“Assim se fala português em Portugal, ora pois!”

#EspalhePortugal → Envie este artigo para alguém que você gosta!

Nessas arrumações de fim de ano, encontrei uma folha engraçada, dessas que vão na bandeja do McDonald’s Brasil. Ela convidava o leitor a uma pequena viagem a Portugal. O título “Assim se fala português em Portugal, ora pois!” se relaciona com uma porção de palavras que, na terrinha, são usadas de forma diferente, como é o caso de “miúdo” e “verniz para unhas”.

Confesso que não ouvi todos esses termos em Portugal (principalmente o “ora pois”, né? Quase uma lenda rs.). Portanto, peço aos leitores lusos que me digam se há exageros!

portugal_mc

Como tenho um scaner pequeno, na primeira ilustração não é possível ver o restante da folha. Mas nela também consta uma lista com alguns títulos de filmes que, quando traduzidos para o português de Portugal, ganharam nomes diferentes:

filmes

Não é uma graça?

Viaje a Portugal com segurança

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM  10% OFF
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

PASSAGEM PARA PORTUGAL
A TAP  voa direto do Brasil para Portugal e adotou medidas rigorosas de higienização para garantir a segurança dos passageiros.

Conheça os serviços do Cultuga

icon-carroTRANSFER E TOURS Clean&Safe
Tenha uma viagem a Portugal relaxante e segura com os transfers e tours privativos do Vinícius e sua equipe.

TOURS A PÉ Clean&Safe
Conheça Lisboa a pé e ao ar livre com os nossos tours privativos históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK Clean&Safe
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour privativo de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos e tranquilos para fazer o seu ensaio fotográfico com total segurança.


Não sabe por onde começar a organizar sua viagem para Portugal? Veja aqui as nossas recomendações!


 

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

21 Comentários

  1. Avatar

    Já agora nesta lista de filmes e dos que tenho conhecimento esta faltando um.

    Portugal – Musica no Coração
    Brasil – A Noviça Rebelde

    Cumprimentos pelo fantástico site
    Abraços de Portugal

  2. Avatar

    Porque os brasileiros insistem na ideia que os portugueses dizem “ora pois” ? Eu sou português e nunca ouvi essa expressao em Portugal !!!! Raramente se usa!!

    Fila é a palavra normal e Bicha é gíria
    E não se canta só o fado em Portugal, é como pensasse que só canta o samba no Brasil
    Os brasileiros nada sabem da realidade portuguesa, há muita distorção e desatualização.

  3. Avatar

    Ando me interessando muito pela cultura de Portugal, de início eu só sabia do hábito de comer bacalhau e conhecia o cantor Roberto Leal. Hoje curto muito músicas do Ez Special, Agir, D’zrt, FF entre outras. Ainda quero aprender mais sobre Portugal!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Danilo
      Como vai?
      Adorei o seu comentário :) Há mesmo muito para se conhecer sobre a cultura portuguesa!
      Seja sempre bem-vindo ao Cultuga!

  4. Avatar

    Oi pessoal , gostei muito das dicas. Tenho um interesse bem específico e gostaria de saber se voces poderiam me ajudar. Sou professora de Ed. Infantil e sei que é possivel comprar materiais, adeisvos , etc bem mais barato e diversificado na Europa em geral. Há algum local para isso e, Lisboa? Obrigada! Viajarei em Outubro.

  5. Avatar

    Olá Podem ajudar-me? existe alguma expressão em Português do Brasil equivalente a melhores cumprimentos, num contexto formal?
    Obrigada
    Lurdes Ramos

  6. Avatar

    Boas
    Estou vendo seu comentário e como conhecedor médio da realidade brasileira e portuguesa penso que o “ora pois” foi utilizado num programa humorístico brasileiro onde havia uma personagem portuguesa que falava muito essa expressão e daí a associarem ao português em geral .
    Nunca ouvi, em Portugal falarem essa expressão .
    Abraço

Deixe um comentário