Se você for a Lisboa, não deixe de visitar a loja do Seu Mário

PORTUGAL NA PANDEMIA: acompanhe aqui as atualizações da Covid-19

Envie este artigo para alguém que você gosta!
  • Infelizmente, o Seu Mário fechou a loja em 2016. :( Uma moradora de Alfama nos contou que ele não tinha mais a energia de antigamente para tomar conta da loja sozinho.

O post de hoje é uma espécie de convite. Em um passeio fotográfico pelas pequenas ruas de Alfama – o bairro mais antigo de Lisboa – conheci o Sr. Mário Soares de Almeida. Ele completou 87 anos em fevereiro passado e reserva todos os seus dias para tomar conta de uma lojinha de panos e toalhas para cozinha com temas portugueses mas, mais do que isso, ocupa o seu tempo conversando com as pessoas que ali passam.

Ao entrarmos na loja, um “boa tarde” gostoso – desses de um vozinho fofo – e um sorriso grande nos recebeu. Já tinham me dito que os preços dele eram muito bons. Ou seja, além de bater um papo com uma pessoa tão querida, que nasceu ali, naquela mesma rua, você ainda pode levar suvenires de Lisboa com os melhores preços da praça.

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

E foi o que fizemos. Em meio a nossa conversa, quando nos mostrou uma memória impressionante e tamanha lucidez, ele contou que aquele espaço pertencia a seu pai, que tinha uma famosa loja de botões (aos montes, eles ainda preenchem as estantes). Enquanto isso, escolhemos meia duzia de paninhos para renovar os estoques da família com preços que foram dos 0,75€ aos 1,20€.

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Leve um suvenir inesquecível de sua viagem a Portugal

Portanto, se você está com uma viagem marcada para a capital, não deixe de colocar em seu roteiro uma passadinha na loja do Sr. Mário. Você vai se encantar com as histórias dele e ainda fazer o dia de um alfacinha (o apelido carinhoso de aqueles que nasceram em Lisboa) muito, muito feliz.

Loja de panos do Sr. Mário (fechada)
Rua dos Remédios, 116 – Alfama/ Lisboa
Como chegar: metro Santa Apolónia (linha azul), cerca de 400 metros a pé

Conheça os serviços do Cultuga ❤

TRANSFER E TOURS
Tenha uma viagem a Portugal relaxante com os transfers e tours privativos do Vinícius e sua equipe.

TOURS A PÉ
Conheça Lisboa a pé e ao ar livre com os nossos tours históricos e culturais!

TOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour privativo de tuk tuk!

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio em Lisboa ou ensaio no Porto

Viaje a Portugal com tranquilidade ✈

SEGURO SAÚDE
Faça o seguro para Portugal na Real Seguro Viagem. Você ganha 10% de desconto!

ALUGUE UM CARRO
Viaje por Portugal com um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento das empresas mais conhecidas de Portugal

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking e proteja-se de imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

PASSAGEM AÉREA
Voe direto do Brasil para Portugal e pague em até 12x sem juros com a TAP

Sobre o autor

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Tenho Lisboa como o meu lugar no mundo, o meu refúgio, a minha casa. Mas é também em Portugal, este país vivo e com tanto para contar, que me sinto completa. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

16 Comentários

  1. Obrigado equipe Cultuga. Acabo de voltar de Lisboa e se não fosse sua dica eu jamais acharia a lojinha do Sr. Mário com o respectivo alfacinha em pessoa. Acho que fiquei ali uns 15 minutos escutando as histórias dele e quase levei a loja inteira.

    • Olá, Andre
      Como vai?
      Adorei o seu comentário! Obrigada por partilhar o seu encontro com o fofo do Sr. Mário :) É muito bom saber que ele está lá, firme e forte!
      Um forte abraço e um ótimo ano

    • Priscila Roque em

      Olá, Rafael
      Tudo bem?
      O Sr. Mário tem quase 90 anos e trabalha sozinho. Ele abre as portas quando está bem :) Assim, acaba por ser sorte mesmo passar por lá e vê-lo!
      Um forte abraço

  2. Priscila, hoje (21/7/16) fui a loja do Sr. Mário e me informaram que há um certo tempo ele não está mais trabalhando, por causa de problemas de saúde.

    • Priscila Roque em

      Rafael, foi bom nos dizer! Ontem também estivemos em Alfama e perguntamos dele, mas não demos sorte de encontrar um amigo que soubesse como ele está. O André, que deixou um recado aqui no post, havia ido a loja em janeiro desse ano e encontrou as portas abertas. Como o Sr. Mário é muito velhinho, ficamos sempre apreensivos. Obrigada pelo recado :)

  3. Olá Priscila,

    Sou Lisboeta e não conhecia a loja do Sr. Mário. Fico feliz por pessoas como você e outros turistas ainda trazem vida a comerciantes como este senhor!
    Obrigado mais uma vez pela partilha e ganhou um novo fã deste blog :)

  4. Puxa. Que pena que a lojinha do Sr. Mário se encontra fechada. Mas se alguém tiver notícias de que reabriu, me avisem. Estou indo para Lisboa no final de janeiro. Obrigada e um grande abraço.

    • Olá, Sandra
      Assim que eu puder, vou passar por lá novamente para saber se consigo notícias do Sr. Mário :)
      Um grande abraço e uma excelente viagem

  5. Olá Priscila.

    Acabo de encontrar teu blog e estou amando. Vou para Portugal em abril/17 e gostaria muito de conhecer a loja do Srº Mario, vc acha que estaria em funcionamento ? Obrigada pelas informações, super utéis!
    Um abraço.

    • Olá, Simara
      Tudo bem?
      Agradeço o seu carinho pelo Cultuga :D
      Olha, já tem algum tempo que não passo em frente a loja do seu Mário em dias de semana, no horário comercial. Porém, assim que puder, vou lá ver como ele está :)
      Um grande abraço e uma excelente viagem

  6. Olá, Priscila.
    Td bem, obrigada!
    Obrigada também por responder, fiquei muito feliz!
    Fiquei encantada com a loja do Srº Mario e tudo que a envolve , gostaria muito de ter a oportunidade de visitar-la.
    Um grande abraço e sucesso sempre.

Deixe um comentário