As primeiras gravações de discos em Portugal

✈ VIAJAR SEM SAIR DE CASA ✈
Tours Virtuais ao vivo!

Veja aqui as próximas datas e compre o seu ingresso

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Você sabia que a primeira gravação em um disco de vinil em Portugal aconteceu no final do ano de 1900? E que Duarte Silva gravou cerca de 800 canções? As informações são do pesquisador alentejano José Moças.

Nesse vídeo, José Moças foi entrevistado sobre o assunto para a revista de música portuguesa Punch. Um excelente material histórico e curioso. Vale a pena assistir!

Buscando por mais informações sobre o assunto, ainda encontrei um interessante artigo do Diário de Notícias, que reproduzo aqui:

“A primeira gravação feita em Portugal chama-se Cantos do Minho, pertence à Banda da Guarda Municipal do Porto, data de Outubro ou Novembro de 1900 e foi produzida por William Darby.

Este engenheiro britânico produziu naqueles dois meses, em visita ao Porto, um total de 85 discos de zinco de sete polegadas, todos de uma faixa, interpretados por bandas, tenores, fadistas, actores de teatro, mas também uma cantora de ópera e um guitarrista. A história recua assim três anos, já que a gravação mais antiga que se conhecia entre nós era de 1903.

A informação foi dada ao DN pelo investigador alentejano José Moças, que recentemente achou num vendedor de discos nas ruas do Porto, “por mero acaso”, dois dos 85 registos do pacote – Fado Hylario, do “señor Duarte Silva, portuguese baritono”, e Oh Julia, do “señor José Brito, portuguese tenor”.

As duas “rodelas” têm selo Berliners, a antecessora da Gramophone, depois transformada na His Master Voice e, hoje, na EMI.

“Vi um monte de discos velhos no chão, separei o que era música portuguesa e, só quando cheguei a casa, reparei que dois eram diferentes. Fiquei louco, nem queria acreditar”, exclamou Moças. O também responsável da editora Tradisom contactou de imediato um perito inglês e confirmou que as raridades (marcadas a “00”, ou seja, do ano 1900) se deveram à vinda de William Darby, especificamente ao Porto, no périplo de 13 cidades que correu pela Europa de Dezembro de 1899 a Novembro de 1900.

“Não há hipótese de haver mais gravações para trás em Portugal, Darby foi dos primeiros a gravar no velho continente, pois o gramofone tinha sido inventado três, quatro anos antes”, sustentou José Moças. Em termos de investigação recuou-se quatro anos em Portugal, o que “é muito tempo” face à época avaliada. “A sorte persegue-nos quando a procuramos, basta persistir e gostar das coisas”, vincou ainda José Moças.

Assumiu, aliás, ter já conhecimento de outros álbuns de 1902 e 1903 ligados ao fado, à revista, a teatros populares e a bandas. Até aqui, a primeira gravação de fado conhecida datava de 1902, do cantor brasileiro Manuel Pedro dos Santos, chamado Bahiano. Não se sabe do disco, mas um arquivo no Brasil tem a cópia da gravação.”


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Este conteúdo foi útil para você? ❤

Estamos há 11 anos produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa e o turismo cultural de Portugal de forma independente.

Com a pandemia e a baixa do turismo, tivemos uma quebra brusca dos nossos rendimentos.

Se você gosta do nosso trabalho, veja como nos apoiar:

♥ Venha participar dos nossos tours virtuais sobre Portugal

♥ Compre as nossas fotos digitais profissionais e exclusivas para decorar a sua casa ou presentear alguém que você ama!

 Acompanhe o nosso canal no YouTube – esse apoio é gratuito e nos ajuda muito!

♥ Envie esse artigo para alguém que você gosta! Esse também é um apoio gratuito que faz toda diferença no nosso trabalho!

Viaje a Portugal com segurança ✈

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

TRANSFERS EM PORTUGAL
Conheça o Vinícius e sua equipe! Eles terão enorme carinho em receber você em segurança e tranquilidade no aeroporto.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Tenho Lisboa como o meu lugar no mundo, o meu refúgio, a minha casa. Mas é também em Portugal, este país vivo e com tanto para contar, que me sinto completa. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

Deixe um comentário