Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Montalegre, localizada no Distrito de Vila Real (Trás-os-Montes), ao norte de Portugal, terá sua tradicional Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2015. Para promover esse que é um dos eventos mais importantes da vila, a câmara municipal contratou uma produtora local para fazer uma paródia de um atual sucesso musical em um vídeo que mescla as paisagens mais bonitas da vila com o que há de melhor no local.

    A canção escolhida foi Bailando, de Enrique Iglesias. O astro espanhol levou a canção para o mundo promovendo-a junto de artistas regionais em cada país. Em Portugal, o cantor escolhido para o dueto foi Mickael Carreira. Entretanto, para o vídeo, a paródia foi cantada por Luis Pedreira – já conhecido por trabalhos anteriores similares, que ganhou aqui o apelido de “Ti Henrique Capelas”.

    A produtora Purple Media ainda contou com a participação de mais de 100 pessoas em todo o elenco. As gravações foram feitas em dois dias e mostram imagens paradisíacas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), além do território do Baixo Barroso (Cabril, Fafião, Venda Nova e Salto). “Um convite divertido, feito por gente hospitaleira, ao qual Portugal não pode deixar de responder afirmativamente”, diz a câmara.

    Veja também dois vídeos dos anos anteriores: hino de 2014 (com a paródia de Piradinha), hino de 2012 (com a paródia de Ai, Se Eu te Pego) e hino de 2013 (com a paródia de Gangnam Style).

    Sobre a Feira do Fumeiro

    Durante a feira, você pode comprar presunto, salpicão e alheira e assar na hora. Há espaços dedicados especialmente para isso. Nessa época do ano, ainda existe a possibilidade de nevar na vila – o que a torna ainda mais charmosa, principalmente na zona de seu Castelo. Se você tem interesse em visitar Montalegre e conhecer essa feira, acesse o site da câmara para confirmar as datas das próximas edições.

    Como chegar a Montalegre

    O ideal é ir de carro. A partir do Porto, são aproximadamente 160km. Siga no sentido norte, para o Distrito de Vila Real. Pelas autoestradas principais, você poupa bastante tempo e terá uma viagem segura, apesar de gastar um pouquinho mais em pedágios.

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    2 Comentários

    1. Olá Priscila, tudo bem?
      Meu nome é Regina, sou jornalista, moro em São Paulo e tenho cidadania portuguesa. Adorei encontrar este site pois estou planejando uma viagem a Portugal para junho. Meus pais são de Trás-os-Montes e quero conhecer o lugar onde eles nasceram e cresceram antes de vir para o Brasil, com apenas 17 anos. Como será minha primeira viagem, optei por fechar um pacote com a CVC. Contudo, terei 2 dias livres antes do inicio da excursão em Lisboa e, ao final da excursão, um dia livre no Porto, antes de partir para Tras os Montes. Por favor, vc tem algumas dicas em Lisboa? Ouvi falar de um museu, chamado Museu dos Azulejos, vc recomenda? Outra pergunta: qual a melhor maneira de sair do Porto para a aldeia da Fontelonga, em Tras os Montes? Queria aproveitar esse trajeto pra fazer um passeio pelas aldeias e lugares por ali, vc tem alguma dica de transporte, de roteiro?
      Muitissimo obrigada desde já!
      Beijinhos
      Regina Teixeira

      • Olá, Regina
        Tudo bem e com você?
        Agradecemos o carinho com o carinho! :)
        Essas viagens são sempre as mais especiais. Tenho certeza que você ficará muito emocionada em conhecer o país do seu pai. A Priscila nunca esquece o dia em que pisou pela primeira vez na terra dos pais!

        A melhor opção para explorar a região de Trás-os-Montes é de carro, principalmente se você pretende visitar algumas aldeias e Fonte Longa. O transporte para as localidades pequenas é bem restrito. Pelo que eu vi no mapa, a principal cidade mais próxima de Fonte Longa é Vila Real (cerca de 60km). Há ônibus operado pela Rede Expressos todos os dias do Porto a Vila Real. Entretanto, não encontrei como chegar a aldeia do seu pai. :(
        Se você alugar um carro para fazer esse trajeto, não deixe de visitar uma vinícola do Alto Douro https://www.cultuga.com.br/2016/06/viajar-pela-regiao-do-douro-vinicolas-em-portugal/ Amarante, Vila Real, Lamego e Vila Nova de Foz Côa.

        Para Lisboa, aqui nesse link tem diversas dicas que você poderá aproveitar https://www.cultuga.com.br/category/regioes-de-portugal/lisboa/ O Museu Nacional do Azulejo é incrível. Nós já fomos duas vezes e adoramos: https://www.cultuga.com.br/2013/09/conheca-o-museu-nacional-do-azulejo/ ;)

        Um grande abraço e boa viagem!

    Deixe um comentário