Como são os bastidores da RTP – Rádio e Televisão de Portugal

✈ VIAJAR SEM SAIR DE CASA ✈
Tours Virtuais ao vivo!

Veja aqui as próximas datas e compre o seu ingresso

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Nessa semana, o Cultuga teve a oportunidade de conhecer as dependências da Rádio e Televisão de Portugal, a RTP, durante o Dia do Serviço Público (20 de novembro).

Sua principal sede se encontra em Lisboa, no bairro de Cabo Ruivo, e conta com dois grandes prédios que foram reformados ao longo da última década para receber os funcionários que antes ocupavam 14 andares em um edifício da Av. 5 de Outubro, além do núcleo de produção no bairro do Lumiar e a equipe da RDP, que ficava nas Amoreiras.

Os bastidores da RTP – Rádio e Televisão de Portugal

O início da visita foi diante do primeiro carro de exteriores da emissora, um Mercedes-Benz LP-312/36, de 1957 impecável. Na época, ele foi totalmente equipado para possibilitar transmissões de TV durante coberturas de eventos – um estúdio móvel.

Fotos: Cultuga

Fotos: Cultuga

De acordo com o responsável pelo veículo, a RTP é a única emissora no mundo que ainda mantém seu primeiro carro de exteriores. Sua emissão de estreia aconteceu no ano seguinte, em fevereiro, durante um jogo entre o Sporting e o FC Áustria, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e foi aposentado somente em 1980.

Depois, seguimos para o prédio mais  novo onde se encontram as redações e os estúdios de jornalismo. Lá, fomos recepcionados pela repórter Ana Martins, que faz matérias de economia. Ela mostrou os locais em que são feitos os telejornais da RTP1 e RTP Informação.

Os cenários são móveis. Dessa forma, eles possibilitam um aproveitamento melhor de espaço e também oferecem variações para cada atração. Atualmente, são produzidos 91 programas de informação por semana.

Fotos: Cultuga

Fotos: Cultuga

No prédio antigo, conhecemos os 26 estúdios que integram todos os canais sonoros da emissora. Lá é que estão as rádios Antena 1, 2 e 3, além dos canais web.

Fotos: Cultuga

Fotos: Cultuga

De lá, fomos à Coleção Visitável Museológica de Rádio e de Televisão. O espaço é composto por verdadeiras relíquias dos meios de comunicação. Vimos rádios das mais variadas décadas, além de microfones, gravadores, aparelhos de televisão e câmeras de vídeo usadas ao longo da história da RTP.

Fotos: Cultuga

Fotos: Cultuga

Seguimos então para a última etapa da visita: os grandes estúdios. Ao todo, a RTP conta com 4 deles. O maior, com 800 m2, foi o que conhecemos.

Naquele momento, o programa de entretenimento Praça da Alegria estava sendo encerrado. Fomos todos chamados para fazer uma entrada ao vivo e prestigiarmos o fadista Marco Rodrigues.

Fotos: Cultuga

Fotos: Cultuga

Para quem acompanha o trabalho da mídia portuguesa e tem um carinho especial pela história da comunicação, há muito para se explorar por aqui.

Veja mais alguns vídeos da visita:

Veja como são os estúdios de rádio da RTP

Durante a visita ao Museu também é possível escutar muitos trechos de programas de rádio separados por épocas, assim como assistir a programas de TV

Na saída, fomos surpreendidos por uma vitrola dos anos 20, que estava em perfeito estado. A nossa guia colocou um disco para tocar, enquanto nos despedíamos.
Veja como foi a entrada do nosso grupo, ao vivo, no programa matinal Praça da Alegria

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Este conteúdo foi útil para você? ❤

Estamos há 11 anos produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa e o turismo cultural de Portugal de forma independente.

Com a pandemia e a baixa do turismo, tivemos uma quebra brusca dos nossos rendimentos.

Se você gosta do nosso trabalho, veja como nos apoiar:

♥ Venha participar dos nossos tours virtuais sobre Portugal

♥ Compre as nossas fotos digitais profissionais e exclusivas para decorar a sua casa ou presentear alguém que você ama!

 Acompanhe o nosso canal no YouTube – esse apoio é gratuito e nos ajuda muito!

♥ Envie esse artigo para alguém que você gosta! Esse também é um apoio gratuito que faz toda diferença no nosso trabalho!

Viaje a Portugal com segurança ✈

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

TRANSFERS EM PORTUGAL
Conheça o Vinícius e sua equipe! Eles terão enorme carinho em receber você em segurança e tranquilidade no aeroporto.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Tenho Lisboa como o meu lugar no mundo, o meu refúgio, a minha casa. Mas é também em Portugal, este país vivo e com tanto para contar, que me sinto completa. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

2 Comentários

  1. Avatar

    Olá Priscila, como vai?
    Sou da área de TI e minha esposa é jornalista. Nós fizemos uma visita à RTP em Dezembro/2015 e achei muito interessante. Não sei se foram atenciosos com vocês, mas eu me senti bem recebido por lá, nos mostraram muita coisa e explicaram tudo sem pressa.
    Nessa viagem vi que existe bastante demanda o mercado para a área de tecnologia, mas tenho dúvida quanto a área da minha esposa (jornalismo) e como vocês já devem ter mais informações sobre isso, me informe, se possível, se é difícil conseguir uma colocação, como é o mercado e qual área é mais requisitada. Se tiver alguma dica adicional eu agradeço também.
    Ah, e muito obrigado por todas as dicas postadas no site!!
    Abraços!

    • Priscila Roque

      Olá, Fernando
      Como vai? Por aqui está tudo bem!
      Obrigada pelo carinho :)
      A nossa visita a RTP foi incrível. Nós também adoramos bastante!
      Com relação ao jornalismo em Portugal, ele é bastante similar ao Brasil. Infelizmente são poucas as vagas e a qualidade do emprego fica bastante a desejar. Atualmente, costumo aconselhar aos novos colegas da área a pensar também de uma maneira um pouco mais ampla para alcançar outros segmentos, por vezes até com o empreendedorismo. Porém, tenho também em mente que mais do que oportunidades no mercado, é ter foco. Saber o que quer fazer e onde quer chegar. Dessa forma, a luta ganha alguma força e mais sentido. Não há barreiras para quem também trabalha diariamente por seus sonhos. Para encontrar vagas e contatos, indique também a ela esse site: http://www.cargadetrabalhos.net/
      Um forte abraço

Deixe um comentário