Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Ah… as aldeias de Portugal! Uma das preciosidades de viajar por Portugal é, sem dúvidas, poder descobrir suas aldeias históricas e vilarejos.

    De lugares remotos a imponentes áreas históricas que se expandiram e deram origem a cidades mais desenvolvidas, todos fazem a diferença em um roteiro de viagem neste país.

    Se você tem curiosidade de visitar essas aldeias, listamos aqui 7 aldeias históricas da região da Serra da Estrela das quais recomendamos a visita.

    Aliás, a Serra da Estrela, que fica no centro de Portugal, é famosa por alojar a única estância de esqui portuguesa, além de ser também o ponto mais alto de Portugal continental. Mas não é só durante o inverno que vale a pena a visita. A Serra da Estrela tem paisagens de tirar o fôlego o ano todo.

    Para visitar esses locais, é imprescindível fazê-lo com um carro alugado. Mas uma coisa é fato: você vai se surpreender e se apaixonar :)

    7 aldeias de Portugal lindíssimas perto da Serra da Estrela

    As aldeias aqui indicadas podem ser feitas tranquilamente em um roteiro pela Serra da Estrela, quando você poderá fazer base em uma cidade maior desta região [veja aqui sugestões] e se deslocar em bate-volta para conhecê-las.

    Entretanto, poderá ainda mesclar a sua estadia com uma experiência rural dormindo no Piódão ou em Monsanto, por exemplo.

    1. Piódão: uma aldeia de Portugal que parece saída de um filme

    Aldeia do Piódão, na Serra da Estrela

    Esse é um daqueles lugarejos de filme, sabe? Depois de rodar por uma longa e sinuosa estrada pela Serra do Açor adentro, lá está essa aldeia, que é um cartão postal de Portugal de qualquer ângulo que se veja. 

    Casas de pedra escura, o xisto, que parecem ter sido construídas sobre um plano arquitetônico muito particular e uma paisagem envolvente que já foi riquíssima para a agricultura local. Parece um presépio. Uma pintura.

    Aldeia de Portugal: Piódão Aldeia de Portugal: Piódão

    E você pode me perguntar: “É possível fazer o Piódão em bate-volta de algum lugar da Serra da Estrela?”. Sim! Mas eu recomendo vivamente que você escolha passar uma noite por lá em uma casa de turismo rural. Conto nesse artigo como foi a nossa experiência… Mágica.

    2. Belmonte: terra de Pedro Álvares Cabral!

    Castelo de Belmonte, na Serra da Estrela

    Prepare-se para a conhecer a terra de Pedro Álvares Cabral. Belmonte tem uma vista privilegiada para a Serra da Estrela e seu charmoso centrinho é classificado como uma das Aldeias Históricas de Portugal.

    No alto da aldeia está o Castelo de Belmonte, que coloca as bandeiras de Portugal e do Brasil lado a lado.

    Esta aldeia ainda guarda preciosas histórias da Era dos Descobrimentos, da fabricação do azeite e mantém uma forte presença da cultura judaica desde o século XIII até os dias de hoje.

    Aldeia de Portugal: Belmonte, na Serra da Estrela Aldeia de Portugal: Belmonte, na Serra da Estrela

    Uma experiência absolutamente imperdível. Fácil de chegar para quem está de carro alugado e também uma ótima aldeia para fazer como base da sua viagem por essa região.

    LEIA TAMBÉM: Conheça alguns dos castelos mais interessantes para visitar em Portugal →

    3. Idanha-a-velha: uma aldeia que parece ter parado no tempo

    Aldeia de Idanha a Velha, na Serra da Estrela

    De todas as aldeias que já visitamos nos arredores da Serra da Estrela, a aldeia de Idanha-a-velha foi a mais pura delas.

    Não encontramos por lá um presente fluxo turístico, ainda que a aldeia também esteja presente nos roteiros das chamadas Aldeias Históricas de Portugal.

    Aldeia de Portugal: Idanha a Velha, na Serra da Estrela Aldeia de Portugal: Idanha a Velha, na Serra da Estrela

    Talvez seja por ela não ter um casario exuberante. Mas beleza de Idanha-a-Velha está em sua simplicidade e no ritmo da vida de seu povo, que convive lado a lado com uma imensidão de ruínas de importância arqueológica em Portugal (por aqui, há vestígios de presença romana, visigoda e moura antes da chegada dos cristãos, no século XII).

    Organize a sua viagem para a SERRA DA ESTRELA:

     

    4. Monsanto: uma aldeia em meio a uma imensidão de pedras

    Aldeia de Portugal: Monsanto, na Serra da Estrela

    Escolhemos visitar Monsanto durante o verão. Eu tinha em meu imaginário diversas casas com pedras imensas fechando telhados – como um estereótipo dela.

    Chegando lá, vimos mais do que isso: um lugar apaixonante e muito, muito mais alto, com arredores de beleza natural capazes de nos tirar o fôlego.

    Aldeia de Monsanto, na Serra da Estrela Aldeia de Monsanto, na Serra da Estrela

    Recomendo vivamente que você escolha passar por aqui. É também conhecida até hoje como a “aldeia mais portuguesa de Portugal” – título que recebeu durante a época da ditadura, em 1938, durante um concurso para exaltar o nacionalismo.

    Estereótipos e títulos a parte, recomendo que você estacione o carro o mais próximo que conseguir da porta da aldeia. Prepare-se para subir ladeiras, mas será muito compensador.

    Nós tivemos a sorte de ter um cão como anfitrião rs. Assim que chegamos a Monsanto, ele levantou-se e percorreu parte do caminho conosco.

    Aldeia de Monsanto, na Serra da Estrela

    5. Sortelha: para ter uma bonita vista da região em meio ao silêncio

    Aldeia de Portugal: Sortelha, na Serra da Estrela

    Você poderá compor o seu roteiro com Belmonte e Sortelha sequencialmente. O acesso entre ambas é bem fácil, ainda que Sortelha seja mais remota.

    Sortelha é mais uma aldeia localizada no topo de uma montanha, com 760 metros de altitude. Você poderá estranhar assim que chegar, pois como algumas das indicações aqui da lista, esta aldeia é como se fosse o centro histórico de uma vila maior, dividida por uma muralha.

    Aldeia de Portugal: Sortelha, na Serra da Estrela Aldeia de Portugal: Sortelha, na Serra da Estrela

    Na parte interior das muralhas está uma aldeia em granito, tendo suas pequenas ruas sinuosas e tipicamente medievais, antigamente vigiadas por um castelo do século XIII. Esse visual não foi muito modificado nos últimos 500 anos.

    Você assistiu ao filme “Meu Passado Me Condena 2“, do Fábio Porchat? Então você vai reconhecer o cenário. Ele foi gravado aqui na Sortelha (e, caso você não tenha visto, vale a pena assistir antes da viagem).

    FIlme Meu Passado Me Condena 2, gravado em Portugal
    Foto: divulgação Globo Filmes

    LEIA TAMBÉM: Neve em Portugal – dicas práticas para aproveitar a Serra da Estrela →

    6. Almeida: uma aldeia de Portugal com estrutura militar

    Aldeia de Almeida em Portugal

    Aqui você poderá ver uma aldeia completamente diferente das demais, cercada por uma estrutura militar – anteriormente medieval e que foi reconstruída após a Guerra da Restauração, no século XVII, transformando-se em uma das principais Praças-Fortes do país (Portugal esteve sob o reinado espanhol de 1580 a 1640 – período conhecido por União Ibérica. A Guerra da Restauração foi a “resposta” portuguesa na época, que lutou para restaurar sua independência).

    Aliás, não por acaso, Almeida fica somente a 7km da fronteira com a Espanha.

    Aldeia de Almeida em Portugal Aldeia de Almeida em Portugal

    Vista de cima, Almeida parece uma estrela de 12 pontas (sendo 6 baluartes e o mesmo número de revelins, formações comuns na arquitetura militar). Mas desde o século XIX já não vê qualquer tipo de conflito.

    Aqui se tornou um lugar de grande memória histórica e muita paz em meio a natureza.

    Recomendo que estacione o carro junto as Portas Duplas de São Francisco e faça o percurso todo a pé.

    Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o passado militar de Almeida, visite o Museu Histórico-Militar, nas antigas Casamatas (que são as galerias subterrâneas).

    Almeida foi um dos locais portugueses tomados pelas tropas de Napoleão, em 1810. Por isso, o nome da aldeia também está inscrito no Arco do Triunfo, em Paris

    7. Trancoso: terra florida e de muitos sorrisos

    Aldeia de Trancoso, na Serra da Estrela

    Aldeia, neste caso, é o nome dado ao centro histórico muralhado da cidade de Trancoso – um pouco similar ao que expliquei sobre o que acontece em Belmonte – quando a denominação de aldeia se refere a parte histórica da cidade e não a de uma pequena povoação isolada/ remota. Entretanto, cada uma delas guarda suas particularidades na arquitetura e em sua própria história.

    Trancoso nos surpreendeu, sobretudo pela rotina muito presente de seu povo. Vimos um fluxo maior de pessoas locais, uma vida ao virar suas esquinas.

    Estacionamos o carro fora das muralhas e percorremos a aldeia a pé.

    Fomos em busca das famosas sardinhas doces de Trancoso, o doce típico da região. Sabe qual é a razão de levar esse nome? É que nas terras onde o peixe fresco é uma miragem, as freiras do Convento de Santa Clara fizeram desse doce um sonho – que, naturalmente, nunca viu o mar rs.

    LEIA TAMBÉM: Doces portugueses que você não pode deixar de provar! →

    Aldeia de Portugal: Trancoso Aldeia de Portugal: Trancoso

    Percorra a área interna do Castelo de Trancoso, as pequenas ruas da aldeia que, durante a primavera e verão ficam coloridas com as hortênsias e, claro, não deixe de entrar nas igrejas que encontrar com as portas abertas…

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    12 Comentários

    1. Que postagem ma-ra-vi-lho-sa, Priscila! Apesar de ter viajado um pouquinho nas imagens e no texto com vocês, deu vontade de conhecer todos esses lugares. Que lindo é Portugal!

    2. Antonio Correa da Silva Junior em

      Olá, Priscila, gostei do seu post ! Parabéns ! Por favor, em junho/20 gostaríamos de visitar as aldeias históricas. Em qual cidade deveríamos nos hospedar, ou como eu denomino, montar uma base, para visitar, sem pressa, Monsanto, Idanha a Velha, Belmonte, Sortelha, Trancoso e Almeida. Estaremos de carro. Agradeço antecipadamente a sua atenção.

      • Olá, Antonio
        Tudo bem?

        Ficamos muito felizes que tenha gostado do post! ????

        A própria aldeia de Belmonte tem uma boa localização para visitar essas aldeias que você deseja. A cidade da Covilhã também é interessante, principalmente por ser uma das mais estruturadas daquela zona.

        Temos um artigo com sugestões de onde se hospedar nos arredores da Serra da Estrela, incluindo Belmonte e Covilhã: https://www.cultuga.com.br/onde-se-hospedar-serra-da-estrela/

        Um grande abraço e boa viagem! ????????

    Deixe um comentário