Sobre o Cultuga
O Cultuga é um projeto jornalístico dedicado a aproximar o Brasil de Portugal por meio do turismo cultural e da valorização da cultura portuguesa. Desde 2010, é um espaço de informação confiável, inspiração e memória cultural.
Quem somos
O Cultuga foi criado pelo casal Priscila Roque e Rafael Boro, ambos jornalistas especializados em cultura, naturais de São Paulo (Brasil) e residentes em Lisboa (Portugal) por 10 anos.

Priscila Roque
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. Filha de portugueses, cresceu entre Brasil e Portugal. Não dispensa uma ida aos Fados.

Rafael Boro
Jornalista formado pela PUC-SP, com experiência em rádio, web e projetos culturais. Gosta de apreciar a gastronomia portuguesa e troca facilmente transportes públicos por uma longa caminhada.
Ao longo de sua história, o Cultuga também teve a sorte de poder contar com colaboradores e parceiros que compartilharam da mesma paixão por Portugal e ajudaram este projeto a chegar cada vez mais longe, a voar cada vez mais alto. :)
O que você encontra no acervo do Cultuga
- Artigos completos e autorais para explorar Portugal de norte a sul, incluindo as ilhas.
- Roteiros personalizados para quem deseja mergulhar na cultura portuguesa durante a viagem.
- Conteúdo em vídeo no nosso canal do YouTube com curiosidades de Portugal.
Cada artigo e cada vídeo foram produzidos com rigor jornalístico, responsabilidade pela informação e respeito tanto a Portugal quanto aos nossos leitores. Esse cuidado nos tornou parceiros de instituições culturais, veículos de comunicação e viajantes que confiaram no nosso trabalho por mais de 15 anos.
A nossa história

O blog nasceu como A Casa do Galinho, mas em poucos meses foi rebatizado para Cultuga - inspirado pela maneira informal de chamar a cultura portuguesa de "cultura tuga".
Nessa época, notávamos a escassez na divulgação da cultura portuguesa – popular e contemporânea – e na valorização do turismo cultural de Portugal nos meios de comunicação do Brasil. A imagem de Portugal e da cultura portuguesa no Brasil era bastante estereotipada e desatualizada.
Na primeira semente plantada pelo Cultuga estava uma enorme paixão por Portugal e a consciência de que essas relações histórica, familiar e também cultural tinham excelentes frutos para serem colhidos no Brasil.

Os primeiros anos do Cultuga foram de divulgação da agenda cultural contemporânea portuguesa no Brasil, sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro, entrevistas com músicos, escritores e artistas portugueses ou brasileiros influenciados pela cultura portuguesa, como Nuno Bettencourt, David Fonseca e Marco Rodrigues (foto), além de curiosidades sobre o país envolvendo desde as diferenças da língua até o turismo.
Sempre tivemos a preocupação de desenvolver um conteúdo autoral e independente. E, por isso, ao longo do caminho encontramos pessoas fantásticas que partilharam ideais conosco e abriram espaço para divulgarmos esse trabalho.

Em 2012, o Cultuga participou do programa “Portugal Dentro de Nós”, emitido pela Rádio Trianon 740 AM/ São Paulo, produzindo boletins culturais ao vivo semanalmente ao lado de Adriana Cambaúva e Antonio Quintal, que gentilmente nos abriram esse espaço

No final de 2013, o Cultuga esteve entre os 10 finalistas do prêmio “The Bobs – Best of Online Activism 2013“, promovido pela emissora alemã Deutsche Welle, na categoria de “Melhor Blog em Português”.
Nesta mesma época, mudamos de São Paulo (Brasil) para Lisboa (Portugal).

Em 2014, o Cultuga passou de uma estrutura amadora para a de um blog profissional.

Além da produção de conteúdo exclusivo para o blog e para as redes sociais, demos início também aos nossos serviços de turismo personalizado com experiências para viajantes que desejam se aproximar da cultura portuguesa.

O início de 2015 veio com um novo passo para o Cultuga com o convite para ser um dos palestrantes do Congresso Nacional de Destinos de Viagem.
E, no ano seguinte, o convite para apresentar mais uma palestra durante o Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, em Berlim, na Alemanha.
Em ambos, tivemos a oportunidade de conhecer e encontrar blogs profissionais que se tornaram parceiros e amigos do Cultuga.

Durante a nossa breve passagem por São Paulo em 2016, fomos convidados para uma entrevista durante o programa Radioatividade, na rádio Jovem Pan AM, para um bate-papo com os jornalistas Marcelo Mattos e Carolina Ercolin.

Em 2017, o Cultuga deu mais um passo a frente em crescimento e reconhecimento.
A começar pela nomeação ao Blogger Travel Awards, da Bolsa de Turismo de Lisboa, quando esteve entre os 5 indicados na categoria de “Melhor Blogue de Viagens Profissional”.

Recebemos o convite para compor um dos painéis das Jornadas Internacionais de Turismo, evento promovido pela Câmara Municipal de Águeda, sob o tema “Blog, bloggers e viagens – Como colocar um destino na moda“.

Nós fomos convidados para participar do Programa Destino Certo, exibido pelo canal Mais Globosat, e comandado pela querida apresentadora e jornalista Mel Fronckowiak.
No 3º episódio da terceira temporada tivemos a oportunidade de falar sobre o trabalho que desenvolvemos em Portugal com o Cultuga, além do prazer de fazer um ensaio fotográfico da Mel Fronckowiak durante o programa.

Os anos de 2018 e 2019 nos brindaram com a divulgação espontânea do Cultuga em veículos de comunicação de grande expressão dos dois lados do Atlântico.
O jornal português Público nos entrevistou para um bonito perfil em página completa que traçou todo o nosso caminho pessoal até o fortalecimento profissional do Cultuga.
Já a rádio brasileira Band News FM nos convidou para um delicioso bate-papo sobre a escolha dos brasileiros por Portugal como um destino de viagem completo e cheio de boas descobertas.

O ano de 2020 marcou os 10 anos do Cultuga e veio com um desafio a altura: a pandemia.
Uma das formas de contornarmos a crise da saúde e do turismo mundial foi fazer lives temáticas todos os domingos em nosso canal do YouTube, de março a novembro, sempre com assuntos diferentes da cultura portuguesa.
Durante todo o segundo semestre de 2020 também mantivemos um grupo na plataforma Apoia.se, com 40 membros, promovendo tours virtuais exclusivos e com o envio de mimos digitais para que Portugal permanecesse perto dos nossos leitores.

Enquanto fomos aprendendo a lidar com o novo momento, mantivemos o nosso propósito, aproximando você da cultura portuguesa – com vídeos em nosso canal no YouTube, muitos artigos novos e lives diretamente das ruas de Portugal.









