem?

      Muito obrigado pelas palavras! É muito importante ter este feedback. :)
      Aproveite bastante a sua viagem!
      Um grande abraço!

  5. Você poderia me ajudar moro no Brasil e sou filha de português que nasceu na Ilha da Madeira e minha curiosidade é o lanche que eles mais gostam e que tenho uma Hambúrgueria com nomes dos países e gostaria dessa dica para fazer e colocar no cardápio por exemplo Hambutgue com qual outro ingrediente para colocar o nome Portugal você me entende abraços o obrigada

    • Olá, Miriam
      Tudo bem?

      O prego (bife de vaca) no bolo do caco é o lanche mais famoso da ilha. Entretanto, não sei se há o bolo do caco (pão típico de lá) no Brasil. Há muitos produtos na ilha que também têm no Brasil – não do mesmo jeito, mas pode ser uma inspiração, como o mel de cana de açúcar, maracujá, banana, batata-doce e vinho Madeira.

      Aproveito para indicar os nossos posts sobre a Ilha da Madeira: https://www.cultuga.com.br/category/regioes-de-portugal/ilhas-madeira/

      Um grande abraço e boa sorte no novo lanche!

      • Fábio de Freitas Oliveira em

        Bolo do Caco vendem na Casa Ilha da Madeira que fica no bairro de Lauzane Paulista em São Paulo/SP.
        Derrepente pode fazer uma visita e tentar descobrir o fornecedor!
        Boa sorte!
        Pode me passar o seu endereço que quero conhecer o lanche Madeirense!!

  6. Fábio de Freitas Oliveira em

    Olá.
    Assim como li acima, sou como a Priscila, Brasileiro filho de Madeirenses e estou pensando em ir para Portugal, já estou atrás da minha dupla nacionalidade, desde já, agradeço as dicas!!
    Saúde e Sucesso!!

    • Olá, Fábio
      Tudo bem?

      Muito obrigado! Ficamos felizes que tenha gostado das dicas! ????
      Espero que consiga conhecer as suas origens na Madeira e visitar outros lugares em Portugal.
      Um grande abraço!

Deixe um comentário