O futebol é o esporte mais popular em Portugal – sempre foi assim e continuará sendo. Porém, o tênis tem sido bastante falado e vem aparecendo com frequência nos principais meios de comunicação.
Além do Portugal Open, torneio nível ATP 250 que foi disputado durante 25 anos no Centro Desportivo do Jamor, próximo a Lisboa – atualmente o evento leva o nome de Estoril Open e acontece em Cascais -, o principal responsável por alavancar essa modalidade é João Sousa.
Natural de Guimarães, no norte do país, Sousa é o tenista português com melhor ranking da história (33 do mundo) e o único a levantar duas taças de torneios nível ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
O feito obtido no ATP 250 de Kuala Lumpur, na Malásia, quando ganhou seu primeiro título, em setembro de 2013, deixou o povo português, principalmente os vimaranenses, com muito orgulho. Ele foi recebido com muita festa no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.
Gastão Elias, Rui Machado, Frederico Gil, Nuno Marques, Maria João Koehler e Michelle Larcher Brito são outros nomes do tênis luso que também merecem destaque.
Perfil João Sousa
Data de nascimento: 30/03/1989
Cidade natal: Guimarães
Cidade atual: Barcelona (Espanha)
Altura: 1.85m
Peso: 73 kg
Profissional desde: 2005
Treinador: Frederico Marques
Títulos: 2 (Kuala Lumpur 2013 e Valência 2015)
Maior vitória na carreira: David Ferrer (top 10)
Melhor posição no ranking: 28 (maio de 2016)
Ídolos: Pete Sampras, Juan Carlos Ferrero e Roger Federer
Para conhecer um pouco mais sobre o tênis português, indico os sites Ténis Portugal e Bola Amarela!
Viaje a Portugal com tudo organizado