Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Nessa semana, eu e o Rafa tivemos a oportunidade de conhecer as dependências da Rádio e Televisão de Portugal, a RTP, durante o Dia do Serviço Público (20 de novembro).

    Este artigo foi originalmente publicado em 22 de novembro de 2013

    Sua principal sede se encontra em Lisboa, no bairro de Cabo Ruivo, e conta com dois grandes prédios que foram reformados ao longo da última década para receber os funcionários que antes ocupavam 14 andares em um edifício da Av. 5 de Outubro, além do núcleo de produção no bairro do Lumiar e a equipe da RDP, que ficava nas Amoreiras.

    Os bastidores da RTP – Rádio e Televisão de Portugal

    O início da visita foi diante do primeiro carro de exteriores da emissora, um Mercedes-Benz LP-312/36, de 1957 impecável.

    Na época, ele foi totalmente equipado para possibilitar transmissões de TV durante coberturas de eventos – um estúdio móvel.

    Fotos: Cultuga
    Fotos: Cultuga

    De acordo com o responsável pelo veículo, a RTP é a única emissora no mundo que ainda mantém seu primeiro carro de exteriores.

    Sua emissão de estreia aconteceu no ano seguinte, em fevereiro, durante um jogo entre o Sporting e o FC Áustria, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e foi aposentado somente em 1980.

    Depois, seguimos para o prédio mais  novo onde se encontram as redações e os estúdios de jornalismo.

    Lá, fomos recepcionados pela repórter Ana Martins, que faz matérias de economia. Ela mostrou os locais em que são feitos os telejornais da RTP1 e RTP Informação.

    Os cenários são móveis. Dessa forma, eles possibilitam um aproveitamento melhor de espaço e também oferecem variações para cada atração.

    Atualmente, são produzidos 91 programas de informação por semana.

    Fotos: Cultuga
    Fotos: Cultuga

    No prédio antigo, conhecemos os 26 estúdios que integram todos os canais sonoros da emissora.

    Lá é que estão as rádios Antena 1, 2 e 3, além dos canais web.

    Fotos: Cultuga
    Fotos: Cultuga

    De lá, fomos à Coleção Visitável Museológica de Rádio e de Televisão.

    O espaço é composto por verdadeiras relíquias dos meios de comunicação.

    Vimos rádios das mais variadas décadas, além de microfones, gravadores, aparelhos de televisão e câmeras de vídeo usadas ao longo da história da RTP.

    Fotos: Cultuga
    Fotos: Cultuga

    Seguimos então para a última etapa da visita: os grandes estúdios. Ao todo, a RTP conta com 4 deles. O maior, com 800 m2, foi o que conhecemos.

    Naquele momento, o programa de entretenimento Praça da Alegria estava sendo encerrado. Fomos todos chamados para fazer uma entrada ao vivo e prestigiarmos o fadista Marco Rodrigues.

    Fotos: Cultuga
    Fotos: Cultuga

    Para quem acompanha o trabalho da mídia portuguesa e tem um carinho especial pela história da comunicação, há muito para se explorar por aqui.

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    3 Comentários

    1. Olá Priscila, como vai?
      Sou da área de TI e minha esposa é jornalista. Nós fizemos uma visita à RTP em Dezembro/2015 e achei muito interessante. Não sei se foram atenciosos com vocês, mas eu me senti bem recebido por lá, nos mostraram muita coisa e explicaram tudo sem pressa.
      Nessa viagem vi que existe bastante demanda o mercado para a área de tecnologia, mas tenho dúvida quanto a área da minha esposa (jornalismo) e como vocês já devem ter mais informações sobre isso, me informe, se possível, se é difícil conseguir uma colocação, como é o mercado e qual área é mais requisitada. Se tiver alguma dica adicional eu agradeço também.
      Ah, e muito obrigado por todas as dicas postadas no site!!
      Abraços!

      • Olá, Fernando
        Como vai? Por aqui está tudo bem!
        Obrigada pelo carinho :)
        A nossa visita a RTP foi incrível. Nós também adoramos bastante!
        Com relação ao jornalismo em Portugal, ele é bastante similar ao Brasil. Infelizmente são poucas as vagas e a qualidade do emprego fica bastante a desejar. Atualmente, costumo aconselhar aos novos colegas da área a pensar também de uma maneira um pouco mais ampla para alcançar outros segmentos, por vezes até com o empreendedorismo. Porém, tenho também em mente que mais do que oportunidades no mercado, é ter foco. Saber o que quer fazer e onde quer chegar. Dessa forma, a luta ganha alguma força e mais sentido. Não há barreiras para quem também trabalha diariamente por seus sonhos. Para encontrar vagas e contatos, indique também a ela esse site: http://www.cargadetrabalhos.net/
        Um forte abraço

        • Olá,Fernanda!
          Tudo na paz?
          Sou executiva de vendas de um Sistema de comunicação aqui no Brasil(rádio e tv) e gostaria de saber como funciona esse mercado aí em Portugal?
          Você pode me ajudar?

    Deixe um comentário