Gourmet Experience: paraíso gastrômico no El Corte Inglés Lisboa

4

O El Corte Inglés Lisboa ganhou um novo espaço gastronômico no 7º piso, o Gourmet Experience. A loja de departamentos xodó de muitos brasileiros que viajam a Portugal tem um andar com 7 restaurantes, 10 locais para comprar e degustar produtos de primeira qualidade e um terraço enorme com vista para a capital.

Como esse é um local que eu e a Pri costumamos frequentar, não perdemos tempo e subimos até o último andar (de escada rolante, pois os elevadores costumam estar cheios rs.) para conhecer essa aposta – certeira – logo no dia da inauguração, em 22 de dezembro de 2017.

Gourmet Experience El Corte Inglés Lisboa

O espaço Gourmet Experience fica no 7º piso do El Corte Inglés Lisboa

O que comer no Gourmet Experience Lisboa

7 restaurantes e 3 chefs com estrela Michelin

Não é em qualquer local que você entra para fazer compras e tem a oportunidade de ir a uma praça de alimentação onde é possível comer pratos especiais e preparados por grandes chefs nacionais e internacionais. São eles: Kiko Martins, José Avillez, Henrique Sá Pessoa, Roberto Ruiz e Aitor Ansorena (os três primeiros, portugueses, estão também na lista dos nossos chefs favoritos que você precisa conhecer na sua viagem a Portugal).

Gourmet Experience El Corte Inglés Lisboa

O Gourmet Experience tem um espaço exterior, com vista para Lisboa, e um agradável salão

É interessante destacar que cada um dos restaurantes Gourmet Experience tem propostas autênticas e diferentes entre si, fazendo com que você fique com mais vontade de retornar para experimentar novos sabores. Foi isso que a gente fez.

A primeira amostra foi no O Poke, do chef Kiko. Fiz questão sentar no balcão para provar os peixes crus ao estilo do Havaí preparados pelo próprio português, que estava coordenando a cozinha e montando os pratos no dia da inauguração.

Os nossos pedidos foram: para mim, um poke puro; para a Pri, uma picanha à havaiana. Foi tão bom sentir aquele sabor de atum cru de qualidade com toque adocicado e picante das combinações de alga, sésamo e abacate. A picanha da Pri tinha um corte bem fininho – e ainda assim mantinha a sua maciez e suculência – e acompanhava um purê de batata doce, farofa, cebola, ananás e sal vermelho.

Gourmet Experience El Corte Inglés Lisboa

O chef Kiko atento a cozinha de O Poke e os pratos que escolhemos (picanha e poke de atum)

Durante o jantar, o chef Kiko também passou por algumas mesas para ter um feedback do seu sexto restaurante em Lisboa. Na nossa vez, cumprimentamos ele e agradecemos a ótima experiência gastronômica que tivemos, pois os pratos estavam impecáveis, mesmo com a agitação e a demora no atendimento do primeiro dia.

Para a sobremesa, escolhemos a Tasca Chic – mais um espaço de excelência do chef português José Avillez (que tem duas estrelas Michelin em seu restaurante Belcanto e ainda é dono de outros espaços em Lisboa e no Porto, entre eles os incríveis Cantinho do Avillez e o Bairro do Avillez).

Gourmet Experience El Corte Inglés Lisboa

O pudim de azeite e o bolo de chocolate da Tasca Chic, do premiado chef José Avillez

Enquanto olhávamos o menu na entrada, fomos surpreendidos pelo próprio! Simpático e novamente atencioso – já tivemos a oportunidade de conversar com o chef na inauguração do Bairro do Avillez -, ele nos convidou para sentar e sugeriu um pudim de azeite espetacular, com sabor equilibrado, e consistência firme. A Pri optou pelo bolo de chocolate – servido quente, que era uma espécie de pão de ló: massa fofa, com casquinha crocante por fora e leve cremosidade por dentro.

Colado a Tasca Chic está o Jacaré. Um conceito que também leva a assinatura do próprio Avillez e serve opções carnívoras e vegetarianas. O Rodrigo e a Alice (autores do blog Vamos Pelo Mundo), nossos amigos de longa data e que também vivem em Lisboa, nos acompanharam na inauguração do espaço e retornaram ao Gourmet Experience para almoçar em ambos. Cada um provou um prato de cada espaço, já que é possível fazer pedidos do menu do Jacaré na Tasca Chic. O Rodrigo comeu a picanha do Jacaré e, a Alice, o camarão salteado com arroz negro da Tasca.

Gourmet Experience El Corte Inglés Lisboa

O camarão com arroz negro, da Tasca Chic, e a picanha do Jacaré, pratos com a assinatura de José Avillez

Atenção: a Tasca Chic e O Poke são os únicos espaços que servem os pratos no próprio restaurante. Os pratos dos outros cinco podem ser consumidos nas mesas que estão no centro do Gourmet Experience. O cliente faz o pedido e o pagamento no balcão e, então, e recebe um aparelho com GPS. Assim que a refeição fica pronta, um funcionário leva o prato ao local em que o cliente está sentado.

Atravessando o salão está o Cascabel, do mexicano Roberto Ruiz (que tem estrela Michelin no Punto Mx, em Madri). A animação e os sabores do México são uma parceria do chef com o Grupo José Avillez – isso mesmo, o Zé sabe gerir muito bem rs.

Outro português estrelado no Gourmet Experience é o chef Henrique Sá Pessoa, com o Balcão. A proposta lembra um pouco o seu espaço no Time Out Mercado da Ribeira. O menu tem 12 opções, três de cada tipo: crús, legumes, peixes, carnes, além das sobremesas. Parafraseando o xará brasileiro dele, Henrique Fogaça, do Masterchef Brasil, digo: “Menos é mais”!

Gourmet Experience El Corte Inglés Lisboa

O Balcão, do chef português Henrique Sá Pessoa; e o The G Bar

O vizinho da lado direito do Balcão foca nos peixes. O Atlántico traz algumas receitas de peixes e frutos do mar da Espanha.

9 tipos de pães portugueses para você experimentar

Para quem gosta de petiscar e partilhar pratos, há ainda o Imanol, do chef espanhol Aitor Ansorena, que serve pintxos, tapas e parrilla. Para beber, as dezenas de receitas de gin do The G Bar são uma boa pedida.

Gourmet Experience El Corte Inglés Lisboa

Os espaços Imanol, Cascabel e Atlántico são outras opções do Gourmet Experience

Doces maravilhosos e um sorvete típico italiano

Eu sou fã de doces, então, a parte onde eles estão, logo ao lado das escadas rolantes, fez os meus olhos crescerem na Alcoa, na Landeau, na Godiva e na Nannarella.

Gourmet Experience El Corte Inglés Lisboa

A Alcoa, a Godiva, a Landeau e a Nannarella adoçam o 7º andar do El Corte Inglés

Como estamos em Portugal, e a tradição culinária é muito importante, os doces portugueses típicos não poderiam faltar. A Alcoa, pastelaria de Alcobaça (na região centro do país), com mais 50 anos de tradição, tem um espaço grande e cheio de coisa boa por aqui. Os meus favoritos são a Cornucópia, o Torresmo do Céu, as Nozes Caramelizadas e o pastel de nata. Eles também têm uma loja na Rua Garrett, no Chiado, que vale a pena conhecer.

O chocolate não poderia faltar – ainda bem! Prove o delicioso e premiado bolo de chocolate da Landeau, e os clássicos bombons da Godiva. Ambos os espaços servem café.

icon-consultoriaQuer visitar Lisboa de uma forma diferente? Faça um tour do Cultuga

Os sorvetes artesanais (gelados, como se diz em Portugal) viraram febre em Lisboa. Há dezenas de ótimas sorveterias espalhadas na capital. A Nannarella foi uma que soube aproveitar esse momento, ganhou fama e hoje faz um dos melhores gelados típicos italianos. No Gourmet Experience eles trazem a novidade das taças BEM servidas.

Quais produtos que valem a pena comprar no Club del Gourmet?

Os azeites, os vinhos e as conservas são alguns dos sabores portugueses que os turistas mais gostam de levar para o Brasil. Se você é um desses, aproveite o Club del Gourmet. Avisei a minha mãe sobre a novidade, e ela já enlouqueceu. Quero só ver quando ela voltar aqui para Lisboa. 🙂

Saiba quais são os produtos que você pode levar de Portugal para o Brasil

Gourmet Experience El Corte Inglés Lisboa

O Club del Gourmet tem uma grande variedade de produtos portugueses e importados

Esses três artigos que citei acima são os que mais recomendo aos leitores, clientes e amigos que querem levar alguma lembrança típica de Portugal para casa. A variedade e a qualidade dos produtos vendidos neste espaço são os diferenciais. Eles são mais caros, mas tem muita coisa boa, como azeites orgânicos e vinhos especiais, que valem o investimento.

O Queijo Serra da Estrela é outro produto que eu gosto muito e que você pode comprar no supermercado do El Corte Inglés, embalar a vácuo e colocar na bagagem de porão 😉

Integrado no Club del Gourmet estão as conservas do La Gondola, os chás franceses, com mais de 80 variedades, do Dammann Frères, os charutos do CigarWorld e o Wine Bar, onde é possível petiscar queijos e presuntos acompanhados de bons vinhos e espumantes.

Serviço
Gourmet Experience – El Corte Inglés Lisboa
Endereço: Avenida António Augusto Aguiar, 31 (7º piso do El Corte Inglés)
Horário: domingo a quinta, das 10h à 00h – sexta e sábado, das 10h à 01h (fecha dia 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro)
Preço: média de 22€ por pessoa

Organize AQUI a sua viagem para Portugal!

icon-saude

Parcele o seguro saúde na Real Seguro Viagem em 6x SEM JUROS

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro

icon-hotel

Reserve o seu hotel no Booking, com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia em Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Reserve um transfer ou city tour com os nossos parceiros em Portugal

icon-foto

Faça um ensaio fotográfico em Lisboa ou no Porto

Veja o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro ❤

Compartilhe.

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 34 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

4 comentários

    • Rafael Boro

      Olá, Natalie
      Tudo bem e com você?

      Fico feliz que o meu post tenha sido selecionado para o #linkódromo! 🙂
      Um abraço e até mais!

  1. vera signorini em

    Adoro o El Corte Inglez, apesar de conhecer somente o de Vila Nova de Gaia, em Portugal…Em Lisboa agora tenho muito mais motivos para conhecer… Obrigada por mais um post útil ! Beijos, meninos!!!

    • Rafael Boro

      Você também vai adorar o de Lisboa, Vera!
      Essa nova parte está muito bonita e gostosa.
      Agradecemos o carinho de sempre! 🙂
      Beijos!

Deixe um comentário