Francisco apresenta o Conexão Portugal

PORTUGAL NA PANDEMIA: acompanhe aqui as atualizações da Covid-19

Minha infância

Minha relação com Portugal começou antes mesmo de eu existir. Meu pai até hoje conta que nasci no Brasil, mas fui concebido enquanto ele estava de férias com a minha mãe em Portugal.

E assim começa minha história. Portugal, para mim, tem um sabor especial. Como meu pai é um português tradicional (ex-dono de padaria), as nossas férias, quando as tinha, eram sempre para visitar a família em Portugal. Todas as boas recordações da minha infância têm alguma ligação com Portugal. Lembro de esperar ansioso a decisão do meu pai marcando a viagem nas minhas férias escolares.

Casa da minha avó em Vila Real – data de construção 1733

Casa da minha avó em Vila Real – data de construção 1733

E assim foi por vários anos até a adolescência e a fase adulta, onde as viagens e a proximidade com a cultura portuguesa começaram a diminuir, porém ganhando um sabor e uma importância diferentes.

Hoje em dia

Após meu casamento, a minha primeira viagem internacional com a minha esposa foi a Portugal. Infelizmente ela não teve como conhecer tudo que eu já vi desse país, pois ficamos muito no norte e no centro, mas já preparo um retorno para que ela conheça o restante que falta. Afinal, conhecer Portugal tem um sabor especial. Em uma pequena vila ou em uma grande cidade há tantas histórias, tanto para se ver e para descobrir, tantos sabores e aromas que o tempo passa e você não percebe. O único grande cuidado que se deve ter ao visitar Portugal é não se apaixonar e querer ficar ali para sempre.

francisco_conexao_portugal_1

E é essa vontade que tinha em mente. Hoje também sou um cidadão português e gostaria de fixar moradia lá, mas infelizmente o momento que Portugal e toda a Europa estão passando me deixa impossibilitado de concretizar essa vontade. Quem sabe daqui a alguns anos, quando espero que tudo esteja melhor para todos.

O Porto

Certamente o local que considero onde Portugal é mais Portugal é justamente na região norte. O interior de Portugal traz um ar diferente, lembranças diferentes e pessoas com jeitos diferentes. Estar no norte é estar mais próximo da alma de Portugal, daquilo que fez Portugal ser o que é hoje. Afinal, oficialmente Portugal nasceu em Guimarães, não é mesmo?

francisco_conexao_portugal_4

Na minha humilde opinião, considero o Porto a grande cidade portuguesa. A Invicta, com sua história de lutas, perdas, vitórias e superação mostra o que todo português deve seguir como exemplo. O Porto é sem dúvida a minha paixão e o local que escolheria para viver.

Considero a relação de Porto e Lisboa semelhante a relação de Rio de Janeiro e São Paulo. Não se trata de recursos financeiros, mas do jeito de cada “povo”, sua história, sendo que os Cariocas assim como os Tripeiros têm um charme todo especial. Não troco, no Brasil, o Rio de Janeiro por nenhuma outra cidade, assim como em Portugal o Porto vive em meu coração.

Conexão Portugal

Enquanto espero o tempo passar, aguardando a chance de vir a fixar de vez a moradia em Portugal, resolvi criar o Conexão Portugal, meu cantinho especial para divulgar com todos a admiração, o carinho e a paixão que sinto por Portugal. Ora mais ativo, ora mais afastado, vou aos poucos tentando revelar e ajudar, junto com meus amigos e amigas, a todos que tem dúvidas ou desejam saber mais sobre Portugal.

francisco_conexao_portugal_5

Esperar o tempo passar recebendo o carinho de pessoas que nem conheço e podendo ajudar outras faz com que valha a pena e abranda, pelo menos um pouco, a ansiedade das próximas férias.

Espero que tenha conseguido passar um pouquinho de mim e minha paixão por esse país a todos que lerem esse texto. Um grande abraço do português mais carioca que vocês conhecem.

Francisco JuniorConexão Portugal
francisco@conexaoportugal.com

Você também tem uma história especial com Portugal e gostaria de vê-la publicada aqui no Cultuga? Escreva para nós!

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Portugal perto de você ❤

Há 11 anos produzimos conteúdo autêntico sobre cultura portuguesa e turismo cultural de Portugal!

 YOUTUBE
Inscreva-se
em nosso canal no YouTube – há sempre novidades!

NEWSLETTER
Cadastre-se na nossa newsletter
 e receba atualizações por e-mail

Viaje a Portugal com tranquilidade ✈

icon-saude

SEGURO SAÚDE
Faça o seguro para Portugal na Real Seguro Viagem. Você ganha 10% de desconto!

icon-carro

ALUGAR CARRO
Viaje de carro com um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking e proteja-se de imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

SESSÃO FOTOGRÁFICA
Eternize a sua viagem a Portugal com um ensaio fotográfico!

TOURS E TRANSFERS
Conheça o trabalho do Vinícius! Ele e sua equipe vão receber você com carinho e conforto!

Sobre o autor

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Tenho Lisboa como o meu lugar no mundo, o meu refúgio, a minha casa. Mas é também em Portugal, este país vivo e com tanto para contar, que me sinto completa. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

Deixe um comentário