Minha relação com Portugal começou antes mesmo de eu existir. Meu pai até hoje conta que nasci no Brasil, mas fui concebido enquanto ele estava de férias com a minha mãe em Portugal.
E assim começa minha história. Portugal, para mim, tem um sabor especial. Como meu pai é um português tradicional (ex-dono de padaria), as nossas férias, quando as tinha, eram sempre para visitar a família em Portugal. Todas as boas recordações da minha infância têm alguma ligação com Portugal. Lembro de esperar ansioso a decisão do meu pai marcando a viagem nas minhas férias escolares.
Casa da minha avó em Vila Real – data de construção 1733
E assim foi por vários anos até a adolescência e a fase adulta, onde as viagens e a proximidade com a cultura portuguesa começaram a diminuir, porém ganhando um sabor e uma importância diferentes.
Hoje em dia
Após meu casamento, a minha primeira viagem internacional com a minha esposa foi a Portugal. Infelizmente ela não teve como conhecer tudo que eu já vi desse país, pois ficamos muito no norte e no centro, mas já preparo um retorno para que ela conheça o restante que falta. Afinal, conhecer Portugal tem um sabor especial. Em uma pequena vila ou em uma grande cidade há tantas histórias, tanto para se ver e para descobrir, tantos sabores e aromas que o tempo passa e você não percebe. O único grande cuidado que se deve ter ao visitar Portugal é não se apaixonar e querer ficar ali para sempre.
E é essa vontade que tinha em mente. Hoje também sou um cidadão português e gostaria de fixar moradia lá, mas infelizmente o momento que Portugal e toda a Europa estão passando me deixa impossibilitado de concretizar essa vontade. Quem sabe daqui a alguns anos, quando espero que tudo esteja melhor para todos.
O Porto
Certamente o local que considero onde Portugal é mais Portugal é justamente na região norte. O interior de Portugal traz um ar diferente, lembranças diferentes e pessoas com jeitos diferentes. Estar no norte é estar mais próximo da alma de Portugal, daquilo que fez Portugal ser o que é hoje. Afinal, oficialmente Portugal nasceu em Guimarães, não é mesmo?
Na minha humilde opinião, considero o Porto a grande cidade portuguesa. A Invicta, com sua história de lutas, perdas, vitórias e superação mostra o que todo português deve seguir como exemplo. O Porto é sem dúvida a minha paixão e o local que escolheria para viver.
Considero a relação de Porto e Lisboa semelhante a relação de Rio de Janeiro e São Paulo. Não se trata de recursos financeiros, mas do jeito de cada “povo”, sua história, sendo que os Cariocas assim como os Tripeiros têm um charme todo especial. Não troco, no Brasil, o Rio de Janeiro por nenhuma outra cidade, assim como em Portugal o Porto vive em meu coração.
Conexão Portugal
Enquanto espero o tempo passar, aguardando a chance de vir a fixar de vez a moradia em Portugal, resolvi criar o Conexão Portugal, meu cantinho especial para divulgar com todos a admiração, o carinho e a paixão que sinto por Portugal. Ora mais ativo, ora mais afastado, vou aos poucos tentando revelar e ajudar, junto com meus amigos e amigas, a todos que tem dúvidas ou desejam saber mais sobre Portugal.
Esperar o tempo passar recebendo o carinho de pessoas que nem conheço e podendo ajudar outras faz com que valha a pena e abranda, pelo menos um pouco, a ansiedade das próximas férias.
Espero que tenha conseguido passar um pouquinho de mim e minha paixão por esse país a todos que lerem esse texto. Um grande abraço do português mais carioca que vocês conhecem.
Francisco Junior – Conexão Portugal francisco@conexaoportugal.com
Você também tem uma história especial com Portugal e gostaria de vê-la publicada aqui no Cultuga? Escreva para nós!
Usamos cookies para melhorar sua experiência. Consentir permite processar dados como comportamento de navegação. Retirar o consentimento pode afetar algumas funções do site.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.