Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    A renomada artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos está de volta a São Paulo para exposições coletivas em dois espaços. Veja onde prestigiar seus trabalhos:

    A Noiva

    Obra "A Noiva": lustre produzido com absorventes femininos censurado Palácio de Versalhes
    Obra “A Noiva”: lustre produzido com absorventes femininos censurado Palácio de Versalhes. Foto: Luís Vasconcelos/ Courtsey Unidade Infinita Projectos

    Até o dia 27 de outubro, poderá ser vista pela primeira vez no Brasil sua icônica obra “A Noiva”. A peça faz parte da exposição “Ciclo”, que celebra o centenário da criação dos primeiros “ready-made” por Marcel Duchamp, e apresenta obras de, entre outros artistas, Daniel Senise, Ryan Gander, Song Dong e Tara Donovan, sob curadoria de Marcello Dantas.

    Valquíria Matarazzo e Piano Dentelle #2

    Já seus dois novos trabalhos, “Valquíria Matarazzo” e “Piano Dentelle #2”, integram a mostra “Made by… Feito por Brasileiros”, que inaugura as novas funções do antigo Hospital Matarazzo, no bairro da Bela Vista, após 20 anos de inatividade.

    Joana Vasconcelos trabalha na obra "Valquíria Matarazzo". Foto: Denis/ Arne Quinze Studio
    Joana Vasconcelos trabalha na obra “Valquíria Matarazzo”. Foto: Denis/ Arne Quinze Studio

    A partir de 9 de setembro e até 12 de outubro, “a gigantesca área do hospital irá receber obras de cerca de 100 artistas contemporâneos de vários países, entre os quais Adel Abdessemed e Tony Oursler, e também de consagrados artistas brasileiros”

    Performance de Fafá de Belém com o trabalho "Piano Dentelle #2". Foto: João Sal
    Performance de Fafá de Belém com o trabalho “Piano Dentelle #2”. Foto: João Sal

    “Valquíria Matarazzo” foi pensada especialmente para o interior da capela do hospital e será a primeira obra da série Valquírias a integrar luz, ‘crochetada’ com milhares de LEDs.

    Made by… Feito por Brasileiros
    De 9 de setembro a 12 de outubro
    Cidade Matarazzo
    Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista – São Paulo/ SP
    De terça a domingo, das 10h às 17h
    Entrada gratuita

    Ciclos
    Até 27 de outubro
    Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP)
    Rua Álvares Penteado, 112, Centro – São Paulo/ SP
    De quarta a segunda, das 9h às 21h
    Entrada gratuita

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    Deixe um comentário